You are on page 1of 25

Universidade Federal do Par Campus universitrio de Tucuru Faculdade de Engenharia Mecnica

Dispositivos de Proteo de um Sistema Eltrico

Tucuru, Junho de 2011

Universidade Federal do Par Campus universitrio de Tucuru Faculdade de Engenharia Mecnica

Ttulo:
Dispositivos de Proteo de um Sistema Eltrico

Equipe:
Andr Lus Guimares Oliveira Cleonice da Silva Correa Diego Almeida Barros Hortncia Noronha dos Santos (09133003118) (09133002818) (09133001918) (09133003218) algoliveira@hotmail.com cleonice-tucurui@hotmail.com diego32@hotmail.com hortencia.noronha@gmail.com

Sumrio

Introduo..................................................................................................................02 Funcionamento do disjuntor termomagntico............................................................03 Caractersticas nominais dos disjuntores...................................................................05 Rels..........................................................................................................................06 Funcionamento do interruptor de corrente de fuga....................................................14 Consideraes Finais.................................................................................................16 Bibliografia..................................................................................................................17 Lista de Exerccios.....................................................................................................18 Apndice.....................................................................................................................20

01

INTRODUO

A compreenso de eletricidade em seus aspectos estticos e dinmicos de alta relevncia em todas as suas reas de atuao, sendo de suma importncia, no apenas para as engenharias, mas para todas as reas, sendo utilizado em praticamente todos os sistemas, dos mais fundamentais, at os mais complexos. Em toda a sua gama de conhecimento, um dos conceitos mais utilizados e importantes da eletricidade o de dispositivos de proteo, que tem como finalidade proteger o sistema de sobrecorrente, sobretenso, altas temperaturas, descargas eltricas, correntes de fuga, dentre outras, sendo imprescindvel a sua aplicao nos circuitos e sistemas eltricos a fim de garantir a integridade dos componentes e equipamentos mecnicos e eletroeletrnicos. Neste trabalho sero abordados as principais caractersticas e o

funcionamento dos dispositivos de proteo de baixa tenso mais comumente utilizados nas redes de fornecimento de eletricidade.

02

FUNCIONAMENTO DO DISJUNTOR TERMOMAGNTICO

Denominam-se disjuntores os dispositivos de manobra e proteo, capazes de estabelecer, conduzir e interromper correntes em condies normais do circuito, assim como estabelecer, conduzir por tempo especificado e interromper correntes em condies anormais especificadas do circuito, tais como as de curto-circuito. Os disjuntores possuem um dispositivo de interrupo da corrente constitudo por lminas de metais de coeficientes de dilatao trmica diferentes (lato e ao), soldados. A dilatao desigual das lminas, por efeito de aquecimento, provocado por uma corrente de sobrecarga faz interromper a passagem da corrente no circuito. Esses dispositivos bimetlicos so rels trmicos e, em certos tipos de disjuntores, so ajustveis. Alm dos rels bimetlicos, os disjuntores so providos de rels magnticos (bobinas de abertura), que atuam mecanicamente, desligando o disjuntor quando a corrente de curta durao (rels de mxima). Desarmam, tambm, quando ocorre um curto-circuito em uma ou nas trs fases. Os tipos que possuem bobina de mnima desarmam quando falta tenso em uma das fases. (NISKIER, 2005) Os disjuntores protegem os circuitos contra curto-circuito e sobrecarga, disparando quando se verifica uma destas situaes e prevenindo assim danos na instalao que podem levar at ao incndio. A sobrecarga aquela situao que acontece, por exemplo, quando ligamos muitos aparelhos a uma mesma tomada. Como a potncia dos aparelhos ligados vai aumentando, a corrente respectiva desse circuito tambm aumenta. Se o aumento for exagerado, como a corrente aquece os condutores por onde passa, corremos o risco de estes aquecerem demasiado e danificarem o material isolante e inclusive provocar um incndio. Antes que os condutores aqueam demasiado, o disjuntor dispara, pois foi calibrado para um determinado valor de corrente (que tem a ver com a seco dos condutores utilizados) que, logo que ultrapassado faz disparar o disjuntor. No curto-circuito, o aumento da corrente instantneo e muito acentuado, razo porque o disjuntor atua de imediato. Antigamente os circuitos eram protegidos por fusveis, que foram substitudos pelos disjuntores, pois estes so mais seguros.
03

Os fios que constituam os fusveis eram muitas vezes substitudos por fios de maior seco para, assim, no dispararem, o que constitui, como bvio, uma situao de perigo para a instalao. A Figura 02 deste tpico mostra o esquema simplificado de um disjuntor termomagntico do tipo comum em instalaes residenciais. Entre os bornes 1 e 2, a corrente passa pela resistncia de baixo valor R (que est prxima da lmina bimetlica B), pela bobina do eletrom E e pelo par de contatos C. Esse tende a abrir pela ao da mola M2, mas o brao atuador A impede com ajuda da mola M1. O eletrom E dimensionado para atrair a extremidade do atuador A somente em caso de corrente muito alta (curto circuito) e, nessa situao, A gira no sentido indicado, liberando a abertura do par de contatos C pela ao de M2. De forma similar, R e o bimetal B so dimensionados para que este ltimo no toque a extremidade de A dentro da corrente nominal do disjuntor. Acima dessa, o aquecimento leva o bimetal a tocar o atuador A, interrompendo o circuito de forma idntica do eletrom.

04

CARACTERSTICAS NOMINAIS DOS DISJUNTORES

Tenso Nominal (Un): a tenso para a qual o disjuntor foi projetado para operar em condies normais (sem perturbaes). So tambm estipulados outros valores de tenso correspondentes a condies transitrias. Corrente nominal (In): E a mxima corrente que um disjuntor (com um rele disparador de sobre corrente) pode conduzir indefinidamente, a uma temperatura ambiente especificada pelo fabricante, sem superar os valores limites de temperatura das partes condutoras. Capacidade nominal de interrupo de curto-circuito (Icu ou Icn): E o maior valor eficaz (prospectivo) da correte simtrica que o disjuntor e capaz de interromper sem ser danificado. A verificao e feita em circulo 0 - 3 min CO. Se o ciclo de religamento for de 0 3 min CO-3min-CO a capacidade de interrupo ser designada por Ics (corrente de interrupo em servio) e poder ser de 25%, 50%, 75% ou 100% de Icu. Aps ensaios de interrupo os disjuntores so submetidos a outros ensaios para assegurar se: -A suportabilidade dieltrica . -O comportamento como seccionador(funo secionador o de isolao). -Operao correta em proteo contra sobrecarga no foram prejudicadas. Tenso de isolao nominal (Ui): o valor de tenso ao qual so referidas a tenso de ensaios dieltricos(geralmente maior que 2 x Ui) e a distancia de escoamento. O valor Maximo da tenso nominal nunca pode exceder a tenso nominal de isolao isso e Ue<Ui.
05

RELS

O rel de proteo um dispositivo destinado a detectar anormalidades no sistema eltrico, atuando diretamente sobre um equipamento ou um sistema, retirando de operao os equipamentos ou componentes envolvidos com a anormalidade e/ou acionando circuitos de alarme, quando necessrio. Por outro lado, tambm pode ser o elemento que, satisfeitas certas condies de normalidade, ir dar a permisso para a energizao de um equipamento ou de um sistema. As funes do rel de proteo so a de medir grandezas do sistema, comparar os valores medidos com os valores dos ajustes aplicados, operar (ou no) em funo do resultado dessa comparao, acionar a operao de disjuntores ou de rels auxiliares e de sinalizar sua atuao via indicador de operao visual e/ou sonoro. Inicialmente, os rels utilizados eram os chamados rels eletromecnicos e constituem-se basicamente de partes mecnicas, circuitos magnticos e circuitos eltricos. Eles possuem basicamente um elemento de operao (bobina) e um jogo de contatos. O elemento de operao capta a informao de corrente e/ou tenso atravs dos Transdutores primrios (TPs/TCs), analisa a grandeza medida e transforma o resultado num movimento dos contatos se necessrio. A atuao de suas chaves depende de alguma grandeza fsica, conforme seu tipo e obedecendo vrias funes sendo que funes de proteo dos rels so representadas por nmeros, que so definidos pela nomenclatura da ANSI (American National Standards Institute).

Fig.1: estrutura fsica de um rel e seu smbolo eltrico. 06

Energizando-se a bobina os contatos so levados para suas novas posies permanecendo enquanto houver alimentao da bobina. Um rel, construtivamente pode ser formado por vrios conjuntos de contatos. Uma das grandes vantagens do rel a isolao galvnica entre os terminais da bobina e os contatos NA e NF, alm da isolao entre os conjuntos de contatos. Existem os mais variados tipos de rels eletromecnicos, sendo que cada tipo realiza uma funo previamente designada.

Fig.2:Acionamento isolado de um sistema com rel.

Fig.3: Circuito de auto-reteno

A figura 2 mostra outra vantagem dos rels, que a possibilidade de acionar cargas com tenses diferentes atravs de um nico rel. Porm no basta energizar o rel para que este atue em suas chaves. A atuao de suas chaves depende de alguma grandeza fsica, conforme seu tipo. Outra propriedade muito explorada nos rels a propriedade de memria atravs de circuito de auto-reteno ilustrado na figura 3. A chave (botoeira S1) aciona a bobina (K) fazendo que seu contato auxiliar (K) crie outro caminho para manuteno da bobina energizada. Desta forma, no ocorre o desligamento do rel ao desligar a chave (botoeira S1). Este contato auxiliar comumente denominado de contato de reteno ou selo. Para desligamento utiliza-se a chave (botoeira S2). Alguns rels tm simbologia prpria em diagramas de fora e de comando, como o caso dos temporizadores e dos de sobre corrente trmicos. As chaves desses rels quando separadas de seu atuador tambm tm smbolos especficos.

Fig.4:Simbologia do rel em um circuito de comando.

Fig.5:Simbologia do rel em um circuito de fora.

07

Rel de tempo ou temporizado (02 e 69).


Retardado na energizao (02) Esse tipo atua suas chaves um tempo aps a ligao, ou energizao do rel e as retorna ao repouso imediatamente aps seu desligamento ou desenergizao.

Fig.6: Retardo na energizao

Retardado na desenergizao(69) Este atua as chaves imediatamente na ativao, porm estas chaves s retornam ao repouso um tempo aps a desativao. No foi usado o termo energizao e sim ativao por que existe um tipo de temporizador na desenergizao que constantemente energizado e na realidade sua ativao e desativao se fazem por intermdio da interligao e do desligamento respectivamente de dois terminais especficos.

Fig.7: Retardo na desenergizao.

Rel de sobrecorrente (50 e 51)


Por terminais apropriados se faz fluir por este rel a corrente da carga que se pretende proteger e quando a corrente assume um valor superior ao selecionado, o rel atua seus contatos. No tipo mais simples chamado trmico, a corrente flui por elementos que se aquecem e o aquecimento atua em um par bimetlico, cuja toro promove a atuao das chaves. So trs os elementos pelos quais flui a corrente monitorada, um para cada fase, e mesmo que haja sobrecorrente em uma s das fases o rel age da mesma forma.
08

As chaves atuadas retornam ao repouso assim que a corrente volta ao normal, mas podem se manter atuados desde que a funo de rearme manual esteja selecionada. Outro tipo de rel, para maiores valores de corrente, funciona associado a um transformador de corrente.O ajuste do valor de corrente feito em boto presente no painel do rel.

Fig.8: demonstrao da atuao do rel trmico com a placa bimetlica aquecida (figura esquerda) e em estado normal (figura da direita).

Fig. 9: Grfico curvas de tempo x corrente diferentes

Rel de sobretenso (59) e de subtenso (21)


Caso a tenso que alimenta ou ativa o rel se torne maior (no caso do rel de sobretenso) ou menor (rel de subtenso) que o valor selecionado o rel atua suas chaves. H um rel que atua tanto no caso de subtenso operando quando a tenso cai abaixo de certo valor, quanto no caso de sobretenso operando quando a tenso excede determinado limite. No painel do rel se encontra o boto de ajuste do valor de tenso.

09

Fig.10: Diagrama tempo x atuao dos rels.

Rel de Buchholz
um dispositivo de segurana montado em alguns transformadores e reatores que possuem um arrefecimento a leo, equipado com uma reserva superior chamada de "conservador" e comumente ultilizado em sistemas hidrulicos. Ele usado como um dispositivo de proteo sensveis aos efeitos das falhas dieltricas dentro do equipamento. O rel tem duas formas de deteco: 1. No caso de uma pequena sobrecarga, o gs produzido pela queima do gs fornecido acumula no topo do rel e fora o nvel do leo a cair. Um interruptor de bia no rel utilizado para disparar um alarme. Essa opo tambm funciona mesmo quando o nvel de leo estiver baixo, como no caso de um pequeno vazamento de um fluido. 2. No caso de um arco eltrico, a acumulao de gs sbita e o leo flui rapidamente para o conservador. Este fluxo de leo opera no interruptor conectado a um cata-vento localizado no caminho do leo em movimento. Essa opo normalmente aciona um disjuntor que isola a unidade antes de a falha provoca mais danos. O Rel Buchholz tem um porto de teste, que permite que seja retirado o gs acumulado para o teste. Se o gs inflamvel no revezamento um sinal de que houve falhas internas, como o sobreaquecimento ou a produo de arco interno.
10

Onde est o ar, significa que o nvel do leo est baixo, ou que h uma pequena perda.

Fig.11: Rel de Buchholz

Rel digital CLP ou esttico


O rel digital ou CLP ( Controlador Lgico Programvel) o principal equipamento que permitiu a automao, uma vez que alm de realizar as funes de proteo ele supervisiona as chaves e disjuntores e ainda transmite as informaes para os computadores atravs de uma rede de dados. Alm das funes de proteo ele pode comunicar-se com um computador dentro da sala de comando que, por sua vez, comunica-se com uma sala central de operao. Desta forma, a SE pode ser operada e supervisionada distncia, no sendo necessrio um operador local, o que reduz os custos de operao. O rel, em conjunto com o computador, capaz de operar rapidamente em situao de falta sem que seja necessria a interveno humana, tornando assim o sistema mais rpido e confivel. O Rel digital possui as seguintes memrias RAM (Memria de Acesso Aleatrio): necessria como buffer para armazenar temporariamente os valores das amostras de entrada, para acumular resultados intermedirios dos programas de proteo e para armazenar dados que sero guardados posteriormente em memria no voltil;
11

ROM (Memria Somente de Leitura, tipo no programvel) ou PROM (Memria somente de Leitura, tipo Programvel): so usadas para guardar os programas do rel. Estes programas so executados diretamente nestas memrias

(excepcionalmente), ou so carregados nas memrias RAM para posterior execuo; EPROM (PROM apagvel) ou EEPROM (PROM apagvel eletricamente): so memrias usadas para armazenar os parmetros de ajuste do rel e outros dados importantes que no variam com grande freqncia. Uma alternativa a este tipo de memria pode ser uma RAM alimentada por bateria. O rel deve contar com uma fonte de alimentao independente, geralmente do tipo comutvel, para poder se conectar ao sistema de baterias da subestao. A tendncia atual a integrao das funes de proteo, controle e medio em todos os nveis de um sistema eltrico de potncia.

Fig.12: possvel estrutura hierrquica disposta em trs nveis.

Nvel I: Onde esto os processadores digitais encarregados das seguintes funes: proteo, controle e medio, receber informaes dos equipamentos da subestao e enviar a estes os comandos de controle, realizar diagnsticos, fazer a comunicao com o nvel superior .

12

Nvel II: Corresponde ao computador da subestao, com as funes a seguir: retaguarda aos processadores do Nvel I, receber as informaes provenientes dos processadores do nvel I, processar e armazenar dados, realizar anlises de seqncia de eventos, desenvolver as comunicaes com os nveis I e III. Nvel III: Neste nvel est o computador central, de onde so originadas as aes a seguir: controle de nveis do sistema, coleta e processamento de dados, anlise de seqncia de eventos e outros, registros oscilogrficos, elaborao de relatrios, organizao das comunicaes com o nvel inferior, execuo da maior parte das funes de proteo adaptativa.

Rel de impedncia (21)


O rel mais empregado em linhas de transmisso o rel de distncia eletromecnico e de estado slido, pelo fato de que a impedncia por quilometro de uma linha de transmisso praticamente constante, eles respondem distancia da falta sobre a linha de transmisso. O rel de distncia recebeu essa denominao porque, sua atuao baseia-se na observao da impedncia entre a localizao da falta e a localizao do rel, obtida em funo dos valores de tenso e corrente registrados. Desta forma, o rel reconhece falta que ocorre dentro de uma seo ou zona protegida da linha. No entanto, essa seo ou zona de proteo do rel de distancia no pode ser precisamente determinada, e uma certa incerteza sobre o seu exato alcance na proteo deve ser respeitada, para aumentar a confiabilidade do sistema, evitando-se o desligamento de zona alm a rea de cobertura do rel. A incerteza sobre o alcance de zona de proteo tipicamente da ordem de 5% da zona marcada.

13

FUNCIONAMENTO DO INTERRUPTOR DE CORRENTE DE FUGA

O interruptor de corrente de fuga, tambm chamado de interruptor residual diferencial, utilizado para supervisionar a instalao e os aparelhos eltricos, protegendo os usurios contra contatos acidentais evitando-se choques eltricos causados por fuga de corrente dos equipamentos e/ou instalaes eltricas. Sua denominao completa dispositivo de proteo a corrente diferencialresidencial (dispositivo DR). um dispositivo de preveno de choques eltricos utilizados para a proteo de pessoas e instalaes eltrica quanto a contatos diretos ou indiretos, pois protegem contra efeitos de correntes de fuga a terra. Ao detectando estas fugas que possam existir em circuitos eltricos, ele monitora constantemente o fluxo da corrente eltrica de um circuito para detectar qualquer alterao. Se a corrente apresentar um desequilbrio, ou seja, valores diferentes na entrada e sada do circuito, o dispositivo interrompe o circuito, prevenindo acidentes. A vantagem de utiliz-lo que ele pode detectar variaes bem pequenas para as quais os fusveis e disjuntores comuns no atuam. O circuito protegido por este dispositivo necessita ainda de uma proteo contra sobrecarga e curto circuito que pode ser realizada por disjuntor ou fusvel, devidamente coordenado com o Dispositivo DR. Dispensa

alimentao externa, apresentando alto grau de imunidade interferncia e extensa faixa de proteo contra correntes residuais e mantm o desempenho e confiabilidade mesmo sob severas condies ambientais. A sensibilidade ou corrente diferencial residual nominal de atuao (In) o primeiro fator a ditar se um DR pode ser aplicado proteo contra contatos indiretos e proteo complementar contra contatos diretos; ou se ele pode ser aplicado apenas contra contatos indiretos;

14

O DR com sensibilidade de 30mA considerado de alta sensibilidade e pode ser utilizado tanto na proteo contra contatos indiretos quanto na proteo complementar contra contatos diretos, garantindo a total proteo das

pessoas/usurios. O DR com sensibilidade de 300mA considerado de baixa sensibilidade e utilizado na proteo de instalaes contra contatos indiretos ou contra riscos de incndio limitando as correntes de fuga terra em locais que processem ou armazenem materiais inflamveis, como papel, palha, fragmentos de madeira, plsticos, etc. O funcionamento do DR inicia-se quando a corrente de fuga com uma forma de corrente contnua residual pulsatria, ento surgir um desequilbrio nas espiras primrias do toro de ferrite, o que produzir um campo magntico residual no toro. Este campo magntico residual gera, por seu turno, uma tenso e uma corrente na espira secundria, que solicita o rel. Este rel solicita, por sua vez, o dispositivo de disparo e abre os contactos sob presso da mola. Tambm podemos ilustrar o princpio de funcionamento do Interruptor DR atravs das somas vetoriais das correntes que percorrem os condutores de um circuito. Se o circuito eltrico estiver funcionando sem problemas, a soma vetorial das correntes nos seus condutores praticamente nula. Ocorrendo falha de isolamento em um equipamento alimentado por esse circuito, irromper uma corrente de fuga terra. Quando isto ocorre, a soma vetorial das correntes nos condutores monitorados pelo DR no mais nula e o dispositivo detecta justamente essa diferena de corrente. Da mesma forma, se alguma pessoa vier a tocar uma parte viva do circuito protegido, a corrente ir circular pelo corpo da pessoa, provocando igualmente um desequilbrio na soma vetorial das correntes. Este desequilbrio ser tambm detectado pelo DR tal como se fosse uma corrente de falta terra.

15

Consideraes finais

Desde a sua descoberta, a eletricidade, exerce um papel fundamental para o funcionamento de inmeros sistemas e processos, sendo o fator mais essencial para o funcionamento de qualquer sistema. Contudo, sempre houve e sempre haver a necessidade de proteo da mesma contra inmeros efeitos indesejados inerentes a corrente eltrica, sendo este, um dos principais tpicos de praticamente todos os sistemas e circuitos eltricos. Desde sua primeira aplicao at os dias atuais, os dispositivos de proteo de sistemas eltricos foram diretamente influenciados pela tecnologia, deixando suas formas e desempenhos arcaicos para atingir uma alta preciso e velocidade de atuao. Neste trabalho, foi possvel obter vrias

informaes sobre os principais tipos de dispositivos de proteo e suas determinadas aplicaes, sendo tais informaes de suma importncia para a formao de qualquer profissional.

16

Bibliografia

Niskier, J. Manual de Instalaes Eltricas, 1 edio, 306 pginas, Editora Eletrnica, Brasil, 2005. Creder, H. Instalaes Eltricas, 13 Edio, 515 pginas, Editora Afiliada, Brasil 1995. http://www.wikipedia.com, acessado em 14/06/2011 15:48 http://www.profelectro.info/?p=30 acessado em 13/06/11, 21:02 http://www.angelfire.com/on/eletron/rele.html, acessado em 13/06/2011 22:32

17

Lista de Exerccios

Questes de Disjuntores: 1. Em cozinha residencial, cuja ddp seja de 220 v, h uma lmpada (100 W), uma torneira eltrica (3.800 W), uma geladeira (400 W) e um microondas (1.400 W), todos ligados no mesmo circuito eltrico que est protegido por um disjuntor de 20 A. Quando a torneira eltrica estiver em uso, que outros aparelhos podem ser ligados sem desarmar o disjuntor?

2. Qual o princpio de funcionamento do disjuntor? 3. Qual a funo do disjuntor?

Questes de Caractersticas Nominais dos Disjuntores: 1. Qual o fator que pode ser considerado um dos mais importantes do SEP (Sistema Eltrico de Potncia)? 2. Qual a principal funo da proteo de falha de disjuntor. 3. Um escritrio possui os seguintes aparelhos: notebook (190 w), impressora laser (500 w), duas lmpadas fluorescentes (15 w) e um ar condicionado (1100 w), que alimentado por uma tenso de 110 v. Qual a corrente nominal do circuito e qual o disjuntor que deve ser utilizado? Questes rels: 1. Quando opera o rel de sobre corrente em circuito de corrente contnua? 2. Quando opera o rel de sob-corrente ou de sob-potncia? 3. Quais so as memrias existentes de um rel digital? E qual a funo das mesmas? 4. Determine a corrente total do circuito e determine onde o rel foto eltrico pode ser inserido no sistema para atuar sobre todos os componentes do mesmo ao mesmo tempo. Com base nos resultados, responda se o disjuntor de 40 A pode disparar
18

Questes Funcionamento do Interruptor de Corrente de Fuga:

1. Qual a vantagem do Interruptor de Corrente de Fuga num sistema eltrico em relao a fusveis e disjuntores? 2. Quando a soma vetorial das correntes nos condutores monitorados pelo Interruptor de Corrente de Fuga no mais nula? 3. A respeito do Interruptor de Corrente de Fuga qual a sua outra denominao e quais as suas utilizaes? 4. Num interruptor a corrente entra com 2,5 A e sai com 2,3 A. Faa o calculo para verificar se o interruptor vai disparar.

19

Apndice

Resoluo dos Exerccios Disjuntores

1)

V=220 v; P1=100 w; P2=3800 w; P3=400 w; P4=1400 w; In=20 A

Clculo das correntes em cada equipamento P1=VxI1 100=220xI1 I1=4,5 A P2=VxI2 3800=220xI2 I2=17,2 A P3=VxI3 400=220xI3 I3=1,8 A P4=VxI4 1400=220xI4 I4=6,36 A Como InIf, tem-se: I2+I3=17,2+1,8= 19 A 2) Esse tipo de disjuntor possui trs funes: Manobra (abertura ou fecho voluntrio do circuito) Proteo contra curto-circuito - Essa funo desempenhada por um atuador magntico (solenide), que efetua a abertura do disjuntor com o aumento instantneo da corrente eltrica no circuito protegido. Proteo contra sobrecarga - realizada atravs de um atuador bimetlico, que sensvel ao calor e provoca a abertura quando a corrente eltrica permanece, por um determinado perodo, acima da corrente nominal do disjuntor.
20

3)

Os disjuntores protegem os circuitos contra curto-circuito e sobrecarga,

disparando quando se verifica uma destas situaes e prevenindo assim danos na instalao que podem levar at ao incndio.

Resoluo dos exerccios de Caractersticas Nominais dos Disjuntores.

1) a estabilidade do sistema normalmente a considerao mais importante.

2) detectar falha de abertura de disjuntor quando um comando automtico desligar.

Dados: P1=190 w; P2=500 w; P3=15 w; P4=15 w; P5=1100 w; Soluo P1=VxI1 190=110xI1 I1=1,7 A

P2=VxI2 500=110xI2 I2=4,5 A P3=VxI3 15=110xI3

21

I3=I4=0,1 A P5=VxI5 1100=110xI5 I5=10 A Deve ser utilizado um disjuntor termomagntico de, no mnimo, 20 A, para no desarm-lo.

Resoluo dos exerccios de Rels.

1) Ele opera quando a corrente, em um circuito de corrente contnua, excede ao valor pr-fixado.

2) Ele opera para valores de corrente ou potncia iguais ficam abaixo do mnimo pr-fixado.

3) RAM (Memria de Acesso Aleatrio), ROM (Memria Somente de Leitura, tipo no programvel), EPROM (PROM apagvel) ou EEPROM (PROM apagvel eletricamente).

4) P=V x I I=E/R I=E/R

= = =

I=P/V I=127/10 I=127/15

= = =

1200/127 12,7 A 8,47 A

9,45 A

I total= 9,45+12,7+8,47 = 30.62 A O disjuntor no ir disparar frente a corrente de 30.62 O rel fotoeltrico poder ser colocado entre a fonte e o disjuntor, operando em todo o sistema.

22

Resoluo dos exerccios de Funcionamento do Interruptor de Corrente de Fuga.

1) A vantagem de utiliz-lo que ele pode detectar variaes bem pequenas na corrente nas quais so imperceptveis para fusveis e disjuntores comuns. 2) A soma vetorial nos condutores monitorado pelo interruptor de fuga no e nula quando o mesmo detecta um desequilbrio na corrente, isso ocorre atravs falha de isolamento em um equipamento alimentado por este circuito ou quando alguma pessoa a toca uma parte viva do circuito protegido. 3) Tambm denominamos Dispositivo de proteo a corrente diferencialresidencial (dispositivo DR). Suas principais funes so preveno de choques eltricos e proteo de pessoas e instalaes eltrica quanto a contatos diretos ou indiretos. 4) Corrente de entrada 2,0 A Corrente de sada 2,3 A Corrente de fuga = Corrente de entrada + Corrente de sada Corrente de fuga = 2,0A + (2,3 A) Corrente de fuga = - 0,3 A. Portanto o interruptor dispara, pois o valor das resultante entre os valores correntes de entrada e sada no e zero.

23

You might also like