You are on page 1of 11

http://www.geocities.com/joaocabraldemeloneto/morevida.

htm

Anlise completa da obra Morte e Vida Severina


Podemos subdividir o livro Morte e Vida Severina basicamente em 18 partes distintas.

parte 1 A pea aberta com a explicao de Severino que se apresenta e diz a que vem: O meu nome Severino, como no tenho outro de pia. Como h muitos Severinos, que santo de romaria, deram ento de me chamar Severino de Maria como h muitos Severinos com mes chamadas Maria, fiquei sendo o da Maria do finado Zacarias. Mais isso ainda diz pouco: h muitos na freguesia, por causa de um coronel que se chamou Zacarias e que foi o mais antigo senhor desta sesmaria. Como ento dizer quem falo ora a Vossas Senhorias? Vejamos: o Severino da Maria do Zacarias, l da serra da Costela, limites da Paraba. Mas isso ainda diz pouco: se ao menos mais cinco havia com nome de Severino filhos de tantas Marias mulheres de outros tantos, j finados, Zacarias, vivendo na mesma serra magra e ossuda em que eu vivia. Somos muitos Severinos iguais em tudo na vida: na mesma cabea grande que a custo que se equilibra, no mesmo ventre crescido sobre as mesmas pernas finas e iguais tambm porque o sangue, que usamos tem pouca tinta.

E se somos Severinos iguais em tudo na vida, morremos de morte igual, mesma morte severina: que a morte de que se morre de velhice antes dos trinta, de emboscada antes dos vinte de fome um pouco por dia (de fraqueza e de doena que a morte severina ataca em qualquer idade, e at gente no nascida). Somos muitos Severinos iguais em tudo e na sina: a de abrandar estas pedras suando-se muito em cima, a de tentar despertar terra sempre mais extinta, a de querer arrancar alguns roado da cinza. Mas, para que me conheam melhor Vossas Senhorias e melhor possam seguir a histria de minha vida, passo a ser o Severino que em vossa presena emigra. Na primeira parte da obra, as peregrinaes do protagonista servem para revelar seus diferentes encontros com a morte. No entanto, a morte no nica, diversificada, assumindo diferenas prprias em cada uma das cenas. parte 2 A primeira morte a da emboscada. Severino trava um dilogo com dois homens que carregam um defunto embrulhado na rede, saindo quase plangente ( triste ) o estribilho " irmos das almas ". Na cena acontece a denncia daqueles que abusam do poder, matar para tomar posse da terra e jamais so discriminados. Ao mesmo tempo desperta a solidariedade do andarilho: E o que guardava a emboscada, irmo das almas e com que foi que o mataram, com faca ou bala? Este foi morto de bala, irmo das almas, mas garantido de bala, mais longe vara. E quem foi que o emboscou, irmos das almas, quem contra ele soltou essa ave-bala?

Ali difcil dizer, irmo das almas, sempre h uma bala voando desocupada. E o que havia ele feito irmos das almas, e o que havia ele feito contra a tal pssara? Ter um hectares de terra, irmo das almas, de pedra e areia lavada que cultivava. Mas que roas que ele tinha, irmos das almas que podia ele plantar na pedra avara? Nos magros lbios de areia, irmo das almas, os intervalos das pedras, plantava palha. E era grande sua lavoura, irmos das almas, lavoura de muitas covas, to cobiada? Tinha somente dez quadras, irmo das almas, todas nos ombros da serra, nenhuma vrzea. Mas ento por que o mataram, irmos das almas, mas ento por que o mataram com espingarda? Queria mais espalhar-se, irmo das almas, queria voar mais livre essa ave-bala.

parte 3 A Segunda forma de morte encontrada a prpria natureza agreste do serto. O retirante v o seu rio-guia, o Capibaribe, seco. parte 4

Temeroso de perder o rumo segue a viagem, indo em direo do som de uma cantoria e Severino depara com um velrio. No momento das excelncias, dois homens comeam a imitar o som das vozes dos que rezam. -Finado Severino, etc... parte 5 O retirante cansado interrompe a viagem e procura um trabalho. Em solilquio Severino retoma os motivos que o fizeram partir: est procura da vida; de certa maneira, tenta esconder sua prpria vida, ultrapassar os trinta, catando as migalhas que lhe permitem a sobrevivncia. parte 6 Novo dilogo estabelecido desta vez com uma mulher. Enquanto Severino vai desafiando o que sabe fazer, o leitor percebe que o conhecimento adquirido por ele no pode ajud-lo, pois o que ele precisa saber para trabalhar com a mulher pouca coisa, e justamente so estas coisas que ironicamente revelam quem ela : Muito bom dia senhora, que nessa janela est sabe dizer se possvel algum trabalho encontrar? Trabalho aqui nunca falta a quem sabe trabalhar o que fazia o compadre na sua terra de l? Pois fui sempre lavrador, lavrador de terra m no h espcie de terra que eu no possa cultivar. Isso aqui de nada adianta, poucos existe o que lavrar mas diga-me, retirante, o que mais fazia por l? Tambm l na minha terra de terra mesmo pouco h mas at a calva da pedra sinto-me capaz de arar.

parte 7 A caminhada prossegue e o retirante chega Zona da Mata. Em contato com a terra mais branda e macia, j prxima do litoral e com rios que no secam, Severino percebe que a pode se estabelecer, v uma leve esperana balanar, decerto pela aparente beleza do lugar:

Mas no avisto ningum, s folhas de cana fina somente ali distncia aquele bueiro de usina somente naquela vrzea um bang velho em runa. Por onde andar a gente que tantas canas cultiva? Feriando: que nesta terra to fcil, to doce e rica, no preciso trabalhar todas as horas do dia, os dias todos do ms, os meses todos da vida

parte 8 A oitava cena vem em resposta aos versos que finalizaram a anterior. Por que no havia gente no lugar? Os trabalhadores levam um morto ao cemitrio, um trabalhador da lavoura. Severino-observador ouve o que dizem os amigos do finado. Uma raiva at ento contida vai crescendo, acompanhada do ritmo da poesia que salta em versos de redondilhas menores at versos eneasslabos, sofrendo cortes rpidos, o que d a impresso de tumulto: Essa cova em que ests, com palmos medida, a cota menor que tiraste em vida. de bom tamanho, nem largo nem fundo, a parte que te cabe neste latifndio. No cova grande. cova medida, a terra que querias ver dividida. uma cova grande para teu pouco defunto, mas estars mais ancho que estavas no mundo. uma cova grande para teu defunto parco, porm mais que no mundo te sentirs largo.

parte 9 O retirante apressa o passo afim de chegar mais rapidamente ao Recife. Nesta cena, ele reitera o motivo de sua retirada: no foi pela cobia, mas para defender sua prpria vida. No entanto, as esperanas vo se rareando, porque em qualquer lugar a morte sua sempre companheira:

parte 10 Chegando ao Recife, Severino pra para descansar e ouve a conversa de dois coveiros. Ambos discutem a possibilidade de arrematar bens com a morte, com promoes e gorjetas. A morte carrega as caractersticas do morto enquanto vivia, seu lugar depende de sua classe social em um cemitrio tambm dividido, hierarquizado. Somente os retirantes so a " massa " da morte e morrem sem classificao: O dia hoje est difcil no sei onde vamos parar. Deviam dar um aumento, ao menos aos deste setor de c. As avenidas do centro so melhores, mas so para os protegidos: h sempre menos trabalho e gorjetas pelo servio e mais numeroso o pessoal (toma mais tempo enterrar os ricos). pois eu me daria por contente se me mandassem para c. Se trabalhasses no de Casa Amarela no estarias a reclamar. De trabalhar no de Santo Amaro deve alegrar-se o colega porque parece que a gente que se enterra no de Casa Amarela est decidida a mudar-se toda para debaixo da terra. que o colega ainda no viu o movimento: no o que se v. Fique-se por a um momento e no tardaro a aparecer os defuntos que ainda hoje vo chegar (ou partir, no sei). As avenidas do centro, onde se enterram os ricos, so como o porto do mar no muito ali o servio: no mximo um transatlntico chega ali cada dia, com muita pompa, protocolo, e ainda mais cenografia.

Mas este setor de c como a estao dos trens: diversas vezes por dia chega o comboio de algum. Mas se teu setor comparado estao central dos trens, o que dizer de Casa Amarela onde no para o vaivm? Pode ser uma estao mas no estao de trem: ser parada de nibus, com filas de mais de cem. parte 11 O retirante se aproxima de um cais de rio, confessa no ter esperado muita coisa, pois tinha a conscincia de que a vida no seria diferente na cidade. No entanto esperava que melhorassem suas condies de vida, com gua, farinha e um pouco mais de expectativa de vida. S que sem querer descobre, da conversa dos coveiros que seguia seu prprio enterro: adiantado de uns dias; o enterro espera na porta; o morto ainda est com vida.

parte 12 A dcima segunda cena estabelece uma ruptura e ao mesmo tempo anuncia a prxima parte. Trata-se do encontro de Severino com a primeira forma de otimismo exterior ao personagem, um otimismo contido, possvel em tais circunstncias da vida. O retirante trava um dilogo com Jos, mestre carpina. Enquanto vai dando forma s suas angstias atravs de perguntas, recebe uma resposta.

parte 13 A mulher de Jos anuncia a chegada do filho. O anncio do nascimento do filho-esperana, filho do mestre carpina, que " saltou para dentro da vida ", num jogo contnuo de antteses em que se opem as desesperanas severinas esperana. Seu Jos, mestre carpina, que habita este lamaal, sabes me dizer se o rio a esta altura d vau? sabe me dizer se funda Severino, retirante, jamais o cruzei a nado

quando a mar est cheia vejo passar muitos barcos, barcaas, alvarengas, muitas de grande calado. Seu Jos, mestre carpina, para cobrir corpo de homem no preciso muito gua: basta que chega o abdome, basta que tenha fundura igual de sua fome. Severino, retirante pois no sei o que lhe conte sempre que cruzo este rio costumo tomar a ponte quanto ao vazio do estmago, se cruza quando se come.

parte 14 Esperana Aparecem para visitar o recm-nascido amigos, vizinhos e duas ciganas. Ao tomarem a palavra os elementos de cada grupo-coral, tecem loas, fazem predies, trazem presentes, em cena que reconstitui no lamaal (prespio) ribeirinho o milagre da vida. Severino colocado fora da cena, como mero observador em contato com a pequena alegria, que faz o povo esquecer, por um tempo a dura realidade que carregam.

parte 15 Presentes so levados criana, reis magos da misria repartem a pobreza: Minha pobreza tal que no trago presente grande: trago para a me caranguejos pescados por esses mangues mamando leite de lama conservar nosso sangue. Minha pobreza tal que coisa alguma posso ofertar: somente o leite que tenho para meu filho amamentar aqui todos so irmos, de leite, de lama, de ar. Minha pobreza tal que no tenho presente melhor:

trago este papel de jornal para lhe servir de cobertor cobrindo-se assim de letras vai um dia ser doutor. Minha pobreza tal que no tenho presente caro: como no posso trazer um olho d'gua de Lagoa do Cerro, trago aqui gua de Olinda, gua da bica do Rosrio. Minha pobreza tal que grande coisa no trago: trago este canrio da terra que canta sorrindo e de estalo. Minha pobreza tal que minha oferta no rica: trago daquela bolacha d'gua que s em Paudalho se fabrica. Minha pobreza tal que melhor presente no tem: dou este boneco de barro de Severino de Tracunham. Minha pobreza tal que pouco tenho o que dar: dou da pitu que o pintor Monteiro fabricava em Gravat.

parte 16 Ao tomarem a palavra, as duas ciganas tecem suas previses. Num processo de perfeita identidade do homem ao meio em que ele vive, as videntes tiram lies de sobrevivncia. A primeira cigana toma a palavra, antecipa para a criana o mesmo destino de seu pai; a Segunda cigana prediz um destino, que levar o menino s mquinas e a paragens nos mangues melhores do Beberibe: Primeira Cigana mesmo destino do pai Ateno peo, senhores, para esta breve leitura: somos ciganas do Egito, lemos a sorte futura. Vou dizer todas as coisas que desde j posso ver na vida desse menino acabado de nascer: aprender a engatinhar por a, com aratus, aprender a caminhar na lama, como goiamuns,

e a correr o ensinaro o anfbios caranguejos, pelo que ser anfbio como a gente daqui mesmo. Cedo aprender a caar: primeiro, com as galinhas, que catando pelo cho tudo o que cheira a comida depois, aprender com outras espcies de bichos: com os porcos nos monturos, com os cachorros no lixo. Vejo-o, uns anos mais tarde, na ilha do Maruim, vestido negro de lama, voltar de pescar siris e vejo-o, ainda maior, pelo imenso lamaro fazendo dos dedos iscas para pescar camaro Segunda Cigana um novo destino Ateno peo, senhores, tambm para minha leitura: tambm venho dos Egitos, vou completar a figura. Outras coisas que estou vendo necessrio que eu diga: no ficar a pescar de jerer toda a vida. Minha amiga se esqueceu de dizer todas as linhas no pensem que a vida dele h de ser sempre daninha. Enxergo daqui a planura que a vida do homem de ofcio, bem mais sadia que os mangues, tenha embora precipcios. No o vejo dentro dos mangues, vejo-o dentro de uma fbrica: se est negro no lama, graxa de sua mquina, coisa mais limpa que a lama do pescador de mar que vemos aqui vestido de lama da cara ao p. E mais: para que no pensem que em sua vida tudo triste, vejo coisa que o trabalho talvez at lhe conquiste: que mudar-se destes mangues daqui do Capibaribe para um mocambo melhor nos mangues do Beberibe.

parte 17 Chegam os vizinhos e cantam a beleza do recm-nascido. Os atributos que distinguem a criana so os mesmos que marcam toda a populao restante. Criana magra, franzina, plida, pequena, mas criana que vai fazer minar um pouco de vida: E belo porque o novo todo o velho contagia. Belo porque corrompe com sangue novo a anemia. Infecciona a misria com vida nova e sadia. Com osis, o deserto, com ventos, a calmaria.

parte 18 No ltimo segmento da pea, aps a valorizao da vida, o mestre carpina toma a palavra, dialoga com Severino, que chamado mas permanece mudo: difcil defender, s com palavras, a vida, ainda mais quando ela esta que v, severina mas se responder no pude pergunta que fazia, ela, a vida, a respondeu com sua presena viva. E no h melhor resposta que o espetculo da vida: v-la desfiar seu fio, que tambm se chama vida, ver a fbrica que ela mesma, teimosamente, se fabrica, v-la brotar como h pouco em nova vida explodida mesmo quando assim pequena a exploso, como a ocorrida como a de h pouco, franzina mesmo quando a exploso de uma vida severina

You might also like