You are on page 1of 3

EDUCAO E FORMAO TICA.

Helton Hissao Noguti.


Bacharelando em Gesto de Polticas Pblicas, segundo perodo. Escola de Artes, Cincias e Humanidades da Universidade de So Paulo.

RESUMO Este artigo tem como objetivo mostrar se a escola forma cidados como pede a Constituio da Repblica Federativa do Brasil, se ela atende demanda atual e se um modelo estabelecido no sculo XIX eficaz em pleno sculo XXI. PALAVRAS-CHAVE Educao, cidadania, instruo, escola, igualdade, equidade.

1. INTRODUO
Conforme o Art. 205 da Constituio da Repblica Federativa do Brasil A educao, direito de todos e dever do Estado e da famlia, ser promovida e incentivada com a colaborao da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exerccio da cidadania e sua qualificao para o trabalho. A prpria constituio aborda o tema cidadania como uma tarefa da educao, dever da escola instruir e dar formao tica aos seus alunos.

2. DEFININDO CIDADANIA
Art. 5 Todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e estrangeiros residentes no Pas a inviolabilidade do direito vida, liberdade, igualdade e propriedade [...] Segundo a Secretaria da Justia e dos Direitos Humanos, cidadania a expresso concreta do exerccio da democracia. Exercer a cidadania plena ter direitos civis, polticos e sociais. Expressa a igualdade dos indivduos perante a lei, pertencendo a uma sociedade organizada. a qualidade do cidado de poder exercer o conjunto de direitos e liberdades polticas, socioeconmicas de seu pas, estando sujeito a deveres que lhe so impostos. Relaciona-se, portanto, com a participao consciente e responsvel do indivduo na sociedade, zelando para que seus direitos no sejam violados. A cidadania instaura-se a partir dos processos de lutas que culminaram na Independncia dos Estados Unidos da Amrica do Norte e na Revoluo Francesa. Esses dois eventos romperam o princpio de legitimidade que vigia at ento, baseado nos deveres dos sditos e passaram a estrutur-lo a partir dos direitos do cidado. Desse momento em diante todos os tipos de luta foram travados para que se ampliasse o conceito e a prtica de cidadania e o mundo ocidental o estendesse para a s mulheres, crianas, minorias nacionais, tnicas, sexuais, etrias.

3. MODELO CARTESIANO
O modelo cartesiano, estabelecido no sculo XVII mostra que se devem estudar as pequenas partes para que se entenda o todo, foi a partir disso que as escolas passaram a dar mais importncia a certas disciplinas consideradas histricas do que formao tica para que essa criana ou adolescente possa exercer sua cidadania que se esbarra na vida poltica, como classificaria Dahl, exercer seu homo politicus, no que o

aprendizado dessas disciplinas seja algo ruim, no, devido formao cultural, bagagem cultural dessa criana, desse jovem, porm, a educao estaria fazendo o seu papel caso promovesse uma interao entre instruo e formao tica, encontrando-se a soluo na transversalidade, conforme Ulisses F. Arajo, o tema transversalidade abre portas para se pensar o aluno no como indivduo que aprende ou no o contedo, mas como algum que interage com seu meio social e a partir de suas vivncias, do conhecimento adquirido contribui para a construo e desenvolvimento da sociedade; a educao tal qual conhecemos hoje, no atende demanda, sendo ineficaz, dada a terceira Revoluo Educacional, que ocorrera na metade sculo XIX, a qual pretendia diferir das outras duas (Sc. XVIII e XIX) devido ao estabelecimento de uma educao para todos no atende aos princpios contemporneos, os quais so mais abrangentes que somente instruo entre quatro paredes; dados do IBGE (2008) relatam que de 1950 2010 houve um crescimento populacional de 130 milhes de habitantes, a escola contempornea no consegue atender a essa demanda com um modelo que fora estabelecido no sculo XIX.

CONCLUSO
A educao brasileira parece ter parado no tempo, no mais possvel que a escola continue somente a instruir seus alunos no modelo professor-aluno com aquele distanciamento em que se entende o professor como detentor do conhecimento e aluno como o aprendiz do mesmo, para o progresso da educao h a necessidade da interao entre professor e aluno, de uma escola que atenda aos interesses da sociedade e no somente instrua seus alunos com suas frmulas de fsica, qumica e matemtica, de uma sociedade onde homo civicus e homo politicus vivam em um mesmo corpo, dotados de conhecimento e de cidadania; a prpria Declarao Universal dos Direitos Humanos trata a educao como um instrumento de instruo e formao tica; sendo a sociedade formada por cadeias e teias de interdependncia, onde o indivduo vive seu mundo social devido a necessidades que adquire com o passar do tempo a escola no pode continuar a formar seus alunos a partir de uma metodologia to antiga e ineficaz, pois essa interao fica pobre devido ao no conhecimento da plena cidadania, sendo essas teias e cadeias de interdependncia passveis de manipulaes. Fazendo uma comparao, o termo igualdade ineficaz para a definio da mesma no mundo em que vivemos, assim como o modelo cartesiano ineficaz para atender os interesses da sociedade; ningum igual no sentido pleno da palavra, para reconhecer a igualdade, deve-se partir do pressuposto de que existe a desigualdade, portando, estabelecendo o termo equidade. J o modelo cartesiano, se por um lado surgiram especialistas que foram capazes de explicar fenmenos anteriormente inexplicveis, por outro, surgiram especialistas cegos, ignorantes que passaram a explicar, ou tentar explicar, tudo com a sua cincia sem conexo com cincia alguma e isso ruim, uma vez que os fenmenos naturais so complexos demais para que possam ser explicados com apenas uma cincia. Portanto, a educao para atender demanda atual deve se estabelecer com a transversalidade, deve unir instruo com formao tica, caso contrrio, a sociedade brasileira s tem a perder, pois, formar-se-o profissionais desqualificados para o mercado de trabalho brasileiro, tornando um ciclo vicioso, onde, a escola a primeira etapa e a frustrao profissional, a ltima. .

REFERNCIAS
ARAUJO, U.F. (2003). Temas transversais e a estratgia de projetos. Moderna, So Paulo p 7-33. ARAUJO, U.F. A quarta Revoluo Educacional: A mudana de tempos, espaos e relaes na escola a partir do uso de tecnologias e da incluso social. ETD Educ. Tem. Dig., Campinas, v.12, n.esp., p.31-48, mar. 2011 ISSN: 16762592. BOURDIEU, Pierre. (1992.) Espao Social e Poder Simblico. Bertrand Brasil, Rio de Janeiro. CONSTITUIO DA REPBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.(1988). Imprensa Oficial, So Paulo p 166

DAHL, Robert A. (1961) - Who Governs? Democracy and power in an American city. Yale University Press, Yale. DECLARAO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS. (1948). Imprensa Oficial, So Paulo p 533-537 ELIAS, Norbert (1999) - Introduo Sociologia. Biblioteca 70, Edies 70. IBGE (2008) - http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/noticia_impressao.php?id_noticia=1272 Acessado s 14h00 do dia 05/09/2011.

You might also like