You are on page 1of 15

AUTOMAO DE REDES DE DISTRIBUIO DE ENERGIA ELTRICA

Ferdinando Crispino Jos Antonio Jardini Luiz Carlos Magrini Hernan Prieto Schmidt Escola Politcnica da Universidade de So Paulo (EPUSP-PEA) jardini@pea.usp.br

Resumo: A automao de redes de distribuio de energia eltrica envolve a utilizao de


sistemas SCADA para superviso e controle remoto dos equipamentos espalhados ao longo da rede eltrica. Entretanto o maior volume de aplicativos desenvolvidos, destinam-se ao gerenciamento tanto das informaes tcnicas dos equipamentos e sua histria, quanto das informaes espaciais, que detalham sua localizao geogrfica. Somam-se a eles softwares destinados a simulao das operaes na rede, afim de assegurar o seu pleno xito. Uma das principais ferramentas o reconfigurador da rede, que atravs de interface grfica possibilita a visualizao prvia do resultado das manobras simuladas. Um exemplo de reconfigurador com interface baseada em pacote SIG apresentado.
SCADA, Sistemas de Superviso e Controle, Automao de Redes de Energia e Centro de Controle da Distribuio, Sistema de Informaes Geogrficas.

Palavras Chave:

1. - Introduo
Um sistema de automao da distribuio segundo definio do IEEE ("Institute of Electrical and Electronics Engineers"), uma combinao de subsistemas de automao que habilitam uma empresa concessionria a monitorar, coordenar e operar alguns ou todos os componentes do sistema eltrico em tempo real. Essa definio bastante genrica e inclui vrios subsistemas que comumente so considerados separadamente, tais como superviso e controle de subestaes, superviso de controle da rede eltrica, gerenciamento de carga, medio remota, atendimento reclamaes dos consumidores, engenharia, etc. Os Sistemas de Informaes Geogrficas (SIG) oferecem uma tecnologia inovadora na forma de gerar e utilizar mapas necessrios construo e gerenciamento de redes eltricas de distribuio e energia eltrica. Essa tecnologia possibilita que programas computacionais criem um vnculo entre objetos geogrficos desenhados num mapa, com informaes alfanumricas armazenadas em um ou mais registros de um Sistema de Gerenciamento de Base de Dados (SGBD) relacional. O efeito resultante desta juno, aliada capacidade de simulao de cenrios torna-se uma poderosa ferramenta organizacional e de gerenciamento, dando origem a uma outra tecnologia denominada Automated Mapping and Facilities Management, ou simplesmente AM/FM. Dentre esses vrios subsistemas que compem a automao da distribuio destaca-se a
1

superviso da rede eltrica, em virtude dos seus equipamentos estarem geograficamente distribudos e muitas vezes em locais de difcil acesso, tal como ocorre em redes localizadas fora do permetro urbano. Essa capacidade de manobra remota de equipamentos da rede, deve estar sintonizada com a operao da subestao alimentadora, o que conduz a uma sintonia entre a operao da rede eltrica, com a operao da subestao.

1.1 - Superviso da Rede


O gerenciamento e operao da rede eltrica conduzido em instalaes especficas denominadas de Centro de Operao da Distribuio (COD) , que concentram a operao das subestaes, bem como da rede de distribuio de energia, de uma regio, de modo a garantir o suprimento de energia ao consumidor. Para tanto, o COD deve oferecer recursos que permitam no caso de ocorrncia de falha, promover sua localizao, isolamento do defeito e restabelecimento do fornecimento, no menor tempo possvel. E ainda, no caso de manutenes programadas ou para isolar defeitos, promover a transferncia da carga entre circuitos objetivando afetar o menor nmero possvel de consumidores. O ncleo de um sistema de automao denominado de sistema SCADA ("Supervisory Control and Data Acquisition") em virtude de suas funes de coleta de dados e atuao sobre os equipamentos no campo.

1.1.1 - Requisitos funcionais


Um sistema digital voltado a automao de sistemas eltricos deve apresentar as seguintes funes bsicas: Funo monitorao: Permite apresentar ao operador, graficamente ou atravs de desenhos esquemticos, os valores provenientes das medies realizadas, alm das indicaes de estado dos disjuntores, chaves seccionadoras, bancos de capacitores e demais equipamentos de interesse. Comando remoto: A manobra dos equipamentos dever ser conduzida pelo operador a partir da sala de comando, atravs de interface grfica amigvel onde apresentado o diagrama unifilar da subestao.
2

Alarme: Notifica o operador da ocorrncia de alterao espontnea da configurao da rede eltrica, irregularidade funcional de algum equipamento ou do sistema digital ou ainda ocorrncia de transgresso de limites operativos de medies.

Armazenamento de dados histricos: Todas as medies, indicaes de estado, alarmes e aes do operador devem ser armazenadas em arquivos, a fim de permitir a anlise ps operativa no caso de irregularidades.

Grfico de tendncia: Possibilitam ao operador observar a evoluo das grandezas analgicas ao longo do tempo.

Intertravamento: Efetua o bloqueio de aes de comando em chaves, disjuntores ou seccionadoras em funo da topologia.

Bloqueio ou Sinalizao: O operador pode inibir aes de comando em equipamentos especficos, em funo de manutenes, mau funcionamento, etc.

Manobras automticas: Procedimentos complexos que exigem vrias manobras encadeadas, sendo cada uma deles dependente da concretizao com sucesso da anterior, podem ser automatizadas criandose procedimentos responsveis pela sua execuo.

Proteo: Responsvel pela deteco de anomalias na rede, bem como seu isolamento de modo a evitar sua propagao com possvel dano aos equipamentos. Em virtude do seu tempo de atuao ser extremamente estreito (da ordem de milissegundos), essa funo desempenhada por equipamentos autnomos de tecnologia digital ou convencional.

Parametrizao remota: Possibilita a substituio de valores de referncia (set points) e de outros parmetros funcionais, atravs de canais de comunicao de dados. Dessa forma, equipamentos tais como rels digitais de proteo, medidores, reguladores de tenso e outros equipamentos micro-processados, podem ser re-parametrizados remotamente de modo a refletir necessidades operacionais daquele instante.

Comunicao de dados: Oferece recursos para integrao dos diferentes equipamentos micro-processados
3

espalhados geograficamente ao longo da rede eltrica, proporcionando taxa de transferncia de dados compatvel com a funo e volume de dados. Suporta diferentes meios de comunicao tais como fibras pticas, satlites, celular, etc., de forma adequar-se aos requisitos e disponibilidade do local. desejvel que proporcione independncia entre hardware e software tanto para os equipamentos de campo, quanto para os do sistema SCADA, pela aderncia a padres internacionais reconhecidos, tais como DNP, IEC 60870-5, UCA (Utilities Communication Architecture), etc. Segurana e controle de acesso: Sistemas desassistidos, podem tambm assinalar a presena de pessoas no autorizadas atravs de sensores instalados nas portas e janelas do ambiente, bem como se interfacear com sistemas de deteco de incndio, reportando ao centro de controle remoto qualquer anomalia. Autodiagnstico: Intervalos de tempo em que o sistema SCADA esta ocioso pode ser aproveitado para verificaes de seu bom funcionamento tanto em termos de "hardware" quanto de "software". Anomalias encontradas so sinalizadas ao operador e includas no quadro de alarmes. Alm dos requisitos funcionais, o sistema digital de automao dever ainda oferecer as seguintes facilidades: Interface Homem-Mquina (IHM) amigvel; Possibilitar a operao remota, a partir de centro de controle; Recursos para integrao de equipamentos de campo de diferentes fornecedores. Facilidades para expanso atravs da incluso de novas mquinas na rede.

1.1.2 - Automao de subestaes


A rpida evoluo tecnolgica na rea de controle de sistemas, tais como conceitos de sistemas abertos, redes de comunicao de dados e programas sofisticados que promovem funes SCADA em microcomputadores, tem conduzido a uma reformulao na arquitetura desse sistemas de controle. Automao de subestaes passou a se referir integrao de equipamentos de campo, tais como CPs (Controladores Programveis), UTRs (Unidades Terminais Remotas), equipamentos digitais de medio, rels digitais de proteo, seqenciadores de eventos, oscilopertubgrafos, sistema de hora padro, e rede de rea local com programa de interface homem - mquina amigvel apresentando alta capacidade grfica.
4

Esse sistema dever ser capaz de executar alm das funes bsicas de um sistema SCADA, as seguintes funes: Funo proteo: Em vista da sua importncia e velocidade de resposta, esta funo realizada por equipamentos autnomos e redundantes. Cabe ao sistema de automao apenas monitorar a atuao dos rels, que no caso dos rels convencionais efetuada atravs de contatos auxiliares. J os rels numricos apresentam a possibilidade de se transferir essa informao via canal de comunicao de dados, alm de poderem transferir

adicionalmente o estado operativo do rel obtido por meio de rotinas de autodiagnstico. Religamento automtico: Algoritmo de controle que tenta restabelecer automaticamente a topologia da subestao no caso de abertura espontnea de disjuntor. Controle de tenso e reativos: Lgica de controle que visa manter o nvel de tenso e o fluxo de reativos nos barramentos, dentro de limites preestabelecidos, atravs da alterao automtica de tapes de transformadores e a insero ou retirada parcial ou total de banco de capacitores. Oscilopertubografia: Armazena a forma de onda de tenses e correntes em pontos previamente estabelecidos, podendo ser disparada por evento externo tais como, atuao da proteo, abertura de disjuntor ou chave seccionadora, taxa de variao da corrente ou tenso, etc. Sincronismo de tempo: Capacidade de sincronizao com fonte externa de horrio padro, com resoluo de at um milissegundo. Registro seqencial de eventos: Registra a atuao de rels de proteo, abertura e fechamento de disjuntores e chaves seccionadoras e outras indicaes de estado de interesse, com preciso de at um milissegundo, de forma a possibilitar o encadeamento histrico das ocorrncias.

1.1.3- Automao da rede primria


As funes e um sistema de automao de rede, alm daquelas bsicas de monitorao e controle providas por sistemas SCADA, incluem tambm aquelas relativas a automao de circuitos alimentadores, gerenciamento de carga e leitura de medidores. A leitura de medidores inteligentes, muitas vezes realizada por sistema independente que se interliga em rede ao sistema SCADA da automao da distribuio.
5

As funes SCADA so responsveis pelas medies de tenso, corrente e fluxos ao longo da rede, alm da monitorao das indicaes de estado de equipamentos tais como chaves, religadores, bancos de capacitores. Possibilita ainda o telecontrole dos equipamentos, bem como sua parametrizao remota. As funes relativas a automao de alimentadores, incluem: Localizao de faltas: Na ocorrncia de falta permanente, que causa desligamento da rede ou de faltas de alta impedncia, que nem sempre so detectadas pelos equipamentos comuns de proteo, o despachante baseia-se nas medies disponveis e/ou reclamaes de consumidores indicando interrupo no fornecimento de energia, para determinar o local provvel do defeito e enviar turma de manuteno. Isolamento de defeitos: Possveis falhas que causam interrupo no fornecimento devem ser isoladas, a fim que o suprimento possa ser restabelecido ao restante dos consumidores. Atravs de chaves seccionadoras remotamente controladas, o trecho em defeito isolado e o circuito reenergizado atravs de comando remoto ao disjuntor da subestao. Reconfigurao da rede: Em caso de manobras programadas ou de carter emergencial, trechos da rede podem ficar isolados interrompendo o fornecimento aos consumidores. Manobrando-se convenientemente chaves seccionadoras, pode-se eventualmente transferir trechos que estavam desenergizados para outros circuitos, minimizando-se assim o nmero de consumidores afetados. Embora essas funes sejam suficientes para operao de um sistema de distribuio, o sistema SCADA usualmente trabalha com desenhos esquemticos que no representam com fidelidade a rede eltrica, e sua localizao. A sua integrao com ferramentas AM/FM para suprir essa deficincia, somadas a ferramentas computacionais avanadas voltadas operao e controle, formam em conjunto um sistema de gerenciamento da distribuio ou DMS ("Distribution Management Systems"). So funes avanadas de um sistema DMS: Estimador de estado: So algoritmos que promovem a filtragem em tempo real das medies redundantes, removendo erros grosseiros e inconsistncias. Em sistemas com deficincia em pontos de medio da rede, o estimador de estado pode compensar essa falta fazendo uso das leituras histricas de consumo mensal, combinando-as e adequando-as em conformidade com as
6

medies disponveis em tempo real. Fluxo de potncia: Permite efetuar simulaes de manobras, criando cenrios baseados nos valores de carga, tenso e topologia, obtidos em tempo real. Devem ser capazes de modelar reguladores de tenso, bancos de capacitores e cargas distribudas. Curto Circuito: Calcula os valores de correntes para curtos trifsicos, bifsicos e monofsicos, para simulaes sobre a topologia da rede baseada nas indicaes de estado das chaves e disjuntores obtidos em tempo real. Localizao de falta: Ferramentas baseadas em inteligncia artificial e lgica fuzzy, utilizam as medies da rede, combinando-as com a topologia descrita pelo sistema SCADA, para indicar o local mais provvel do defeito. Essa ferramenta especialmente importante em circuitos subterrneos em face da complexidade de se efetuar inspees. Controle de tenso e reativos: Efetua a coordenao entre reguladores de tenso e bancos de capacitores, de modo a determinar a melhor combinao entre o ajuste dos reguladores e ao de controle nos bancos de capacitores, de modo a manter o perfil de tenso dentro dos limites operacionais em todos os pontos da rede, com o menor nvel de perdas

1.1.4 - Integrao
Para o perfeito funcionamento de um sistema DMS, h necessidade de troca de informaes entre os vrios sistemas que compem a automao da distribuio, tais como: Automao de subestaes: Deve fornecer os valores de tenso, corrente e fator de potncia no cubculo de cada alimentador, bem como indicao e estado dos disjuntores e proteo associada. Recebe dos algoritmos, aes de controle para manobras de disjuntores. Aes de controle que resultem em desligamentos devem ser automaticamente registrados pelo sistema SCADA na base de dados de ocorrncias. Sistema SCADA da rede de distribuio: Exporta a topologia da rede e medies disponveis. tambm responsvel pelas manobras das chaves seccionadoras e bancos de capacitores, alm de parametrizao remota dos reguladores de tenso. Manobras que resultem em desligamentos devem ser automaticamente registradas pelo sistema SCADA na base de dados de ocorrncias.
7

Sistema AMR (Automatic Meter Reading): Responsvel pela comunicao com medidores inteligentes instalados nas dependncias dos consumidores. Pode eventualmente exportar ao sistema SCADA da rede, medies instantneas de consumo ou ainda sinalizar interrupo do suprimento de energia.

Call - Center: Registra na base de dados de ocorrncias todas as reclamaes pertinentes a interrupo de energia.

Sistema AM/FM: Recebe do sistema SCADA da subestao, bem como do SCADA da rede de distribuio as informaes referentes a alteraes da topologia da rede. Mapeia os pontos de interrupo de energia a partir da base de dados de ocorrncias.

Base de dados de ocorrncias na rede: Armazena todas as ocorrncias na rede, inclusive aquelas referentes a interrupes do fornecimento de energia. alimentado pelo "call-center", e sistemas SCADA da subestao e da rede de distribuio.

Sistemas meteorolgicos: Fornece previso de chuvas e inundaes, possibilitando o posicionamento prvio das turmas de manuteno nas proximidades das regies que sero mais afetadas.

Sistema de controle das turmas de manuteno: Efetua o controle das atividades realizadas pelas turmas de manuteno, tais como atividades realizadas, quilometragem, tempo gasto em cada atividade, etc. Pode alimentar o sistema AM/FM (Automated Mapping, Facilities Management) para que mostre graficamente a localizao das turmas de manuteno.

2. Reconfigurador de Rede
Em caso de falhas ou faltas na rede, os despachantes tem de se basear na sua experincia e nas medies disponveis para escolher a melhor alternativa de suprimento, para aquele instante. Programas computacionais utilizam a topologia da rede e medies disponveis para recomendar a melhor coleo de manobras objetivando isolar trechos com defeitos, reduzir perdas, eliminar sobrecargas em alimentadores, ou para restaurar o fornecimento. A utilizao de sistemas AM/FM na visualizao de redes eltricas de distribuio abre novas perspectivas de interface homem mquina para atividades at ento executadas atravs da consulta manual de mapas ou atravs de simulaes baseadas em arquivos texto. Com essa tecnologia possvel visualizar o mapa da regio de concesso de uma determinada empresa distribuidora de energia eltrica, juntamente com a rede de distribuio (primria e secundria), subestaes de distribuio, equipamentos (transformadores, banco de capacitores, chaves, etc.), permitindo localizao de qualquer ente atravs das coordenadas do local de sua instalao, ou atravs da subestao ou circuito a que pertence, ou ainda atravs do logradouro. Por outro lado a base de dados alfanumrica baseada em um SGBD armazena as caractersticas eltricas dos equipamentos representados geograficamente, tais como: postes, trechos e circuitos primrios, trechos e circuitos secundrios, delimitadores primrios (chave, base fusvel, banco de capacitores, disjuntores, etc), transformadores (estao primria, estao transformadora, transformador de iluminao pblica, cmara subterrnea), etc. Sistemas AM/FM podem ainda ser integrados com aplicativos desenvolvidos em outras linguagens de programao tais como reconfigurador de redes, proporcionando recursos para que sejam ativados por seu intermdio, funcionando dessa forma como interface grfica ao usurio que seleciona graficamente os equipamentos eltricos, repassando-os ao aplicativo em questo.

2.1 Utilizao de SIG como IHM de um Reconfigurador de Redes de Distribuio


Referenciar informaes geograficamente significa associar a um ponto geogrfico, as informaes de banco de dados para descrever, analisar, estudar e planejar sobre um determinado assunto, como no caso uma rede de distribuio de energia eltrica.
9

Utilizando mapas da regio onde est localizada a rede sobrepe-se camadas contendo informaes de transformadores, chaves delimitadoras, postes e disjuntores, associando a eles informaes de um banco de dados relacional que contem dados alfanumricos. Pode-se ento desenvolver um aplicativo para reconfigurar a rede de distribuio trocando o estado de chaves, separando um determinado trecho ou desligando um trecho de um determinado circuito e ligando-o em um outro e assim verificar a viabilidade da nova configurao da rede de distribuio. Como base para a tomada de deciso da viabilidade de realizar esta reconfigurao, utiliza-se a queda de tenso e a corrente em cada trecho do alimentador. Analisando as vrias possibilidades de reconfigurao pode-se planejar manutenes programada em trechos da linha bem como eventuais despachos de carga em casos de defeitos na rede de distribuio. Na aplicao a seguir descrita a estrutura de banco de dados consistiu de tabelas pertencentes ao ArcView (dados geogrficos) e base de dados da distribuio (dados alfanumricos). O relacionamento entre as tabelas feito atravs de campos especficos que contm ndices comuns (ids) entre as mesmas. Com esses ndices, pode-se interligar vrias tabelas diferentes para se obter um propsito. O banco de dados utilizado tem a modelagem exemplificada na Figura 1.

Fig 1. - Diagrama de implementao de base de dados da rede primria

10

A base cartogrfica escolhida para exemplo foi a rede de distribuio primria da regio da Cidade Universitria, So Paulo. Com uma dada estao exibida na tela, contida na tabela de dados geogrficos "ESTACAO.PAT" pode-se identificar na tabela de dados alfanumricos "ESTACAO", pelo campo que contm os "id's", as instalaes correspondentes existentes na estao na tabela INSTALACAO_UT (correspondente aos dados de potncia dos transformadores da estao). Atravs da tabela de instalao (transformador) identificar todos os circuitos conectados esta instalao pela pode-se tabela

CIRCUITO_PRIMARIO. Com esses circuitos, determinam-se os trechos que compem os circuitos pela tabela TRECHO_PRIMARIO. A tabela de trechos se relaciona com a tabela de "CABOS" que contm as caractersticas dos tipos de cabos que constituem os trechos, como resistncias, reatncias e correntes mximas admissveis importantes para o clculo eltrico. O Aplicativo aqui descrito apresenta vrios temas (coberturas) que podem ser ativados ou desativados com um clicar de mouse no tema de interesse, que est em uma coluna visvel esquerda da tela do aplicativo (Fig. 2). Os temas esto divididos em: rede de circuitos primrios: Contem todos os trechos dos circuito primrio da estao, divididos por nmero do circuito; transformadores: Contem todos os Transformadores da estao divididos por tipo (ET, EP IP e CN); delimitadores: com dois estados "0" aberto e "1" fechado, Contem a posio de todas as todas as chaves do circuito primria divididos em BF (Base Fusvel), CH (Chave Seccionadora), DJ (Disjuntor) e RA (Religador Automtico); Postes: Contm todos os pontos geogrficos dos postes da rede primria ; estao: Contem a localizao geogrfica da estao de distribuio.

No aplicativo existem dois tipos de teclas: buttons (no ArcView) que executam uma rotina cada vez que pressionado, e tools, que uma vez pressionado permanece executando uma rotina at que seja pressionado outro boto do mesmo tipo. Na primeira barra de ferramentas (parte superior da figura) localizam-se as teclas tipo button e na barra logo abaixo as teclas tools. Ao ser ativada a tecla tool "troca estado das chaves", disparada uma rotina que possibilita abrir ou fechar uma chave, mudando, assim, a topologia da rede primria no banco de dados. Com essa ferramenta pode-se simular a isolao de trecho de circuito ou ento transferncia de um trecho de um circuito para outro.
11

Aps concluda a reconfigurao desejada para a rede primria, necessrio verificar as condies operativas da rede para a nova situao, havendo portanto necessidade de se refazer os clculos de fluxo de potncia. Para isso, utilizado um programa de clculo eltrico (dentro do mesmo sistema) que tem como entrada um arquivo gerado pelo Aplicativo (que est aqui sendo descrito). Para gerar este arquivo, na tela h uma tecla tipo button "Saida.TXT". Esse arquivo contm os dados da linha, os pontos inicial e final, o comprimento dos trecho, as cargas dos transformadores e as chaves abertas. O programa de clculo eltrico utiliza o algoritmo denominado "pai-filho" para ordenar os trechos por circuito desde o disjuntor da subestao. Ordenados os trechos do circuito, feito ento o clculo eltrico considerando que as cargas so de corrente constante. O programa calcula as tenses em cada barra, as correntes, as quedas de tenso, os fluxos de potncia e as perdas de cada trecho do circuito primrio. Esses valores so atualizados na tabela de atributos do circuito primrio do Aplicativo, j com os campos de correntes e tenses previamente zerados, de modo que os valores remanescentes de uma configurao anterior no aparea na prxima. Para executar esse evento de "zerar" os campos h uma tecla do tipo button "Zera os campos". Para executar o programa de clculo eltrico basta pressionar um boto tipo button "Fluxo de Potncia". A partir destes clculos pode-se verificar a existncia de trechos do circuito com tenso abaixo de um determinado valor, trechos com correntes acima da capacidade mxima do cabo, ou trechos que tenham alguma caracterstica em particular. Com essas informaes pode-se tomar decises, e escolher a melhor opo de uma nova reconfigurao da rede. Para exemplificar o potencial do aplicativo so mostrados a seguir alguns resultados e concluses obtidos a partir de reconfiguraes da rede original. A Fig. 2 mostra a tela do Aplicativo com um circulo na regio da subestao e um ponto no local onde foi requisitado a informao de tenso mostrada no quadro logo abaixo do ponto. V-se um circuito selecionado em cor mais clara que vem desde a subestao at o ponto. Escolhe-se ento outro circuito que ira alimentar o circuito anterior quando forem trocados os estados das chaves escolhidas (Figura 3). Os dados das chaves so ento armazenados nos arquivos que so utilizados para o clculos eltricos.
12

Detalhe da fig 3

Figura 2 - Seleo do Circuito Original

Fig.3 - Manobra das Chaves


13

Ao trocar o estado das duas chaves, exemplificadas na Fig. 3, a primeira, passando de aberta para fechada e a segunda de fechada para aberta, reconfigura-se a rede para que o circuito 2 passe a alimentar o circuito 1 a partir daquele trecho. A partir desta nova configurao so calculados os novos parmetros e verificado se vivel a utilizao deste novo circuito para este propsito, observando as variveis tenso e correntes de trechos. Analisando os valores tabelados (Fig. 4), chega-se concluso que esta configurao possvel de ser executada pois: a tenso est dentro da faixa aceitvel para o ponto considerado que era o ponto onde a tenso seria a menor possvel. os valores das correntes nos trechos no ultrapassaram os valores mximos permitidos. Sendo assim, essa poderia ser uma das possveis solues para o problema em questo. Outras solues podem ser testadas, bastando para tanto que o usurio faa outras simulaes e verifique se os critrios pr-estabelecido de tenso e corrente foram respeitados.

Fig. 4 - Seleo do Circuito Final

A escolha final ento estabelecida por comparao das tenses e correntes obtidas em cada caso. O Aplicativo desenvolvido apresenta a facilidade de visualizao e manipulao de dados, que seriam de difcil entendimento quando observados somente de forma numrica.
14

A manipulao de um grande nmero de dados faz com que seja necessrio uma interface com um banco de dados externo. No caso foi utilizado o padro ODBC (Open Data Base Conectivity) para conexo com o Sybase.

3. Bibliografia
1. JARDINI, Jos A. Sistemas digitais para automao da gerao, transmisso e distribuio de energia eltrica. edio acadmica, 1996. 2. PROUDFOOT, D.; TAYLOR, D. How to turn a substation into a data base server. IEEE Computer Applications in Power, April 1999, vol. 12, n 2, pg. 29-35. 3. Celik, Mehmet K. Integration of advanced applications for distribution automation. IEEE Power Engineering Society, 1999 Winter Meeting, 31 jan.-4 feb., New York, USA. 4. Baran, M. E. Data requirements for real-time monitoring and control of feeders. IEEE Power Engineering Society, 1999 Winter Meeting, 31 jan.-4 feb., New York, USA. 5. CRISPINO, F.; KIKUDA, E. T; JARDINI, J. A.; MAGRINI, L. C. Reconfigurao de

redes de distribuio utilizando-se um Sistema de Informaes Geogrficas. So Paulo, 1998. Projeto de Formatura - Escola Politcnica da Universidade de So Paulo (EPUSP). 6. BORLASE, S.H. Advancing to true station and distribution system integration in electric utilities. IEEE Transactions on Power Delivery, vol.13, n 1, January 1998, pg. 129-134.

15

You might also like