You are on page 1of 12

6.

ESPCIES EECOSSISTEMAS: RECURSOS PARA O DESENVOLVIMENTO

"

A conservao dos recursos naturais vivos - vegetais, animais e microorganismos, e dos elementos no-vivos presentes no meio ambiente do qual dependem - fundamental para o desenvolvimento. Atualmente, a conservao dos recursos vivos selvagens consta dos planos de governos: quase 4% da superfcie terrestre do planeta gerida explicitamente para conservar espcies e ecossistemas, e s6 muito poucos pases no possuem parques nacionais. O desafio que se impe hoje s naes j no mais decidir se a conservao uma boa idia, mas sim como implement-la no interesse nacional e com os meios ,disponveis em cada pas ..

6.1 O PROBLEMA: CARACTERSTICAS E ABRANGNCIA As espcies e seus elementos genticos prometem desempenhar um papel cada vez mais importante no desenvolvimento, e j se faz presente uma vigorosa argumentao econmica em defesa dos motivos ticos, estticos c cientficos para preserv-Ios. As contribuies da variabilidade gentica e do elemento plasma gerrninativo das espcies agricultura, medicina e indstria j montam a muitos bilhes de d6lares anuais. No entanto, os cientistas s6 pesquisaram exaustivamente uma em cada 100 espcies vegetais da Terra, e uma proporo muito menor de espcies animais. Se as naes assegurarem a sobrevivncia das espcies, o mundo poder contar com alimentos novos, e melhores, novas drogas e medicamentos, e novas matrias-primas para a indstria. Esta - a possibilidade de as espcies contriburem sempre mais e de uma infinidade de formas para o bcmestar da humanidade - a principal justificativa para os esforos cada vez maiores no sentido de salvaguardar os milhes de espcies da Terra. Igualmente importantes so os processos vitais efdllados pela natureza, entre eles a estabilizao do clima, a prote(;f,o das bacias fluviais e do solo, a preservao de viveiros c ;1'L~as rede produo etc. A conservao desses 'processos llfto I)()(IL~ desse
162

!
I I

.-

vincular da conservao de cada espcie dentro dos ecos sistemas naturais. Administrar ao mesmo tempo espcies e ecos sistemas evidentemente o modo mais racional de lidar com o problema. H inmeros exemplos de solues aplicveis a problemas lcais.1 As espcies e os ecos sistemas naturais contribuem bastante para o bem-estar humano. Mas esses recursos to importantes raramente so utilizados de modo a poder enfrentar as crescentes presses da futura demanda de bens e de servios que dependem desses recursos naturais. Cresce o consenso no meio cientfico de que as espcies esto desaparecendo a um ritmo nunca antes presenciado no planeta. Mas tambm h controvrsias quanto a esse ritmo e aos riscos que acarreta. O mundo est perdendo precisamente aquelas espcies sobre as quais tem pouco ou nenhum conhecimento; elas esto desaparecendo nos habitats mais remotos. Esse crescente interesse cientfico relativamente recente e os dados em que se baseia no so muito s6lidos. Mas se consolida a cada ano, medida que surgem novas pesquisas de campo e novos estudos J>or satlite. Muitos ecos sistemas biologicamente ricos. e promissores em benefcios lUateriais encontram-se seriamente ameaados. Inmeras variedades biol6gicas correm o risco de desaparecer justamente quando a cincia comea a aprender a explorar a variabilidade gentica devido aos avanos da engenharia gentica. Vrios estudos docUI1entamessa crise com exemplos tirados de florestas tropicais, florestas temperadas, manguezais, recifes de coral, savanas, prados e zonas ridas.2 Embora a maioria desses estudos apresente documentao de carter geral e' poucos listem as espcies em risco ou recentemente extintas, alguns expem pormenorizadamente espcie por espci~. (Ver box 6.1.) A alterao dos habitats e extino das espcies no, so as nicas ameaas. O planeta tambin vem sendo empobrecido pela perda de raas e variedades dentro de' espcies. A variedade das riquezas genticas existentes em uma nica espcie atestada pela variabilidade evidente nas muitas raas caninas, ou nos muitos tipos de milho obtidos pelos cultivadores.3 . Muitas espcies esto perdendo populaes inteiras a um ritmo que reduz rapidamente sua variabilidade gentica e, portanto, sua capacidade de adaptao s mudanas climticas e a outras formas de adversidade ambiental. Os fundos de genes remanescentes das principais espcies vegetais cultivadas como o milho e o arroz, por exemplo, representam apenas uma frao da dive,rsidade gentica que abrigavam h apenas alguns decnios, mesmo que as prprias espcies no estejam ameaadas. Assim, pode haver uma grande diferena entre perda, de espcies e perda de reservas de genes.
163

.0 .~~~~-

:;:~;-::~:<:~.L~:Ei.~='L=,2.j,:=}~I:~ :,.",,7, ..~::~;';::;~i.

.:;. 0,.7'.:~=::.i~L:::;-=,.:,-,jJ:>"=-:~=-";::'

:"::":::"

~::~.:..:,,-;.,:.:

..... :,_..-.:.,:::;,

.. ::;;:~::~~.: .. ':'::'~':'::L...:~;'-:;'::~:::":;"--'-:":':::~'.2.r~:'~" :

._::.:-:,,~

..

:II:

,:':-.;~.

: ..~ .. :.~,

~~~~~!'!III,.Ill

...II,"'""III,!I!~-_!III, .

,_

IIl I!I/ll'0.:~'!:'r0?:c.,-'""7:.:": ~.~.~_.-.t.

Box 6.1

AHgulillS

exemplos de extino de espcies

o Em Madagascar, at meados do sculo, havia 12 mil esp-, cies vegetais e provavelmente cerca de 190 mil espcies animais; pelo menos 60% desse total eram endmicas na faixa florestal existente na parte oriental da ilha (ou seja, no existiam em nenhum outro lugar do mundo). Pelo menos 93% da floresta primitiva desapareceram. Com base nestes nmeros, os cienti-stas calculam que pelo menos metade das .espcies originais j desapareceu ou est em vias de desaparecer. $ b lago Malavi, na frica Central, possui mais de 500 espcies de peixes, das quais 99% endncas. O tamanho do lago apenas um oitavo do dos Grandes Lagos da Amrica do Norte - que possuem apenas 173 espcies, das quais menos de 10% so nativas - e se encontra ameaado pela poluio causada por instalaes industriais e pela possvel introduo de espcies aliengenas. c Supe-se que o Equador ocidental j tenha possudo entre 8 mil e 10 mil espcies vegetais, sendo de 40 a 60% endmicas. Considerando-se que em reas semelhantes existem de 10 a 30 espcies animais para cada espcie vegetal, o Equador ocidental deve ter possudo cerca de 200 mil espcies. Desde 1960, quase todas as florestas da regio foram destrudas para ceder lugar a plantaes ,de banana, poos de petrleo e assentamentos humanos. E difcil avaliar o nmero de espcies que desapareceram por causa disso, mas poderiam ter sido 50 mil ou mais - e em apenas 25 anos. ~ Na regio do Pantanal, no Brasil, h cerca de 110.000 Km2 de terras midas, talvez as mais extensas e ricas do mundo, que so o habitat das mais numerosas e variadas espcies de aves'aquticas da Amrica do Sul. A Unesco considerou a regio "de importncia internacional", mas ela vem sofrendo cada vez mais devido expanso da agricultura, construo de represas e outras formas de desenvolvimento que rompem o equilbrio ecolgico.
Fontes: Rauh, W. Prablems af biolagieal eonservation in Madagascaro In: Bramwell, D., ed. Plants and islands. London, Aeaclemie Press, 1979; Barel, D.C.N. et al. Destruetion af fishcries in i\friea's lakes. Nature, 315:19-20, 1985; Gentry, A.H. Faltems of neotropicalplant speciesdiversity. Evolutionary Biology, 15:I-R4, 1982; Seott, D.A. & Carbonell, M. A direetory af ncotropical wethmcls. Gland, SwitzerIand,IUCN, 1985.

"Nossa mata atlntica, essa massa de floresta tropical. que se estende nlana faixa estreita de norte a.sul, foi drasticamente reduzida. A floresta caracteriza-se por grande nmero de espcies endmicas, espcies que s6 existem nessa rea e apenas nd Brasil. Por isso, compete a ns, brasileiros, a respo17.sabilidadede manter vivas essas espcies. "
Ibsen de Gusmo Cmara
Presidente da Fundao Brasileira para a Conservao da Natureza Audineiapbliea da CMMAD, So Paulo, 28-29 de outubro de 1985

inevitvel que se perca parte da variabilidade gentica, mas todas as espcies deveriam ser protegidas na medida em que isso fosse tcnica, econmica e politicamente possvel. O panorama gentico est em constante mudana atravs de processos evolutivos, e h mais variedades do que o esperado para serem protegidas por programas governamentais bem qefinidos. Por isso, no que diz respeito conservao gentica, ' preciso que os governos sejam seletivos e investiguem que reservas de genes merecem ser objeto de medidas de proteo. Cont~do. como proposta nk1.is ampla, os governos deveriam sancionar leis e implementar polticas pblicas que estimulassem a responsabilidade dos indivduos, das comunidades e das empresas para co~ a proteo das reservas de genes. ; " Mas antes .que a cincia possa se.concentrar em ndvas maneiras de conservar as espcies, os planejadore!i e o pblico em geral _ para o qual as polticas so feitas -' devem compreender o quanto grave e premente a ameaa. As espcies importantes para o bem-estar humano no so apenas os vegetais silvestres aparentados s culturas agrcolas, ou os animais criados para consumo. As minhocas, as abelhas e os cupins podem ser muito mais importantes devido ao papel que desempenhampum ecos sistema saudvel e produtivo. Seria bastante irnico que, justo no momento em que as novas tcnicas da engenharia gentica comeam a permitir que conheamos melhor a diversidade da vida e usemos os genes com mais eficcia para melhorar a condio humana, achemos esse te~ouro lamentavelmente desgastado.
6.2 EXTINO:
FORMAS E TENDNCIAS

A extino um fato to antigo quanto a vida. Os poucos ~lhes de espcies que sobrevivem at hoje so os q1J.erestaram do meio
165

164

...

I
I

bilho que se calcula j haver existido. No passado, quase todas as extines ocorreram por processos naturais, mas hoje se devem predominantemente ao humana. A durao mdia de uma espcie de cerca de 5 milhes de anos. As estimativas atuais mais otimistas so de que, nos ltimos 200 milhes de anos, 900 mil espcies, em mdia, se tenham extinguido a cada 1 milho de 'anos, o que daria uma taxa mdia de quase uma extino a cada 13 meses e meio; aproximadamente.4 A. taxa atual, provocada pela ao humana" centenas de vezes mais alta e pode facilmente chegar a ser milhares de vezes mais alta.5 No sabemos. No dispomos de dad4s numricos precisos sobre as taxas atuais de extino, pois as espcies que esto desaparecendo so, em sua maioria, aquelas menos estudadas, como os insetos das florestas tropicais. Embora as florestas tropicais midas sejam sem dvida as unidades biolgicas mais ricas em termos de diversidade gentica e as mais ameaadas pela ao humana, outras importantes zonas ecolgicas tambm sofrem presses. As terras ridas e semi-ridas abrigam apenas um nmero muito pequeno de espcies, em comparao com as florestas tropicais. Contudo, devido ao fato de essas espcies se adaptarem a condies de vida muito duras, entram na composio de muitos produtos bioqumicas de grande potencial, como a cera lquida da jojoba e a borracha natural do guaile. Muitas dessas espcies esto ameaadas, entre outras causas, pela expanso dos rebanhos. Os recifes de coral, com cerca de meio milho de espcies em 400.000 Km2, esto sendo devastados a tal ponto que provavelmente, no incio do prximo sculo, s existiro alguns remanescentes deteriorados. Isto representaria uma grande perda, pois os organismos dos recifes de coral, graas "guerra biol6gica" em que se empenham para garantirem seu espao vital em habitats superpovoados, geram um nmero e uma variedade excepcionais de toxinas inestimveis para a medicina moderna. 6 As florestas tropicais midas cobrem apenas 6% da superfcie terrestre do planeta, mas abrigam pelo menos metade das espcies da terra (que totalizam no mnimo 5 milhes, mas podem chegar a 30 milhes). Nelas vivem 90% ou mais de todas as espcies. As florestas tropicais maduras ainda existentes cobrem apenas 900 milhes de hectares, dos 1,5-1,6 bilho de hectares que j chegaram a cobrir. De 7,6 milhes a 10 milhes de hectares so completamente devastados a cada ano e pelo menos outros 10 milhes sofrem srios danos anualmente.7 Mas esses nlIlt:fos prov:m de levantamentos feitos em fins dos anos 70; desde cn1io, provvel que o ritmo do desflorestamento tenha se acelerado.
166

"(

"H 20 anos, quando decidimos explorar mais intensivamente nossas florestas, pensamos apenas na disponibilidade de recursos e simplesmente os usamos. Na poca, achvams tambm que o fato de as rvores serem derrubadas no impediria a regenerao da floresta, porque nem todas as rvores estavam sendo cortadas. Mas esquecemo:; de que ainda no sabamos como recuperar florestas tropicais. Uma espcie nativa cujo nome s6 sei em minha lngua, meranti, nossa madeira mais nobre, e uma rvore que no d sombra durante seu perodo de crescimentO. E no pode sobreviver sem sombra. E ns nem levamos isso em conta, simplesmente aceitamos a tecnologia ocidental que diz que preciso derrubar e explorar nossas florestas." Emmy H. Dharsono
Rede de Organizaes No-governamentais para a Conservao de Florestas

Audinciapblica da CMMAD, Jacarta, 26 de maro ele 1985

.,-

Por volta do rm do. sculo, ou pouco depois, talvez restem muito poucas florestas tropicais midas virgens, a no ser na bacia do Zaire ~ na poro ocidental da Arllaznia brasileira, e em algumas outras reas, como a faixa florestar" da Guiana, no norte da Amrica do Sul, e partes da ilha de Nov~ Guin. improvvel que as florestas dessas zonas sobrevivam por muitos decnios mais, j que' a demanda mundial de seus produtos continua a au~entar, assim como o nmero de agricultores; que exploram. essas terras. Se o desflorestamento na Amaznia prossegqisse ao ritmo . atual at o ano 2000 e ento cessasse por complet; (o que improvvel), ter-se-iam perdido cerca de 15% das espcies vegetais. Se a floresta amaznica acaba:;se se restringindo s reas hoje consideradas parques e reservas florestais, 66% das espcies vegetais desapareceriam, alm de quase 69% das espcies de pssaros e propores semelhantes de todas as outras principais categorias de espcies. Quase 20% das espcies da Terra encontram-se em florestas da Amrica Latina, excluda a Amaznia; outros 20% estio em florestas da sia ~ da frica, excluda a bacia do Zaire.8 Todas essas florestas esto ameaadas e, se des'aparecerem, as espcies perdidas podem chegar a centenas de milhares. A menos que se tomem medidas administrativas adequadas de longo prazo, pode-se perder pelo m~nos um quarto, talvez umtero e possi-Y:t(lmenteat uma proporo ainda maior das espcies
!.," ..,,-,.

167

j'

hoje existentes. Muitos especialistas sugerem que se protejam pelo menos 20% das florestas tropicais, mas at agora bem menos de 5% recebem algum tipo de proteo - e muitos dos parques de florestas tropicais existem apenas no papel. improvvel que mesmo os parques e reas protegidas mais bem administrados constituam uma soluo adequada para o problema. Na Amaznia, se metade da floresta fosse de alguma forma preservada, mas a outra metade desaparecesse ou sofresse srios danos, talvez no houvesse umidade suficiente no ecossistema amaznico para manter mido o restante da floresta.9 Ela poderia ir secando at se tornar praticamente uma floresta aberta - o que provocaria a perda da maioria das espcies adaptadas s condies de uma floresta tropical mida. provvel que num futuro no muito distante venham a ocorrer variaes climticas mais generalizadas, uma vez que o acmula de "gases de estufa" na atmosfera acarretar o aquecimento do planeta j no incio do prximo sculo. (Ver captulo 7.) Tal variao afetar bastante todos os ecossistemas; tomando particularmente importante manter a diversidade natural como meio de adaptao.

Em muitos pases em desenvolvimento, o aumento populacional uma das maiores ameaas aos esforos de conservao. O Qunia destinou 6% de seu territrio a' parques e reservas, a fim de proteger sua vida selvagem e ganhar divisas com o turismo. Mas os atuais 20 milhes de habitantes do pas j esto pressionando tanto os parques que as terras sob proteo vm sendo gradativamente perdidas devido invaso de agricultores. E 'segundo as proje)oos, a populao queniana quadruplicar nos prximos 40 anos. O Presses populacionais semelhantes ameaam os parques da Etipia, Uganda, Zimbbue e de outros pases, onde um nmero cada vez maior, porm mais pobre, de camponeses se v forado a depender de uma base de recursos naturais cada vez mais reduzida. So sombrias as perspectivas para os parques que no. contribuem de modo marcante e comprovado para os objetivos do desenvolvimento nacional. Brasil, Colmbia, Costa do Marfim, FiUpinas, Indonsia, Madagascar, Peru, Qunia, Tailndia e outras naes com grande abundncia de espcies j esto enfrentando fluxos macios dc agricultores das terras tradicionais para territrios virgens. Esses territrios quase sempre contm florestas tropicais, que os migraptes estimulados para a atividade agrcola consideram terras "livres", onde podem se estabelecer sem empecilhos. As pyssoas que j vivem nessas terras - em baixas densidades populacionais e possuindo apenas os direitos tradicionais terra - so muitas vezes banidas desses locais, no af de cultivar terras que bem poderiafu continuar como florestas de uso extensivo; . ' Muitos pases tropicais ricos em recursos florestais provocaram "bOr/iS de madeira" devastadores ao concederem direitos de expiorno em troca de pagamentos de royalties, aluguis impostos. qU"e representam apenas uma pequena frao do valdr comerdal lquido .da extrao da madeira. O dano causado por esses inf~ntivos foi ainda agravado pelo fato de s serem oferecidas concesses a curto prazo - o que leva os concessionrios a iniciarem imediatamente o corte da madeira -, e de serem adotados sistemas de royalties que induzem os madeireiros a s extrarem as melhores rvores, danificando demais as restantes. Em conseqncia, os empresrios madeireiros de vrios pases arrendaram praticamente toda a rea florestal produtiva em poucos anos e exploraram abusivamente os recursos, sem se preocuparem muito com a produtividade futura (enquanto, imprudentemente, permitiam na rea lavradores que a limpavam por meio de queimadas) .11 . I . Nas Amricas Centnll e do Sul, muitos governos incentivaram a converso em larga escala de florestas tropicais em fazendas de criao de gado. Muitas dessas fazendas se revelaram inviveis
,_, ,. ,...J

6.3 ALGUMAS CAUSAS DA EXTINO

"
Os trpicos, que abrigam o maior nmero e diversidade de espcies, tambm abrigam a maioria dos pases 'em desenvolvimento, onde o aU,mentopopulacional mais acelerado e a pobreza mais difundida. 'St; os agricultores desses pases se virem forados a persistir na agricultura extensiva - que intrinsecamente instvel e obriga ,deslocamentos constantes -, ento a agricultura tender a se estender por todo o meio ambiente selvagem ainda existerite. Mas se forem. ajudados e incentivados a praticar uma agricultura mais intensiva, podero fazer uso produtivo de reas relativamente limitadas e afetar muito menos as terras selvagens. Os agricultores necessitaro de ajuda: treinamento, apoio comercializao, fertilizantes, pesticidas e implementos a preos acessveis. Isso exigir o apoio integral dos governos, inclusive a garantia de que as polticas de conservao sero elaboradas de modo a beneficiar sobretudo a agricultura. Talvez seja conve:.iente ressaltar que esses programas so mais importantes para os agricultores do que para a vida selvagem, embora os destinos de ambos estejam interligados. A conservao das csp6cics vincu'ase ao desenvolvimento, e os problemas de ambos sflo mais polticos que tcnicos.
168

r"

~ -

169

, . :..... ~~~

. ..;.:;.;-"-"'*--..:...._ .......i-.; "".

"Todos n6s, na frica, estanios lentamente despertando para o fato de que a crise africana em essncia wn problema de meio ambiente que ,trouxe conseqncias negativas como seca, fome, desertificao, superpopulao, refugiados, instabilidade polftica, pobreza generalizada etc. , Estamos despertando para o fato de que a Africa est morrendo porque seu rneio ambiente foi pilhado, superexplo'rado e negligenciado.' , Muitos de n6s, na frica, estamos tambm comeando a perceber qe nenhuinpom sanaritano ir cruzar os mares para vir salvar o meio ambiente africano. S6 mesmo ns, africanos, podemos e deveremos ser suficientemente sensfveis ao bem-estar de nosso meio ambiente."
Sr. Rahab W. Nwatha

"

'1

Tlze Greenbelt Movement

Audincia pblica da CMMAD, Nairbi, 23 de setembro de 1986

i
do ponto de vista ecolgico e econmico, pois o solo logo perde seus nutrientes; as espcies 'daninhas tomam o lugar da grannea plantada e a produtividade das pastagens declina abruptamente. No entanto, dezenas de milhes de hectares de florestas tropicais se perderam para dar lugar a essas fazendas, principalmente porque os governqs garantiram as converses por meio de concesses de terras, crditos e isenes fiscais, emprstimos subsidiados e outros incentivos. 12 . A promoo das importaes de madeiras tropicais em certos pases industrializados - que fixam tarifas baixas e concedem in,centivos comerciais bastante favorveis -, somada s frgeis polticas florestais dos pases tropicais e aos altos custos e desin. centivos explorao madeireira vigentes nos pases industrializados, tambm leva ao desflorestamento. Alguns pases industrializados at importam toros no-beneficiados sem pagar impostos ou a taxas tarifrias mnimas. Isso estimula as indstrias dos pases desenvolvidos a usarem a madeira das florestas tropicais e no a prpria, fato que reforado por restries internas quantidade de rvores que podem ser cortadas nas florestas desses pases.

\..

-;>

6.4 VALORES ECONMICOS EM JOGO


A conservao das espcies no se justifica apellas em termos econmicos. Tambm motivada, e muito, por cOllsidera{)cs cs170

tticas, ticas, culturais e cientficas. Mas para aqueles que exigem prestaes de conta, os valores econmicos inerentes s substncias genticas das espcies j bastam para jQstifi"ar a sua preservao. Hoje, as naes industrializadas registram benefcios financeiros muito maiores decorrentes das espcies selvagens po que os pases em desenvolvimento, embora os benefcios no registrados para os habitantes interioranos das regies' tropicais possam ser considerveis. Os pases industrializados dispem da capacidade cientfica e industrial para aproveitar substncias selvagens na indstria e na medicina. E tambm comercializam uma proporo muito maior de sua produo agrcola do que as naes em desenvolvimento. Os cultivadores do Norte dependem cada vez mais das substncias genticas provenientes de variedades selvagens de milho e trigo, duas culturas que desempenham papel de destaque no comrcio internacional de gros. O Departamento de Agricultura dos EUA estima que as contribuies do material gentico vegetal geram aumentos de produtividade que, em mdia, se situam em torno de 1% ao ano, com um valor para o produtor bem superior aUS$1 bilho (dlares de 1980).13 ,A safrano'iie-americana de milho !,>ofreuum grave revs em 1970, quarido um fungo de folha atacou as terras de cultivo, fazendo os agricultores perderem mais de US$2 bilhes. Descobriuse, ento, uma substncia gentica resistente a fungos em reservas genticas provenientes do Mxico.14 Mais recentemente, uma espcie primitiva de milho foi descoberta numa floresta alpestre do Centro-Sul mexicano.15 Esta planta silvestre a espcie mais antiga que se conhece aparentada ao milho moderno e sobrevivia em apenas trs estreitas faixas de terreno que se estendiam por uns parcos quatro hectares de uma rea ameaada, de destruio por agricultores e madeireiros. A espcie selV'agem perene; todas as demais formas de milho so anuais. Sua hibridao com variedades comerciais de milho abre aos agricultores a perspectiva de poderem vir a poupar os gastos anuais com a arada e a semeadura, pois a planta cresce por si mesma todos os anos. Os benefcios genticos dessa espcie silvestre, descobertos quando s6 restavam alguns milhares de talos, podem totalizar vrios bilhes de dlares ao ano.16 As espcies selvagens tambm contribuem para a medicina. Metade de todas as receitas aviadas originam-se de organismos selvagens)7 O valor comercial desses medicamentos e drogas nos EUA chega hoje a cerca de US$14 bilhes anuais.18 Em termos mundiais, incluindo substncias que no entram na composio de receitas e produtos farmacuticos, o valor comercial estimado excede a US$40 bilhes ao ano.19 171

'-'"T,-,""";"';-:,"::

"';~~:

A indstria tambm se beneficia da vida selvagem.20 Com as substncias dela' extradas produzem-se gomas, leos, resinas, tinturas, tanino, gorduras e ceras vegetais, inseticidas e muitos outros compostos. Muitas espcies vegetais silvestres tm sementes ricas em leo que podem ser utilizadas na fabricao de fibras, detergentes, colas e comestveis em geral. Por exemplo, as videiras de floresta pluvial do gnero F evillea, encontradas na Amaznia ocidental, contm sementes to ricas em leo que um hecta.re dessas videiras na floresta original poderia produzir mais leo do quem hectare de uma plantao comercial de palmeiras oleaginosas.21 '.Poucas' es~cies vegetais contm hidrocarbonetos em tornacarboidratos2 e algumas podem germinar em reas que sevez de ram inteis devido a atividades como a minerao de corte aberto. Assim, as terras deterioradas pela extrao de hidrocarbonetos como o carvo poderiam ser recuperadas mediante o cultivo de hidrocarbonetos na superfcie. Alm disso, ao contrrio de um poo petrolfero, uma "plantao de petrleo" nunca chega necessariamente a secar. a novo campo da engenharia gentica, atravs' do qual a cincia projeta novas variaes de formas de vida, no inutiliza genes selvagens. Na verdade, esta nova cincia deve se basear no material gentico existente, tomando-o, assim, ainda mais til e valioso. A extino, segundo o Prof. Tom Eisner, da ComeU University, "j no significa mais a simples perda de um volume nabiblioteca da natureza. Significa a perda de um livro de folhas soltas, em cada pgina - para que as espcies sobrevivam - permaneceria perpetuamente disponvel. transferncia seletiva e ao aperfeioamento de outras espcies" .23 a Prof. Winston Brill, da Universidade de Wisconsin, assinalou: "Estan1os entrando numa era em que a riqueza gentica, sobretudo a de reas tropicais como as florestas pluviais, at agora um fundo fiducirio relativamente inacessvel, est se tomando uma moeda de alto valor imediato."24 Graas engenharia gentica, pode ser que a Revoluo Verde da agricultura seja suplantada por uma "Revoluo Gentica". Essa tecnologia cria a esperana de que algum dia se venha a plantar nos desertos, no mar e em outros ambientes que antes no podiam ser cultivados. No campo da medicina, os pesquisadores antevem que sua prpria Revoluo Gentica obter mais progressos nos ltimos 20 anos deste sculo do q\le nos 200 anos anteriores. Muitas das naes menos capacitadas a administrar sells recursos vivos so as mais ricas em espcies; os trpicos, onde esto pelo menos dois teros de todas as espcies e uma proporo ain172

da maior de espcies ameaadas, coincide aproximadamente com a rea que se convencionou chamar de Terceiro Mundo. Muitas naes em desenvolvimento reconhecem a necessidade de proteger as espcies ameaadas, mas no dispem do instrumental cientfico, ~a capacidade institucional nem dos recursos financeiros necessrios a essa conservao. As naes industrializadas que prOCUf<Ull colher alguns dos benefcios econmicos dos recursos gentic;os. deveriam ajudar 'as naes do Terceiro Mundo em seus esforos,conservacionistas; tambm deveriam procurar meios de ajudar os pases tropicais - sobretudo a populao rural, que est mais diretamente ligada a essas espcies - a obter alguns dos benefcios econmic;os ,propiciados por esses recur.sos.
~ .' ., >'., .. '.

6.5 UMA NOVA ABORDAGEM:

PREVER E EVITAR

I
~
i

I
I

I
\'

t'
i
I

mtodo histrico de criar parques nacionais at certo ponto isolados da .sociedade foi superado por uma nova .abordagem de conservao das espcies e ecos sistemas que se pode definir como "prever e evitar" . Isso implica acrescentar uma ... nova dinicnso ao mtodo j tradicional, se bem que vivel e necessrio, das reas protegidas. Os modelos de desenvolvimento precisam ser alterados para se tomarem mais compatveis\com a preservao da valiosssima diversidade biolgica do planeta. Alterar as estruturas econmieas e de uso da terra parece ser a melhor abordagem de longo prazo para garantir a sobrevivncia das espcies selvagens e de seus ecossistemas. Essa abordagem mais estratgica trata dos problemas da dizimao das espcies em sua origem nas polticas de desenvolvimento, prev os resultados bvios das polticas mais destrutivas e evita danos desde agora. Uma boa maneira de promover essa abordagem a elaborao de Estratgias Nacionais de Conservao (ENC), que renem os processos de conservao e desenvolvimento. Na elaborao de uma ENC participam agncias gover:1 namentais, organizaes no-governamentais, interesses privados e a comunidade em geral, a fim de analisar questes relativas a recursos naturais e estabelecer prioridades. Espera-se que, desta forma, os interesses setoriais tenham uma melhor compreenso de suas inter-relaes com outros setores e que se possa chegar a novas possibilidades de conservao e desenvolvimento. a vnculo entre conservao e desenvolvimento e a: ncessidade de atacar o problema na origem so visveis no caso das florestas tropicais. s vezes, no a necessidade econmic'a que leva explorao abusiva e destruio dos recursos, mas a' poltica governamental. Os custos econmicos e fiscais diretos dessa ex173

.-..

...."

'

..'

..

~,., . ,l" '

.l,i.j,~"~'+~~ . .' :.o,_,-_~~_ .,,.,.,",.'

.':.:.. _.~:'~'~~

'-'-'-'<

,.,.'._._.

_~.

__

..... . ~

..

,)

"No poss{ve! fazer com que as oomurasaki - nossa borboleta imperial prpura - voltem a existir em quantidade, como no passado. A floresta ideal para as oomurasaki exige a extirpao de ervas daninhas, o plantio de rvores, cuidados e manuteno. A floresta ser passada s futuras geraes. No maravilhoso pensar que se est ligado s geraes futuras pelo fato de lhes deixar wna floresta onde voam tantas oomurasaki e as pessoas desfrutam de momentos de alegria? Seria muito bom se pudssemos instalar. no corao das crianas o amor pela natureza. Esperamos dar de presente afloresta que estamos plantando s crianas que vivero no sculo
XXI."

:1

:~
"

'"

"

I",
'~~

~~

'~ Ir] ;.
.l,

MikaSakakibara

Alunada Universidade eAgricultura Tecnologia T6quio d e de


Audincia pblica da CMMAD, Tquio, 27 de fevereiro de 1987

~
~!
fi
,0

~;

plorao abusiva - somados aos da extino de espcies - so enormes. O resultado tem sido a explorao ruinosa das florestas tropicais, o sacrifcio da maioria de suas riquezas em madeira e de outros tipos, perdas enormes de receita potencial para o governo e a destruio de recursos biplgicos de grande valor. Os governos do Terceiro Mundo podem conter a destruio das florestas tropicais e de outras reservas de diversidade biolgica sem comprometer suas meurs econmicas., Podem conservar espcies e habitats valiosos enquanto reduzem seus nus econmicos e fiscais. A reforma dos sistemas de receita florestal e dos termos de concesso poderia gerar bilhes de dlares de receita adicional, promover o uso mais eficiente e mais prolongado dos' recursos florestais e reduzir o desflorestamento. Os governos poderiam evitar enormeS despesas e perdas de receita, promover usos mais sustentveis da terra e refrear a destruio das florestas tropicais, se eliminassem os incentivos atividade pecuria. O vnculo entre conservao e desenvolvimento tambm exige certas alteraes nas estruturas do comrcio. Isso foi reconhecido quando se criou, em 1986, a Organizao Internacional dc Madeiras Tropicais, sediada em Iocoama, Japo, com o objctivo de racionalizar os fluxos comerciais. Sua criao visava ;\ implementao do primeiro acordo sobre produtos bsicos a incorporar um componente especfico relativo conservao. Podem-se encontrar inmeras outras oportunidades (k l~lIcorajar tanto a conservao das espcies quanto a produtividadc cco174

l'l ...
., .,

~
:1
"

i ]~.: ~
" ..

l~ ~

~ IJ. ..
i,'

nmica. Muitos governos mantm impostos irrealisticamente baixos sobre terras rurais, enquanto pennitem que colonos se apropriem de terras "virgens" pelo fato de cultiv-Ias. Assim, os ricos donos de terras podem ficar com propriedades imnss e pouco exploradas a um custo baixo ou nulo, enquanto oS camponeses carentes de terra so incentivados a derrubar florestas e se instalar em assentamentos marginais., A reforma dos sistemas tributrio e de ocupao da terra poderia aumentar a produtividade nas propriedades existentes e reduzir as presses para expandir o cultivo em florestas e bacias de planaltos. Uma conservao bem planejada dos ecossistemas contribui de muitas formas para a consecuo das metas principais do desenvolvimento sustentvel. A proteo de faixas vitais de terras selvagens ajuda tambm, por exemplo, a proteger terras agricultveis. Isso se aplica de modo especial s florestas de planaltos dos trpicos, que protegem os vales das inundaes e da eroso e os cursos d'gua e os sistemas de irrigao do assoreamento. Um bom exemplo a Reserva de Dumoga-Bone, em Sulawcsi, norte da Indonsia, que abrange cerca de 3.000 Km2 de florcst:lS de planalto. Ela protege grandes populaes da mai'oria cIos mamferos endmicos de Sulawesi e muitas das 80 espcies endmicas de pssaros da ilha. Tambm protege o Sistema de Irrigao do Vale de Dumoga, financiado pelo Banco Mundial e instalado nas plancies prximas a fim de tripIicar,~ produo de arroz em mais de 13 mil hectares de terras agrcolas de primeira qualidade.25 Outro exemplo o Parque Nacional de Canaima, na Venezuela, que protege o abastecimento de gua residencial e industrial para uma grande hidreltrica que, por ~ua vez, gera eletricidade para o principal centro industrial do pas e sua capital. Da se conclui que os governos poderiam considerar a criao de "parques para o desenvolvimento", j que servem ao duplo propsito de proteger, simultaneamente, os habitats das espcies e os processos de desenvolvimento. Os esforos nacionais no sentido de prever e evitar as conseqncias negativas das polticas de desenvolvimento em qualquer, dessas reas seriam certamente muito mais teis conservao das espcies do que todas as medidas tomadas nos ltimos 10 anos a fim de promover a criao de parques, a guarda de reas florestais, o combate caa e pesca ilcitas e outras formas convencionais de preservao da vida selvagem. O TIl Congresso Mundial sobre Parques Nacionais, realizado em Bali, Indonsia, em outubro de 1982, leyou esta mensagem dos administradores de reas protegidas, a todos os planejadoresdo mundo, demonstrando as muitas contribuies que as res"protegidas maneira moderna esto trazendo para a sociedade humana.
175

.,

I]:

,_;'.;~:!~-: ..,'.'t .:-:~;~:-.~~~~:' ., ~'-;,";:cX::,::,;;:';';:.

,,'::,.~'\:~! 'j,I~'..::.:i\..l..'

.~ ..;., "_

_,....:~t.i.::..

.- ~

<.;. ~

<,,,,

,~",,-.

().6 A AO INTERNACIONAL S ESPCIES NACIONAIS

EM RELAO

As espcies e seus recursos genticos - quaisquer que sejam suas 'origens - evidentemente beneficiam todos os seres humanos. Os recursos genticos selvagens do Mxico e da Amrica Central atendem totalmente s necessidades dos produtores e eonsuniidores de milho. As principais naes produtoras de cacau encontram-se na frica ocidental, enquanto os recursos genticos de que as modernas cacauiculturas dependem para manter sua produtividade situam-se nas florestas da Amaznia ocidental. Os produtores e consumidores de caf, a fim de obterem boas safras, dependem do fornecimento constante de novas matrias genticas de espcies selvagens da farmlia do caf, localizadas sobretudo na Etipia. O Brasil, que fornece plasma gei:minativo de borracha selvagem para os seringais do Sudeste asitico, depende tambm do plasma gerrninativo proveniente de diversas partes do mundo para manter suas lavouras de cana-de-acar, soja e outras de igual importncia. Se os pases da Europa e da Amrica do Norte no tivessem acesso a fontes estrangeiras de plasma germinativo ano aps ano, sua produo agrcola logo declinaria. As espcies e os ecossistemas naturais da Terra dentro em breve sero considerados ativos a serem preservados e administrados para o 'benefcio de toda a humanidade. Por isso, ser 'absolutamente necessrio incluir a conservao das espcies nas' agendas polticas internacionais. ': No mago da questo est o fato de quase sempre haver um conflito entre os interesses econmicos de curto prazo de cada nao em separado e os interesses de longo prazo do desenvolvimento sustentvel e dos ganhos econmicos potenciais da comunidade mundial como um todo. As aes que visama conServar a diversidade gentica devem, portanto, procurar tornar a proteo das espcies selvagens e de seus ecos sistemas mais atraentes do ponto de vista econmico tanto a curto quanto a longo prazos. Deve-se assegurr aos pases em desenvolvimento uma parcela eqitativa do lucro econmico proveniente do uso de gcnes para fins comerciais. , 6.6.1 Algumas iniciativas em curso Uma srie de medidas em nvel internacional j esto sendo tcntadas, mas em mbito limitado, com xito apenas relativo c de natureza reativa. A Organizao das Naes Unidas para a (ducao, Cincia e Cultura (Unesco) mantm um centro dc inrorllla~

es sobre reas naturais,e recursos genticos. Seu Fundo para o Patrimnio Mundial financia a administrao de alguns ecossistemas de caractersticas excepcionais em todo o mundo, mas essas atividades dispem de oramentos limitados. A Urtesco procurou estabelecer um sistema global de Reservas da Biosfera, onde estivessem representadas as 200 "provncias biticas" da Terra e que abrigasse amostras de comunidades de espcies. Mas s um tero das reservas necessrias foi criado, apesar de o estabelecimento e a manuteno dos dois teros restantes viessem a custar apenas cerca de US$150 milhes anuais.26' . Outros rgos da ONU, como a Organ}zaopara a Alimentao e a Agricultura (FAO) e o Programa das Naes Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), mantm programas relacionados com espcies ameaadas, recursos genticos e ecossistemas importantes. Mas suas atividades conjugadas pouco representam diante do muito que necessrio fazer. Dentre os orgos nacionais, a Agncia Norte-Americana para o Desenvolvimento Internacional a mais importante no que tange ao, reconhecimento da necessidade de conservar as espcies. Por lei 'aprovada no Con~ gresso dos EUA em 1986, sero', destinados anualmentc US$2,5 milhes a esse objetivo.27 Mais uma vez, esta deveria ser considerada uma atitude importante se comparada com o que tcm sido feito at agora pelas agncias bilaterais, mas insignificante em termos de necessidades e oportunidades. A Unio Internacional para a Conservao da Natureza e dos Recursos Naturais (UlCN), trabalhando' em estreita colaborao com o PNUMA, o Fundo, Mundial para a Vida' Selvagem, o Banco Mundial e vrias agncias internacionais de assistncia tcnica, criou um ','Centro de Monitorao da Conservao", para fornecer infonriaes sobre espcies e ecos sistemas a qualquer parte do mundo, com rapidez e facilidade. Este servio, aberto a todos, ajuda a gafantii que os 'Projetos de desenvolvimento sejam elaborados contando com todas as informaes disponveis sobre as espcies eos ecos sistemas que possam vir a afetar., presta tambm assistncia tcnica a naes, setores e organizaes interessados em criar bancos de dados locais para uso prprio. Os problemas atinentes s espcies tendem, de modo geral, a ser considerados mais em termos cienttlcos e conservacionistas do que uma importante questo econmica e de recursos. Sendo assim, a questo carece de suporte poltico. O Plano de Ao sobre Silvicultura Tropical uma importante iniciativa nQ sentido de dar maior nfase conservao no debate das questes relativas ao desenvolvimento internacional. Esse esforo conjunto, coordenado pela FAO, envolve o Banco Mundial, a UICN, o Instituto de Recursos Mundiaise o Programa das Naes Unidas para
177

176

"..~,, ----"'-~-

---;-c~-----:: =~.=c=,,,=======S~s::::~,,P ~ ...

~=','-""_:-:'C_""7_L7.-,C-..:.~,7,:7:::.~::....~..

:".'!:.,~.:!' "' __ __."'"

.,.._!'II!!I"."'""'"II"._II, .

."_. __.,,.~ ,,II, .. 1i1l..1':'~_"".~"":'7~~"..~"~~.,;-" ~~. ---~~~~--;. _. , .. ..

"A medida que o desflorestamento progride, cai a qualidade de vida de milhes de pessoas nos pases em desenvolvimento; sua sobrevivncia est ameaada pela perda de vegetao da qual dependem cpmo fonte de energia domstica e de muitos outros bwfcios. Se as florestas tropicais continuarem a ser derrubadas no ritmo de agora, pelo menos 225 milhes de hectares tero sido destru dos por volta do ano 2000; se a destruio das florestas pluviais tropicais continuar, estima-se que de 10 a 20% da vida vegetal e animal'da Terra tero desaparecido no ([no 2000. ~ , Conter o de.yflorestamento depende de liderana poltica e de mudanas adequadas de polftica por parte dos governos dos pa{ses em desenvolvimento, em apoio a iniciativas no n[vel da comunidade. O principal ingrediente a participClo ativa de milhes de pequenos agricultores e sem4erras, que, todos os dias, llsam florestas e rvores para atenderem s suas necessidades. "
. ;;.

pa Mundial da Natureza, adotado pela ONU em outubro de 1982, foi um passo importante nesse sentido. Os governos deveriam estudar a possib1idade qe firmar uma "Conveno sobre as Espcies", semelhante em esprito e em alcance Lei do Tratado. do Mar e a outras convenes internacionais que exprimem princpios de '''recursos universais". Uma Conveno sobre as Espcies, nos moldes de um documento elaborado pela UICN, deveria enunciar o conceito de espcies e de variabilidade gentica como um patrimnio comum. Responsabilidade coletiva pelo patrimnio comum no significaria direitos internacionais coletivos aos recursos de uma nao. No haveria interferncia nos conceitos de soberania nacional. Significaria apenas que as naes j no teriam de contar somente com seus esforos isolados para proteger espcies ameaadas em seu territ6rio . Tal Conveno precisaria apoiar-se num acordo financeiro que contasse cop1 o ativo patrocnio da comunidade de mre~.Qmuquer ajuste' deste tipo - e so inmeras as possibilidades - no deve apenas tentar assegurar a conservao dos recursos genti, cos para todos, mas tambm garantir que as naes detentoras de grande parte desses recursos tenham uma participao eqitativa nos benefcios e ganhos advindos de seu aproveitamento. Isso seria um grande estmulo conservao das espcies. Tal acordo poderia ser um Fundo Fiducirio para'o qual todas as naes contribussem, cabendo uma participao maior s que mais se beneficiassem com o uso dos recursos'. Os governos dos pases que possuem florestas tropicais poderiam ser pagos para conser~ var determinadas reas florestais, e tais pagamentos aumentariam ou diminuiriam dependendo do nvel de manuteno e proteo das florestas.28 Para uma conservao eficiente so necessrias somas elevadas. S6 a conservao de florestas tropicais por meios tradicionais exige um dispndio de US$170 milhes por ano durante pelo menos cinco anos.29 Contudo, na rede de reas protegidas de que o mundo necessitar por volta de 2050, tm de estar includas reas muito mais vastas, que precisam de diferentes nveis de proteo e de tcnicas de administrao bastante flexveis.30 Tambm so necessrios Ipais recursos financeiros para as atividades de conservao fora'das reas protegidas: administrao da vida, selvagem, reas de ecodesenvolvimento, campa~as educativas etc. Entre outras medidas menos dispendiosas.est a conservao de bancos de genes selvagens de importncia e,speciaI, por meio da crio de "reas de conservao gentica" nos pases de grande riqueza biol6gica. A maioria desse trabalho pode
179

J. Gustave Speth Presidente do Institutode Recursos Mundiais Audincia publica da CMMAD, So Paulo, 28-29 de outubro de 1985

o Desenvolvimento, aIm de vrias outras institui,es. Essa iniciativa, muito ampla, prope que se proceda reviso da silvicultura nacional, que se formulem planos nacionais de silvicu:Itura, que se adotem novos projetos, que se aumente a cooperao entre as agncias de assistncia ao desenvolvimento que atuam no setor florestal e que haja um maior fluxo de recursos tcnicos e financeiros para a silvicultura e campos correlatos, como o da agricultura em pequena escala. Estabelecer normas e procedimentos para questes relativas a recursos pelo menos to importante quanto aumentar recursos financeiros. Exemplos de tais normas so, entre outros, a Conveno sobre Terras midas de Importncia Internacional, a Conveno sobre a Conservao de Ilhas para a Cincia (ambas visando salvaguarda de habitats originais e suas espcies) e a Conveno sobre o Comrcio Internacional de Espcies Ameaadas. As trs Convenes so teis, embora as duas primeiras sejam basicamente tentativas de criar "refgios de espcies".

6.6.2 Estabelecendo prioridades


Uma prioridade bsica fazer com que o problema das espcies em extino e dos ecossistemas ameaados conste das agendas de polticas como uma importante questo relativa a recursos. () Ma178

~"'

,,;~... ~~:~~'-:::>'--~L,c'

";" ..-.,

::~~{~;':;'-"'(l~'._--:,':-;r"':'>"~,~&b~~{:;:~o;-,.:l~~~!(-i~:~~"~:j:--:-,-~~.+~:~:.:3.'-:';~_:~~:~';'~~~_~.~ . ~-'":~. ,~_ ....

I ,.,"

~"

~.~_. -~-

ser levada a efeito por grupos de cidados e por outros meios no-govern~entais. As agncias internacionais de desenvolvimento - o Banco Mundial e outros grandes bancos de crdito, as agncias da ONU e as agncias bilaterais - deveriam atentar, de modo detido e sistemtico, para os problemas e as oportunidades de conservao das espcies. Embora j exista um grande comrcio internacional de espcies e produtos da vida selvagem, at hoje no se deu a devida importncia ao valor econmico inerente variabilidade gentica e aos processos ecolgicos, Entre as possveis medidas a serem tomadas esto a anlise dos efeitos de projetos de desenvolvimento sobre o meio ambiente, dando-se especial ateno a habitats de espcies e sistemas de manuteno da vida; a identificao dos locais onde existem concentraes excepcionais de espcies com nveis muito elevados de endemismo e de perigo de extino; e as oportunidades de vincular a conservao das espcies assistncia ao desenvolvimento.

"Infelizmente o mundo no o que gostar{amos quc .I"."'" r'.1 problemas sO muitos e graves, Na verdade, s6 podem s,'I ,,'.\/" vidos com cooperao e talento. ' . ~ Represento wna organizao chamada Natureza e J{(I"'I/rll"" Sei que conto com o total apoio de nossos membros qW{l/d, I dg, , que estanws preocupados com o futuro caso no OCOf1l1f1( 1///1 danas drsticas em relao ao modo como o mundo VOI/ ri 11ri 111 do de nossa condio essencial, a natureza. N6s que trabalhamos com a juventude, e que somos jO\'('l/s /111 Noruega de hoje, sabemos muito bem que a destruio rllI 1/11(11 reza' provoca nos jovens um medo aptico com relao fl ,\'('11/11 turo, e com a feio que ele tomar_ E muito importante que as pessoas comuns tenham a d/tll/'(' de participar nas decises quanto ao modo de tratar a TltI!lIll'
za."

Fredcric Ilall)','Natureza e J/I


1't'I111/1 Ir'

Audincia pblica da CMMAD, Oslo, 24-25 de junho de I 'IE',

6.7 A AO NACIONAL
Como j se disse, os governos tm de partir para uma nova abordagem nesse campo - prever o impacto de suas polticas sobre vrios setores e agir no sentido de evitar conseqncias indesejveis. Deveriam rever seus programas em setores como agricultura, silvicultura e assentamentos, que degradam e destroem habitats de espcies. Os governos deveriam tambm determinar quantas reas protegidas ainda so necessrias, tendo em mente sobretudo de que forma tais reas podem contribuir para os objetivos do desen,volvimento nacional, e redobrar as providncias para a proteo de bancos de genes (como, por exemplo, variedades originais cultivadas) que talvez no possam ser preservados por meio das reas protegidas convencionais. Alm disso, preciso que os governos reforcem e ampliem as estratgias j existentes. Entre as necessidades mais urgentes esto uma administrao melhor da vida selvagem e das ~reas protegidas, um maior nmero de reas protegidas do tipo no-convencional (como as estaes ecolgicas que esto tendo relativo sucesso no Brasil), mais projetos ligados pecuria c a rcservas de caa (como os esquemas referentes a crocodilos na fndia, Papua Nova Guin, Tailndia e Zimbbue), uma prolllt)(Jio mais intensa do turismo em regies de vida selvagem, c medidas mais severas para impedir a caa ilcita (embora as espcies atllcaatlas pela caa ilcita sejam relativamente poucas em COlllp:II;H;:tO com o elevado nmero de espcies ameaadas pela pcrda de S(~lIS ha180

bitats). As Estratgias Nacionais de Conservao, como :IS j{1 existentes em mais de 25 pases, podem ser muito teis para a co ordenao dos programas de conservao e desenvolvimento. Reconhecendo que o desaparecimento de espcies represcnta um srio desafio aos recursos e ao desenvolvimento, os governos poderiam tomar ainda outras medidas para enfrentar esta crise -entre as quais considerar as necessidades e as oportunidades da conservao das espcies no planejamento do uso da terra e incorporar explicitamente suas reservas de recursos genticos aos sistemas de contas nacionais. Da poderia advir a criao de um sistema de contas de recursos naturais que dedicasse especialateno s espcies, considerando-as recurso de grande valor embora ainda pouco reconhecido. Por fim, os governos deveriam apoiar e expandir programas de educao pblica para assegurar que as questes atinentes s espcies merecessem a ateno devida por parte da populao. Toda nao dispe apenas de recursos limitados para lidar com as prioridades de conservao. O dilema consiste em como usar esse recursos com o mximo de eficincia. A cooperas;o com pases lintrofes que partilham dos mesmos ecos sistemas e espcies pode ajudar no tocante elaborao de programas e. tambm diviso das despesas com iniciativas regionais. S ser possvel tomar medidas precisas para salvar um nmero relativamente pe181

-"::\,,:~_:';"-~";'::.--i-'~:"C

queno das espcies mais importantes. Como essa escolha dificlima, os planejadores precisam tornar as estratgias de conservao o mais seletivas possvel. Ningum se alegra com a perspectiva de relegar espcies ameaadas ao esquecimento. Mas na mdida em que as escolhas j esto inconscientemente sendo feitas, elas deveriam ter por base um critrio seletivo que levasse em conta o impacto da extjpo de uma espcie sobre a biosfera ou para a integridade de determinado ecossistema. Mas mesmo que os esforos pblicos se concentrem em umas poucas espcies, todas ;So importantes e merecem algum tipo de ateno, que poderia se traduzir em crditos fiscais para os agricultores que desejassem manter cultivares primitivos, no llill dos incentivos derrubada de florestas virgens, no incentivo das universidades locais pesquisa, e na elaborao de inventrios da flora e da fauna nativas pelas instituies nacionais.

Norte, a 8;1 %; na Amrica do Sul, a 6,1%; na frica, a 6,5%; e na sia (excluda a URSS) e na Austrlia, a 4,3% cada.35 A partir de 1970, essas redes cresceram em extenso em mais de 80%, cerca de. dois teros desse total no Terceiro Mundo. Mas ainda h muito a ser feito. H entre os profissionais um consenso de que a extenso total das reas protegidas precisa ser no mnimo triplicada para constituir uma amostra representativa dos ecossistemas da Terra. 36 Ainda est em tempo de salvar as espcies e seus ecossistemas. Este um pr-requisito indispensvel ao desenvolvimento sustentvel. Se falharmos, no seremos perdoados pelas geraes futuras.

Notas
I McNeely, J. & Miller, K., ed. National pa'r-ksconservation and development; the role of protected areas in sustaining society. Proceedings of the

6.8 A NECESSIDADE DE AO
H inmeros indcios de que a perda de espcies e de seus ecossistemas est sendo encarada seriamente como um fenmeno com conseqncias prticas para todos os povos do mundo, tanto hoje quanto para as geraes vindouras. O aumento recente dessa preocupao popular manifesta-se em fatos como os Clubes de Vida Selvagem do Qunia, que hoje j chegam a mais de 1.500 clubes escolares com cerca de 100 mil membros.31 Algo semelhante no tocante educao para a conservao ocorreu em Zfmbia,. Na lndonsia, cerca de 400 grupos conservacionistas se reunirain sob a gide do Forum lndonsio para o Meio Ambiente e j exercem forte influncia poltica.32 Nos EUA, o nmero de membros da Audubon Society chegou a 385 mil em 1985.33 Na URSS, os clubes da natureza contam com mais de 35 milhes de scios.34 Tudo isso indica que o pblico atribui natureza um valor que ultrapassa os imperativos econmicos normais. Em resposta a essa preocupao popular, os governos esto tomando providncias para assistir s espcies ameaac1as em seus territrios, principalmente por meio da instituio de mais reas protegidas. Hoje, a rede mundial de reas protegidas totaliza mais de 4.000.000 Km2, o que equivale aproximadamente ao tamanho da maioria dos pases da Europa ocidental combinados, ou a duas vezes o tamanho da lndonsia. No que tange a cada continente, as reas protegidas na Europa (excluda a URSS) corrcspolldiam em do 1985 a 3,9% do territrio; na URSS, a 2,51<,; na J\1I1L-rica
182'

I I'

World Congress on National Parks. Washington,D.e., Smithsonian lnstitution Press, 1984. . 2 Banage, W.B. Policiesfor the maintenance of biological diversity 1986. (Preparado para a CMMAD.); Ehrlich, P.R. & Ehrlich, A.H. ExtinctiulI. New York, Random House, 1981; Western, D., ed. Conservation 2100. Proceedings of WildlifeConservation lnternational and New York Zoological Society Conference, 21-24 Oct. 1986. New York, Zoological Society (no prelo); Myres, N. Tropical deforestation and species extinction, the latest news. Futures, Oct. 1985; Lewin, R. A mass extinction without asteroids. Science, 3 Oct. 1986; Raven, P.H. Statement from Meeting of IUCN/WWF Plant Advisory Group. Las Palmas, Canary lslands, 24-25 Nov. 1985; Soule, M.E., ed. Conservation biology; science of scarcity and diversity. Sunderland, Mass., Sinauer Associates, 1986; Wilson, E.O., ed. Biodiversity. Proceedingsof National Forum held by National Academy of Sciences and Smithsonian lnstitution, 21-24 Sept. 1986. Washington, D.C., National AcademyPress (no prelo). 3 Frankel, O.H. & Soule, M.E. Conservation and evolution. Cambridge, Cambridge University Press, 1981; Schonewald-Cox', C.M. et alii, org. Genetics and conservation. Menlo Park, Calif., Benjamin/Cummings, 1983. 4 Raup, D.D. Biological extinction in Earth history. Science, 28 Mar. 19[; . 5 Wilson, E. O. op cit.; Ehrlich, P.R. & Ehrlich, A.H: op. cit.; Myers, N. op. cit.; Soule, M.E. op. cito 6 Ruggieri, G.D & Rosenberg, N.D. The healing sea. New York, Dold I Mead,1978. c 7 FAO UNEP. Tropical forest resources. Rome, 1982. (Forestry Paper n.30.); Melillo,J.M. et al. A comparisonofrecent estimates of disturbance in tropical forests. Environmental Consrvation, Spring 1985; Myers, N. The primary source. New Yofk, W.W.Norton, 1984;Myers, N. Tropi183

... .l .. "
!,..'...;.:,

,":J-~',"~i/,';;;';;~'::.;~':' .I~L ~.{2:~~,.,~~:~

"~j;.:;i:;,;l"::-<~.~,":"""

cal deforestation ... cit.; Molofsky, J. et alii. A comparison of tropical forest surveys. Washington, D.C., Carbon Dioxide Prograrn, US Department of Energy, 1986. 8 SimberIoff, D. Are we on the verge of a mass extinction in tropical rain forests? In: Elliot, D.K., ed. Dynamics of extinction. Chicester, UK, John Wilky, 1986; Raven, P.H. op. cito 9 Salati, E. & Vose, P.B. Amazon basin: a system in equilibrium. Science, 13 July 1984. 10 Department of International Economic and Social Affairs. World population prospect; estimates and projections as assesse.d in 1984. New York, United Nations, 1986. 11 Repetto, R. Creating.incentives for sustainable forestry deveIopment. Washington, D.C., World Resourcesinstitute, Aug. 1985 12 Ibid. 13 Agricultural Research ServCe. lntroduction, classification, maintenance, evaluation, and documentation ofplant germplasm. Washington, D.C., US Department of Agriculture, 1985. 14 Tatum, L.A. The Southern com leaf blight epidemic. Science, 171:1.113-16,1971. 15 Iltis, H.H. et al. Zea diploperennis (grarnineae), a new teosinte from Mexico. Science, 12 Jan. 1979. 16 Fisher, A.C. Economic analysis and the extinction of species. Berkeley, Department of Energy and Resources, University of California, 1982. 17 Farnsworth, N.R. & Soejarto, D.D. PotentiaI consequence of plant ex.tinction in the United States on the current and future availability of prescription drugs. Economic Botany, 39:231-40,1985. 18 Myers, N. A wealth ofwild species. Boulder, Colo., Westview Press, 1983. 19 Ibid. 20 Oldfield, M.L. The value of conserving genetic resources. Washington, D.C." National Park Service, US Department of the Interior, 1984; Princen, L.H. New crop development for industrial oils. foumal ofthe American Gil Chemists' Society. 56:845-8, 1979. 21 Gentry, A.H. & Wettach, R. Fevillea - a new oilseed from Amazonian Peru. Economic Botany, 40:177-85, 1986. 22 Calvin, M. Hydrocarbons from plants: analytical methods and observations. Naturwisserischaften, 67:525-33, 1980; Hinman, C.W. et a1. Five potential new crops for m;i.dlands. Environmental Conservation, Winter 1985. 23 Eisner, T. ChemicaIs, genes, and the Ioss of species. Natllre Cqnservancy News, 33(6):23-4,1983. 24 Brill, W,J. Nitrogen fixation: basic to applied. American Scientist, 67:458-65, 1979. 25 McNeely, J. & Miller, K. op. cito 26 Unesco. lntemational Coordinating COllncil of Man allel t/II' lIi(}.\phere. Paris, 1985. (MAB Report Series n. 58.) 27 Carta enviada a N. Myers, consultor em meio ambi~nt~ e (b:ellvoIvimento, pelo Senador W. Roth (R-De!.), Congresso dos E\ lA, Washington,
D.C.

28 R.A. Sedjo, Depoimento aIte a Subcomisso sobre Direitos Humanos e Organizaes Internacionais, Comisso de Relaes Exteriores, Cmara dos Deputados dos EUA, 12 set. 1984. 29 International Task Force. Tropicalforest; a calI for action. Washi.ngton, D.C., WorId Resources Institute, 1985. 30 Peters, R.L. & Darling J.D S. The greenhouse effect f nature reserves.Bioscience, 35:707-17,1984. 31 Wilson, Ed Kenya's Wildlife Clubs. WWF Regional Office for East andCentral Africa, 3 Feb. 1987. (Comunicao pessoal.) 32 Centre for Environmental Studies. Environmental NGO's in developing countries. Copenhagen, 1985. 33 Nmero de membros da Audubon retirado de Ulric/z's Periodicals. New York, R.W. Bowker, 1985. 34 Prof. Yazan, vice-presidente e conselheiro regional da UICN. IUCN Bulletin, 17(7/9). 35 List ofnational parks and eqllivalent reserves. IUCN, 1985. 36 McNeely, J. & Miller, K. op. cito

185 184

You might also like