You are on page 1of 2

Procedimentos sumrio e sumarssimo

Processo do trabalho Busca sempre maior celeridade. Procedimentos mais cleres. Deturpao da celeridade. Critrio: Valor da causa. Introduzido pela lei 9.957/2000.

Rito sumarssimo Crticas quanto terminologia. Deveria denominar sumrio. Dissdios de alada deveriam ser denominados sumarssimos. Aes ou reclamaes trabalhistas cujo valor no ultrapasse 40 salrios-mnimos. Demandas contra a administrao pblica direta, autrquica e fundacional. Incompatibilidade de prazos. Sociedades de economia mista e empresas pblicas? Se submetem ao rito. Durao do processo no rito sumarssimo: 15 dias. Prazos em qudruplo. Vinte dias. Ultrapassa o limite de 15 dias. Art. 852-A: apenas os dissdios individuais. Os coletivos jamais, pois tm procedimento prprio.

Caractersticas do sumarssimo

Pedido deve apresentar o valor correspondente. Liquidao das pretenses.


No possvel apenas deduzir as pretenses. Alm disso, preciso apontar o valor de cada uma das pretenses. Significa que o pedido contido na Petio inicial deve ser lquido. No se faz citao por edital. Portanto, necessria a Correta indicao do nome e endereo do reclamado. Sntese: 1) Durao mxima de 15 dias. 2) Liquidao das pretenses. 3) No se faz citao por edital. Correta indicao do nome e endereo do reclamado. Consequncias processuais Caso um dos trs requisitos no sejam preenchidos pelo reclamado, haver arquivamento do processo, com a condenao do reclamante ao pagamento das custas processuais. Exceto se for beneficirio da justia gratuita. Se o reclamante no consegue Fornecer corretamente o nome e o endereo do reclamado, qual a consequncia processual? Entende-se que este dispositivo inconstitucional, pois fere o direito ao provimento jurisdicional. Divergncias... Para parte da doutrina, o juiz deve converter o feito para o rito ordinrio e citar por edital. Para outra parte, deve citar por edital e manter o rito sumarssimo. Mas o que responder numa prova? Na prova... necessrio responder de acordo com o disposto na CLT. A CLT determina que o feito seja arquivado e o reclamante condenado ao pagamento das custas processuais.

Na prtica, o que mais ocorre a converso do rito. Outras caractersticas... Testemunhas: mximo duas para cada parte. No ordinrio o limite de 3 testemunhas para cada parte. Em ambos os procedimentos, no haver necessidade de arrolar as testemunhas. possvel requerer a redesignao da audincia. (Em ambos os ritos) Princpio do contraditrio e da ampla defesa. No sumarssimo, somente se pode requerer a redesignao, mediante prova do convite.

Provas periciais No sumarssimo, As partes tero oportunidade para se manifestar sobre o laudo pericial. Prazo comum, no sucessivo. Caractersticas Se houver necessidade, o juiz poder suspender a audincia, ele retomar o caminho natural e julgar em 30 dias. Sentena: no sumarssimo, o juiz est dispensado do relatrio. Recurso: a deciso proferida no sumarssimo passvel de recurso ordinrio. Basta uma tentativa de conciliao. No h um momento definido para a tentativa de conciliao. Diferentemente do ordinrio, que h duas propostas obrigatrias e com momentos bem definidos para faz-las.

Recurso ordinrio Julgado pelo TRT. Parecer emitido pelo MPT proferido oralmente no dia da seo de julgamento. E no obrigatrio. Relator encaminha para a seo de julgamento sem passar pelo revisor. Recurso de revista Apenas ser cabvel em rito sumarssimo, em casos de contrariedade a smula de tribunal superior ou em casos de contrariedade CF/88. Dissdios de alada Lei 5.584/70. Ainda existem? Discusso doutrinria. Dissdios cujo valor seja at dois SM. Dissdios individuais. Limitaes recursais: apenas cabe recurso extraordinrio.

Ritos:

You might also like