You are on page 1of 1

4

ATRIBUNA VITRIA, ES, QUARTA-FEIRA, 29 DE SETEMBRO DE 2010

Cidades

Brincadeira provoca alucinao


Crianas e jovens esto sofrendo at de sndrome do pnico aps praticar o ritual do compasso, uma verso da brincadeira do copo
Leticia Orlandi

rianas e jovens esto sofrendo com alucinaes e at sndrome do pnico aps participar da brincadeira do compasso, que virou moda em sites da internet. Essa uma variante da antiga brincadeira do copo que, segundo participantes, se move em direo a letras e nmeros escritos em uma folha de papel. O objetivo dos jovens evocar espritos para participar do jogo e responder s questes feitas por eles, tanto sobre o cotidiano quanto sobre vidas passadas. As reunies geralmente acontecem na escola, nos horrios de intervalo ou depois da aula. Em Nova Iguau, no Rio de Janeiro, 10 estudantes de uma escola particular entraram em transe depois do jogo do compasso, na semana passada. Alguns chegaram a parar no hospital porque comearam a se sentir mal, com falta de ar, taquicardia, e outros at desmaiaram.

No Esprito Santo, psiclogos contaram que j atenderam alunos que tiveram alucinaes depois de participar dessas brincadeiras com colegas. O psiclogo Carlos Santos disse que uma menina de 12 anos participou do jogo do copo aps a aula, enquanto esperava o transporte escolar, e teve alucinaes. Ela desenvolveu um quadro de medo. No queria mais sair de casa nem se relacionar com os outros, sintomas comuns sndrome do pnico. Tambm via pessoas perto da sua cama, disse. Ele explicou que a menina ficou um ano em tratamento at se recuperar totalmente do trauma. O psiclogo e psicoterapeuta Nildson Alves Cabral contou que atendeu uma jovem casada, de 28 anos, que participou de um ritual do jogo do copo e tambm ficou com alucinaes. Ele afirmou que, depois do jogo, ela teve sonhos e perdeu contato com o mundo real. Passou a ter dificuldade de relacionamento com a famlia, e nem o marido reconhecia as atitudes da mulher. Na internet, a comunidade Eu j joguei jogo do compasso, no site de relacionamentos Orkut, tem 1.394 membros, inclusive com muitos jovens do Estado que teriam feito a brincadeira. Vdeos no YouTube sobre os jogos do compasso e do copo somam mais de um milho de acessos.

Como o jogo Perguntas so feitas pelos participantes


> OS JOVENS cam sentados em crculo, em uma mesa ou no cho, em volta de uma folha de papel.

> NA FOLHA fazem um

crculo com o compasso e escrevem prximo linha as letras de "A" a "Z", os nmeros de "0" a "9" e as palavras "sim", "no" e "talvez".

> OS PARTICIPANTES fazem as perguntas e, segundo eles, o compasso corre pelas letras, formando palavras que "respondem" s questes.
ANDR FELIX/AT

Psiclogos apontam riscos


Perder a noo do mundo real e comear a ter sintomas de sndrome do pnico, como medo de sair de casa e dificuldade de se relacionar com as pessoas, est entre os riscos para os jovens que fazem na escola a brincadeira do compasso ou a do copo. O psiclogo Carlos Santos explicou que o jogo pode alterar o aspecto psicolgico dos participantes, provocando transtornos como medo, dificuldade de sair de casa e de se relacionar com as pessoas. O psiclogo Nildson Alves Cabral destacou que a pessoa pode ter problemas com a conscincia, desligando-se do mundo real depois do envolvimento com o mundo espiritual, o que prejudica o relacionamento com a famlia. A psicanalista e terapeuta familiar Cssia Rodrigues destacou que, entre os riscos para a pessoa que participa da brincadeira, est o de achar que o esprito passa a ficar vigiando sua vida, o que acaba prejudicando seus relacionamentos. Na viso do espiritismo, o vicepresidente de unificao da Federao Esprita do Esprito Santo, Jos Ricardo do Canto Lrio, disse que o risco que esprito que participa do jogo influencie os participantes. Normalmente, so espritos pouco evoludos que participam dessas intervenes. O perigo que eles possam influenciar negativamente alguns participantes, alterando seu emocional, explicou.
KADIDJA FERNANDES - 29/10/2009

O QUE ELES DIZEM

A viso do espiritismo
Essa brincadeira milenar. Foi ela que despertou a curiosidade de Alan Kardec, o fundador do espiritismo. Mas, geralmente, os espritos que participam so pouco evoludos e de pouca tica. Podem brincar com os participantes e, por isso, devem ter cuidado.
Jos Ricardo do Canto Lrio, vice-presidente de unificao da Federao Esprita do Esprito Santo

A viso da psicanlise
Esse jogo provoca hipnose. Alm disso, geralmente so adolescentes que jogam, e eles so mais influenciveis. Na verdade, o inconsciente da pessoa que move o compasso ou o copo. No temos domnio do nosso inconsciente, que representa 80% do que ns somos.
Cssia Rodrigues, psicanalista e terapeuta familiar

OUTRAS BRINCADEIRAS PERIGOSAS

Desmaio induzido pode at matar


RPG
> A SIGLA RPG vem da frase em ingls

O PSICLOGO CARLOS SANTOS explica que o jogo pode causar transtornos e dificuldade de relacionamento

role playing game, que significa jogo de interpretao de personagens. > NO JOGO, os participantes assumem o papel dos personagens de acordo com regras e improvisos. > EM 2001, uma estudante foi morta durante uma partida de RPG, em Ouro Preto, Minas Gerais. > NA POCA do crime, a polcia encontrou livros de RPG entre os pertences dos acusados.

Brincadeira do desmaio
> NA BRINCADEIRA, geralmente a pes-

soa que vai desmaiar fica agachada e respira fundo e rapidamente vrias vezes. > DEPOIS, ela prende a respirao e se levanta rapidamente e vira de costas para uma parede. > NESSE momento que um colega pressiona o peito, provocando o desmaio. > A BRINCADEIRA perigosa porque a presso pode cair, e diminui o fluxo de sangue para o crebro, o que provoca o desmaio. > AS CRIANAS podem bater a cabea ao desmaiar e sofrer traumatismo. > PODE AT MATAR quem j tiver uma doena no corao.

Pingar vodca no olho


> JOVENS ESTO com uma nova mania

nas baladas, pingar vodca no olho, achando que isso vai aumentar a sensao de embriaguez. > ISSO porque o lcool passaria pela membrana dos olhos e chegaria ao sangue mais rapidamente. > NA INTERNET, h muitas imagens de jovens fazendo esse tipo de brincadeira. > MAS ELA pode causar inflamaes graves, queimao da crnea e at cegueira, como alertam especialistas.
Fonte: Pesquisa A Tribuna

You might also like