You are on page 1of 4

Pobreza urbana Milton Santos Thatiane Barella

Pobreza urbana Milton Santos1 Thatiane Barella2

1. Pode-se definir a pobreza?

A questo pobreza nos pases subdesenvolvidos encontra certas dificuldades pelos deficientes instrumentos de pesquisa bem como falsas ou incompletas formulaes tericas (devido a problemas de interpretao). Isso ocorre pelo fato de que as pesquisas tm parmetros europeus ou norte americanos. O peso das ideias, a lei do mnimo esforo, o prestgio do exemplo, tudo contribui para manter um instrumento de pesquisa baseado em ideias preconcebidas e mais as estratgias s expressam a realidade quando recolhidas atravs de uma teoria vlida, estatstica e teoria se completam. (14) Por esta razo, a pesquisa socioeconmica est interessada nos mais diferentes temas em cada pas, dependendo de seu nvel econmico, da urgncia com que os problemas precisam ser resolvidos e das opes polticas e interesses governamentais. (15) Portanto, o aparelho estatstico no est de acordo com a realidade. *O que pobreza? - incapacidade de satisfazer as necessidades materiais. - participao maior ou menos na modernizao. Os pobres, por essa definio, seriam aqueles que tm um poder de compra mais reduzido que o considerado normal para o ambiente em que vivem. (17) Segundo Carter, a riqueza s traz satisfao quando comparada com o nvel de vida de outros. (17) Entretanto, a definio da pobreza torna-se difcil na medida em que, numa economia de crescimento, a questo deve ser relativa e dinmica, pois os recursos mudam conforme o tempo e o lugar.

1 2

Fichamento do livro. Assistente Social. Graduada em Servio Social pela Universidade Nove de Julho.

Pobreza urbana Milton Santos Thatiane Barella

Por esta razo, intil procurar uma definio numrica para uma realidade cujas dimenses agora e no futuro sero definidas pela insuficincia recproca dos fatores econmicos e sociais peculiares a cada pas. (18) *Planejamento e atraso terico O Planejamento e o atraso terico vm desde a II Guerra Mundial, pois as teorias do crescimento especificavam necessidades que eram julgadas essenciais; e o planejamento era aplicado para racionalizar a organizao e utilizao de recursos, sem levar em conta as realidades locais. (19) Essa ideia contribuiu para agravar o problema, pois no permitiu um desenvolvimento de teoria adequada. 2. Explicaes parciais da pobreza urbana - Educao: seria um instrumento indispensvel para integrar os pobres ao processo de modernizao. Mas no contam que o processo de educao condicionado pelas necessidades da produo. - Exploso demogrfica e xodo rural: a expanso demogrfica vista como um sinal de alarme, pois cria um desequilbrio no plano dos recursos (24), uma vez que a cidade incapaz de fornecer trabalho a um grande nmero de seus habitantes. (25) - Falta de capital domstico: entrada do capital estrangeiro e falta do capital local, torna o capital domestico ocioso ao invs de rentvel, por isso agrava a pobreza das massas. - A cultura da pobreza: nasce pobre, morre pobre. -Crescimento/desenvolvimento: aumento das quantidades globais/transformao das estruturas sociais e mentais (e humano). A crise da habitao o resultado da transferncia da pobreza do campo para a cidade. (31)

Pobreza urbana Milton Santos Thatiane Barella

3. A pobreza urbana no Terceiro Mundo marginalidade ou bipolarizao? A populao marginal j foi excluda da sociedade. Essa demanda criada pelo prprio sistema. Segundo Quijano, esta populao se torna marginal em consequncia da posio marginal de sua profisso no sistema econmico renovado. (40) Isso ocorre devido modernizao tecnolgica, ou seja, resultou no crescimento do desemprego, pois onde dez trabalhadores exerciam sua fora de trabalho, agora s basta um. Assim, a economia urbana cresce, e com isso necessrio abrir subsistemas para compreender a cidade na sua totalidade. So eles o circuito superior e o inferior. o circuito superior emana diretamente da modernizao tecnolgica, mas bem representada atualmente nos monoplios. O essencial das relaes do circuito superior no controlado dentro da cidade ou de sua regio de influencia e sim dentro da estrutura do pas ou de pases estrangeiros. O circuito inferior formado de atividades de pequena escala, servindo, principalmente, populao pobre. Ao contrario do que ocorre no circuito superior, essas atividades esto profundamente implantadas dentro da cidade, usufruindo de um relacionamento privilegiado com a sua regio (43) E Considerando o progresso tecnolgico atual, a indstria cria apenas um nmero limitado de empregos, porquanto capital intensivo. Alm do mais, uma boa parte do emprego indireto criado nos pases centrais ou a partir deles. A agricultura tambm se moderniza: industrializando-se, expulsa sua populao. Isso explica o xodo rural e a chamada urbanizao terciaria. Uma alta porcentagem da populao fica sem atividade e sem salario permanente, o que por sua vez resulta na deteriorao do mercado de trabalho. (45)

Pobreza urbana Milton Santos Thatiane Barella

Incluem-se no circuito superior bancos, comercio e servios modernos, mercado atacadista e transportes. J no inferior inclui-se pequeno comercio, produo de bens manufaturados de capital no intensivo, artesanato e servios no modernos.

You might also like