You are on page 1of 7

Lngua Portuguesa 8 Srie O sapo Era uma vez um lindo prncipe por quem todas as moas se apaixonavam.

Por ele tambm se apaixonou a bruxa horrenda que pediu em casamento. O prncipe nem ligou e a bruxa ficou muito brava. Se no vai casar comigo no vai se casar com ningum mais! Olhou fundo nos olhos dele e disse: Voc vai virar um sapo! Ao ouvir esta palavra o prncipe sentiu estremeo. Teve medo. Acreditou. E ele virou aquilo que a palavra feitio tinha dito. Sapo. Virou um sapo.
(ALVES< Rubem. A alegria de ensinar. Ars Potica, 19994.)

No trecho O prncipe NEM LIGOU e a bruxa ficou muito brava., a expresso destacada significa que a) b) c) d) No deu ateno ao pedido de casamento. No entendeu o pedido de casamento. No respondeu bruxa. No acreditou na bruxa. Vnculos, as equaes da matemtica da vida Quando voc forma um vnculo com algum, forma uma aliana. No toa que o uso de alianas um dos smbolos mais antigos e universais do casamento. O crculo d a noo de ligao, de fluxo, de continuidade. Quando se forma um vnculo, a energia flui. E o vnculo s se mantm vivo se essa energia continuar fluindo. Essa a ideia de mutualidade, de troca. Nessa caminhada da vida, ora andamos de mos dadas, em sintonia, deixando a energia fluir, ora nos distanciamos. Desvios sempre existem. Podemos nos perder em um deles e nos reencontrar logo adiante. A busca permanente. O que no se pode ficar constantemente fora de sintonia. Antigamente, dizia-se que as pessoas procuravam se completar atravs do outro, buscando sua metade do mundo. A equao era 1/2 + 1/2 = 1 Para eu ser feliz para sempre na vida, tenho que ser a metade do outro. Naquela loteria do casamento, tirar a sorte grande era achar sua cara-metade. Com o passar do tempo, as pessoas foram desenvolvendo um sentimento de individualizao maior e a equao mudou. Ficou: 1 + 1 = 1. Eu tenho que ser eu, uma pessoa inteira, com todas as minhas qualidades, meus defeitos, minhas limitaes. Vou formar uma unidade com meu companheiro, que tambm um ser inteiro. Mas depois que esses dois seres inteiros se encontravam, era comum fundirem-se, ficarem grudadas num casamento fechado, tradicional. Anulavamse mutuamente. Com a revoluo sexual e os movimentos de libertao feminina, o processo de individuao que vinha acontecendo se radicalizou. E a equao mudou de novo: 1 +1=1+1. Era o cada uma sua. Eu tenho que resolver os meus problemas, cuidar da minha prpria vida. Voc deve fazer o mesmo. Na minha independncia total e autossuficincia absoluta, caso com voc, que tambm assim. Em nome dessa independncia, no entanto, faltou sintonia, cumplicidade e compromisso afetivo. a segunda crise do casamento que acompanhamos nas dcadas de 70 e 80.

Atualmente, aps todas essas experincias, eu sinto as pessoas procurando outro tipo de equao: 1 + 1 = 3. Para a aritmtica ela pode no ter lgica, mas faz sentido do ponto de vista emocional e existencial. Existem voc, eu e a nossa relao. O vnculo entre ns algo diferente de uma simples somatria de ns dois. Nessa proposta de casamento, o que meu meu, o que seu e o que nosso. Talvez a esteja a grande mgica que hoje buscamos, a de preservar a individualidade sem destruir o vnculo afetivo. Tenho que preservar o meu eu, meu processo de descoberta, realizao e crescimento, sem destruir a relao. Por outro lado, tenho que preservar o vnculo sem destruir a individualidade, sem me anular. Acho que assim talvez possamos chegar ao ano 2000 um pouco menos divididos entre a sede de expresso individual e a forma de amor e de partilhar a vida. Um pouco mais inteiros e felizes. Para isso, temos que compartilhar com nossos companheiros de uma verdadeira intimidade. Ser ntimo ser prximo, estar estreitamente ligado por laos de afeio e confiana.
(MATARAZZO, Maria Helena. Amor preciso. 22. Ed. So Paulo: Editora Gente, 1992. p. 19-21)

O texto trata PRINCIPALMENTE a) da exatido da matemtica da vida. b) dos movimentos de libertao feminina. c) da loteria do sucesso no casamento. d) do casamento no passado e no presente. No texto, no casamento, atualmente, defende-se a ideia de que a) a felicidade est na somatria do casal. b) a unidade igual soma das partes. c) o ideal preservar o eu e o vnculo afetivo d) o melhor cada um cuidar de sua prpria vida. As Amaznias Esse tapete de florestas com rios azuis que os astronautas viram a Amaznia. Ela cobre mais da metade do territrio brasileiro. Que viaja pela regio no cansa de admirar as belezas da maior floresta tropical do mundo. No incio era assim: gua e cu. mata que no tem mais fim. Mata contnua, com rvores muito altas, cortada pelo Amazonas, o maior rio do planeta. So mais de mil rios desaguando no Amazonas. gua que no acaba mais.
SALDANHA. P. As Amazonias. Rio de Janeiro: Ediouro, 1995.

No texto, o uso da expresso gua que no acaba mais revela a) admirao pelo tamanho do rio. b) ambio apela riqueza da regio. c) medo da violncia das guas. d) Surpresa pela localizao do rio. O texto trata a) da importncia econmica do rio Amazonas. b) das caractersticas da regio Amaznica. c) de um roteiro turstico da regio do Amazonas.

d) do levantamento da vegetao amaznica. A frase que contm uma opinio a) cobre mais da metade do territrio brasileiro. b) no cansa de admirar as belezas da maior floresta. c) ... maior floresta tropical do mundo. d) Mata contnua [...] cortada pelo Amazonas. O boto e a Baa da Guanabara Piraiaguara sentiu um grande orgulho de ser carioca. Se o Atob Maroto tinha dado nome para as ilhas, ele e todos os outros botos eram muito mais importantes. Eles eram o smbolo daquele lugar privilegiado: a cidade do Rio de Janeiro. __ A mui leal e herica cidade de So Sebastio do Rio de Janeiro. Piraiaguara fazia questo de lembrar do ttulo, e tambm de toda a histria da cidade e da Baa de Guanabara. Os outros botos zombavam dele: __Leal? Uma cidade que quase acabou conosco, que poluiu a baa? Herica? Uma cidade que expulsou as baleias, destruiu os mangues e quase no nos deixou sardinhas para comer? Olha a para o fundo e v quanto cano e lixo essa cidade jogou aqui dentro! __ Acorda do encantamento, Paraiaguara! O Rio de Janeiro e a Baa de Guanabara foram bonitos sim, mas isso foi h muito tempo. No adianta ficar suspirando pela beleza do Morro do Castelo, ou pelas praias e pela mata que desapareceram. Olha que, se continuar sonhando acordado, voc vai acabar sendo atropelado por um navio! O medo e a tristeza passavam por ele como um arrepio de dor. Talvez nenhum outro boto sentisse tanto a violncia da destruio da Guanabara. Mas, certamente, ningum conseguia enxergar to bem as belezas daquele lugar. Num instante, o arrepio passava, e a alegria brotava de novo em seu corao.
HETZEL, B. Piraiaguara . So Paulo: tica, 2000. p. 16-20.

Os outros botos zombavam de Piraiaguara, porque ele a) conhecia muito bem a histria do Rio de Janeiro. b) enxergava apenas o lado bonito do Rio de Janeiro. c) julgava os botos mais importantes do que os outros animais. d) sentia tristeza pela destruio da Baa da Guanabara. O fato que provoca a discusso entre as personagens a) a escolha de nomes de botos para as ilhas. b) a histria da cidade do Rio de Janeiro. c) o orgulho do boto pela cidade do Rio de Janeiro. d) os perigos do Rio de Janeiro para os botos. Em se continuar sonhando acordado, voc vai acabar sendo atropelado por um navio!, o termo sublinhado estabelece, nesse trecho, relao de a) a causa. b) concesso. c) condio. d) tempo.

O Encontro (fragmento) Em redor, o vasto campo. Mergulhado em nvoa branda, o verde era plido e opaco. Contra o cu, erguiam-se os negros penhascos to retos que pareciam recortados a faca. Espetado na ponta da pedra mais alta, o sola espiava atrs de uma nuvem. Onde, meu Deus?! perguntava a mim mesma Onde vi esta mesma paisagem, numa tarde assim igual? Era a primeira vez que eu pisava naquele lugar. Nas minhas andanas pelas redondezas, jamais fora alm do vale. Mas nesse dia, sem nenhum cansao, transpus a colina e cheguei ao campo. Que calma! E que desolao. Tudo aquilo disse estava bem certa era completamente indito pra mim. Mas por que ento o quadro se identificava, em todas as mincias, a uma imagem semelhante l nas profundezas da minha memria? Voltei-me para o bosque que se estendia minha direita. Esse bosque eu tambm j conhecera com sua folhagem cor de brasa dentro de uma nvoa dourada. J vi tudo isto, j vi ... Mas onde? E quando? Fui andando em direo aos penhascos. Atravessei o campo. E cheguei boca do abismo cavado entre pedras. Um vapor denso subia como um hbito daquela garganta de cujo fundo insondvel vinha um remotssimo som de gua corrente. Aquele som eu tambm conhecia. Fechei os olhos. Mas se nunca estive aqui! Sonhei, foi isso? Percorri em sonho estes lugares e agora os encontros palpveis, reais? Por uma dessas extraordinrias coincidncias teria eu antecipado aquele passeio enquanto dormia? Sacudi a cabea, no, a lembrana to antiga quanto viva escapava da inconscincias de um simples sonho. [...]
TELLES, Lygia Fagundes. Oito contos de amor. So Paulo: tica.

Na frases J vi tudo isso, j vi... Mas onde?, o uso das reticncias sugere a) impacincia. b) impossibilidade. c) incerteza. d) irritao. Seja criativo: fuja das desculpas manjadas Entrevista com teens, pais e psiclogos mostra que adolescentes dizem sempre a mesma coisa quando voltam tarde de uma festa. Conhea seis desculpas entre as mais usadas. Uma sugesto: evite-as. Os pais no acreditam. __ Ns tivemos que ajudar uma senhora que estava passando muito mal. At socorro chegar... A gente no podia deixar a pobre velhinha sozinha, no ? __ O pai do amigo que ia me trazer bateu o carro. Mas no se preocupem, ningum se machucou! __ Cheguei um minuto depois do nibus ter partido. A tive de ficar horas esperando uma carona... __ Voc acredita que o meu relgio parou e eu nem percebi? __ Mas vocs disseram que hoje eu podia chegar tarde, no se lembram? __ Eu tentei avisar que ia me atrasar, mas o telefone daqui s dava ocupado! De acordo com o texto, os pais no acreditam em a) adolescentes. b) psiclogos.

c) pesquisas. d) desculpas. Duas Almas tu, que vens de longe, tu, que vens cansada, entra, e sob este teto encontrars carinho: eu nunca fui amado, e vivi to sozinho, vives sozinha sempre, e nunca foste amada... A neve anda a branquear, livremente, a estrada, e a minha alcova tema tepidez de um ninho. Entra, ao menos at que as curvas do caminho se banhem no esplendor nascente da alvorada. E amanh, quando a luz do sol dourar, radiosa, essa estrada sem fim, deserta, imensa e nua, podes partir de novo, nmade formosa! J no serei to s, nem irs to sozinha. H de ficar comigo uma saudade tua... Hs de levar contigo uma saudade minha...
WAMOSY, Alceu. Livros dos sonetos. L&PM.

No verso e a minha alcova tem a tepidez de um ninho (v.6), a expresso sublinhada d sentido de um lugar a) aconchegante. b) belo. c) brando. d) elegante. Texto I A criao segundo os ndios Macuxis No incio era assim: gua e cu. Um dia, um Menino caiu na gua. O sol quente soltou a pele do Menino. A pele escorregou e formou a terra. Ento, a gua dividiu o lugar com a terra. E o Menino recebeu uma nova pele cor de fogo. No dia seguinte, o Menino subiu numa rvore. Provou de todos os frutos. E jogou todas as sementes ao vento. Muitas sementes caram no cho. E viraram bichos. Muitas sementes caram na gua. E viraram peixes. Muitas sementes continuaram boiando no vento. E viraram pssaros. No outro dia, o Menino foi nadar. Mergulhou fundo. E encontrou um peixe ferido. O peixe explodiu. E da exploso surgiu uma Menina. O Menino deu a mo para a Menina. E foram andando. E o Menino e a Menina foram conhecer os quatro cantos da Terra. Texto II

A criao segundo os negros Nags Olorum. S existia Olorum. No incio, s existia Olorum. Tudo o mais surgiu depois. Olorum o Senhor de todos os seres. Certa vez, conversando com Oxal, Olorum pediu: __ V preparar o mundo! E ele foi. Mas Oxal vivia sozinho e resolveu casar comOdudua. Deste casamento, nasceram Aganju, a Terra Firme, e Iemanj, Dona das guas, de Iemanj, muito tempo depois, nasceram os Orixs. Os Orixs so os protetores do mundo.
BORGES, G. et al. Craio. Belo Horizonte: Terra, 1999.

Comparando-se essas duas verses da criao do mundo, constata-se que a) a diferena entre elas consiste na relao entre o criador e a criao. b) a origem do princpio religioso da criao do mundo a mesma nas duas verses. c) as divindades, em cada uma delas, tm diferentes graus de importncia. d) as diferenas so apenas de nomes em decorrncia da diversidade das lnguas originrias. Text I Cinqenta camundongos, alguns dos quais clones, derrubaram os obstculos tcnicos clonagem. Eles foram produzidos por dois cientistas da Universidade do Hava num estudo considerado revolucionrio pela revista britnica Nature, uma das mais importantes do mundo. [...] A notcia de que cientistas da Universidade do Hava desenvolveram uma tcnica de clonagem fez muitos pesquisadores temerem o uso do mtodo para clonar seres humanos.
O Globo. Caderno Cincias e Vida. 23 jul. 1998. p. 36.

Texto II Cientistas dos EUA anunciaram a clonagem de 50 ratos a partir de clulas de estudos publicados na edio de hoje da revista Nature. A tcnica empregada na pesquisa teria um aproveitamento de embries da fertilizao ao nascimento trs vezes maior que a tcnica utilizada por pesquisadores britnicos para gerar a ovelha Dolly.
Folha de S. Paulo. 1 caderno Mundo. 03 jul. 1998, p.16.

Os dois textos tratam de clonagem. Qual aspecto dessa questo tratado apenas no texto I? a) A divulgao da clonagem de 50 ratos. b) A referncia eficcia da nova tcnica de clonagem. c) O temor de que seres humanos sejam clonados. d) A informao acerca dos pesquisadores envolvidos no experimento.

Magia das rvores __ Eu j lhe disse que as rvores fazem frutos do nada e isso a mais pura magia. Pense agora como as rvores so grandes e fortes, velhas e generosas e s pedem em troca um pouquinho de luz, gua, ar e terra. tanto por to pouco! Quase toda a magia da rvore vem da raiz. Sob a terra, todas as rvores se unem. como

You might also like