You are on page 1of 33

116

SOCIOLOGIAS

DOSSI
Sociologias, Porto Alegre, ano 3, n 5, jan/jun 2001, p.116-148

As possibilidades das Metodologias Informacionais nas prticas sociolgicas: por um novo padro de trabalho para os socilogos do Sculo XXI
JOS VICENTE TAVARES DOS SANTOS*

sociedade da informao pode ser definida como uma sociedade em que todas as esferas da vida pblica estaro cobertas por processos informatizados e por algum tipo de inteligncia artificial, que ter relao com computadores de geraes subsequentes (Schaff, 1990, p. 49). Tal sociedade configura-se por um modo de informao, pois o intercmbio de smbolos entre os seres humanos est agora menos sujeito s limitaes de espao e tempo, realizando-se por uma nova linguagem que altera significativamente a rede de relaes sociais, reestruturando tais relaes e os sujeitos que elas constituem (Poster, 1990, p. 2 e 4). Este modo de informao definido por Levy como um ciberespao ou rede: O termo especifica no apenas a infra-estrutura material da comunicao digital, mas tambm o universo ocenico de informaes que ela abriga, assim como os seres humanos que navegam e alimentam esse universo (Levy, 1999, p. 17).

* Professor Titular do PPGS-UFRGS / Diretor do IFCH

SOCIOLOGIAS

117

Sociologias, Porto Alegre, ano 3, n 5, jan/jun 2001, p.116-148

Trata-se de uma sociedade tanto capitalista quanto informacional, ainda que apresente uma variao considervel em diferentes pases, segundo sua histria, cultura, instituies e sua relao especfica com o capitalismo global e a tecnologia da informao, pelo que se pode deduzir que se deve aguardar o surgimento histrico de novas formas de intercmbio, controle e mudana social (Castells, p. 39 e 44). O que nos interessa, portanto, refletir sobre a constituio de um novo padro de trabalho cientfico na Sociedade, orientado pelo uso das metodologias informacionais.

1. O processo de investigao na Sociologia e a linguagem informacional


Partindo da proposta de Thiollent de delinear uma epistemologia propriamente sociolgica, voltada ao controle dos processos de investigao (Thiollent, 1980, p. 22), propomos o questionamento dos mtodos e tcnicas de pesquisa mediante a problematizao dos usos e possibilidades da informtica nas prticas sociolgicas 1 . As Sociologias contemporneas aceitam a concepo do racionalismo aplicado na definio do conhecimento, introduzindo a noo de sistemas de informao. De acordo com Morin, ... o conhecimento necessariamente: traduo em signos/smbolos, e sistemas de signos/smbolos (...); construo, isto , traduo construtiva a partir de princpios/regras (programas) que permitem constituir sistemas cognitivos articulando informaes/signos/smbolos; soluo

1 Neste item, partimos de Tavares dos Santos, J. V. A Aventura Sociolgica na Contemporaneidade. In: ADORNO, Srgio (org.). A Sociologia entre a Modernidade e a Contemporaneidade. Porto Alegre, Editora da UFRGS/ Sociedade Brasileira de Sociologia, 1995, p. 73-84 (Nmero especial do Cadernos de Sociologia, PPG-Sociologia - UFRGS).

116

SOCIOLOGIAS

Sociologias, Porto Alegre, ano 3, n 5, jan/jun 2001, p.116-148

de problemas, a comear pelo problema cognitivo da adequao da construo tradutora, realidade que se trata de conhecer. Isto quer dizer que o conhecimento no refletiria diretamente o real, ele somente pode traduzi-lo e reconstru-lo como uma outra realidade (Morin,1986, p.48). A fim de caracterizar a investigao sociolgica crtica na perspectiva das regras da observao, podemos evocar alguns procedimentos. Em primeiro lugar, a atitude de crtica das estruturas de dominao complexas baseadas na classe, no gnero, na raa, nos grupos de idade e nos dispositivos de poder-saber: No cerne da pesquisa social crtica est a idia de que o conhecimento est estruturado pelos padres existentes de relaes sociais. O objetivo da metodologia crtica fornecer conhecimento que questione as estruturas sociais dominantes (Harvey, 1990, p. 2). Esta atitude crtica supe um trabalho de desconstruo e de reconstruo de conceitos, de permanente reconceitualizao: Conceitualizar, para o pesquisador social crtico, est fundado no mundo material. Est ligado prtica. O processo desconstrutivo reconstrutivo que est no cerne da anlise dialtica envolve um constante trnsito para trs e para frente entre conceitos abstratos e dados concretos; entre totalidades sociais e fenmenos particulares; entre estruturas atuais e o desenvol-

SOCIOLOGIAS

117

Sociologias, Porto Alegre, ano 3, n 5, jan/jun 2001, p.116-148

vimento histrico; entre a aparncia e a essncia; entre reflexo e prtica (Harvey, 1990, p. 29). Em segundo lugar, a disposio do lanar-se busca dos materiais sem a falsa clarividncia de sua absoluta certeza, mas deixar-se levar pelo claro e pelo escuro, pela certeza da demonstrao e pela incerteza do acaso. Bourdieu anota em uma de suas investigaes: evidente, com efeito, que o conjunto das escolhas sucessivas (...) no se realizaram em uma perfeita transparncia epistemolgica e em uma inteira lucidez terica. Seria necessrio nunca ter feito pesquisa emprica para acreditar ou pretender o contrrio (...). Esta espcie de obscuridade para si mesmo das operaes sucessivas (...) parece ser o princpio verdadeiro da fecundidade insubstituvel da pesquisa emprica: fazer sem saber completamente o que fazemos, dar-se uma chance de descobrir no que fizemos alguma coisa que no sabamos (Bourdieu, 1984, p.17). Em terceiro lugar, a investigao no pode esquecer o processo social e sociolgico de construo do dado observvel, pois, contrariamente ao que faz supor nosso hbito de trabalhar com estatsticas censitrias ou com documentos letrados, jamais a cincia trabalha com dados brutos e sim com instncias empricas, como aprendemos com Florestan Fernandes:

118

SOCIOLOGIAS

Sociologias, Porto Alegre, ano 3, n 5, jan/jun 2001, p.116-148

... o raciocnio cientfico no toma por objeto os dados brutos, diretamente acessveis aos nossos sentidos. Ele lida com instncias empricas selecionadas e comprovadas, que reproduzem os fenmenos estudados por meio de atributos e caracteres essenciais sua descrio positiva, de determinado ponto de vista ( Fernandes, 1967, p. XX). Em outras palavras, a evidncia, detalhada histrica e empiricamente, uma necessidade da pesquisa social com orientao crtica. (Harvey, 1990, p.210). Os procedimentos delineados parecem estar agindo no interior das estratgias de pesquisa atualmente utilizadas, que se compem de um conjunto de mtodos de investigao (que empregam tcnicas diversas), sobre os quais a expanso da linguagem da informtica produz, no mbito da pesquisa sociolgica e sobre as distintas estratgias de investigao, uma srie de efeitos metodolgicos, cujos contornos pretendemos sugerir, uma vez que a linguagem da cincia est em revoluo semntica permanente (Bachelard, 1990, p. 215). A terceira fase da histria da informtica marcada pelo desenvolvimento da microeletrnica, pela fabricao dos microprocessadores, pela produo dos microcomputadores e pelas novas linguagens de programao, a partir dos anos de 1970 1980 (Breton, 1991, p. 187) - e o expressivo avano das cincias da computao, configuraram a revoluo informacional. Desde os anos de 1980, o tratamento computacional de informaes passou a se disseminar, sobretudo face ao acesso ampliado aos microcomputadores (pelo menos nos pases centrais do sistema capitalista), de modo que a computao passou a ser considerada um elemento central do processo cognitivo. Afirma Morin:

SOCIOLOGIAS

119

Sociologias, Porto Alegre, ano 3, n 5, jan/jun 2001, p.116-148

... propomos conceber a computao como um complexo organizador/produtor de carter cognitivo, comportando uma instncia informacional, uma instncia simblica, uma instncia de memria, uma instncia de programao (Morin, 1986, p. 37). Isto significa que a computao desenvolve e amplia a capacidade prpria da investigao cientifica (Von Foerster, apud Pessis-Pasternak, 1993, p. 203), definida precisamente enquanto uma interrogao acerca do real, que se aplica a resolver problemas, diversos e particulares. Seguimos, novamente, Morin: A organizao computante uma organizao que, a partir de princpios ou regras, trata mais do que informaes e mais do que smbolos, mas, com informaes e smbolos, trata problemas. Nestas condies, a organizao computante nos aparece como um general problems solver (Simon), isto , como uma competncia geral to poderosa para poder aplicarse a problemas diversos e particulares (Morin, 1986, p.39). Essa organizao computante da atividade cognitiva exige que se compreenda a relao entre o homem e a mquina, no caso, o computador, para alm de uma relao fetichizada: trata-se de uma relao social comunicativa, pois supe compreender a dimenso social da tecnologia e desenvolver o aprendizado de uma linguagem produzida pelo conhecimento humano.

120

SOCIOLOGIAS

Sociologias, Porto Alegre, ano 3, n 5, jan/jun 2001, p.116-148

O microcomputador propiciou, de fato, a integrao social de toda informtica. Ele transformou essa mquina em um objeto que se integra a nosso modo de refletir sobre ns mesmos, tornando-se um objeto de iniciao (que desperta questes existenciais nos que a manejam) (Breton, 1991, p. 246). Ainda mais, o pesquisador pode aproveitar a possibilidade de se apropriar de seus meios de produo intelectual e de controlar a produo e a distribuio de seu produto cientfico. Nesta perspectiva, trabalhar com a informtica significa inserir-se em uma relao de trabalho interativa, sugere, de modo expressivo, Pfaffenberger: A interatividade faz com que trabalhar com computadores parea mais um relacionamento social do que uma relao homem-mquina. Uma vez que as habilidades necessrias para operar com o computador tornamse tcitas (...), a mquina mesma converte-se em uma extenso dos dedos e da mente, nem mente nem mquina (Pfaffenberger, p. 10 e 22). Nem sempre essa relao com as metodologias informacionais tem sido interativa. A reao dos cientistas sociais brasileiros, no final do Sculo XX perodo de diversificao dos centros de Ps-graduao e de pesquisa, com pluralidade terico metodolgica (Liedke, 1990) foi de desconhecimento, estranheza e relutncia, diante das possibilidades das ferramentas computacionais, a exceo se limitando ao uso dos processadores de textos, das planilhas eletrnicas e, evidentemente, do programa de anlise estatstica SPSS. Deparamo-nos com um processo de contratransferncia que obstaculiza a incorporao sistemtica das atuais estratgias informacionais de investigao, pois as angstias suscitadas pela inovao tecnolgica, pela desqualificao do saber anterior e pela emergncia de uma nova gerao de jovens pesquisadores j familiarizada com a informtica, desencadeiam processos

SOCIOLOGIAS

121

Sociologias, Porto Alegre, ano 3, n 5, jan/jun 2001, p.116-148

de bloqueio (Devereux, 1980). A evocao desses fatores ansiognicos pode ajudar a superar as reaes de defesa presentes na personalidade do investigador ao se deparar com tal inovao metodolgica em seu cotidiano de pesquisa.

2. O desenvolvimento das metodologias informacionais na Sociologia


O desenvolvimento das metodologias informacionais expande as possibilidades das epistemologias ps-cartesianas na prtica da pesquisa sociolgica. Estes novos procedimentos da observao, seus instrumentos e tcnicas, constituem-se em teorias materializadas em ato, em ferramentas metodolgicas que incorporam posies epistemolgicas, pois os instrumentos no so seno teorias materializadas. Deles, se constituem fenmenos que possuem, em todas as partes, a marca terica (Bachelard, 1984, p. 16). Estamos diante de tecnologias intelectuais que: amplificam, exteriorizam e modificam numerosas funes cognitivas humanas: memria (bancos de dados, hiperdocumentos, arquivos digitais de todos os tipos) imaginao (simulaes), percepo (sensores digitais, telepresena, realidades virtuais), raciocnios (inteligncia artificial, modelizao de fenmenos complexos) (Levy, 1999, p. 157). Vrias so as atividades de investigao social que podem utilizar ferramentas informacionais, disponveis, acessveis e compartilhadas por pesquisadores nas instituies de ensino e de pesquisa, pblicas, privadas e

122

SOCIOLOGIAS

Sociologias, Porto Alegre, ano 3, n 5, jan/jun 2001, p.116-148

do terceiro setor. As ferramentas informacionais, tomadas na perspectiva cognitiva, impulsionam para novas e diferenciadas formas de organizao, capazes de inventar-construir conhecimento. (AXT, apud Pellanda & Pellanda, 2.000, p. 69). Devemos evocar os procedimentos de gesto de projetos desde a elaborao do planejamento das atividades de pesquisa, do oramento, do cronograma e do desenho da anlise - utilizando a induo analtica e a comparao na disposio das tarefas, recursos e alvos intelectuais da pesquisa (mediante, por exemplo, o uso do Microsoft Project). Trata-se, precisamente, de: definir o objetivo do projeto; criar um plano de trabalho no qual so definidas tarefas, agendadas sua durao e compatibilidade; alocar recursos, humanos e materiais s tarefas; monitorar e gerenciar o projeto. O fascinante da ferramenta sua no-linearidade, a possibilidade de combinaes no tempo e no espao e a reversibilidade das operaes; enfim, a existncia de dois fluxos, o fluxo planejado e o fluxo real, abre o trabalho de pesquisa para uma maleabilidade informacional inaudita. O acesso a bases de dados atravs da Internet, permitindo a abertura de um horizonte de informao virtual, suscita a necessidade de se resolver o problema do acesso informao. O uso da Internet como estratgia de ensino e de pesquisa em Cincias Sociais implica algumas distines quanto aos meios e quanto aos contedos. Por um lado, podem perceber dois principais caminhos que tal ferramenta permite: como um canal de comunicao adicional entre o professor e os estudantes e entre eles mesmos ; como fonte de contedos substantivos suplementando e talvez substituindo fontes, tais como os tradicionais livros de textos e os materiais (por exemplo, livros, revistas) encontrados na biblioteca tradicional (Kuechler, 1999, p. 144).

SOCIOLOGIAS

123

Sociologias, Porto Alegre, ano 3, n 5, jan/jun 2001, p.116-148

Por outro lado, enquanto fonte de contedos, o uso da Internet propicia mltiplos acessos: materiais das bibliotecas tradicionais podem agora ser acessados via Internet; materiais tradicionais de arquivos, para todas as finalidades prticas, que no tm sido disponveis para o estudante mdio de graduao esto agora acessveis na Internet; a larga srie de dados e informaes oferecida pelos milhes de sites na Internet em escala mundial (Kuechler, 1999, p. 144). Para poder trabalhar, frutiferamente, com as bases de dados mundiais, disponveis na Internet, o socilogo precisa resolver o problema do acesso informao, mediante a definio, clara e distinta, de categorias especificadas, hierarquizadas e compreensivas, expressas em um conjunto de palavras-chave, que permitiro, pelos sistemas de busca, uma identificao das fontes, uma localizao vivel e uma leitura efetiva. Talvez o mais crucial para a pesquisa seja precisamente a construo dessas palavras-chave que, derivadas dos objetivos do projeto, possam vir a transformar uma errtica navegao na Internet em uma viagem orientada de longo curso sobre as bases de dados planetrias que se oferecem enquanto uma das possibilidades emancipatrias da sociedade da informao. A emergncia do CAQDAS Computer Assisted Qualitative Data Analysis Software configurou um campo intelectual na investigao social, cujas possibilidades recm se vislumbram. Estritamente falando, escreve Wilma Mangabeira em pioneiro estudo: CAQDAS refere-se a programas de computador construdos especialmente para a anlise de

124

SOCIOLOGIAS

Sociologias, Porto Alegre, ano 3, n 5, jan/jun 2001, p.116-148

dados qualitativos. (...) Esta nova gerao de programas somente emergiu nos anos 80 e, com algumas excees, foi desenvolvida tanto por ativos cientistas sociais quanto pelo resultado da colaborao entre eles e especialistas em computao (Mangabeira, 1996, p. 192). Tais programas de anlise qualitativa informacional apresentam quatro aspectos principais: a) origem do design por colaborao entre os usurios e os especialistas em computao; b) usos especficos; c) acessibilidade restrita; d) expertise entre os usurios: Em outras palavras, o carter especfico desta comunidade de usurios leva-nos a esperar um exerccio de algum nvel de reflexividade em suas estimaes e usos do programa (Mangabeira, 1996, p. 196). Desde este balano do uso do CAQDAS feito em 1996, sobre as coletividades de cientistas sociais no Canad, na Frana, na Alemanha e na Inglaterra, houve um expressivo desenvolvimento em outras coletividades, como nos Estados Unidos, em Portugal, no Uruguai e em algumas Universidades do Brasil (especialmente, na UFBA, Univamp, UFRJ e UFRGS (Mangabeira, 1992 e 1996; Social Science Computer Review). Tambm a busca e a anlise de materiais, tanto numricos quanto alfanumricos na anlise de discurso, em particular (Bardin, 1979 ) - enfatizam a necessidade do processo de codificao, que, geralmente, comporta diversas fases (Moreira, 1994, p. 183): 1) desenvolvimento de uma base de codificao para perguntas pr-codificadas ou abertas e para qualquer material que sirva de documento para a pesquisa; 2) elaborao de um livro de cdigo e das instrues de codificao; 3) codificao de questionrios ou de outros materiais; 4) transferncia dos valores codificados para o computador, mediante os mais diversos programas aplicativos. Poderamos incluir, ainda, uma quinta fase na qual se estruturaria o desenho da anlise dos materiais da pesquisa, orienta-

SOCIOLOGIAS

125

Sociologias, Porto Alegre, ano 3, n 5, jan/jun 2001, p.116-148

do pelo projeto da investigao, e que deveria resultar na montagem das inferncias interpretativas a serem explanadas sociologicamente, condensadas em um sumrio do texto final. Cabe reiterar que tais possibilidades suscitam a obrigatoriedade de se resolver o problema do acesso informao: o pesquisador precisa definir palavras-chave especificadas, categorias hierarquizadas e compreensivas que permitiro a identificao das fontes de informao, sua localizao vivel e sua transformao em comunicao. Tratase de trabalhar em um espao de comunicao aberto pela interconexo mundial dos computadores e das memrias dos computadores (Levy, 1999 p. 92), para o que a especificao pertinente da codificao assume uma exigncia imprescindvel. Os investigadores sociais esto, cada vez mais, explorando as possibilidades de uso das ferramentas informacionais, redefinindo ou potenciando as variadas estratgias de investigao, quantitativas e qualitativas 2 . Relembremos alguns exemplos de aplicativos disponveis para os cientistas sociais: na montagem das bases de dados, os programas de arquivo, gerenciamento e de busca qualificada de informaes (por exemplo, Foxpro, Acess); na anlise e explanao de variveis (questionrios, surveys e sondagens de opinio), mediante a anlise estatstica de dados, seja a anlise multivariada, seja a anlise de correspondncia, os programas de planilhas eletrnicas e de anlise estatstica (por exemplo, Excell, SPSS, Sphinx) ; no estudo de caso estratgia de pesquisa que considera uma unidade social como um todo, apreendendo a multiplicidade de suas dimenses numa perspectiva histrico gentica, supondo a observao direta e sistemtica - ao registrar os materiais de campo, transcrever entrevistas semidiretivas, dirios de pesquisa ou colher referncias de fontes secund-

2 LYMAN, Peter.The future of Sociological Literature in an Age of Computerized Texts. In: BLANK, Grant et alii (ed.) New Technology in Sociology. London, Transaction, 1989 ; MANGABEIRA, Vilma. O uso de computadores na anlise qualitativa: uma nova tendncia na pesquisa sociolgica. In: BIB- Boletim informativo e bibliogrfico de Cincias Sociais. Rio de Janeiro, ANPOCS, n.34, 1992, p. 83-95.

126

SOCIOLOGIAS

Sociologias, Porto Alegre, ano 3, n 5, jan/jun 2001, p.116-148

rias, tm sido teis os programas de arquivo e gerenciamento de informaes (por exemplo, Fox-pro, Acess) ou de processamento de textos (por exemplo, Word Perfect, Word); nas transcries de entrevistas semi-estruturadas ou em profundidade, de histrias de vida e nas gravaes de grupos focais, os programas de processamento de textos (por exemplo, Word Perfect, Word); no mtodo da reconstruo histrica - a interpretao espao-temporal dos processos sociais e histricos para o arquivamento, classificao e recuperao, por sistemas de busca, das informaes, assim como para o estabelecimento de banco de dados, verifica-se tanto o uso dos sistemas de digitalizao de documentos (uso do Scan e do OCR) quanto dos programas de gerenciamento de bases de dados; na anlise de informaes qualitativas no-estruturadas, tais como entrevistas semi-estruturadas ou em profundidade, histrias de vida (cf. o trabalho pioneiro de Prandi, 1972), histria oral e gravaes de grupos focais, pelo uso de programas que permitem potencializar a anlise da mensagem (anlise de contedo, anlise de discurso) mediante a codificao, a categorizao, a indexao e a organizao de materiais qualitativos (por exemplo, NUD*IST 4.0, NVIVO); nas pesquisas de interveno (envolvendo pesquisa participante, pesquisa ao e interveno sociolgica), tanto pela organizao da informao produzida por tais processos de pesquisa como pelas possibilidades de comunicao, direta ou virtual, que os programas de apresentao possibilitam - tais como o CorelDraw ou o PowerPoint assim como pela construo de portais para acesso pela Internet. nos diversos mtodos audiovisuais (no horizonte da multimdia), mediante a anlise de imagens de vdeo e televisiva, digitalizadas, arquivadas e processadas pelos programas de anlise de materiais qualitativos (por exemplo, o NVIVO); na anlise sociolgica de cartografias sociais, pelo uso de sistemas de georeferenciamento e de geoprocessamento, tambm acoplados a tcni-

SOCIOLOGIAS

127

Sociologias, Porto Alegre, ano 3, n 5, jan/jun 2001, p.116-148

cas de sensoriamento remoto e de fotografias reas, pelo uso de programas GIS (sistemas de informaes geogrficas), tais como Mapinfo e Arcview) que possibilitam um olhar espacializado dos processos sociais: Visualizao a oferta de um mtodo para ver o no-visto!. (...) Em relao s cincias sociais, quatro tecnologias distintas de visualizao evoluram: grficos computacionais, multimdia, a Internet e a realidade virtual (Orford et alii, 1999, p. 290); na exposio das observaes e das interpretaes sociolgicas, reside o momento privilegiado de exerccio de um prazer do texto sociolgico, cujas possibilidades de aperfeioamento sinttico e semntico passam a ser infinitas pelo uso das metodologias computacionais. A redao dos textos, a reviso, a editorao textual, a edio grfica permitem sucessivos relatrios de pesquisa, em nveis crescentes de clareza e acuidade, como tambm possibilitam uma linguagem de elevada correo, elegncia e comunicabilidade, pelo uso dos programas de processamento de texto, de traduo e de reviso ortogrfica, sinttica e semntica (por exemplo, os programas Word Perfect, Word e os variados dicionrios eletrnicos, como Aurlio). Nossa orientao metodolgica tenta apreender as possibilidades das metodologias informacionais no movimento da descoberta em Sociologia, cuja dinmica cognitiva veio a ser alterada na sociedade da informao e do ciberespao.

3. A lgica da descoberta sociolgica na sociedade da informao


As metodologias informacionais somente podero ser teis s prticas sociolgicas, para alm da tentao positivista pelo acmulo de dados, se forem incorporadas a uma operao sociolgica computante para resolver problemas, na qual o conhecimento uma aventura que no somente

128

SOCIOLOGIAS

Sociologias, Porto Alegre, ano 3, n 5, jan/jun 2001, p.116-148

comporta riscos, mas se nutre dos riscos (Morin, 1991, p. 244). Neste processo de construo do conhecimento, o imediato cede lugar ao construdo, cuja base est na formulao do problema da investigao e na elaborao de questes sociolgicas pertinentes para o desenvolvimento do processo de investigao. Esta operao, agora na linguagem operacional, supe o exerccio da vigilncia epistemolgica em seus trs graus: a ateno sobre os fatos e acontecimentos relevantes para o objeto cientfico, potenciada pelo acesso a bases de dados virtuais; o cuidado com a aplicao rigorosa dos mtodos de investigao e de interpretao assegurado pela exigncia de rigor e de ordenamento dos comandos de cada programa aplicativo; enfim, a vigilncia reaparece quando ela julga os mtodos em si mesmos, como um momento de seu prprio procedimento de apreenso do real, algo certamente ainda incipiente nas metodologias informacionais, cuja realizao no impossvel, tampouco longnqua. H portanto, um privilegiamento da lgica da descoberta em relao lgica da prova, por que se trata de uma atitude cientfica que se orienta pelo desconhecido e que ousa afirmar o por que no das alternativas explicativas (Foucault, 1984, p. 13). Nesse processo de construo do conhecimento sociolgico, o passo fundamental a distino epistemolgica entre o objeto real e o objeto cientfico, ou seja, a passagem de uma questo social a uma questo sociolgica. O objeto cientfico ou o problema sociolgico so o resultado de um processo de trabalho que envolve elementos tericos e prticos: o objeto sociolgico necessita ser conquistado, construdo e constatado (Bourdieu , Chamboredon e Passeron, 1973). Trata-se, aqui, de partir e, ao mesmo tempo, de ultrapassar o problema social ou a questo social, sem nunca esquec-la, condio necessria para, mais tarde, poder reencontr-la, explicada, por seu tratamento como questo sociolgica. A questo social no um produto natural das contradies da sociedade, mas envolve, necessariamente, um trabalho de construo coletiva da realidade, no qual se condensa a elaborao das repre-

SOCIOLOGIAS

129

Sociologias, Porto Alegre, ano 3, n 5, jan/jun 2001, p.116-148

sentaes sociais conflitivas que do visibilidade ao problema social (Champagne et alii, 1989). Em seguida, encontramos as operaes intelectuais envolvidas na elaborao da problemtica especificada pelo objeto sociolgico a conhecer. Isso implica a definio provisria do objeto, constituindo um sistema de relaes mediante a interao recproca entre estrutura e ao, na qual dimenses do objeto real so organizadas pelo conhecimento terico, de modo a atingirmos o objeto cientfico, ou, em outras palavras, a construir o problema sociolgico. A partir desta ruptura epistemolgica, a linguagem informacional, assumimos a descontinuidade terica dos objetos, mtodos e tcnicas sociolgicas (Tavares dos Santos, 1997). Redefine-se a linguagem sociolgica, assume relevncia a elaborao dos conceitos, inclusive a reconceitualizao e a reformulao de protocolos de observao a partir das plataformas computacionais. Comeam a ser percebidos os efeitos das metodologias informacionais sobre os modos de construir e desenvolver as inferncias sociolgicas, pois o cientista social passa a trabalhar no modo de informao. Aceleram-se os ritmos, as passagens e as reconverses no processo de interpretao sociolgica um saber-fluxo em acelerao constante (Levy, apud Pellanda & Pellanda, 2000, p. 25), mediante um novo padro de trabalho cientfico que revoluciona, porque altera, inverte e supera as modalidades vigentes de explicao sociolgica. Por um lado, os mtodos computacionais propiciam novas relaes entre os procedimentos de induo A induo requer que se observe o mundo. o processo mediante o qual os cientistas generalizam por uma lei universal determinadas observaes de exemplos individuais (Gadner, 1992, p. 94) e os procedimentos de deduo A deduo o processo pelo qual os juzos de um sistema formal se obtm por inferncia lgica de outros juzos do sistema. Se trata de uma mera questo de manipulao da informao ou dos smbolos de acordo com regras prescritas (Gadner, 1992, p. 94).

130

SOCIOLOGIAS

Sociologias, Porto Alegre, ano 3, n 5, jan/jun 2001, p.116-148

Tais relaes adquirem uma complexidade, ritmo e potenciao exponenciais, contribuindo a um outro padro na elaborao da explanao sociolgica, como salientam Babbie & Halley (1998, p. 9): Freqentemente, a fase que envolve o movimento dos enunciados tericos e da derivao de hipteses especficas para a coleta e anlise dos dados denominada deduo, e o processo que provm dos dados no sentido da teoria chamado de induo (Babbie & Halley, 1998, p. 9). Ou seja, o investigador social pode, ao trabalhar com as metodologias operacionais, mover-se dos conceitos aos dados e informaes simultaneamente, sucessiva e reversamente, afirmando uma dialogicidade computacional inaudita no caminho da viagem inversa (Tavares Dos Santos, 1988), pois a: metodologia transforma-se, ento, de programa a ser seguido passo a passo em plano de navegao com as mais diferentes estratgias para enfrentar os embates da pesquisa e da vida que, no fundo, so a mesma coisa (Pellanda & Pellanda, 2.000, p. 8). Por outro lado, as possibilidades da formulao de hipteses aumentam sua ousadia de imaginao sociolgica, visto que os meios de operacionalizao contam, doravante, com procedimentos relacionais de validao de indicadores e com a potenciao da capacidade de medir as variaes dos atributos e propriedades dos agentes sociais, computando os diversos nveis de medida variveis nominais, ordinais, proporcionais e intervalares pela operao das anlises multivariadas e de correspondn-

SOCIOLOGIAS

131

Sociologias, Porto Alegre, ano 3, n 5, jan/jun 2001, p.116-148

cia (Babbie & Halley, 1998, p. 15; Escofier & Pags, 1990). Finalmente, pode-se ousadamente afirmar que a lgica da interpretao sociolgica foi revolucionada pelos movimentos fractais da inferncia informacional: multidimensional, operando mediante combinaes de espao-tempo interativas, misturando formas expressivas a multimdia e visualizando seus objetos de investigao a partir de distintas perspectivas em alternados nveis de aproximao o hipertexto. Estamos diante de tecnologias da inteligncia que: interagem com o sistema cognitivo principalmente sob duas formas: a) transformam a configurao da rede social de significao, cimentando novos agenciamentos e possibilitando novas pautas interativas de representao e de leitura do mundo; b) permitem construes novas, constituindo-se em fontes de metforas e analogias (Maraschin, apud Pellanda & Pellanda, 2.000, p. 112). Este horizonte infinito de possibilidades realiza uma inconclusa atualizao do novo esprito cientfico, que uma retificao do saber, um alargamento dos quadros do conhecimento. Ele julga, condenando, seu passado histrico. Sua estrutura a conscincia de seus erros histricos (Bachelard, 1984, p. 177). Estamos face a procedimentos de incessantes transformaes, pois o esprito cientfico somente pode progredir criando mtodos novos, motivo pelo qual a Sociologia do Sculo XXI, para realizar descobertas de processos e de sonhos coletivos (Tavares dos Santos & Gugliano, 1999, Introduo) dever praticar a novidade epistemolgica e metodolgica das estratgias de investigao informacionais.

132

SOCIOLOGIAS

Sociologias, Porto Alegre, ano 3, n 5, jan/jun 2001, p.116-148

4. A anlise de mensagens qualitativas no-estruturadas


O programa QSR NUD*IST significa sistema de indexao e de teorizao sobre informaes qualitativas no-estruturadas, um sistema inteligente de ltima gerao, que possibilita realizar uma pesquisa qualitativa de mensagens e de discursos, mas tambm de materiais visuais, mediante um conjunto de meios para descobrir e explorar os sentidos das informaes alfanumricas no-estruturadas. Esse programa contm ferramentas informacionais para gerenciar documentos; criar idias sobre os mesmos; gerenciar categorias do entendimento; formular questes sobre as informaes e construir e testar teorias sobre o corpus das informaes. Utilizamos este software para analisar entrevistas, bem como ele ser til para analisar outros documentos, digitalizados ou obtidos na Internet. O programa QSR NUD*IST, assim como sua verso mais atual, o NVIVO, produzem um ambiente informacional no qual se pode criar, gerenciar e explorar idias e categorias, minimizando as rotinas de trabalho e maximizando a flexibilidade da anlise, para descobrir novas idias e desenvolv-las. Tal desenvolvimento pode ser feito de vrios modos: investigando documentos, criando categorias e codificando textos; gerenciando e explorando idias sobre as informaes e importando e exportando dados para ligar com programas estatsticos e planilhas. Acima de tudo, o software QSRNUD*IST foi desenhando para colocar questes e construir e testar teorias. Suas ferramentas ligam documentos com idias, de modo que permite: clarificar idias, descobrir temas e armazenar anotaes sobre as informaes; construir e testar teorias sobre as informaes; gerar relatrios, incluindo o texto, cdigos de categorias e sumrios estatsticos; expor matrizes e construir modelos, ligando com softwares de exposio grfica. O projeto deste software organizado em dois subsistemas interconectados, ligados por procedimentos de busca: I - Sistema de Documentos (The Document System) contm informaes sobre todo documen-

SOCIOLOGIAS

133

Sociologias, Porto Alegre, ano 3, n 5, jan/jun 2001, p.116-148

to, seja on-line ou off-line e, opcionalmente, uma anotao de memria; II - codificando e explorando os documentos, possvel lig-los s categorias elaboradas no Sistema de Indexao. O Sistema de Indexao (The Index System) construdo por Ns, que so recipientes para idias e pensamentos sobre o material pesquisado, isto , Categorias. Os Ns armazenam o cdigo de Categorias construdo pelo usurio, registrando tambm uma memria. Com a Categoria, so armazenadas as seguintes informaes: ttulo, definio da Categoria, anotaes sobre elas e as referncias s partes do documento codificadas pelo N. Desenvolvendo os Ns, e com eles codificando, ligam-se os Ns com os documentos. Os procedimentos de busca possibilitam pesquisar tanto os documentos textuais quanto codific-los para descobrir e explorar padres e temas, testar ou construir teorias. Em suma, esses programas realizam uma anlise de contedo qualitativa de discursos: a noo bsica so os Ns, ou Categorias, que so recipientes para idias sobre nossos dados. Um N deve ter um ttulo, um endereo, uma definio, uma codificao e uma memria. Os Ns so os recipientes para codificaes e para idias. A codificao dos Ns, ou as Categorias, se organizam hierarquicamente por classes, subclasses, etc. , permitindo leituras desde o plo teortico, mais geral, ao plo particular e singular, no nvel do senso comum ou das denominaes.

5. A Genealogia do saber e a construo de bases de dados


Parece ser interessante, na prtica sociolgica contempornea, fazer uso recorrente da construo de bases de dado, utilizando, por exemplo, o programa Acess. Vislumbramos, pelas experincias anteriores de pesquisa, que esta tcnica permite registrar as formas dos dispositivos enquanto uma articulao do poder e do saber, incluindo tanto as formaes discursivas como as formaes no-discursivas, sendo assim heterogneo e polimorfo.

134

SOCIOLOGIAS

Sociologias, Porto Alegre, ano 3, n 5, jan/jun 2001, p.116-148

Estamos diante da possibilidade informacional de registrar um conjunto flexvel de prticas coerentes, de relaes de fora e estratgias que organizam a realidade social entrelaando experincias, poderes e saberes, com visibilidade, enunciao e fissuras. A construo da genealogia do poder, por Michel Foucault, de modo sucessivo e inovador, deriva da orientao epistemolgica pela qual interessa fazer no a histria do passado para ver como se configura o presente, mas a histria do passado a partir do presente, dos clamores dos fundos das prises, a partir dos embates atuais. O autor define seu objeto como a genealogia dos procedimentos policiais determinados pelas tecnologias sociais que se configuram enquanto tecnologias de poder (Foucault, 1988). A obra Vigiar e Punir a passagem dos mecanismos de punio, de maceramento do corpo, at os mecanismos finais da vigilncia pelo olhar panptico, vigilncia to estruturada e interiorizada que dispensa a presena fsica do vigia. Essa interiorizao dos mecanismos disciplinares vai sendo objeto de um tratamento histrico descontnuo, analisando materiais assistemticos, manipulando a evidncia histrica disponvel at chegar a uma reconstruo da racionalidade especfica das formas de dominao sobre o corpo e a alma. H toda uma anlise multifactica de uma pluralidade de discursos, referidos s condies de possibilidade de uma poca na qual historicamente eles se formaram. Se, por um lado, a arqueologia uma relao de um discurso com outro discurso, o que vai chamar de formaes discursivas, nas suas diferentes possibilidades, tambm, desde o incio, o relacionamento desses diferentes discursos com as prticas sociais e com as instituies. Ou seja, a arqueologia do saber consistia na descrio e na anlise conceitual da construo e formao dos diferentes saberes, nessa multiplicidade de tipos. Trabalha com a anlise das prticas sociais, as formaes no discursivas: quanto elas envolviam uma relao com figuras da sociedade - o louco, o sdico, Dom Juan, Dom Quixote e outros - e a relao dessas figuras com as instituies, sejam as casas de trabalho ingle-

SOCIOLOGIAS

135

Sociologias, Porto Alegre, ano 3, n 5, jan/jun 2001, p.116-148

sas, os asilos, os hospitais (Tavares dos Santos, 1997). Michel Foucault veio a indicar as formas do dispositivo poder-saber que estiveram na gnese das cincias humanas: a medida, como funo da ordem, um saber matemtico-fsico; a enqute, como meio de recenseamento e centralizao, um saber estatstico e o exame, exercendo funes de seleo e de excluso, a fim de restaurar e fixar a norma. O conceito de disciplina, gerado pela operao intelectual desse livro, significa um processo que no pode mais ser separado do saber e do poder, das formaes discursivas e das formaes no-discursivas. As disciplinas so mtodos que permitem o controle minucioso das operaes do corpo, que asseguram a sujeio constante de suas foras, que impem uma relao de docilidade e utilidade. A disciplina fabrica corpos dceis que vo multiplicar a fora produtiva do corpo humano, aumentar sua utilidade e diminuir sua disperso. Estamos diante de um conjunto flexvel de prticas coerentes, de relaes de fora e estratgias, que organizam a realidade social entrelaando experincias, poderes e saberes, com visibilidade, enunciao e fissuras. O dispositivo poder-saber configura-se em trs momentos, seguindo uma genealogia que contm uma gnese dos diversos elementos que terminam por configur-lo (Foucault, 1976). Na construo das bases de dados pelas metodologias informacionais definio da estrutura dos registros e delineamento dos campos os trs momentos do dispositivo poder-saber podem ser assim configurados: A disposio de um discurso, a produo de um fato discursivo global, constitudo por determinadas experincias: os fatos; por emissores com um determinado ponto de vista, a partir de seu lugar na sociedade; por instituies que, ao incitar, arquivar e difundir mensagens representam um locus privilegiado de emisso do discurso, e por saberes vrios, afirmando princpios de excluso e de escolha. O dispositivo poder-saber implica tecnologias de poder polimorfas, tcnicas de poder que apresentam efeitos plenos de positividade.

136

SOCIOLOGIAS

Sociologias, Porto Alegre, ano 3, n 5, jan/jun 2001, p.116-148

O dispositivo poder-saber comporta uma vontade de saber, uma expressividade manifesta e visvel por mecanismos positivos: dos produtores de saber e multiplicadores do discurso; pelo surgimento e funcionamento de estratgias de poder que tero como efeitos ltimos uma interdio, mas tambm uma cultura (Foucault, 1991). Umas das formas fundamentais do poder - saber consiste no dispositivo enquanto uma articulao do poder e do saber, abarcando as formaes discursivas e as formaes no-discursivas, sendo assim heterogneo e polimorfo e, sobretudo, exigindo uma estratgia de investigao capaz de organizar mltiplas dimenses, com variadas e instveis combinaes, o que precisamente se torna possvel pelo desempenho das linguagens informacionais.

6. A anlise reflexiva de informaes: as novas possibilidades da anlise quantitativa


A necessidade de realizar a anlise de dados estatsticos e de sries temporais tem sido, desde os clssicos, uma das metodologias bsicas para se efetivar o processo de objetivao da realidade social. Na sociologia contempornea, a metodologia de Pierre Bourdieu, na qual a idia de uma sociologia reflexiva central, encontra na anlise avanada de dados e informaes um modo de investigao e de explicao sistemtico e relacional do mundo social, embora, evidentemente, Bourdieu no se restrinja ao uso dessa metodologia de investigao. Pois explicao sistemtica na sociologia reflexiva significa que a anlise sociolgica vai estar sempre preocupada em discutir os seus instrumentos de conhecimento (Bourdieu, 1989). O autor se refere a Gaston Bachelard, pois a idia da reflexibilidade significa um pensamento que est sempre se debruando sobre si prprio, analisando suas condies sociais de produo e de

SOCIOLOGIAS

137

Sociologias, Porto Alegre, ano 3, n 5, jan/jun 2001, p.116-148

objetivao e, ao mesmo tempo, um pensamento que relacional: o modo de pensamento que relacional e analgico que favorecido pelo conceito de campo permite apreender a particularidade no interior da generalidade, e vice-versa. Um caso particular bem construdo deixa de ser um caso particular (Bourdieu, 1984). As possibilidades da anlise estatstica realizada, por exemplo, mediante o uso do programa SPSS (verso 8.0), ou, at certa medida, do programa Excel - permitem trabalhar com dados provenientes de planilhas eletrnicas ou de base de dados, contendo tanto variveis numricas quanto alfanumricas. A anlise de dados estatsticos no pode fazer economia do trabalho de desvelamento do processo de construo estatstica , pois o dado nunca imediato. Os dados so o resultado de um trabalho social e cientfico, desde os procedimentos de definio do universo da populao, da seleo da amostra, da elaborao do instrumento e de suas categorias, at a aplicao do questionrio e o controle dos erros existentes; mais ainda, a discusso sobre a pertinncia dos mtodos interpretativos das variveis traz efeitos incontornveis construo do dado estatstico e anlise de dados. (Merli, Dominique. La construction statistique. In: Champagne, op. cit. , p.101-162). Tais procedimentos permitem um uso potencializado de grandes massas de dados, tanto de medidas quanto de testes estatsticos. Estamos no plano da anlise fatorial, com duplo escopo analtico-sinttico, que ... coloca em ao ndices de ligao estatstica entre variveis. Avalia as ligaes entre todas as variveis para hierarquiz-las e/ou propor uma representao da configurao do conjunto das ligaes (Combessie, 1996, p. 103). Porm, as novas possibilidades residem na anlise multivariada, a qual: ... tem por objeto distinguir e avaliar a contribuio de mltiplas variveis a uma mesma varivel dependente: uma das maneiras de avali-

138

SOCIOLOGIAS

Sociologias, Porto Alegre, ano 3, n 5, jan/jun 2001, p.116-148

ar a fora da ligao entre duas variveis de uma tabela consiste em introduzir uma terceira, uma quarta, uma quinta (Combessie, 1996, p. 97). Enfim, com este programa, podemos efetuar a sofisticada anlise fatorial de correspondncia, para estudar quadros chamados, correntemente, de quadros de contingncia (ou tabelas cruzadas). Trata-se de quadros de dados obtidos pelo cruzamento de modalidades de duas variveis qualitativas definidas sobre uma mesma populao de n indivduos. (...) Um quadro de contingncia exprime a relao entre duas variveis qualitativas ligao ou independncia (Escofier & Pags, 1990, p. 25-26). Se o mundo multivariado, cada efeito tem no uma, mas vrias causas, de modo que o recurso aos programas computacionais nos traz no s uma economia de tempo e de erros, como tambm potencializa as inferncias estatsticas que compem a anlise sociolgica (Moreira, 1994, P .191-192).

7. A Sociologia do Sculo XXI e as Metodologias Informacionais


As metodologias informacionais constituem a novidade no atual momento terico, ainda pouco utilizadas na sociologia contempornea. A linguagem comunicacional da atualidade consiste no desafio da psmodernidade, esta forma cultural do capitalismo tardio que alinhava, ao mesmo tempo, a transio paradigmtica para os desafios de uma sociolo-

SOCIOLOGIAS

139

Sociologias, Porto Alegre, ano 3, n 5, jan/jun 2001, p.116-148

gia para o Sculo XXI ( Tavares dos Santos & Gugliano, 1999; Sousa Santos, 2.000; Jameson, 1996). Em particular, esse desafio expressa os dilemas de uma sociedade capitalista e informacional, na qual esta revoluo tecnolgica, se exercida pelo poder econmico e poltico hegemnico do processo de globalizao, pode vir a agravar a desigualdade e criar mesmo novas formas de excluso e de fragmentao social (Ianni, 2000, esp. Cap. VI, pp.139166; Levy, 1999, p. 238; Hedley, 1999 ; Wilke et alii, 1997, p. 26 e 46-48; Breton, 1991, p. 250) Nos procedimentos da sociologia atual, residiria a disseminao de um padro de trabalho cientfico, definido pelos seguintes elementos: dvida metdica e questionamento dos objetos, mtodos e hipteses do trabalho cientfico; utilizao da informtica nos vrios momentos do processo de trabalho sociolgico; disciplina do cotidiano da pesquisa; organizao flexvel do trabalho; responsabilidade social inelutvel, e lugar para o questionamento e a criatividade. A utilizao de uma srie de metodologias informacionais, quantitativas ou qualitativas, exige, como condio do rigor, que se proceda crtica reflexiva das tcnicas e dos procedimentos, orientada pelos princpios da incerteza multiramificada e da interrogao permanente (Morin, 1991, p.243). Vislumbra-se uma vantagem adicional ao aplicar programas de microinformtica ao exerccio da vigilncia epistemolgica, que supe: utilizar plenamente as capacidades exploratrias de cada mtodo; associar uma pluralidade de mtodos; comparar os resultados por semelhana e diferena: tipologias; colocarse questes sobre as questes dos outros; criticar as fontes em sociologia: verificar as condies sociais de sua elaborao (Combessie, 1996, Introduo).

140

SOCIOLOGIAS

Sociologias, Porto Alegre, ano 3, n 5, jan/jun 2001, p.116-148

Trata-se de desenvolver o pensamento complexo e relacional, o tecido de relaes que produz o fenmeno, relembrando que longe de o ser iluminar a relao, a relao que ilumina o ser (Bachelard, 1984, p. 152 e p. 148). Em outras palavras: Reconstruir as relaes sociais que determinam a relao enquanto relaes sociais e enquanto posies em um espao estruturado (Combessie, p. 107/108). Do ponto de vista da epistemologia complexa, estamos trabalhando em um movimento por um realismo relacional, relativo e mltiplo, insiste Morin: O relacional provm da indissocivel relao sujeito/objeto e esprito/mundo. A relatividade advm da relatividade dos meios de conhecimento e da relatividade da realidade cognoscvel. A multiplicidade diz respeito multiplicidade dos nveis de realidade e, talvez, multiplicidade das realidades (Morin, 1986, p.221). Neste estilo de pensamento residiria a disseminao de um habitus da pesquisa informacional, marcado pelos seguintes elementos: dvida metdica e questionamento dos objetos, mtodos e hipteses do trabalho cientfico; utilizao da informtica no processo de trabalho sociolgico; disciplina do cotidiano da pesquisa; organizao flexvel do trabalho; responsabilidade social inelutvel; e lugar para o questionamento e a criatividade. A linguagem informacional poder possibilitar a superao de antigas antinomias, pelo uso combinado e aplicado de diversos mtodos quantitativos e qualitativos de pesquisa, vindo a configurar um padro de trabalho cientfico que poderamos denominar de sociologia informacional, cujos delineamentos precisos esto em curso de fabricao pelos praticantes deste ofcio.

SOCIOLOGIAS

141

Sociologias, Porto Alegre, ano 3, n 5, jan/jun 2001, p.116-148

A sociologia, neste jovem Sculo XXI, tensionada pelo uso virtual das metodologias informacionais, qui estimule a paixo de fazer cincia, o exerccio da crtica e o belo prazer da escrita e processamento do texto sociolgico. Vivemos, ao que tentamos indicar, um momento de transformaes no trabalho sociolgico, no qual a lgica da crtica, a perspectiva da descoberta cientfica e o esprito criativo, vm sendo alterados pelos efeitos das metodologias informacionais. A prtica sociolgica expressa, no modo de informao, uma vontade de saber que desvela, para contribuir a transformar, as relaes de sociabilidade, de poder e de conhecimento na sociedade da informao, exigindo novos programas para as utopias.

Referncias bibliogrficas
BABBIE, Earl & HALLEY, Fred. Adventures in Social Research Data analysis using SPSS for Windows 95. Londo, Pine Forge Press, 1998. BACHELARD, Gaston. Le matrialisme rationnel. Paris, PUF, 1990. BACHELARD, Gaston. Le nouvel sprit scientifique. Paris, PUF, 1984. BARDIN, Lawrence. Anlise de contedo. Lisboa: Edies 70, 1979. BLANK, Grant et alii (ed.) New Technology in Sociology. London, Transaction, 1989. BORDIEU, Pierre. Homo Academicus. Paris, Minuit, 1984. BOURDIEU, P & CHAMBOREDON, J.C & PASSERON, J. Le mtier de Sociologue. .

142

SOCIOLOGIAS

Sociologias, Porto Alegre, ano 3, n 5, jan/jun 2001, p.116-148

Paris, Mouton, 1973. BOURDIEU, Pierre. O poder simblico. Rio de Janeiro: Bertrand , Brasil, 1989. BRETON, Philippe. Histria da Informtica. So Paulo, UNESP 1991. , CASTELLS, Manuel. La Era de la informacin: economa, sociedad y cultura V. I : La Sociedad Red. Madrid, Alianza Ed., 1996. CHAMPAGNE, Patrick et alii. Initiation la pratique sociologique. Paris, Dunod, 1989. COMBESSIE, Jean-Claude. La Mthode en Sociologie. Paris, La Dcouverte, 1996. DEVEREUX, Georges. De langoisse la mthode dans les sciences du comportement. Paris, Flammarion, 1980, p.75. ESCOFIER, Brigitte & PAGS, Jrme. Analyses factorielles simples et multiples. Paris, DUNOD, 1990. FERNANDES, Florestan. Fundamentos empricos da explicao sociolgica. 2.ed. So Paulo, Nacional, 1967, p.XX. FOUCAULT, Michel. La volont de savoir - histoire de la sexualit. Paris: Gallimard, 1976. FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir. Petrpolis: Vozes, 1988. FOUCAULT, Michel. Tecnologas del Yo. Barcelona, Paids Ibrica, 2.ed. 1991. FOUCAULT, Michel. Lusage des plaisirs. Paris , Gallimard, 1984. GADNER, Martin. El ordenador como cientfico y otros ensayos sobre fantasa

SOCIOLOGIAS

143

Sociologias, Porto Alegre, ano 3, n 5, jan/jun 2001, p.116-148

y ciencia. Barcelona, Paids, 1992. HEDLEY, R. Alan. The Information Age : apartheid, cultural imperialism, or Global Village ?. In: Social Science Computer Review. Thousand Oaks, California, v. 17, n 1, Spring, 1999, p. 78-87. IANNI, Octavio. Enigmas da Modernidade-Mundo. Rio de Janeiro, Civilizao Brasileira, 2.000. KUECHLER, Manfred. Using the Web in the Classroom. In: Social Science Computer Review. Thousand Oaks, California, v. 17, n 2, Summer 1999, p. 144161. JAMESON, Fredric. Ps-modernismo : a lgica cultural do capitalismo tardio. So Paulo, tica, 1996. LVY, Pierre. Cibercultura. So Paulo, Editora 34, 1999. LIEDKE, Enno. Sociologia e Sociedade Brasil e Argentina (1954-1984). In: Cadernos de Sociologia, Porto Alegre, PPG-Sociologia do IFCH-UFRGS, V. II, n. 2, maio de 1990, p. 5-50. MANGABEIRA, Wilma. O uso de computadores na anlise qualitativa: uma nova tendncia na pesquisa sociolgica. In: BIB - Boletim informativo e bibliogrfico de Cincias Sociais. Rio de Janeiro, ANPOCS, n.34, 1992, p. 83-95. MANGABEIRA, Wilma (Ed.) Qualitative Sociology and Computer Programs: advents and diffusion of computer-assisted qualitative data analysis software (CAQDAS). In: Current Sociology. London, ISA, SAGE, V. 44, N. 3, winter 1996, p. 187-307, cit. da pg. 192. MORIN, Edgar. La Mthode III: La connaissance de la connaissance. Paris, Seuil, 1986.

144

SOCIOLOGIAS

Sociologias, Porto Alegre, ano 3, n 5, jan/jun 2001, p.116-148

MORIN, Edgar. La Mthode IV : Les Ides. Paris, Seuil, 1991. MOREIRA, Carlos Diogo. Planejamento e estratgias da investigao social. Lisboa, Instituto Superior de Cincias Sociais e Polticas, Universidade Tcnica de Lisboa, 1994. ORFORD, Scott ; HARRIS, Richard ; DORLING, Daniel. Geography : information visualization in the Social Sciences. In: Social Science Computer Review. Thousand Oaks, California, v. 17, n 3, Fall 1999, p. 289-304. PELLANDA, Nize & PELLANDA, Eduardo (org.). Ciberespao: um hypertexto com Pierre Levy, Porto Alegre, Artes e Ofcios, 2.000 (Em especial, os textos de Pierre LEVY, Margarete AXT e Cleci Maraschin) PESSIS-PASTERNAK, Guitta. Do Caos Inteligncia Artificial : quando os cientistas se interrogam. So Paulo, Editora UNESP ,1993. PFAFFENBERGER, Bryan. Microcomputer applications in qualitative research. London, SAGE, 1990, p.10 e 22. POSTER, Mark. The mode of information : poststructuralism and social context. Cambridge, Polity Press, 1990. PRANDI, Jos Reginaldo. Histria de Vida Computacional. So Paulo, CEBRAP , 1972 SCHAFF, Adam. A Sociedade Informtica. So Paulo, Editora da UNESP / Brasiliense, 1990. SOUSA SANTOS, Boaventura. A crtica da razo indolente : contra o desperdcio da experincia. So Paulo, Cortez, 2.000,

SOCIOLOGIAS

145

Sociologias, Porto Alegre, ano 3, n 5, jan/jun 2001, p.116-148

TAVARES DOS SANTOS, Jos Vicente & GUGLIANO, Alfredo (orgs.). A Sociologia para o Sculo XXI. Pelotas, EDUCAT / SBS, 1999. TAVARES DOS SANTOS, J. V. A Aventura Sociolgica na Contemporaneidade. In: ADORNO, Srgio (org .). A Sociologia entre a Modernidade e a Contemporaneidade. Porto Alegre, Editora da UFRGS/Sociedade Brasileira de Sociologia, 1995, p. 73-84 (Nmero especial do Cadernos de Sociologia, PPGSociologia - UFRGS). TAVARES DOS SANTOS, Jos Vicente. A construo da viagem inversa: ensaio sobre a investigao nas Cincias Sociais. In: Cadernos de Sociologia. Porto Alegre, Programa de Ps-graduao em Sociologia da UFRGS, v.3, n.3, p. 551988 (Nmero temtico: Metodologias de Pesquisa). TAVARES DOS SANTOS, Jos Vicente. Michel Foucault, um pensador das redes de poder e das lutas sociais. In: Revista Educao, Subjetividade e Poder. Porto Alegre, NESPE/ PPG-Educao da UFRGS, Ed. UNIJUI, janeiro-junho de 1996, n. 3, p.7-16. TAVARES DOS SANTOS, Jos Vicente. Subjetividade e Histria na construo de um Socilogo. In: Revista Educao, Subjetividade e Poder. Porto Alegre, NESPE/ PPG - Educao da UFRGS, Ed. UNIJUI, janeiro - junho de 1997, n. 4, p. 103114. THIOLLENT, Michel. Crtica metodolgica, investigao social e enqute operria. So Paulo: Polis, 1982. WILKE, Jurgen et alii. Perspectivas Globais da Sociedade da Informao. So Paulo, Fundao Konrad-Adenauer Stiftunh, 1997.

146

SOCIOLOGIAS

Sociologias, Porto Alegre, ano 3, n 5, jan/jun 2001, p.116-148

Obs. - Registro de propriedade intelectual: ARCVIEW marca registrada de ESRI , USA. AURLIO marca registrada de Lexicon Informtica, Brasil. MAPINFO marca registrada de MAPINFO Corporation, USA. QSR NUD*IST e QSR NUD*IST VIVO (Nvivo) so marcas registradas de Qualitative Solutions and Research Pty Ltd. , Australia. SphinxSurvey Plus2 e Lexica so marcas registradas de Le Sphinx Dveloppement, France. SPPS uma marca registrada de SPSS Inc. Chicago, Illinois, USA. WORD PERFECT e CORELDRAW so marcas registradas de LINUX , USA. WORD, EXCEL, ACESS, POWERPOINT, PROJECT, FOXPRO so marcas registradas de MICROSOFT CORPORATION, USA.

Resumo
Pretendemos discutir, neste texto, dimenses tericas e metodolgicas da relao entre as prticas de construo do conhecimento sociolgico e as possibilidades da informtica para o trabalho de pesquisa social, a partir de uma reflexo sobre as possibilidades de uso das diferentes ferramentas informacionais e a indicao das transformaes nos processos cognitivos da investigao sociolgica que esto ocorrendo na sociedade informacional. Palavras-chave: metodologias informacionais, sociedade informacional

You might also like