You are on page 1of 14

Segunda Etapa

Fsica 1 Fsica 2 Fsica 3 Matemtica 1 Matemtica 2 Matemtica 3 Biologia 1 Biologia 2 Geografia Portugus 2 Literatura Ingls Espanhol Francs Teoria Musical
COMISSO DE PROCESSOS SELETIVOS E TREINAMENTOS

Fsica - 1
Dados numricos
Acelerao da gravidade: 10 m/s2 Densidade da gua: 1,0 g/cm3 Velocidade da luz no vcuo: 3,0 x 108 m/s 1 atm = 1,0 x 105 N/m2 k0 = 1 N.m 2 = 9,0 x 109 4 o C2

1. O grfico da velocidade em funo do tempo de um ciclista, que se move ao


longo de uma pista retilnea, mostrado abaixo. Considerando que ele mantm a mesma acelerao entre os instantes t = 0 e t = 7 segundos, determine a distncia percorrida neste intervalo de tempo. Expresse sua resposta em metros.

v (m/s)

12

0 0 1 2 3 4 t (s)

2. Um veculo em movimento sofre uma desacelerao uniforme em uma pista


reta, at parar. Sabendo-se que, durante os ltimos 9,0 m de seu deslocamento, a sua velocidade diminui 12 m/s, calcule o mdulo da desacelerao imposta ao veculo, em m/s2.

3. Um objeto de massa m = 0,25 kg, em queda na atmosfera terrestre, tem


acelerao constante. Sua velocidade aumenta 2 m/s a cada segundo. Calcule o mdulo da fora F, em newtons, da resistncia do ar que atua no objeto.

4. Um bloco de madeira de massa m = 0,8 kg est em repouso sobre uma


superfcie horizontal lisa. Uma bala colide com o bloco, atravessando-o. O grfico mostra a fora mdia exercida sobre o bloco, durante os 6,0 ms que durou a coliso. Considerando que o bloco no perdeu massa, qual a velocidade do bloco, imediatamente aps a coliso, em m/s?

F (10 N) 2,0 bala bloco

0,0 0,0

3,0

6,0

t (10-3 s)

5. Um bloco de massa m = 0,1 kg comprime uma mola ideal, de constante


elstica k = 100 N/m, de 0,2 m (ver figura). Quando a mola liberada, o bloco lanado ao longo de uma pista lisa. Calcule a velocidade do bloco, em m/s, quando ele atinge a altura h = 1,2 m.

m 0,2 m

h = 1,2 m

6. Um sistema de polias, composto de duas polias mveis e uma fixa, utilizado


para equilibrar os corpos A e B. As polias e os fios possuem massas desprezveis e os fios so inextensveis. Sabendo-se que o peso do corpo A igual a 340 N, determine o peso do corpo B, em newtons.

7. A figura abaixo mostra um dispositivo constitudo de um suporte sobre o qual


uma trave apoiada. Na extremidade A, suspenso um objeto, de massa 95 kg, enquanto se aplica uma fora vertical F na extremidade B, de modo a equilibrar o objeto. Desprezando o peso da trave, em relao ao peso do objeto, calcule o mdulo da fora F necessria para equilibrar o objeto, em N.

0,5 m A

5m B

trave

suporte

8. Um bloco homogneo e impermevel, de densidade = 0,25 g/cm3, est em


repouso, imerso em um tanque completamente cheio de gua e vedado, como mostrado na figura a seguir. Calcule a razo entre os mdulos da fora que o bloco exerce na tampa superior do tanque e do peso do bloco.

tampa

gua

9. Uma caixa cbica metlica e hermeticamente fechada, de 4,0 cm de aresta,


contm gs ideal temperatura de 300 K e presso de 1 atm. Qual a variao da fora que atua em uma das paredes da caixa, em N, aps o sistema ser aquecido para 330 K e estar em equilbrio trmico? Despreze a dilatao trmica do metal.

10. Um mol de um gs ideal passa por transformaes termodinmicas indo do


estado A para o estado B e, em seguida, o gs levado ao estado C, pertencente mesma isoterma de A. Calcule a variao da energia interna do gs, em joules, ocorrida quando o gs passa pela transformao completa ABC.

p (atm) 7 5 3 1 1 3 5 C

isoterma

B A 7

V (L)

11. A figura abaixo mostra esquematicamente as ondas na superfcie dgua de um


lago, produzidas por uma fonte de freqncia 6,0 Hz, localizada no ponto A. As linhas cheias correspondem s cristas, e as pontilhadas representam os vales em um certo instante de tempo. Qual o intervalo de tempo, em segundos, para que uma frente de onda percorra a distncia da fonte at o ponto B, distante 60 cm?
2,0 cm

60 cm

12. Um espelho cncavo tem um raio de curvatura R = 2,0 m. A que distncia do


centro do espelho, em centmetros, uma pessoa deve se posicionar sobre o eixo do espelho para que a ampliao de sua imagem seja A = +2?

13. Nos vrtices de um tringulo eqiltero de lado L = 3,0 cm, so fixadas cargas q pontuais e iguais. Considerando q = 3,0 C, determine o mdulo da fora, em N, sobre uma carga pontual q0 = 2,0 C, que se encontra fixada no ponto mdio de um
dos lados do tringulo.
q

L/2

q0

L/2

14. O grfico mostra o potencial eltrico em funo da distncia ao centro de uma


esfera condutora carregada de 1,0 cm de raio, no vcuo. Calcule o potencial eltrico a 3,0 cm do centro da esfera, em volts.

V (V) 186

0 0 1,0 2,0 3,0

d (cm)

15. Uma partcula de massa m = 20 mg e carga q = +400 C em movimento


circular uniforme, na presena de um campo magntico uniforme B = 1,0 T, tem velocidade escalar v = 5,0 m/s. Considere que o movimento ocorre no vcuo e que a ao da fora peso desprezvel em relao fora magntica que atua na partcula. Calcule o raio, da trajetria circular, em centmetros.

m,q

R B

16. Um astronauta colocado a bordo de uma espaonave e enviado para uma


estao espacial a uma velocidade constante v = 0,8 c, onde c a velocidade da luz no vcuo. No referencial da espaonave, o tempo transcorrido entre o lanamento e a chegada na estao espacial foi de 12 meses. Qual o tempo transcorrido no referencial da Terra, em meses?

Fsica 2
Dados numricos
Acelerao da gravidade: 10 m/s2 Velocidade da luz no vcuo: 3,0 x 108 m/s ndice de refrao do ar: 1 1 atm = 1,0 x 105 N/m2 1 N.m 2 k0 = 4 = 9,0 x 109 o C2 sen cos 30 0,500 0,866 45 0,707 0,707 60 0,866 0,500

1. O grfico abaixo mostra uma parbola que descreve a posio em funo do


tempo, de uma partcula em movimento uniformemente variado, com acelerao a = - 8,0 m/s2. Calcule a velocidade da partcula, no instante t = 0, em m/s.

xmax

0 0 2,0 4,0 6,0 8,0 t (s)

2. Um trem de 200 m est em repouso em uma estao. A extremidade dianteira


do trem coincide com um poste de sinalizao luminosa. No instante t = 0, o trem parte com acelerao constante de 25,0 m/min2. Qual a velocidade do trem, em km/ h, quando a sua extremidade traseira estiver cruzando o sinal luminoso?

3. Um bloco de massa m1 = 100 g comprime uma mola de constante elstica k =


360 N/m, por uma distncia x = 10,0 cm, como mostra a figura. Em um dado instante, esse bloco liberado, vindo a colidir em seguida com um outro bloco de massa m2 = 200 g, inicialmente em repouso. Despreze o atrito entre os blocos e o piso. Considerando a coliso perfeitamente inelstica, determine a velocidade final dos blocos, em m/s.

m1

m2

10 cm

4. Um projtil lanado obliquamente no ar, com velocidade inicial v0 = 20 m/s, a


partir do solo. No ponto mais alto de sua trajetria, verifica-se que ele tem velocidade igual metade de sua velocidade inicial. Qual a altura mxima, em metros, atingida pelo projtil? (Despreze a resistncia do ar.)

5. Um bloco de massa m = 20 kg escorado contra o teto de uma edificao,


atravs da aplicao de uma fora oblqua F, como indicado na figura abaixo. Sabendo-se que este escoramento deve suportar o peso p = 8,8 x 103N, devido ao teto, calcule o valor mnimo de F, em unidades de 103N.
teto F 60 m

6. Uma barra horizontal de massa desprezvel possui uma de suas extremidades


articulada em uma parede vertical. A outra extremidade est presa parede por um fio que faz um ngulo de 45o com a horizontal e possui um corpo de 55 N pendurado. Qual o mdulo da fora normal parede, em newtons, que a articulao exerce sobre a barra?
fio 45
o

7. Um tubo em U, aberto em ambas as extremidades e de seo reta uniforme,


contm uma certa quantidade de gua. Adiciona-se 500 mL de um lquido imiscvel, de densidade = 0,8 g/cm3, no ramo da esquerda. Qual o peso do mbolo, em newtons, que deve ser colocado no ramo da direita, para que os nveis de gua nos dois ramos sejam iguais? Despreze o atrito do mbolo com as paredes do tubo.

lquido mbolo

gua

8. Um cilindro de 20 cm2 de seo reta contm um gs ideal comprimido em seu


interior por um pisto mvel, de massa desprezvel e sem atrito. O pisto repousa a uma altura h0 = 1,0 m. A base do cilindro est em contato com um forno, de forma que a temperatura do gs permanece constante. Bolinhas de chumbo so lentamente depositadas sobre o pisto at que o mesmo atinja a altura h = 80 cm. Determine a massa de chumbo, em kg, que foi depositado sobre o pisto. Considere a presso atmosfrica igual a 1 atm.
antes A depois A

h0 = 1,0 m

Temperatura constante

Temperatura constante

h = 0,8 m

9. Um mol de um gs ideal passa por uma transformao termodinmica indo do


estado A, pertencente isoterma 1, para o estado B, pertencente isoterma 2, como indicado no diagrama p - V abaixo. Em seguida, o gs levado ao estado C, pertencente tambm isoterma 1. Calcule a variao da energia interna do gs, em joules, ocorrida quando o gs passa pela transformao completa ABC.

p (atm) 1 7 5 3 1 1 3 5 C B A 7 V (L) 2

10. Duas fontes sonoras pontuais F1 e F2, separadas entre si de 4,0 m, emitem em
fase e na mesma freqncia. Um observador, se afastando lentamente da fonte F1, ao longo do eixo x, detecta o primeiro mnimo de intensidade sonora, devido interferncia das ondas geradas por F1 e F2, na posio x = 3,0 m. Sabendo-se que a velocidade do som 340 m/s, qual a freqncia das ondas sonoras emitidas, em Hz?

y F2 4,0 m F1 x Primeiro mnimo

3,0 m

11. Um objeto colocado a uma distncia p de uma lente convergente, de


distncia focal f = 5,0 cm. A que distncia o objeto deve estar da lente, para que sua imagem real e invertida tenha o dobro da altura do objeto? Expresse sua resposta em mm.

Objeto

Lente

12. Uma pedra preciosa cnica, de 15,0 mm de altura e ndice de refrao igual a
1,25, possui um pequeno ponto defeituoso sob o eixo do cone a 7,50 mm de sua base. Para esconder este ponto de quem olha de cima, um ourives deposita um pequeno crculo de ouro na superfcie. A pedra preciosa est incrustada numa jia de forma que sua rea lateral no est visvel. Qual deve ser o menor raio r, em mm, do crculo de ouro depositado pelo ourives?

ar

crculo de ouro

15,0 mm defeito 7,50 mm

13. Nos vrtices de um tringulo issceles, de lado L = 3,0 cm e ngulo de base


qA

30, so colocadas as cargas pontuais qA = 2,0 C e qB = qC = 3,0 C. Qual a intensidade da fora eltrica, em N, que atua sobre a carga qA?

30 qB

30 qC

14. Trs capacitores C1 = C2 = 1,0 F e C3 = 3,0 F esto associados como mostra


a figura. A associao de capacitores est submetida a uma diferena de potencial de 120 V fornecida por uma bateria. Calcule o mdulo da diferena de potencial entre os pontos B e C, em volts.
C1 A B C3 C

C2

120 V

15. O grfico mostra a dependncia com o tempo de um campo magntico


espacialmente uniforme que atravessa uma espira quadrada de 10 cm de lado. Sabe-se que a resistncia eltrica do fio, do qual formada a espira, 0,2 ohm. Calcule a corrente eltrica induzida na espira, em mA, entre os instantes t = 0 e t = 2,0 s.

B (T)

1,0

1,0

2,0

3,0

4,0 t (s)

16. Um astronauta colocado a bordo de uma espaonave e enviado para uma


estao espacial a uma velocidade constante v = 0,8 c, onde c a velocidade da luz no vcuo. No referencial da espaonave, o tempo transcorrido entre o lanamento e a chegada na estao espacial foi de 12 meses. Qual o tempo transcorrido no referencial da Terra, em meses?

Fsica - 3
Dados numricos
Acelerao da gravidade: 10 m/s2 Densidade da gua: 1,0 g/cm3 Calor especfico da gua: 1 cal/goC Velocidade da luz no vcuo: 3,0 x 108 m/s 1 N.m 2 k0 = 4 = 9,0 x 109 o C2 sen cos 30 0,500 0,866 45 0,707 0,707 60 0,866 0,500

1. Um corredor A est em repouso quando observa um corredor B que passa em


movimento retilneo uniforme. Depois de transcorridos 2,0 s da passagem do corredor B, o corredor A inicia a sua corrida em uma raia paralela raia do corredor B, com acelerao constante de 0,50 m/s2. O grfico mostra a posio dos corredores em funo do tempo, desde o instante em que o corredor B passou at o instante em que foi ultrapassado pelo corredor A. Calcule o intervalo de tempo, em segundos, transcorrido desde o instante em que o corredor A iniciou a sua corrida at o instante da ultrapassagem.

x (m) 400

B A 0

2,0

t (s)

2. A equao horria, durante os primeiros 8 segundos, de um ciclista que se


move ao longo de uma pista reta dada por x = 4t + t2, com x medido em metros e t em segundos. Qual a sua velocidade no instante t = 8,0 s? Expresse sua resposta em km/h.

3. Uma caixa de massa mc = 10 kg ligada a um bloco de massa mb = 5,0 kg,


por meio de um fio fino e inextensvel que passa por uma pequena polia sem atrito, como mostra a figura. Determine o valor da fora horizontal F, em N, que deve ser aplicada caixa de modo que o bloco suba, com acelerao a = 2,0 m/s2. O coeficiente de atrito cintico entre a caixa e o piso c = 0,10.
mc F

mb

4. Um bloco de madeira de 5,0 kg, est em repouso sobre uma superfcie


horizontal lisa. Uma bala colide com o bloco, atravessando-o. Aps a coliso o bloco desliza e comprime a extremidade livre de uma mola ideal horizontal de constante elstica k = 2,0 x 103 N/m. O grfico mostra a fora mdia exercida pela bala sobre o bloco, durante os 2,0 ms que durou a coliso. Considerando que o bloco no perdeu massa, qual a compresso mxima atingida pela mola, em mm?
F (10 N) 2,5 bala bloco k
3

0 0 2,0 t (10-3 s)

5. Um projtil lanado obliquamente no ar, com velocidade inicial v0 = 20 m/s, a


partir do solo. Desprezando a resistncia do ar, a quantos metros do solo, a sua energia cintica reduzida metade do seu valor inicial?

6. Uma fora F, perpendicular ao plano inclinado, aplicada a um corpo de


6,0 kg, mantendo-o em repouso, como mostra a figura. Calcule o mdulo da fora de atrito esttico, em newtons, que atua no bloco.

30

7. A figura mostra uma barra homognea, de comprimento L = 1,0 m, presa ao

teto nos pontos A e B por molas ideais, iguais de constante elstica k = 1,0 102 N/ m. A que distncia do centro da barra, em centmetros, deve ser pendurado um jarro de massa m = 2,0 kg, de modo que a barra permanea na horizontal?

8.
B A

h = 0,1 m
k1 centro k2 k1 = k 2 = k

m
A figura mostra dois recipientes, cujas bases tm reas que satisfazem relao A1 = 3A2. Coloca-se 33 litros de gua nestes recipientes, at atingir o nvel h. Determine a fora exercida pela gua sobre a base do recipiente 2, em kgf. Despreze o efeito da presso atmosfrica.

recipiente 1

recipiente 2

h A1 A2

9. O grfico mostra a variao de temperatura em funo do tempo, de uma certa


massa de gua que est sendo aquecida por uma fonte de calor cuja potncia 35 cal/s. Supondo que todo o calor gerado pela fonte seja absorvido pela gua, calcule a massa da gua, em gramas, que foi aquecida.

T (oC) 30

25 0 0 10 t (s)

10. Uma mquina trmica executa o ciclo descrito no diagrama p-V abaixo. O ciclo
se inicia no estado A, vai para o B, seguindo a parte superior do diagrama, e retorna para A, passando por C. Sabendo-se que poVo = 13 J, calcule o trabalho realizado por esta mquina trmica ao longo de um ciclo, em joules.

p 3p0 2p0 p0 A B

C V0 3V0 V

11. A figura representa uma parte de uma corda, em um dado instante, por onde
se propaga uma onda de freqncia 4,0 Hz. Qual a velocidade de propagao da onda, em cm/s?

x (cm)

-2

-4

16

24

12. Para estimar a altura de um poste, um estudante posiciona no cho um


pequeno espelho E e um anteparo vertical AB, como indicado na figura. Um raio de luz proveniente da lmpada, atinge o anteparo no ponto P, aps ser refletido no espelho. Qual a altura h da lmpada, em metros?

h P

1,5 m 1,0 m 0,5 m

E
0 15 cm 30 cm 45 cm 60 cm 75 cm

13. A figura mostra um tringulo issceles, de lado L = 3 cm e ngulo de base 30.


Nos vrtices da base temos cargas pontuais q1 = q2 = 2 C. Deseja-se colocar uma outra carga Q = 8 C, a uma distncia Y verticalmente acima do vrtice A, de modo que o campo eltrico total em A seja igual a zero. Qual o valor de Y, em centmetros?

Q Y A L 30 q1 L 30 q2

14. O grfico a seguir mostra a corrente eltrica i em um elemento X, de um circuito


eltrico, em funo da diferena de potencial U sobre o elemento X. Supondo que a resistncia eltrica deste elemento no dependa da diferena de potencial nele aplicada, determine a corrente eltrica, em amperes, que circularia se uma diferena de potencial de 96 V fosse aplicada ao elemento.

i (A) 5,00 3,75 2,50 1,25 0 0 10 20 30 40 U (V)

15. Quando uma corrente eltrica i = 0,2 A circula por um dado solenide ideal,
gera um campo magntico de intensidade B = 1,0 mT aproximadamente uniforme, em seu interior. O solenide tem N = 1000 espiras com rea a = 10-3 m2, cada. Calcule a indutncia do solenide em milihenry.

16. Um astronauta colocado a bordo de uma espaonave e enviado para uma


estao espacial a uma velocidade constante v = 0,8 c, onde c a velocidade da luz no vcuo. No referencial da espaonave, o tempo transcorrido entre o lanamento e a chegada na estao espacial foi de 12 meses. Qual o tempo transcorrido no referencial da Terra, em meses?

Matemtica 1
17. Admita que a valorizao anual do preo de certo objeto constante. Cinco
anos atrs, o objeto custava R$ 1.170,00, e o preo atual (em 2003) do objeto de R$ 1.230,00. Determine qual ser o preo, em reais, do objeto em 2006 e assinale a soma de seus dgitos.

18. Diluindo, em gua, trs copos de concentrado de laranja, podemos fazer sete
copos de suco. Para produzirmos treze copos de refresco, dilumos cinco copos de concentrado em gua. Quantos ml de gua devemos adicionar a 700ml de suco para obtermos refresco?

19. O ndice de confiabilidade na economia um nmero entre 0 e 100 que mede a


confiana dos empresrios na economia brasileira. Os grficos abaixo ilustram os valores destes ndices para grandes e para mdios empresrios, de outubro de 2002 a outubro de 2003, em dados trimestrais.

ndice de confiana na economia. 65 60 55 50 45 out/02 Grandes Mdios 52 48 jan/03 61 58 abr/03 62 55 jul/03 55 50 out/03 59 54

You might also like