You are on page 1of 28

Mata de Araucrias

Mata Araucria ainda preservada.

As Matas de Araucrias so encontradas na Regio Sul do Brasil e nos pontos de relevo mais elevado da Regio Sudeste. Existem pelo menos dezenove espcies desse tipo de vegetao, das quais treze so endmicas (existe em um lugar especfico). So encontradas na Ilha Norfolk, sudeste da Austrlia, Nova Guin, Argentina, Chile e Brasil. Essa cobertura vegetal se desenvolve em regies nas quais predomina o clima subtropical, que apresenta invernos rigorosos e veres quentes, com ndices pluviomtricos relativamente elevados e bem distribudos durante o ano. A araucria um vegetal da famlia das conferas que pode ser cultivado com fins ornamentais, em miniaturas. O Pinheiro-do-Paran ou Araucria (Araucaria angustifolia) era encontrado com abundncia no

passado,

atualmente

no

Brasil

restaram

restritas

reas

preservadas.

As rvores que compem essa particular cobertura vegetal possuem altitudes que podem variar entre 25 e 50 metros e troncos com 2 metros de espessura. As sementes dessas rvores, conhecidas como pinho, podem ser ingeridas, os galhos envolvem todo o tronco central. Os fatores determinantes para o desenvolvimento dessa planta o clima e o relevo, uma vez que ocorre principalmente em reas de relevo mais elevado. Outra particularidade das araucrias a restrita ocorrncia de flores, provenientes das baixas temperaturas; alm de no desenvolver outros tipos de plantas nas proximidades dos pinheiros. Diante disso, a composio paisagstica dessa vegetao fica caracterizada principalmente pelo espaamento entre as rvores, pois no existem vegetais de pequeno porte que poderiam fazer surgir uma vegetao densa; essas so compostas por florestas ralas. Infelizmente, no Brasil, a proliferao das Araucrias est bastante comprometida e corre srio risco de entrar em extino, fato decorrente das atividades produtivas desenvolvidas h vrias dcadas na regio, especialmente na extrao de madeira e ocupao agropecuria, reduzindo a 3% a forma original.

Por Eduardo de Freitas Graduado em Geografia o

2. Definio Podemos definir bioma como um conjunto de ecossistemas que funcionam de forma estvel. Um bioma caracterizado por um tipo principal de vegetao (num mesmo bioma podem existir diversos tipos de vegetao). Os seres vivos de um bioma vivem de forma adaptada as condies da natureza (vegetao, chuva, umidade, calor, etc) existentes. Os biomas brasileiros caracterizam-se, no geral, por uma grande diversidade de animais e vegetais (biodiversidade). 3. Biomas Brasileiros - Biomas Litorneos com um litoral muito extenso, o Brasil possui diversos tipos de biomas nestas reas. Na regio Norte destacam-se as matas de vrzea e os mangues no litoral Amaznico. No Nordeste, h a presena de restingas, falsias e mangues. No Sudeste destacam-se a vegetao de mata Atlntica e tambm os mangues, embora em pouca quantidade. J no sul do pas, temos os costes rochosos e manguezais. - Caatinga presente na regio do serto nordestino (clima semi-rido),

caracteriza-se por uma vegetao de arbustos de porte mdio, secos e com galhos retorcidos. H tambm a presena de ervas e cactos.

Floresta com Araucria (Mata de Pinhais)


A regio das araucrias principia no primeiro planalto, imediatamente a oeste da Serra do Mar, e estende-se pelos segundo e terceiro planaltos do Estado do Paran e Laranjeiras do Sul, com associaes florsticas da araucria.
Envie para um amigo

Seu nome Seu email Email do seu a http://ambientes.a Enviar

Envie a um amigo Imprimir Receba o Jornal Dirio Compartilhe o Delicious o Google o Live o Digg o Rec6 o Stumbleupon o Facebook

Localizao

Caracterizao

Localiza-se no sul do Brasil, estendendo-se pelos Estados do Paran, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A regio das araucrias principia no primeiro planalto, imediatamente a oeste da Serra do Mar, e estende-se pelos segundo e terceiro planaltos do Estado do Paran e Laranjeiras do Sul, com associaes florsticas da araucria. A regio da araucria insere-se s partes mais altas das montanhas do Sul, nos planaltos, onde ocorrem at altitudes mdias de 600 a 800 m, e em alguns poucos lugares em que ultrapassam 1.000 m. O limite inferior destas matas situa-se entre 500 e 600 m nos estados do Sul, sendo que ao norte este limite situa-se algumas centenas de metros acima. Nestas florestas, coexistem representantes da flora tropical e temperada do Brasil, sendo dominadas, no entanto, pelo pinheiro-do-paran (Araucaria angustifolia).

Clima

O clima da regio temperado, com chuvas regulares e estaes relativamente bem definidas: o inverno normalmente frio, com geadas freqentes e at neve em alguns municpios do Rio Grande do Sul, e o vero razoavelmente quente. As temperaturas variam de 30C, no vero, at alguns graus negativos, no inverno rigoroso. A umidade relativa do ar est relacionada temperatura, com influncia da altitude. Assim, nas zonas mais elevadas, a temperatura no suficientemente elevada, diminuindo a umidade produzida pelas chuvas. As mdias mais elevadas so resultados da influncia ocenica sobre o clima e da transpirao dos componentes das matas pluviais existentes. Os maiores ndices pluviomtricos so registrados nos planaltos, com chuvas bem distribudas.

Geologia

Relevo

O Estado do Paran, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul so formados, em sua maior extenso, por escarpas de estratos e planaltos que declinam suavemente em direo a oeste e noroeste. Apresentam grandes regies geogrficas naturais ou grandes paisagens naturais (Zona litornea - orla marinha e orla da serra, Serra do Mar, Planaltos, Plancies costeiras, Serras Litorneas e Planalto Ocidental).

Flora No Planalto Meridional Brasileiro, com altitudes superiores a 500 m, destaca-se a rea de disperso do pinheiro-do-paran (Araucaria angustifolia), que j ocupou cerca de 2,6% do territrio nacional. Nestas florestas, coexistem representantes da flora tropical e temperada do Brasil, sendo dominadas, no entanto, pelo pinheiro-do-paran. As florestas variam em densidade arbrea e altura da vegetao e podem ser classificadas, de acordo com aspectos de solo, como aluviais, (ao longo dos rios), submontanas (que j inexistem) e montanas (que dominavam a paisagem). A vegetao aberta dos campos gramneo-lenhosos ocorre sobre solos rasos. Devido ao seu alto valor econmico, a Floresta com Araucria sofre, h bastante tempo, forte presso de desmatamento. A Floresta com Araucria ou Floresta Ombrfila Mista apresenta em sua composio florstica espcies de laurceas como a imbuia (Ocotea porosa), o sassafrs (Ocotea odorifera), a canela-lageana (Ocotea pulchella), alm de diversas espcies conhecidas por canelas. Merecem destaque tambm a erva-mate (Ilex paraguariensis) e a cana (Ilex theezans), entre outras aqifoliceas. Diversas espcies de leguminosas (jacarand, cavina e monjoleiro) e mirtceas (sete-capotes, guabiroba, pitanga) tambm so abundantes na floresta com araucria, associadas tambm conferas como o pinheiro-

bravo (Podocarpus lambertii). Encontram-se tambm freqentemente rutceas (paumarfim Balfourodendron riedelianum), euforbiceas (tapexing Croton sp.), solanceas (fumo bravo Solanum verbascifolium), urticceas (Boehmeriasp. e Urera sp.), alm de muitas outras espcies vegetais arbustos, lianas e ervas. Este bioma possui uma grande riqueza de epfitas vasculares, a saber, bromlias, orqudeas, cactceas, pteridfitas, piperceas e muitas outras espalhadas pela Serra do Mar, na regio de mata pluvial-tropical e nos capes de campos dos planaltos do interior.

Fauna

um dos ecossistemas mais ricos em relao biodiversidade de espcies animais, contando com indivduos endmicos, raros, ameaados de extino, espcies migratrias, cinegticas e de interesse econmico da Floresta Atlntica e Campos Sulinos. Vrias espcies esto ameaadas de extino: a ona-pintada, a jaguatirica, o monocarvoeiro, o macaco-prego, o guariba, o mico-leo-dourado, vrios sagis, a preguiade-coleira, o caxinguel, e o tamandu. Entre as aves destacam-se o jacu, o macuco, a jacutinga, o ti-sangue, a araponga, o sanhao, numerosos beija-flores, tucanos, saras e gaturamos. Entre os principais rpteis desse ecossistema esto o tei (um lagarto de mais de 1,5m de comprimento), jibias, jararacas e corais verdadeiras. Numerosas espcies da flora e da fauna so nicas e caractersticas: a maioria das aves, rpteis, anfbios e borboletas so endmicas, ou seja, so encontradas apenas nesse ecossistema. Nela sobrevivem mais de 20 espcies de primatas, a maior parte delas endmicas.

o o o o o o o o o o o

caatinga_26.jpg

vivaterra.org.br 350 250 - A Caatinga apresenta trs estratos: arbreos (8 a 12 metros), arbustivo (2 a ... Similares - Mais tamanhos
o

anthurium-caatinga.jpg
brazilplants.com 640 480 - Anthurium sp Caatinga Similares - Mais tamanhos
o

o o o o o

2. Muitas vezes confundida com o Cerrado, a Caatinga um ecossistema tpico do nordeste brasileiro.

3. A caatinga constitui uma paisagem bastante peculiar, uma vez que mesmo em regio semi-rida, ainda apresenta uma fauna e uma flora bastante diversificadas com alto grau de endemismo. 4. A flora se constitui de espcies xerfitas (formao seca e espinhosa resistente ao fogo e praticamente sem folhas) e caduciflias (que perdem as folhas em determinada poca do ano) totalmente adaptadas ao clima seco com predominncia de cactceas e bromeliceas. O extrato arbreo apresenta espcies de at 12 metros de altura, o arbustivo, de at 5 metros e o extrato herbceo apresenta vegetao de at 2 metros de altura. As principais representantes do reino vegetal so: a aroeira, o mandacaru, o juazeiro e a amburana.

5. 6. A fauna apresenta cerca de 47 espcies de lagartos, sendo 7 de anfibendeos: espcies de lagartos sem ps. 45 espcies de serpentes, 4 de quelnios (famlia das tartarugas) e 44 espcies de anuros (sapos e rs). 7. O clima na regio da caatinga bastante rido e com precipitao anual em torno de 300 a 800 mm. Na regio da caatinga vivem cerca de 20 milhes de brasileiros que convivem com os longos perodos de estiagem e a irregularidade climtica. 8. Pela regio passam os rios So Francisco e Parnaba que percorrem a regio da caatinga e recebem a contribuio de diversos afluentes que nascem ali. 9. Em alguns locais podemos encontrar os chamados brejos, verdadeiros osis no meio do deserto. Mesmo em pocas de seca intensa, quando a caatinga se assemelha a um deserto, os brejos so locais ricos em nutrientes e bastante propcios ao cultivo e subsistncia de variadas espcies animais.

10. 11. Mas, devido ao crescimento populacional na regio nordeste do pas e ao fato de estar bastante prximo ao litoral, a caatinga j foi muito modificada pelo homem. 12. Presente nos estados do Cear, Rio Grande do Norte, Paraba, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Bahia, sul e leste do Piau e norte de Minas Gerais, tambm a regio que apresenta as localidades com menor concentrao de renda do pas, o que de certa forma, contribui para a degradao ambiental, medida que praticamente no h planejamento ou fiscalizao ambiental. 13. Na poca de colonizao do Brasil, grandes pores de terra da caatinga foram utilizadas para o estabelecimento de monoculturas como a cana-de-acar e de extensas reas para pastoreio. 14. Abalando ainda mais a fragilidade da caatinga, foram construdos audes com o intuito de possibilitar a expanso das plantaes e criaes. Mas, o intenso e equivocado processo de irrigao gerou, em muitos lugares, a salinizao do solo tornando-o imprprio para a agricultura. Atualmente, cerca de 40 mil km da caatinga j foram transformados em deserto. 15. Leia tambm:
o o o o

Tundra
Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

Ir para: navegao, pesquisa Nota: Se procura pelo personagem da Marvel Comics, veja Tundra (Marvel Comics).
Biomas Biomas terrestres 01. Florestas tropicais e subtropicais hmidas 02. Florestas tropicais e subtropicais secas 03. Florestas tropicais e subtropicais de conferas 04. Floresta decdua temperada 05. Floresta temperada de conferas 06. Taiga/Floresta boreal 07. Pastagens, savanas e matagais tropicais e subtropicais 08. Pastagens, savanas e matagais temperados 09. Savanas e campos inundados 10. Pastagens e matagais de montanha 11. Tundra 12. Floresta mediterrnea de

bosques e arbustos 13. Desertos e matagais xricos 14. Mangais Plataforma continental / Costa martima Polar Mar e costas temperadas Afloramento temperado Afloramento tropical Coral tropical Profundezas do oceano Fontes frias Fontes hidrotermais Zona bentnica Zona pelgica Zona abissal Outros biomas Zona endoltica Biomas quaticos de gua doce

A tundra uma vegetao proveniente do material orgnico que aparece no curto perodo de desgelo durante a estao "quente" das regies de clima polar, apresentando assim apenas espcies de que se reproduzem rapidamente e que suportam baixas temperaturas. Essa vegetao um enorme bioma que ocupa aproximadamente um quinto da superfcie terrestre. Aparece em regies como o Norte do Alasca e do Canad, Groenlndia, Noruega, Sucia, Finlndia e Sibria. A tundra rtica surge no sul da regio dos gelos polares do rtico, entre os 60 e os 75 de latitude Norte, e estende-se pela Escandinvia, Sibria, Alasca, Canad e Groelndia. Situada prximo do plo norte, recebe pouca luz e pouca chuva, apresentando um clima polar, frio e seco. O solo permanece gelado e coberto de neve durante a maior parte do ano, a vegetao rasteira, no possui rvores com abundancia de musgos e lquens.

ndice

1 Clima 2 Vegetao 3 Fauna 4 Tundra alpina

5 Referncias

[editar] Clima
Apresenta veres muito curtos, com uma durao do dia muito longa, com uma temperatura mdia entre -8C e -4C (no excedendo os -6C). Durante as horas de escurido a neve, vai caindo e acumula-se, devido aos fortes ventos, nas regies mais baixas, obrigando os animais a permanecerem junto ao solo eh apenas a procurar comida para se manterem quentes. As quantidades de precipitao so muito pequenas (entre 75 e 35 cm, incluindo a neve derretida). Apesar da precipitao ser pequena, a Tundra apresenta um aspecto mido e encharcado, em virtude da evaporao ser muito lenta e da fraca drenagem do solo permafrost, no vero. S no vero, com a durao de cerca de 2 meses, em que a durao do dia fica por volta de 24h e quando temperatura no excede os 12C, que a camada superficial do solo descongela, mas a gua no consegue se infiltrar pelas camadas inferiores. Formam-se ento charcos e pequenos pntanos. Pelo dia ser de longa durao ocorre uma "exploso" de vida vegetal, o que permite que animais herbvoros sobrevivam - bois almiscarados, lebres rticas, renas e lmingues, na Europa e na sia, e caribus na Amrica do Norte. Estes por sua vez constituem o alimento de outros animais (comem uns aos outros), carnvoros, como os arminhos, raposas rticas e lobos. Existem tambm algumas aves como a perdiz-dasneves e a coruja-das-neves.

Tundra na Rssia.

Mapa da tundra rtica.

[editar] Vegetao
o crescimento da vegetao lento. A vegetao predominante composta de lquenes, musgos, ervas e arbustos baixos, devido s condies climticas que as impedem de

crescer. As plantas com razes longas no podem se desenvolver pois o subsolo permanece gelado. Por outro lado, como as temperaturas so muito baixas, a matria orgnica decompe-se muito lentamente e consequentemente, o crescimento da vegetao lento. Uma adaptao que as plantas destas regies desenvolveram o crescimento em macios, o que as ajuda a evitar o ar frio. Outra adaptao que elas crescem junto ao solo, o que as protege dos ventos fortes. As folhas so pequenas, retendo a umidade com maior facilidade. Apesar das condies inspitas, existe uma grande variedade de plantas que vivem na Tundra rtica.

[editar] Fauna
A maioria dos animais, sobretudo aves e mamferos, apenas utilizam a tundra no curto Vero, migrando para regies mais quentes no Inverno. Os animais que ali vivem permanentemente, como os ursos-polares, bois almiscarados (na Amrica do Norte) e lobos rticos, desenvolveram as suas prprias adaptaes para resistir aos longos e frios meses de Inverno, como um plo espesso, camadas de gordura sob a pele e a hibernao. Por exemplo, os bois almiscarados apresentam duas camadas de plo, uma curta e outra longa. Tambm possuem cascos grandes e duros, o que lhe permite quebrar o gelo e beber a gua que se encontra por baixo. Os rpteis e anfbios so poucos ou encontram-se completamente ausentes devido s temperaturas serem muito baixas. A lebre rtica, por exemplo, no Inverno e no Vero muda a cor do seu plo. Isso ajuda o animal a camuflar-se. O cisne-da-tundra tem 25216 penas, 80% das quais na cabea e no pescoo.[1]

[editar] Tundra alpina


A tundra alpina encontra-se em vrios pases e situa-se no topo das altas montanhas. muito fria e ventosa e no tem rvores. Ao contrrio da Tundra rtica, o solo apresenta uma boa drenagem e no apresenta permafrost. Apresenta ervas, arbustos e musgos, tal como a tundra rtica. Encontram-se animais como as cabras da montanha, alces, marmotas (pequeno roedor), insetos (gafanhotos, borboletas, escaravelhos

o o o

alineepena.blogspot.com
o o o o o

infoescola.com
o o o o o o o o

2. Definio

Tundra um tipo de vegetao rasteira tpica de regies polares que ficam cobertas por gelo durante grande parte do ano. Na poca do vero, este gelo derrete e a tundra se desenvolve. Podemos encontrar este tipo de vegetao em vrias partes do mundo como, por exemplo: Sibria (norte da Rssia), norte do Canad, Groelndia, Sucia, Alasca, Noruega e Finlndia. 3. A tundra altamente resistente a baixas temperaturas e ao gelo. Necessita de pouca quantidade de sol durante o ano. Uma caracterstica comum deste tipo de bioma a presena de fungos, ervas, liquens e pequenos arbustos. 4. Na poca do vero, quando floresce este tipo de vegetao, muitos animais buscam alimento neste rico bioma. A fauna da tundra apresenta animais de pequeno e grande porte. Os herbvoros so a maioria, sendo que podemos destacar os bois almiscarados, os lemingues, renas e lebres do rtico. 5. Links relacionados
o o o o

6. A Tundra o ltimo bioma antes do frio congelante do inspito rtico onde nenhum tipo de vegetao se desenvolve. 7. Por vezes a Tundra classificada em dois tipos diferentes: a tundra alpina, encontrada no alto de montanhas em diversos pases e que difere da tundra rtica pelo tipo de solo bastante permevel. 8. A tundra rtica encontrada em regies muito frias onde a temperatura no ultrapassa os -6C. Na maior parte do ano, a tundra permanece congelada, completamente coberta de neve. Por isso suas plantas, basicamente lquens (associao de fungos e algas) e algumas poucas herbceas, tem pouco tempo para se desenvolver, formando uma vegetao esparsa que divide o cenrio com lamaais e rochas no curto perodo de vero (poca em que a temperatura sobe e varia entre -6C e -10C).

9.

Tundra Alpina

10. O solo da tundra chamado de permafrost, que em uma traduo literal significa sempre congelado, e justamente essa caracterstica que d a tundra suas feies naturais. 11. O permafrost um solo tpico das regies antrticas composto por terra, pedras e gelo. Sua profundidade pode alcanar at mais de 1 metro e ele totalmente impermevel o que faz com que surjam reas lamacentas no vero quando a camada de gelo superficial, que pode chegar a 300 metros em alguns lugares, derrete. 12. O fato do solo estar totalmente congelado uma certa profundidade no permite o desenvolvimento das razes das plantas e, mesmo que estas conseguissem quebrar o permafrost no haveria gua suficiente, pois toda a gua est em estado slido. Estas caractersticas do solo aliadas aos ventos fortssimos e um inverno muito longo (o vero dura apenas dois meses), no permitem a existncia de uma vegetao mais alta.

13.

Permafrost

14.

Mesmo assim, a tundra essencial para a manuteno de muitas espcies como os bois almiscarados que quase foram extintos, e hoje ocupam regies do Canad, Alaska e algumas regies da Europa, lebres rticas, lemingues (roedores encontrados na Europa, Rssia, Monglia e Amrica do Norte), renas, caribus, arminhos, raposas rticas, lobos, corujas-das-neves, perdizes-das-neves, entre outros. Tanto quanto as plantas, os animais da tundra desenvolveram mecanismos para resistir ao frio intenso como migrar para regies mais quentes durante o inverno ou hibernar
o o o o

O termo Tundra deriva da palavra finlandesa Tunturia, que significa plancie sem rvores. o bioma mais frio da Terra. Alguns cientistas consideram existir dois tipos de tundras: Tundra rtica e Tundra Alpina. A principal diferena entre elas a razo pela qual so to frias. A primeira pela sua localizao geogrfica, mais concretamente pela latitude, enquanto que a segunda devido ao facto de se encontrar to afastada da superfcie da Terra. Tambm a capacidade de drenagem do solo diferente, sendo

Fonte: http://www.hrhauser.ch/img/tundra.jpg

maior na Tundra Alpina. No entanto, so muito parecidas.

A Tundra rtica surge a sul da regio dos gelos polares do rtico, entre os 60 e os 75 de latitude Norte, e estende-se pela Escandinvia, Sibria, Alasca, Canad e Gronelndia. Situada prximo do plo norte, no crculo polar rtico, recebe pouca luz e pouca chuva, apresentando um clima polar, frio e seco. O solo permanece gelado e coberto de neve durante a maior parte do ano. Apresenta Invernos muito longos, com uma durao do dia muito curta, no excedendo a temperatura os -6C (temperatura mdia entre os -28C e os -34C). Durante as longas horas de escurido a neve que vai caindo Fonte: acumula-se, devido aos fortes ventos, http://www.urova.fi/home/arktinen/tundra/ nas regies mais baixas, obrigando os tu-stud.htm animais a permanecerem junto ao solo Photo: P. Kuhry e apenas a procurar comida para se manterem quentes. As quantidades de precipitao so muito pequenas, entre 15 e 25 cm, incluindo a neve derretida. Apesar da precipitao ser pequena, a Tundra apresenta um aspecto hmido e encharcado, em virtude da evaporao ser muito lenta e da fraca drenagem do solo causada pelo permafrost.

S no Vero, com a durao de cerca de 2 meses, em que a durao do dia cerca de 24 h e a temperatura no excede os 7-10 C, a camada superficial do solo descongela, mas a gua no se consegue infiltrar por as camadas inferiores se encontrarem geladas (permafrost, que comea a uma profundidade de alguns centmetros e se prolonga at 1 metro ou mais). Formam-se ento charcos e pequenos pntanos. A durao do dia muito longa e ocorre uma exploso de vida vegetal, o que permite que animais herbvoros sobrevivam - bois almiscarados, lebres rticas, renas e lemingues na Europa e na sia e caribus na Amrica do Norte. Estes por sua vez constituem o alimento de outros animais, carnvoros, como os arminhos, raposas rticas e lobos. Existem tambm algumas aves como a perdiz-dasneves e a coruja-das-neves.

Fonte: http://www.abdn.ac.uk/mammal/stoat.htm

A vegetao predominante composta de lquenes (plantas resultantes da associao de fungos e algas, que crescem muito lentamente e extraordinariamente resistentes falta de gua, que conseguem sobreviver nos ambientes mais hostis), musgos, ervas e arbustos baixos, devido s condies climticas que impedem que as plantas cresam em altura. As plantas com razes longas no se podem desenvolver pois o subsolo permanece gelado, pelo que no h rvores. Por outro lado, como as temperaturas so muito baixas, a matria orgnica decompe-se muito lentamente e o crescimento da vegetao lento. Uma adaptao que as plantas destas Fonte: regies desenvolveram o crescimento em http://www.micro.utexas.edu/courses/levin /bio304/biomes/TUNDRA/tundralife.html macios, o que as ajuda a evitar o ar frio. Mas as adaptaes das plantas tpicas da Tundra no ficam por aqui. Crescem junto ao solo o que as protege dos ventos fortes e as folhas so pequenas, retendo, com maior facilidade, a humidade. Apesar das condies inspitas, existe uma grande variedade de plantas que vivem na Tundra rtica.

A maioria dos animais, sobretudo aves e mamferos, apenas utilizam a Tundra no curto Vero, migrando, no Inverno, para regies mais quentes. Os animais que ali vivem permanentemente, como os ursos polares, bois almiscarados (na Amrica do Norte) e lobos rticos, desenvolveram as suas prprias adaptaes para resisitir aos longos e frios meses de Inverno, como um plo espesso, camadas de gordura sob a pele e a Lebre rtica, no Inverno e no Vero. A cor do plo hibernao. Por exemplo, os bois ajuda o animal a camuflar-se. Fonte: "Pginas da Natureza, 5 ano". Editorial O Livro almiscarados apresentam duas camadas de plo, uma curta e outra longa. Tambm possuem cascos grandes e duros o que lhe permite quebrar o gelo e beber a gua que se encontra por baixo. Os rpteis e anfbios so poucos ou encontram-se completamente ausentes devido s temperaturas serem muito baixas. Tundra Alpina A Tundra Alpina encontra-se em vrios pases e situa-se no topo das altas montanhas. muito fria e ventosa e no tem rvores. Ao contrrio da Tundra rtica, o solo apresenta uma boa drenagem e no apresenta permafrost. Apresenta ervas, arbustos e musgos, tal como a Tundra rtica. Encontram-se animais como as cabras da montanha, alces, marmotas (pequeno roedor), insectos (gafanhotos, borboletas, escaravelhos).

Sites de referncia

15.
o

Processo
Cada grupo da turma trabalhar um dos principais biomas da Europa. Clicando sobre as diferentes zonas do mapa, encontra a informao fundamental sobre cada um dos biomas. Para cada Bioma, cada grupo ter de: 1. Indicar a sua localizao 2. Como chegar l, partindo da sua localidade (que pases vo ter de atravessar e que meio de transporte poder ser utilizado). 3. Descrever as principais caractersticas do Bioma (plantas e animais dominantes e condies ambientais) 4. Atravs de um desenho, ilustrar, pelo menos, uma planta e um animal caractersticos

desse bioma. 5. Fornecer uma pequena descrio da planta e do animal seleccionados. Nela, dever constar o nome do animal e da planta e o respectivo lugar na cadeia alimenta. Dever igualmente incluir informao acerca do respectivo habitat A brochura pode ser realizada em Word e enviada, por mail, para uenonio@uevora.pt com o objectivo de ser publicada na Internet.

You might also like