You are on page 1of 4

INSTITUTO DE CINCIAS SOCIAIS E COMUNICAO ICSC CURSO DE ADMINISTRAO

RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL

Crislane Severo Karla Regina Fernandes

R.A: A60245 - 3 R.A: A62see - 3

Administrao 2 Ano 4 Semestre

Turma: AD4A12

CAMPINAS SP 2011

A Responsabilidade Social Empresarial e o Estado Uma aliana para o desenvolvimento sustentvel


Idia central: O texto apresenta e discute as principais informaes que tratam das motivaes dos empresrios para a prtica da responsabilidade social empresarial, tanto a interna, que afeta s suas relaes com os trabalhadores, quanto externa, relativa s suas relaes socioambientais. O aborda como estratgia empresarial e como investimento social. Contextualiza sua definio, surgimento e sua relao com a globalizao e o Estado, alm de enfatizar programas de incentivo sua prtica.

Resenha
Denomina- se pelo Instituto Ethos a Responsabilidade Social Empresarial como a forma de gerenciar a relao das empresas com a sociedade incluindo a tica e transparncia, de maneira que as empresas consigam satisfazer suas necessidades com um desenvolvimento sustentvel, sem tirar a capacidade das geraes vindouras de satisfazer suas prprias necessidades, promovendo a reduo das desigualdades. O surgimento da Responsabilidade Social Empresarial se deu entre os anos 70 e 80, por uma crise de confiabilidade causada nas pessoas em relao s empresas. A partir de ento as empresas se viram obrigadas iniciar um modelo de gesto voltada tica, implantado aes sociais que conseqentemente geraram qualidade de vida; ou mesmo usando tais aes de Responsabilidade Social como Marketing Empresarial, sem levar em conta os reais motivos, tendo em vista apenas benefcios prprios. Um projeto social bem sucedido tem como conseqncia reconhecimento institucional, comunitrio e social. Pesquisas feitas nos Estados Unidos comprovam de maneira explicita que a maioria das pessoas d extrema importncia a empresas que visam responsabilidade social: preferncia em trabalhar e adquirir produtos ou servios de empresas que tenham essa filosofia, ou seja, empresas que demonstram respeito ao meio ambiente e investe na melhoria de vida da comunidade. Os gestores dessas organizaes tm a percepo quo isso importante para a qualidade e progresso das mesmas. Trata- se de uma questo estratgica, e tendem a conseguir diferenciais de competividade que visam maximizao de resultados.

Com o processo da globalizao, foi gerado oportunidades para uma parte dos cidados, enquanto para outros influenciaram para o crescimento desordenado da pobreza e das desigualdades entre outros problemas. E uma de suas principais conseqncias foi a reconfigurao das relaes de trabalho. A gravidade deste, estava sendo to visvel que pesquisas relataram que as taxas de desemprego estavam crescendo rapidamente em um curto perodo de tempo. A partir de ento, a Responsabilidade Social Empresarial passa assim pela compreenso do modelo polticoeconmico, pelos problemas estruturais decorrentes. A Responsabilidade Social Empresarial releva a importncia e a associao de dois fatores: tica e transparncia na gesto dos negcios. H empresas que tem seu reconhecimento pela qualidade, porm, se no desenvolvimento de suas atividades agirem com negligencia em relao ao meio ambiente, no estaro sendo tica com a sociedade. Entretanto ser tico nos negcios pressupe que as decises das empresas respeitem integralmente os direitos, valores e os interesses que afetem a sociedade. Contudo considerado transparente quando atende as expectativas de todos, mantendo coerncia entre o apresentado e a realidade, sem omisso de informaes sobre produtos ou servios. Um instrumento existente para incentivo da transparncia o balano social: documento publicado de ano em ano, que contem informaes sobre todas as atividades da empresa que divulgam compromisso com a sociedade. Este documento no obrigatrio, porm, diversas instituies vm incentivando e facilitando a sua publicao pelas empresas. Organizaes que se destacam pelo avano da qualidade de seu balano social recebem um selo chamado Selo Empresa Cidad. Este um incentivo para que possam ser reconhecidas publicamente pelos esforos da responsabilidade social. O GIFE (Grupo de Institutos, Fundaes e Empresas) foi fundado em 1995 tendo como objetivo principal melhorar as condies de vida do povo brasileiro em parcerias com organizaes privadas. A associao tem tentado esclarecer o significado da responsabilidade social; j que, com o censo feito por ela demonstrou que as empresas no revelam o balano contbil, contrariando assim um dos principais indicadores da responsabilidade social que a transparncia nos compromissos

assumidos com a populao.O GIFE visa a realizao de regras, respeito e justia social.

O enfrentamento da questo social tem como meta melhorar a pobreza no Brasil; pois a pobreza esta relacionada a vrias causas como: difuso das atividades informais, baixa escolaridade e o desemprego. Conforme dados da Folha de So Paulo em 02/04/2004 2,4% das famlias detm 33%da riqueza produzida no pas; acarretando assim uma desigualdade social muito grande entre a populao brasileira. As empresas socialmente responsveis esto tentando fazer o papel do Governo, dando o mnimo social necessrio para a populao, para que a democracia adquira foras amenizando a pobreza e assim dando uma estabilidade social ao povo brasileiro; ocasionando uma melhor viso sobre os problemas que a sociedade vem tendo com o meio ambiente. Tanto que agora a agenda poltica do pas pautada pela Parceria Estado, Sociedade Civil e as Empresas, pois antes da dcada de 80 a agenda era pautada em outros temas. Destacando a Amcham-SP (Cmara Americana de Comercio de So Paulo)fundada em 1919 e que institui o premio ECO (Premio de Contribuio Empresarial a Comunidade) que reconhece as empresas que tem projetos voltados a educao, cultura, meio ambiente, sade e participao comunitria; os que mais se beneficiam com os projetos vencedores so as crianas e os adolescentes. Essas empresas de um modo geral cooperam com a realizao das polticas publicas e para que isso ocorra preciso conhecer os programas governamentais. Os investimentos feitos pelas empresas na rea social tambm tem certo interesse por parte das mesmas, como a vantagem competitiva, divulgao de imagem, visibilidade de negcio, etc. Somando esforos a outros parceiros na luta pelo desenvolvimento sustentvel, econmico e social.

You might also like