You are on page 1of 2

Projeto Bibliotecas Comunitrias

Ao Solidria Viva Criana (Mutiro para a Superao da Misria e da Fome) Projeto Biblioteca Comunitria 1. Identificao O Projeto Bibliotecas Comunitrias uma iniciativa da CNBB, Regional Sul II, em parceria com o Instituto Gaudium. Faz parte da Ao Solidria Viva Criana, em resposta ao apelo da CNBB, documento 69, Exigncias Evanglicas e ticas de Superao da Misria e da Fome. Seu objetivo a implantao de bibliotecas comunitrias em regies carentes, possibilitando o acesso da comunidade local, de maneira especial, as crianas, adolescentes e jovens leitura, pesquisa, formao, cultura e ao desenvolvimento da cidadania. Sua viabilizao est acontecendo atravs da mobilizao da sociedade (pessoas fsicas, colgios, universidades, editoras) para a doao dos livros e equipamentos. 2. Justificativa A existncia de espaos destinados cultura e de fomento da educao das crianas, adolescentes e jovens cria comunidades mais prximas da realidade. A biblioteca o lugar para se pensar, criar e inovar modificando conceitos histricos e contribuindo para o crescente desenvolvimento. somente atravs da educao e da promoo cultura que teremos uma nova cultura alicerada na solidariedade e na paz. A biblioteca uma instituio fundamental para o desenvolvimento educacional, cultural e social dos povos modernos, que no pode ser encarada como um simples depsito de livros, mas um espao para a formao, a partilha e a cidadania.

A Biblioteca Comunitria uma iniciativa que visa erradicar a misria, a fome e a violncia, em sua raiz. somente atravs da educao e do cultivo dos valores fundamentais da pessoa humana que teremos uma sociedade mais justa e fraterna. 3. Objetivos 2.1 Operacionalizar o documento da CNBB - Exigncias Evanglicas e ticas de Superao da Misria e da Fome, em seu contexto mais amplo, possibilitando criar, a mdio e a longo prazo, uma sociedade mais justa e solidria. 2.2 Oferecer s crianas, adolescentes e jovens espao e oportunidade de leitura, troca de experincias, informao e desenvolvimento da cidadania. 2.3 Potencializar o voluntariado nas comunidades mais excludas, oferecendo possibilidades de surgimento de projetos concretos. 4. Destinatrios Comunidades carentes, com especial ateno s crianas, adolescentes e jovens. 5. Necessidade Concreta 5.1 Livros, novos ou usados, nas seguintes reas: livros referenciais de pesquisa (enciclopdias, dicionrios, atlas); literatura infanto-juvenil; literatura adulta (nacional e internacional, tanto clssica quanto recreativa); auto ajuda; didticos e paradidticos; cultura geral; cultura religiosa; obras teis para a famlia, a mulher, a comunidade e a terceira idade. 5.2 Equipamentos: estantes, mesas, cadeiras, fichrios, computadores e outros materiais. 5.3 Jogos (didticos e gincanas) e material esportivo. 6. Meta Implantao de 20 bibliotecas comunitrias at dezembro de 2003. No dia 21 de dezembro de 2002 foi implantada a primeira Biblioteca Comunitria, em Rio Branco do Sul, e est em andamento a implantao da segunda, em Paranava. 7. Proposta Campanha permanente de mobilizao de toda sociedade para a doao de livros e equipamentos. A referida campanha poder ser promovida nas escolas, universidades, empresas, estabelecimentos comerciais, nas comunidades eclesiais e contar com o apoio dos veculos de comunicao. Cada entidade poder definir a metodologia a ser utilizada na campanha.Informaes permanentes e atualizadas sobre a campanha esto disponveis no site www.vivacrianca.org.br. 8. Coordenao e informaes

Conferncia Nacional dos Bispos do Brasil. Coordenador: Pe. Carlos Alberto Chiquim, Secretrio Executivo da CNBB Regional Sul II. Informaes: Secretariado Regional - cnbb@cnbbs2.org.br ou pelo telefone: (41) 224 7512.

You might also like