You are on page 1of 24

CONHEA MAIS SOBRE O BPC.

UM DIREITO GARANTIDO PELA CONSTITUIO FEDERAL.

BPC - DIREITO DE VIVER E ENVELHECER COM DIGNIDADE.


BPC quer dizer Benefcio de Prestao Continuada. um benefcio da assistncia social, integrante do Sistema nico de Assistncia Social SUAS, pago pelo Governo Federal e assegurado por lei, que permite o acesso de idosos e pessoas com deficincia s condies mnimas de uma vida digna. J so mais de 2 milhes de pessoas beneficiadas sob a coordenao do Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome.

Os beneficirios ganham independncia, autonomia e participam muito mais da vida comunitria. Em muitas regies, o BPC movimenta o comrcio da cidade. Se voc recebe o BPC, leia com ateno este manual. Entenda quais so os seus direitos e quais so as suas responsabilidades. Se voc no recebe, informe-se e verifique se voc, ou algum que conhea, atende aos critrios do programa. Com a sua ajuda, o Brasil vai ser um pas de todos. Um pas que assegura direitos e oportunidades para todos.

O QUE BPC.
O BPC um benefcio da assistncia social. Isso significa que o BPC um direito dos cidados brasileiros, que atendem aos critrios da lei e que dele necessitam. O valor do BPC de um salrio mnimo, pago por ms s pessoas idosas e/ou com deficincia que no podem garantir a sua sobrevivncia, por conta prpria ou com o apoio da famlia.

QUEM PODE RECEBER O BPC.


Podem receber o BPC pessoas idosas com 65 anos ou mais e pessoas com deficincia. O benefcio destinado a idosos que no tm direito previdncia social e a pessoas com deficincia que no podem trabalhar e levar uma vida independente.

A renda familiar nos dois casos deve ser inferior a 1/4 do salrio mnimo.

COMO SABER SE VOC TEM DIREITO AO BPC.


Idosos Voc precisa comprovar que tem 65 anos ou mais, que no recebe nenhum benefcio previdencirio e que a renda da sua famlia inferior a 1/4 do salrio mnimo por pessoa. Pessoas com deficincia - Voc deve comprovar que a renda da sua famlia inferior a 1/4 do salrio mnimo por pessoa e que no recebe nenhum benefcio previdencirio. Deve comprovar, tambm, a sua deficincia e o nvel de incapacidade por meio de avaliao do Servio de Percia Mdica do INSS.

RENDA FAMILIAR POR PESSOA. SAIBA COMO CALCULAR A SUA.


O que : renda familiar por pessoa a soma total da renda de toda a famlia, dividida pelo nmero de membros que fazem parte do ncleo familiar, vivendo na mesma casa. Quais as pessoas da famlia que voc deve colocar nesta conta: se estas pessoas vivem no mesmo teto que o seu, elas podem participar da conta. Esposa/Esposo Companheiro/Companheira Filhos/Filhas, menores de 21 anos ou invlidos Irmos/Irms,menores de 21 anos ou invlidos Pai/Me

Como fazer a conta: some todos os ganhos destas pessoas e divida o resultado pelo nmero de pessoas que fazem parte da sua famlia. Por exemplo: com o salrio mnimo no valor de R$ 300,00, 1/4 deste valor so R$ 75,00.

COMO VOC PODE REQUERER O BPC.


Se voc tem direito a receber o BPC, no necessrio nenhum intermedirio. Basta dirigir-se agncia do INSS mais prxima da sua casa, levando consigo os documentos pessoais necessrios. Veja a seguir quais so eles. Algumas prefeituras tambm podem orientar voc. Confira se a prefeitura da sua cidade pode ajud-lo. fundamental que as informaes que voc fornecer estejam corretas e atualizadas.

QUAIS SO OS DOCUMENTOS QUE VOC PRECISA LEVAR PARA O REQUERIMENTO.


Levar os documentos exigidos importante para que seja possvel avaliar se voc tem direito ao BPC. Por isso, no esquea: quando voc fizer o seu requerimento, leve os seus documentos e os documentos da sua famlia. Seus documentos: Certido de nascimento ou casamento; Documento de identidade, carteira de trabalho ou outro que possa identificar quem voc; CPF, se tiver; Comprovante de residncia; Documento legal, no caso de procurao, guarda, tutela ou curatela.

Documentos da sua famlia: Documento de identidade, carteira de trabalho, CPF, se houver, certido de nascimento ou casamento ou outros documentos que possam identificar todas as pessoas que fazem parte da famlia e suas rendas. Deve ser preenchido o Formulrio de Declarao da Composio e Renda Familiar. Este documento faz parte do processo de requerimento e ser entregue a voc no momento da sua inscrio.

Em alguns casos, o beneficirio precisa ser representado por outra pessoa para receber o BPC. Escolha uma pessoa da sua confiana.

NESTES CASOS, SERO NECESSRIAS PROCURAO, GUARDA, TUTELA OU CURATELA.


PROCURAO A procurao til em caso de problemas de sade ou nos casos em que a pessoa no pode se movimentar. Voc deve escolher uma pessoa da sua confiana para represent-lo. Essa pessoa, escolhida por voc, ser o seu procurador. GUARDA Se voc responsvel por uma criana ou adolescente, mas no pai ou me deles, voc deve comprovar a guarda com o documento.

TUTELA Quando os pais das crianas ou adolescentes (menores de 18 anos) so inexistentes, necessrio que o juiz nomeie um tutor. CURATELA Este documento necessrio para o responsvel por maiores de 18 anos que no possuem nenhum discernimento. Estas pessoas so consideradas, pela lei, incapazes para atos da vida civil. A curatela no obrigatria para ter direito ao BPC. E deve ser usada em casos de real necessidade. Lembre-se: s autorize pessoas de sua confiana.

COMO SABER SE O SEU REQUERIMENTO PARA RECEBER O BPC FOI APROVADO.


O INSS enviar uma carta para a sua casa informando se voc vai receber ou no o BPC. Essa carta tambm informar como e onde voc receber o dinheiro do BPC. Se voc tiver direito ao BPC, em at 45 dias aps a aprovao do seu requerimento, o valor em dinheiro j estar liberado para voc sacar. COMO O BPC PAGO. Quem tem direito ao BPC recebe do banco um carto magntico para usar apenas para o BPC. Voc no precisa pagar por

isso. Nem obrigado a adquirir nenhum produto do banco para receber o seu carto. Com ele muito fcil sacar o dinheiro nos bancos que pagam o BPC.

MAIS DE UMA PESSOA PODE RECEBER O BPC NA SUA FAMLIA.


Para que mais de uma pessoa receba o BPC na sua famlia, a regra no muda: a renda familiar por pessoa tem que ser menor que 1/4 do salrio mnimo. Por isso, fique atento ao modo de fazer esta conta nos dois casos. SE VOC IDOSO - Se j existe um idoso que recebe o BPC na famlia, este valor NO entra no clculo da renda familiar. SE VOC PESSOA COM DEFICINCIA - Se j existe

algum na famlia, idoso ou deficiente, que j receba o BPC, este valor ENTRA no clculo da renda familiar.

EM CASO DE MORTE, O BPC NO PODE SER TRANSFERIDO PARA OUTRA PESSOA DA FAMLIA.
O BPC no transferido em caso de morte. Por exemplo, se os pais falecerem, o direito de receber o BPC no passa para os filhos. Somente os valores no retirados em vida pelo beneficirio pode passar para outras pessoas da famlia.

DE ONDE VEM O DINHEIRO QUE PAGA O BPC.


Todo o dinheiro do BPC vem do Ministrio do Desenvolvimento Social e

Combate Fome. Esse Ministrio cuida do Fundo Nacional de Assistncia Social. O BPC investiu 7,5 bilhes de reais em 2005 e est atendendo mais de 2 milhes de brasileiros. E estes nmeros no param de crescer e de beneficiar mais brasileiros que no tm condies de viver com dignidade.

AS LEIS QUE GARANTEM O DIREITO AO BPC.


A Lei Orgnica da Assistncia Social LOAS regulamentou o BPC, que est previsto na Constituio Federal. Em 2003, o Estatuto do Idoso reduziu de 67 para 65 anos a idade mnima para o requerimento dos idosos. Assim, mais idosos puderam receber o BPC.

LEMBRETES
O CARTO DO BPC SEU. CUIDE BEM DELE.
No empreste o seu carto, nem diga a sua senha para ningum. Em caso de perda ou roubo, informe imediatamente ao banco onde voc recebe o BPC.

NO ESQUEA DE INFORMAR SEU ENDEREO.


Se voc mudar de endereo, informe agncia do INSS mais prxima da sua casa. No esquea de informar tambm a ocorrncia de bito (se falecer a pessoa que recebe o BPC).

QUALQUER PESSOA PODE REQUERER O BPC. VOC NO PRECISA PAGAR A NINGUM PARA FAZER ISSO POR VOC.
O BPC um benefcio da assistncia social, e todos os servios para o seu requerimento so pblicos. Por isso, voc no precisa pagar por eles.

BPC LEI. SE ALGUM FICAR COM O SEU CARTO, ISSO CRIME.


O Estatuto do Idoso muito claro. Ningum tem o direito de reter o carto de um idoso que recebe o BPC, seja qual for a situao. Isso crime e est no Estatuto do Idoso, artigos 102, 103 e 104.

AS INFORMAES DEVEM SER ATUALIZADAS.


A lei obriga que de dois em dois anos seja feita uma reviso na lista das pessoas que recebem o BPC. Isso quer dizer que, a cada dois anos, verificado se as condies que garantiram o direito ao BPC ainda so as mesmas. A atualizao das informaes importante para que o Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome pague o valor em dinheiro do BPC somente para quem realmente precisa dele. Quem realiza esta reviso so as Secretarias Estaduais e Municipais de Assistncia Social, junto com o INSS e com o Ministrio. Voc pode contar com a orientao do Centro de Referncia Social - CRAS (Casas das Famlias ) e das Secretarias Estaduais e Municipais de Assistncia Social.

O BPC PODE DEIXAR DE SER PAGO.


O pagamento do BPC s garantido enquanto as pessoas que tm direito a ele continuarem atendendo s exigncias da lei. Por isso, voc deve sempre manter seus dados e informaes em dia. S assim o BPC tem o controle de quem precisa ou no do dinheiro. Se voc fizer a sua parte, o BPC vai continuar ajudando a melhorar a sua vida e a de muitos brasileiros. O BPC NO APOSENTADORIA. O BPC NO D DIREITO AO 13 PAGAMENTO.

IRREGULARIDADES.
A legislao diz que qualquer pessoa que tenha conhecimento de alguma irregularidade no pagamento do BPC deve denunciar, junto ao MDS, INSS ou Ministrio Pblico. Se voc souber de alguma irregularidade, denuncie.

PARA SABER MAIS SOBRE O BPC.


Informe-se nas Secretarias de Assistncia Social do seu municpio. Procure os Centros de Referncia de Assistncia Social - CRAS (Casa das Famlias) no seu municpio, se houver. Procure a agncia do INSS mais prxima da sua casa. Ligue para o Prevfone: 0800-780-191

Entre em contato com o Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome: Ouvidoria Geral Esplanada dos Ministrios, bloco C, 6 andar, salas 615/616 Cep 70.046-900 Braslia /DF www.desenvolvimentosocial.gov.br/ ouvidoria Tels.: 61 3901.9263 / 3901.9073 Fax: 61 3313.1728

bpc@mds.gov.br

Ministrio da Previdncia Social Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome

You might also like