You are on page 1of 14

1

Manual do Candidato
2

Disposies Gerais
A Universidade Paulista UNIP est realizando o Processo Seletivo 2012 - 1. Semestre em fases independentes, a partir do ms de setembro, prolongando-se pelos meses subsequentes. Em cada ms, ou seja, em cada fase, independentemente do nmero de provas nele(a) realizadas, sero disponibilizados 25% das vagas, mais as vagas remanescentes das fases anteriores. O candidato aprovado em uma das provas est desobrigado de realizar as provas subsequentes. Conforme edital, em cada fase, a partir da 2., ser classicado no curso o candidato que obtiver nota igual ou superior nota mnima exigida para a classicao no mesmo curso nas fases anteriores, resguardando-se sempre o nmero de vagas oferecidas. O candidato poder optar por Prova Tradicional ou por Agendamento. Observaes 1.) Recomenda-se aos candidatos que cheguem ao local de prova com antecedncia mnima de meia hora, pois no ser permitida a entrada de retardatrios. 2.) Podero inscrever-se para concorrer s vagas do Processo Seletivo 2012 - 1. Semestre candidatos que tenham concludo ou venham a concluir o ensino mdio at o ms de dezembro de 2011. Candidatos que conclurem o ensino mdio aps dezembro de 2011 sero considerados treineiros. 3.) Para participar de qualquer uma das provas, o candidato dever fazer sua inscrio e realizar a prova dentro dos prazos especicados. 4.) O candidato que se inscrever para uma prova e no comparecer estar automaticamente inscrito para uma prova seguinte, devendo fazer apenas a escolha da nova data e horrio. 5.) O candidato no classicado em uma prova poder prestar uma prova seguinte, sem necessidade de nova inscrio, devendo fazer apenas a escolha da nova data e horrio. 6.) Em cada prova, sero aceitas novas inscries. 7.) O ingresso do candidato dar-se- por meio da classicao obtida na prova que realizar. 8.) O candidato classicado em uma prova no precisar realizar outra prova. Mas, uma vez classicado, se ainda quiser participar de outra prova (para tentar outro curso ou para concorrer a um novo curso introduzido nessa fase, por exemplo), dever fazer nova inscrio. 9.) Todos os candidatos, inclusive os que ainda cursam a ltima srie do ensino mdio, devem estar cientes de que, caso no consigam comprovar, at a poca da matrcula, a concluso do ensino mdio, por meio da apresentao dos documentos legalmente exigidos, ser feita uma matrcula condicional. Essa matrcula ser efetivada com a apresentao dos correspondentes comprovantes at o dia 10/2/2012, improrrogavelmente. Caso contrrio, a matrcula condicional poder ser anulada, sem direito a qualquer reclamao ou recurso. 10.) Ao nal das fases previstas, caso haja vagas remanescentes, ser dada continuidade ao Processo Seletivo.

1
Manual do Candidato

Disposies Gerais
No Processo Seletivo para preenchimento das vagas do 1. semestre de 2012, a UNIP oferece duas opes de prova: 1.) PROVA TRADICIONAL
Com data prexada e realizada segundo a sistemtica habitual. As inscries para a Prova Tradicional podem ser feitas at 24 horas antes da realizao da prova, pela Internet (www.unip.br) ou, pessoalmente, nos campi da UNIP, nos colgios e nos cursinhos autorizados ou em postos volantes. Datas e horrios de provas: 1. fase 10, 17 ou 24 de setembro de 2011, s 14 horas; 2. fase 1, 8, 15 ou 29 de outubro de 2011, s 14 horas; ou 20 de outubro de 2011, s 19h30; 3. fase 5, 12, 19 ou 26 de novembro de 2011, s 14 horas; 4. fase 3, 10 ou 17 de dezembro de 2011, s 14 horas; ou 22 ou 29 de dezembro de 2011, s 19h30; fases subsequentes a partir de 7 de janeiro de 2012, aos sbados, s 14 horas, nos campi da UNIP, conforme escolha do candidato. Caso haja necessidade, sero agendadas novas provas, durante a semana e/ou aos domingos, em datas e horrios a serem denidos, que sero divulgados pela Internet (www.unip.br) e/ou por outros meios de comunicao. Importante: o candidato aprovado em uma das provas est desobrigado de realizar as provas subsequentes. Local: indicado no comprovante de inscrio. O candidato dever comparecer ao local indicado com, pelo menos, meia hora de antecedncia. Durao: mnima de uma hora e mxima de duas horas. Resultado: 48 horas aps a realizao da prova.

2.) PROVA POR AGENDAMENTO


realizada com a utilizao de computador, que apresenta provas diferentes para cada candidato. Essa prova aplicada nos laboratrios de informtica da UNIP, sempre antes da Prova Tradicional da fase correspondente, em dia e horrio agendados pelo candidato. As inscries para a Prova por Agendamento podem ser feitas at 24 horas antes da realizao da prova, pela Internet (www.unip.br), por telefone (0800 010 9000) ou, pessoalmente, nos campi da UNIP. Datas e horrios de provas: a partir de 5 de setembro de 2011, de 2. a 6.-feira, das 9 s 20 horas, e sbado, das 9 s 11 horas. Local: no campus da UNIP escolhido pelo candidato, com agendamento prvio. O candidato dever comparecer ao local indicado com, pelo menos, meia hora de antecedncia. Durao: mnima de uma hora e mxima de duas horas. Resultado: 48 horas aps a realizao da Prova Tradicional da fase correspondente ou da Prova por Agendamento.

O candidato deve optar por um dos dois tipos de prova. ENEM (Exame Nacional do Ensino Mdio)
O candidato que realizou o ENEM em um dos trs anos anteriores pode ser dispensado de fazer as provas do Processo Seletivo 2012- 1. Semestre para ingressar na UNIP. Nesse caso, basta fazer a inscrio em um campus da UNIP e entregar uma cpia autenticada do Boletim Individual de Notas do ENEM at 48 horas antes da Prova Tradicional. Nessas condies, ele estar concorrendo a 10% do total de vagas do 1. semestre de 2012. A nota obtida no ENEM ser padronizada com as notas da prova do Processo Seletivo 2012 - 1. Semestre da UNIP. O candidato que apresentar nota de redao menor que 30 (trinta), numa escala de 0 (zero) a 100 (cem), dever, obrigatoriamente, realizar a Prova Tradicional ou por Agendamento, pois, nesse caso, suas notas do ENEM no sero aproveitadas. 3

2
Manual do Candidato
4

Condies e Procedimentos
OPES DE CURSO, TURNO E CAMPUS
Todo candidato poder inscrever-se em trs opes. Cada opo representa uma regio, um campus, um curso e o turno de funcionamento desse curso. As opes so independentes e o candidato dever preencher cada uma separadamente. Para fazer a 1. opo, o candidato dever, primeiramente, escolher em que regio vai estudar: Grande So Paulo, Interior e Litoral do Estado de So Paulo, Distrito Federal, Goinia ou Manaus. Escolhida a regio, a escolha de campus car restrita ao(s) campus(i) daquela regio. A seguir, o candidato poder continuar sua inscrio pela escolha do curso ou do campus. Se escolher o curso em primeiro lugar, a tela ir mostrar-lhe os campi em que o curso (e turno) escolhido(s) (so) oferecido(s). O candidato dever escolher o campus (e turno) de sua preferncia. Se escolher o campus em primeiro lugar, a tela ir mostrar-lhe os cursos (com os respectivos turnos) oferecidos nesse campus. O candidato dever escolher o curso (e turno) de sua preferncia. Para fazer a 2. e 3. opes, basta repetir a sequncia anterior.

INSCRIO
A inscrio, tanto para a Prova Tradicional como para a Prova por Agendamento, poder ser feita pela Internet ou presencialmente, a partir de 1. de setembro de 2011. Para realiz-la pela Internet, o candidato dever: a) acessar o site www.unip.br; b) no item Vestibular, clicar em Inscries Abertas; Uma nova pgina ser exibida, onde poder ver os cursos da UNIP, consultar o Manual do Candidato e vericar em que campus e turno cada curso ser oferecido ou os cursos (e turnos) oferecidos em cada campus. c) clicar na caixa Inscreva-se!; d) digitar o seu CPF; Uma nova pgina ser exibida, onde dever: e) preencher todos os campos do formulrio; f) fazer a opo pelo tipo de prova: Tradicional ou por Agendamento. Se optar por Prova Tradicional, escolher a data da prova; ler o requerimento de inscrio e concordar com ele; preencher as opes e as preferncias, clicando no cone e escolhendo o curso, o turno e o campus; clicar em Enviar; escolher o local (campus) em que deseja fazer a prova; clicar novamente em Enviar; conferir os dados de sua inscrio e clicar em Conrmar; clicar em Comprovante de Inscrio para obter o referido comprovante, o qual dever ser apresentado no local e horrio da prova. Se optar por Prova por Agendamento, ler o requerimento de inscrio e concordar com ele; preencher as opes e as preferncias, clicando no cone e escolhendo o curso, o turno e o campus; clicar em Enviar; selecionar a data da prova e, em seguida, o horrio e o local (campus) em que deseja fazer a prova; clicar novamente em Enviar; conferir os dados de sua inscrio e clicar em Conrmar; clicar em Comprovante de Inscrio para obter o referido comprovante, o qual dever ser apresentado no local e horrio agendados para a realizao da prova. Obs.: No sero considerados aptos a realizar as provas os candidatos que estiverem, eventualmente, impossibilitados de comparecer ao local determinado para sua realizao, salvo mediante deciso da Comisso Organizadora do Processo Seletivo/Vestibular.

2
Manual do Candidato

Condies e Procedimentos
O ato de inscrio implica, por parte do candidato, o reconhecimento e a aceitao de todas as condies previstas neste Manual, nos Editais do Processo Seletivo 2012 - 1. Semestre e nos Regulamentos da UNIP, tanto para efeitos contratuais quanto para efeitos legais. As inscries devem atender s instrues contidas no Manual do Candidato. Questionrio: todo candidato dever responder a um questionrio que ser apresentado por ocasio da inscrio. Taxa de inscrio: a taxa de inscrio de R$ 40,00 (quarenta reais). Iseno da taxa de inscrio: o candidato poder isentar-se dessa taxa fazendo a inscrio pela Internet ou solicitando a iseno quando a zer pessoalmente. Casos especiais: candidato portador de necessidades especiais (visuais, auditivas ou motoras) dever inscrever-se at uma semana antes do encerramento das inscries para a prova de que vai participar, informando, no posto de inscrio, em formulrio especco, do que necessita para realizar a prova.

COMPOSIO DAS PROVAS


Tanto a Prova Tradicional como a Prova por Agendamento sero constitudas de uma redao em Lngua Portuguesa e de 25 (vinte e cinco) questes multidisciplinares, versando sobre os programas de Lngua Portuguesa, Lngua Estrangeira (Ingls), Histria, Geograa, Matemtica, Fsica, Qumica e Biologia, do Ensino Mdio. Nessas provas, cada questo possui peso 4 (quatro); portanto, as questes todas possuem valor 100 (cem) e a redao, valor 40 (quarenta), totalizando 140 (cento e quarenta) pontos. Obs.: Durante o perodo de realizao do Processo Seletivo, independentemente da fase realizada, a durao e/ou a composio das provas podero ser alteradas, ao critrio da Comisso Organizadora do Processo Seletivo/Vestibular.

CLASSIFICAO/DESCLASSIFICAO
Classicao: A classicao dos candidatos dar-se- respeitando-se a 1. opo e, depois, as opes seguintes, pela ordem decrescente da mdia ponderada obtida nas provas, at o limite das vagas oferecidas para o curso, turno e/ou campus. Em caso de empate, ser classicado o candidato que obtiver maior nota na redao. Persistindo o empate, ser classicado o candidato mais velho. Todas as convocaes de aprovados levaro em conta o nmero de vagas remanescentes para o curso, turno e/ou campus. Desclassicao: a redao obrigatria e consta tanto da Prova Tradicional como da Prova por Agendamento. Ser desclassicado o candidato que obtiver nota de redao menor que 3 (trs), numa escala de 0 (zero) a 10 (dez), independentemente de sua mdia. Tambm ser desclassicado aquele que usar de meios fraudulentos ou cometer atos de indisciplina durante a realizao da prova. No sero concedidas vistas ou revises das provas em hiptese alguma.

RESULTADO
A lista ocial dos classicados ser publicada nas Secretarias dos campi da UNIP, por meio de edital de convocao, e na Internet (www.unip.br). A UNIP no se responsabilizar pela publicao da lista de aprovados nos rgos de comunicao. A UNIP poder comunicar a classicao do candidato por meio de telegrama, ou aerograma, ou e-mail, ou mensagem via celular. Na hiptese de as vagas no serem preenchidas em primeira chamada, sero efetuadas novas convocaes, observando-se a opo e a ordem de classicao dos candidatos. O candidato poder ser convocado para o curso de 2. ou 3. opo. Nesse caso, ele dever fazer sua matrcula, pois continuar concorrendo para a 1. opo nas convocaes seguintes. Se, em nova convocao, for classicado para outro curso, o candidato poder fazer a troca de curso. Nesse caso, sero feitos os acertos correspondentes diferena de mensalidades.

2
Manual do Candidato
6

Condies e Procedimentos
Observaes 1 - Os cursos oferecidos so de regime semestral, com periodicidade anual, e as matrculas so realizadas por disciplinas, em blocos, conforme o Regimento da Instituio. As disciplinas semestrais podero ser agrupadas ou seriadas de formas diferentes nos perodos letivos que compem o curso e no sero obrigatoriamente oferecidas na mesma ordem. Inclusive, disciplinas podero ser cursadas concomitantemente por alunos que ingressaram na Universidade em diferentes pocas. 2 - Todos os cursos da UNIP so constitudos de atividades curriculares e extracurriculares. 3 - Se o nmero de alunos matriculados aps o trmino do Processo Seletivo no atingir 80% (oitenta por cento) do total de vagas oferecidas no curso em determinado campus, ou turno, a UNIP, ao seu critrio, poder cancelar o oferecimento dessa opo. Nesse caso, ser oferecida ao aluno pelo menos uma das seguintes opes: a) o mesmo curso no mesmo campus, em outro turno; b) o mesmo curso em outro campus, em turno disponvel; c) outro curso em campus e turno disponveis; d) devoluo da(s) quantia(s) paga(s), o que ser feito vinte dias aps o aluno requer-la na Secretaria. 4 - Se, no transcorrer do curso, a partir do 2. perodo, o nmero de alunos matriculados em determinado campus, perodo e turno no atingir 40 (quarenta), ao critrio da UNIP, os alunos podero ser transferidos para outro turno do mesmo campus ou para outro campus e turno disponveis. 5 - Para determinados cursos dos turnos da manh e da tarde, podero ser concedidos, ao critrio da UNIP, descontos extras, que vigoraro at o ms de dezembro do ano de ingresso do aluno. Os alunos que gozarem desse desconto extra podero, ao critrio da UNIP, ser transferidos, a partir do ano subsequente ao do ingresso, para o turno da noite, no campus em que est matriculado, ou para um turno disponvel em outro campus. 6 - Ao critrio da UNIP, parte da carga horria total do curso, at o limite permitido pela legislao vigente, poder ser ministrada pela modalidade de ensino a distncia. As disciplinas cursadas em regime de dependncia sero ministradas dessa forma. 7 - Na modalidade presencial, so oferecidos cursos nos quais predominam as atividades em que o professor interage com os alunos nas aulas tericas e/ou prticas, nos diferentes ambientes de aprendizagem da Instituio, como sala de aula, biblioteca e laboratrios didticos e de informtica. Essas atividades so realizadas de segunda a quinta-feira, e as sextas-feiras so destinadas s atividades de pesquisa e Atividades Complementares (AC). 8 - Aos sbados, os alunos podem participar de outras atividades, realizar estudo individual ou em grupo, receber orientao de estgio, desenvolver trabalho de concluso de curso etc. Esse dia pode ser destinado, tambm, para reposio de aulas e atividades curriculares ou extracurriculares. 9 - Em razo da demanda social, a UNIP poder alterar e redistribuir as vagas entre os turnos e/ou cursos e/ou campi oferecidos, em ato aprovado pelos Colegiados Superiores, nos termos da legislao.

2
Manual do Candidato

Condies e Procedimentos
MATRCULA
A matrcula ser realizada pela Internet. Para isso, o candidato dever: a) acessar o site www.unip.br; b) no item Vestibular, clicar em Lista de Aprovados e informar o nmero do seu CPF ou o nmero de sua inscrio no Processo Seletivo 2012 - 1. Semestre. Aparecer o link Matrcula se o candidato foi aprovado; c) clicar no link Matrcula e preencher os dados solicitados; d) ao visualizar o Requerimento de Matrcula e Contrato de Prestao de Servios Educacionais, leia-o atentamente e clique em Aceito o Contrato; e) imprimir tanto o boleto para pagamento da primeira parcela da semestralidade quanto o Requerimento de Matrcula e Contrato de Prestao de Servios Educacionais; f) efetuar o pagamento do boleto na rede bancria at a data do vencimento. Decorridos dois dias teis do pagamento, comparecer, o mais breve possvel, antes de comear a frequentar as aulas, ao campus em que foi aprovado, para entregar o Requerimento de Matrcula e Contrato de Prestao de Servios Educacionais, devidamente assinado pelo aluno, e pelo pai (ou responsvel) se o aluno for menor de 21 anos, duas fotos 3x4 recentes e duas cpias autenticadas dos seguintes documentos: histrico escolar do ensino mdio ou equivalente; certicado de concluso do ensino mdio ou equivalente; certido de nascimento ou casamento; cdula de identidade; ttulo de eleitor; prova de quitao do servio militar; comprovante de residncia (conta de luz ou gua ou telefone etc.); Cadastro de Pessoa Fsica (CPF) do aluno, e do pai (ou responsvel) se o aluno for menor de 21 anos. Prazo e local: as matrculas dos candidatos classicados e convocados sero feitas para o local de funcionamento dos cursos, no perodo de matrculas indicado no edital de convocao. O candidato convocado que no efetuar sua matrcula no prazo estipulado s poder matricular-se posteriormente ao critrio da UNIP e desde que haja vagas. Ao critrio dos Conselhos Superiores da Universidade, a renovao da matrcula do aluno poder ser determinada para um turno e/ou campus diferente(s) daquele(s) frequentado(s) no semestre anterior. Nmero de alunos por turma: os candidatos classicados e matriculados sero divididos em grupos de 50 (cinquenta) alunos. Em aulas tericas e/ou expositivas, haver a juno de dois grupos ou mais. Em aulas de laboratrio, poder haver a subdiviso dos grupos. Incio das aulas: a data de incio das aulas ser comunicada por ocasio da matrcula. Os alunos matriculados para o 1. perodo semestral devero assistir s aulas nos locais especicados neste manual ou em outro local a ser indicado pela Universidade.

3
Manual do Candidato

Cursos Superiores Tradicionais


Cursos oferecidos Campi da Grande So Paulo
Durao EXATAS Arquitetura e Urbanismo Cincia da Computao Desenho Industrial Engenharia Aeronutica1 Engenharia Ambiental1 Engenharia Civil
1

Alphaville M T N M

Anchieta T N

Chcara Santo Antnio M T N

Cidade Universitria/ Marginal Pinheiros

Indianpolis M T N M

Marqus T N M

Norte T N M

Paraso/ Vergueiro T N M

Paulista T N M

Pinheiros T N M

Tatuap T N

5 anos 4 anos 3 anos 5 anos 5 anos 5 anos 5 anos 5 anos 5 anos 5 anos 5 anos 5 anos 3 anos 4 anos 4 anos 4 anos 4 anos 4 anos 4 anos 5 anos 3 anos 3 ou 4 anos 3 ou 4 anos 3 ou 3,5 anos 4 anos 5 anos 4 anos 3 anos 3 anos e meio 3 anos 4 anos 3 anos 4 anos 3 anos 4 anos 4 anos 4 anos 4 anos 5 anos 4 anos 4 anos D
Legenda: M - manh, T - tarde, N - noite, D - diurno.

Engenharia da Computao1 Engenharia de Controle e Automao (Mecatrnica)1 Engenharia de Petrleo


1

Engenharia de Produo Mecnica1 Engenharia Eltrica (Eletrnica/Eletrotcnica)1 Engenharia Mecnica


1

Matemtica (Licenciatura) Sistemas de Informao HUMANAS Administrao Cincias Contbeis Cincias Econmicas Comunicao Social (Jornalismo) Comunicao Social (Publicidade e Propaganda) Direito Hotelaria Letras (Licenciatura em Portugus/Espanhol ou Bacharelado em Traduo)2 Letras (Licenciatura em Portugus/Ingls ou Bacharelado em Traduo)2 Pedagogia Propaganda e Marketing Psicologia Relaes Internacionais Secretariado Executivo Bilngue Servio Social Turismo SADE Biomedicina4 Cincias Biolgicas (Licenciatura)3/4 Cincias Biolgicas (Bacharelado)3/4 Educao Fsica (Licenciatura) Enfermagem4 Farmcia
4 3/4

Educao Fsica (Graduao Plena)3/4

Fisioterapia4 Medicina Veterinria4 Nutrio


4

Odontologia4
1, 2, 3 e 4 - consultar observaes na pgina 14.

4
Manual do Candidato

Cursos Superiores de Menor Durao


Campi da Grande So Paulo
Alphaville Anchieta Chcara Santo Antnio M N
Cidade Universitria/ Marginal Pinheiros

Indianpolis

Marqus

Norte

Cursos oferecidos
Durao AMBIENTE E SADE Esttica e Cosmtica Gesto Ambiental Gesto Hospitalar Radiologia APOIO ESCOLAR Processos Escolares CONTROLE E PROCESSOS INDUSTRIAIS Automao Industrial5 GESTO E NEGCIOS Comrcio Exterior Gesto Comercial Gesto da Qualidade Gesto de Recursos Humanos Gesto Financeira Gesto Pblica Logstica Marketing Processos Gerenciais Secretariado HOSPITALIDADE E LAZER Gastronomia Gesto de Turismo Hotelaria INFORMAO E COMUNICAO Anlise e Desenvolvimento de Sistemas Banco de Dados Gesto da Tecnologia da Informao Jogos Digitais Redes de Computadores Segurana da Informao Sistemas para Internet PRODUO CULTURAL E DESIGN Design de Interiores Design de Moda Design de Produto Design Grco Fotograa Produo Audiovisual Produo Multimdia Produo Publicitria SEGURANA Gesto de Segurana Privada
5 e 6 - consultar observaes na pgina 14.

Paraso/ Vergueiro6 N M N

Paulista

Pinheiros

Tatuap

3 anos 2 anos 3 anos 3 anos 2 anos e meio 2 anos e meio 2 anos 2 anos 2 anos 2 anos 2 anos 2 anos 2 anos 2 anos 2 anos 2 anos 2 anos 2 anos 2 anos 2 anos 2 anos 2 anos 2 anos 2 anos 2 anos 2 anos 2 anos 2 anos 2 anos 2 anos 2 anos 2 anos 2 anos 2 anos 2 anos
Legenda: M - manh, N - noite.

10

11

5
Manual do Candidato

Vagas dos Cursos


Campus Alphaville Administrao 575 por turno; Arquitetura e Urbanismo 115 por turno; Biomedicina 115 por turno; Cincia da Computao 230 por turno; Cincias Biolgicas 115 por modalidade e por turno; Cincias Contbeis 230; Cincias Econmicas 230; Comunicao Social 230; Desenho Industrial 115 por turno; Direito 133 de manh e 240 noite; Educao Fsica 115 por modalidade e por turno; Enfermagem 230 por turno; Engenharia 230 por modalidade e por turno; Farmcia 115 por turno; Fisioterapia 230 por turno; Letras 115 por habilitao; Matemtica 115; Nutrio 115 por turno; Pedagogia 230 por turno; Propaganda e Marketing 230 por turno; Psicologia 230 por turno; Secretariado Executivo Bilngue 115; Servio Social 115 por turno; Sistemas de Informao 230 por turno; Turismo 230 por turno; Cursos superiores de menor durao 115 por curso e por turno. Campus Anchieta Administrao 230 por turno; Arquitetura e Urbanismo 115 por turno; Biomedicina 115 por turno; Cincia da Computao 230 por turno; Cincias Biolgicas 115 por modalidade e por turno; Cincias Contbeis 230 por turno; Cincias Econmicas 230; Comunicao Social 230 por habilitao e por turno; Desenho Industrial 115 por turno; Direito 80 de manh e 160 noite; Educao Fsica 115 por modalidade e por turno; Enfermagem 230 por turno; Engenharia 230 por modalidade e por turno; Farmcia 115 por turno; Fisioterapia 230 por turno; Letras 115 por habilitao; Matemtica 115; Nutrio 115 por turno; Pedagogia 230 por turno; Propaganda e Marketing 230 por turno; Psicologia 230 por turno; Secretariado Executivo Bilngue 115; Servio Social 115 por turno; Sistemas de Informao 230 por turno; Turismo 230 por turno; Cursos superiores de menor durao 115 por curso e por turno. Campus Chcara Santo Antnio Administrao 575 por turno; Arquitetura e Urbanismo 115 por turno; Biomedicina 115 por turno; Cincia da Computao 230 por turno; Cincias Biolgicas 115 por modalidade e por turno; Cincias Contbeis 230 por turno; Cincias Econmicas 230 por turno; Comunicao Social 230 por turno; Desenho Industrial 115 por turno; Direito 320 de manh e 400 noite; Educao Fsica 115 por modalidade e por turno; Enfermagem 230 por turno; Engenharia 230 por modalidade e por turno; Farmcia 115 por turno; Fisioterapia 230 por turno; Hotelaria 115; Letras 115 por habilitao e por turno; Matemtica 115; Nutrio 115 por turno; Pedagogia 230 por turno; Propaganda e Marketing 230 por turno; Psicologia 230 por turno; Relaes Internacionais 230; Secretariado Executivo Bilngue 115 por turno; Sistemas de Informao 230 por turno; Turismo 230 por turno; Cursos superiores de menor durao 115 por curso e por turno. Campus Cidade Universitria/Marginal Pinheiros Administrao 230 por turno; Biomedicina 115 por turno; Cincia da Computao 230 por turno; Cincias Biolgicas 115 por modalidade e por turno; Cincias Contbeis 230 por turno; Comunicao Social 230 por habilitao e por turno; Direito 160 por turno; Educao Fsica 115 por modalidade e por turno; Enfermagem 230 por turno; Farmcia 115 por turno; Fisioterapia 230 por turno; Letras 115 por habilitao e por turno; Matemtica 115; Nutrio 115 por turno; Pedagogia 230 por turno; Propaganda e Marketing 230; Psicologia 230 por turno; Secretariado Executivo Bilngue 115; Sistemas de Informao 230 por turno; Turismo 230; Cursos superiores de menor durao 115 por curso e por turno. Campus Indianpolis Administrao 230 por turno; Arquitetura e Urbanismo 115 por turno; Biomedicina 115 por turno; Cincia da Computao 230 por turno; Cincias Biolgicas 115 por modalidade e por turno; Comunicao Social 230 por habilitao e por turno; Desenho Industrial 115 por turno; Direito 80 de manh e 137 noite; Educao Fsica 115 por modalidade e por turno; Enfermagem 230 por turno; Engenharia 230 por modalidade e por turno; Farmcia 115 por turno; Fisioterapia 230 por turno; Letras 115 por habilitao; Matemtica 115; Medicina Veterinria 115; Nutrio 115 por turno; Odontologia 115; Pedagogia 230 por turno; Propaganda e Marketing 230 por turno; Psicologia 230; Sistemas de Informao 230 por turno; Cursos superiores de menor durao 115 por curso e por turno. Campus Marqus Administrao 575 por turno; Arquitetura e Urbanismo 115 por turno; Biomedicina 115 por turno; Cincia da Computao 230 por turno; Cincias Biolgicas 115 por modalidade e por turno; Cincias Contbeis 230 por turno; Cincias Econmicas 230 por turno; Comunicao Social 230 por turno; Desenho Industrial 115 por turno; Direito 320 de manh e 400 noite; Educao Fsica 115 por modalidade e por turno; Enfermagem 230 por turno; Engenharia 230 por modalidade e por turno; Farmcia 115 por turno; Fisioterapia 230 por turno; Hotelaria 115; Letras 115 por habilitao e por turno; Matemtica 115; Nutrio 115 por turno; Pedagogia 230 por turno; Propaganda e Marketing 230 por turno; Psicologia 230 por turno; Relaes Internacionais 230 por turno; Secretariado Executivo Bilngue 115; Sistemas de Informao 230 por turno; Turismo 230 por turno; Cursos superiores de menor durao 115 por curso e por turno.s

12

5
Manual do Candidato

Vagas dos Cursos


Campus Norte Administrao 230 por turno; Arquitetura e Urbanismo 115 por turno; Biomedicina 115 por turno; Cincia da Computao 230 por turno; Cincias Biolgicas 115 por modalidade e por turno; Cincias Contbeis 230; Cincias Econmicas 230; Comunicao Social 230 por turno; Desenho Industrial 115 por turno; Direito 160 de manh e 240 noite; Educao Fsica 115 por modalidade e por turno; Enfermagem 230 por turno; Farmcia 115 por turno; Fisioterapia 230 por turno; Letras 115 por habilitao; Matemtica 115; Nutrio 115 por turno; Pedagogia 230 por turno; Propaganda e Marketing 230 por turno; Psicologia 230 por turno; Secretariado Executivo Bilngue 115; Sistemas de Informao 230 por turno; Cursos superiores de menor durao 115 por curso e por turno. Campus Paraso/Vergueiro Administrao 575 por turno; Biomedicina 115 por turno; Cincia da Computao 230 por turno; Cincias Biolgicas 115 por modalidade e por turno; Cincias Contbeis 230 por turno; Cincias Econmicas 230; Comunicao Social 230 por habilitao e por turno; Direito 320 de manh e 480 noite; Educao Fsica 115 por modalidade e por turno; Enfermagem 230 por turno; Farmcia 115 por turno; Fisioterapia 230 por turno; Hotelaria 115; Letras 115 por habilitao e por turno; Nutrio 115 por turno; Pedagogia 230 por turno; Propaganda e Marketing 230 por turno; Psicologia 230 por turno; Relaes Internacionais 230 por turno; Secretariado Executivo Bilngue 115; Sistemas de Informao 230 por turno; Turismo 230 por turno; Cursos superiores de menor durao 115 por curso. Campus Paulista Administrao 230; Cincia da Computao 230; Cincias Econmicas 230; Sistemas de Informao 230; Cursos superiores de menor durao 115 por curso. Campus Pinheiros Administrao 230 por turno; Cincia da Computao 230 por turno; Cincias Contbeis 230 por turno; Comunicao Social 230 por turno; Direito 80 de manh e 160 noite; Letras 115 por habilitao e por turno; Matemtica 115; Pedagogia 230 por turno; Propaganda e Marketing 230; Psicologia 230 por turno; Relaes Internacionais 230; Secretariado Executivo Bilngue 115; Servio Social 115 por turno; Sistemas de Informao 230 por turno; Cursos superiores de menor durao 115 por curso e por turno. Campus Tatuap Administrao 230 por turno; Biomedicina 115 por turno; Cincia da Computao 230 por turno; Cincias Biolgicas 115 por modalidade e por turno; Cincias Contbeis 230 por turno; Cincias Econmicas 230; Comunicao Social 230 por habilitao e por turno; Direito 160 de manh e 240 noite; Educao Fsica 115 por modalidade e por turno; Enfermagem 230 por turno; Engenharia 230 por modalidade e por turno; Farmcia 115 por turno; Fisioterapia 230 por turno; Letras 115 por habilitao e por turno; Matemtica 115; Nutrio 115 por turno; Pedagogia 230 por turno; Propaganda e Marketing 230 por turno; Psicologia 230 por turno; Secretariado Executivo Bilngue 115; Servio Social 115 por turno; Sistemas de Informao 230 por turno; Turismo 230 por turno; Cursos superiores de menor durao 115 por curso e por turno.

13

6
Manual do Candidato

Observaes
1 Os cursos de Engenharia tm durao de cinco anos (dez semestres) e so constitudos de dez perodos letivos. A partir do 5. perodo, todas as aulas sero ministradas noite, mesmo para aqueles que optarem pelo turno da manh. A UNIP reserva-se o direito de, a partir do 5. perodo, no formar turmas da modalidade (habilitao) com nmero de matriculados inferior a 40 alunos. Para os cursos de Engenharia dos campi Anchieta, Chcara Santo Antnio, Marqus e Tatuap, a partir do 5. perodo, ao critrio da UNIP, todas as aulas ou somente as aulas de laboratrio podero ser ministradas nos campi Alphaville e/ou Indianpolis e/ou outro campus a ser indicado pela Universidade. A modalidade Eletrotcnica do curso de Engenharia Eltrica oferecida somente no campus Indianpolis. 2 No curso de Letras, aps completar a licenciatura em Portugus/Espanhol ou em Portugus/Ingls (1. ao 6. perodos), os interessados podero fazer o Bacharelado em Traduo, no 7. e 8. perodos, no turno da noite, no campus Paraso/Vergueiro, desde que o nmero de interessados seja superior a 40 alunos. 3 Em relao s modalidades Licenciatura e Bacharelado/Graduao Plena dos cursos de Cincias Biolgicas e Educao Fsica, a UNIP reserva-se o direito de no dispor o funcionamento da modalidade se o nmero de matriculados for inferior a 40 alunos. 4 Os estgios da rea da Sade podero ser realizados em turnos diferentes daquele em que so ministradas as aulas. 5 Para o curso de Automao Industrial dos campi Anchieta, Chcara Santo Antnio, Cidade Universitria/Marginal Pinheiros e Marqus, ao critrio da UNIP, determinadas aulas de laboratrios podero ser ministradas nos campi Alphaville e/ou Indianpolis e/ou outro campus a ser indicado pela Universidade. 6 Ao critrio da UNIP, os cursos superiores de menor durao do campus Paraso/Vergueiro podero ser transferidos para o turno da noite do campus Paulista ou para outro campus com disponibilidade. 7 Ao critrio da UNIP, as aulas e as outras atividades curriculares e extracurriculares dos cursos podero ser ministradas de segunda-feira a sbado, em turno e/ou campus diverso(s) daquele(s) em que o aluno est matriculado. Assim, por exemplo, atividades e/ou aulas prticas podero ser agendadas em locais e/ou turnos diversos dos quais os alunos esto matriculados, inclusive aos sbados. 8 As normas que constam deste Manual para o Processo Seletivo/Vestibular 2012 - 1. Semestre foram estabelecidas por meio do Edital de 15 de junho de 2011, publicado no Dirio Ocial da Unio em 27/7/11, seo 3, pginas 162 a 165.

14

7
Manual do Candidato

Programa
Lngua Portuguesa Comunicao e Expresso
I O exame visa a avaliar no candidato: a) a capacidade para grafar corretamente as palavras da lngua; b) a extenso do seu lxico (ativo e passivo); c) o conhecimento das normas da lngua que possibilitam a construo de frases corretas e claras; d) a sensibilidade diante dos recursos estilsticos da lngua que permitem uma expresso original mais signicativa e agradvel; e) o senso de ritmo lgico da frase; f) a capacidade de compreender as ideias de um texto e, analisando-as, chegar sntese delas. Quanto ao critrio do que seja correto, o ponto de referncia a lngua moderna do Brasil, em seu aspecto mais apurado (aquela de que so ndices os grandes nomes da nossa literatura); e as questes, naturalmente, envolvero problemas relacionados com os itens da gramtica normativa enumerados a seguir: Sistema ortogrco vigente; pronncia correta das palavras; classicao das palavras; formao das palavras: composio e derivao; exo das palavras; estrutura da frase; a orao e o perodo; regncia nominal e verbal; concordncia nominal e verbal; colocao das palavras na frase; sintaxe das classes de palavras; signicao das palavras. Sinnimos, antnimos, homnimos e parnimos; denotao e conotao; pontuao. II Espera-se do candidato conhecimento direto e razoavelmente aprofundado dentro das limitaes do seu grau de maturidade e de instruo dos autores e obras mais representativas da literatura brasileira. Esse conhecimento, evidente, no ser o da obra completa de cada autor, nem mesmo dos exponenciais, mas, sim, o das obras mais divulgadas no ensino mdio. Enm, a literatura brasileira ser vista como organicamente vinculada realidade social e realidade humana do candidato. III A literatura portuguesa ser entendida em razo da literatura brasileira. Com ela, formar um organismo s. Dar-se- preferncia aos autores e obras que colaboraram, juntamente com a literatura brasileira, para que o candidato ampliasse a conscincia da realidade scio-histrico-cultural que o circunda.

Lngua Estrangeira Ingls


I Compreenso de textos. Ser avaliada a capacidade de entendimento e/ou de traduo de textos compatveis com o programa do ensino mdio. Vericar-se- o nvel vocabular do candidato, a compreenso das ideias expostas e a noo das correspondncias de sentido com o Portugus. II Gramtica aplicada. Ser vericado o conhecimento gramatical do candidato, assim como o seu domnio das estruturas bsicas do Ingls e do vocabulrio essencial. Substantivos e artigos: gnero, nmero, formas, usos. O possessivo: uso. Adjetivos: a comparao do adjetivo e o uso do substantivo em forma adjetiva. Pronomes: o emprego dos diversos tipos pronominais. Preposies e advrbios: posio, comparao e usos. Conjugaes: o uso das mais frequentes. Verbos auxiliares e modais (anomalous nites). Verbos: a formao regular e irregular; presente, presente contnuo, passado simples e passado com auxiliares; innitivo, subjuntivo e particpio presente; imperativo e condicional; usos. Voz passiva. Concordncia dos tempos verbais. A interrogao direta e indireta, discurso direto e indireto (dilogo real e reproduzido); a armao e a negao.

Geografia
I O ESPAO MUNDIAL Desigualdades socioespaciais das atividades econmicas, populao, centros de poder e conitos atuais. II O ESPAO BRASILEIRO A distribuio territorial das atividades econmicas, populao e participao do Brasil no contexto internacional. III O PLANETA TERRA Os climas, os ecossistemas, o relevo e o papel da gua; a questo ambiental. IV REPRESENTAO DO ESPAO GEOGRFICO Cartograa.

Histria
I HISTRIA GERAL Civilizaes da Antiguidade; mundo medieval; mundo moderno; mundo contemporneo. II HISTRIA DO BRASIL O descobrimento do Brasil e a expanso europeia no incio dos tempos modernos; o Sistema Colonial; a crise do Sistema Colonial; o Brasil Imprio; o Brasil Repblica. III ORGANIZAO SOCIAL E POLTICA DO BRASIL Formao social; organizao do Estado Nacional; a sociedade contempornea; a cultura brasileira.

Matemtica
Conjuntos numricos; polinmios; equaes algbricas; anlise combinatria; probabilidades; matrizes, determinantes e sistemas lineares; geometria analtica; funes; derivadas; trigonometria; geometria plana; geometria espacial.

Qumica
Atividade cientca; substncias puras; estudo geral dos gases; estudo geral dos lquidos e slidos; estrutura dos tomos; tabela peridica; ligao qumica; reaes qumicas; cintica qumica; energia nas reaes qumicas; reaes reversveis aspectos gerais; reaes reversveis cidos e bases; reaes reversveis em sistemas heterogneos; oxidorreduo; qumica descritiva; compostos de carbono; principais funes orgnicas.

Fsica
I FUNDAMENTOS DA FSICA Grandezas fsicas e suas medidas; relaes matemticas entre grandezas. II MECNICA Cinemtica; movimento e as Leis de Newton; gravitao; quantidade de movimento (momento) e sua conservao; trabalho e energia cintica. Energia potencial; estudos dos lquidos; termologia. III PTICA E ONDAS Reexo e formao de imagens; refrao e disperso da luz; lentes e instrumentos pticos; pulsos e ondas; luz e som. IV ELETRICIDADE Eletrosttica; energia no campo eltrico e movimento de cargas; campo magntico; induo eletromagntica e radiao eletromagntica; medidas eltricas.

Biologia
I CITOLOGIA Organizao de clulas, funes celulares e processos de diviso celular. II GENTICA Herana mendeliana, interao gnica, polialelia, grupos sanguneos, gentica molecular e evoluo. III BIOLOGIA ANIMAL Biodiversidade e funes vitais. IV BIOLOGIA VEGETAL Fotossntese e respirao, transpirao e transporte, hormnios vegetais, metagnese. V ECOLOGIA Cadeias e teias alimentares, uxo de energia, sinecologia, sucesses e poluio.

15

Grande So Paulo
Alphaville Tel.: (11) 4152 8888 Av. Yojiro Takaoka, 3.500 Alphaville Anchieta Tel.: (11) 2332 1300 Rua Francisco Bautista, 300 Km 12 da Via Anchieta Chcara Santo Antnio Tel.: (11) 2114 4000 Rua Cancioneiro Popular, 210 Santo Amaro Cidade Universitria/Marginal Pinheiros Tel.: (11) 3767 5800 Av. Torres de Oliveira, 330 Jaguar Indianpolis Tel.: (11) 5586 4000 Rua Dr. Bacelar, 1.212 Vila Clementino Marqus Tel.: (11) 3613 7000 Av. Marqus de So Vicente, 3.001 gua Branca Norte Tel.: (11) 2790 1550 Rua Amazonas da Silva, 737 Vila Guilherme Paraso/Vergueiro Tels.: (11) 2166 1000 / 3347 1000 Rua Vergueiro, 1.211 Paraso Rua Apeninos, 267 Aclimao Paulista Tel.: (11) 3170 3700 Av. Paulista, 900 Cerqueira Csar Pinheiros Tel.: (11) 3039 7910 Rua Padre Carvalho, 566 Pinheiros Tatuap Tel.: (11) 2090 4500 Rua Antnio Macedo, 505 Parque So Jorge

So Paulo - Interior e Litoral


Araatuba Tel.: (18) 3117 4550 Av. Baguau, 1.939 Jardim Alvorada Araraquara Tel.: (16) 3336 1800 Av. Alberto Benassi, 200 Parque das Laranjeiras Assis Tel.: (18) 3323 5500 Rua Myrtes Spera Conceio, 301 Conjunto Nelson Marcondes Bauru Tel.: (14) 3312 7000 Rua Luiz Levorato, 2-140 Chcaras Bauruenses Rodovia Marechal Rondon, km 335 Campinas Tel.: (19) 3776 4000 Av. Comendador Enzo Ferrari, 280 Swift Jundia Tel.: (11) 4815 2333 Av. Armando Giassetti, 577 Vila Hortolndia Trevo Itu/Itatiba Limeira Tel.: (19) 3701 7000 R. Miguel Guidotti, 405 Parque Egisto Ragazzo Ribeiro Preto Tel.: (16) 3602 6700 Av. Carlos Consoni, 10 Jardim Canad Santos Tel.: (13) 4009 2000 Av. Francisco Manoel, s/n. Vila Mathias So Jos do Rio Pardo Tel.: (19) 3681 2655 Rua Jorge Tibiri, 451 Centro So Jos do Rio Preto Tel.: (17) 2137 5000 Av. Juscelino K. de Oliveira, s/n. Jardim Tarraf II So Jos dos Campos Tel.: (12) 2136 9000 Rodovia Presidente Dutra, km 157,5 Pista Sul Sorocaba Tel.: (15) 3412 1000 Av. Independncia, 210 den

Outros Estados
Braslia Tel.: (61) 2192 7080 SGAS Quadra 913, s/n. Conjunto B Asa Sul Goinia Tel.: (62) 3239 4000 Rodovia BR. 153, km 503 Fazenda Botafogo Manaus Tel.: (92) 3643 3800 Av. Mrio Ypiranga, 4.390 Parque 10 de Novembro
Novembro/2011 (2)

0800 010 9000 www.unip.br

You might also like