You are on page 1of 56

PHD-2301 Hidrulica I-Orifcios e Bocais

Escola Politcnica da Universidade de So Paulo


Departamento de Engenharia Hidrulica e Sanitria PHD 2301 - HIDRULICA I

Roteiro elaborado pelo Prof Dr. Podalyro Amaral de Souza(1987) Revisado em 2000 por Prof. Livre-Docente Paolo Alfredini Digitao e Layout Reginaldo Galhardo Martins

So Paulo 2004

Escola Politcnica da USP - Departamento de Engenharia Hidrulica e Sanitria

PHD-2301 Hidrulica I-Orifcios e Bocais

Sumrio
Experincias
123456-

pginas

ORIFCIOS E BOCAIS................................................................................................................................... 3 HIDROMETRIA.............................................................................................................................................14 VERTEDOR DE SOLEIRA ESPESSA..........................................................................................................22 RESSALTO HIDRULICO...........................................................................................................................28 FILTRAO ..................................................................................................................................................33 CANAL EM REGIME PERMANTE UNIFORME E GRADUALMENTE VARIADO..............................40

Escola Politcnica da USP - Departamento de Engenharia Hidrulica e Sanitria

PHD-2301 Hidrulica I - Orifcios e Bocais

1 -

ORIFCIOS E BOCAIS

1.1. Introduo
Uma abertura executada na parede lateral ou no fundo de um recipiente que contenha lquido, e que possibilita o escoamento desse lquido, genericamente denominada orifcio. O orifcio mais comum o de forma circular com borda biselada externamente de modo a formar uma aresta viva internamente, como indicado na Figura 1.

C D C
Dc

Figura 1 - Corte de um orifcio circular de parede delgada

Quando a parede do reservatrio espessa ou quando um tubo adicionado externamente ao orifcio, como na Figura 2, de modo que o jato lquido possa fluir colado parede , tem-se o que se convencionou chamar de bocal cilndrico externo.

D C
1
Figura 2 - Corte de um bocal cilndrico externo

Quando um tubo curto adicionado internamente a um orifcio, como mostrado na Figura 3, tem-se o caso de um bocal cilndrico interno. Neste caso o jato deve fluir sem ter
Escola Politcnica da USP - Departamento de Engenharia Hidrulica e Sanitria

PHD-230 Hidrulica I - Orifcios e Bocais

contato com a parede interna do bocal para aproximar-se das hipteses requeridas para a aplicao da equao da quantidade de movimento.

Dc

Figura 3 - Corte de um bocal cilndrico interno

Estes trs dispositivos aqui apresentados so geralmente empregados como medidores de vazo em volume ou simplesmente como drenos.

1.2. Tratamento Analtico


1.2.1 - Consideraes Gerais
Os principais smbolos utilizados neste tratamento do fenmeno: !"A = rea de seo transversal !"C e K = coeficiente !"D = dimetro !"H = carga total !"h = altura da gua no reservatrio em relao ao centro do dispositivo de sada !"Z = cota !"g = acelerao gravitacional !"V = velocidade !"p = presso !" = massa especfica da gua !"x, y = posio em relao seo contrada (orifcio e bocal interno) ou seo de sada (bocal externo) ver Figura 4 !"Q = vazo volumtrica !"t = tempo
Escola Politcnica da USP - Departamento de Engenharia Hidrulica e Sanitria

PHD-2301 Hidrulica I - Orifcios e Bocais

!"L = distncia entre os fios da harpa graduada !" = ngulo da harpa em relao a horizontal !"Re = nmero de Reynolds ndices: !"c = contrao, seo contrada !"v = velocidade !"Q = vazo volumtrica !"t = terico !"r = real !"res = reservatrio !"ci = contrao interna (bocal externo) !"0 = inicial

O tratamento analtico do escoamento de jato atravs de orifcios e bocais feito com base em trs princpios da Fsica: Primeira Lei da Termodinmica, Conservao de Massa e Conservao da Quantidade de Movimento. As seguintes hipteses simplificadoras sero adotadas ao presente caso: a) Escoamento no permanente, com o reservatrio se esvaziando lentamente; b) Lquido incompressvel; c) Orifcios e bocais de pequenas dimenses em relao carga; d) A presso atmosfrica na superfcie livre do reservatrio e na sada do jato adotada como zero (presso relativa); e) Os orifcios e bocais esto em paredes verticais e lanam jatos com velocidades iniciais horizontais; f) No existe, no reservatrio, nenhuma mquina hidrulica fornecendo ou retirando trabalho; g) No reservatrio, em pontos no vizinhos do orifcio ou bocal, a presso distribuise hidrostaticamente. As partculas fluidas procedentes dos mais diversos pontos do reservatrio aproximam-se do orifcio ou do bocal descrevendo trajetrias convergentes. Isto obriga o jato formado a sofrer uma contrao em uma seo transversal, ocorrendo um valor mnimo de rea na seo em uma posio em que os filetes so paralelos, denominada seo contrada (ver seo C-C na Figura 1). A razo entre a rea do jato na seo
Escola Politcnica da USP - Departamento de Engenharia Hidrulica e Sanitria

PHD-2301 Hidrulica I - Orifcios e Bocais

contrada, Ac = Dc /4, e a rea nominal do orifcio ou bocal, A = D /4, define o


2 2

denominado Coeficiente de Contrao Cc:

Dc A Cc = c = A D

( )<1
Equao 1

Com base nas hipteses adotadas, a Primeira Lei da Termodinmica fica reduzida equao de Bernoulli:

H1=H2 + H = Z1 +

V12 p2 p1 V22 + = Z2 + + + perdas g g 2g 2g


Equao 2

entre dois pontos 1 e 2 quaisquer de um filete. Para o filete indicado na Figura 4 aplica-se a Equao 2 entre o ponto o e o ponto c, que est no centro da seo contrada, obtendo-se a Equao 3:

Z0 +

p0 g

V 02 2g

= Zc+

pc g

V c2 2g

+ perdas

= 0 (d)

0 (a)

= 0 (d)
Equao 3

Figura 4 - Esquema do reservatrio com emisso de jato

Chamando-se Vc = Vr (velocidade real do jato), substituindo-se (Z0 - Zc) por h, e expressando-se as perdas por KVr2/2g, pode-se transformar a Equao 3 em:

1 Vr =

1 + K

2gh
Equao 4

Escola Politcnica da USP - Departamento de Engenharia Hidrulica e Sanitria

PHD-2301 Hidrulica I - Orifcios e Bocais

Define-se agora a velocidade terica do jato, Vt, como sendo aquela que o jato adquiriria se no houvesse perdas (K=0). Com base na Equao 4, Vt ser expressa como:

Vt = 2gh
Equao 5

A razo entre a velocidade real e a terica denominada Coeficiente de Velocidade, com notao Cv, conforme indicado na Equao 6.

Vr Cv = Vt <1
Equao 6

Outro coeficiente importante no estudo dos orifcios e bocais o denominado Coeficiente de Vazo, CQ, definindo como razo entre a vazo real, Qr = VrAc, e a vazo terica, Qt = Vt A, ou seja:

Qr CQ = Qt
1.2.2 - Bocal Cilndrico Externo

ACVr AVr

= Cc . Cv
Equao 7

O bocal cilndrico externo, funcionando com o jato colado parede do bocal, no apresenta contrao na sada do jato. Internamente ao bocal, ver Figura 2, existe uma contrao que provoca o descolamento da camada limite com conseqente aparecimento de uma depresso. Esta depresso provoca um aumento do coeficiente de vazo deste bocal quando comparado a um orifcio de parede delgada de mesmo dimetro. As aplicaes da equao de Bernoulli, entre o NA do reservatrio e a seo de sada do bocal, da equao da conservao de massa (continuidade), com as perdas expressas pela equao experimental de Borda-Blanger:

H =

(Vc - V1)2 2g

+ 0,115

V12 2g
Equao 8

(Vc e V1 so velocidades das sees indicadas na Figura 2), e com o coeficiente interno de contrao adotado com Cci=0,62, leva o bocal cilndrico externo, a:

CQ = Cv = 0,82

Equao 9

Pela aplicao da equao de Bernoulli entre as sees c-c e 1-1 da Figura 2, lanando-se mo da Equao 8, do resultado da Equao 9 e admitindo-se que o
Escola Politcnica da USP - Departamento de Engenharia Hidrulica e Sanitria

PHD-2301 Hidrulica I - Orifcios e Bocais

coeficiente interno de contrao seja Cci=0,62, no difcil mostrar que a presso na seo contrada, pc, negativa e equivale a uma carga:

pc g

= -0,75 h
Equao 10

1.3.Verificaes Experimentais
1.3.1 - Objetivo
A presente experincia objetiva a determinao dos coeficientes de contrao, velocidade e vazo, respectivamente Cc, Cv e CQ, para um orifcio circular de parede delgada, um bocal cilndrico externo e um bocal cilndrico interno em funo da carga sobre o orifcio ou bocal.

1.3.2 - Montagem
A montagem consta de: !"Reservatrio de nvel varivel; !"Piezmetro para a leitura da carga do reservatrio; !"Orifcio de parede delgada; !"Bocal cilndrico externo; !"Bocal cilndrico interno; !"Harpa graduada para a

localizao do jato; !"Cronmetro (medio acumulados). com de "lap" tempos

fotografia 1 - Vista Frontal da Bancada de Orifcios, Bocais e Vertedores


Escola Politcnica da USP - Departamento de Engenharia Hidrulica e Sanitria

PHD-2301 Hidrulica I - Orifcios e Bocais

fotografia 2 -Vista Lateral da Bancada de Orifcios, Bocais e Vertedores

1.3.3 -Procedimentos
1.3.3.1.Para o orifcio de parede delgada
a) Verificar se todos os orifcios e bocais esto fechados; b) Encher o reservatrio at a altura indicada pelo professor; c) Fechar a alimentao; d) Abrir o orifcio e acionar o cronmetro sincronizadamente com a passagem do jato por um dos fios da harpa, anotando o nmero do fio; e) Acionar o "lap" do cronmetro sempre que o centro do jato estiver coincidindo com um dos fios da harpa graduada, que caracteriza uma posio (x, y), e simultaneamente marcar o correspondente valor de carga h (para posterior leitura). Anotar o tempo t; f) Obter no menos que trs valores de t e os correspondentes valores de h (ver Figura 4); g) Os seguintes valores so necessrios para os clculos:

Escola Politcnica da USP - Departamento de Engenharia Hidrulica e Sanitria

PHD-2301 Hidrulica I - Orifcios e Bocais

Ares = (1,09 ) D = (24/24/28)

m2 mm

rea em planta do reservatrio Dimetro do orifcio/bocal externo/bocal interno Coordenadas do fio 0 em relao seo contrada, no orifcio/bocal externo/bocal interno Distncia entre os fios da harpa ngulo da harpa em relao a horizontal

x0 = (304/244/355) mm y0 = (646/646/226) mm L = (40) = (45) mm graus ()

Valores a serem marcados durante o ensaio


t N do fio (s) (m) Z cota do nvel d'gua

1.3.3.2. Para o bocal cilndrico externo:


Repetir os mesmos procedimentos indicados para o orifcio de parede delgada. Lembrar que o jato deve operar colado internamente ao bocal. Notar que as coordenadas (x0,y0) so em relao ao centro da seo de sada do jato. Para uma das medies anotar o valor da carga piezomtrica na seo contrada (interna) pc/(g) para comparar com a Equao 10.

1.3.3.3. Para o bocal cilndrico interno:


Repetir os mesmos procedimentos indicados para o orifcio de parede delgada. Lembrar que o jato deve operar descolado, como indicado na Figura 3.

1.3.4 - Orientaes complementares


Para cada instante em que foi registrada a passagem do centro do jato por um dos fios da harpa deve-se calcular o valor da altura h = Z -Zc e das coordenadas (x, y) de cada fio em relao seo contrada (para orifcio e bocal interno) e em relao seo de sada (bocal externo):
Escola Politcnica da USP - Departamento de Engenharia Hidrulica e Sanitria

10

PHD-2301 Hidrulica I - Orifcios e Bocais

x = x0 + n fio . L . cos y = y0 - n fio . L . sen


Equaes 11 e 12

O clculo da velocidade real do jato, Vr, feito a partir de valores x e y medidos nos procedimentos acima, com base nas equaes:

x = Vr t y= g(t)2 2

Equaes 13 e 14

da balstica, onde t eliminado entre as equaes 13 e 14, fornecendo:

Vr = x

g 2y
Equao 15

A partir dos valores medidos ti, hi pode-se estimar a derivada (dh/dt)i como a seguir: O tempo de esvaziamento do reservatrio de h0 a h t, dado por:

t=

2 . Ares CQ A2g

( h0 - h )
Equao 16

com CQ localmente constante e t0 = 0, define-se:

K=

2 . Ares CQ A2g
Equao 17

Para um par ti, hi pode-se determinar o correspondente Ki (Equaes 16 e 17). Tambm da Equaes 16 e 17 tem-se:

h = h0 -

( )( )
t+ K K2 t2

2 h0

Equao 18

2 h0 dh =dt K

) ( K )t
+
2

Equao 19

Obtm-se ento o seguinte algoritmo: a) Dados ti, hi, i=0, 1, ... , n b) Para i>0

Escola Politcnica da USP - Departamento de Engenharia Hidrulica e Sanitria

11

PHD-2301 Hidrulica I - Orifcios e Bocais

(b.1)

Ki=

ti h0 - hi
Equao 20

(b.2)

2 h0 dh =dt t=t Ki i

) ( K )t
+
i 2

i Equao 21

c) Para i=0 (c.1)

2 h0 dh =dt t=0 K1

)
Equao 22

Notar que os valores de (dh/dt) so negativos, uma vez que ocorre o esvaziamento do reservatrio, e conseqente reduo de h. Em resumo, com base nos dados e nas grandezas medidas, as seguintes grandezas devem ser determinadas:

Vr = x

g 2y
Equao 23

Vt = 2gh
Qr = - Ares dh dt Qt = A Vt = A2gh

Equao 24

Equao 25

Equao 26

Vr Cv = Vt Qr CQ = Qt
Cc = C Q / Cv =
Equao 29 Equao 28 Equao 27

Escola Politcnica da USP - Departamento de Engenharia Hidrulica e Sanitria

12

PHD-2301 Hidrulica I - Orifcios e Bocais

Os coeficientes Cc, Cv e CQ devem ser "plotados" em funo do nmero de Reynolds, definido como:

Re =

D . 2gh

Equao 30

Onde a viscosidade cinemtica da gua.

Escola Politcnica da USP - Departamento de Engenharia Hidrulica e Sanitria

13

PHD-2301 Hidrulica I - Hidrometria

2 -

HIDROMETRIA

2.1. Introduo
Sob o ttulo HIDROMETRIA ser tratado nesta experincia o problema da medio de uma vazo com o uso de trs dispositivos medidores, sendo um em conduto forado e dois em conduto livre. O medidor em conduto forado um DIAFRAGMA. Essencialmente constitudo por uma placa plana provida de um orifcio circular com dimetro menor que o da tubulao onde se encontra instalado. A placa instalada perpendicularmente ao eixo da tubulao de modo que o eixo contenha o centro do orifcio. De cada lado da placa existe uma cmara anular que se comunica com a regio interna da tubulao atravs de uma fresta perimetral. Dentro da cmara anular a presso reinante a presso mdia da seo do escoamento que passa pela fresta perimetral. Em cada cmara h uma tomada de presso para conexo de mangueira de manmetro.(Ver Figura 5) A velocidade do escoamento aumenta na passagem pelo orifcio enquanto a presso diminue. Isto provoca uma diferena de presso entre as sees 1-1 e 2-2 (indicadas na figura 7), diferena esta que unvoca vazo, como ser mostrado adiante. Os dois medidores em conduto livre so: um VERTEDOR RETANGULAR DELGADA e um VERTEDOR TRIANGULAR DE SOLEIRA DELGADA. (Figura 8). A medio de vazo em conduto livre de bvia importncia para a engenharia, nos campos de irrigao, drenagem e controle de inundao. O uso de vertedor retangular de soleira delgada geralmente limitado a pequenos canais, como em laboratrios, por exemplo. O vertedor triangular de soleira delgada especialmente indicado para pequenas vazes (Q< 50l/s), pois sua seo triangular leva a uma variao de carga relativamente grande, aumentando a preciso da medio.
DE

SOLEIRA

Escola Politcnica da USP - Departamento de Engenharia Hidrulica e Sanitria

14

PHD-2301 Hidrulica I - Hidrometria

Tomadas de Presso

Fresta Perimetral cmara

Figura 5- Esquema de um Diafragma

Figura 6 - Esquema de Vertedor de Soleira Delgada

2.2. Tratamento Analtico


2.2.1 - Diafragma
As hipteses aqui adotadas so: a) Escoamento permanente; b) Fluido incompressvel; c) Escoamento turbulento; d) Distribuio uniforme de velocidade no tubo e na seo contrada do jato emitido atravs do orifcio do diafragma, como na Figura 7.
Escola Politcnica da USP - Departamento de Engenharia Hidrulica e Sanitria

15

PHD-2301 Hidrulica I - Hidrometria

dc

d
Seo Contrada

2
Figura 7 - Esquema de escoamento em um diafragma

Aplicando-se a equao de BERNOULLI entre as sees 1-1 e 2-2, obtm-se:

g + 2g

p1

V12

= + + K 2g 2g g

p2

V c2

Vc 2
Equao 31

Onde: Vc a velocidade do jato na seo contrada e K o coeficiente de perda local. No tem sentido se usar a velocidade mdia V2 da seo 2-2 porque a distribuio da velocidade no se aproxima de distribuio uniforme. Na seo contrada do jato (ver Figura 7) a distribuio da velocidade uniforme e nela passa toda a vazo Q. A equao da continuidade, neste caso, permite ter-se:

dc2 D2 Q = V1 = Vc 4 4

Equao 32

O dimetro dc da seo contrada do jato pode ser relacionado com o dimetro d do orifcio atravs de um coeficiente de contrao Cc, tal que:

dc2 = Ccd2
Equao 33

Fazendo-se:

H =

p1 - p2 g

Equao 34

E tendo-se em conta as Equaes 32 e 33, pode-se explicitar Vc na Equao 31 e obter-se:

Q = Vc

dc2 4

d2 = Cc 4

2gH 1 - CC
2

( )+ K
Equao 35

d D

Escola Politcnica da USP - Departamento de Engenharia Hidrulica e Sanitria

16

PHD-2301 Hidrulica I - Hidrometria

Englobando-se os termos constantes da Equao 35 em uma nica constante C, chega-se a:

Q = C H
Equao 36

Que adotada como lei de descarga do diafragma. O valor de C determinado experimentalmente.

2.2.2 -Vertedor Retangular de Soleira Delgada


As hipteses aqui adotadas: a) Escoamento permanente; b) Fluido incompressvel; c) Distribuies uniformes de velocidade nas sees 1 e A-B; d) Superfcie livre horizontal entre as sees 1 e A-B; e) Presso atmosfrica em A e em B. Para estas hipteses a velocidade em um ponto C igual a (2gh)1/2 e a vazo terica dada por:
V0 2 H+ 2g

V02 2g

2B 2g B 2gh dh = 3

{(

H+

V02 2g

3/2

) ( )}
2g

V 02

3/2

= Qt
Equao 37

Onde h medido a partir da linha de carga e B a largura da soleira. Na realidade a linha d'gua no horizontal e h uma contrao do jato emanado da soleira, como esquematizado na Figura 6. A vazo Q real pode ento ser expressa a partir da vazo terica Qt pela introduo de um coeficiente de contrao Cc:

Q = CC

2B 2g 3

{(

H+

V 02 2g

3/2

) ( )}
2g
Equao 38

V 02

3/2

Esta Equao 38 pode ser escrita em forma mais compacta e conveniente para aplicaes prticas:

Q = CQ

2B 2 g 3/2 H 3
Equao 39

Escola Politcnica da USP - Departamento de Engenharia Hidrulica e Sanitria

17

PHD-2301 Hidrulica I - Hidrometria

Onde:

CQ = C C

{(

1+

V 02 2gH

3/2

) ( )}
2gH
Equao 40

V02

3/2

razovel supor-se que Cc e a razo V02/(2gh) sejam dependentes apenas da geometria do contorno, em particular dependentes de H/Z. A partir de resultados experimentais Rehbock evidenciou a dependncia entre CQ e H/Z. Seus resultados ajustaram-se bem frmula:

CQ = 0,611 + 0,08

H Z
Equao 41

2.2.3 -Vertedor Triangular de Lmina Delgada


Para as mesmas hipteses do item 2.2.2 e desprezando-se a carga cintica da aproximao (V00), a vazo terica Qt para o vertedor triangular expressa por:
H

2(H - h) tg ( ) 2gh dh 2
Equao 42

Que aps a integrao resulta em:

Q t=

8 tg 2g H 5/2 15 ( 2 )
Equao 43

A vazo real Q ento obtida pela introduo de um coeficiente de contrao Cc no segundo membro da Equao 43, ou seja:

Qt=

8 tg C ( ) 2g H5/2 15 c 2
Equao 44

Em forma mais compacta pode-se escrever a Equao 44 como:

Q = C H5/2
Equao 45

Onde:

8 C = 15 Cctg ( ) 2g 2
Equao 46
Escola Politcnica da USP - Departamento de Engenharia Hidrulica e Sanitria

18

PHD-2301 Hidrulica I - Hidrometria

Experincias de laboratrio tm evidenciado que C 1,42 para vertedor triangular com =90(Thompson).

2.3. Verificao Experimental


2.3.1 - Objetivo
Esta experincia objetiva a determinao do valor de uma mesma vazo constante fazendo-se uso de: um diafragma, um vertedor retangular de soleira delgada, um vertedor triangular 90 de soleira delgada.

2.3.2 - Montagem
A montagem de laboratrio constituda em srie de um diafragma, um vertedor retangular de soleira delgada(Rehbock) e um vertedor triangular 90 de soleira delgada (Thompson) . Existe uma ponta limnimtrica para cada vertedor e um manmetro diferencial de mercrio para o diafragma.

fotografia 3 - Vista de Montante para Jusante da Bancada de "Hidrometria em Canais"

Escola Politcnica da USP - Departamento de Engenharia Hidrulica e Sanitria

19

PHD-2301 Hidrulica I - Hidrometria

fotografia 4 - Vista de Jusante para Montante da bancada de "Hidrometria em Canais"

2.3.3 - Procedimentos
a) Abra convenientemente o registro de alimentao e aguarde a permanncia do regime; b) Leia o manmetro do diafragma; c) Leia a carga do vertedor retangular; d) Leia a carga do vertedor triangular; e) Repita os procedimentos anteriores para duas outras vazes; f) A altura Z da lmina do vertedor retangular de 34,5cm e a sua largura B de 59cm.

2.3.4 - Considerao Complementares


As trs vazes ensaiadas devero ser calculadas pelas frmulas dos medidores: diafragma, vertedor retangular e vertedor triangular. Toda e qualquer medio realizada durante os ensaios est sujeita a erro de leitura. O conhecimento da incerteza de leitura permite a estimativa da incerteza na determinao da vazo. No caso do vertedor triangular, por exemplo, tem-se:

Escola Politcnica da USP - Departamento de Engenharia Hidrulica e Sanitria

20

PHD-2301 Hidrulica I - Hidrometria

Q = 1,42 H5/2
Equao 47

Que em forma logartmica fica:

ln Q = ln 1,42 + 5 ln H 2
Equao 48

Que aps diferenciao transforma-se em:

Q 5 H = 2 H Q
Equao 49

Quando se mede H=100 mm a incerteza de leitura da ordem de H=0,1mm. Com H=0,10m a Equao 47 fornece: Q=0,00449 m3/s 4,5 l/s Assim ter-se-, pela Equao 49: Q = 4,5 l/s x 2,5 x 0,1 mm/100mm Q = 0,011 l/s Todas as vazes calculadas por todas as frmulas devero ter a incerteza Q estimada. Isto facilitar a evidncia do medidor mais preciso.

Escola Politcnica da USP - Departamento de Engenharia Hidrulica e Sanitria

21

PHD-2301 Hidrulica I - Vertedor de Soleira Espessa

3 -

VERTEDOR DE SOLEIRA ESPESSA

3.1. Introduo
Existem dois regimes bem distintos nos quais uma vazo constante pode escoar num canal: regime
FLUVIAL

(subcrtico) e regime

TORRENCIAL

(ou supercrtico). No regime

fluvial as velocidades so baixas e as profundidades grandes, ocorrendo o contrrio no regime torrencial. A ocorrncia de uma soleira no fundo de um canal com regime fluvial a montante proporciona, sobre a soleira, a mudana do regime fluvial para torrencial, passando pelo regime crtico em algum ponto sobre a soleira. (Ver Figura 8).

N.A.

V12 2g

V22 2g

h y Z Z

yc

2
Figura 8- Vertedor de soleira espessa

A aplicao da Equao de Energia (Bernoulli) juntamente Equao da Conservao de Massa (Continuidade) ao escoamento sobre uma soleira espessa, leva a uma frmula para a determinao Q. V-se assim que a soleira espessa pode ser usada como dispositivo medidor de vazo em um canal.

3.2. Tratamento Analtico


As seguintes hipteses simplificadoras sero aqui adotadas: (a) Escoamento permanente; (b) Fluido incompressvel;
Escola Politcnica da USP - Departamento de Engenharia Hidrulica e Sanitria

22

PHD-2301 Hidrulica I - Vertedor de Soleira Espessa

(c) Presses distribudas hidrostaticamente; (d) Velocidades distribudas uniformemente; (e) No existe perda de carga entre as sees 1 e 2, indicadas na Figura 8; (f) Os filetes sobre a soleira so paralelos a esta. Considera-se uma seo retangular de escoamento como a da Figura 9 e escrevese a carga H com a origem da cota no fundo do canal; ou seja

pM

V2 g + 2g B

+z=H
Equao 50

a y z

M
Figura 9 - Seo retangular de escoamento

Pela hiptese (c) tem-se pM/(g) = a e pela observao da Figura 9 a + Z = y. Isto permite que a carga seja expressa por:

V2 2g

+y=H
Equao 51

quando a origem de Z coincide com o fundo do canal. As cargas nas sees 1 e 2 so ento expressas por:

V12 H1 = + h + Z 2g V22 + y2 + Z 2g

Equao 52

H2 =

Equao 53

Pela hiptese (e) tem-se H1 - H2 = 0 ou

V22 V12 +h= + y2 2g 2g


Sem perda de generalidade faz-se
2 y=y2, V=V2, H=(V1 )/2g

Equao 54

+ h, o que permite obter-se:

V2 H= +y 2g

Equao 55

Escola Politcnica da USP - Departamento de Engenharia Hidrulica e Sanitria

23

PHD-2301 Hidrulica I - Vertedor de Soleira Espessa

Introduz-se a vazo a partir da substituio de V=Q/(By) na Equao 55 que resulta em:

Q2 H= +y 2gB2y2
Equao 56

Para uma vazo constante a representao grfica da Equao 56 tem o aspecto indicado na Figura 10. A carga especfica H passa por um valor mnimo para uma profundidade denominada PROFUNDIDADE CRTICA (yc). Derivando-se a expresso de H em relao a y e igualando-se a zero, obtm-se:

Q2 dH = +1=0 dy gB 2y3
Equao 57

De onde

Q2 gB2

= yc 3

Com este resultado reescreve-se a Equao 56, na condio crtica, como:

yc =

2 H 3

Equao 58

A Equao 56 na condio crtica explicitada em relao vazo :

Q = Byc 2g(H-yc)
Usando-se a Equao 58 para eliminar yc da Equao 59, chega-se a:
1 0,9 0,8 0,7 0,6 0,5 0,4 Hmn 0,3 0,2 0,1 0 0 0,2 yc 0,4 y 0,6 H

Equao 59

Torrencial

Fluvial

H = H + H

H=y

H =

Q2 2B2y2g

Figura 10 - 1 Grfico de H=H(y) para Q=cte 0,8

Q=

2 3 3

BH 2gH
Equao 60

Escola Politcnica da USP - Departamento de Engenharia Hidrulica e Sanitria

24

PHD-2301 Hidrulica I - Vertedor de Soleira Espessa

Esta Equao 60 a frmula para g=9.81 m/s2, fornece:

TERICA

para o clculo de Q. O valor

REAL

da vazo

pode ser obtido pela introduo de um coeficiente de descarga Cd<1 na Equao 60, que

Q = Cd . 1,70 . B . H 3/2
Equao 61

A "British Standard 3680" sugere a expresso:

Cd =

2L 1B

) (

L 1h

3/2

)
Equao 62

com:

= 0,01867. e-6,7177.h
Equao 63

para estimativa de Cd, onde L o comprimento e B a largura da soleira em estudo. A Equao 63 foi obtida experimentalmente para a soleira em anlise.

3.3. Verificao Experimental


3.3.1 - Objetivo
Esta experincia objetiva aferir um vertedor de soleira espessa com arredondamento a montante e comparar o seu comportamento com British Standard 3680. o previsto pela

3.3.2 - Montagem
A montagem consta de: (a) Vertedor triangular, alimentado por um reservatrio de nvel constante, como medidor de vazo; (b) Ponta limnimtrica no vertedor triangular; (c) Canal retangular horizontal com 0,10m de largura; (d) Soleira espessa com largura B=0,10m, altura Z=0,11m e comprimento L=0,26m; (e) Ponta limnimtrica para medio da profundidade h, a montante da soleira, como na Figura 8.

Escola Politcnica da USP - Departamento de Engenharia Hidrulica e Sanitria

25

PHD-2301 Hidrulica I - Vertedor de Soleira Espessa

fotografia 5 - Vista Lateral da Bancada do Vertedor de Soleira Espessa

3.3.3 - Procedimentos
(a) Estabelea uma vazo Q em regime permanente; (b) Leia a ponta limnimtrica do vertedor triangular, para posterior determinao da vazo; (c) Leia a ponta limnimtrica que est imediatamente a montante da soleira, para determinao de h, como na Figura 8. (d) Repita os procedimentos (a) e (c) para dois outros diferentes valores de vazo.

3.3.4 - Consideraes Complementares


As vazes escolhidas devem proporcionar sempre a ocorrncia de profundidade crtica sobre a soleira. Se as perturbaes provocadas sobre a soleira no se propagam para montante, fica caracterizado a ocorrncia da profundidade crtica. Os valores de h devem satisfazer condio:

0,08L < h < 0,50L


O limite inferior est relacionado com a hiptese (e), enquanto o superior relacionase com as hipteses (c) e (f). A face inferior do jato a jusante da soleira deve ficar presso atmosfrica. Para cada par (Q , h) devero ser calculados: !"A velocidade de Aproximao;
Escola Politcnica da USP - Departamento de Engenharia Hidrulica e Sanitria

26

PHD-2301 Hidrulica I - Vertedor de Soleira Espessa

V1=

Q B(h+Z)

!"A carga especfica;

V12 H=y+ 2g
!"O valor experimental de Cd, Equao 61; !"O valor de Cd proposto pela BS3680, Equao 62; Represente, em uma mesma figura, os conjuntos de pares de pontos: !"{(Cd = 1, h)}; !"{(Cdexper. , h)}; !"{(CdBS3680 , h)};

Escola Politcnica da USP - Departamento de Engenharia Hidrulica e Sanitria

27

PHD-2301 Hidrulica I - Ressalto Hidrulico

4 -

RESSALTO HIDRULICO

4.1. Introduo
Num canal, a passagem do regime fluvial para o torrencial ocorre sem que se verifique descontinuidade no perfil na linha d'gua: um exemplo desta mudana de

regime pode ser verificado quando um escoamento passa sobre uma soleira descarregadora (vertedor tipo Creager), como na Figura 11:

Fluvial

Torrencial

Figura 11 -Transio entre tipos de escoamentos

A passagem do regime torrencial para o fluvial j no se faz de maneira contnua. Como essa passagem exige que a linha d'gua seja crescente, ocorre uma instabilidade no escoamento e, consequentemente, uma descontinuidade na linha d'gua. Este fenmeno denominado RESSALTO HIDRULICO (Ver Figura 12). Pode-se ento dizer que RESSALTO HIDRULICO o fenmeno caracterizado pela passagem brusca do regime torrencial para o regime fluvial num escoamento de lquido com superfcie livre.

Fluvial

Torrencial

yc

Q
Figura 12 - Ressalto Hidrulico

Escola Politcnica da USP - Departamento de Engenharia Hidrulica e Sanitria

28

PHD-2301 Hidrulica I - Ressalto Hidrulico

A mais importante aplicao do ressalto hidrulico na Engenharia Civil como mecanismo dissipador de energia dos escoamentos torrenciais provocados nas obras de aproveitamento hidreltricos. A dissipao de energia que se verifica em um ressalto devida elevada turbulncia nele presente.

4.2. Tratamento Analtico


4.2.1 -O nmero de Froude
Reportando-nos Figura 9, o adimensional (positivo) denominado FROUDE, denotado por F, :
NMERO DE

F2 =

Q2B V2 = g(By)3 gy

Equao 64

A Equao 57 pode ser transformada em:

F=1
Equao 65

Observando-se a Figura 10 e, tendo-se em conta a Equao 65 que vale para H=Hmin, pode-se concluir que: F>1 F=1 F<1 Regime Torrencial Regime crtico Regime Fluvial

4.2.2 - Profundidades Conjugadas


As profundidades conjugadas do ressalto hidrulico (indicadas na Figura 13) so determinadas a partir da aplicao das equaes da QUANTIDADE
DE

MOVIMENTO e da

CONSERVAO DE MASSA ao volume de controle (C) indicado na Figura 13. Nas sees 1 e 2 do C as velocidades so admitidas uniformes e as presses hidrostaticamente distribudas. Desprezando-se as tenses viscosas nas paredes do canal, a equao da quantidade de movimento, em condies permanentes, projetadas em x (horizontal) fornece:
Empuxo em 1

gB

y1 2

- gB

y22 2

Empuxo em 2

= V12By1 + V22By2
Equao 66

Nas mesmas condies, a equao da conservao de massa (continuidade), aplicada ao C, resulta:


Escola Politcnica da USP - Departamento de Engenharia Hidrulica e Sanitria

29

PHD-2301 Hidrulica I - Ressalto Hidrulico

V1By1= V 2By2= Q
Equao 67

A Equao 66, aps a eliminao de V2 pelo uso da Equao 67 e posterior simplificao, leva a:

y2 1 ( = y1 2

1 + 8F12 - 1)

Equao 68

Que relaciona as PROFUNDIDADES CONJUGADAS com o nmero de Froude F1 do C escoamento torrencial.

Q
gBy22/2

y2

y1

gBy12/2

1
4.2.3 - Perda de Carga

Figura 13 - Volume de Controle contendo o Ressalto Hidrulico

As cargas especficas nas sees 1 e 2 so respectivamente :

V12 H1 = + y1 2g
Equao 69

V22 H2 = + y2 2g
A perda de carga no ressalto hidrulico ento dada por:

Equao 70

H = H1 - H 2 = y1 - y2 +

V12 V22 2g 2g
Equao 71

Usa-se a Equao 67 para eliminar V2 da Equao 71 e obtm-se aps simplificaes:

H =

(y2 - y1)3 4y1y2


Equao 72

4.2.4 - Eficincia de Dissipao de Energia


A eficincia da dissipao de energia para cada ressalto formado dada pela equao:

(%) =

H .100 H1

Equao 73

Escola Politcnica da USP - Departamento de Engenharia Hidrulica e Sanitria

30

PHD-2301 Hidrulica I - Ressalto Hidrulico

Onde H dado pela Equao 72.

4.3.Verificao Experimental
4.3.1 - Objetivo
Esta experincia tem por objetivo a verificao experimental das profundidades conjugadas, da perda de carga, da eficincia de dissipao de energia e do comprimento do ressalto.

4.3.2 - Montagem
A montagem consta, basicamente, de um canal prismtico de seo retangular e declividade nula. Neste canal, na parte de montante, h um vertedor Creager que alm de servir de medidor de vazo tambm proporciona a ocorrncia de escoamento torrencial em seu p. No fundo da extremidade de jusante do canal h uma comporta plana articulvel que permite a formao de escoamento fluvial no trecho entre ela e o p do vertedor. H tambm uma ponta micromtrica para a medio da profundidade torrencial y1 e uma ponta limnimtrica para a medio da carga no Creager.

fotografia 6 -Vista Lateral da Bancada de Ressalto Hidrulico

4.3.3 - Procedimentos
(a) Posicione a comporta em uma inclinao conveniente e regule a vazo at fixar o ressalto imediatamente a jusante de ponta micromtrica que mede y1. Leia a
Escola Politcnica da USP - Departamento de Engenharia Hidrulica e Sanitria

31

PHD-2301 Hidrulica I - Ressalto Hidrulico

carga no vertedor Creager e obtenha a vazo segundo a equao da vazo fornecida; (b) Mea, com a ponta de medida, a profundidade torrencial y1 e, com uma escala milimetrada, a profundidade fluvial y2; (c) Estime o comprimento L do ressalto com a escala milimetrada; (d) Repita, para duas outras vazes, os procedimentos de (a) a (c).

4.3.4 - Orientaes Complementares


conveniente medir a largura B do canal. A ponta micromtrica deve ser zerada junto ao fundo do canal. Para se verificar a equao das profundidades conjugadas, deve-se adotar como corretos os valores experimentais de y1 e Q. Assim, podem ser calculados os valores de y2 "tericos", que devem ser comparados com os de y2 experimentais. As perdas de carga e as eficincias de dissipao de energia devem ser calculadas tanto para os valores experimentais como para os valores tericos de y2. Confronte os comprimentos estimados para os ressaltos com os fornecidos pela frmula emprica de Chertoussov:

L = 10,3y1(F1 - 1)0,81
Equao 74

Escola Politcnica da USP - Departamento de Engenharia Hidrulica e Sanitria

32

PHD-2301 Hidrulica I - Filtrao

5 -

FILTRAO

5.1. Introduo
A palavra infiltrao indica, em geral, o conjunto de fenmenos de movimento de um fluido atravs de um meio permevel ou poroso, por exemplo, um meio constitudo pelos gros de um terreno arenoso ou argiloso. Os movimentos de filtrao so frequentes na Engenharia Civil, podendo-se citar os que ocorrem atravs de: barragens de terra ou de enrocamento, solos naturais nas circunvizinhanas de poos freticos e artesianos e filtros das estaes de tratamento de gua para abastecimento pblico. Devido extrema complexidade do sistema de condutos formados pelos vazios de um meio poroso por onde o fluido se movimenta no conveniente o uso de um tratamento microscpio para descrever tal movimento. prefervel descrever-se o movimento no seu aspecto global, em termos de grandezas mdias .

5.2. Tratamento Analtico


A cada ponto do meio poroso associa-se uma COTA PIEZOMTRICA h definida por:

p h=z+ g
Onde: !"z cota geomtrica

Equao 75

!"p presso !" massa especfica do fluido !"g acelerao gravitacional Algumas definies fazem-se necessrias neste ponto: !"POROSIDADE n: a razo entre o volume de poros p e volume total de uma amostra de um meio poroso, isto :

n=

p
Equao 76

Escola Politcnica da USP - Departamento de Engenharia Hidrulica e Sanitria

33

PHD-230 Hidrulica I - Filtrao

!"VELOCIDADE

DE

FILTRAO V: a razo entre a vazo Q do fluido e a rea A

normal direo do movimento, ou seja:

V=
!"VELOCIDADE MDIA EFETIVA Vm:

Q A V ns
Equao 77

Vm =

Equao 78

onde ns = Ap /A, sendo Ap a rea de poros que existe em A. Quando um movimento de fluido atravs de um meio poroso laminar e na direo S, o escoamento governado pela lei de Darcy:

V=K
constante para cada meio poroso fixado.

dh ds
Equao 79
COEFICIENTE DE PERMEABILIDADE

Onde K, que tem dimenso LT-1, denominado

A Equao 79 vlida apenas para escoamentos com caractersticas laminares nos interstcios do meio poroso. O parmetro usado para classificar um escoamento quanto ao seu grau de turbulncia o nmero de Reynolds que, em princpio, pode ser definido como: Vmd

Re =

Onde d o dimetro mdio associado aos poros e o coeficiente de viscosidade dinmica. A grande dificuldade que surge com o nmero de Reynolds definido pela Equao 80 quanto fixao do dimetro mdio d. Esta dificuldade pode ser superada pela introduo de uma grandeza denominada COEFICIENTE INTRNSECO DE PERMEABILIDADE k que ser definido mais adiante. O coeficiente de permeabilidade K depende de propriedades fsicas do fluido e de caractersticas geomtricas do meio poroso. Relacionando tais grandezas existe uma relao funcional.

Equao 80

F0(K ,g ,,n ,T ,d)=0


Equao 81

onde T a TORTUOSIDADE do meio definido por T = (SISe)-2 , com S e Se sendo distncias indicadas na Figura 14.

Se

Figura 14 - Meio poroso com indicao das distncias S e Se.

Escola Politcnica da USP - Departamento de Engenharia Hidrulica e Sanitria

34

PHD-2301 Hidrulica I - Filtrao

A anlise dimensional permite transformar o funcional (81) em:

F1

gd2

,n,T

=0
Equao 82

Da Equao 82 pode-se escrever:

K gd2

= F2 n , T

( )= C
Equao 83

onde C uma constante para cada meio poroso e onde n e T so constantes. A Equao 83 pode ser reescrita como:

K=

Cd2 g
2

Equao 84

No segundo membro da Equao 84, o produto Cd depende caractersticas geomtricas do meio poroso. Tal produto define o
DE PERMEABILIDADE,

unicamente de

COEFICIENTE INTRNSECO

isto , cd2 = k. Tem-se assim:

K=

k g
Equao 85

Pela definio de k fica estabelecido que d k1/2. A grandeza linear k1/2, que se determina experimentalmente dentro da validade da Lei de Darcy, pode, sem perda de generalidade, substituir d na definio do nmero de Reynolds, resultando em:

Vk 1/2 Rek =
onde tambm se substituiu Vm por V. Quando nos interstcios de um meio poroso o escoamento deixa de ser laminar, a lei de Darcy no mais consegue modelar o fenmeno de filtrao. Neste caso, uma lei do tipo:

Equao 86

dh ds

= V + V 2
Equao 87

proposta por Forchneimer, pode representar com sucesso o fenmeno da filtrao. Dentro da validade da lei de Darcy tem-se V >>> V2 e a Equao 87 recai na lei de Darcy, Equao 79. Isto evidencia que:

1 K

gk
Equao 88

Escola Politcnica da USP - Departamento de Engenharia Hidrulica e Sanitria

35

PHD-2301 Hidrulica I - Filtrao

Arbhabhirama, por analogia experimental com a frmula universal de perda de carga props um fator de atrito para escoamento em meio poroso na forma:

fk = Rek-1 + B
Equao 89

que permite a estimativa do gradiente da carga (perda unitria) no meio poroso atravs da Equao 90:

dh = f 1 V2 k k g ds
Equao 90

A constante B associada filtrao turbulenta.

5.3.Verificao Experimental
5.3.1 - Objetivo
A presente experincia tem por objetivo a determinao do coeficiente intrnseco de permeabilidade k e do coeficiente B de uma amostra de um meio poroso.

5.3.2 - Montagem
A montagem est indicada na fotografia 7. Os principais elementos que constituem a montagem so: !"Bomba centrfuga ; !"Amostra de meio poroso; !"Registros de gaveta; !"Tubo Dall para medio da vazo; !"Manmetro diferencial gua-ar

conectado ao tubo Dall; !"Multimanmetro diferencial gua-ar para medio da perda de carga piezomtrica do escoamento

atravs da amostra.

fotografia 7 -Vista geral da Bancada de Filtrao

Escola Politcnica da USP - Departamento de Engenharia Hidrulica e Sanitria

36

PHD-2301 Hidrulica I - Filtrao

fotografia 8 -Vista Detalhada da Instalao

5.3.3 -Procedimentos
a) Mea a diferena piezomtrica no tubo Dall e com ela determine a vazo que escoa atravs do meio poroso; b) Mea as cargas piezomtricas no multimanmetro diferencial e com elas calcule a perda unitria dh/ds na amostra; c) Os procedimentos (a) e (b) devem ser realizados para dez diferentes vazes, sendo que para as cinco menores vazes o escoamento atravs do meio poroso deve ser laminar, isto , deve estar dentro do limite da lei de Darcy, o que pode ser obtido para diferenas piezomtricas no multimanmetro menores que 2 cm .

Escola Politcnica da USP - Departamento de Engenharia Hidrulica e Sanitria

37

PHD-2301 Hidrulica I - Filtrao

5.3.4 - Orientaes Complementares


A partir das vazes medidas calcule as velocidades V de filtrao. Isto obtido dividindo-se a vazo Q pela rea A da seo transversal da amostra do meio poroso. Faa um grfico cartesiano que represente os pares de pontos experimentais (dh/ds, V), onde dh/ds a perda de carga por unidade de comprimento da amostra do meio poroso. A Figura15 esquematicamente tal representao.

dh/ds
Figura 15 - Valores experimentais de dh/ds x V.

Na Figura 15, por exemplo, os trs pontos experimentais correspondentes s trs menores vazes esto alinhados e por eles est traada uma reta que deve passar pela origem. Estes pontos alinhados satisfazem a lei de Darcy, Equao 79, o que permite a obteno do coeficiente intrnseco de permeabilidade k, pois:

tg = K = k..g /
Equao 91

Obtendo-se ento:

k = (K).(g)-1 = (K).(g)-1
Equao 92

Para cada ensaio calcule o fator de atrito fk do meio poroso pela Equao 90.Tambm calcule os correspondentes valores de Rek pela Equao 86. Onde: = / a viscosidade cinemtica. Para gua a 20C tem-se 10-6 m2/s. Em papel bilog represente os pares dos pontos (Rek, fk) assim como a curva correspondente equao fk = 1/Rek que exatamente a lei de Darcy. Verifique os valores de B somente para os valores dados no utilizados pela lei de Darcy.
Escola Politcnica da USP - Departamento de Engenharia Hidrulica e Sanitria

38

PHD-2301 Hidrulica I - Filtrao

O que voc acha que acontecer se os ensaios forem repetidos com o mesmo material do meio poroso estudado apenas mais adensado?

Escola Politcnica da USP - Departamento de Engenharia Hidrulica e Sanitria

39

PHD-2301 Hidrulica I - Canal em Regime Permante Uniforme e Gradualmente Variado

6 -

CANAL

EM

REGIME

PERMANTE

UNIFORME E GRADUALMENTE VARIADO


6.1. Canal em Regime Uniforme
6.1.1 - Introduo
O escoamento de um lquido num canal aberto classificado como em REGIME UNIFORME quando a velocidade mdia do escoamento, a declividade do canal, a rea da seo hdrica e a profundidade permanecem constantes ao longo do canal. Nestas condies a vazo do escoamento
PERMANENTE.

constante e o regime do escoamento

oportuno ressaltar que um escoamento permanente e uniforme s pode ocorrer num canal de geometria prismtica. A profundidade associada ao regime uniforme denominada
NORMAL PROFUNDIDADE

e denotada dor y0. A presso distribui-se hidrostaticamente ao longo de y0.

As principais caractersticas geomtricas e fsicas usadas no tratamento do regime normal so: y0 A P RH = A/P DH = 4RH Q V = Q/A i = tg 0 K Re = vDH/ Profundidade normal rea molhada Permetro molhado Raio hidrulico Dimetro hidrulico Vazo em volume velocidade mdia Declividade de fundo Tenso de cisalhamento na parede do canal Rugosidade equivalente da parede do canal Viscosidade cinemtica Nmero de Reynolds

Escola Politcnica da USP - Departamento de Engenharia Hidrulica e Sanitria

40

PHD-2301 Hidrulica I - Canal em Regime Permante Uniforme e Gradualmente Variado

Q 0 y0

Figura 16 - Caractersticas de um canal

A P

6.1.2 - Tratamento Analtico


O escoamento permanente e uniforme encontra-se em equilbrio dinmico, isto , a soma das foras externas igual a zero. Para o trecho elementar de canal indicado na Figura 17, de comprimento x e delimitado pelas sees 1 e 2, a condio de equilbrio dinmico expressa por:

g . A . x(sen ) - 0 . P. x = 0
Equao 93

Considerando-se um canal de pequena declividade, isto , um canal onde sentg=i e tendo em conta que A/P = RH, a Equao 93 fica reescrita como:

0 = gRHi
Equao 94

Evidncias experimentais tm sugerido que a tenso de cisalhamento 0 (aqui suposta distribuda uniformemente) proporcional ao quadrado da velocidade mdia, ou seja:

0 = aV2
Equao 95

Onde a uma constante de proporcionalidade.

Escola Politcnica da USP - Departamento de Engenharia Hidrulica e Sanitria

41

PHD-2301 Hidrulica I - Canal em Regime Permante Uniforme e Gradualmente Variado

x
g.A.x g.A.x.sen

0 1 2
V=
Ou

Figura 17 Trecho elementar de canal

A eliminao de 0 entre as equaes 94 e 95 fornece:

g RHi a

V = C RHi
Equao 96 - Equao de Chzy

Onde C= (g/a) o coeficiente de Chzy com dimenso (m / s). Pode-se tambm multiplicar os dois membros da Equao 96 pela rea A e reescrev-la na forma:

Q = C.A.(RHi)
Equao 97

A perda de carga num canal dependente da rugosidade relativa (K/DH) e do grau de turbulncia expresso atravs do nmero de Reynolds. Assim deve-se ter:

C=C(K/DH,Re)
Outros pesquisadores propuseram frmulas para os escoamento em regime uniforme que, em comparao com a frmula de Chzy, nada mais so do que expresses para a determinao do coeficiente C. A seguir esto algumas das mais consagradas destas frmulas.

6.1.2.1. Frmula de Manning-Strickler

C=
Aqui "n" denominado

1 R 1/6 n H

Equao 98

COEFICIENTE DE

MANNING, est associado rugosidade do

canal e no leva em conta o efeito da viscosidade. Esta frmula no deve ser aplicada a

Escola Politcnica da USP - Departamento de Engenharia Hidrulica e Sanitria

42

PHD-2301 Hidrulica I - Canal em Regime Permante Uniforme e Gradualmente Variado

canais de pequenas dimenses onde o efeito da viscosidade importante. O Coeficiente (1/n) denominado COEFICIENTE DE STRICKLER.

6.1.2.2. Frmula Universal


Obtm-se a frmula universal para escoamento uniforme em canal a partir da analogia entre a frmula de Chzy e a frmula Universal (Darcy-Weisbach) para conduto forado cilndrico circular:

H =

f.L DH

V2 2g
Equao 99

Tendo-se em conta que H/L = i e fazendo-se D=DH=4RH, a Equao 99 refundese:

V=

8g 8g RHi C = f f
Equao 100

Para conduto forado tem-se:

1 f

= -2 log 10

(K 3,71R

+
H

2,52 Re f

)
Equao 101

Como no existe analogia entre distribuies de velocidade em conduto forado e em canal, Henderson props que a constante 3,71 fosse alterada para 3,00 visando melhorar a adequao da frmula Universal ao escoamento em canal, ficando ento:

C= -2 8g log 10

K (12R DH

+
H

2,52 Re f

)
-

Equao 102

Como Re= VDH/ e, da frmula Universal, f = V . (2gHDH) L , tem-se:


-1

Re f =

8gR Hi
Equao 103

Transforma-se a expresso para o clculo de C em:

C= -2 8g log 10

K (12R

+
H

2,52 4RH 8gRHi

)
Equao 104

Que corresponde FRMULA UNIVERSAL.

Escola Politcnica da USP - Departamento de Engenharia Hidrulica e Sanitria

43

PHD-2301 Hidrulica I - Canal em Regime Permante Uniforme e Gradualmente Variado

6.1.3 - Verificaes Experimentais


6.1.3.1. Objetivo
A presente experincia objetiva estabelecer as condies de escoamento em regime uniforme num canal de seo retangular e obter os coeficientes C de Chzy, n de Manning e o valor da rugosidade equivalente K.

6.1.3.2. Montagem
Ponta limnimtrica do vertedor Reservatrio de nvel constante

Pontas limnimtricas para determinaes das profundidades

Canal retangular com 0,35 m de largura e 0,01 m/m de declividade, revestido de pedregulho y1

Registro de controle de alimentao do canal Vertedor Retangular de soleira delgada para medio de vazo do canal Comporta plana vertical para auxiliar no estabelecimento do regime uniforme

y2

Figura 18 - Esquema de montagem

fotografia 9 - Vista de Montante para Jusante da Bancada de Regime Permanente Uniforme e Gradualmente Variado
Escola Politcnica da USP - Departamento de Engenharia Hidrulica e Sanitria

44

PHD-2301 Hidrulica I - Canal em Regime Permante Uniforme e Gradualmente Variado

6.1.3.3. Procedimentos
a) Alimente o canal com uma vazo constante; b) Com a ponta limnimtrica mea a carga H para posterior determinao do valor da vazo Q atravs da lei do vertedor; c) Com auxlio da comporta imponha o regime uniforme, isto , y1=y2; d) Mea a profundidade normal: y0=y1=y2;

6.1.3.4.Orientaes Complementares
Devero ser calculados o raio hidrulico RH, o dimetro DH, o coeficiente de Chzy C, o coeficiente de Manning n e a rugosidade equivalente K. de tudo oportuno observar a ordem de grandeza da rugosidade que existe no canal, pois o valor de K determinado a partir dos ensaios deve estar na mesma faixa. Os resultados experimentais devem ser comparados com os encontrados nos textos de hidrulica geral.

6.2. Curvas de Remanso


6.2.1 - Introduo
Nos escoamentos permanentes com superfcie livre, as possveis ocorrncias de perfis longitudinais de interface gua-ar so genericamente denominadas
REMANSO. CURVAS DE

O conhecimento das possveis curvas de remanso em um rio, por exemplo, de grande importncia para o aproveitamento dos recursos hdricos. A determinao de uma particular curva de remanso uma tarefa rdua no caso de um curso d'gua natural. Em se tratando de um canal artificial, onde a forma de seo transversal e a rugosidade do revestimento so conhecidas, as equaes tornam-se mais simples, permitindo at mesmo solues analticas em casos especiais.

6.2.2 - Tratamento Analtico


Considere-se um canal prismtico de seo retangular com largura B. Um escoamento permanente nesse canal governado apenas pela equao da quantidade de movimento:

gA(1-F2)
Onde: A = By rea molhada;

dy + gA(j - i) = 0 dx

Equao 105

Escola Politcnica da USP - Departamento de Engenharia Hidrulica e Sanitria

45

PHD-2301 Hidrulica I - Canal em Regime Permante Uniforme e Gradualmente Variado

y profundidade; i declividade de fundo; F2 = Q2B/(gA3) = V2/(gy) no de Froude ao quadrado; j declividade da linha da carga; x eixo horizontal orientado segundo o escoamento. A Equao 105 geralmente apresentada na forma:

dy i-j = 1 - F2 dx
equaes diferenciais ordinrias.

Equao 106

Que mais conveniente para aplicao de mtodos numricos de solues de

A declividade da linha de carga (linha de energia), tambm denominada declividade de atrito, definida por:

V2 Q2 = 2 j = 2 2 C A RH C RH
A equao diferencial do remanso, Equao 106, pode ser

Equao 107

resolvida

numericamente pelo Standard Step Method (profundidade calculada a partir das distncias). O mtodo tem como base a discretizao do canal em pequenos intervalos onde se pode aplicar a equao de Manning. Quando o numerador do segundo membro da Equao 106 igual a zero, isto , i=j. tem-se um escoamento permanente e uniforme. Com j expresso pela Equao 107, obtm-se:

Q = CA RHi
Equao 108
REGIME PERMANENTE E UNIFORME, OU UNIFORME, yn.

Que a equao do

cuja profundidade associada

denominada PROFUNDIDADE NORMAL F2=1, tem-se um

Quando o denominador do segundo membro da Equao 106 igual a zero, isto ,


ESCOAMENTO CRTICO,

cuja profundidade associada denomina-se

profundidade crtica, yc.

6.2.3 -Verificaes Experimentais


6.2.3.1. Objetivo
A presente experincia objetiva a medio das profundidades em duas sees de um canal de seo retangular com escoamento permanente no uniforme, e a

Escola Politcnica da USP - Departamento de Engenharia Hidrulica e Sanitria

46

PHD-2301 Hidrulica I - Canal em Regime Permante Uniforme e Gradualmente Variado

comparao dessas profundidades com as obtidas pela aplicao do Standard Step Method.

6.2.3.2. Montagem
a mesma do item anterior.

6.2.3.3. Procedimentos
a) Com auxlio da comporta imponha uma curva de remanso com profundidade crescente no sentido do escoamento para a condio j estabelecida em 6.1.3.3.d; b) Mea as profundidades nas duas sees onde se localizam as pontas limnimtricas, y1 e y2. A distncia L12 entre as sees de 12,38m.

6.2.3.4. Orientaes Complementares


conveniente impor-se a mxima diferena possvel entre os valores de y1 e y2. Para facilitar os clculos, sugere-se a seguinte seqncia : (i) (ii) (iii) Utilize a profundidade normal calculada para o canal em regime uniforme; Calcule a profundidade crtica yc(F2=1); Classifique o canal com relao sua declividade e a curva de remanso decorrente da imposio da vazo de ensaio; (iv) As possveis discrepncias devero ser explicadas ou comentadas;

Escola Politcnica da USP - Departamento de Engenharia Hidrulica e Sanitria

47

PHD-2301 Hidrulica I Ondas de Oscilao

7 ONDAS DE OSCILAO
7.1. Introduo
Ondas de Oscilao so movimentos peridicos que se propagam praticamente sem que haja transporte de massa, ou seja, as partculas que participam do movimento, retornam a suas posies iniciais aps a passagem da onda. As Ondas de Oscilao que ocorrem nos grandes corpos dgua como mares e reservatrios so geradas pela transferncia de energia de outras fontes como o vento e tremores ssmicos, para a superfcie lquida que as transporta e as transfere para alguma estrutura ou linha de costa (ou margem), que, em geral, dissipa uma parcela da energia e reflete o restante. Assim, as ondas so o principal agente modelador da costa, pelo transporte de sedimentos que acarretam, bem como produzem muitas das foras s quais as estruturas martimas e lacustres esto submetidas. Desta forma, conhecer o comportamento das Ondas de Oscilao passa a ser essencial para determinar o comportamento morfolgico dos litorais, bem como para dimensionar as estruturas costeiras e porturias. Neste sentido, surgiu a Teoria Linear de Ondas (ou Teoria Elementar de Ondas Progressivas, ou ainda, Teoria de Airy). Este experimento visa comprovar a Teoria Linear de Ondas, utilizando, para tanto o Canal de Ondas existente no Grande Hall de modelos do Laboratrio de Hidrulica (ver fotografia 10).

Escola Politcnica da USP - Departamento de Engenharia Hidrulica e Sanitria

48

PHD-2301 Hidrulica I Ondas de Oscilao

fotografia 10 Vista lateral do Canal de Ondas do Laboratrio de Hidrulica

7.2. Tratamento Analtico


7.2.1 - Definies bsicas Esto apresentadas na Figura bsicas relacionadas a uma onda sinusoidal simples. 19, algumas definies oscilatria progressiva

Figura 19- Definies bsicas de uma onda oscilatria progressiva sinusoidal

Escola Politcnica da USP - Departamento de Engenharia Hidrulica e Sanitria

49

PHD-2301 Hidrulica I Ondas de Oscilao

Onde: Crista o ponto mais alto atingido pela onda acima do nvel dgua em repouso, enquanto cavado o ponto mais baixo; a a amplitude da onda, que pode ser medida entre o nvel dgua em repouso e a crista ou cavado; H a altura da onda, correspondente ao desnvel entre a crista e o cavado da onda, sendo, portanto, igual a 2a ; L o comprimento da onda, correspondente distncia entre duas cristas consecutivas; T o perodo da onda, que corresponde ao intervalo de

tempo entre a passagem de duas cristas consecutivas por um ponto fixo; h a profundidade em relao ao nvel dgua em repouso; C a celeridade ou velocidade de fase da onda, podendo ser descrita por: C=L T
Equao 109

h o deslocamento do nvel dgua em relao ao de repouso como funo da dimenso x e do tempo t. 7.2.2 Equacionamento resultante Utilizando os conceitos fundamentais da mecnica dos fluidos ideais, Airy props e solucionou as equaes para as grandezas envolvidas nas ondas de oscilao, estando estas apresentadas a seguir. = a cos(kx t ) = a cos Onde:
Equao 110

Escola Politcnica da USP - Departamento de Engenharia Hidrulica e Sanitria

50

PHD-2301 Hidrulica I Ondas de Oscilao

k= =

2 : nmero de onda; L 2 : freqncia angular. T g T tanh (kh )

L=

Equao 111

Onde g a acelerao gravitacional. L g = tanh (kh ) T

C=

Equao 112

Note-se que as Equaes 111 e 112 so iterativas, visto que o comprimento tambm aparece no segundo termo das equaes, no fator k. Por isso algumas simplificaes so apresentadas a seguir: No caso da onda se propagando em guas profundas (hL/2), a tangente hiperblica tende para a unidade, o que resulta em: L0 = g T g T 2 = = 1,56T 2 2 g g T = = 1,56T 2
Equao 113 Equao 114

C0 =

Outras grandezas envolvidas esto relacionadas com as rbitas descritas pelas partculas de gua pertencentes ao movimento oscilatrio. Na Figura 20 esto apresentados estes parmetros.

Escola Politcnica da USP - Departamento de Engenharia Hidrulica e Sanitria

51

PHD-2301 Hidrulica I Ondas de Oscilao

Figura 20 Deslocamentos das partculas dgua de sua posio mdia para guas rasas e profundas

Sendo A o semi-eixo maior (horizontal) e B o semi-eixo menor (vertical) dados por: A= B= a cosh[k (z + h )] senh(kh) ) a senh[k (z + h )] senh(kh) )
Equao 115 Equao 116

Novamente, no caso de guas profundas a rbita se torna circular, com raio dado por: A = B = a e kz
Equao 117

7.3. Verificao Experimental


7.3.1 Objetivo Este experimento objetiva medir uma srie de parmetros obtidos a partir de ondas geradas no Canal de Ondas do Laboratrio de Hidrulica da Escola Politcnica da Universidade de So Paulo e comparar com os resultados esperados pela Teoria Linear de Ondas. 7.3.2 Montagem

Escola Politcnica da USP - Departamento de Engenharia Hidrulica e Sanitria

52

PHD-2301 Hidrulica I Ondas de Oscilao

A montagem consta de: (a) Canal prismtico de 50x1x1,40 m; (b) Gerador de ondas tipo pisto com 0,80 m de curso; (c) Circuito analgico para controle do motor que permite gerar ondas sinusoidais de diversos perodos e amplitudes; (d) Pontas capacitivas para registro das ondas geradas (e) Programa desenvolvido no software LabView para aquisio dos sinais enviados pelas pontas capacitivas, apresentao e gerao de arquivo; (f) Trena para medir o comprimento da onda e da rbita; (g) Cronmetro para medir o perodo e a celeridade da onda; (h) Disquete para gravar os arquivos de sada do software.

Gerador de ondas Software de aquisio dos dados

Pontas capacitivas

fotografia 11 da montagem do

Principais elementos experimento

7.3.3 Procedimentos (a) Mea o nvel dgua em repouso a partir da rgua instalada no visor do canal de ondas; (b) Coloque em funcionamento o software clicando na seta preta existente no canto superior esquerdo da tela;

Escola Politcnica da USP - Departamento de Engenharia Hidrulica e Sanitria

53

PHD-2301 Hidrulica I Ondas de Oscilao

(c) Espere at que o indicador de varredura do grfico (linha vertical vermelha) esteja se movimentando, o que indica que o programa j se inicializou; (d) Pea a um dos instrutores que coloque o gerador de ondas em funcionamento com a freqncia de 0,60Hz, e uma amplitude entre 20 e 30%; (e) Mea, na prpria rgua fixada no canal, a altura (H) da onda gerada; (f) Extraia o perodo da onda (T) cronometrando o tempo necessrio para a passagem de um nmero razovel de cristas consecutivas (10, por exemplo) e dividindo pelo nmero de intervalos medidos; (g) Para obter-se o comprimento da onda (L) mova o carrinho que contm a segunda ponta capacitiva at que, observando o grfico gerado pelo software, tenha-se os sinais das duas pontas sobrepostos, pois assim pode-se ter certeza que ambos esto distantes um nmero exato de comprimento de ondas; (h) Mea, com a trena, a distncia entre as hastes das duas pontas capacitivas e conte quantas ondas completas existem entre elas; (i) Cronometre ainda, o tempo gasto para que uma crista que passa pela primeira ponta alcance a segunda, para obter a celeridade (C); (j) Observe as rbitas formadas pelas bolinhas dispostas no canal verificando o comportamento do seu dimetro em funo da profundidade; (k) Mea, empregando uma caneta de hidrocor e rgua, os dimetros horizontais e verticais das rbitas formadas pelas bolinhas (2*A e 2*B respectivamente), para tanto, no esquea de descontar o dimetro da bolinha da conta; (l) Aperte o boto de parada do software (aquele escrito STOP em vermelho), de um nome sugestivo ao arquivo e salve no disquete disponibilizado pelos instrutores. (no esquea de mencionar o nome do grupo, a data e a freqncia ensaiada) (m) Pea para que um dos instrutores desligue o gerador de ondas, espere que o nvel dgua se estabilize e repita

Escola Politcnica da USP - Departamento de Engenharia Hidrulica e Sanitria

54

PHD-2301 Hidrulica I Ondas de Oscilao

os passos de (a) a (l) com a freqncia de 1,20Hz e uma amplitude entre 10 e 20%; (n) Faa uma cpia dos arquivos (.txt) gerados pois estes sero utilizados na elaborao do relatrio, como ser visto mais adiante. 7.3.4 Consideraes Complementares O arquivo gerado em cada ensaio deve ser importado para um software de planilha, sempre tomando cautela com relao ao separador decimal. Isso feito, pode-se perceber que o arquivo possui, na primeira coluna, o tempo em segundos e, nas duas seguintes, os valores medidos pelas pontas capacitivas 1 e 2 em centmetros. Com estes dados pode-se calcular com melhor preciso a altura (H) e o perodo (T) da onda. Para tanto, deve-se plotar um grfico da leitura das pontas em funo do tempo, e escolher um trecho de aproximadamente dez ondas, onde as duas pontas so aproximadamente coincidentes nas leituras. Para este trecho pode-se calcular, utilizando apenas a ponta 1, o perodo mdio da onda (entre zeros ascendentes ou entre mximos consecutivos) e a altura mdia (mdia da diferena entre mximos e mnimos consecutivos). Com estes dois valores pode-se calcular, empregando a Teoria Linear de Ondas o comprimento da onda (L), a celeridade da onda (C) e os semi-eixos orbitais (A e B) para as profundidades onde estes foram medidos por intermdio das bolinhas. No se esquea que alguns destes clculos so iterativos. Por fim, compare os valores medidos com os encontrados pela Teoria Linear de Ondas, comente os resultados e justifique eventuais discrepncias.

Escola Politcnica da USP - Departamento de Engenharia Hidrulica e Sanitria

55

PHD-2301 Hidrulica I Ondas de Oscilao

Comente tambm, as diferenas observadas entre as duas freqncias ensaiadas.

Escola Politcnica da USP - Departamento de Engenharia Hidrulica e Sanitria

56

You might also like