You are on page 1of 7

Imprima

Pgina 1 de 7

Aprender... para ensinar


Depois do trabalho de universalizao do acesso escola, o foco agora est na qualificao do professor
Priscila Ramalho

Pense na educao brasileira como uma pea de teatro ou o roteiro de um filme. Em cartaz h muitos anos, essa histria comeou a mudar nos ltimos anos, certo? o texto foi reformulado, com a publicao dos Parmetros Curriculares Nacionais; mais atores, no caso crianas, entraram em cena graas poltica de universalizao do acesso escola; o papel das escolas e dos municpios ganhou importncia, com a autonomia para gerir o sistema educacional garantida pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB); termos como tica, cidadania, interdisciplinaridade e contextualizao, entre tantos outros, foram incorporados aos dilogos; e a platia, no caso a sociedade, passou a se mostrar cada vez mais participativa e interessada nos rumos do "espetculo". Faltava, no entanto, mexer no personagem principal, o professor. Faltava. Hoje, o que est em jogo brigar por sua qualificao, lutar para que todos tenham acesso informao e s novas tecnologias e garantir o aperfeioamento contnuo do seu trabalho. Em outras palavras, s se fala numa coisa: formao. "A prioridade daqui para a frente a melhoria da qualidade do ensino, o que exige mais investimentos nos docentes", afirma o diretor do Departamento de Polticas da Educao Fundamental do Ministrio da Educao, Walter Takemoto. Como a LDB determina que todos precisaro de formao superior para lecionar, o tema ganha ainda mais importncia. O raciocnio simples. De nada adianta construir salas e ench-las de crianas. Enquanto o ensino no for bom... E isso, bvio, tem tudo a ver com o que voc, professor, aprendeu na escola, no curso de Magistrio, na faculdade. Hoje, ningum tem dvidas de que h problemas de todos os tipos. Dezenas de instituies parecem preocupadas apenas em imprimir diplomas (quem nunca leu ou ouviu uma denncia de irregularidade que lance o primeiro pedao de giz). Outras tantas no conseguem atender s necessidades e aos anseios dos estudantes. Enquete realizada em abril pelo Site do Professor mostrou que 85% dos participantes esto insatisfeitos com a formao oferecida pelas universidades. "O educador capaz de fazer a reforma proposta pela LDB ainda no existe, porque as faculdades no do a ele a qualificao adequada", avalia Joo Cardoso Palma Filho, chefe do Departamento de Artes Cnicas, Educao e Fundamentos da Comunicao da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Por tudo isso, sobram motivos para festejar as mudanas com o protagonista dessa histria. justamente nessa direo que caminham as trs principais aes em curso para melhorar o dia -a-dia do professor em sala de aula: a definio de diretrizes para os cursos de licenciatura, a criao de uma subcomisso na Cmara dos Deputados que se prope a traar estratgias de capacitao e os crescentes investimentos em programas de formao continuada. "Afinal, s o aprimoramento do fator humano permite produzir e transmitir qualidade", diz o socilogo Pedro Demo, da Universidade de Braslia.
colaboraram Ferdinando Casagrande, de Porto Alegre, e Juliana Fantossi

http://revistaescola.abril.com.br/imprima-essa-pagina.shtml?http://revistaescola.abril.c... 05/11/2011

Imprima

Pgina 2 de 7

"Procuro sempre entrar na sala de aula com olhos de investigador: os alunos tm muito a nos revelar"

Indira Alves da Silva, 22 anos, busca segunda habilitao em Pedagogia


Indira, na faculdade, e lecionando: formao melhor garante salrio conco vezes maior. Foto: Gilvan Barreto

Teoria e prtica

A mudana mais importante passa, sem dvida, pelas faculdades e Escolas Normais. H trs anos, foram lanados os Referenciais para Formao de Professores. Ainda neste ms de maio, o Conselho Nacional de Educao (CNE) deve aprovar as diretrizes para as licenciaturas. "Pela primeira vez na histria teremos uma poltica nacional para a formao dos profissionais da educao", ressalta Guiomar Namo de Mello, conselheira do CNE que participou da elaborao do parecer. Uma questo crucial est em jogo: aliar as teorias com o melhor da prtica pedaggica na sala de aula. "S ensina quem aprende", resume Esther Grossi, presidente da recm-criada Subcomisso Permanente de Desenvolvimento de Recursos Humanos para a Educao. A deputada federal (PT-RS) promete fazer uma anlise das Escolas Normais, das faculdades e do Sistema de Avaliao do Ensino Bsico, o Saeb. "Os resultados dessa pesquisa nos daro subsdios para traar estratgias de ao e incentivar cursos de capacitao." Para atingir a excelncia, no entanto, voc tambm precisa se sentir responsvel pela prpria capacitao. "Mais importante que formar formar-se", ensina o pesquisador portugus Antonio Nvoa, o entrevistado deste ms no Fala, mestre! (no ar em 29 de maio). Indira Alves da Silva um bom exemplo disso. Em 1996, quando terminou o Magistrio, ela percebeu que no estava pronta para assumir uma turma. "Eu no tinha idia de como alfabetizar uma criana", reconhece. O que no a impediu de comear a lecionar. Em vez de entrar em pnico, ou prejudicar o aprendizado dos seus alunos com a prpria insegurana, ela foi luta. No ano seguinte, comeou a cursar Pedagogia na Universidade Federal Fluminense (UFF), em Angra dos Reis, a duas horas de sua casa, em Parati. Em outubro de 2000, ganhou a habilitao para ser professora de 1 a 4 srie. Agora, escreve a monografia que vai lhe garantir o direito de trabalhar na superviso, orientao e direo escolar. Quer saber o que Indira ganha com tanto esforo? Capacitao, claro. E capacitao sinnimo de realizao profissional e dinheiro. Hoje, aos 22 anos, ela d aulas na rede pblica de Ubatuba, no litoral de So Paulo, e coordenadora numa escola particular de Parati. Somando os dois salrios, ganha cinco vezes mais do que quando estreou na profisso. "Ao investir no aprimoramento, fazemos um bem a ns mesmos", afirma. "No podemos parar nunca. O Magistrio s o comeo e a faculdade est longe de ser o ponto final." Tanto que a jovem mestra j planeja um curso de Ingls e outro de psgraduao.

Vnculo com a realidade


Indira cresceu tanto na carreira porque, alm de ser muito interessada e estudiosa, freqenta uma das instituies mais antenadas com as mudanas propostas para o roteiro da educao brasileira. O currculo da UFF faz a integrao entre os contedos das disciplinas (normalmente privilegiados nas licenciaturas) e os mtodos de ensino (tpicos das matrias de Pedagogia). Como 70% dos matriculados j lecionam quando viram calouros, a universidade se preocupa em oferecer uma vantagem adicional: o vnculo com as escolas da regio. Graas a isso, os estudantes podem "testar" em situaes reais de sala de aula o que aprendem nos bancos do curso superior. "Nosso principal objetivo fazer com que os alunos reflitam sobre seu trabalho nas escolas", afirma o coordenador, Luiz Carlos Manhes.

http://revistaescola.abril.com.br/imprima-essa-pagina.shtml?http://revistaescola.abril.c... 05/11/2011

Imprima

Pgina 3 de 7

A integrao entre as disciplinas move a comisso criada pela Universidade de So Paulo (USP) para elaborar um novo projeto para as licenciaturas. "Vamos mostrar que os diferentes saberes podem conversar", diz a vice-diretora da Faculdade de Educao, Snia Penin. " importante que o graduando vivencie a interdisciplinaridade que vai ter de aplicar com seus alunos." Enquanto as universidades se reestruturam, o MEC investe na formao dos professores. Numa ponta, criou o Financiamento Estudantil (Fies), que permite custear at 70% do valor da mensalidade, para ampliar o acesso universidade. Na outra, incluiu no Exame Nacional de Cursos, o Provo, as licenciaturas de Biologia, Fsica, Letras, Matemtica e Qumica (em 2000) e a Pedagogia (este ano). Assim, mede a qualidade das faculdades que os futuros educadores esto freqentando. Ao mesmo tempo, cresce o interesse pelos cursos a distncia. Por enquanto so apenas cinco as instituies autorizadas pelo ministrio a oferecer essa modalidade: as universidades federais do Paran, Par, Mato Grosso e Cear e a Universidade do Estado de Santa Catarina. Os cursos tm durao de trs a quatro anos e o diploma tem a mesma validade de um obtido numa escola tradicional. Em Sumidouro, a 235 quilmetros de Cuiab, as irms Tnia Maria e Sandra Rossi fazem a licenciatura em Educao Bsica a distncia. Uma vez por semana, elas vo ao plo regional, em Diamantino, a 50 quilmetros de casa. L, encontram os tutores da Universidade Federal de Mato Grosso, renem-se com os colegas da turma, assistem a vdeos pedaggicos e fazem provas. Durante a semana, estudam na fazenda onde moram.

"Procuro sempre entrar na sala de aula com olhos de investigador: os alunos tm muito a nos revelar"

Tnia
"Que desenvolva a capacidade de investigar, observar, analisar, teorizar, tirar concluses e traar aes"

Snia Penin, vice-diretora da Faculdade de Educao da USP


"Que se conscientize de que todos podem aprender e de que isso se d a partir da resoluo de problemas"

Esther Grossi, educadora e deputada federal pelo PT do Rio Grande do Sul


"Que conhea a criana com a qual vai trabalhar e tenha uma boa viso da realidade e das questes atuais"

Joo Cardoso Palma Filho, da Universidade Estadual Paulista


"Que ajude os alunos a transformar a informao em conhecimento til, prazeroso e produtivo"

Guiomar Namo de Mello, do Conselho Nacional de Educao


"Sempre que posvel, discuto as experincias com os colegas, porque acredito que um jeito de tomar maior conscincia sobre as minhas aes"

Eliete Trabulsi de Oliveira, 34 anos estuda Matemtica no Maranho


"Nunca deixo de contemplar a vivncia do aluno nos projetos "

http://revistaescola.abril.com.br/imprima-essa-pagina.shtml?http://revistaescola.abril.c... 05/11/2011

Imprima

Pgina 4 de 7

Cleonice de Carvalho, 42 anos, foi Alemanha expor seu trabalho premiado


"Desenvolvo jogo de cintura para lidar com as situaes imprevistas "

Silvana Bonatto, 27 anos, faz cursos de capacitao no Paran

E voc, que est dentro das regras para lecionar, mas no se sente 100% seguro em classe? Acha que aprendeu muita coisa de um jeito errado? Quer investir num diploma universitrio? Saiba que sempre tempo de corrigir uma formao deficiente. Como diz Snia Penin, da USP, " no exerccio da profisso que o educador mais precisa de algum para orient-lo". A Fundao Universidade do Tocantins criou, a pedido da Secretaria de Educao do Estado, um Curso Normal Superior especialmente voltado para os professores da rede. Com isso, quem tem s o Magistrio pode se adequar s novas exigncias da LDB. E quem fez uma faculdade ruim ganha a chance de melhorar. Em So Paulo, a secretaria tambm fechou acordos com a USP, a Unesp, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Pontifcia Universidade Catlica (PUC) para oferecer gratuitamente o Normal Superior a 12000 docentes. "Teremos um curso voltado para a prtica", diz a coordenadora do programa, Vera Wey. Segundo ela, outras mdias, como vdeo e internet, estaro presentes. "Se queremos que o professor use esses instrumentos em aula, preciso que aprenda com eles." Ou seja, a chave aprender para ensinar. Cleonice de Carvalho, que leciona na rede municipal da capital gacha, levou a srio essa lio. Em 1999, ela participou de uma capacitao oferecida pela secretaria municipal em conjunto com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O objetivo era aprender a usar o Atlas Ambiental de Porto Alegre, que seria distribudo s escolas. "Durante o trabalho, vi a possibilidade de implantar um projeto, coisa que sempre sonhara fazer", lembra ela. O sucesso do projeto foi tal que deu um novo rumo carreira da professora. Graas melhora no desempenho dos alunos, ela recebeu um verdadeiro prmio: um convite para mostrar as atividades com o Atlas na Feira Internacional de Hannover, na Alemanha. "A viagem a prova concreta da importncia do aperfeioamento contnuo", diz. A exemplo do que aconteceu com Indira, Cleonice acabou picada pelo "bicho do estudo" e no quer mais parar. No segundo semestre, ela comea o mestrado em Educao Ambiental. "Aprender me fez sentir mais confiante. A confiana permitiu que eu trabalhasse melhor e fosse reconhecida. O reconhecimento me leva a querer aprender mais. um crculo virtuoso." At experincias bem-sucedidas, como a de Faxinal do Cu, no interior do Paran, esto revendo alguns conceitos. Depois de cinco anos oferecendo cursos com durao de uma semana, a Secretaria Estadual de Educao aposta agora em mdulos mais longos, parte presenciais e parte a distncia. "O novo modelo nos mantm ligados ao assunto por mais tempo", elogia Silvana Bonatto, de 27 anos. Em sua segunda experincia na "Universidade do Professor", ela estuda A Matemtica Contextualizada. Nesse campo, da educao continuada, o maior investimento feito pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educao (FNDE). Para 2001, o oramento para atividades desse tipo de 46 milhes de reais no ano passado, foram 32,5 milhes de reais. A maior fatia do bolo fica com os Parmetros em Ao. Criado h dois anos, o programa se consolidou como espao de encontro e discusso. Foi nos Parmetros que Eliete Trabulsi de Oliveira descobriu o gosto pelo estudo. Natural de Vargem Grande, no interior do Maranho, ela concluiu o supletivo do Ensino Mdio aos 25 anos e hoje, aos 34, faz licenciatura em Matemtica. "Estou conseguindo uma formao melhor para mim e para os meus alunos", comemora. Nas reunies, a professora adquiriu um novo hbito: refletir sobre sua prtica, escrevendo expectativas, dvidas e concluses num dirio. Numa dessas pginas, registrou: "Hoje me sinto renovada e participativa. Entendo o sentido e a importncia de ser educadora". Eliete est credenciada a subir ao palco da nova educao brasileira e desempenhar, cada vez melhor, seu papel.

http://revistaescola.abril.com.br/imprima-essa-pagina.shtml?http://revistaescola.abril.c... 05/11/2011

Imprima

Pgina 5 de 7

O mestre do novo milnio


Hoje, espera-se que voc seja capaz de...

contextualizar os contedos e articul-los nas diferentes disciplinas; diversificar as atividades, utilizando novas metodologias, estratgias e materiais de apoio; dominar tecnologias que facilitem a aprendizagem dos alunos; acolher e respeitar a diversidade, utilizando-a para enriquecer as aulas; gerir a classe e lidar com o imprevisto; realizar uma auto-avaliao peridica, refletindo sobre a prpria prtica; administrar seu desenvolvimento profissional criando planos de estudo e trabalho; envolver-se nas questes da escola, desempenhando outras funes alm das tradicionais de sala de aula; estabelecer uma parceria constante com os pais e a comunidade; organizar, analisar e selecionar as informaes que recebe diariamente; trabalhar em equipe com os outros professores; enfrentar os dilemas ticos da profisso; desenvolver projetos com a turma, tendo como ponto de partida a realidade locaL.

O que diz a legislao


Como fica a formao inicial dos professores

Desde a publicao da LDB, em 1996, diversos outros decretos e resolues passaram a tratar da formao dos professores. A seguir, respostas para algumas das dvidas mais freqentes.
O diploma obrigatrio?

Segundo a LDB, para ser professor necessrio fazer um curso de licenciatura plena em nvel superior. Para o Magistrio na Educao Infantil e nos quatro primeiros anos do Ensino Fundamental admitida a formao em nvel mdio, na modalidade Normal. O pargrafo que diz que "at o fim da Dcada da Educao somente sero admitidos professores habilitados em nvel superior" uma disposio transitria, ou seja, deve ser entendida como uma meta a ser atingida pelos sistemas de ensino.
Vou prestar vestibular. Que curso fazer?

Para lecionar na Educao Infantil e nos quatro anos iniciais do Ensino Fundamental, o Curso Normal Superior; para ser professor de 5 a 8 srie ou do Ensino Mdio, a licenciatura plena na rea escolhida. As instituies de ensino superior precisam de autorizao do MEC inclusive os recm-criados Institutos Superiores de Educao para oferecer esses cursos.
Oque so os Institutos Superiores de Educao?

So unidades acadmicas isoladas ou incorporadas estrutura universitria voltadas para a formao inicial, continuada e complementar de profissionais de Magistrio. Podem oferecer todas as licenciaturas, inclusive o Curso Normal Superior, e programas de complementao pedaggica e ps-graduao.
O que muda nas licenciaturas?

http://revistaescola.abril.com.br/imprima-essa-pagina.shtml?http://revistaescola.abril.c... 05/11/2011

Imprima

Pgina 6 de 7

O decreto 3276/99 estabelece que elas devem ter uma base comum e um currculo norteado por competncias e fundamentado na associao entre teoria e prtica. As faculdades precisam, para isso, criar vnculos com os sistemas de ensino, participando do dia-a-dia das escolas e usando-as como objeto de estudo.
E quem j est em exerccio?

Nada muda para quem efetivo. Os que pretendem prestar concurso pblico, no entanto, devem ficar atentos. As redes de ensino podem exigir o diploma de todos os candidatos, inclusive para quem disputa vaga de professor de 1 a 4 srie.
A polmica da Pedagogia

O decreto 3276/99, que dizia que a formao em nvel superior de professores para a Educao Infantil e para os quatro anos iniciais do Ensino Fundamental seria feita exclusivamente nos Cursos Normais Superiores, foi modificado no ano passado. O Decreto 3554/00 troca o termo "exclusivamente" por "preferencialmente". O curso de Pedagogia, assim, continuar existindo, mas ser voltado principalmente para as reas de administrao, planejamento, inspeo, superviso e orientao educacional.

O caminho das pedras


Roteiro para melhorar o dia-a-dia de trabalho

Faa uma auto-anlise e identifique suas deficincias. a melhor maneira de saber em que direo canalizar esforos. Fique atento aos programas oferecidos pelas faculdades de sua regio e pelas secretarias de Educao do Estado e do municpio. Enriquea sua base terica lendo livros, jornais e revistas, freqentando bibliotecas e participando de cursos, seminrios e palestras. Nesses eventos, voc ter a chance de conhecer especialistas e suas idias. Rena-se semanalmente com os colegas para trocar experincias. assim que voc encontra respostas para suas dificuldades e percebe onde est agindo certo. Escreva suas idias. Isso ajuda a refletir sobre elas. Mobilize a escola para reivindicar, junto ao poder pblico, condies para garantir o processo contnuo de aperfeioamento profissional de todo o corpo docente.

Quer saber mais?


Faculdade de Educao da Universidade de So Paulo, Av. da Universidade, 308, CEP 05508-900, So Paulo, SP, tel. (11) 3818-3524 Fundao Universidade do Tocantins, qd. Arse 13, conj. L, lote 3, al. 11, s/n, CEP 77123360, Palmas, TO, tel. (63) 218-2970 Ncleo de Educao Aberta e a Distncia da Universidade Federal de Mato Grosso, Av. Fernando Corra, s/n, CEP 78060-900, Cuiab, MT, tel. (65) 615-8438, internet: www.nead.ufmt.br Parmetros em Ao, tel. 0800-616161 Universidade do Professor (Faxinal do Cu), Av. gua Verde, 2140, CEP 80240-900, Curitiba, PR, tel. (41) 340-1789

http://revistaescola.abril.com.br/imprima-essa-pagina.shtml?http://revistaescola.abril.c... 05/11/2011

Imprima

Pgina 7 de 7

Universidade Federal Fluminense Campus de Angra dos Reis, Estr. Angra-Getulndia, 2920, CEP 23900-000, Angra dos Reis, RJ, tel. (24) 3365-1642 INTERNET Financiamento Estudantil (FIES), http://portal.mec.gov.br/sesu Universidade Virtual Pblica do Brasil (Unirede), www.unirede.br Conselho Nacional de Educao, www.mec.gov.br/cne BIBLIOGRAFIA ABC: Iniciao Competncia Reconstrutiva do Professor Bsico, Pedro Demo, 216 pgs., Ed. Papirus, tel. (19) 3272-4500, 26 reais Legislao Educacional Brasileira, Carlos Roberto Jamil Cury, 117 pgs., Ed. DP&A, tel. (21) 232-1768, 12 reais

Publicado em NOVA ESCOLAEdio 142, Maio 2001,

http://revistaescola.abril.com.br/imprima-essa-pagina.shtml?http://revistaescola.abril.c... 05/11/2011

You might also like