You are on page 1of 1

780

CAPITULO 19 -

O Sistema Genital Feminino e a Mama

[ VAGINITE
A vaginite um problema clnico relativamente comum que geralmente transitrio e sem gravidade. Ela produz uma secreo vaginal (leucorria). Uma grande variedade de organismos, incluindo bactrias, fungos e parasitas, tem sido responsabilizada. Muitos representam comensais normais que se tornam patognicos em situaes como a diabetes, a terapia sistrnica com antibiticos, que altera a rnicrobiota normal, o perodo ps-aborto ou parto, ou em pessoas idosas com comprometimento da funo imune e em pacientes com a sndrome da deficincia imunolgica adquirida. Em adultas, a infeco primria da vagina por gonococos incomum. Entretanto, ela pode ocorrer em recm-nascidos de uma me infectada. Os nicos microrganismos merecedores de meno especfica, por serem freqentes causadores de infeco, so a Candida albicans e a Trichomonas vaginalis. A vaginite por cndida (monilase) produz uma secreo branca leitosa. Este organismo est presente em aproximadamente 5% das adultas normais, por isso o aparecimento de infeco sintomtica quase sempre envolve predisposio ou transmisso sexual de uma nova cepa, mais agressiva. Amostras para bipsia, que so raramente obtidas, revelam apenas inflamao superficial e no especfica ubmucosa. A T. vaginalis tambm um enre causador de infeco e produz uma izentada-esverdeada aquosa e em grande a qual o parasita pode ser identificado miente. Entretanto, Trichomonas tambm 'irificada em aproximadamente 10% das ntomticas, assim, a infeco ativa reprecasos, uma nova cepa transmitida sexu). 18). A reao inflamatria restrita mosa superficial, sem invaso do tecido atrfica no-especfica pode ser encontra.eres na ps-menopa usa com atrofia preexistente e adelgaamento da mucosa escamosa vaginal.

NEOPLASIA INTRA-EPITELIAL VAGINAL E CARCINOMA DE CLULAS ESCAMOSAS


Extremamente incomuns, estas leses geralmente ocorrem em mulheres acima dos 60 anos de idade, com fatores de risco semelhanres aos do carcinoma da crvice, discutido posteriormente. Uma neoplasia intra-epitelial cervical preexistente ou concomitante ou um carcinoma da crvice est frequentemente presente. A neoplasia intra-epitelial vaginal uma leso precursora associada infeco pelo HPV em praticamente todos os casos. O carcinoma de clulas escamosas da vagina est associado presena do DNA do HPV em mais da metade dos casos. O adenocarcinoma de clulas claras de particular interesse, geralmente encontrado em mulheres jovens no fim da adolescncia e incio da 211 dcada, cujas mes utilizaram dietilestilbestrol durante a gestao. Algumas vezes estes tipos de cncer no aparecem at a 3 ou 4Jl dcada de vida. O risco total menor do que um por 1.000 de todas as expostas in utero. Em aproximadamente um tero dos casos, estes tipos de cncer aparecem na crvice. Muito mais freqentemente, talvez em um tero da populao de risco, pequenas incluses glandulares ou microcsticas aparecem na mucosa vaginal. Estas leses benignas, chamadas de adenose vaginal, aparecem como focos granulares eritemarosos e so marcados{or clulas colunares secretoras de muco ou ciliadas. a partir destas incluses que o raro adenocarcinoma de clulas claras surge.

.. .

SARCOMA BOTRIIDE

o sarcoma botriide (rabdomiossarcoma embrionrio), produtor de massas polipides macias, outra, felizmente rara, forma de cncer primrio da vagina. Ele geralmente enconrrado em bebs e crianas pequenas com menos de 5 anos de idade. Pode ocorrer em outros stios, tais como a bexiga e os duetos biliares. Estas leses so descritas com mais detalhes no Captulo 21.

COLO DO TERO
o colo do tero deve desempenhar o papel de barreira entrada de ar e da microflora do trato vaginal normal e ainda deve permitir a sada do fluxo menstrual e ser capaz de se dilatar para se adequar ao parroo No de se admirar que seja stio freqente de doenas. Felizmente, a maioria das leses cervicais composta de inflamaes relativamente banais (cervicites), mas o colo tambm o stio de um dos tipos de cncer mais comuns nas mulheres; o carcinoma de clulas escamosas.
[ CERVICITE
Durante o desenvolvimento, o epitlio colunar secretor de muco que compe a endocrvice encontra-se com o epitlio escamoso que recobre a exocrvice, no orifcio externo; assim, todo o colo "exposto" recoberto pelo epitlio escamoso, O epitlio colunar endocervical no visvel a olho nu ou colposcopicamente. Com o tempo, na maioria das mulheres jovens, h um crescimen-

-_

__ ._-.-

-_-

You might also like