You are on page 1of 3

Questes sobre Reforma Protestante e Contra-Reforma

1.(Ibemec08)

Segundo o texto a seguir, e o fato de muitos tericos considerarem o calvinismo a religio do capitalismo, correto afirmar que: Ns chamamos de predestinao deciso eterna de Deus pela qual determinou o que queria fazer com cada homem. Pois ele os cria todos em condies semelhantes, mas ordena uns vida eterna e outros eterna danao. Assim, conforme o fim para o qual o homem foi criado, dizemos que ele est predestinado para a morte ou para a vida (CALVINO, J. L Institution de la religion chrtienne. Paris: Les Belles Lettres, 1938, p. 62-63.). a) o trabalho passou a ser visto como uma vocao divina e o sucesso decorrente dele um sinal da predestinao, da graa divina. b) bastava aos homens trilharem o caminho do bem, amarem seu semelhante, realizando obras em nome de Deus, e eles estariam salvos. c) o arrependimento e a f levavam o homem vida eterna, enquanto o enriquecimento desmedido levava o homem eterna danao. d) o sinal da predestinao s era obtido perto da morte quando Deus os revelava por meio da Extrema-Uno. e) a confisso de seus pecados, a penitncia e o perdo do padre, aliados fora de vontade em trabalhar eram os caminhos para a salvao.
2. (Unesp 06) Thomas Mnzer liderou os anabatistas, camponeses que

inspirados nas teses luteranas passaram a confiscar terras, inclusive da nobreza, rompendo com a estrutura feudal. A atitude de Lutero, propositor da Reforma, frente ao anabatismo foi de A) apoio, pois via nos seus seguidores os que mais se aproximavam de seu ideal religioso. B) oposio, pois via neles uma ameaa ordem que seus protetores da nobreza defendiam. C) apoio, pois via neles um instrumento para a derrota definitiva dos defensores de Roma. D) oposio, pois via na violncia de suas aes a manifestao dos ensinamentos do papado. E) apoio, pois ao confiscarem as terras destruam as bases do Sacro Imprio, maior inimigo de Lutero.
3.(Mack 08) Considere o texto abaixo e as afirmaes I, II, III, IV e V.

() 6. O papa no tem o poder de perdoar culpa, a no ser declarando ou confirmando que ela foi perdoada por Deus; ou, certamente, perdoados os

casos que lhe so reservados. Se ele deixasse de observar essas limitaes, a culpa permaneceria. () 21. Erram, portanto, os pregadores de indulgncias que afirmam que a pessoa absolvida de toda pena e salva pelas indulgncias do papa. () 52. V a confiana na salvao por meio de cartas de indulgncias, mesmo que o comissrio ou at mesmo o prprio papa desse sua alma como garantia pelas mesmas. teses 6, 21 e 52 das 95 Teses de Wittenberg 1/10/1517 I) A salvao do homem no depende de suas obras, mas alcanada por sua f. II) O po e o vinho no se transformam no sangue e no corpo de Cristo. A comunho a reafirmao da f na ressurreio de Cristo. III) A venerao e o culto devem ser prestados somente a Deus. A adorao de imagens de santos e santas constitui idolatria. IV) A Igreja tem, no bispo de Roma, cuja palavra infalvel, sua mxima autoridade. V) A interpretao das Sagradas Escrituras privilgio da Igreja, fonte nica da verdade. Pertencem doutrina da religio reformada, em cujas origens desempenhou um papel fundamental o documento acima, a) apenas I, II e III. b) apenas II, III e IV. c) apenas I, II , IV e V. d) apenas III, IV e V. e) I, II, III, IV e V.
4.(Unifesp 07) No sculo XVI, nas palavras de um estudioso, reformar a Igreja

significava reformar o mundo, porque a Igreja era o mundo. Tendo em vista essa afirmao, correto afirmar que a) os principais reformadores, como Lutero, no se envolveram nos desdobramentos polticos e socioeconmicos de suas doutrinas. b) o papado, por estar consciente dos desdobramentos da reforma, recusou-se a inici-la, at ser a isso obrigado por Calvino. c) a burguesia, ao contrrio da nobreza e dos prncipes, aderiu reforma, para se apoderar das riquezas da Igreja. d) os cristos que aderiram reforma estavam preocupados somente com os benefcios materiais que dela adviriam. e) o aparecimento dos anabatistas e outros grupos radicais so a prova de que a reforma extrapolou o campo da religio.
5.(Unifesp 07) Com a Reforma e a Contra-Reforma, os dois protagonistas

principais de uma e de outra foram Calvino e Incio de Loyola. Comente o papel e a importncia de a) Calvino para o protestantismo.

b) Incio de Loyola para o catolicismo.

You might also like