You are on page 1of 3

1

A CARTA DE BASE TOPOGRFICA

A Cartografia se ocupa em representar a terra atravs de mapas ou cartas que expressam, em escalas reduzidas e com solues grficas especificas todos os fenmenos fsicos, humanos e econmicos localizados no espao geogrfico. As cartas topogrficas, tambm denominadas de cartas de base, so consideradas documentos de informaes cartogrficas oficiais e para tantos desenvolvidas em sistemas organizados que permitem a cobertura completa de um territrio nacional em folhas isoladas, porm articuladas entre si. Esto obrigatoriamente apoiadas sobre redes especficas de coordenadas geogrficas (meridiano e paralelo), (coordenadas cartesianas). Seu contedo predominantemente planialtimtrico produzido no nvel das grandes escalas (entre 1:10 000 e 1:100 000) onde possvel obter se a preciso grfica exigida pelas especificaes rgidas que orientam a elaborao desse tipo de carta. Por utilizar escalas grandes estas cartas s podem ser executadas a partir de um seccionamento territorial, estar vinculada as coordenadas geogrficas (meridianos e paralelos), e ao sistema de projeo adotado. Atualmente o sistema de projeo cartogrfico mais utilizado para esse fim em quase todo o mundo, inclusive no Brasil a UTM. A entidade pblica responsvel no Brasil o IBGE e o DSG. Todos os pases executam seus prprios sistemas nacionais e regionais em funo de suas dimenses territoriais e de suas necessidades scio econmicas. O Brasil possui seu sistema cartogrfico nacional apoiado na carta topogrfica derivada da escala de 1:100 000 (carta internacional de milionsimo). A apresentao das folhas topogrficas obedece ao esquema de articulao normalmente apoiada na projeo UTM e a partir da

escala 1:1000 000, a menor escala do sistema. Esta abrange a unidade territorial delimitada por dois meridianos com intervalo de 6 de longitude e dois paralelos de 4 de latitude, todos prestabelecidos pelo sistema de fusos nos quais, nessa projeo o mundo todo foi dividido, ou seja, 60 fusos de 6de longitude cada a partir do meridiano de Greewich. As cartas topogrficas adotam smbolos convencionais apropriados as suas escalas. Estes smbolos convencionais so regulamentados por normas de consenso internacional. PLANIMETRIA E ALTIMETRIA A planimetria e a altimetria so os principais componentes do contedo do mapa, pois identificam no seu conjunto apropria superfcie da Terra tal como ela se apresenta na natureza. A representao desses dois elementos est baseada no princpio da coordenada tridimensional, onde a planimetria correspondem todos os eventos definidos no plano. PLANIMETRIA A base da determinao planimtrica dada pelos levantamentos originais, nos quais ngulos e distncias, a partir de pontos e coordenadas geogrficas conhecidas, so medidos com extrema preciso. Triangulao geodsica: estabelece entre outras finalidades, as relaes de posicionamento geogrfico dos elementos naturais e artificiais da superfcie terrestre com os sistemas de referncia planimtricos (coordenadas geogrficas, coordenadas planas, etc.). A Representao da PLANIMETRIA sobre os mapas abrange todos os elementos da superfcie terrestre com exceo das formas de relevo. Destacando se como principais componentes: Elementos naturais, tais como hidrografia e a vegetao.

Elementos artificiais ou antrpicos (criados pelo homem), como as cidades, construes civis, vias de comunicao, culturas, etc. Elementos abstratos, como limites polticoadministrativos, linhas demarcatrias, zoneamento, etc. As quantidades de elementos planimtricos existentes so muitos, razo pela qual a cartografia adotou uma srie de smbolos convencionais para representar evocativamente esses elementos. Estes smbolos procuram manter a aparncia dos detalhes como eles so na realidade, apenas reduzindo pelo fator da escala. ALTIMETRIA A representao da altitude sempre foi um dos maiores problemas da Cartografia. Por muitos sculos os mapas omitiram estas informaes ou ento mostravam sua representao figurativa. Somente a partir do sculo passado comeou a ter um tratamento mais adequado a sua representao. Curvas de nvel: Foi o mtodo mais eficiente de todos. As curvas de nvel, como o prprio nome sugere, so linhas projetadas verticalmente sobre a carta, resultante da interseco de planos horizontais que cortam o relevo terrestre, a partir da superfcie de referncia (nvel zero) e em altitudes equidistantes. As curvas de nvel jamais se cruzam. Dependendo do mapa possvel reconhecer e medir com bastante preciso as variaes de altitude do relevo. Resumindo: Tcnica para medir distncias e ngulos verticais, que na planta no podem ser representados. Para representao utilizada a vista lateral, (perfil), corte e elevao.

You might also like