You are on page 1of 18

COORDENAO-GERAL DE NORMAS DE CONTABILIDADE APLICADAS FEDERAO - CCONF GERNCIA DE NORMAS E PROCEDIMENTOS DE GESTO FISCAL - GENOP

Programa Sade da Famlia - PSF


REUNIO DO GRUPOS TCNICOS DE PADRONIZAO DE RELATRIOS 15/04/2011

Manual de Demonstrativos Fiscais MDF MANUAL DE DEMONSTRATIVOS FISCAIS MDF Pgina 13, volume III
O conceito de despesa com pessoal no depende da natureza do vnculo empregatcio. Assim, as despesas com servidores, independentemente do regime de trabalho a que estejam submetidos, integram a despesa total com pessoal e compem o clculo do limite de gasto com pessoal. Assim, consideram-se includos tanto servidores efetivos, como cargos em comisso, celetistas, empregados pblicos e agentes polticos. Esse tambm o caso dos agentes comunitrios de sade e dos agentes de combate s endemias, quer tenham sido contratados por meio de processo seletivo pblico ou no.
Volume III, pgina 13

PACTO DA SADE

O municpio o principal responsvel pela sade pblica de sua populao. A partir do Pacto pela Sade, assinado em 2006, o gestor municipal passa a assumir imediata ou paulatinamente a plenitude da gesto das aes e servios de sade oferecidos em seu territrio.

Cartilha Entendendo o SUS Ministrio da Sade

BLOCOS DE FINANCIAMENTO

Os recursos federais destinados s aes e aos servios de sade so organizados e transferidos na forma de cinco blocos de financiamento: 1 Ateno Bsica; 2 Ateno de Mdia e Alta Complexidade; 3 Vigilncia em Sade; 4 Assistncia Farmacutica; e 5 Gesto do SUS.
Cartilha Entendendo o SUS Ministrio da Sade

A porta de entrada do sistema de sade deve ser preferencialmente a ateno bsica (postos de sade, centros de sade, unidades de Sade da Famlia, etc.). A partir desse primeiro atendimento, o cidado ser encaminhado para os outros servios de maior complexidade da sade pblica (hospitais e clnicas especializadas).
Cartilha Entendendo o SUS Ministrio da Sade

PORTARIA N 2.048, DE 3 DE SETEMBRO DE 2009

Aprova o Regulamento do Sistema nico de Sade (SUS)

PORTARIA N 2.048, DE 3 DE SETEMBRO DE 2009

Art. 40. O bloco da Ateno Bsica constitudo por dois componentes: I- Componente Piso da Ateno Bsica Fixo - PAB Fixo; e II - Componente Piso da Ateno Bsica Varivel - PAB Varivel.

PORTARIA N 2.048, DE 3 DE SETEMBRO DE 2009

Art. 41. O Componente Piso da Ateno Bsica - PAB Fixo refere-se ao financiamento de aes de Ateno Bsica sade, cujos recursos sero transferidos mensalmente, de forma regular e automtica, do Fundo Nacional de Sade aos Fundos de Sade do Distrito Federal e dos Municpios.

PORTARIA N 2.048, DE 3 DE SETEMBRO DE 2009


Art. 42. O Componente Piso da Ateno Bsica Varivel PAB Varivel constitudo por recursos financeiros destinados ao financiamento de estratgias, realizadas no mbito da Ateno Bsica em sade, tais como:
I - Sade da Famlia; II - Agentes Comunitrios de Sade; III - Sade Bucal; IV - Compensao de Especificidades Regionais; V - Fator de Incentivo da Ateno Bsica aos Povos Indgenas; VI - Incentivo para a Ateno Sade no Sistema Penitencirio; VII - Incentivo para a Ateno Integral Sade do Adolescente em conflito com a lei, em regime de internao e internao provisria; e VIII - outros que venham a ser institudos por meio de ato normativo especfico.
9

PORTARIA N 2.048, DE 3 DE SETEMBRO DE 2009

Art.42 1 Os recursos do Componente PAB Varivel sero transferidos do Fundo Nacional de Sade aos Fundos de Sade do Distrito Federal e dos Municpios, mediante adeso e implementao das aes a que se destinam e desde que constantes no respectivo Plano de Sade.
10

Programa Sade da Famlia

Estratgia prioritria adotada pelo Ministrio da Sade para a organizao da ateno bsica, no mbito do SUS, dispondo de recursos especficos para seu custeio.

Cartilha Entendendo o SUS Ministrio da Sade

PORTARIA N 648, DE 28 DE MARO DE 2006

Aprova a Poltica Nacional de Ateno Bsica, estabelecendo a reviso de diretrizes e normas para a organizao da Ateno Bsica para o Programa Sade da Famlia (PSF) e o Programa Agentes Comunitrios de Sade (PACS).

12

Estabelece as diretrizes e DE MARO DE organizao da PORTARIA N 648, DE 28 normas para a 2006 Ateno Bsica para o Programa Sade da Famlia (PSF) e o Programa Agentes Comunitrios de Sade (PACS) CAPTULO I Da Ateno Bsica (...) 2- DAS RESPONSABILIDADES DE CADA ESFERA DE GOVERNO Os municpios e o Distrito Federal, como gestores dos sistemas locais de sade, so responsveis pelo cumprimento dos princpios da Ateno Bsica, pela organizao e execuo das aes em seu territrio. 2.1 - Compete s Secretarias Municipais de Sade e ao Distrito Federal: (...) V - garantir infra-estrutura necessria ao funcionamento das Unidades Bsicas de Sade, dotando as de recursos materiais, equipamentos e insumos suficientes para o conjunto de aes propostas; VI - selecionar, contratar e remunerar os profissionais que compem as equipes multiprofissionais de Ateno Bsica, inclusive os da Sade da Famlia, em conformidade com a legislao vigente;

PORTARIA N 648, DE 28 DE MARO DE 2006

2.3 - Compete ao Ministrio da Sade:


I - contribuir para a reorientao do modelo de ateno sade no Pas, por meio do apoio Ateno Bsica e do estmulo adoo da estratgia de Sade da Famlia como estruturante para a organizao dos sistemas municipais de sade; II - garantir fontes de recursos federais para compor o financiamento do Piso da Ateno Bsica - PAB fixo e varivel;

PORTARIA N 648, DE 28 DE MARO DE 2006

A parte fixa do PAB ser calculada pela multiplicao de um valor per capita fixado pelo Ministrio da Sade pela populao de cada municpio e do Distrito Federal e seu valor ser publicado em portaria especfica.

PORTARIA N 648, DE 28 DE MARO DE 2006


2.2. Do Piso da Ateno Bsica Varivel
Os valores dos incentivos financeiros para as Equipes de Sade da Famlia implantadas sero transferidos a cada ms, tendo como base o nmero de Equipe de Sade da Famlia (ESF) registrados no cadastro de equipes e profissionais do Sistema de Informao de Ateno Bsica - SIAB, no ms anterior ao da respectiva competncia financeira. (...) Os valores dos incentivos financeiros para as equipes de ACS implantadas so transferidos a cada ms, tendo como base o nmero de Agentes Comunitrios de Sade (ACS), registrados no cadastro de equipes e profissionais do Sistema de Informao de Ateno Bsica SIAB, na respectiva competncia financeira.

RECEITA CORRENTE LQUIDA Art. 2o Para os efeitos desta Lei Complementar, entende-se como: (...) IV - receita corrente lquida: somatrio das receitas tributrias, de contribuies, patrimoniais, industriais, agropecurias, de servios, transferncias correntes e outras receitas tambm correntes ... (LRF) Os valores transferidos pela Unio compem a Receita Corrente Lquida do ente recebedor, que serve de base para clculo dos limites das despesas com pessoal.

LEI COMPLEMENTAR 101/2000 - LRF

Para os efeitos desta Lei Complementar, entende-se como despesa total com pessoal o somatrio dos gastos do ente da Federao com: os ativos, os inativos e os pensionistas, relativos a mandatos eletivos, cargos, funes ou empregos, civis, militares e de membros de Poder, com quaisquer espcies remuneratrias, tais como vencimentos e vantagens, fixas e variveis, subsdios, proventos da aposentadoria, reformas e penses, inclusive adicionais, gratificaes, horas extras e vantagens pessoais de qualquer natureza, bem como encargos sociais e contribuies recolhidas pelo ente s entidades de previdncia.

You might also like