You are on page 1of 14

Mercado das Telecomunicaes

- Inicio em 1990 com Portugal Telecom e depois TMN - 1992 Lanamento da segunda operadora TELECEL - Durante alguns anos competiram entre si tendo conseguido em 6 anos 15% do mercado nacional, mais que a mdia europeia. - 1998 Lanamento da terceira operadora OPTIMUS

Posicionamento da Concorrncia (TMN e Telecel)


A TMN era uma marca muito orientada para os clientes e onde tentava cativar o cliente chamado ao seu estado emocional e com isto promovia de valores socias e humanos e de liberdade. Patrocinavam Maratonas e Rallies. A Telecel como a sua estratgia de marketing inovador com a diferenciao na base da sua cobertura nacional, qualidade, servios a clientes Patrocinavam desportos ex. (Futebol e desportos Motorizados).

Posicionamento da OPTIMUS
A OPTIMUS iria beneficiar a partida de um accionista maioritrio que era a Sonae , este accionista primava por: Preos baixos; Elevada qualidade; Grande agressividade comercial; Qualidade de som; Uso tecnologia GSM 900 e tecnologia DCS1800 que iria melhorar o sinal e a qualidade dentro dos edifcios.

Com isto a ideia era transmitir qualidade, facilidade e dar a perceber que isto era acessvel a todos e simples.

Segmento
- Reparamos que o segmento alvo da OPTIMUS era o mercado residencial. - Como subsegmentos reparamos que a OPTIMUS, baseavase em factores sociodemogrficos como atitude das pessoas s telecomunicaes mveis e os seus padres de utilizao.

Estratgia da OPTIMUS
- Distribuio era efectuada em Lojas prprias, Hipermercados do grupo Sonae. - Terminais apostou na Nokia, por estes serem visto como topo - Apostou numa imagem de produto de embalagens inovadoras e o formato do logotipo em Boomerang7 - E por ltimo a comunicao virada para marca e a sua identidade associada a simplicidade, qualidade acessibilidade e preos baixos

Recomendaes
- Produtos - Fidelizao de Clientes - Comunicao - Preos Baixos - Estratgia de Entrada no Mercado

Recomendaes
- Produtos: Apenas 3 terminais enquanto a concorrncia tm o dobro. Isso podia fazer a diferena entre escolher uma operadora ou outra. - Fidelizao de Clientes: criar um sistema de contrapartidas para o cliente, como por exemplo, se carregar com x tm um bnus de carregamento, se for com y tm um acumular de pontos ou chamadas grtis entre a mesma rede. Obter assim uma maior quota de mercado.

Recomendaes
- Comunicao: Devia ser direccionada para os segmentos alvos, de forma a direccionar os seus produtos e assim conseguia na mesma colocar a marca de uma forma mais objectiva perante os clientes.

- Preos Baixos: preos baixo = qualidade ou preos altos = qualidade. Isto podia gerar duvidas nos clientes e no tirava clientes ao concorrentes.

Recomendaes
- Estratgia de Entrada no Mercado Apostou logo em 5 segmentos que todos juntos fazem parte do residencial. A partida foi uma aposta um pouco forte para algo que eles no tinham a certeza que iriam ter sucesso. Logo podiam ter focado nas grandes empresas ou PMEs ou num nicho de mercado especifico. O risco de insucesso era menor, ento sim evoluir de modo abranger os outros segmentos ter maior quota de mercado .

You might also like