You are on page 1of 3

Desenho de Comunicao | Cadernos de Viagem Faculdade de Arquitectura e Artes da Universidade Lusada do Porto

2008/2009

Cadernos de Viagem Leonardo da Vinci Desenho de paisagem


5 de Agosto de 1473. Pena e Tinta sobre papel.

Este

desenho de paisagem provavelmente mostra a vista de Montalbano para a rea de Valdinievole e os pntanos de Fucecchio (Itlia). a primeira gravura de uma paisagem na arte italiana que reproduz uma verdadeira seco de paisagem num desenho original. A representao das colinas com o forte, as linhas que parcialmente cobrem a paisagem anteriormente desenhada, uma adio posterior da parte de Leonardo. No foi desenhado na localizao original. Existe tambm fraqueza na maneira como o forte ligado cena em termos de perspectiva, porque no est pousado horizontalmente no terreno. A queda de gua parece tambm ser uma posterior adio. Ela produzida usando traos lisos e ao mesmo tempo poderosos, parecendo improvvel que seja uma observao concreta. A gua cai num lago, em que a sua extenso est peculiarmente indefinida. Este exemplo mostra como o desenho de viagem pode ser til para futuros estudos arquitectnicos. Esquema sobre o vo das aves. Pena e tinta
sobre papel.

Para desenvolver as suas mquinas voadoras, Leonardo sistematicamente estudou o voo das aves. Nesta folha registado que os pssaros fazem uso das correntes de ar quando deslizam. Aqui visvel a utilidade que este tipo de registos rpidos tem, a esquematizao do raciocnio pode ser feita assim no caderno de viagem para futuros desenvolvimentos.

Desenho de Comunicao | Cadernos de Viagem Faculdade de Arquitectura e Artes da Universidade Lusada do Porto

2008/2009

Jacques-Louis David Perspectiva do interior do court de tnis. Giz negro. 1790. Um projecto to ambicioso como o Court de Tnis Oath, requeria uma enorme quantidade de trabalho preliminar que David encheu em viagem dois cadernos de desenho com detalhes e estudos de figuras. Ele foi a Versalhes e desenhou courts de tnis vazios e estudou as vrias poses das figuras. Neste desenho, David tenta captar o ambiente geral do court e todos os seus elementos constituintes. O autor aproveita tambm para tirar algumas notas, provavelmente para descrever algum detalhe menos evidente no desenho.

Vista sobre o Tibre e Castelo de So Angelo. 1777. Aguada


sobre giz negro.

David fez estudos em Roma sobre antiguidades e monumentos. Ele encheu dois cadernos com estes desenhos. Aqui o autor trabalhou mais o desenho do que no anterior exemplo, procurando captar desta vez a luz e a atmosfera do cenrio.

Desenho de Comunicao | Cadernos de Viagem Faculdade de Arquitectura e Artes da Universidade Lusada do Porto

2008/2009

Albrecht Drer

Porto de Anturpia. 1520.


Pena e tinta.

Este desenho vem do caderno de desenho da viagem do artista Flandres. A frente de gua vista de uma elevao. A reduo do tamanho dos objectos devida perspectiva, como visto nos barcos, gera um vivo sentido de profundidade, visto que na poca estes conhecimentos de perspectiva nunca foram cientificamente estudados.

Hendrick Cornelisz. van Vliet

Caderno de desenho. 1655-65. Este desenho faz parte de um conjunto de dezanove folhas de um caderno de esquisso com desenhos de viagem e estudo. As folhas contm desenhos dos dois lados, um total de trinta e oito desenhos em carvo e sangunea. Enquanto a maior parte das imagens so retratos, existem tambm desenhos de interior de igrejas, plpitos e uma inscrio de um tmulo.

You might also like