You are on page 1of 4

UNIVERSIDADE DO VALE DOS SINOS UNISNOS

Resenha do Livro de Henri Fayol - Administrao Industrial e Geral

Jules Henri Fayol nasceu em Istambul na Frana em 20 de Julho de 1841. Filho de Andr Fayol; um metalrgico; e de Adlaide Sal. Teve duas irms: Marie Henriette e Madaleine. Formado em engenharia de Minas, Henri Fayol aos 19 anos de idade comeou a trabalhar em uma empresa metalrgica onde seguiu a carreira de engenheiro administrador, desenvolvendo seus conhecimentos como terico de Gesto. Lutou mais de 30 anos para tentar tirar a empresa onde trabalhava da falncia. Restabeleceu a vida econmica-finaceira da empresa. Com esse esforo adquiriu o costume de discriminar todos os fatos que ocorriam diariamente durante a jornada de trabalho, mais tarde tornando todos estes fatos em estudos e concluses referente a estrutura de uma organizao. Fez uma administrao bem sucedida e em 1918 entregou seu cargo ao seu sucessor. Henri Fayol criou o Centro de Estudos Administrativos, onde se reuniam pessoas interessadas em administrao de negcios industriais, comerciais e governamentais, contribuindo para o surgimento das teorias administrativas. Foi considerado, juntamente com Taylor e Ford, um dos primeiros tericos da Cincia da administrao, sendo o fundador da Teoria Clssica da administrao e autor do livro Administrao Industrial e Geral, onde reuniu todas as suas pesquisas e observaes. Neste livro Henri Fayol nos ensina que a empresa pode ser divida em seis grupos: 1. Funes Tcnicas relacionadas com a produo de servios e bens da companhia; 2.
3.

Funes Comerciais relacionadas com as compras e vendas; Funes Financeiras relacionadas com a procura e gerncia de

capitais; 4. Funes de Segurana relacionadas com a proteo e preservao de pessoas e bens. 5. Funes Contbeis relacionadas com os inventrios, registros e balanos, custos e estatsticas; Funes Administrativas so funes que coordenam e orientam as demais funes e esto sempre acima das demais.
6.

As primeiras cinco funes so realizadas pela Administrao, pois segundo Henri Fayol, a Administrao que coordena os esforos, harmoniza os demais atos e o ritmo assegurado pela direo. Essa idia de Funes Bsicas pode parecer que as mesmas estejam concentradas exclusivamente no topo da organizao, porm no verdade. Hoje as funes administrativas foram denominadas de reas de administrao geral, reas de produo, etc.

Alm das 5 funes administrativas, Jules Henri Fayol atribui a estrutura organizacional os 5 elementos fundamentais que todo administrador deveria dominar, podendo ser lembradas pelas siglas PO3C:
1.

Previso - Visualizar o futuro e traar um programa de ao da Organizao - Constituir o duplo organismo material e social da Comando Dirigir e orientar a organizao; Coordenao Unir e harmonizar os atos e esforos coletivos;

organizao;
2.

organizao
3. 4. 5.

Controle Verificar se as normas e regras estabelecidas esto sendo praticadas dentro da organizao. Essas funes levaram a uma administrao bem sucedida das atividades da empresa. Henri Fayol tambm enumerou as 6 qualidades de um administrador: bom estado fsico, cultura geral, capacidade intelectual, experincia, valores morais e conhecimentos especficos. Essas qualidades valem ainda hoje para o mercado de trabalho competitivo e globalizado. Talvez a maior concluso de Fayol tenha sido os 14 Princpios Gerais da Administrao, apesar de serem contestados, servem de guia para todas as pessoas que desejam gerenciar uma organizao com sucesso. Os princpios so: 1. Diviso do trabalho Especializaes das tarefas e dos trabalhadores para uma maior eficincia; 2. Autoridade e responsabilidade Autoridade dar ordens e responsabilidade a conseqncia da autoridade;
3. Disciplina Obedincia e cumprimento dos acordos estabelecidos;

4. Unidade de Comando o principio da autoridade nica, o empregado deve receber ordens de um superior. 5. Unidade de direo Traar objetivos;

6. Subordinao de interesses individuais aos interesses gerais Os interesses gerais sobrepem-se aos individuais; 7. Remunerao do pessoal Satisfao garantida em relao a retribuio; 8. Centralizao Concentrao da autoridade no topo da hierarquia da organizao;
9.

Cadeia escalar a linha de autoridade escalar;

10. 11. pessoal.

Ordem a ordem material e humana; Equidade Confiana e justia para garantir a lealdade do

12. Estabilidade e durao (num cargo) do pessoal A rotao tem um impacto negativo sobre a eficincia, quanto mais tempo o funcionrio permanecer no cargo, melhor ser. 13.
14.

Iniciativa Capacidade de visualizar um plano de melhorias;

Esprito de equipe Integrao e harmonia entre a equipe so grandes foras para a organizao. Contudo, contesto o dcimo segundo principio, pois em minha opinio e ponto de vista, dentro da empresa deve haver a rotao de cargos para que o funcionrio tenha a chance de se identificar com o cargo melhor a desempenhar, sendo bom para a motivao do funcionrio e para o bom desenvolvimento da empresa. O autor, neste livro, analisa a estrutura da empresa de cima para baixo, tendo uma viso mais gerencial com resultados finais na produo, ao contrrio das vises de Taylor e Ford. Talvez uns dos defeitos da Administrao Cientfica tenha sido o mecanismo, tratando os operrios como robs, sendo apenas economicamente importantes. Mesmo assim concordo que esses princpios, elementos, e conceitos implantados por Fayol so indispensavelmente importantes para a vida gerencial da empresa e so at hoje utilizadas para gerenciar organizaes de diversos portes, em qualquer lugar do mundo. Sou a favor da firmao feita por Fayol, em que o xito da organizao no se dava apenas das qualidades pessoais, mas tambm dos mtodos que empregava.

You might also like