You are on page 1of 4

1

LINHA E ASSESSORIA
A estrutura Linha-Staff segue as caractersticas bsicas da estrutura linear, distinguindo-se pela existncia de rgos de staff (assessoria)

DIFERENCIAES DAS ATIVIDADES DE LINHA E ASSESSORIA Linha Tem ao de comando Ligadas s atividades fim da empresa Ligadas operacionalizao da empresa Assessoria No tem ao de comando Ligadas s atividades-meio da empresa Ligadas ao aconselhamento

Presidncia

Assessoria de Planejamento

Diretoria Industrial

Diretoria Comercial

Diretoria Adm/Financ. Assessoria de OS&M

Fonte: Oliveira, Djalma, 2002.

Na estrutura deve-se considerar: As unidades organizacionais inerentes atividade-fim devem ser as primeiras a ser estruturadas, de maneira integrada com os fatores

ambientais da empresa (mercado, fornecedores, concorrentes, legislao etc). As unidades organizacionais inerentes atividade-meio devem ser estruturadas posteriormente, para atender as necessidades das unidades ligadas atividade-fim.
Este procedimento no observado pelas empresa, acarretando uma srie de problemas estruturais.

ATUAO DA ASSESSORIA:
1. 2. 3. 4. uma extenso do executivo em termos de tempo e de aspectos tcnicos. Facilita o controle e coordenao organizacional. Agente de adaptao organizacional. Desenvolvimento de conselhos e servios.

TIPOS DE ASSESSORIA QUE UMA EMPRESA PODE TER:


1. Assistente, que corresponde a um auxiliar pessoal do chefe. 2. Assessoria geral, composta por elementos que fazem com que o trabalho do executivo seja realizado de modo adequado. 3. Assessoria especializada, composta por elementos que tm treinamento ou qualificao especializada, detm conhecimentos especficos. 4. Servios de operao, que so os sistemas de trabalho de importncia secundria e que apenas existem para apoiar ou prestar servios ao principal sistema de trabalho.

DESVANTAGENS:
1. Quando usada como vlvula de escape para os erros do superior - unidade de linha. 2. Quando a assessoria dificultar a delegao de tarefas ao pessoal de linha de linha. 3. Quando a assessoria assumir funes de linha, dificultando o processo administrativo. 4. Quando o executivo tender a ignorar seus subordinados de linhas em benefcio dos subordinados de assessoria. 5. Quando ocorrer diferenas pessoais entre o pessoal de linha e assessoria. 6. Quando os custos operacionais da unidade organizacional de assessoria forem muito elevados.

REQUISITOS PARA O XITO DO ASSESSOR:


Facilitar ao assessor o acesso s informaes necessrias. Consultar o assessor nas tomadas de decises. Insistir em que o assessor venda suas idias para unidades organizacionais de linha.

CUIDADOS A SEREM EVITADOS:


Sobrecarregar o pessoal alocado nas unidades de linha. Enfraquecer a influencia do superior de linha. Provocar uma administrao autocrtica e inflexvel. Criar atritos com o pessoal de linha da empresa.

FUNES DA UNIDADE ORGANIZACIONAL DA ASSESSORIA.


Consultoria, Assessoramento, Aconselhamento, Recomendao, Orientao, Prestao e execuo de servios tcnicos e especializados.

ASPECTOS CONFLITANTES ENTRE LINHA E ASSESSORIA


Linha (Argumentos contra a assessoria) Assessoria (Argumentos contra o pessoal de linha) Ameaa da autoridade Ressente-se por no ser unidade organizacional fim. Longe da realidade (da prtica) No tem autoridade. No assume a responsabilidade pela Seu trabalho no utilizado como deveria operao. ser. Pessoal de linha est envolvido com a rotina Consultar o assessor leva tempo. e no tem tempo para pensar, criticar e melhorar o trabalho elaborado pela assessoria. Assessor no agrega valor ao produto ou Linha no tem viso do conjunto. ao servio oferecido pela empresa. Linha no quer mudar.

4 Sugestes para reduzir o conflito Verificar se o assessor realiza tarefas de linha. Especificar, divulgar e provocar conversa quanto s atribuies do assessor. Promover a participao da linha nas atividades de assessoria. Procurar assessores com experincia de linha. Dividir o crdito ou fracasso entre assessor e linha. Contratar, principalmente os assessores, com habilidades interpessoais.

ASSESSORIA INTERNA E EXTERNA


As principais vantagens para a empresa da assessoria interna e a externa (consultoria), apresentando suas principais vantagens e desvantagens para a empresa: Vantagens do assessor interno: Maior conhecimento da empresa, possibilidade de maior sigilo, possibilidade de vivenciar os resultados do trabalho executado. Vantagens do assessor externo: Maior imparcialidade, traz conhecimentos e experincias de trabalhos de outras empresas.

BIBLIOGRAFIA CURY, Antonio. Organizao e mtodos: uma viso holstica. 7 ed. So Paulo: Atlas, 2000. OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouas de. Sistemas, organizao e mtodos: uma abordagem gerencial. 13 ed. So Paulo: Atlas, 2002. CRUZ, Tadeu, Sistemas organizao mtodos. So Paulo: Atlas, 1995. CRUZ, Tadeu, Manual de organizao. So Paulo: Atlas

You might also like