You are on page 1of 3

Fases metlicas e suas propriedades

Um metal, assim como qualquer outra substncia ou matria, formado por elementos qumicos sendo geralmente descrito como um aglomerado de tomos com carter metlico em que os eltrons da camada de valncia fluem livremente. Na tabela peridica, a linha diagonal entre o dteis e maleveis, tem geralmente um alto ponto de fuso, so geralmente duros, de cor amarelada, e conduzem electricidade e calor bem. Tem estas propriedades principalmente porque cada tomo exerce somente uma fraca atrao nos eltrons mais externos (eltron de valncia); assim, os eltrons de valncia formam um tipo de nuvem em torno dos tomos (teoria de bandas). A maioria dos metais so quimicamente estveis, com a exceo notvel dos metais alcalinos e alcalino-terrosos, encontrados nas duas primeiras colunas da esquerda da tabela peridica. Os metais apresentam grande diversidade de propriedades fsicas e qumicas, conforme a presso, temperatura e outras variveis. Alm disso, um mesmo elemento pode apresentar diferentes tipos de mecanismos e estruturas de cristalizao, o que tambm lhe altera as caractersticas. Geralmente, os metais apresentam ordenao cristalina simples, com alto nvel de aglutinao atmica (o que implica alta densidade) e numerosos elementos de simetria. O tamanho, forma e disposio das partculas metlicas, especificados pela metalografia, so fundamentais para o reconhecimento das propriedades fsicas que determinam a plasticidade, resistncia a trao, dureza e outras propriedades do material. Esses fatores podem ser alterados por tratamentos trmicos (ciclos de aquecimento e resfriamento controlados) ou mecnicos (forjamento, trefilao, laminao, etc.). Assim, baseado nestes conceitos, falemos sobre as transformaoes de fases e suas propriedades que se conceituam nas diversas mudanas de propriedades de uma determinado metal conforme a sua temperatura e presso. As transformaes de fase dos slidos podem ser divididas em dois tipos: difuso e displacivas; Transformaes por difuso: - conduzem formao de uma nova fase atravs da migrao atmica que ocorre para distncias relativamente grandes; - os cristais da nova fase formam-se por um processo de Nucleao e Crescimento e por isso tm uma composio qumica diferente da fase me; - a evoluo deste tipo de transformao depende do tempo e da temperatura; Transformaes displacivas ou martensticas: - conduzem formao de uma nova fase, mais estvel, atravs de uma reordenao atmica a distncias curtas; - a nova fase tem a mesma composio qumica da fase me; - so, geralmente, independentes do tempo e ocorrem de forma muito rpida tendo como limite a velocidade do som.

Assim, em uma estrutura metlica qualquer, podemos encontrar fases diferenciadas com o qual variam com a temperatura e com a presso apresentando em cada caso um propriedade caracterstica. Sendo esta desde a resistncia composio qumica, tudo conforme a ordenao dos tomos e molculas do metal. Estes conhecimentos so importantes principalmente nas reas das cincias dos materiais, com o qual podemos conhecer e manipular as propriedades dos metais em nossos interesses.

Materiais orgnicos e suas propriedades


Material orgnico todo aquele que oriunda da matria orgnica, seja ela reconhecvel ou no. caracterizado principalmente pela presena dos tomos de carbono em sua composio. Assim, apresentemos algumas caractersticas dos materiais orgnicos: - presena relevante dos tomos de carbono; - facilidade em reagir quimicamente com o oxignio; - podem ser de origem animal ou vegetal; - bastante utilizados nas indstrias; - so importantssimos em nossa vida cotidiana; - esto em todos os lugares e em todos os tipos. Materiais orgnicos de origem animal - protenas; - carboidratos; - lipdios; - ceras, resinas; - entre outros. Materiais orgnicos de origem vegetal - carvo vegetal; - hulha; - linhito; - entre outros. Importncia, propriedades e utilizao na indstria Sua importncia na indstria atual est em um patamar de extrema relevncia, pois junto com os materiais de origem mineral, fazem com que os produtos industriais sejam fabricados e utilizados pela populao. Cada material constitudo por uma determinada estrutura atmica, dando a caracterstica para o prprio, assim temos uma grande variedade de materiais. Dentre os mais importantes e utilizados: -Biomassa: um material constitudo por substncias de origem orgnica (vegetal animal e microrganismos). Plantas, animais e seus derivados so biomassa. A utilizao como combustvel pode ser feita a partir de sua forma bruta, como madeira, produtos e

resduos agrcolas, resduos florestais, resduos pecurios, excrementos de animais e lixo. Ao contrrio das fontes fsseis de energia, como o petrleo e o carvo mineral, a biomassa renovvel em curto intervalo de tempo. -Carvo Vegetal: O carvo vegetal produzido a partir da lenha pelo processo de carbonizao ou pirlise. No setor industrial (quase 85% do consumo), o ferro-gusa, ao e ferro-ligas so os principais consumidores do carvo de lenha, que funciona como redutor (coque vegetal) e energtico ao mesmo tempo. O setor residencial consome cerca de 9% seguido pelo setor comercial com 1,5%, representado por pizzarias, padarias e churrascarias. -Demais biocombustiveis: qualquer combustvel de origem biolgica, desde que no seja de origem fssil. originado de mistura de uma ou mais plantas como: cana-deaucar, mamona, soja, cnhamo, canola, babau, lixo orgnico, dentre outros tipos. Existem vrios tipos de biocombustveis: bioetanol, biodiesel, biogs, biomassa, biometanol, bioter dimetlico, bio-ETBE, bio-MTBE, biocombustveis sintticos, bioidrognio.

You might also like