You are on page 1of 8

4

Contorno de mo na gruta de Pech-Merle, Frana. Era Paleoltica, cerca de 15 mil anos atrs.

Pegada do astronauta Neil Armstrong na chegada do homem Lua, em 1969.

A primeira imagem de uma impresso da palma da mo, encontrada na gruta de Pech-Merle, na Frana, provavelmente de 15mil anos atrs. A segunda, de 1969, a pegada de Neil Armstrong, um dos trs astronautas que chegaram pela primeira vez Lua. D um titulo que relacione as duas imagens.

o Para comear
Conta-se que por volta de 1920 foram encontradas na ndia duas meninas que teriam crescido entre lobos. Essas crianas no possuam quaisquer das caractersticas humanas: no choravam, no riam e, sobretudo, no falavam. Seu processo de humanizao s teve incio quando passaram a participar do convvio humano. Um fato notvel, porm, ocorreu nos Estados Unidos com Helen Keller (1880-1968), nascida cega e surda e que portanto no aprendera a falar. Desse modo, permaneceu praticamente excluda do processo de humanizao at a idade de 7 anos, quando seus pais contrataram a professora Anne Sullivan. Essa mulher admirvel conduziu Helen ao mundo humano das significaes, de incio pelo sentido do tato. Comeou por dedilhar sinais nas mos da menina, relacionando-os com os objetos, sem saber de incio se a criana

46

percebia a relao entre sinal e coisas. At que um dia, ao bombearem a gua de um poo, Helen deu o passo definitivo na direo da linguagem. Em sua autobiografia, ela relata:
... minha professora colocou minha mo sob o jorro. medida que o fluxo gelado escorria em minha mo, ela soletrou na outra a palavra gua, primeiro devagarzinho e depois mais depressa. Fiquei quieta; toda a minha ateno concentrava-se no movimento de seus dedos. De repente senti uma nebulosa conscincia de algo como que esquecido - uma impresso de retorno do pensamento; e de alguma forma o mistrio da linguagem me foi revelado. Soube ento que -g-u-a significava a maravilhosa coisa fria que deslizava pela minha mo. [...] Sa do poo ansiosa por aprender. Tudo tinha um nome, e cada nome dava origem a um novo pensamento. Ao voltarmos para casa, todo objeto que eu tocava parecia vibrar, cheio de vida. Isso se dava porque eu via tudo com a nova e estranha viso que se me apresentara.'

A ao por instinto
Se os animais superiores so inteligentes, o mesmo no acontece com os animais que se situam nos nveis mais baixos da escala zoolgica - tais como os insetos -, porque eles agem principalmente por reflexos e instintos . A ao instintiva regida por leis biolgicas, idnticas na espcie e invariveis de indivduo para indivduo. A rigidez do instinto d a iluso de perfeio, j que o animal executa certos atos com extrema habilidade. No h quem no tenha observado com ateno e pasmo o "trabalho" paciente da aranha tecendo a teia. Todavia, esses atos no se renovam no tm histria -, portanto, permanecem os mesmos ao longo do tempo, salvo no que se refere s modificaes decorrentes da evoluo das espcies e das mutaes genticas. Ainda que ocorram essas alteraes, elas continuam valendo para os descendentes, por transmisso hereditria.

No mesmo dia Helen associou inmeras outras "palavras" com objetos. Depois, com o tempo, aprendeu a falar, a ler e a escrever. Tornou-se uma escritora e conferencista conhecida mundialmente. Esses relatos nos propem uma pergunta inicial: seria a linguagem o elemento que caracteriza fundamentalmente a cultura humana e que distingue o ser humano do animal?

fJ O comportamento

animal

Muitas vezes nos surpreendemos com as semelhanas entre os humanos e os animais, principalmente com aqueles que se encontram nos nveis mais altos da escala zoolgica de desenvolvimento, como macacos e; ces. Tal como eles, temos inteligncia, demonstramos amor e dio, sentimos prazer, dor e sofrimento, expressamos alegria, tristeza e desejos, alm de tantas outras caractersticas comuns que descobrimos no convvio com os animais. Por isso mesmo, indagamos: "Ser que meu cachorro pensa?". E se pensa, em que o "pensamento" dele se distingue do meu?
Citado em: SAGAN, Car!. Os drages do den: especulaes Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1980. p. 90.

A vespa "fabrica" a clula onde deposita o ovo; junto dele coloca insetos, dos quais a larva, ao nascer, ir se alimentar. Se retirarmos os insetos e o ovo, mesmo assim a vespa dar prosseguimento s etapas seguintes, at o fechamento adequado da clula, ainda que vazia. Esse comportamento "cego" porque no leva em conta a finalidade da "fabricao" da clula, ou seja, a preservao do ovo e da futura larva.

Instinto. Do latim instinctus: impulso ou inclinao. Comportamento inato (que nasce com o indivduo) e que independe das circunstncias e do controle racional da vontade.

sobre a evoluo

da inteligncia

humana.

Natureza e cultura

Captulo4

Os atos instintivos ignoram a finalidade da prpria ao. Em contrapartida, o ato humano voluntrio consciente da finalidade, isto , o ato existe antes como pensamento, como possibilidade, e a execuo resulta da escolha de meios necessrios para atingir os fins propostos. Quando h interferncias externas no processo, os planos so modificados para se adequarem nova situao.

., O uso da inteligncia
Ao contrrio da rigidez dos reflexos e dos instintos, a inteligncia d uma resposta ao problema ou situao nova de maneira improvisada e criativa. Esse tipo de comportamento compartilhado por seres humanos e animais superiores. Experincias interessantes foram realizadas pelo psiclogo gestaltista Wolfgang Khler, quando instalou nas Ilhas Canrias uma colnia de chimpanzs, na dcada de 1910. Em um dos experimentos, o animal faminto no conseguia alcanar as bananas penduradas no alto da jaula. Depois de um tempo, o chimpanz resolveu o problema ao puxar um caixote para alcanar a fruta. Segundo Khler, a soluo encontrada pelo chimpanz no foi imediata, mas ocorreu no momento em que o animal teve um insight. A viso global lhe permitiu estabelecer a relao entre o caixote e a fruta: esses dois elementos, antes separados e independentes, passaram a fazer parte de uma totalidade.

A inteligncia distingue-se do instinto pela flexibilidade, pois as respostas variam de acordo com a situao e tambm de animal para animal. Tanto que Sulto, um dos chimpanzs mais inteligentes no experimento de Khler, foi o nico a realizar a proeza de encaixar um bambu em outro para alcanar o alimento colocado mais alto. Portanto, os comportamentos descritos no se comparam resposta instintiva, de simples reflexo, por tratar-se de atos de inteligncia, de inveno.

., A linguagem, limiar do humano


Os animais tambm tm um certo tipo de linguagem. Por exemplo, por meio de uma dana as abelhas indicam umas s outras onde acharam plen. Ningum pode negar que o cachorro expressa emoo por sons que nos permitem identificar medo, dor, prazer. Quando abana o rabo ou rosna, entendemos o que isso significa; e quando lhe dizemos "vamos passear", ele nos aguarda alegremente junto porta. No exemplo das abelhas, estamos diante de uma linguagem programada biologicamente, idntica em todos os indivduos da espcie. No segundo exemplo, o co rosna por instinto, mas entende seu dono pela inteligncia, mediante aprendizagem por reflexo condicionado. Seria mesmo apenas isso? Para entender a linguagem animal, foram feitos diversos experimentos com animais superiores, como chimpanzs. Na dcada de 1960, o casal de psiclogos Robert e Beatrice Gardner, sabendo que o chimpanz no fala porque no dispe de aparelho fonador adequado reproduo da linguagem oral, recorreu linguagem de sinais dos deficientes auditivos. Realizaram ento a faanha de ensinar de 100 a 200 expresses chimpanz Washoe, que foi capaz de formar frases com sujeito e predicado para pedir gua, comida ou brinquedo. No entanto, mesmo que identifiquemos nas respostas dadas pelos animais associaes semelhantes
Inteligncia. De modo amplo, capacidade de resolver problemas prticos de maneira flexvel e eficaz. No sentido estritamente humano, capacidade de solucionar problemas pelo pensamento abstrato (raciocnio, simbolizao). Gestaltista. Seguidor da Gestalt (em alemo, "figura", "forma"), teoria tambm conhecida como Psicologia da Forma. Insight. Em ingls, "viso interna". Para os psiclogos da Gestalt, o conhecimento que deriva de "iluminao s bita", "esta 10", viso globa I". "

Na ilustrao, um exemplo de percepo global, em que vemos ora a figura de um saxofonista, ora o rosto de uma mulher. Trata-se de uma figura ambgua, com a qual os gestaltistas mostram no haver puro estimulo sensorial, porque nossa percepo j orientada por um conhecimento anterior.

Unidade 2 Antropologia filosfica

s realizadas por humanos, trata-se de uma linguagem rudimentar, que no alcana o nvel de elaborao simblica de que somos capazes. Portanto, a linguagem humana um divisor de guas entre a natureza humana e a dos animais. Somos seres que falam, e a palavra encontra-se no limiar do universo humano, como veremos no prximo captulo, "Linguagem e pensamento'.

A lngua que aprende, a maneira de se alimentar, o jeito de se sentar, andar, correr, brincar, o tom da voz nas conversas, as relaes familiares; tudo, enfim, se acha codificado. At na emoo, que nos parece uma manifestao to espontnea, ficamos merc de regras que educam a nossa expresso desde a infncia.

PARA REFLETIR
Pode-se falar em "nu natural"? Toda pessoa encontra-se envolta em panos e portanto em interdies, pelas quais levada a ocultar sua nudez em nome de valores (sexuais, amorosos, estticos) que lhe so ensinados. Portanto, o corpo humano nunca apresentado como mera anatomia. Discuta com seu colega como variam, conforme o tempo e o lugar, as regras sobre o cobrir-se e o desnudar-se.

D O agir humano:

a cultura

A linguagem humana intervm como forma abstrata que nos distancia da experincia vivida e nos permite reorganiz-Ia em outro contexto, dando-lhe novo sentido. pela palavra que nos situamos no tempo, para lembrar o que ocorreu no passado e antecipar o futuro pelo pensamento. Se a linguagem, por meio da representao simblica e abstrata, permite que nos distanciemos do mundo, tambm ela que nos possibilita o retorno para agir sobre ele e transform-lo. O mundo que resulta do pensar e do agir humanos no pode ser chamado de natural, pois se encontra modificado e ampliado por ns. Portanto, as diferenas entre ser humano e animal no so apenas de grau, porque, enquanto o animal permanece mergulhado na natureza, ns somos capazes de transform-Ia em cultura.

Todas as diferenas existentes no comportamento modelado em sociedade resultam da maneira pela qual nela foram organizadas as relaes entre os indivduos. por meio delas que se estabelecem os valores e as regras de conduta que norteiam a construo da vida social, econmica e poltica.
o z o 'j o

.:

s
:;;
<li
W f-

o o o

LL

'iE"
a: ui

a:
<{

c.n

ti)

~ ~ cc ii'
o <{
W

PARA SABER MAIS


O que cultura A palavra cultura tem vrios significados, como cultura da terra ou cultura de uma pessoa letrada, "culta". Em antropologia, cultura significa tudo o que o ser humano produz ao construir sua existncia: as prticas, as teorias, as instituies, os valores materiais e espirituais. Se o contato com o mundo intermediado pelo smbolo, a cultura o conjunto de smbolos elaborados por um povo.

:;; ui

~ ii'
o
<{

'') -c a.

o o

-lU

:o o
f-

:;; cC w
I

o r-. o
I a.

Golconda. Ren Magritte, 1953-

Dada a infinita possibilidade humana de simbolizar, as culturas so mltiplas. Variam as formas de pensar, de agir, de valorar; so diferentes as expresses artsticas e os modos de interpretao do mundo, tais como o mito, o senso comum, a filosofia ou a cincia. Vale lembrar que a ao cultural coletiva, por ser exercida como tarefa social, pela qual a palavra toma sentido pelo dilogo.

Tradio e ruptura
O mundo cultural um sistema de significados j estabelecidos por outros, de modo que, ao nascer, a criana encontra-se diante de valores j dados.

Observe com um colega a tela de Magritte, pintor belga representante do surrealismo. Discutam o que lhes sugere essa "chuva" de homenzinhos de chapu-coco iguais caindo sobre a cidade. O titulo da obra, Golconda, refere-se a uma cidade indiana em ruinas conhecida por seus tesouros, o que nos faz pensar que o titulo contrasta com o possivel tema da tela (quem sabe no se trata de uma ironia do pintor?) . Identifique um trecho do capitulo estudado at aqui que confirme a interpretao proposta por vocs.

Natureza e cultura

Captulo 4

Como fica, ento, a individualidade diante do peso da herana social? Haveria sempre o risco de o indivduo perder sua liberdade e autenticidade? Martin Heidegger, filsofo alemo contemporneo, alerta para o que chama de mundo do "se",pronome reflexivo que equivale ao impessoal a gente. Veste-se, come-se, pensa-se, no como cada um gostaria de se vestir, comer ou pensar, mas como a maioria o faz. Ser que esses sistemas de controle da sociedade aprisionam o indivduo numa rede sem sada? Entretanto, assim como a massificao decorre da aceitao sem crtica de valores impostos pelo grupo social, tambm verdade que a vida autntica nasce na sociedade e a partir dela. Justamente a encontramos o paradoxo de nossa existncia social.

11 Uma nova sociedade?


Ainda que em todos os tempos e lugares sempre tenham ocorrido mudanas, as chamadas sociedades tradicionais fixavam hbitos mais duradouros que ordenavam a vida de maneira padronizada, com estilos de comportamento resistentes a alteraes, sempre introduzi das de maneira gradativa. No entanto, a partir dos anos de 1960 nota-se uma mudana de p'aradjgl!.Jl1., porque os parmetros que vinham orientando nosso modo de pensar, valorar e agir desde o Renascimento e a Idade Moderna comearam a entrar em crise no final do sculo XIX, acelerando-se muito rapidamente na segunda metade do sculo passado.

A sociedade da informaco

PARA REFLETIR
Um ermito pode seconsiderarverdadeiramente solitrio? Na verdade, seu afastamento revela, em cada ato seu, a negao e, porta nto, a conscincia e a lembrana da sociedade rejeitada. Seusvalores, erguidos contra os da sociedade, se situam tambm a partir dela. Nesse caso, perguntamos: a recusa de se comunicar no seria ainda um modo de comunicao?

Se o processo de humanizao se faz por meio das relaes pessoais, ser dos impasses e confrontos surgidos nessas relaes que a conscincia de si poder emergir lentamente. O importante manter viva a contradio fecunda de polos que se opem, mas no se separam. Ou seja, ao mesmo tempo que nos reconhecemos como seres sociais, tambm somos pessoas, temos uma individualidade que nos distingue dos demais.

A formidvel revoluo da informtica j se faz sentir na cultura contempornea. Voltando no tempo, imaginemos a mudana de paradigma que representou, na Grcia Antiga, a introduo do alfabeto fontico. E no Renascimento, o que significou a democratizao do saber pela inveno dos tipos mveis,' engenho que deu incio era da imprensa. Na contemporaneidade, os textos que circulavam nos livros, revistas e jornais se integraram s imagens e aos sons, primeiro pelo cinema e pela televiso, depois por todos os canais que as recentes descobertas tecnolgicas tornaram disponveis no campo da automao, robtica e microeletrnica.
Paradigma. Modelo, padro; conjunto de teorias, tcnicas, valores de uma determinada poca que, de tempos em tempos, entram em crise.

Marc ChagaU,pintor russo de nascimento, viveu em Paris, onde sofreu influncia do cubismo, do fauvismo e do simbolismo. Mas nunca se esqueceu da infncia na aldeia em que nasceu, como mostra essa tela. Observe que duas diagonais dividem o quadro em partes antagnicas: esquerda o animal e direita o homem; acima o casal de camponeses e suas casas, abaixo a natureza vegetal. Em ambas as oposies a presena humana entrelaa-se com a natureza na expresso da cultura. Interprete a tela usando conceitos estudados at aqui..

Eu e a aldeia. Marc Chagall,

1911.

Unidade 2

Antropologia filosfica

Estamos vivendo a era da sociedade da informao e do conhecimento, que tem transformado de maneira radical todos os setores de nossas vidas. A influncia da mdia e da informtica acelerou o processo de globalizao, a partir de uma rede de comunicao que nos coloca em contato com qualquer pessoa ou grupo em todos os lugares do planeta. Observe, por exemplo, a rapidez de comunicao que representaram o rdio, o telgrafo, a televiso, em comparao com os computadores pessoais, que hoje so janelas para o mundo. Possibilitam troca de arquivos, acesso a bancos de dados internacionais, divulgao de pesquisas, correio eletrnico e discusso em tempo real de temas os mais variados. Aparelhos eletrnicos cada vez menores no cessam de ser inventados, desde celulares com inmeros recursos alm da funo original, at as mais novas invenes, como o aparelho de mp3, que surgem a cada momento e nos surpreendem por suas mltiplas possibilidades. As grandes transformaes que tiveram incio no final dos anos 1960 e meados da dcada de 1970 criaram, entre outras inovaes, uma nova estrutura social dominante: a sociedade em rede. Segundo o socilogo Manuel Castells," uma sociedade em rede um conjunto de ns interconectados que podem ser dos mais variados tipos. Por exemplo: rede de fluxos financeiros globais, de produo e distribuio de drogas, de gangues de rua, de sistemas de comunicao ou transporte, de estdios de entretenimento e tantas outras. Consequenternente, o impacto das novas mdias tambm se reflete nos nossos valores e crenas, a uma velocidade que no se compara a nenhuma outra poca. O desafio dos novos tempos ser capaz de selecionar a informao e refletir sobre seu significado. Nessa perspectiva, interprete a tira de Bob Thaves a seguir.

(iJ' PARA REFLETIR


Em um pas em que o analfabetismo ainda apresenta ndices elevados, em plena era da informao, grande o nmero de pessoas que no tem acesso aos computadores, "os analfabetos digitais". Discuta com seus colegas esse tema.

I:) A cultura como construo


humana
Por mais que adestremos os animais superiores e os faamos se aproximar de comportamentos semelhantes aos humanos, eles jamais conseguiro transpor o limite que separa a natureza da cultura. Esse limiar encontra-se na linguagem simblica, na ao criativa e intencional, na imaginao capaz de efetuar transformaes inesperadas. A cultura ,portanto, um processo que caracteriza o ser humano como ser de mutao, de projeto, que se faz medida que transcende, que ultrapassa a prpria experincia. Quando o filsofo francs contemporneo Georges Gusdorf - retomando de Heidegger e Sartre citao similar - diz que "ohomem no o que , mas o que no ", no faz um simples jogo de palavras. Quer mostrar que o ser humano no se define por um modelo ou uma essncia nem apenas o que as circunstncias fizeram dele. Define-se pelo lanar-se no futuro, antecipando, por meio de projetos, sua ao consciente sobre o mundo. evidente que essa condio de certo modo fragiliza o ser humano, pois no se encontra, como os animais, em harmonia com a natureza. Ao mesmo tempo, o que seria mera fragilidade transforma-se justamente em sua fora, a caracterstica humana mais nobre: a capacidade de produzir sua prpria histria e de se tornar sujeito de seus atos.

2
PAGGAMOf; DA 'E:RA DA INFORMAO' .,/' PARA A 'E:RA DO E:XC;E:GGODE: INFORMAO'

8'1'

~~

::!~ [~

,*
-c

~~ Tira de Frank s & Ernest, de ~8 80b Thaves, 3 11 publicada em

.
I~T"'~,O.!lIINENTA~ PR

'r-I-;

O Estado de

S.

''rlAVE7 Paulo, em 2008.

o que a tira nos diz sobre a informao na era em que estamos vivendo?

CASTELLS,Manuel. A sociedade em rede. v. L 5. ed. So Paulo: Paz e Terra, 2001. p. 498. (Srie A Era da Informao: economia, sociedade e cultura).

Natureza e cultura

Leitura complementar
Dos canibais
"Durante muito tempo tive a meu lado um homem que permanecera dez ou doze anos nessa parte do Novo Mundo descoberto neste sculo, no lugar em que tomou p Villegaignon e a que deu o nome de 'Frana Antrtica'. Essa descoberta de um imenso pas parece de grande alcance e presta-se a srias reflexes. [...] No vejo nada de brbaro ou selvagem no que dizem daqueles povos; e, na verdade, cada qual considera brbaro o que no se pratica em sua terra. E natural, porque s podemos julgar da verdade e da razo de ser das coisas pelo exemplo e pela ideia dos usos e costumes do pas em que vivemos. Neste a religio sempre a melhor, a administrao excelente, e tudo o mais perfeito. A essa gente chamamos selvagens como denominamos selvagens os frutos que a natureza produz sem interveno do homem. [...] Ningum concebeu jamais uma simplicidade natural elevada a tal grau, nem ningum jamais acreditou pudesse a sociedade subsistir com to poucos artifcios. um pas [...] onde no h comrcio de qualquer natureza, nem literatura, nem matemticas; onde no existe hierarquia poltica, nem domesticidade, nem ricos e pobres. Contratos, sucesso, partilhas a so desconhecidos; em matria de trabalho s sabem da ociosidade; o respeito aos parentes o mesmo que dedicam a todos; o vesturio, a agricultura, o trabalho dos metais a se ignoram; no usam vinho nem trigo; as prprias palavras que exprimem a mentira, a traio, a dissimulao, a avareza, a inveja, a calnia, o perdo, s excepcionalmente se ouvem. [...] Esses povos guerreiam os que se encontram alm das montanhas, na terra firme. Fazem-no inteiramente nus, tendo como armas apenas seus arcos e suas espadas de madeira, pontiagudas como nossas lanas. E admirvel a resoluo com que agem nesses combates que sempre terminam com efuso de sangue e mortes, pois ignoram a fuga e o medo. Como trofu, traz cada qual a cabea do inimigo trucidado, a qual penduram entrada de suas residncias. Quanto aos prisioneiros, guardam-nos durante algum tempo, tratando-os bem e fornecendo-Ihes tudo de que precisam at o dia em que resolvem acabar com eles. Aquele a quem pertence o prisioneiro convoca todos os seus amigos. No momento propcio, amarra a um dos braos da vtima uma corda cuja outra extremidade ele segura nas mos, o mesmo fazendo com o outro brao que fica entregue a seu melhor amigo, de modo a manter o condenado afastado de alguns passos e incapaz de reao. Isso feito, ambos o moem de bordoadas s vistas da assistncia, assando-o em seguida, comendo-o e presenteando os amigos ausentes com pedaos da vtima. No o fazem entretanto para se alimentarem, como o faziam os antigos citas, mas sim em sinal de vingana. [...] No me parece excessivo julgar brbaros tais atos de crueldade, mas que o fato de condenar tais defeitos no nos leve cegueira acerca dos nossos. Estimo que mais brbaro comer um homem vivo do que o comer depois de morto; e pior esquartejar um homem entre suplcios e tormentos e o queimar aos poucos, ou entreg-Io a ces e porcos, a pretexto de devoo e f, como no somente o lemos mas vimos ocorrer entre vizinhos nossos conterrneos; e isso em verdade bem mais grave do que assar e comer um homem previamente executado. [...] Podemos portanto qualificar esses povos como brbaros em dando apenas ouvidos inteligncia, mas nunca s~s compararmos a ns mesmos, que os excedemos em toda sorte de barbaridades."
MONTAIGNE. nsaios. So Paulo: Abril Cultural, 1972. p. 104-107. E (ColeoOs Pensadores). Cita. Habitante da Ctia, regio da sia Central.

II'QUEM?
Eyquem de Montaigne (1533-1592), humanista efilsofofrancs, conhecido por seu Ensaios, que escreveu na primeira pessoa, refletindo sobre os mais diversos assuntos do cotidiano, o que representou uma inovao na literatura filosfica. Michel de Sua postura ctica o leva a denunciar Montaigne. Autor com agudeza e ironia os costumes do desconhecido, seu tempo,a hipocrisia e as supersti- sculo XVI. es. Em um perodo de sangrentas lutas religiosas,critica os fanatismos que geram violncia. No texto refere-se "Frana Antrtica", colnia francesa que Villegagnon instalou na Ilha de Guanabara, de 1555 a 1567, at ser expulso pelos portugueses. Michel

> Questo
Comente as trs frases extradas do texto de Montaigne transpondo-as para os dias de hoje, a fim de indicar sua atualidade.
a) "[...] cada qual considera brbaro o que no se pratica

em sua terra." b) "[...] que o fato de condenar tais defeitos no nos leve cegueira acerca dos nossos." c) "Podemos portanto qualificar esses povos como brbaros em dando apenas ouvidos inteligncia, mas nunca se os compararmos a ns mesmos, que os excedemos em toda sorte de barbaridades."

Leitura complementar

Unidade 2

> Revendo

o capitulo

D Faa a distino 11 Em que

entre ao instintiva e ao inteligente. D exemplos. sentido a diversidade cultural um fato?

Ningum - concluiu meu companheiro de viagem doutor em tudo!'." (Roberto DaMatta, O Estado de S. Paulo, 26 dez. 2002. Caderno D. p. 8.) O antroplogo Roberto DaMatta relata a conversa que teve com seu guia, quando fazia pesquisa de campo. Explique como a fala do guia demonstra que o conceito de cultura vai alm do sentido comum que se costuma atribuir "pessoa culta".

Como possvel, em uma dada cultura, conciliar tradio e ruptura? Explique e d exemplos. sobre a histria de Tarzan, obra de Edgar Rice Burrough. Com base nos relatos sobre as meninas-lobo e de Hellen Keller, explique por que essa histria inverossimil,

11 Informe-se

11 " impossvel

litlJJR!S
T4R%J\.
lhe Wild Anin;:.~~ ~~ria.1 S"'pr(!mo ~ \

EIIIO lincoln

sobrepor, no homem, uma primeira camada de comportamentos que chamaramos de 'naturais' e um mundo cultural ou espiritual fabricado. No homem, tudo natural e tudo fabricado, como se quiser, no sentido em que no h uma s palavra, uma s conduta que no deva algo ao ser simplesmente biolgico e que ao mesmo tempo no se furte simplicidade da vida animal." (Maurice Merleau-Ponty. Fenomenologia da percepo. So Paulo: Martins Fontes, 1999. p. 257.) A partir da citao .de Maurice Merleau-Ponty, explique o que significa dizer que para o ser humano "tudo natural e tudo fabricado". D exemplos.

11 Segundo

As aventuras de Tarzan, na
de Elmo Lincoln, de 1921.

verso

o jurista e filsofo Norberto Bobbio, "apenas a democracia permite a formao e a expanso das revolues silenciosas, como foi por exemplo nestas ltimas dcadas a transformao das relaes entre os sexos - que talvez seja a maior revoluo dos nossos tempos". (O futuro da democracia: uma defesa das regras do jogo. 4. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986. p. 39.) Responda s questes.
a) Por que s a democracia

> Aplicando os concei.tos

permitiria "revolues

silenciosas"?

11 "Um dia, em pleno

serto goiano, ia este cronista em busca de um grupo de ndios apinais acampados em local distante, para com eles complementar seus estudos etnogrficos, quando o guia e companheiro de viagem, Aldirio, perguntou no meio daquele mundo t,\tsiaI).p',feito de areia, sol e cu azul: 'Mestre Roberto - disse ele com os olhos brilhantes de ironia -, se eu lhe deixasse aqui, o senhor saberia voltar para a aldeia?' ' claro que no!', respondeu um eu meu sobressaltado pelo potencial agressivo da questo e j querendo entrar em pnico. 'Pois como eu digo, cada um doutor no seu ramo. O senhor na escrita e na leitura, eu no caminhar pelo serto, no selar dos cavalos, no cozinhar e no saber dos caminhos.

b) Voc concorda que a mudana na relao de gneros "talvez seja a maior revoluo de nossos tempos?" Justifique.

> Dissertao

11 Faa

uma dissertao relacionando o tema do capitulo e a citao do filsofo francs Blaise Pascal: "O homem no passa de um canio, o mais fraco da natureza, mas um canio pensante". (Pensamentos, aforismo 347. So Paulo: Abril Cultural, 1973. p. 127.(Coleo Os Pensadores).)

Rosiano. Relativo ao universo

literrio

de Guimares

Rosa.

You might also like