You are on page 1of 40

A pr-fabricao em concreto e as solues para habitaes econmicas

Eng. ria Lcia Oliva Doniak

ABCIC
Linhas de atuao bsicas:
Certificao Selo de Excelncia ABCIC (Programa que envolve qualidade,segurana e meio ambiente) Programas de Treinamento ( Bsico, Aperfeioamento,Formao de Pofessores) Desenvolvimento Tecnolgico (P&D,NETPR) Relacionamento com entidades afins nacionais e internacionais Aes Conjuntas Comits Especficos Tcnicos ou Mercadolgicos Indicadores de Desempenho do setor Normalizao Publicaes

QUALIDADE RECONHECIMENTO

RESULTADOS

NORMALIZAO
NBR 9062:2006 Projeto e execuo de estruturas de concreto pr-moldado Procedimento. NBR 6118:2003 Projeto de estruturas de concreto Procedimentos. NBR 12655:2006 Concreto Preparo, controle e recebimento Procedimento. NBR 14931:2003 Execuo de estruturas de concreto Procedimentos. CE 18:600-19 Comisso de Estudos Painis Alveolares de Concreto Diretriz 2 SINAT (Painis Pr-fabricados)

CONCEITOS (INTRODUO)
Construo Industrializada Pr-moldados Pr-fabricados

NOTA: Os conceitos e as definies apresentadas so fundamentais, pois apresentam correlao direta com a aplicabilidade do Sistema.

CONSTRUO INDUSTRIALIZADA
Industrializao da Construo o emprego de forma racional e mecanizada, de materiais, meios de transporte e tcnicas construtivas, para se conseguir uma maior produtividade. Instituto Eduardo Torroja de la Cosntruccin y del Cemento

PR - MOLDADOS
Pr moldagem Processo de construo em que a obra, ou parte dela, moldada fora de seu local de uso definitivo. A pr-moldagem relacionada aos conceitos de industrializao e prfabricao.

PR - FABRICADOS
Pr-fabricao ...pr-fabricao um mtodo industrial de construo em que os elementos fabricados, em grandes sries, por mtodos de produo em massa (instalao industrial), so montados na obra, mediante equipamentos e dispositivos de elevao. Fernndez Ordnez

MERCADO INTERNACIONAL (TENDNCIAS)

NORTH GALAXY 30 storeys LAJES ALVEOLARES CENTRAL PLAZA 16 storeys DEXIA TOWER 37 storeys PILARES PRFABRICADOS(85 a 90 MPa) VIGAS PRFABRICADAS

CASE NACIONAL
(Centro Empresarial So Jos da Terra Firme)

Em fase de execuo da estrutura.

CASE NACIONAL(Avaliao)
Reduo de custos em relao a estrutural convencional (aproximadamente 20%). Grande parte da logstica de concretagem em canteiro eliminada. Tempo de projeto e desenvolvimento maior do que o tempo de execuo. Resultados satisfatrios na interface projeto, produo e montagem. Compatibilidade e facilidade nas instalaes. Planejamento prvio para utilizao da grua. (Otimizao de recursos) Reduo de cronograma. Regularidade e reduo nas espessuras de revestimentos. Reduo de resduos gerados em canteiro. Reduo de formas e escoramentos. Qualidade.

RESIDENCIAL D. Lus Recife

A Questo Habitacional
A arquitetura funo de vrias causas: sociais e econmicas, tcnicas e estticas. Quem quiser trabalhar para o desenvolvimento desta arte, precisa conhecer profundamente os problemas sociais e econmicos e saber manejar a tcnica moderna.

Arquiteto Alexandre Albuquerque Primeiro Congresso da Habitao Maio de 1931 - So Paulo

A Questo Habitacional
De acordo com estudos realizados em 2006 pela Fundao Joo Pinheiro, o dficit habitacional brasileiro de 7,935 milhes de domiclios. A maioria, 6,543 milhes, est localizada nas reas urbanas.
Fonte: Dados bsicos: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE), Pesquisa Nacional por Amostra de Domiclios (PNAD), 2006

A QUESTO HABITACIONAL
A UNESCO estabelece que o direito a moradia uma condio de cidadania. A Declarao dos Direitos Humanos estabelece que todas as pessoas tem direito a um nvel de vida adequado e estabelece a moradia dentro deste direito. As condies de moradia digna devem prever a proteo contra chuvas e condies adversas,o isolamento trmico,as instalaes Sanitrias adequadas,alm das condies de segurana requeridas na habitao. Acessibilidade (Ex:desenho universal CDHU SP), terceiro dormitrio)

A QUESTO HABITACIONAL
Segundo ARROYO, do departamento de construes e tecnologias arquitetnicas da Escola Tcnica Superior de Arquitetura, Madri(Espanha), A

industrializao a nica maneira de driblar a Crise Econmica e contribuir com a sustentabilidade . O futuro equilbrio entre as necessidades sociais e de mercado deve ser construdo atravs de uma nova indstria da construo.

A Questo Habitacional
O objetivo de todas essas empresas encontrar solues que tornem o ciclo de erguer uma residncia mais curto e, tambm, mais barato. Esto todos em busca de melhores solues para adequar os processos a cronogramas,inovao e custos

fib
Federao Internacional de Concreto Comission 6 TG 6.7 Affordable Housing (ABCIC) Documento com cadastro dos sistemas pr-fabricados em concret 4 sistemas brasileiros cadastrados Sistemas em pr-fabricados de Concreto utilizados largamente na Europa Ps-Guerra.

PAINEL MACIO E LAJE ALVEOLAR


Este sistema se viabiliza atravs da utilizao de um ncleo rgido central, composto por placas macias e escadas pr-fabricadas, que j sai pronto da fbrica. Aps a montagem do ncleo no local da obra, so posicionadas outras trs placas macias com funo estrutural: Duas laterais e uma central.Logo em seguida tem inicio a montagem dos painis alveolares, com funo de vedao, nas fachadas do Edifcio. Para etapa de montagem estes elementos servem tambm para travar as placas macias.

PAINEL MACIO E LAJE ALVEOLAR


Na prxima etapa as lajes alveolares so posicionadas em cima das paredes macias (placas macias). Esta seqncia repetida a cada andar at a completa montagem da estrutura pr-fabricada do Edifcio.Aps a entrega da estrutura pr-fabricada , a construtora responsvel pela complementao da obra dever executar os servios de acabamento como as divisrias internas em Dry-Wall, a vedao com esquadrias e placas cimentcias entre os painis alveolares das fachadas,servios de eltrica, hidrulica, incndio, gs, ar condicionado, pintura, cermica e acabamentos em geral. Montagem da estrutura, tomando-se como referncia a estrutura de um bloco com 4 pavimentos e 16 apartamentos em 10 dias, com uma equipe de montagem estando as fundaes prontas.

PAINEL MACIO E LAJE ALVEOLAR

PAREDES DUPLAS

PAREDES DUPLAS
As paredes duplas consistem em duas placas de concreto armado, unidas por trelias de ao. Elas podem ser utilizadas para a produo desde casas de pequeno porte at edifcios multi -pavimentos. O sistema confere construo um acabamento excelente. O sistema todo baseado na unio entre as paredes duplas e a pr-laje treliada, seja ela com a finalidade de forro ou piso, onde aps montados a laje e os vazios entre as placas das paredes duplas sero concretados, constituindo assim uma estrutura monoltica. O excelente acabamento e o alto grau de preciso das peas so devidos ao sistema produtivo automatizado. A produo acontece em um sistema circular, onde uma central controla todo o processo. As formas so aferidas atravs de lasers, o concreto distribudo automaticamente assim como todo o sistema de cura das peas. edes sejam rasgadas na obra e que material seja desperdiado.

PAINIS PORTANTES
Os painis tem funo de vedao e de estrutura, sendo responsveis por receber as cargas das lajes e transmiti- las fundao, em um modelo estrutural especfico, com capacidade de resistir aos esforos da estrutura e do vento

PAINIS PORTANTES
Incorporam todos os detalhes da parede acabada, ou seja, elementos arquitetnicos, inserts, instalaes eltrica e hidrulica; que tornam a obra mais gil e racionalizada. Os detalhes de juno dos painis so produzidos de forma a permitir estanqueidade em relao entrada de gua e solidarizao entre os elementos do sistema.

PAINIS E LAJES PRMOLDADAS


Consiste na industrializao da construo, atravs da utilizao de paredes e lajes pr-moldadas de concreto armado com plenun interno. Destina-se a construo de residncias e edifcios horizontais e verticais.

PAINIS E LAJES PRMOLDADAS

PAINIS E LAJES PRMOLDADAS


Isolamento trmico e acstico. Baixa umidade.

VANTAGENS
Construes com menores prazos para entrega, unindo maior velocidade reduo dos custos fixos, Busca de maior qualidade, produtividade e reduo de desperdcios. Necessidade de um modelo de desenvolvimento para a indstria da construo civil. (Sustentabilidade, qualificao de mo de obra,mudanas culturais). Resistncia ao fogo.

VIABILIDADE
Concepo arquitetnica como prfabricado Modulaes Interfaces com outros sistemas construtivos (compatibilizao). Logstica (Condies do terreno,acessos,cronograma,equipa mentos funo do tamanho e peso dos elementos)

QUALIDADE
Resistncia estrutural adequada Vida til elevada Ser funcional Baixo custo de operao e manuteno Preo acessvel Assegurar prazo de entrega.

QUALIDADE
Ambiente de Produo

Identificao e rastreabilidade

Controle Tecnolgico

Tolerncias Dimensionais

SELO DE EXCELNCIA
Fixar a imagem do setor com padres de tecnologia, qualidade e desempenho adequados s necessidades de mercado. Programa evolutivo : Nvel I (Controle de Qualidade), Nvel II (Garantia da qualidade) , Nvel III (Gesto pela Qualidade). Credenciamento por planta de produo com escopos diferenciados. Atestado.

SELO EXCELNCIA
Processos
Receb e preservao de materiais Produo de elementos prfabricados Montagem de elementos prfabricados Gesto e Apoio Elaborao e controle de projetos Segurana e sade Atendimento ao cliente Gesto ambiental

Nvel I
1 1 1 1 1 1

Nvel II
2 2 2 2 2 2 1

Nvel III
3 3 3 3 3 3 3 3

CASE ARENA

PRDIOS DE ACESSO (CONVENCIONAL) Volume: 5000m (4prdios) Equipe: 240 homens ( 3 meses)

PRDIO CENTRAL (PR FABRICADO) Volume: 7000 m Equipe: 20 homens Prazo: 5 meses

CASE ARENA

Cronograma mantido mesmo em condies adversas.

CASE ARENA

Vrias frentes de montagem. Prioridades para liberao da execuo da cobertura metlica.

CASE ARENA

Interfaces com os demais sistemas adotados.

OBRAS PBLICAS
Maior agilidade na execuo. Padronizao de escolas pblicas. Vo maiores,salas de aula mais amplas.
Julho 2005

Reduo de custos de execuo e manuteno. FDE/SP e RIOURBE/RJ

Agosto 2005 Escola Frei Gaspar Vargem Pequena- RJ

CONCLUSO
O setor est preparado para atender a demanda com diferentes tipologias Aberto para parecerias e desenvolvimento com construtoras Comit Habitacional Agradecimento:Domus Populli/Brasitherm,CASSOL,SUDES T E e PREMO)

Agradecemos a presena!

abcic@abcic.org.br

www.abcic.org.br

You might also like