You are on page 1of 30

Revista-Laboratrio Comunicao Social - Jornalismo Ano 3 nmero 3 - CEULP/ULBRA Palmas/TO - Novembro de 2011

A DESTERRITORIALIZAO CULTURAL

na era das conexes

Sumrio

Editorial
Falar do lugar e do no lugar. Falar do que concreto e do que no . Pensar a subjetividade em tempos de excessiva objetividade e individualidade. Eram estes os desafios que a turma de futuros jornalistas assumiu no incio do segundo semestre de 2011, na disciplina Produo Jornalstica 2 - Revista. Para tanto, primeira tarefa, antes de qualquer pauta. Entender e compreender a desterritorializao da cultura, a partir dos escritos de Zygmunt Bauman. No livro escrito ainda na dcada de 1990. Assim comeou a preparao para a terceira edio da Revista-Laboratrio Eu. Em sala de aula, os alunos entraram na discusso de tempo e espao, identidade, comunidade, trabalho. A partir da, com a compreenso do que era a 'modernidade lquida', seus reflexos nos relacionamentos, negcios e no cotidiano, passou-se a pensar nas pautas e reportagens que seriam elaboradas. Nascia uma viso diferenciada e ampla sobre o que motiva, incomoda, impulsiona, intriga e faz caminhar esta n o v a h u m a n i d a d e . D e s d e o relacionamento entre vizinhos, passando pelos conflitos de gerao com as novas mdias e tecnologias, at os aspectos amorosos, educacionais e profissionais, alm das formas de diverso por meio de jogos eletrnicos e de trabalho com as tecnologias mveis. Desta forma, a terceira Revista Eu vem com duas verses: uma eletrnica, recheada de ilustraes em vdeo, udio, links e outra em PDF, onde o internauta poder usufruir da possibilidade de folhear as pginas de textos e imagens, de um material impresso. Navegue, leia, aproveite. Em tempos de desterritorializao, onde voc estiver, acesse o contedo preparado, em 2011, por estudantes de Jornalismo de um centro universitrio (CEULP/ULBRA) instalado, desde 1991, na capital do Tocantins, Palmas.

03 05 08 10 11 13 15 18 21 23 25
Expediente

Jogos simuladores de vida real na Desterritorializao Cultural

As relaes reais no mundo virtual: como funciona o trabalho, a educao e at o amor na web

Violncia virtual: agresso sem barreiras

Incluso digital ainda desafio para o Brasil

Desterritorializao e a imigrao japonesa

H vida aps os muros?

Voando como um anjo a levar o evangelho a toda terra e a toda a nao

Blog em alta

O jornalista multifuncional na era da desterritorializao

Ora aqui, ora ali

Desterritorializao na cultura do lazer contemporneo

Eu a revista-laboratrio do Curso de Jornalismo do Ceulp/Ulbra. Produzida e editada pelos alunos da disciplina Produo Jornalstica 2 Revista, sob orientao da professora-mestre Jocyelma Santana. Ano 3. N 3. Palmas/TO 2011. Diretora-geral do CEULP/ULBRA: Kelen Beatriz Lessa Mnica Coordenadora de Comunicao Jornalismo: Profa. Msc. Irenides Teixeira Social

Editora-chefe: Profa. Msc. Jocyelma Santana Reprteres e fotgrafos: Alan Monteiro, Bruna Lorranny, rika Vale, Katiuscia Gonzaga, Marcio Di Pietro, Michelle Souza, Rodrigo Correia, Tamyra Pinheiro, Vanessa Trindade, Victor Morais, Walter Reidinger. Projeto Grfico: Bruce Ambrosio Diagramao: Alan Monteiro da Silva

Jocyelma Santana
jornalista e professora

Jogos simuladores de vida real na


Walter Riedlinger

Desterritorializao Cultural
m Modernidade L q u i d a , Zy g m u n t Bauman, descreve as experincias e o consumo individuais, ou seja, do Eu, numa sociedade moderna onde as ideias e possibilidades se expandem e se estabelecem. Sobretudo a relao do homem e sua identidade. As mdias intensificaram nas ltimas dcadas o apelo promocional sobre os produtos, agregando a eles no s utilidades, mas valores tornando tambm o pblico mais exigente. Com tanta exigncia, vale questionar a viso de futuro numa sociedade moderna. Para onde o homem est indo? Ou melhor, para onde quer ir, o que quer ser e o que quer consumir? Os jogos simuladores de vida real so bons exemplos, at certo ponto, para tentar explicar essas questes. * Em alguns casos, o personagem pode ser personalizado de acordo com o gosto do jogador; * So exibidos em sua maioria em 3D (trs dimenses), dependo da plataforma onde for executado, para passar uma sensao maior de realismo; * Lidam com fatos do cotidiano ocorrentes na vida de um indivduo (comprar, dormir, comer, ler, etc.); * Tem metas (como todo jogo) a serem atingidas pelo jogador durante sua vida virtual. Com crescimento elevado (31% ao ano no Brasil*), no de se admirar que a indstria de jogos esteja to atenta a essas mudanas no comportamento do consumidor moderno.
*Fonte: ABRA Games Associao de Estdios Brasileiro de Desenvolvimento de Jogos.

A opinio de quem joga


oder inventar e reinventar situaes, ter o emprego, a casa, o carro e a vida que sempre quis, a proposta que os simuladores de vida real mais famosos trazem ao indivduo. Mas o que o usurio busca nesse tipo de jogo?

Outros so mais diretos Voc pode desfrutar sua raiva fazendo o person agem sofrer ou ate fazer coisas que voc nunca pode fazer. Lucas Silva, 17, joga h um ano.

Voc pode criar uma personagem e viver uma vida da maneira que voc quiser. Joo Manoel, 16, joga h dois anos.

No simulador, voc pode at morrer que nada vai te acontecer. Experimenta fazer isso na vida real! Thiago Prado, 22, joga h 5 anos.

Os mais famosos do pc**


The Sims
he Sims uma srie de jogo eletrnico de simulao de vida criada pelo designer de jogos Will Wright e distribuda pela Maxis. O primeiro jogo da srie, The Sims,foi lanado em fevereiro de 2000. Nos jogos, o jogador cria e controla a vida de pessoas virtuais (chamadas de Sims). O jogo atraiu legies de fs, devido a sua simplicidade e objetividade. Os jogos foram portados e convertidos para diversas plataformas, incluindo celular, Nintendo DS, Playstation 2 (Sony), Game Boy Advance (Nintendo), Game Cube, Xbox, incluindo at uma verso remodelada do The Sims 2 Mobile para o antigo Mega Drive. Ao invs de ter um destino definido, o jogador encorajado a tomar suas prprias decises e se relacionar inteiramente em um ambiente interativo. Desse modo o jogo atraiu jogadores ocasionais. O nico objetivo real do jogo organizar o tempo de seus Sims para ajud-los a alcanar seus objetivos de avano pessoais.

Sim. Eu acho muito legal o The Sims, por que nele eu tenho chances de fazer coisas que eu talvez nunca faa na vida. Marcelo Henrique, 16, joga h dois anos.

**PC, do ingls, Computador pessoal. Revista Eu

Second Life um ambiente virtual e tridimensional que simula em alguns aspectos a vida real e social do ser humano. Foi criado em 1999 e desenvolvido em 2003 e mantido pela empresa Linden Lab. Dependendo do tipo de uso, pode ser encarado[3] como um jogo, um mero simulador, um comrcio virtual ou uma rede social. O nome "Second Life" significa em ingls "segunda vida", que pode ser interpretado como uma "vida paralela", uma segunda vida alm da vida "principal", "real". Dentro do prprio jogo, o jargo utilizado para se referir "primeira vida", ou seja, vida real do usurio, "RL" ou "Real Life" que se traduz literalmente por "vida real". Quando questionados se era uma forma de suprir alguma necessidade da vida real alguns jogadores citaram os jogos como um mundo mgico. Ah um mundo mgico onde tudo pode acontecer Marcos Souza, 14, joga h cinco meses.

Second Life

Nas redes sociais


gora on-line. Que agricultor no gostaria de lidar com tanta facilidade de sua plantao e administrar com eficincia sua fazenda, sem sair de casa? a ideia que o software Colheita feliz oferece ao usurio do Orkut.

olheita Feliz um simulador de fazenda em tempo real desenvolvido pela empresa norteamericana Mentez, disponvel como um aplicativo no site da rede social Orkut. O jogo permite que os jogadores possam gerir uma fazenda virtual que inclui o plantio, cultivo e colheita de diversas plantas, rvores e animais e at mesmo o roubo. Desde o seu lanamento, o Colheita Feliz se tornou o aplicativo mais popular no Orkut, com mais de vinte e dois milhes de usurios, mas foi substitudo pelo Vila Mgica, tambm desenvolvido pela empresa Mentez.

O fim da interpessoalidade
ercebe-se que a cultura atinge e muda de forma mais consistente a vida na sociedade. Por meio das novas tecnologias, o ser humano continua ultrapassando as barreiras fsicas e o contato interpessoal. O homem um ser desejoso por natureza e precisa consumir novos hbitos, novos produtos.

Oque os simuladores permitem no apenas satisfazer os desejos, mas descompromissar o jogador dos pudores e culpas que carrega por alguns erros e/ou atos proibidos ou imorais que so cometidos, ou seja, passar por cima, muitas vezes, dos princpios ticos que a sociedade ensina.
Imagem: Site Cognos TECH

A relao vida virtual e religio


lgumas religies, como o hindusmo, pregam a elevao do esprito at chegar perfeio. Nos simuladores de vida real, a elevao no de esprito, mas sim de nvel. Cada nvel alcanado uma vitria e a vida s ser perfeita quando no houver oponentes no cl com mais elevaes que voc. sinceramente

Vida virtual e dinheiro


a maioria dos simuladores via internet, assim como na vida real, preciso pagar para levar. No diferente do que se v, para obter vantagens na vida virtual, o usurio tem de desembolsar a quantia requerida pelo jogo para satisfazer algum desejo. J em outras plataformas como PC e alguns videogames h cdigos que inseridos se transformam em dinheiro virtual. Exemplo disso o simulador The Sims. 4
Revista Eu

Toda vez que o usurio ao apertar ctrl+shift+c ver uma barra branca e ao digitar a palavra klapaucius ganhar automaticamente 1000 Simolees (moeda do jogo). A repetio do comando ilimitada, ou seja, em poucos segundos e sem muito esforo o jogador pode se tornar um milionrio.

Por Rafael Ishibashi

As relaes reais no mundo virtual


Como funciona o trabalho, a educao e at o amor na web
ma pauta complexa como d e s t e r r i t o r i a l i z a o g e ra l m e n t e transmite a ideia de redes sociais, afinal esse um tema que comumente agenda os veculos de comunicao. J de praxe notcias que citem os perigos da internet e, sobretudo, das redes, no e s q u e c e n d o, c l a r o o s Trending Topics que j pode ser caracterizado como um ponto chave das rondas nas redaes. Mas o que acontece de fato nessa grande rede SOCIAL chamada internet, qual a sua real sociabilidade? Amores, jogos, educao e at trabalhos, que do certo, ou no...

A internet um encantador mundo que vem ganhando cada vez mais o tempo das pessoas. Contudo esse tempo no gasto toa, um estudo realizado pelos pesquisadores da Universidade Nacional de Singapura e apresentado na Conferncia Anual da Academy of Management revelou que buscar o entretenimento na internet, principalmente navegar nas redes sociais, revigora a mente depois de um longo perodo de trabalho.

redao jornalstica um estressante local de trabalho, nela a internet utilizada para consulta, troca de informao e, sobretudo para as assessorias divulgarem seus famosos realeses. O Twitter j caracteriza uma rpida ferramenta de coleta de informaes. O produtor Rodrigo Correia comenta sobre essa t o u t i l i z a d a f e r ra m e n t a complicado acompanhar o twitter em funo de sua rapidez, enquanto se produz o texto diversos novos 'tweets' j foram publicados, mas mesmo assim vale dar aquela conferida. Ainda sobre a internet e sobre a fuga do stress da redao, Rodrigo fala sobre relaxar nas redes

sociais acho que o costume similar ao ato de ir tomar um caf ou para os fumantes, ir fumar um cigarro, tudo depende do que a pessoa prefere fazer para dar uma 'desligada'. A internet funciona tambm como local de interao nos estudos. O sistema EAD (Educao a Distncia) ganha fora em todo o territrio nacional, segundo o ltimo Censo da Educao Superior, realizado pelo MEC em 2001, o sistema EAD possuia cerca de cinco mil inscritos em curso superior, nmero que subiu notoriamente para mais 800 mil em 2009. O sistema de Educao a Distncia oferece cursos que proporcionam o aprendizado e ultrapassam as barreiras do espao.

O professor pode estar a quilmetros de distncia e ainda assim ministrar uma aula para milhares de alunos em dezenas de estados. A professora de EAD, Maria de Ftima da Rocha Medina, ressalta que o sistema EAD funciona desde que os alunos tenham comprometimento com a disciplina e participem dos fruns de discusso. Com o suporte da internet a educao conseguiu chegar a pessoas as quais no possuam acesso, contudo apenas uma ferramenta utilizada para facilitar essa interao, a relao ensino/aprendizado ainda depende das partes integrantes do processo, assim como nas aulas presenciais. Existem alunos que precisam de

Revista Eu

aulas presenciais fora as EAD, mas em contrapartida tambm existem alunos presenciais que precisam de aulas complementares, o que muda a apenas a ferramenta pela qual o contedo passado complementa Medina.

Jogando com o amor

Tom e Bet so um casal de namorados como outro qualquer: se beijam, se abraam, brigam, se reconciliam, mas com uma peculiaridade, isso tudo ocorre online, em um MMORPG (Massive Multiplayer Online Roling Play Game) chamado Forsaken World. Na vida real Tom Danilo e Bet Sabrina. Eles se conheceram em um jogo chamado Runes of Magic em meados de setembro de 2009. Tom conta que, na poca, Bet era muito fechada e ele nem sabia se ela era realmente uma mulher, coisa muito comum em jogos online, onde os personagens podem ser de qualquer sexo. O contato dos dois, como conta o apaixonado Tom, se estreitou quando eles conseguiram um servidor de Team Speak, um programa de voz muito utilizado pelos jogadores de MMO, a partir dai ficamos amigos, mas nada alm disso, afinal eu morava em So 6
Revista Eu

Paulo e ela em Foz do Iguau. Tom ainda fala que eles eram muito diferentes, enquanto ela j namorava, ele gostava de curtir a vida de solteiro. E foi justamente quando ela terminou o namoro que Tom aproveitou para se aproximar ainda mais nesse momento de solido eu tentei consol-la e levantar o astral dela, sempre fazia tudo por ela cheguei at a enviar para o email (do jogo) dela uma flor com uma frase que fiz dizendo o quanto ela era especial e que sempre podia contar comigo. A transio do virtual para o real era apenas uma questo de oportunidade e essa surgiu em janeiro de 2010 quando o Metallica, uma banda de metal que os dois gostam muito, fez um show em So Paulo. Eu havia comprado um ingresso a mais e disse a ela que tinha ganhado esse ingresso de um

amigo (para no ficar muito chamativo), e como uma amiga dela ia com o namorado ela pensou, pensou e pensou, mas aceitou o convite. Tom ainda fala que o primeiro encontro dos dois foi bem inusitado, pois cada um tinha uma perspectiva diferente do outro e quando se viram as coisas no foram como esperadas. No dia do show do Metallica, que seria noite, ela chegou de manh na rodoviria e eu estava l para receb-la, foi um encontro e s t ra n h o a s s i m c o m o t o d o encontro de vida virtual para real. Ela me imaginava de uma forma e eu imaginava ela de outra em alguns aspectos. Ele lembra at a data exata 30 de janeiro de 2010, mas o fato que os dois se gostaram muito, foram juntos ao show e quando ela voltou para a Foz eles continuaram se falando,

mais do que nunca. Duas semanas depois Bet ainda voltou para So Paulo, mas dessa vez no apenas para prestigiar uma banda de metal e sim para encontrar seu novo amor, Tom. Para manter o relacionamento, mesmo morando em cidades diferentes, os dois usavam o jogo como um meio de passarem um tempo juntos. Para Tom essa foi a parte mais difcil eu precisava possuir um vnculo forte com ela para que pudssemos continuar forte, como eu e ela trabalhvamos durante o perodo integral e nenhum dos dois podia largar o emprego para arriscar morar junto, o que nos manteve unidos foi o jogo, onde passvamos a noite conversando o tempo todo e nos distraindo da saudade. Mas mesmo todo o contato online do mundo parecia no ser suficiente para esse casal apaixonado e ento a relao dos dois comeou a ficar cada vez mais no real. Quase todo final de semana ela vinha para So Paulo para ficarmos juntos. Aps 1 ano e 3 meses dessa forma, eu no agentando mais ficar longe resolvi arriscar e trazer ela para morar comigo, conta Tom. Hoje, Tom e Bet so casados, no jogo claro, no mundo real Danilo e Sabrina dividem uma vida que comeou no virtual e dura at agora estamos h um ano e oito meses juntos, j estamos noivos, com data do casamento marcada para dezembro de 2011, muito felizes e com muitos planos pela frente, finaliza Tom. Essa reportagem tambm serviu como experimento, pois, com exceo de uma entrevista, todas foram feitas por meio de email, ento fica o desafio ao leitor, tentar descobrir qual foi feita presencialmente, o que seria praticamente impossvel, porque a internet j um no-lugar, uma sociedade paralela do dia-a-dia, uma realidade inerente nossa e ao mesmo tempo uma sociedade a parte, com suas prprias regras e costumes.

Revista Eu

Violncia virtual:
agresso sem barreiras

Bruna Naves

Xingamentos, apelidos, ofensas nas redes sociais so caractersticas do bullying


desterritorializao fsica e virtual de pessoas, por meio das tecnologias de comunicao, dribla distncias. O que aconteceu com a famlia de Odlio Torres prova disso. Mesmo seu casamento acontecendo em Goinia, ele viu os reflexos de sua vida afetiva atingirem o cotidiano de seus familiares em outro Estado, no municpio de Lizarda na regio do Jalapo, a 180 quilmetros da capital Palmas. Foi horrvel, no tnhamos coragem de sair na rua. Tivemos que mudar at de visual e rotina. Essa foi a reao do estudante de Jornalismo, Odlio Torres e de seu companheiro, o jornalista Lo Mendes, aps sofrerem ameaas de desconhecidos. Toda minha familia sofreu. As crianas (sobrinhos) nem iam mais escola. Virou uma chacota em toda a cidade, principalmente por minha famlia morar em um municpio pequeno, no interior do Tocantins, comenta Torres. O estudante de jornalismo diz ter sido ameaado duas vezes pela rede social Orkut. A ameaa, segundo ele, foi devido repercusso do registro da primeira unio estvel gay do Brasil, realizada em junho de 2011. O caso teve visibilidade no s nacional como internacional. Devida tamanha repercusso, o casal fez vrias viagens depois do registro da unio para dar entrevistas s emissoras de televiso. Na volta de uma dessas viagens, ao entrar no Orkut, o companheiro de Odlio se surpreendeu com um convite de amizade que estava recebendo, com uma frase 8
Revista Eu

contendo palavras de baixo calo. Sabendo de seus direitos, o casal foi delegacia e at hoje o caso est sendo investigado pelo servio de inteligncia policial de Gois. A homofobia foi grande, mas hoje estou bem melhor e feliz. Minha unio estvel, que tinha sido cancelada, j foi revogada. Agora tenho o mesmo direito que os hteros, conclui Torres. As agresses corporais ou psicolgicas, tambm denominadas de bullying, que antes aconteciam em espaos fsicos, hoje so inseridas, tambm, nos espaos virtuais, principalmente nas redes sociais, ganhando uma nova nomenclatura cyberbullying.

Mas os crimes no param por ai... O rapaz F. C. A., 24 anos, por exemplo, quando ainda era acadmico do curso de Direito, em 2009, recebeu ameaas de uma pessoa desconhecida em seu meio social. Na opinio dele, a agresso teria sido motivada por cimes. F.C.A saiu com um grupo de amigas. Uma das fotos feitas neste encontro foi parar no lbum de uma das garotas, numa rede de relacionamento. O namorado dela no gostou. Como a foto estava acompanhada por comentrios afetivos, que deixavam implcito um suposto caso entre eles, a vtima

acredita que este foi o motivo pelo qual sofrera tais agresses, feitas repetidamente em seu Orkut. Alm de ser ofendido diariamente com palavras de baixo calo, F. foi ameaado de espancamento. Tudo isso causou dano a sua imagem, visto que todos que entravam em sua pgina de recados, viam as mensagens deixadas pelo agressor. F. no fez nenhum tipo de denncia para no estender o fato. E aps trs semanas de ataques, preferiu fechar sua conta, pois o site na poca ainda no tinha recursos de bloqueios a recados. A partir de ento, ele desistiu dos sites de

relacionamento. Desacreditei da segurana desses sites quanto preveno contra danos morais e at mesmo crimes sofridos por usurios do sistema. Ele ainda acrescenta, preocupei tambm com a minha segurana, j que no conseguia imaginar o quanto o agressor conhecia a meu respeito, minha rotina e se de fato eu corria algum risco. E no so apenas os homens que recebem tais ameaas nas redes sociais. Na tentativa de comprar o famoso testo (prova aplicada semestralmente no colgio), a universitria N.R.M,

comeou a receber ofensas no Orkut, pelo reprgrafo do colgio. A agresso foi feita em uma sextafeira, e s fui me dar conta na segunda. Entre esses dias, muitas pessoas viram as baixarias que ele havia feito minha pessoa, em uma rede social, diz a jovem. A estudante diz ter ficado traumatizada, pois as agresses foram em relao a sua forma fsica e a forma de se portar. Foi constrangedor. Sei que estava errada, mas isso no justifica o que

ele fez, diz a universitria. Ela conta que parou de mexer na rede social por uns dois meses e depois bloqueou tudo, fazendo restries dos acessos e excluindo as pessoas que no conhecia efetivamente. O que a estudante sofreu, para o psiclogo Czar Gustavo, um processo normal de todos os grupos que visa identificar aquilo que ele julga ruim e que no aceitam no outro. Segundo Gustavo, que mestre em psicologia, o agressor lana na rede mundial as agresses.

O que antes ficaria dentro do colgio hoje toma repercusso, visto que as agresses saram do ambiente fsico e foram para a internet. Para ele a pessoa deve assumir o papel de enfrentamento da situao. Gustavo finaliza dizendo que se deve ter respeito s diferenas.

Revista Eu

Incluso digital ainda desafio


para o Brasil
Mesmo com avanos econmicos, o pas enfrenta limitaes. A meta do Governo ter 70% da populao com acesso a internet nos prximos quatro anos rede de computadores presente no cotidiano de muitas pessoas, mas ponderar que um grande percentual da populao mundial no dispe de acesso a ela, quase inimaginvel. Os cidados estranhos rede, por encontrar-se nesta situao, esto margem de determinado acesso ao conhecimento. O tema abordado no meio acadmico por Zigmunt Bauman, que afirma que o uso da internet tornou-se quase como um item social, um parmetro de aceitao no processo de insero da pessoa no meio social. Outro estudioso, Hasbaert que, inspirado em Bauman, refora a insegurana que marca o processo de desterritorializao do pobre, precariamente includo na periferia das grandes metrpoles, isolado frente ao encolhimento do mundo. Essa margem de excludos destacada em um estudo da Maplecroft Consultoria, divulgado no ms de maro deste ano, que aponta um cenrio preocupante de excluso digital no Brasil. De acordo com os dados o Brasil est entre os pases com 'mdio risco', o que significa que apenas uma parcela da populao tem acesso aos recursos para incluso digital. O estudo foi feito em 186 pases, atravs da classificao do nvel de acesso que as pessoas de cada nao tm tecnologia da informao, a partir de computadores, internet e celular. manicure Jssica Ferreira, 32 anos, faz p a r t e d e s s a estatstica. Ela que no tem acesso internet, chegou a fazer curso de informtica, mas desistiu. O tempo passou, tive filho e agora estou querendo voltar. Tentei aprender de todas as formas, mas tambm no tenho condio financeira pra fazer agora, mas pretendo retornar algum dia. E quero muito que minha filha Mariana aprenda tambm, conta. Para a estudante do ensino mdio Juliana Campos, 16 anos, a limitao financeira tambm obstculo para ter acesso internet. No tenho acesso por conta da minha condio financeira, minha m e n o p o d e c o m p ra r u m computador pra mim e nem bancar uma internet. Ainda no tive a oportunidade de aprender, mas pretendo aprender em breve porque acho fundamental na vida de um cidado, diz. O atendimento de pessoas como Juliana faz parte da proposta 10
Revista Eu

O estudo apontou que mesmo com um bom crescimento econmico semelhante Rssia, ndia e China no que se refere ao processo de incluso digital, o Brasil ainda deixa a desejar em comparao com os pases desenvolvidos.

do Governo Federal, no Ministrio das Comunicaes, e est previsto no Plano Plurianual (PPA) 20122015. A estimativa atender 70% dos brasileiros com acesso a internet nos prximos quatro anos. Segundo o ndice apontado pelo prprio Governo Federal, atravs do site do Ministrio das Comunicaes, o ndice de pessoas que usam a internet de menos de 42%, atualmente. Entre as metas constantes no PPA 2012-2015 na rea de incluso digital, est o aumento do uso da rede entre as pessoas com menor poder aquisitivo. O objetivo que 70% das pessoas da classe C faam uso da internet e 40% das pessoas das classes D e E tambm estejam conectadas. Atualmente, 24% das pessoas da classe C utilizam a rede e apenas 3% das classes D e E acessam a internet.
Classe C Classe D e E Todas as Classes Atualmente 24% 3% 42% Previso 2015 70% 40% 70%

Tendncia
ssa expanso proposta pelo governo brasileiro est dentro da previso apontada pelo estudo da Maplecroft Consultoria. De acordo com os estudos os problemas de incluso digital no Brasil tendem a diminuir justamente em virtude dos i nve s t i m e n t o s q u e t m s i d o realizados nas reas de tecnologia da informao e telecomunicaes. Talvez, a partir dessa mudana, o interesse por esses avanos tecnolgicos comece a surgir, inclusive em pessoas como Vanuza Claudina da Silva, 27 anos, que no tem acesso e no sente falta. Acho que o fato de eu nunca ter tido acesso acabou colaborando para esse meu desinteresse. No acho que a internet far alguma diferena na minha vida agora, afirma.

padres e que por sucessivas evolues se estabeleceu como raa dominante do planeta. A processo de desterritorializao que o homem buscou durante milhares de anos, atinge hoje uma fase de ps globalizao, onde a interatividade ciberntica aproximou as diferentes formas de culturas, valores, governos e sociedades, expondo todos em uma vitrine, tornando pblica a individualidade, validada pela mdia e pelas grandes redes sociais.

carter da prpria essncia da (multi) territorializao na vida dos indivduos e dos grupos sociais criou mecanismos que alterou a relao do tempo e espao e levou o homem a percorrer cada vez mais caminhos diferentes e distantes, assimilando e transgredindo

1900 Uma nova ordem mundial


um mundo onde a ordem a regra e a desordem a exceo, o fordismo sustentava no incio de 1900, este discurso e lhe dava credibilidade atravs de novo modelo industrial que criava padres de costumes e consumos organizados e absorvidos pela sociedade moderna. Na fase no capitalismo pesado esta enraizada e slida sociedade caminhava de acordo com as regras e os limites do certo e do errado. Os volumes e as grandes dimenses eram valorizados e o capital aplicado dentro de fronteiras definidas e bem protegidas.

japonesa no conseguiu gerar empregos suficientes para o crescente aumento populacional e para suprir a necessidade de ambos os pases foi selado um acordo imigratrio entre os governos brasileiro e japons. Aproximadamente quinze mil japoneses chegaram ao Brasil nos primeiros dez anos da imigrao e at 1940, aproximadamente 160 mil japoneses vieram morar em terras brasileiras.

presidente Getlio Vargas, proibindo o uso da lngua japonesa e as manifestaes culturais, consideradas atitudes criminosas, prejudicaram muito os japoneses e seus descendentes.

Os japoneses no Tocantins
ogo no inicio da implantao do Estado do Tocantins em 1989, o governador eleito Jos Wilson S i q u e i ra C a m p o s m a n i f e s t o u interesse em se aproximar da comunidade japonesa. Escolheu no municpio de Lajeado, uma rea prxima ao Morro do Segredo, que segundo ele, lembrava o Monte Fuji, onde pretendia instalar uma colnia japonesa, que a princpio abrigaria profissionais aposentados, ainda com capacidade de trabalho e experincia, dispostos a transmitir disciplina e conhecimento tcnico que contribuiriam para a formao do cidado tocantinense. O projeto tem o nome de Heissei em homenagem ao reinado do atual imperador do Japo. Com o crescimento do estado e o fortalecimento de Palmas como plo regional, o perfil da regio foi se modificando com a chegada de pessoas de todas as partes. Makotinho Sato foi um desses imigrantes que chegaram no inicio da construo da capital, montou seu negcio, o Hotel So Paulo, o primeiro da cidade, se estabeleceu e aqui ficou. Depois de 22 anos a comunidade japonesa cresceu e hoje
Revista Eu

Chegada dos japoneses no Brasil


oi neste inicio do capitalismo que em 18 julho de 1908 atracou no porto de Santos, So Paulo, o navio Kasato Maru trazendo 165 famlias japonesas, em sua maioria camponeses de regies pobres do norte e do sul do Japo que vieram para trabalhar nas lavouras de caf. Neste perodo, a economia

O pas era muito grande e oferecia muitas oportunidades. A terra roxa, no norte do Paran, a produo de borracha na Amaznia e as plantaes de pimenta no Par tambm atraram grande nmero destes imigrantes. Os costumes, a religio, a linguagem diferente, alimentao e at mesmo o preconceito foram algumas das dificuldades encontradas pelos imigrantes. Durante o perodo da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), o Brasil ao lado dos aliados, declara guerra aos pases do Eixo (Alemanha, Itlia e Japo). A imigrao de japoneses para o Brasil foi proibida e vrios atos do

11

conta com a Associao Cultural Nipo-Brasileira do Tocantins, com sede em Palmas, que tem o objetivo de promover a preservao e integrao de suas tradies com programaes culturais,

g a s t r o n m i c a s e e s p o r t i va s . Segundo Nelson Nakamura, presidente da associao, o evento mais importante a realizao dos jogos esportivos, que acontece em v i n t e e c i n c o d e s e t e m b r o,

paralelamente com estas mesmas atividades realizadas no Japo, com o intuito reforar a amizade e o intercmbio cultural entre japoneses e brasileiros.

Ps globalizao
este mundo ps globalizado, a liberdade na escolha dos caminhos ou opes fortalecem a individualidade e cria um cidado preocupado com o espao e sua condio existencial. O tempo foi transformado em ferramenta e caminha com um laptop, um celular. Um capital voltil, mas gil, onde as novas tecnologias permitem deslocamentos cada vez maiores e 12
Revista Eu

mais rpidos, bem diferente da poca onde as pernas e os cavalos mediam as distancias e o tempo a ser gasto. A informao em tempo real permite ao cidado interagir com o mundo todo atravs de vrios tipos de mdias. A informao e o conhecimento transmitidos se transformam em fluidos ao entrar em contato com os grupos sociais e se incorpora no cotidiano atravs das

atitudes, comportamentos e pensamentos representando uma unidade social. Os japoneses trouxeram sua arte, costumes, lngua, crenas e conhecimentos que juntos com portugueses, ndios, africanos, italianos, espanhis, rabes, chineses, alemes e muitos outros povos formam este grande painel multicultural chamado Brasil.

Por Rodrigo Correia

H vida aps os muros?


Quem so as pessoas com que vivem perto de voc? A pergunta vai alm dos mais prximos: irmos, me e pai. Na verdade vai alm dos muros de sua casa. Como vive o seu vizinho !? principal reclamao de Incio Csar Mota Castro, 18, quando chegou em Palmas foram os muros. Para ele, que voltava ao Tocantins depois de sair daqui pequeno ainda para morar em Lowell nos Estados Unidos, as enormes paredes que dividem as casas compem uma realidade bem diferente dos subrbios ao qual estava acostumado. Parece que ningum quer se ver foi o que me falou quando perguntei da sua opinio sobre o fato. A geometria das quadras da capital no deixa dvida. As casas tm sua entrada projetada para dentro, virando as costas paras as avenidas. Estas por sua vez so largas, perfeitas para carros, mas

sem caladas, o que horrvel para quem quer caminhar. E sejamos francos, caminhar sob o sol de mais de 40C que uma constante por aqui tambm no l uma das atividades mais procuradas pelos palmenses. O fato : ao andar pelas ruas s o que vemos so muros. E isto no incomoda s o Incio. A sensao que se tem de que cada um de ns vive em pequenas fortalezas e nossos limites tem de ser defendidos. E assim o so, cmeras, cercas-eltricas alm da altura cada vez mais desafiante dos muros mostram o quanto essa 'defesa pelo espao' marca da paisagem urbana. Na verdade, uma alegao inicial poderia evidenciar as taxas de assalto a residncia.

Segundo estudo realizado pelo pesquisador Francisco Viana Cruz, Palmas tem uma mdia equivalente a um roubo a residncia a cada dez dias, no perodo pesquisado. O dia em que mais acontecem roubos a residncia aos domingos. A regio do plano diretor sul registra o maior nmero dos casos com 49% das ocorrncias. A maior proporo est nas quadras 1004 e 405, e nas quadras 206, 208, 704 e 806, todas na regio sul. Mas a maior incidncia se d nos Aurenys III e II, respectivamente. As questes relativas a criminalidade em grande cidades (ou em franca expanso como Palmas) so o grande tabu do comportamento em relao aos

vizinhos. Hoje todo mundo desconfia de tudo e de todos diz Jlio Mundim, mineiro de 54 anos e morador da capital tocantinense desde 1990. Seu Julinho como conhecido pelos amigos e parentes, j morou em outras grandes cidades do Brasil, mas diz que em Palmas existe uma antipatia maior, parece que o seu vizinho nem te dar bom dia quer e no s o Seu Julinho que sente essa 'desconfiana generalizada'.

Umas rpidas rodadas de perguntas em casa e no trabalho j deram o tom sobre as 'relaes vizinhescas' em Palmas. Em 10 dias no consegui encontrar uma s pessoa que conhecesse seus vizinhos pelo nome, e claro, tive de me incluir nesta conta. Na maioria das conversas o que imperava eram reclamaes sobre o comportamento dos vizinhos. lvaro Jnior, 29, morador da quadra 108N, reclamava sobre o (mal) hbito de seu vizinho

de jogar o lixo em local inapropriado em frente a sua residncia, causando um mal cheiro terrvel. Perguntado sobre o nome do porquinho ele no soube responder. Liguei para a vigilncia sanitria vir resolver, eu prefiro isso a fazer um escndalo na porta deste sujeito. Para Dermival Pereira, 35, o que incomodava era o som alto em dias de festa, novamente, a maneira de lidar com o problema foi totalmente
Revista Eu

13

impessoal, liguei para a polcia mais de uma vez ir abaixar o som, em dia de festa na casa dele insuportvel. Estes comportamentos traduzem um pouco da frieza que marca do comportamento entre os habitantes do espao urbano. No que aturar estes comportamentos leve a um mundo de vizinhos Flintstones mas o desconhecimento sobre as pessoas que residem ao nosso redor parte de algo que autores chamam de processo de d e s e n r a i z a m e n t o o u desterritorializao. Apesar de grandssimos ambos nomes falam de algo que, no ntimo, fcil perceber. Nossa ligao com o lugar que vivemos cada vez mais frgil. Para Zygmunt Bauman, socilogo polons e um dos cones nas discusses sobre os comportamentos sociais modernos, esse movimento de socializao no espao urbano cria 'vazios' na maneira que enxergamos o nosso redor. Para o estudioso, estamos to acostumados a ignorar aqueles que dividem o espao urbano conosco que eles se tornam invisveis. Em um de seus livros, Modernidade Lquida, Bauman narra sua chegada em um aeroporto europeu, a sua anfitri, apressada para lev-lo a uma conferncia o avisou que pegaria o nico caminho disponvel, mesmo engarrafado e pediu desculpas pela demora j antecipada. Na volta para casa, pegando um txi, Bauman notou que o motorista evitou o nico caminho disponvel, uma avenida larga, e utilizada por diversos automveis, andando por ruas pobres do subrbio, e levou um

dcimo do tempo! P a r a B a u m a n , o comportamento que levou a mulher a 'apagar' o roteiro que passava pelo bairro mais pobre algo natural e ocorre simplesmente porque as metrpoles modernas so moldadas para criar uma iluso de nopertencimento de atemporalidade e por isso de fluidez. Em Palmas no diferente. Em uma breve reflexo, quantos dos nossos roteiros dirios nos permitem passar por dentro das quadras, que efetivamente, onde encontraremos pessoas? Quase nenhum. A no ser que entremos nas nossas prprias quadras, diretamente para nossas prprias casas, que como j falamos, so enxergadas como castelos psmodernos. J sem esperanas de encontrar uma tima relao entre vizinhos, ouvi o relato de Maria Helena Piza, professora da Universidade Federal do Tocantins. Ela relatou sua amizade com Severino Francisco Silva Filho. Vinda do Estado de So Paulo para trabalhar na instituio federal aqui no Tocantins, Maria Helena conheceu Francisco segundo ela mesma em uma situao inusitada. Eu convidei um amigo em comum, que era professoro na UFT para uma festa l em casa e o Francisco, como ela o chama, veio junto, nem me cumprimentou e entrou. Pouco depois a estranheza inicial se transformou em amizade. Maria Helena descobriu que Francisco tambm era professor na UFT (ela do curso de Letras ele, o de geografia) e eles acabaram se tornando vizinhos

parede a parede como relata Maria Helena. A amizade entre vizinhos foi uma constante na vida dos dois. No podia fazer uma comida diferente, fazer qualquer comemorao aqui em casa sem chamar o Francisco. Ao comentar com ela que tinha demorado tanto tempo para achar uma histria de amizade entre vizinhos e aproveitar para perguntar porque entre ela e o Francisco no rolava aquela m vizinhana, Maria Helena falou do humor de seu vizinho. Ele era muito alto-astral, cantava pera na casa dele nos dias que estava feliz, os papos eram sempre descontrados mesmo quando falava de assuntos srios, at me arrepia lembrar como era bom conversar com ele. O verbo no passado me leva a perguntar para Maria Helena se ela e Francisco no eram mais vizinhos. Ela me responde que ele morreu este ano, vtima de cncer, com 48 anos de idade. Mesmo j ruim pela doena manteve o mesmo humor, a mesma alegria. Pergunto sobre o vazio que fica para Maria Helena, e explico sobre o contexto da reportagem. O ttulo inclusive quem me d ela No comeo ficou sim um vazio, mas no do jeito que voc t falando, como se eu no soubesse quem est l, pelo contrrio, eu conheci e vivi muito com a pessoa que morava perto de mim, pelo contrrio, h vida sim aps o muro.

14

Revista Eu

Voando como um anjo a levar o evangelho a toda terra e a toda a nao


o evangelho a toda terra e a toda a nao
As tecnologias de informao e comunicao levam a mensagem bblica de forma rpida a diversos lugares Era um homem simples e humilde, mas com uma grande misso: levar a palavra de Deus para todo o mundo. Jesus dia aps dia cumpria aos poucos sua misso, a p, de barco, de animal, perto ou longe. Estudos mostram que em apenas trs anos de ministrio tenha percorrido aproximadamente 50 mil quilmetros. Aps sua morte esse trabalho passou a ser executado pelos apstolos. O que mais se destacou foi Paulo, de acordo com o artigo de Werner Wiese publicado na revista eletrnica Novo Olhar, em junho de 2005, Paulo teria percorrido cerca de 20 mil quilmetros. Alexandre Magno, rei da Macednia, somando todas as suas viagens, teria percorrido 32 mil quilmetros. Diferente de Alexandre, Paulo, aps a converso, no dispunha de grande poder aquisitivo e todas as suas viagens eram feitas com dificuldades. Assim, neste perodo, o cristianismo se expandiu, usando os recursos da comunicao disponveis na poca. Agora, com as tecnologias de informao e os meios de comunicao, a divulgao dos princpios religiosos do Cristianismo usa outras estratgias. No mais na pregao tradicional que o capelo do Centro Universitrio Luterano de Palmas, Ari Shultz, leva a mensagem crist. Ele, que passou mais da metade da vida sem usar o computador, agora percebe a importncia de utilizar
Michelle Souza

todos os recursos disponveis para falar de Deus. Para no deixar as pessoas sem uma reflexo, diariamente envia uma mensagem para o e-mail de funcionrios da Instituio. Shultz conta que este um meio fantstico de atingir pessoas, mas no serve para tudo. Tanto que para atingir os acadmicos e a comunidade, em vez de email, o capelo disponibiliza mensagens no portal da Instituio.

imagem Paulo Andr Borges

utro exemplo de estratgia de divulgao da f pelos meios de comunicao adotado pela Comunidade Cano Nova. Em Palmas, h 10 anos, a Rdio Cano Nova do Corao de Jesus, segundo a missionria Elizabete Maria, diretora da

emissora, tem a misso de levar Jesus vivo e vivido a muitos lares e muitos coraes. A Cano Nova um sistema nacional de comunicao ligado Igreja Catlica, que trabalha com TV, Rdio e Internet. Elizabete conta que a rdio no tem propagandas comerciais, quem mantem o povo naquilo que ele pode mensalmente ajudar. A matriz de toda a rede em Cachoeira do Sul, So Paulo. So 25 rdios espalhadas pelo pas que transmitem programas cujo contedo busca despertar a espiritualidade, a alegria e a descontrao. Segundo a diretora, parte da programao dedicada tambm ao jornalismo local e nacional.

Elizabete diz muito bom viver esse desafio de levar a palavra de Deus a muitos coraes. Ela comemora o fato de pessoas que voltaram igreja, que voltaram a ter humanidade por conta do que ouviram na emissora.

Elizabete Maria diretora da Rdio Cano Nova Revista Eu Transmisso da missa de inaugurao da Rdio Cano Nova do Corao de Jesus em Palmas.

15

utra igreja que tambm usa a tecnologia via satlite para transmitir mensagens de esperana e f, a Adventista do Stimo Dia. Durante o ms de outubro, Palmas foi palco de uma grande transmisso via satlite. Os cultos foram dirigidos pelo pastor Luis Gonalves, para 600 pessoas reunidas na platia. Porm, pela internet, TV e rdio eram mais de cinco milhes acompanhando a programao a cada noite, segundo o pastor.

Cmeras filmam a platia e o Pastor Luis Gonalves, para transmisso via satlite (imagem Michelle Souza)

Gonalves diz que esse tipo de programao comum nesta igreja considerada pioneira no Brasil em usar a mdia para a pregao do evangelho. A Rede Novo Tempo de Comunicao, mantida pelos fiis, foi inaugurada em 1996.

Equipamento utilizado pela igreja Adventista do Stimo Dia, para transmitir cultos (imagem Michelle Souza)

O pastor conta como se deu o processo de implantao das novas tecnologias na divulgao da f. Foi preciso preparo e planejamento para atender a demanda. Segundo ele, diariamente, um departamento da igreja na America do Sul, com um grupo de pessoas contratadas, realizam um trabalho dirio em um 16
Revista Eu

sistema de atendimento que recebe e responde contatos de pessoas interessadas na Bblia. Gonalves destaca que a pessoa v pela televiso e entra na internet para fazer contato com o sistema Novo Tempo de Comunicao. S neste sistema so atendidas cerca de cinco mil pessoas por dia. Marivania Ferreira, proprietria de um posto de combustvel em Palmas, teve acesso s mensagens do pastor Luis Gonalves, assistindo os programas Mira da Verdade e Arena do Futuro no canal Novo Tempo. Assim que soube da programao via satlite que estava sendo realizada em Palmas, se dirigiu at l para assistir o culto e conhecer pessoalmente o reverendo. Ela ainda conta como tudo aconteceu: sempre procurei assistir programas evanglicos que falassem da Bblia, e certo dia mudando a televiso de canal vi a TV Novo Tempo e comecei assistir a programao, gostei muito da pregao do pastor Luis da forma dele falar e das mensagens. Quando fiquei sabendo que ele estava aqui em Palmas ento fui na conferencia para conhec-lo pessoalmente, pois j me sentia intima por assistir aos seus programas na TV Novo Tempo, e acredito que essa a nica TV realmente evanglica que tudo que passa somente pra falar do amor de Jesus, at mesmo os comerciais fazem uma reflexo, e os programas do Pastor Luis falam para todas as pessoas de todas as religies sem discriminar ningum. O pastor, que diretor de evangelismo para toda a igreja na diviso Sul-Americana e apresentador, ainda utiliza outras ferramentas para pregar o evangelho como o live streaming, sistema de transmisso via redes sociais, e o vdeo chat sistema de comunicao direta por pessoas, e faz projees para futuro. Em setembro de 2012 vamos realizar uma semana evangelstica com mensagens sobre a Bblia, sobre Jesus, exclusivamente pela internet, vai ser a primeira experincia que a gente vai fazer 100% pela internet.

Pastor Luis Gonalves dirigiu culto para platia de 600 pessoas em Palmas (imagem Helosa Barbosa Kayser)

Mas mesmo com todo esse aparato tecnolgico, ele afirma que jamais substituir o contato pessoal. Pra voc dar uma informao usando a internet, a TV e rdio, timo, vai rpido. Mas pra voc ter qualidade na informao que voc passa voc tem que ter o que a gente chama de artilharia e infantaria. Ele explica que a mensagem tem que ir por baixo e tem que ir por cima, pelos meios tecnolgicos, mas tambm pessoalmente. O missionrio tambm defende a ideia de que a mdia, jamais ir substituir o contato pessoal quando se trata de evangelizar de falar de Jesus, porque as grandes e mais consistentes decises se alcanam no contato pessoal. Mas mesmo com todo esse aparato tecnolgico, ele afirma que jamais substituir o contato pessoal. Pra voc dar uma informao usando a internet, a TV e rdio, timo, vai rpido. Mas pra voc ter qualidade na informao que voc passa voc tem que ter o que a gente chama de artilharia e infantaria. Ele explica que a mensagem tem que ir por baixo e tem que ir por cima, pelos meios tecnolgicos, mas tambm pessoalmente. O missionrio tambm defende a ideia de que a mdia, jamais ir substituir o contato pessoal quando se trata de evangelizar de falar de Jesus, porque as grandes e mais consistentes decises se alcanam no contato pessoal.

muita tecnologia utilizada por diversas denominaes religiosas, mas ser que todo esse uso da mdia e das tecnologias de informao faz bem e realmente ajuda na evangelizao? Uma pesquisa divulgada pela Fundao Getulio Vargas (FGV), mostra o Novo Mapa das Religies, que aponta o Tocantins como um dos Estados mais religiosos do Brasil. Tanto no ndice de catlicos, quanto no de evanglicos, o Estado est bem posicionado no ranking nacional. Mas o que mais impressionou na pesquisa foi o crescimento do nmero de tocantinenses e palmenses que se dizem sem religio. No Estado, eles somavam 3% em 2003 e em 2009 chegaram a 5,19%, ou 71.287 pessoas. Em Palmas, o crescimento foi ainda maior, dobrando em seis anos. Em 2003, os que se diziam sem religio em Palmas somavam 4,21% e agora eles so 8,43%, ou 18.867 pessoas. Atualmente segundo o levantamento do Obter mais resultados de discussesIBGE, Palmas passa dos 235 mil habitantes (2011). J a Pesquisa de Oramentos Familiares mostra que de 2003 para 2009 houve um aumento de 14% no nmero total de evanglicos que no se sentem ligados a nenhuma religio. No mesmo processo de pessoas que admitem ser catlicas, mas no praticantes.

er que a utilizao das tecnologias de informao e comunicao, na pregao do evangelho, no estaria contribuindo para esse aumento no numero de pessoas que no se sentem ligados a nenhuma religio? Mesmo crescendo o acesso a pregaes, sermes, cultos e missas, sem sair de casa? Em respostas todos acreditam que no exista essa ligao, pois o uso desses meios no isolado, sempre acompanhado do convite e aes que possam levar as pessoas s igrejas e a viverem em fraternidade e comunidade com pessoas que tenham a mesma f. Elizabete diz tomar bastante cuidado na Rdio Cano Nova. Ns levamos pessoas a essa conscientizao, de ser inserida na sociedade. A diretora diz ainda que a programao da emissora convida as pessoas a estarem em suas parquias, a buscarem um grupo de o r a o . E l a r e f o r a q u e a transmisso de missas pelo rdio e pela TV para pessoas que no tem condies de se locomover. Ari Shultz tambm considera que um desafio para as igrejas tornar o culto mais atraente, que tenha elementos que as pessoas no vo ter em casa. Para isso, diz ele, preciso demonstrar para as pessoas que estar na igreja muito importante, conviver com os irmos aprender a conviver com as diferenas, para assim evitar esse isolamento das pessoas em casa, que s ouvem falar de Deus por meio da tecnologia. Luis Gonalves acredita que as pessoas que se dizem no praticantes entendem que podem adorar e servir a Deus em casa, que essa uma deciso que foi tomada, devido a alguns fatores. Primeiro que

muitas igrejas j no tm mais credibilidade, segundo que as pessoas tm muitos sermes e pregaes pela televiso, rdio e internet. Como as pessoas tem um mundo nas mos, o mundo encolheu, tm tudo o que querem sem sair de casa. A falta de credibilidade das igrejas contribuiu para o esvaziamento da f. As pessoas precisam ter algo mais consistente nas igrejas, plano de Deus que as pessoas saiam de casa e se unam em um lugar de adorao. Mas, segundo ele, a internet deve ser usada como porta de entrada afim de que possamos alcanar essas pessoas que decidiram no ir mais a igreja ordnia Souza, a c a d m i c a d e administrao, catlica no praticante e afirma que sua escolha no esta relacionada a evangelizao pela mdia. Eu era de dentro da igreja, participava do grupo de jovem e tudo mais eu me afastei ao ponto de me autodenominar catlica, mas no praticante. Sousa se decepcionou com o grupo. Eu comecei a ver falsidade dentro do prprio grupo de jovem, onde eu perdi totalmente a vontade de participar, porque eu acho que em qualquer religio voc tem que ser puro, no ser uma coisa na frente e por trs outra. A jovem disse que coisas erradas nas igrejas fazem com que as pessoas deixem de acreditar nas outras. Eu acho que se voc quer saber de Deus s abrir a Bblia, l e interpretar, porque no basta s ler, voc tem que ler e interpretar, e a evangelizao por meios eletrnicos

Imagem Revista Isto N Edio:2180 Agosto 2011

Jordnia Souza, acadmica de administrao (arquivo pessoal)

no influenciou em nada na minha deciso. A divulgao do evangelho por meios eletrnicos pode aproximar pessoas de Deus, fazendo referncia ao que est escrito em Apocalipse 14:6: E vi um anjo voar pelo meio do cu, e tinha o evangelho eterno, para o proclamar aos que habitam sobre a terra, e a toda a nao, e tribo, e lngua, e povo. As tecnologias de informao e comunicao so como o anjo da profecia, voando alto e rapidamente, indo a diversos lugares do mundo, c o m a m i s s o d e a n u n c i a r, a p r ox i m a n d o a s p e s s o a s d a mensagem bblica.
Revista Eu

17

Por Katiuscia Gonzaga

Blog em alta
quem gosta de cozinhar, dicas de utenslios e na sesso Temperos do Mundo apresenta pratos de outros estados e de outros pases por onde viaja. Em cada viagem, Paula aproveita para explorar a cozinha local e depois repassa para os leitores de uma forma bem detalhada. Um exemplo aconteceu em uma viajem recente ao Chile, quando retornou publicou curiosidades durante vrios dias. Ela contou detalhes como: experimentamos ostra, lagosta, polvo, lula, vieira, camaro, salmo, reineta, congro, tilpia, corvina, pangasius etc. As sobremesas so, literalmente, uma atrao. Alm de deliciosas impressionam pela apresentao. Sabor e esttica se fundem em sobremesas que valorizam ingredientes locais como framboesa, morangos, amndoas, etc. Paula tambm citou com detalhes, os pontos positivos e negativos da cozinha chilena.

Jornalista utiliza a ferramenta para compartilhar experincias da cozinha. Com uma linguagem clara, especfica e cheia de diferenciais, o blog vem conquistando espao. la se define como uma aventureira na cozinha e, sobretudo, diz que adora comer. Aprecia a comida trivial, mas sempre sai do arroz com feijo. A histria de amor com a cozinha comeou ainda na infncia. Paula conta que sentia o cheiro das coisas que os pais preparavam e ficava louca pra curiar as panelas. Ela se considera precoce e diz que por causa de sua inquietao, aprendeu a cozinhar com o pai quando tinha sete anos. A cozinha da casa da jornalista se tornou um laboratrio onde experimenta novos sabores de forma simples, porm deliciosa. O cobaia da jornalista o marido ngelo . Paula Lima tem 27 anos e se considera curiosa. O blog Tempero Novo foi criado em 2011, voltado para culinria, e apresenta quase que diariamente receitas deliciosas. O blog traz dicas de culinria criadas e, s vezes, adaptadas pela prpria jornalista, dicas bsicas para que mais chama ateno no blog a maneira delicada como o assunto tratado. Para dar inicio as receitas a jornalista sempre tem uma introduo quase que literria, que envolve certo

Paula Lima, jornalista e autora do blog Tempero Novo

romantismo, ou um carinho especial em torno da receita a ser passada, o que torna a leitura do blog ainda mais interessante. Em uma de suas publicaes; Torta de Limo Siciliano (ou a sobremesa do amor),

exatamente dessa forma, a jornalista faz a seguinte introduo antes da receita: Fa z e r e s s a t o r t a praticamente uma demonstrao de amor que fao ao meu bem, o ngelo, que publicitrio e atua como fotgrafo do blog, registrando as delcias feitas pela blogueira. Essa a sobremesa favorita dele. E quando a preparo, me dedico pra que ela fique perfeita, especialmente pra ele. incrvel como o ngelo fica feliz quando estou aprontando esse doce. E s de lembrar o perfume que fica na cozinha enquanto preparo essa delcia, j me d vontade de fazer outra vez! E a comea a receita com os ingredientes da massa.

Foto: ngelo Melo

18

Revista Eu

o por acaso que as receitas sempre rendem muitos comentrios, tanto em relao ao prato quanto a histria contada antes dos ingredientes. Hoje o blog recebe quase 300 acessos diariamente de pessoas de todas as partes do mundo, e nos comentrios sempre muitos elogios e a troca de experincias positivas na cozinha. Confiram a entrevista na ntegra e se sintam atrados a fazer uma visitinha ao Blog e quem se sabe se sinta atrado tambm a se aventurar na cozinha. Inspirao no vai faltar.

a vida de cozinheira e blogueira. Com que freqncia voc faz atualizaes? Algum trabalha contigo no blog, ou te ajuda em determinados momentos? Paula Lima: Tento atualizar o blog todos os dias, mas nem sempre consigo fazer isso. Publico novidades, em mdia, quatro vezes na semana. Acho que a atualizao peridica uma forma de demonstrar carinho com os leitores. O trabalho, s vezes, cansativo, mas compensador. Para me ajudar, conto apenas com a parceria do ngelo, meu marido, que alm de cobaia nas minhas criaes culinrias revisor dos meus textos e fotgrafo oficial do Tempero Novo. Na verdade, considero a fotografia um elemento muito importante num blog, principalmente quando escolhemos a comida como tema. Texto e imagem se complementam e, no meu ponto de vista, a foto do prato comprova aos leitores interessados em culinria que realmente possvel ter um universo de sabores na cozinha de casa. Voc acredita que o blog possa se tornar um negcio rentvel? Paula Lima: Na verdade, essa nunca foi a minha inteno. O Tempero Novo est na minha vida como um hobbie, algo que fao com carinho, compromisso, mas sem pretenses financeiras. J at recebi duas propostas de anncios, mas, como no me dedico integralmente ao Tempero Novo, fico com receio de c o b r a r. P r e f i r o i r a t o estabelecimento, experimentar a comida e fazer uma crtica apontando pontos positivos ou negativos. Talvez, no futuro, isso possa mudar se conseguir mais tempo para trabalhar no Tempero Novo. Sem dvida, blogs podem se tornar um negcio. Existem blogueiros que vivem disso. Entretanto, volto a dizer que para lucrar com anncios preciso dedicao e tempo para manter atualizaes constantes e contedo de qualidade. Revista Eu 19

Entrevista especial: Paula Lima


Como surgiu a idia de criar um blog e h quanto tempo ele est na rede? Paula Lima: O blog Tempero Novo (www.temperonovo.com) est na rede h cinco meses, porm na minha cabea ele j existe h muito tempo. Na verdade, desde os sete anos de idade me movimento na cozinha. Minha me trabalhava fora e meu pai tinha sua oficina no fundo de casa, por isso, ele quem cozinhava. Ento, meu pai me escalava para ajud-lo. Assim, comecei a refogar a cebola do arroz, amassar o alho para o feijo e eu adorava ser til. Desde ento me interesse em pesquisar e saber sobre culinria. Com a internet, minhas pesquisas ficaram mais fceis e, como sou jornalista, pensava em dividir meu conhecimento por meio de textos. A histria do blog amadureceu completamente depois que me casei. Meu esposo sempre gostou das comidinhas que preparo e vivia me incentivando a compartilhar minhas experincias com as panelas. Desta forma, meu desejo de tornar pblico meu dia a dia como cozinheira virou realidade atravs do Tempero Novo. Em que voc se inspira para manter o blog interessante? Paula Lima: No incio a inspirao para manter o blog vinha principalmente dos meus livros. Tenho uma pequena biblioteca sobre gastronomia e nela esto includos livros de receitas, literatura gastronmica e colees sobre gastronomia italiana, que minha paixo. Atualmente a participao dos leitores no blog minha outra fonte de inspirao. Eles sempre pedem sugestes de pratos ou contam suas experincias na cozinha. Essa participao sem dvida instigadora. O que mais legal na vida de blogueira e o mais difcil? Paula Lima: O legal poder falar sobre o que voc gosta, ter um blog isso. Voc escolhe um tema e se concentra nele. No Tempero Novo aproveito as habilidades que tenho como jornalista para contar histrias. Em vez de publicar apenas o modo de preparo das receitas, insiro a preparao do prato em crnicas e causos do meu dia a dia. Falo de situaes que acontecem em todas as cozinhas. Talvez esse seja um diferencial, escrever textos informais e temperados com bom humor, isso fideliza leitores. A parte mais difcil equilibrar trabalho e atualizao do blog. Todas as receitas que publico no Tempero Novo so testadas por mim, ento preciso me organizar para conseguir dividir o tempo entre os afazeres domsticos, a vida de jornalista que possui dois empregos,

Voc pretende manter o blog por muito tempo? Quais seus projetos em relao a isso? Paula Lima: O Tempero Novo muito recente e, por isso, estou com todo gs. Cada dia estou mais entusiasmada pelo retorno que tenho e descobri que o blog j parte da minha vida. Meu maior projeto com o Tempero Novo fazer com que as pessoas, atravs de meus textos e sugestes, despertem o gosto pela comida honesta, fresquinha, feita em casa. E acho que isso est acontecendo! Recebo depoimentos de pessoas que at ento no conhecia e que relatam estar descobrindo que podem cozinhar. Em tempos de vida agitada, em que as pessoas tm nos restaurantes suas cozinhas particulares, isso pode ser considerado uma conquista por mim. Quando se est apaixonada, a gente gosta de contar pra todo mundo. E a culinria pra mim isso, sou apaixonada por minhas panelas, temperos, colheres e facas. Tenho cimes dos meus utenslios e gosto de contar pra todo mundo que o que me seduz na cozinha a possibilidade despertar os sentidos atravs da comida. A blogosfera est vivendo um momento de pice hoje. Voc tem medo de que, no futuro, ela no seja mais to acessada? Paula Lima: Tudo tem altos e baixos. Com o rdio foi assim, mas ele no acabou e nem vai acabar. Em tempos de Twitter e Facebook a comunicao tem se tornado cada vez mais imediata. Porm, acredito que os internautas apresentam anseios distintos a todos instantes. H momentos em que se busca informaes dinmicas e existem momentos em que h uma necessidade de informaes mais completas. Digamos que os blogs trazem essas informaes mais aprofundadas no segmento de dirios virtuais e, por isso, acredito que eles no vo acabar. Os blogs podem evoluir, mas acabar no. O que significa pra voc ver as pessoas comentando, elogiando e saber que seu blog est tendo muitas visitas? Paula Lima: O Tempero Novo est comeando a conquistar seu pblico, mas j conta com leitores fiis, que acessam diariamente. Como disse, recebo depoimentos de pessoas que nunca havia conversado e que me contam que esto aprendendo a cozinhar com a ajuda dos meus textos. Isso maravilhoso! Dia desses recebi um e-mail de uma pessoa de So Paulo, que descobriu ter intolerncia ao glten. Ela relatou que, por meio do blog, obteve o contato de uma pessoa que foi nossa entrevistada e que a ajudou na busca por um tratamento adequado e gratuito em sua cidade, isso tambm muito compensador. Tambm preciso dizer que os comentrios deixados direto na pgina do blog so como combustvel pra mim. Todo esse retorno me deixa muito contente e me faz continuar no objetivo um contedo verdadeiro e de qualidade. 20
Revista Eu
Imagens: Perfil Tempero Novo no Facebook

Vanessa Trindade

O jornalista multifuncional na era da

desterritorializao
A desgastante rotina dos jornalistas que em apenas um emprego produzem para vrios meios
no muito tempo atrs um jornalista poderia se apresentar como sendo de um jornal, uma rdio ou uma rede de televiso. Ele chegava redao, cumpria as pautas determinadas pelos produtores e editores, e cobria um ou outro evento inesperado. Ento, ia para casa com a convico de que a sua reportagem levaria notcias em primeira mo para a sociedade. Hoje a situao outra. Com o advento da internet comum encontrar profissionais que trabalham, ao mesmo tempo, para mais de um meio de comunicao. Enquanto um jornalista faz uma matria para o rdio, ele precisa disponibilizar, quase que instantaneamente, a informao na internet, preferencialmente em linguagem diferente da utilizada no rdio, j que cada meio possui as suas particularidades. Ou seja, um profissional produz notcias para os mais diversos meios, com os mais diversos deadlines, por um nico salrio. Para Marcelo Kischinhevsky, em seu artigo Convergncia nas redaes: mapeando os impactos do novo cenrio miditico sobre o fazer jornalstico, o jornalista no pode mais pensar em se especializar em uma rea de atuao. Ele precisa estar pronto para veicular sua apurao em diversos formatos e linguagens sem receber nada mais por isso. No se pode afirmar que a multifuno exercida pelo jornalista conseqncia de poucos profissionais no mercado de trabalho. De acordo com dados da Federao

Nacional dos Jornalistas, a Fenaj, compartilhados por Kischinhevsky em seu texto, em 2002 o nmero de jornalistas no Brasil era de 80 mil. Alm disso, em 2003 existiam 443 cursos de Comunicao Social no pas, que foram responsveis pela formao de 14 mil novos profissionais na poca. Ou seja, existe um nmero mais que suficiente de profissionais para exercer suas funes nos mais diversos meios, a opo pela multifuno foi dos comandantes das empresas de comunicao, aliados a grande oferta de jornalistas no mercado. mais barato para a empresa que um funcionrio produza para vrios meios, se o profissional no quiser se sujeitar a isso, existem outros que ficariam felizes em ocupar o seu lugar. Mas o acmulo de tarefas no reflete negativamente somente no salrio, Nelson Kengo Sato, citado por Kischinhevsky afirma que cada profissional produz por dois ou trs colegas, tornando comuns afastamentos motivados por esgotamento fsico, por doenas do trabalho, e tambm o crescimento de transtornos psicolgicos. Outro ponto que deve ser discutido sobre a multifuno a qualidade do que apresentado ao pblico. Na correria do dia-a-dia jornalstico, na pressa de produzir para vrios meios, muitos assuntos so tratados de maneira superficial, sem o aprofundamento devido, o que compromete o produto final que chega s mos de leitores, ouvintes, telespectadores e internautas.
Revista Eu

21

A situao no Tocantins
representativo que possuem e nos levam a essas condies, afirma Shelsea. Outro ponto o reflexo da sobrecarga de trabalho na sade dos jornalistas. No Tocantins, o que no faltam so exemplos disso. E todo profissional conhece pelo menos um colega que j passou por problema semelhante. Em tempos passados j cheguei a ter crise de stress, baixando minha imunidade e ficando debilitada, conta Kzia. Pela mesma situao passou Shelsea, que j chegou a trabalhar fixo e fazer freelancers ao mesmo tempo, At hoje tenho consequncias na sade, mas hoje me controlo com relao a esses excessos, afirma. Kzia e Shelsea concordam em relao qualidade do produto final quando os jornalistas esto sobrecarregados. Para Shelsea, quem faz coisas demais, sem dvida alguma, vai ter um ou mais produtos finais com qualidade bem abaixo do esperado. Para Kzia preciso tempo e dedicao para produzir materiais de qualidade, por isso, em nome da agilidade assistimos diariamente produtos jornalsticos sendo lanados sem nenhuma qualidade, vazios e at mesmo sem coerncia, isso principalmente nos veculos online. Um desrespeito com o internauta, leitor, telespectador, os c o n s u m i d o r e s d e n o t c i a s , completa.

o To c a n t i n s a situao no muito diferente, para a assessora de imprensa parlamentar, Kzia Reis, o dia-a-dia corrido, ela no tem um horrio fixo, fica sempre a disposio da deputada estadual Amlia Santana (PT). Alm disso, Kzia considera a estrutura de trabalho razovel, embora no possua uma equipe. Preciso ter agilidade para dar conta de fazer as atividades voltadas para a comunicao, afirma. J a produtora, editora e apresentadora, Shelsea Shasmylla, considera a sua rotina relativamente tranqila. Chego redao por volta de 5h da manh, edito o texto do Jornal da Manh, procuro notas e acompanho a exibio do mesmo, que vai ao ar s 6h50. Quando termina, s 7h20, tomo caf e comeo a procurar notcias para o boletim que apresento: o Redesat Agora. So trs entradas ao vivo entre 8h e 11h da manh, conta. Para ela, a estrutura oferecida pela Redesat adequada para a realidade local. Sobre o mercado de trabalho, Kzia acredita que ele restrito e sujeita os jornalistas a situaes de degradao e desvalorizao, como as jornadas extenuantes e os baixos salrios. 22
Revista Eu

Infelizmente faltam aos jornalistas unio e fora para brigar por mais qualidade e estrutura de trabalho, salrios dignos e a valorizao da profisso e seus profissionais, afirma Kzia. Para Shelsea, a sujeio dos jornalistas a essa situao no est estritamente ligada demanda de profissionais, mas falta de organizao da categoria. Para ela os problemas comeam por no termos a profisso regulamentada, o que no culpa nossa, mas por outro lado pelos sindicatos ineficientes, que detm algum poder e no exercem o mnimo papel

Por Victor Morais

Ora aqui, ora ali


O representante comercial Rennyer Sinfrnio dos Santos encontra na telefonia mvel a melhor alternativa para sistematizar seu trabalho. A ferramenta acaba por se tornar seu guia, bem como canal direto com clientes. J o executivo de canais Eduardo Paranagu Lima ajuda a manter os servios de telefonia mvel do representante bem como de milhares de usurios da operadora que representa.

som alto e constante das conversas e risadas que ecoam pela praa de alimentao do shopping Capim Dourado compe o som ambiente de trabalho do representante comercial Renyer Sinfrnio dos Santos. A situao chega at a assustar quem imagina a cena. Um coro alto de executivos, profissionais liberais, jovens e estudantes que se divertem nos bates papos enquanto apreciam refeies ou lanches variados, sucos e refrigerantes. Enquanto isso, pelo celular, Renyer negocia mais um negcio com cliente importante d e Pa l m a s . A n a l i s a planilhas, checa os e-mails e repassa todas as informaes necessrias ao cliente. Aps alguns instantes, o cliente retorna a ligao e realiza a compra. Satisfeito, ele comemora pedindo ao garom refrigerante e salgadinhos. Mas seria cansativo e montono permanecer nesse suposto ambiente de trabalho durante muito tempo. Estava at para desistir da entrevista, devido barulheira. Mas ele comenta que nem sempre seu trabalho se resume nisso. Esporadicamente, o representante realiza viagens em uma rota definida por todo o estado do Tocantins, a fim de mostrar a linha de pneus e lubrificantes que representa. O trajeto foi definido pela empresa e visa customizar seu trabalho, alm de possibilitar a difuso do produto por outros confins do Estado. A inteno sempre vender, mas quando no d, o jeito apenas mostrar o produto, observa. Ora norte, ora sul, o representante viaja por vrias cidades do estado. Paraso do Tocantins, Palmas, Porto

Nacional, Lagoa da Confuso, entre outros vilarejos. Uma hora est no hotel, noutra na lanchonete ou lan house, e agora est no shopping. Observando tudo isso recai a pergunta: o que garante a preciso deste trabalho? Como ser pontual e certeiro nas vendas, permanecendo pouco tempo nos espaos por onde circunda? A explicao pode estar no pequeno aparelho que Renyer carrega no bolso: o telefone celular. Ele seu baralho mgico, sua bola de cristal, a bssola da sorte. A partir do telefone celular com plano empresarial que, diga-se de passagem, seu chefe orientou que o utiliza-se apenas para trabalho e nada de namoro, Renyer executa as inmeras tarefas do seu trabalho. Realiza ou recebe ligaes diretas

com clientes, muitas vezes durante o horrio de sono. Mantm contato com o chefe e a famlia. Em seu trabalho no h fixao de espao ou tempo. No h necessidade de um local fixo de trabalho, nem cumprimento de horrios. Basicamente o que preciso de telefone celular e internet. Este ltimo representa outra possibilidade de negociao, porm pouco utilizado pelo representante. Seu trunfo maior continua sendo o pequeno aparelho. E ainda d pra ir mais alm. Com o celular, o representante comercial agenda e fecha negcios, realiza cotaes, envia SMS's de a g ra d e c i m e n t o, u t i l i z a c o m o despertador nas pernoites dos hotis, joga os joguinhos instalados no carto de memria, ouve as msicas disponveis no aparelho, e por a vai. indispensvel o celular. Com ele economizo tempo e dinheiro, tornando minha estratgia de vendas pontual e objetiva.

Revista Eu

23

Quando indagado sobre a possibilidade de trabalhar uma semana sem a ferramenta, o representante assusta, mas responde. Pra tudo, no d pra trabalhar. nquanto Rennyer sai do local da entrevista a fim de visitar cliente agendado, em outro ponto da cidade o Executivo de Canais da empresa Brasil Telecom S/A, Eduardo Paranagu Lima, trabalha e ajuda a manter os servios da operadora que garante o trabalho do representante comercial e de milhares de cliente da operadora. Colaborador da empresa telefnica desde janeiro deste ano, o executivo atende usurios, administra Franqueadoras e Franquias, alm de desenvolver carteira de franqueados para cumprimento de meta estipulada. O trabalho de Eduardo no exige a mesma mobilidade que o ofcio de Rennyer. Mas no se podem ignorar as saidinhas que o executivo realiza fora do ambiente de trabalho. Em minha rea de atuao, a rea comercial, no temos horrios definidos a cumprir. Minha base de trabalho, onde consideramos o nosso escritrio, fica em Palmas, na Filial da Oi, mas normalmente estamos em

campo visitando clientes dentro e f o r a d a c i d a d e . E n q u a n t o permanece fora do escritrio, o aparelho celular indispensvel. Para satisfazer os clientes desesperados por solues quanto a servios ou problemas tcnicos da operadora preciso ter muita pacincia, e ao mesmo tempo

planejamento. De acordo Lima, ele chega a atender em mdia de 50 telefonemas e chega a realizar duas visitas dirias a clientes. A coisa complica mais ainda quando usurios como Rennyer, que precisam de telefone para quase tudo, solicitam atendimento. muito comum essa exigncia de rapidez, e digo de passagem, 90% dos mesmos

possuem este discurso, onde muitos, por pura presso, pedem agilidade em seu atendimento. Tentamos atender a todos o mais rpido possvel, ressalta Eduardo. Eduardo encontra-se do outro lado da linha, onde a manuteno e preservao da integridade dos servios disponveis pela operadora de telefonia mvel so sua meta principal. Do outro, clientes, como o representante comercial, encontram no celular uma ferramenta capaz de garantir mobilidade e objetividade representao. Com o aparelho, Rennyer capaz de percorrer os espaos de maneira lgica e eficiente, mesmo permanecendo pouco tempo nos ambientes por onde circunda.

24

Revista Eu

Desterritorializao
na cultura do lazer contemporneo
Alan Monteiro
e frente para o v e n t i l a d o r, s e m preocupar com o relgio. assim que o aposentado Lzaro da Silva aproveita boa parte do tempo livre. Na rede da varanda, busca se refrescar, lugar de refgio em uma tarde - no diferente das demais tardes de vero tocantinense, quente e abafada. Silva, 64 anos, est aposentado h dois anos, aps 33 anos de trabalho pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis, o IBAMA. Mineiro de Abadia, h 12 anos no Tocantins. Mais da metade da vida, casado com dona Maria de Ftima, com quem tem dois filhos,j casados e uma neta a caminho. Agora, apenas o casal de idosos permanece na residncia.

O Lazer e suas transformaes

O aposentado Lazaro e seua esposa Maria de Ftima (Foto: Alan Monteiro)

Quando perguntado sobre a expectativa de ser av, um sorriso se forma transversalmente em sua face, juntamente com um brilho nos olhos, como de uma criana ao receber um presente que a tanto esperava e diz, uma alegria imensa, nica e inexplicvel. Seu jeito simples de ser e carinhoso no esconde o de o quanto ser um av coruja. Sempre sereno e calado aproveitando a sua vida de aposentado, hora ou outra inventando com que se entreter, conta como era a vida antes do surgimento da internet, diga-se de passagem, um mundo desconhecido e complicado para aqueles que no esto em constante contato. Na minha infncia a diverso no estava apenas dentro de casa, sempre brincvamos no quintal, na fazenda, na rua, mesmo quando mudamos para a cidade, conta. Aos 16 anos,

Lzaro se mudou da zona rural para o centro da cidade. Mesmo na cidade grande, sempre tnhamos como brincar e divertir sem o uso da tecnologia, at porque naquela poca no tinha tantas facilidades assim. Atualmente a tecnologia permite a interao, superando distncias e espao fsico, oferecendo jogos on-line, redes sociais e outros meios de lazer por meio da web. Na poca do aposentado era diferente. Divertamos-nos na fazenda jogando bola, nadando, eram diversas as formas de brincar sem o uso do computador ou do celular e outra dessas tecnologias, at porque no existiam essas coisas. C o m o a q u e c i d o desenvolvimento tecnolgico, as tecnologias esto cada vez mais integradas, no telefone celular, por exemplo, a cada instante surgem

novas ferramentas e utilidades agregadas aos sofisticados aparelhos constantemente atualizados. O telefone foi criado por Alexander Graham Bell em 1876, com a finalidade de vencer os limites do espao e o tempo que dificultavam a comunicao humana. Sua principal funo era o ato bsico da comunicao, ou seja, falar e ouvir, transmitir a mensagem. J no sculo XXI so os diversos meio de interao que o aparelho celular possibilita, a ultima coisa que a pessoa faz com o celular falar e ouvir, tem gente que fica ali grudada a tarde toda fuando. No sei como uma pessoa consegue passar tanto tempo mexendo nesse 'bichinho', diz, balanando na rede, o aposentado Lzaro.

Revista Eu

25

Na adolescncia, Silva viveu em Abadia. Depois mudou-se para Anpolis, logo em seguida para Braslia, onde comeou a trabalhar no IBAMA. Daquele tempo, so muitas lembranas. Meu filho, na minha poca a vida no era fcil no, no tinha todas essas coisas que tem hoje em dia, j comparando com a atualidade, as pessoas se divertiam mais, e de forma sadia, os amigos eram sempre conhecidos, embora tivessem poucas opes de lugar para sair em comparao ao que se v hoje, ainda sim a diverso era melhor, amos para os bailes, as festas, todos se conheciam. A interatividade proporcionada pelo ciberespao possibilita uma gama de entretenimentos de forma rpida e expressa, em muitos casos sem mesmo o usurio sair do lugar possvel marcar encontros e desencontros em um curto espao de tempo. So festas, eventos, compromissos que podem ser combinados por pessoas mesmo estando a quilmetros de distncia. como se espao e tempo tivessem virado algo do passado. Assim se configura a desterritorializao cultural por meio das conexes.

(Foto: Internet)

O vcio da internet lota as lan houses (Foto: Internet)

desterritorializao compreende a mistura de cultura (hibrida) e territrio. No estgio natural que envolve a e vo l u o h u m a n a s o m a d a a globalizao, a cada dia se firmam novos tipos de troca, gneros culturais se desprendem de seu territrio prprio. De modo geral, a cultura se desnuda de seus traos particulares voltado para seu territrio, passando a vestir-se de outros meios. Nesse sentido, entende-se desterritorializao como modo cultural que se desloca de seu meio original e se liga com novos meios. O entendimento da desterritorializao cultural pode ser observado no desenvolvimento tecnolgico movido pela globalizao, onde os meios culturais tanto se fundem a outras culturas, quanto sofrem modificaes advindas do meio externo. O desenvolvimento tecnolgico mediante a globalizao fora mais ainda a fuso cultural. O conceito de lazer em tempos contemporneos j n o s e c o m p a ra a o s n o v o s entendimentos de entretenimento do sculo XXI.

nquanto Silva recordava de f o r m a empolgada sua juventude, desponta na sala se ajuntando a conversa a sua esposa, Ftima, 54 anos. Ela tambm no esconde a ansiedade pela chegada da primeira netinha. A dona de casa, quase av,
26
Revista Eu

no deixou de escutar a conversa, mesmo porque aps o casamento dos dois filhos, o ultimo h quase um ano, ficou somente o casal morando na casa. Neste lugar, o silncio prevalece boa parte do tempo, exceto como nesse instante, quando o caula da famlia Spyk, resolve

interromper com seus incansveis latidos como se estivesse pedindo algo, at que com muita manha para com sua dona, o co v a liberdade condicional sendo conquistada com a abertura do porto, as ruas so o limite.

Quando a noite logo se deslumbra surge a ideia de uma sada para uma lanchonete, o local escolhido um estabelecimento prximo a casa do casal, um ambiente propcio para encontros de diversos grupos familiares. Com som ambiente e o cheiro de churrasco no ar a conversa toma novos rumos. Falando de redes sociais, surge a pergunta para o casal de qual o entendimento que eles tm sobre o assunto - no intuito de saber o nvel de conhecimento deles sobre o assunto, o twitter que eu conheo aquela pea de auto-falante, responde Silva, ainda complementa falando que no faz ideia do que seria redes sociais na internet, como facebook, orkut, my space. De forma descontrada e com a fisionomia de quem entende do assunto, responde dona Ftima , twitter aquela coisa da internet que as pessoas seguem, ainda acrescenta que soube do assunto por informaes adquiridas com a leitura de revistas, jornal e outros meios impressos. Ela ainda acrescenta que observa o surgimento dessas novas tecnologias e o desenvolvimento da internet, diz que os benefcios so muitos, mas tambm tem trazido muitos pontos negativos, como a libertinagem desregrada. E cita a pornografia.

m meio a conversa, dona Ftima relembra de fatos de sua infncia, tudo se tornava em uma forma de diverso, no precisava de nada dessas tecnologias de hoje, brincvamos em casa, na rua, principalmente na fazenda, onde o que eu mais gostava de fazer era montar a cavalo. Tambm comenta que a educao, em sua infncia, era uma cultura muito prezada pelas famlias, ao ponto de ser extremamente rgida, as crianas respeitavam seus pais, at porque a educao era vista mais de perto, veja as crianas de hoje que se trancam horas em seus quartos na frente do computador. Sem dvida a educao modifocou ao longo dos anos, principalmente com o advindo das novas tecnologias. Alm da educao, a cultura do lazer tambm sofreu profundas modificaes por i n t e r v e n o d a c i b e r c u l t u ra ,

chegando ao ponto de modificar vidas por motivos que podem ser relacionado a vcio do uso da internet. Mesmo no sendo um usurio assduo de todas as redes onde tem conta, ainda assim possui um bom conhecimento de cada uma. Conversando na lanchonete sobre as novas formas do lazer contemporneo, chegam Mac David e sua esposa Leila Kayse, filho de Silva e Ftima. Futuros pais do primeiro neto do casal. Os dois casais passam ento a discutir conceitos culturais sobre a diferena de geraes. David com experincia de um pouco mais de trs dcadas de vida possui trs perfis em redes sociais, Twitter, Faceboock e Orkut. Ele conta ter domnio do uso das redes sociais.

Diferena entre as geraes conectadas


diferena entre geraes de apenas trs dcadas, mas a disparidade cultural aparenta ter uma diferena muito elevada. Desde a dcada de 50 so muitos os desenvolvimentos tecnolgicos, na verdade eram poucos os recursos tecnolgicos da poca, se comparado com sculo XXI. Nessa poca o rdio ainda vivia os seus anos dourados, a televiso, preta e branca, chegava no Brasil, alm do incio do aquecimento industrial brasileiro com a abertura para o mercado automobilstico feita por Juscelino Kubitschek. No final do sculo, j se falava de internet e os novos meios tecnolgicos. Com a globalizao no se fala mais em

Nova gerao conectada (Foto: Internet)

distncias e ou barreiras, os avanos tecnolgicos a cada dia apresenta novidades. Se antes falavam na chegada da televiso no Brasil, hoje j se fala de TV 3D, o que antes era composto por grandes aparelhos para recepo de transmisso radiofnica, hoje j se tem a recepo por meio de pequenos aparelhos, como o celular, alem da transmisso digital tanto para televiso quanto para o rdio. A internet pode ser vista como o grande marco do sculo XX e que na

ultima dcada tem se transformado um elemento importante para os novos desenvolvimentos tecnolgicos.

(Foto: Internet)

Revista Eu

27

O lazer contemporneo
Todas as novas tecnologias de alguma forma intervieram nas culturas sociais, e no lazer no diferente. Com tantas novidades e vastas possibilidades que a internet proporciona para os conectados, surgem assim novos meios para interao entre os jovens. As redes sociais tm se tornado febre entre a juventude, desde cedo o adolescente j tem um perfil em alguma rede social, a princpio com poucas atualizaes e depois com uso mais constante, durante horas conectadas passa a se tornar um hbito. Marcos da Silva Soares, 21, estudante do curso tcnico de Segurana do Trabalho no Instituto Federal do Tocantins IFTO. Soares no v a internet como a grande vil dos novos costumes do lazer, em outras palavras o estudante conta que ela proporcionou grandes avanos para o divertimento jovem, novas possibilidades e opes de entretenimento. Desenvolvimento tecnolgico, rompimento de fronteiras, globalizao, integrao dos desenvolvimentos sociais, entre outros, podem ser citados como surgimento ou aprimoramento ocasionado pelo desenvolvimento e constantes avano da web. Soares funcionrio de uma empresa de comunicao na cidade de Palmas e conta vivo na correria intensa, mas de vez em quanto sobra um tempinho para acessar a internet e saber o que est acontecendo no mundo a fora.

Marcos Dias trabalhando e conectado o tempo todo. (Foto: Arquivo pessoal)

Conectado na internet por horas, sempre fazendo atualizaes no twitter, postando no faceboock ou colocando foto no Orkut. Essa tem se tornado uma prtica corriqueira da juventude contempornea. Marcos Dias, 26 anos, se enquadra no novo perfil da juventude contempornea, sempre conectado no twitter e facebook, mesmo que simultaneamente, estou o dia todo conectado no facebook e no twitter, tambm no msn. Formado em administrao de empresas e atualmente exercendo a profisso na cidade de Palmas, Dias sempre encontra jeito de fazer atualizaes mesmo em meio a correria do trabalho. Para ele, tambm fundamental interagir com os contatos conectados. Mais de 230 seguidores no twitter, j no facebook soma-se aproximadamente 650 amigos conectados e a todo instante surgem novos pedidos para novas amizades. As redes sociais possibilitam diversos tipos de contatos, por exemplo, profissionais ou apenas lazer.

Dias conta que usa as redes sociais para esses e outros atributos, tais como o MSN e Skyper para contatos profissionais, envio e recebimentos de documentos, divulgao de trabalhos, entre outros. Mas ao se referir as suas preferncias na hora de se divertir, ele conta que quase que indispensvel o uso de recursos tecnolgicos, uso das redes sociais, seja por meio do computador ou celular, para estar em constante contato com meus amigos, seja para combinar alguma coisa, marcar compromissos ou apenas passar horas conversando. O uso da tecnologia evidencia o quanto os jovens da contemporaneidade vieram a se tornar dependente dos acervos tecnolgicos, mais intrnseco ainda com o uso das redes sociais.

Uso as redes sociais para trabalhar, estudar e me divertir."

28

Revista Eu

A cada dia surgem novos dispositivos e ferramentas que possibilitam a interao entre as pessoas e o sistema, com o objetivo de colocar ao alcance das pessoas a informao em tempo real. Para que haja uma ponte entre a informao e o usurio da web, se faz necessrio o uso da internet, mesmo sistema usado para diversas outras funes alm de transmisso da informao, como os jogos e fluxo de informaes profissionais de empresas, so exemplos de usabilidade que o ciberespao permite. De forma descontrada e sorridente Soares acrescenta em sua fala que usa a internet no somente para se informar, mas tambm para interagir com seus amigos por meio das redes sociais. Mediante a conversa so vrias as vezes que alguns cones chamam a ateno do entrevistado, sorridente e de forma convencida ele mostra a tela de seus notebook e conta veja s, meus amigos no param de me chamar, esto sempre postando, chamando ateno ou fazendo comentrios, no tem como no interagir com ele, com isso que nos divertimos. Com o acesso a internet cada vez mais fcil, hoje j comum ver os jovens vidrados em frente aos computadores durante horas a fio. Soares conta que antes de ter seu notebook ainda no est quitado, ele se via com poucas opes para o lazer. Por residir longe do centro de Palmas as opes se reduziam principalmente no perodo noturno, pois existiam algumas dificuldades como a dependncia de nibus para locomoo. Hoje com a internet fica mais fcil, tem dia que no quero sair, mas nem por isso deixo de se divertir e falar com meus amigos pelas redes sociais. Outro benefcio a flexibilidade da comunicao para podermos marcar um ponto de encontro, assim no preciso ficar pra l e pra c sem saber aonde chegar, pois andar de nibus se torna caro.

o mais necessrio sair de casa para se divertir, com o uso do computador conectado internet a pessoas pode optar entre inmeros jogos que variam desde os jogos de cartas at jogos complexo que exija um pouco mais de conhecimentos, como batalhas imaginrias. Assim me divirto mais usando pela internet, passando horas vendo filmes, baixando msicas, postando em sites, blogs, sempre conectado horas do dia e da noite no Facebook, Twitter e vrios outros. A diverso pela internet no se restringe apenas nos jogos, existe quem se diverte lendo, participando de frum, pesquisando, so diversas as possibilidades contidas no ciberespao.

Sem dvida na era das conexes as pessoas se aproximam cada vez mais, no existem mais fronteiras, a aproximao tanto que o espao e o tempo perdem qualquer proporo diante da era das conexes. Em contra partida as pessoas se distanciam cada vez mais se isolando perante a uma tela de computador.

Revista Eu

29

You might also like