You are on page 1of 5

DIREITO ECONMICO COMO INSTRUMENTO DE POLTICA PBLICA EM UM ESTADO DEMOCRTICO

RESUMO Nesse artigo, atravs de uma interpretao da Constituio Federal de 1988 e de sua aplicao sociedade brasileira, tem-se por objetivo principal, apresentar uma viso diferenciada ao direito econmico, retirando o vis de regulamentao do mercado e inserindo uma finalidade social. Isto , o presente estudo tem a finalidade principal de estudar o direito econmico como meio para atingir a justia social, a qual to almejada em um Estado Democrtico.

Palavras-chave: 1. Estado Democrtico. 2. Polticas Pblicas. 3. Direito Econmico como fim para atingir um Estado Democrtico.

1 INTRODUO O presente estudo intitulado de Direito Econmico como Instrumento de Poltica Pblica em um Estado Democrtico observado como um tema bastante atual e expressivo, uma vez que visa qualificar o direito econmico como um direito existente para que a justia social, a equidade de rendas e o desenvolvimento sustentvel sejam alcanados, e no somente um direito com o intuito de regulamentao do mercado, o qual, por diversas vezes, mostra-se injusto e volta do minoria da populao de uma sociedade. Sendo assim, para a elaborao do artigo em questo, foram observados os dispositivos constitucionais referentes aos elementos que compem um Estado Democrtico, assim como aqueles que regulamentam o chamado direito econmico. No obstante a explicitao referente ao que, de fato, consiste a democracia e como o direito econmico pode ser um instrumento til para alcan-la, tornou-se imprescindvel abordar a questo da atuao do Estado na ordem econmica e social.

Dessa forma, no decorrer desse artigo, poder-se- observar a inter-relao existente entre democracia e as diretrizes do direito econmico para fins de atingir uma sociedade justa.

2 DESENVOLVIMENTO 2.1 DO ESTADO DEMOCRTICO A Constituio Federal de 1988, em seu art. 1, trouxe, expressamente, o regime de democracia ao afirmar que A Repblica Federativa do Brasil, formada pela unio indissolvel dos Estados e Municpios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrtico de Direito. Entretanto, no basta saber que o Estado Brasileiro deve ser regido pela democracia, uma vez que imprescindvel entender o que a referida democracia abrange e qual a sua finalidade perante toda uma sociedade. Dessa forma, faz-se importante observar os fundamentos do Estado Democrtico de Direito, os quais esto elencados nos incisos do artigo constitucional supra mencionado, sendo eles: a soberania, a cidadania, a dignidade da pessoa humana, os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa e o pluralismo poltico. Diante do exposto, relevante se faz mencionar as palavras de Jos Afonso da Silva sobre a democracia e sua real aplicao no Estado Brasileiro:
A democracia que o Estado Democrtico de Direito realiza h de ser um processo de convivncia social numa sociedade livre, justa e solidria (art. 3, I), em que o poder emana do povo, e deve ser exercido em proveito do povo, diretamente ou por representantes eleitos (art. 1, pargrafo nico); participativa, porque envolve a participao crescente do povo no processo decisrio e na formao dos atos do governo; pluralista, porque respeita a pluralidade de idias, culturas e etnias e pressupes assim o dilogo entre opinies e pensamentos divergentes e a possibilidade de convivncia de formas de organizao e interesses diferentes da sociedade; h de ser um processo de liberao da pessoa humana das formas de opresso que no depende apenas do reconhecimento formal de certos direitos individuais, polticos e sociais, mas especialmente da vigncia de condies econmicas suscetveis de favorecer seu pleno exerccio. (SILVA, 2008, pg. 120)

Dessa forma, observa-se que para que haja a aplicao dos preceitos da democracia, h a necessidade de que haja uma sociedade livre, justa e solidria,

sendo que, para que possamos alcanar a referida sociedade, imprescindvel observar as polticas econmicas aplicadas sociedade, a fim de que seja ultrapassado o antagonismo de interesses, visando, portanto, uma sociedade com um

desenvolvimento sustentvel, progresso e, ainda, com a equalizao de renda.

2.2 DAS POLTICAS PBLICAS

Para que o Estado possa intervir nas relaes jurdicas, sociais e econmicas de uma sociedade, h a necessidade de ser apresentada a poltica pblica atravs da qual o Estado pretende atuar. Dessa forma, importante salientar a diferena entre atuao estatal e interveno do Estado, o que pode ser devidamente distinguido atravs dos ensinamentos de Luis Roberto Barroso:
Da se verifica que o Estado no pratica interveno quando presta servio pblico ou regula a prestao de servio pblico. Atua, no caso, em rea de sua prpria titularidade, na esfera pblica. Por isso mesmo dir-se- que o vocbulo interveno , no contexto, mais correto do que a expresso atuao estatal: interveno expressa atuao estatal em rea de titularidade do setor privado; atuao estatal, simplesmente, expressa significado mais amplo. Pois certo que essa expresso, quando no qualificada, conota inclusive atuao na esfera do pblico. (BARROSO, 2005, pg. 93)

Diante do exposto, necessrio ressaltar que o Estado, atravs de suas polticas pblicas, independente da atuao do Estado na forma intervencionista, deve fixar polticas de direito econmico para que se possa alcanar os preceitos de democracia, principalmente no que tange a uma sociedade mais livre e igualitria.

2.3 DIREITO ECONMICO COMO FIM PARA ATINGIR UMA SOCIEDADE DEMOCRTICA

Diante dos argumentos expostos nos tpicos anteriores, torna-se ntido que h uma inter-relao entre as polticas econmicas adotadas por um Estado e suas diretrizes sociais. Sendo assim, observa-se que o Estado deve delimitar um dever-ser para as atividades econmicas. Ou seja, dever definir polticas internas para que o Estado possa organizar a vida econmica e social de um pas, atravs de diretrizes que pretendam, sobre tudo, a viabilizao de um crescimento econmico sustentvel, da modernizao e progresso de todos os setores da sociedade e, ainda, a busca da equidade social atravs de uma diminuio das diferenas de renda. Para tanto, em relao constituio econmica, deve-se observar o art. 170, CF, do qual retiram-se os princpios econmicos e sociais, quais sejam: soberania social, propriedade privada, funo social da propriedade e livre concorrncia. No obstante a existncia de tais princpios, os quais foram inseridos a fim de assegurar uma sociedade mais justa e igualitria, importante ressaltar que a existncia de tais princpios no significa a eficcia dos mesmos, assim como assevera Jos Afonso da Silva:
A ordem econmica, segundo a Constituio, tem por fim assegurar a todos a existncia dignam conforme os ditames da justia social, observados os princpios indicados no art. 170, princpios estes que, em essncia, como dissemos, consubstanciam uma ordem capitalista. No nos enganemos, contudo, com a retrica constitucional. A declarao de que a ordem econmica tem por fim assegurar a todos a existncia digna, s por si, no tem significado substancial, j que a anlise dos princpios que informam essa mesma ordem no garante a efetividade daquele fim. (SILVA, 2008, pg. 788)

Diante de todo o exposto, torna-se perceptvel que as diretrizes das polticas econmicas tm uma funo muito mais ampla do que aquela apenas de regulamentao do mercado, uma vez que tem como finalidade a tentativa de que os direitos sociais, culturais e econmicos, em conjunto, possuam plena eficcia no contexto da sociedade brasileira, atingindo, portanto, a justia social fulcrada na liberdade econmica e social, assim como da igualdade de rendas e possibilidades de crescimento.

3 CONCLUSO

Diante do presente estudo apresentado, pde-se observar que o direito econmico, ao contrrio do consenso da sociedade em geral, no um instrumento de carter apenas regulamentrio e que dispe sobre diretrizes aptas a privilegiar somente uma parcela da sociedade, qual seja, aquela que detm o poder econmico. O direito econmico , na verdade, um ramo do direito, o qual est previsto constitucionalmente e que visa, acima de tudo, a viabilizao de atividades econmicas com fulcro em um desenvolvimento sustentvel, no crescimento de um pas e, em especial, na equalizao de renda. Dessa forma, o direito econmico demonstra-se como um verdadeiro instrumento de direito pblico apto a atingir a democracia, de pr ordem tanto na vida econmica como social, assim como um instrumento para atingir o real sentido do princpio da isonomia, qual seja, o de tratar desigualmente os desiguais, atravs de polticas econmicas de interveno/atuao do Estado voltados diretamente para a eficcia da justia social e diminuio das desigualdades sociais.

REFERNCIAS MARTINS, Fernando Barbalho. Do direito democracia neoconstitucionalismo, princpio democrtico e a crise do sistema representativo.Rio de Janeiro: Ed. Lumen Juris, 2007.

SILVA, Jos Afonso da. Curso de Direito Constitucional Positivo. So Paulo: Ed. Malheiros, 2008.

BARROSO, Luis Roberto. Temas de Direito Constitucional. Rio de Janeiro: Ed. Renovar, 2005.

You might also like