You are on page 1of 3

O time dos anarquistas: 100 anos de dio e resistncia* *Mauro Carrara H exatos 100 anos, um grupo de operrios do bairro

do Bom Retiro, em So Paulo, praticaram um ato de "desobedincia civil". luz de um lampio, na rua, os insurretos decidiram criar um time de futebol do povo e para o povo. Atrevidos, decidiram que a nova agremiao no deveria se contentar com a vrzea. O plano era formar um esquadro para enfrentar, de igual para igual, os clubes da fechada elite paulistana. Ousados, j meteram a mo em foices para abrir uma cancha num terreno baldio, pertencente a um lenheiro do bairro. E, no primeiro jogo, contra o Unio Lapa, saram em passeata at o palco da contenda. Mas como passeata? Passeata, sim senhor, porque essa gente era sobretudo anarquista, com a graa do bom Deus. O primeiro presidente do clube, o talo-brasileiro Miguel Battaglia, por exemplo, tivera contanto com o anarcossindicalismo ao prestar servios para a Light. dele a frase cndida, mas tambm desafiadora, que guia a nao alvinegra at hoje: "Este o time do povo, e o povo que vai fazer o time". Essa turminha do barulho lia o jornal anarquista de Gigi Damiani, o La Battaglia, que exortava os trabalhadores a fundarem suas prprias escolas e agremiaes esportivas. O time dos anarquistas no tinha baguna. Cada um sabia das suas atribuies. Cada um assumia uma responsabilidade, conforme o que se aprendera de Bakunin e Malatesta. E assim se estruturou. Em 1913, os meninos bons de bola conquistam o direito de participar da diviso principal do futebol paulista. Ao mesmo tempo, o Paulistano e a A. A. das Palmeiras (nada a ver com o atual Palmeiras), enojados do cheiro do povo, se retiraram da liga e resolveram disputar um torneio paralelo. Comeava ali uma histria de dio. A imprensa questionava a presena de um time de iletrados no mundo do

chiqurrimo futebol, um jogo inventando por lordes ingleses. Quanta petulncia! E para acirrar ainda mais os nimos, o time dos anarquistas admitia gente de todos os tipos. Logo agregava os negros, os mulatos, os caboclos e outros filhos da terra. Mais um pouco e atraa tambm os outros segregados, polacos, libaneses, alemes, srios, japoneses e gregos, gente que somente se entendia na alegria de torcer pelo Corinthians. Imaginem o escndalo: um time de anarquistas, pretos, imigrantes e bomios invadindo as elegantes festas do Veldromo. Se o Corinthians ainda existe por conta da brava resistncia ao preconceito. Tudo lhe foi sempre negado ou dificultado. A mdia paulistana sutilmente construiu um esteretipo desabonador do corinthiano: o ladro, favelado, sem modos, sujo e vagabundo. E mesmo criminalizado o Corinthians sobreviveu, e se fortaleceu. E fortaleceu-se por qual motivo? Justamente porque sempre se cria um esprito de resistncia solidria entre os oprimidos, ofendidos e injustiados. Passaram-se 100 anos, e nada mudou. O Corinthians continua sendo alvo preferencial da mdia monopolista. Se o grande So Paulo Futebol Clube recebe um financiamento do BNDES no h nada de errado. a ordem natural das coisas. Ora, mas se o banco vai financiar a "pretalhada", os "gambs", a uma vergonha. Se a ordem investir dinheiro pblico no rico bairro do Morumbi, a imprensa sorri de orelha a orelha. Mas se a grana toma o rumo de Itaquera, na esfolada Zona Leste, j vira um caso de polcia. Estado, Folha, Abril, Globo, ESPN, entre outras organizaes miditicas aproveitaram para criminalizar mais uma vez a paixo de Lula pelo time do povo.

Est a um prato cheio para colunistas polticos travestidos de colunistas esportivos: juntou o time dos anarquistas, do populacho, com o operrio nordestino que se meteu a ser presidente... Ai, no d, n? Ainda mais quando ambos, o time e o presidente apresentam atributos que encantam o povo e, logicamente, o eleitorado. Aqui, no Brs, os fogos espoucaram durante toda a madrugada. Subiam dos quintais de cortios, das janelas de apartamentos minsculos, de ruelas esquecidas e escuras, dos lugares onde o povo do Brasil ainda resiste, invisivelmente. Ahhh... Quanto dio, meu Corinthians, mas quanta amorosa resistncia! Parabns pra voc!

You might also like