You are on page 1of 7

Universidade Metodista de Angola Faculdade de Engenharia e Ambiente Engenharia Mecatrnica

Anlise de Projecto de Investimentos

Exerccios de Aplicao I.

Tema: Localizao do Projecto.

Elaborado por:
Marcus Briffel - 3090 Aldair Pereira - 4504 Dorivaldo Mendes - 4704 Rosalina Lopes - 5304
LUANDA AGOSTO DE 2011

Universidade Metodista de Angola Faculdade de Engenharia e Ambiente Engenharia Mecatrnica

Anlise de Projecto de Investimentos

Exerccios de Aplicao I.

Tema: Localizao do Projecto.

Elementos do Grupo.

Marcus Briffel - 3090 Aldair Pereira - 4504 Dorivaldo Mendes - 4704 Rosalina Lopes 5304

LUANDA AGOSTO DE 2011

ndice.

Introduo 01 Desenvolvimento .....02 Concluso 03 Bibliografia ..04

Introduo.
A existncia de indstrias de suporte permite o acesso a inputs e recursos humanos especializados, reduzindo bastante os custos. Ao nvel de complementaridades cria-se uma teia de ligaes, marketing de grupo de impresas, consumidores e disponibilidade de infotmao sobre vrios aspectos relacionados com o desenvolvimento industrial de um certo sector. Esta situao possibilita maior incentivo e serve de medida de desempenho-comparao entre os elementos do cluster Com efeito o cluster constitui um grupo de empresas e instituies interligadas numa determinada indstria por aspectos comuns ou complementares, quer estejam no fim ou no incioda cadeia de valor Envolve produtos de bens complementares, fornecedores de infra-estruturas especializadas, instituies do governo e outras que fornecem treino especializado, informao, pesquisa, instituies de certificao de qualidade etc. Como se pode ver o conceito bastante vasto e engloba o universo de empresas e instituies que suportam um determinado sector e que formam um sistema completo com certo grau de competitividade.

Desenvolvimento.
No que diz respeito a aplicao de modelos integrados de empreendimentos em zonas no muito favorveis, faz com que o novo produto em emplementao no tenha uma aceitacao favorvel. Um dos factores importantes a localizao de comercializao do produto, os potenciais alvos para o escomento do mesmo. Um outro factor o prprio produto a comercializar. Saber se para esta zona, existe a necessidade deste protudo. Assim sendo, devemos fazer sempre um estudo prvio para sabermos qual a aceitao de implementao do produto, qual a melhor estrategia de comercializao, qual o pblico-alvo para a venda deste mesmo produto. No abastaste deste sistema, devemos ento ter em conta factores decisivos para que a comercializacao seja positiva. No basta levar um protudo industrialmente conhecido para uma zona diferente, seja ela campestre, citadina ou rural. Tem de haver uma plitica comercial forte que faa laver a implmentao do mesmo. No Caso da Sra.Conceio, a instalar um prouduto no Mxico, zona geograficamente fronteirica, entra em concorrncia com produtos estrangeiros. Logo no to favorvel.

Concluso.
Um cluster, no mundo da indstria, uma concentrao de empresas que se comunicam por possurem caractersticas semelhantes e coabitarem no mesmo local. Elas colaboram entre si e, assim, se tornam mais eficientes. O processo de identificao do Cluster compreende trs passos: Identificao de uma empresa grande ou grupo de empresas, verificando as ligaes verticais e institucionais existentes. Identificao das ligaes horizontais que passam pela linha vertical e que produzem bens complementares ou tm os mesmos canais, ou usam os mesmos factores e mesma tecnologia. Identificao de instituies que providenciam tecnologia, informao, capital ou infra-estruturas ou outros corpos colectivos que cobrem os participantes de um Cluster

Bibliografia.
Anlise de Projecto de Investimento; Omar Mitha; Escolar Editora, 2009; Google.com;

You might also like