You are on page 1of 23

A EFICCIA INFORMATIVA DA DEMONSTRAO DO VALOR ADICIONADO

A EFICCIA INFORMATIVA DA DEMONSTRAO DO VALOR ADICIONADO*


Jos Paulo Cosenza Professor Assistente da Faculdade de Administrao e Finanas da UERJ RJ E-mail: jcosenza@ig.com.br

RESUMO
O cenrio mundial contemporneo vem sendo caracterizado por significativas mudanas nas reas social, poltica e econmica, com reflexos diretos no ambiente empresarial, atravs da imposio de novos padres de competitividade e uma necessidade de alteraes nos processos de trabalho e nas prticas de gesto. Neste contexto, a informao contbil tradicional no responde totalmente s demandas novas dos usurios com interesses diferentes daqueles contemplados nos relatrios contbeis clssicos. A Demonstrao do Valor Adicionado parte integrante deste novo grupo de relatrios desenvolvidos pela contabilidade para assistir melhor essas necessidades emergentes, visando, principalmente, a evidenciar o papel social das empresas, apresentando claramente a riqueza gerada, para que toda a sociedade conhea sua funo positiva na criao de valor para a comunidade. Este trabalho apresenta aspectos relacionados ao valor adicionado pela atividade empresarial e analisa a importncia deste relatrio ao facilitar o entendimento da informao scio-econmica sobre a companhia e sua relao com o ambiente onde est localizada. Palavras-chave: Demonstrao do valor adicionado, Relatrios corporativos, Demonstraes tradicionais, Evidenciao contbil.

ABSTRACT
Nowadays, the global environment is characterized by significant changes in the social, political and economic areas with direct impacts on managerial activities, through the imposition of new patterns of competitiveness and a need to change work processes and managerial practices. In this context, the traditional accounting information does not totally attend the users new demands, whose interests are different from those contemplated in the traditional accounting reports. The Value Added Statement is part of this new group of accounting reports created to attend to those emerging needs in a better way, mainly seeking to disclose companies social activities, clearly presenting the generated wealth so that the whole society knows about the its positive function in the creation of value for the community. This paper presents aspects related to the value added by enterprises and analyzes the importance of this report in making it easier to understand socioeconomic information about the company and its relationship with the environment in which it is located. Keywords: Value added statement, Corporate reports, Traditional financial statements, Accounting disclosure.

Recebido em 26.04.02 Aceito em 04.06.03 2 Verso em 07.07.03 * O autor agradece aos avaliadores annimos desta revista, por suas sugestes para a melhoria da verso final deste trabalho, e a Joo Lopes da Cruz Neto (UNICAP/ PE), Luiz Cesar Muzzi (BNDES/RJ) e Rosalva Pinto Braga (UNIVALE/MG), pela colaborao na reviso do texto. Possveis erros ou omisses, todavia, so de inteira responsabilidade do autor e as opinies expressadas refletem somente seu ponto de vista particular.

Revista Contabilidade & Finanas - USP, So Paulo, Edio Comemorativa, p. 7 - 29, outubro/2003

Revista Contabilidade & Finanas - USP

Jos Paulo Cosenza

1. INTRODUO
A globalizao econmica vem forando as companhias a realizarem suas atividades em um ambiente altamente competitivo e complexo, o que faz da informao uma das variveis mais importantes para o processo decisrio, tanto dos usurios internos como externos. Todavia, face ao fato de cada um desses usurios possuir interesses distintos a respeito da informao econmico-financeira gerada, o ideal seria que esta fosse elaborada segundo cada convenincia e interesse especfico, o que praticamente impossvel de ser conseguido. A literatura contbil est repleta de estudos e trabalhos sobre a utilidade da informao contbil e, tambm, sobre quem seriam os usurios interessados em seu conhecimento, o que tem levado o debate acadmico a diferentes objetivos nos campos da legalidade, legitimidade, convenincia ou sigilo da informao contbil. Como, num primeiro momento, somente os proprietrios e o governo teriam interesse em tais informaes o primeiro para o processo de gesto, e o segundo para conhecer os resultados obtidos pelas empresas e fiscaliz-las com base nos registros contbeis de suas atividades , no havia problemas quanto ntida orientao patrimonialista 1 refletida nessas informaes. Todavia, simultaneamente ao desenvolvimento recente da atividade mercantil, em termos econmicos, comearam a surgir novos usurios da informao contbil-financeira, como os credores, os dirigentes no proprietrios, os acionistas e os sindicatos, o que demonstra a presena de um grupo importante de agentes econmicos que participa de uma empresa, relacionado com o ambiente que a rodeia. No obstante, devido sua inclinao tradicional por satisfazer demandas de informaes de carter patrimonialista, a Contabilidade no atende totalmente aos interesses desses novos usurios que necessitam de dados que ponham em evidncia outros tipos de informes diferentes daqueles contidos nas demonstraes contbeis clssicas.

neste contexto que se manifesta a necessidade de se ter uma demonstrao econmico-financeira que propicie informaes que resultem compreensveis e transparentes a qualquer categoria de usurio, independentemente do grau de seus conhecimentos em matria contbil. Assim, surge a Demonstrao do Valor Adicionado, doravante denominada DVA, que assume o papel de demonstrao contbil complementar, visando a informar sobre a participao de todos os fatores econmicos que intervieram na criao de valor para a entidade e o conseqente rateio desse valor entre esses mesmos agentes econmicos. Alm disso, considerando a responsabilidade social que tm as entidades econmicas, o contedo da informao da DVA tem grande relevncia social. Para EVRAERT & BELKAOUI (1998), com base nela, qualquer interessado poder conhecer a riqueza gerada por uma companhia, bem como sua posterior distribuio entre todos os agentes econmicos que tiveram participao em sua criao, contrariamente ao que faz a Demonstrao do Resultado do Exerccio, doravante denominada DRE, que somente informa a riqueza criada sob a tica do proprietrio. Deste modo, o objetivo deste trabalho contribuir para a compreenso dos conceitos associados a esta demonstrao contbil e situar o estudo do valor adicionado em uma dimenso microeconmica, apresentando alguns aspectos relativos a sua utilidade para o processo de anlise dos usurios que no participam diretamente da gesto da empresa.

2. ANTECEDENTES NA LITERATURA
As primeiras aplicaes da informao do valor adicionado tiveram suas origens nos Estados Unidos da Amrica, na dcada de vinte, quando foi utilizado como base para clculo dos sistemas de pagamento de incentivos governamentais, ainda que, segundo KNELL (1986), conceitualmente o valor adicionado j fosse conhecido, h duzentos anos, em sua magnitude macroeconmica.

Entendida como uma contabilidade orientada unicamente para o levantamento do resultado patrimonial, confrontando-se as receitas e despesas para apurao do lucro contbil pertencente aos proprietrios ou acionistas.

Revista Contabilidade & Finanas - USP, So Paulo, Edio Comemorativa, p. 7 - 29, outubro/2003

A EFICCIA INFORMATIVA DA DEMONSTRAO DO VALOR ADICIONADO

Todavia, as referncias sobre esse tema no campo empresarial so mais recentes, datam dos anos cinqenta, quando o valor adicionado comeou a ser utilizado em uma perspectiva microeconmica, ao ser adotado por algumas companhias da Inglaterra. Nos anos setenta, o interesse pela informao do valor adicionado se estendeu amplamente entre as empresas britnicas (RAHMAN, 1990; KNELL, 1986), pois estas buscavam estabelecer um melhor canal de comunicao com seus empregados, com o fim de obter uma maior produtividade. HOPWOOD & BURCHELL (1982) assinalam que, nessa mesma poca, o governo britnico desenvolveu uma campanha a favor de planos de pagamento de incentivos atravs do valor adicionado, visando a reformular os sistemas de determinao dos salrios vigentes. Todavia, o trabalho do Comit de Normas de Contabilidade do Reino Unido ( Accounting Standards Steering Committee ASSC), em 1975, foi, segundo GALLIZO & McLEAY (1989), o marco conceitual para o incio dos debates sobre a normatizao desta magnitude. Como o lucro um componente essencial de qualquer economia de mercado, deve ser apresentado claramente para que toda a sociedade conhea sua funo positiva na criao de valor para a comunidade, dado o papel social das empresas. A DVA, de acordo com o Informe Corporativo do ASSC (Corporate Report, 1975, apud GRAY & MAUNDERS, 1980), seria a forma mais simples e imediata de apresentar o lucro em uma perspectiva apropriada frente empresa em seu conjunto, como um esforo coletivo do capital, da gesto e do trabalho. Para MEEK & GRAY (1988), o que pretendia o referido Comit, ao propor mais esta demonstrao contbil, era gerar uma informao complementar que permitisse que outros usurios conhecessem a riqueza criada pela empresa, mediante seu prprio esforo e de seus empregados, e como se aplicou esse valor adicionado para remunerar aqueles que contriburam para a sua criao. de se lamentar, no entanto, que o propsito contido no Informe Corporativo do Comit ASSC no tenha sido compreendido pela profisso contbil britnica. De acordo com GALLIZO & McLEAY (1989), por no considerar esta informao essencial para os

informes anuais publicados pelas empresas mercantis inglesas, retirou-a da relao de prtica contbil estandardizada. Atualmente, ocorre esse mesmo fato no contexto internacional, j que a DVA representa um informe facultativo. Muito embora o International Accounting Standards Board - IASB tenha essa demonstrao em considerao quando aconselha que as empresas a apresentem adicionalmente (IASC, 1999), somente uma minoria regular de companhias se preocupa em public-la em suas informaes divulgadas anualmente. Alm disso, aquelas que o fazem mensuram os problemas segundo as circunstncias de seus prprios interesses, no sentido de uma perspectiva de custo-benefcio em sua divulgao (DEEGAN & HALLAM, 1991; GALLIZO & McLEAY, 1989). Segundo a norma IAS 7 (IASC,1999), naqueles casos em que se considere que os usurios necessitem de informaes sobre a gerao de riqueza da companhia, para ajud-los a tomar suas decises econmicas, ou, mais particularmente, nos setores industriais onde os trabalhadores sejam considerados um importante grupo de usurios, essa demonstrao deveria ser elaborada. A pesquisa emprica sobre a utilidade das cifras de valor adicionado tem sido dirigida para diferentes objetivos dentro do processo de anlise da gesto. Entre eles, talvez, o de maior relevncia tenha sido o de incorporar o valor adicionado para avaliar a performance da empresa e dos gerentes (BEATTIE, 1970; COX, 1977; KAPLAN, 1983 e 1984; MEEK & GRAY, 1988; MORLEY, 1979; RIAHIBELKAOUI, 1997a, 1997b e 1999a; RIAHIBELKAOUI & PAVLIK, 1994). Neste sentido, o valor adicionado foi utilizado por RIAHI-BELKAOUI (1997b), como indicador da produtividade para uma amostra de empresas norte-americanas, que verificou que a produtividade decresce nas organizaes integradas verticalmente e aumenta para as companhias com estruturas organizacionais diversificadas. Da mesma forma, os estudos de ASKREN et al. (1994) revelam que os executivos conseguem melhorar a rentabilidade das empresas quando so seguidos planos de performance baseados no valor adicionado. Mas, talvez, o principal debate, desde o momento em que se generalizou a informao sobre o

Revista Contabilidade & Finanas - USP, So Paulo, Edio Comemorativa, p. 7 - 29, outubro/2003

10

Revista Contabilidade & Finanas - USP

Jos Paulo Cosenza

valor adicionado, foi o de tentar explicar em que magnitude existe mais contedo informativo, ou seja, se nos dados de valor adicionado, no resultado contbil (demonstrao do resultado), ou no resultado financeiro (fluxo de caixa). A esse respeito, destacam-se os estudos de BAO & BAO (1989 e 1998), de RIAHI-BELKAOUI (1993, 1996a, 1996b e 1999b), RIAHI-BELKAOUI & FREKAT (1994), RIAHI-BELKAOUI & PICUR (1994), e KWONG et al. (1995), cujos resultados confirmam que existe uma relao mais estreita do valor da empresa com o valor adicionado, do que do valor da empresa com o fluxo de caixa ou qualquer outro tipo de lucro ou benefcio. Uma ltima linha de estudos a que pretende explicar o comportamento da companhia e de seus agentes econmicos na distribuio do valor adicionado (KARPIK & BELKAOUI, 1989; BANNISTER & RIAHI-BELKAOUI, 1991; e BAO & BAO, 1996). Para isso, BAO & BAO (1996), tomaram como base outros trabalhos que pretendiam prognosticar as sries de tempo dos lucros contbeis e examinaram as propriedades das sries temporais das medidas de performance baseadas no valor adicionado. A partir desse tipo de informao, os perceptores das rendas poderiam predizer qual seria a poro de valor adicionado que lhes deveria corresponder na distribuio de cada exerccio. Entretanto, nem sempre h coincidncia entre o que os diferentes agentes econmicos esperam da repartio do valor adicionado e aquilo que finalmente foi obtido. Quando ocorre esta discrepncia, aumenta a tenso interna na empresa, o que poder resultar em diversas categorias de problemas e conflitos para a sua gesto, como impasses junto classe trabalhadora, demandas de maiores retornos dos acionistas, incrementos de impostos, negativas renegociao de dvidas e aumento de cargas financeiras. O conhecimento antecipado destes fatos seria til no processo decisrio do conselho e da alta administrao.

3. ASPECTOS CONCEITUAIS E CARACTERSTICAS


O valor adicionado pode ser definido segundo vrias concepes, no mbito macro ou microeconmico (MARTNEZ, 1996), o que resulta em diferentes noes de um mesmo conceito (ver quadro 1). Para COSENZA et al. (2002), dependendo da delimitao da magnitude econmica em que se aplicar sua noo, a forma de conceitu-lo variar, adaptando-se ao contexto em que se desenvolve a natureza da informao da entidade e, inclusive, do setor de atividade a que ela pertence. A diversidade de noes particulares adotadas sobre um mesmo conceito termina por diminuir a compreenso das informaes nele contidas e dificulta que se disponha de dados estandardizados para efeito de anlise comparativa. Tal inconveniente joga por terra o principal argumento para se sustentar a utilidade desta demonstrao contbil, segundo o qual o objetivo da demonstrao o de transmitir a informao contbil sobre a riqueza criada, de forma simples e objetiva para o entendimento de qualquer tipo de usurio, conhecedor ou no de contabilidade. O conceito de DVA, segundo GALLIZO (1990b), pode ser delimitado no mbito de uma informao econmico-financeira de natureza histrica, que evidencia a circulao real do patrimnio e mostra o valor econmico que foi gerado por uma entidade durante um certo perodo de tempo e, simultaneamente, descreve como este valor foi distribudo entre aqueles que contriburam para a sua criao. Ou seja, a demonstrao contbil que divulga a gerao de valor produzido pela prpria empresa, mediante suas prprias atividades, e a retribuio aos componentes econmicos que formaram esse valor adicionado. Ao eliminar todos aqueles elementos que vm fixados do exterior (compras e aquisies realizadas), permite valorar com preciso a gesto interna da empresa, definida fundamentalmente em trs aspectos: os equipamentos, a mo-de-obra e os recursos financeiros prprios e de terceiros utilizados.

Revista Contabilidade & Finanas - USP, So Paulo, Edio Comemorativa, p. 7 - 29, outubro/2003

A EFICCIA INFORMATIVA DA DEMONSTRAO DO VALOR ADICIONADO

11

CONCEITOS Valor adicionado bruto produzido

CARACTERSTICAS aquele resultante da atividade tpica da empresa, ou seja, da confrontao dos ingressos por vendas com os custos dos bens e servios que procederam de terceiros e foram consumidos para se obterem esses ingressos. aquele correspondente ao esforo de produo da atividade tpica da entidade, ou seja, da confrontao das receitas com os custos de produo do perodo, no importando que estejam vendidos ou em estoques. aquele relativo atividade operacional da companhia, ou seja, obtido da confrontao dos ingressos por vendas com os custos da produo alcanados no perodo e as aquisies externas originadas por esse volume de atividade. aquele decorrente de todas as atividades da empresa, ou seja, da confrontao de todos os ingressos com todos os gastos do perodo.

Valor adicionado da produo2

Valor adicionado bruto empresarial

Valor adicionado lquido empresarial

Fonte: Elaborao do autor.

Quadro 1 Principais noes de valor adicionado O valor adicionado obtido mediante a diferena entre as vendas ou produo dessa empresa e o total de aquisies ou compras feitas para esse mesmo fim, representando a soma de toda a remunerao de esforos consumidos nas atividades da companhia. Para a determinao do valor adicionado e a elaborao da demonstrao correspondente, fundamental que se conhea o lucro obtido no perodo DRE e a destinao atribuda aos scios ou acionistas, por conta de tal lucro: proposta de distribuio de dividendos e juros sobre o capital prprio. A este respeito, cabe destacar que a DVA no tem a finalidade de substituir a DRE. Esse tema, que j foi objeto de inmeros debates acadmicos na rea contbil no passado, de importncia inquestionvel, pois, para que se tenha uma efetiva viso da magnitude scio-econmica da entidade, deve haver uma estreita complementaridade entre essas duas demonstraes contbeis. Apesar de a DRE evidenciar a riqueza criada pela companhia que se destina ao proprietrio, ela no incorreta conceitualmente, quanto aos objetivos que busca contemplar: a evidenciao do lucro da empresa aos seus investidores. Para essa finalidade, na DRE tratam-se algumas sadas de valores, como, por exemplo, as relativas aos pagamentos de salrios, juros e impostos, como se fossem despesas, uma vez que esto diminuindo a parte do proprietrio no lucro gerado. Com isso, os
2

demais interessados nestas informaes econmicofinanceiras, que tm necessidades distintas daquelas dos proprietrios e acionistas, se acham prejudicados, pois no possvel conhecer qual seria sua efetiva participao na riqueza gerada pela empresa.

4. METODOLOGIA DE DETERMINAO DO VALOR ADICIONADO


O clculo do valor adicionado apresenta algumas divergncias em funo da diferena de enfoque utilizado para seu conhecimento pelos Contadores e pelos Economistas. Na rea econmica, o conceito de riqueza criada obtido a partir da produo, ao passo que, contabilmente, tomado como base o montante das vendas. Neste trabalho ser utilizado o segundo enfoque, por se entender que o clculo do valor adicionado baseado nas vendas possibilita avaliar a responsabilidade dos gestores no processo de gerao de valor para a entidade, bem como relacionar esse mesmo valor com os princpios e normas contbeis, utilizados nas demais demonstraes contbeis tradicionais. Isto parece trazer mais credibilidade e confiabilidade para os usurios, j que os dados informados nessas demonstraes so submetidos apreciao dos auditores externos, que elaboram um parecer sobre as mesmas.

Seu clculo mais dificultoso j que as empresas no divulgam externamente os custos de produo do perodo.

Revista Contabilidade & Finanas - USP, So Paulo, Edio Comemorativa, p. 7 - 29, outubro/2003

12

Revista Contabilidade & Finanas - USP

Jos Paulo Cosenza

Como o clculo do valor adicionado est baseado na metodologia contbil, ou seja, nos princpios fundamentais de contabilidade, e considerando que o lucro antes das distribuies representativo da riqueza criada pela companhia em determinado perodo, a estrutura da DRE pode ser evidenciada sob a forma de igualdade, para, assim, demonstrar a distribuio da riqueza criada pela companhia. VCSFAI = L = D+R Onde: V = Receitas das vendas C = Custo dos produtos e mercadorias vendidos S = Custos e despesas com pessoal F = Despesas financeiras A = Amortizaes, depreciaes, exaustes e provises I = Imposto sobre o lucro e outros tributos L = Lucro do exerccio antes das distribuies D = Dividendos e juros sobre o capital prprio R = Reservas e lucros retidos pela empresa Por associao, se pode estabelecer tambm que o lucro corresponde ao valor adicionado bruto (VAbruto)

e que, seguindo est lgica, o mesmo poderia ser determinado a partir desta igualdade, permitindo, ento, represent-lo sob a forma de subtrao ou em forma de adio, o que faz com que o clculo do valor adicionado possa ser obtido mediante a aplicao destes dois procedimentos. VAbruto = V - C = S + F + A + I + D + R Na primeira igualdade, se identifica o modo como se gera o valor adicionado bruto e, na segunda, qual sua posterior distribuio entre os agentes econmicos. Dessa forma, o clculo do valor adicionado pode ser obtido mediante a aplicao de procedimentos de subtrao ou de adio, utilizando-se como ponto de partida para sua determinao a DRE. Por conseguinte, a estruturao da DVA segue o mtodo das partidas dobradas e contempla uma parte referente s origens e outra relativa s aplicaes de valor adicionado. Para o clculo do valor adicionado pelo mtodo aditivo (quadro 2), agrega-se uma srie de rendas que abarcam os lucros derivados da atividade empresarial, como as remuneraes que percebem os distintos grupos da empresa: proprietrios, trabalhadores, prestadores de servios, credores e o governo.

COMPONENTES Gastos com pessoal Gastos financeiros Tributos e impostos sobre os lucros Depreciaao, Amortizao, Exausto e Provises Lucros ou Prejuzos do Exerccio (saldo DRE antes da destinao de lucros) = VALOR ADICIONADO BRUTO EMPRESARIAL (-) Depreciao, Amortizao, Exausto e Provises realizadas = VALOR ADICIONADO LQUIDO EMPRESARIAL + + + + +

31/12/X1 R$ Mil % 450.000 7,4 780.000 12,8 120.000 2,0 3.450.000 56,5 1.304.000 6.104.000 (3.450.000) 2.654.000 21,4 100,0 (56,5) 43,5

31/12/X0 R$ Mil % 530.000 6,6 640.000 8,0 168.000 2,1 3.450.000 43,2 3.202.000 7.990.000 (3.450.000) 4.540.000 40,1 100,0 (43,2) 56,8

Fonte: elaborao do autor

Quadro 2 Esquema do Mtodo de Adio

Revista Contabilidade & Finanas - USP, So Paulo, Edio Comemorativa, p. 7 - 29, outubro/2003

A EFICCIA INFORMATIVA DA DEMONSTRAO DO VALOR ADICIONADO

13

O mtodo subtrativo (quadro 3) aquele em que o valor adicionado calculado a partir da soma de todos os fluxos positivos procedentes da atividade produtiva, deduzidos dos consumos intermedirios derivados das entregas de bens ou prestaes de servios de terceiros, ou seja, tem como critrio de deduo o fato de que as atividades econmicas necessrias para a obteno das receitas devem ser consideradas no clculo do valor agregado. Considerando que o clculo do valor adicionado visto a partir da perspectiva contbil toma com base o custo dos produtos vendidos, ao contrrio da metodologia econmica que somente considera a produo do perodo, neste trabalho se realizou um

esforo de aproximar ambos conceitos o econmico, que se refere a toda a riqueza produzida pela empresa em determinado perodo, e o contbil, que segue os princpios da competncia e da confrontao das receitas com as despesas. Para isso, foram includos trs itens na estrutura da DVA a variao de estoques de mercadorias, matrias primas e outros materiais, a variao de estoques de produtos em elaborao e a variao de estoques de produtos acabados j que ao tomar como parmetro a DRE, esta evidencia somente os custos dos produtos vendidos e no toda a produo ocorrida no perodo, que para efeitos contbeis estar registrada nos estoques, em lugar de na DVA.

COMPONENTES + Venda de Produtos e Servios Variaco de estoques de produtos acabados Variaco de estoques de produtos em elaborao (-) Proviso para devedores duvidosos + Trabalhos realizados pela prpria empresa para seu imobilizado + Subvenes explorao (-) Outros Ingressos de gesto corrente = VALOR DA PRODUO (-) Matrias Primas Consumidas (-) Custo dos Produtos e Servios Vendidos (-) Materiais, Energia, Servios de Terceiros e Outros Variao de estoques de mercadorias, matrias-primas e outros materiais (-) Perdas de Valores Ativos = VALOR ADICIONADO BRUTO PRODUZIDO + Ingressos financeiros + Ingressos no Operacionais Resultado de Participaes Societrias = VALOR ADICIONADO BRUTO EMPRESARIAL (-) Depreciao, Amortizao, Exausto e Provises realizadas = VALOR ADICIONADO LQUIDO EMPRESARIAL

31/12/X1 R$ Mil % 7.200.000 98,0 (422.400) (5,8) (57.600) (0,8) (15.000) (0,2) 120.000 144.000 375.000 7.344.000 (480.000) (1.540.000) (260.000) 480.000 (120.000) 5.424.000 500.000 60.000 120.000 6.104.000 (3.450.000) 2.654.000 1,6 2,0 5,1 100,0 (6,5) (21,0) (3,5) 6,5 (1,6) 73,9 6,8 0,8 1,6 83,1 (47,0) 36,1

31/12/X0 R$ Mil 8.800.000 (67.000) (603.000) (17.000) 180.000 166.000 438.000 8.897.000 (600.000) (1.263.000) (350.000) 600.000 (64.000) 7.220.000 360.000 140.000 270.000 7.990.000 (3.450.000) 4.540.000

% 98,9 (0,8) (6,8) (0,2)

2,0 1,9 4,9 100,0 (6,7) (14,2) (3,9) 6,7 (0,7) 81,2 4,0 1,6 3,0 89,8 (38,8) 51,0

Fonte: Elaborao do autor

Quadro 3 Esquema do Mtodo de Subtrao

Revista Contabilidade & Finanas - USP, So Paulo, Edio Comemorativa, p. 7 - 29, outubro/2003

14

Revista Contabilidade & Finanas - USP

Jos Paulo Cosenza

No entanto, uma anlise da literatura permite detectar uma certa divergncia quanto ao melhor critrio para se reconhecer o valor adicionado relativo produo no vendida. Uma corrente defende que essa produo seja avaliada por seu valor de mercado, enquanto que a outra entende que se utilize seu custo de produo. Para RUTHEFORD (1977), MEEK & GRAY (1988) e LARRINAGA (2001), parece lgico que se valore a produo vendida a preos de mercado, mas para os produtos acabados que esto nos estoques, estes autores entendem que seria mais adequada sua valorao a preos de custo, deduzido dos lucros no realizados. Assim opinam porque este critrio evita produzir conflitos com os custos externos e evita inconsistncias, como a de se utilizar o valor dos produtos em seu momento de venda, enquanto que os salrios, por exemplo, esto contabilizados por seus valores no momento da produo3. No entrando na anlise de uma ou outra proposta, sugere-se que se considere a variao de estoques de produtos acabados a preos de mercado e a variao de estoques de produtos em elaborao pelo seu correspondente valor de realizao, deduzido da parcela de custos de fabricao ainda pendentes de incorporao e das despesas comerciais4, dado que o modelo da FIPECAFI segue a orientao de valor adicionado a partir das vendas. Todavia, considerando que o objetivo deste trabalho propor uma metodologia para anlise a partir de uma viso de usurio externo, ou seja, que tem acesso direto somente aos dados divulgados pela companhia, difcil a quantificao dos estoques de produtos acabados e produtos em elaborao por seu valor de realizao. Assim, sugere-se, no caso dos produtos acabados, a aplicao da margem bruta (Lucro Bruto Vendas Lquidas) observada no perodo tomado para anlise do valor adicionado e, para os produtos em elaborao, a adoo de metade da mesma. Como possvel observar nas duas ilustraes, ambos os critrios de clculo permitem obter o valor adicionado lquido empresarial, o qual, numa ltima instncia, a base tima para a avaliao da riqueza gerada e de seus agentes econmicos. Entretanto,
3

existem controvrsias quanto a alguns pontos e aspectos contbeis, de carter mais polmico, o que gera pontos de vista distintos com relao s suas incluses ou apresentaes na DVA, os quais sero discutidos mais adiante neste trabalho.

5. CRITRIOS DE DISTRIBUIO DO VALOR ADICIONADO


Foi visto que o valor adicionado representativo do valor que a empresa gerou a partir dos consumos que realizou em certo perodo de tempo. Logo, como em qualquer sistema econmico, tal excedente deve ser distribudo entre os distintos participantes da entidade. Assim, uma vez calculado e conhecido o valor adicionado do perodo, este ser repartido entre todos aqueles que ajudaram a ger-lo, ou seja, necessrio associ-lo aos diversos participantes dele. Os critrios que servem como base para determinar a retribuio aos grupos que participam do valor adicionado so os mais distintos, variando segundo aspectos que so determinados pelo ambiente da entidade. Em geral, os destinatrios da partilha do valor adicionado so os empregados, o governo, os credores financeiros e os proprietrios ou acionistas, ficando a parcela no distribuda e a depreciao destinadas ao autofinanciamento da atividade econmica da empresa. A distribuio realizada atravs do mtodo aditivo e prope-se o ordenamento apresentado a seguir, pois est baseado em um critrio lgico de exigibilidade: Remunerao do Trabalho: Para GALLIZO (1990a) e De LUCA (1998), a retribuio aos empregados uma das mais importantes entre os diversos grupos que participam do valor adicionado. A participao dos trabalhadores no valor adicionado compreende todos os gastos efetuados com pessoal, em contrapartida ao trabalho realizado no perodo. Assim, deve conter os pagamentos feitos diretamente aos empregados, como, por exemplo, os salrios, as contribuies de seguridade ou sociais, e quaisquer

Este critrio de determinao do valor adicionado adotado em pases como Frana, Alemanha e Espanha; enquanto que a Inglaterra utiliza a alternativa de contabilizar os ingressos em seu momento de intercmbio. Para a variao dos estoques de mercadorias, matrias primas e outros materiais, recomenda-se a adoo do seu valor contbil porque entende-se que o custo de aquisio de tais elementos representaria seu efetivo valor de mercado, tendo em vista no ser comum manter estoques destes itens por um perodo demasiadamente prolongado.

Revista Contabilidade & Finanas - USP, So Paulo, Edio Comemorativa, p. 7 - 29, outubro/2003

A EFICCIA INFORMATIVA DA DEMONSTRAO DO VALOR ADICIONADO

15

outras vantagens oferecidas por conta de participar na atividade produtiva da companhia. , como assinala FERNNDEZ (1990), toda a parte correspondente aos que fornecem trabalho, contemplando tambm as retenes que se lhes tenha praticado e qualquer outra carga social, tanto obrigatria, por exemplo a seguridade social a cargo da empresa, como voluntria, tal como aquelas geradas por planos previdencirios e de penses acordados, auxlio alimentao, atividades culturais e recreativas. Todavia, cabe ressaltar que no h consenso quanto aos itens que devem ou no ser imputados neste agrupamento. Em princpio, todas as retribuies pecunirias dadas aos empregados, inclusive aquelas retenes impostas pela legislao trabalhista e que a empresa pratica em nome do empregado, como os impostos retidos, deveriam ser includas neste grupo, e, se possvel, segregadas em duas partes: uma rubrica para salrios e remuneraes e outra para encargos sociais e outros benefcios, pois no so encargos da companhia com o governo, mas sim dos empregados, que por seu lado devem prestar contas ao governo em suas declaraes de rendas. Com efeito, a empresa somente responsvel pela reteno e repasse desses impostos ao Estado, mas os mesmos so decorrentes da remunerao direta do trabalho realizado pelo empregado. Remunerao do Governo: Apesar de no ser considerado um dos fatores diretos de produo, o governo tambm participa na criao de riqueza para a entidade, pois apia suas atividades produtivas atravs de investimentos em infra-estrutura, incentivos fiscais e subvenes. Os impostos pagos ou devidos pela companhia representam, na riqueza gerada, a remunerao do Estado por seu apoio para que a empresa tenha condies de realizar suas atividades em seu ambiente. Contudo, somente os impostos associados ao lucro obtido e outros tributos que tenham relao direta com a atividade principal da empresa deveriam ser computados neste agrupamento, e, para uma melhor evidenciao, o ideal seria especificar os impostos conforme suas competncias segundo a unidade federativa que os originou, por exemplo, da Unio, do Estado ou do Municpio, ou, ainda, de um Pas estrangeiro: quando o pagamento do

imposto feito fora das fronteiras onde a empresa realiza suas atividades. Remunerao dos Credores: Representa a remunerao dos recursos de terceiros, sob a forma de custo financeiro, por conta do fornecimento de capital para aplicao na atividade produtiva da companhia. De acordo com GALLIZO (1990a), devem ser excludos deste agrupamento os gastos financeiros relativos a comisses ou outras despesas bancrias similares, por representarem despesas consideradas intermedirias. Remunerao dos Acionistas: Evidencia a parcela do lucro destinada queles que aplicaram os recursos prprios, reembolsados sob a forma de pagamento de dividendos ou juros sobre o capital prprio, por conta das capitalizaes realizadas na empresa. Este item pode ser um ponto de conflito, dadas as possibilidades de manipulaes no processo de adequao do binmio rentabilidade/risco, visto que a deciso de se repartir entre os investidores a riqueza criada ou ret-la para futuros investimentos estar influindo na taxa de atratividade do negcio. Algumas empresas costumam apresentar, neste agrupamento, tambm os lucros retidos, por entenderem que a totalidade dos lucros da companhia pertencem a seus acionistas. Alm disso, existe um outro problema ao no se evidenciarem os lucros no distribudos dentro deste grupo, que, segundo MARTINS (1993), est associado percepo negativa que esse fato pode trazer para os usurios, uma vez que permite passar a imagem de que, intencionalmente, se est querendo esconder o total do valor adicionado pertencente aos proprietrios. Todavia, apesar de a parcela retida para reinvestir na empresa ficar melhor evidenciada quando incorporada como parte da remunerao do capital prprio, esta deveria ser divulgada em grupo parte, separada dos dividendos pagos e dos juros sobre o capital prprio, para facilitar a compreenso dos usurios externos companhia.

6. LIMITAES E INCONVENIENTES DO VALOR ADICIONADO


No ignorando a magnitude que tem a informao do valor adicionado para a tomada de deciso, cabe

Revista Contabilidade & Finanas - USP, So Paulo, Edio Comemorativa, p. 7 - 29, outubro/2003

16

Revista Contabilidade & Finanas - USP

Jos Paulo Cosenza

dizer que a DVA apresenta alguns problemas e inconvenientes resultantes de sua no estandardizao e que podem acarretar controvrsias em relao ao clculo do valor adicionado. Os aspectos mais controvertidos, contudo, esto associados ao tratamento contbil utilizado para o registro de algumas operaes, o que para ALFONSO & PIZARRO (1987) termina por motivar uma dificuldade na hora de realizar anlises comparativas das empresas. Embora algumas empresas venham desenvolvendo esforos, ou mesmo demonstrando interesse espontneo, no sentido de levar aos usurios uma informao de melhor qualidade, atravs do aperfeioamento dos seus relatrios ou de informaes mais completas, no tocante DVA, ainda existem muitas
Pontos Positivos Permite obter uma dupla viso da realidade empresarial: a econmica, relativa ao valor gerado, e a social, correspondente s rendas distribudas; Possibilita desenvolver um efetivo sistema de avaliao dos gestores e unidades; Tem uma linguagem aceita por todos os seus destinatrios e que se faz compreensvel ao conhecimento de qualquer usurio; Reflete a lucratividade e a eficincia das operaes e atividades da companhia, como tambm a evoluo econmica em seu conjunto; Fornece dados para a tomada de deciso e o sistema de controle de desempenho; Permite conhecer a contribuio econmica da empresa para a renda nacional ou para seu ambiente econmico ou social.

distores em relao classificao e evidenciao de algumas contas nessa demonstrao, j que no h, por enquanto, uma padronizao definida para a sua estruturao. A Comisso de Valores Mobilirios CVM tomou a iniciativa no sentido de incentivar e apoiar a divulgao voluntria de informaes de natureza social. Para isso, emitiu o Parecer de Orientao CVM no 24/92, em que apresenta alguns critrios a serem seguidos na divulgao da DVA, desenvolvido pela FIPECAFI. Alm disso, juntamente com outras informaes de natureza social e de produtividade, incluiu a obrigatoriedade de divulgao dessa demonstrao no anteprojeto de reformulao da Lei no 6404/76 que foi encaminhado ao Congresso Nacional (Ofcio-Circular CVM/SNC/SEP no 01/00).
Pontos Negativos Apresenta dificuldades de entendimento por causa de sua no normatizao e estandardizao; Pode levar a tomada de decises incorretas quanto maximizao do valor adicionado, em lugar dos lucros; Est sujeito incorporao de distores provocadas por sua subjetividade e forma prpria de estimativa; Pode motivar uma certa dificuldade na hora de se realizarem anlises de desempenho empresarial no setor econmico a que a companhia pertence; Necessita informaes contbeis atualizadas e confiveis e, se possvel, auditadas; Pode ser demasiado trabalhoso em ambientes de grandes incertezas e complexidades monetrias, tributrias e econmicas; limitada para medir e informar a eficcia alcanada na distribuio social dos lucros gerados.

Fonte: elaborao do autor

Quadro 4 Vantagens e inconvenientes da Demonstrao do Valor Adicionado

7. UTILIDADE DA INFORMAO DO VALOR ADICIONADO


Paralelamente s mudanas do ambiente, em nveis macroeconmicos, as empresas esto diante da necessidade de estabelecer sistemas de informao e comunicao que lhes permitam adaptar-se a essas situaes de mudanas de forma flexvel e estvel. Por conseguinte, GARCA (1984) comenta que h de se distinguir entre o que corresponde prpria gesto empresarial interna e

o que afeta fundamentalmente as relaes da empresa com o seu ambiente, sem, no entanto, esquecer a interdependncia existente entre ambas as magnitudes. Ao longo das ltimas dcadas, a informao contbil vem passando por transformaes em sua forma final, para atender s caractersticas determinantes da evoluo empresarial. As novas necessidades da sociedade moderna puseram em evidncia a ineficincia do sistema tradicional de informao contbil, cujo enfoque, essencialmente

Revista Contabilidade & Finanas - USP, So Paulo, Edio Comemorativa, p. 7 - 29, outubro/2003

A EFICCIA INFORMATIVA DA DEMONSTRAO DO VALOR ADICIONADO

17

dirigido para o desempenho econmico e legal, no possibilita a introduo de dados de carter mais social, que hoje se fazem necessrios, devido s mudanas conjunturais. Por isso, necessrio disponibilizar, aos distintos usurios, informaes que eles possam transformar em algo eficaz para as suas tomadas de decises objetivas, em cada um dos momentos e reas em que delas necessitem. Portanto, a informao contbil deve estar cada vez mais orientada para satisfazer mltiplos e diferentes objetivos de informao e fornecer os dados necessrios e corretos para cada situao concreta. Isso far com que se caminhe na direo de um sistema contbil estruturado numa viso multidimensional. Por outro lado, o conceito de valor adicionado importante na atividade gerencial pois, de acordo com BENTLEY (1981), permite avaliar a performance e propiciar ferramentas para a tomada de deciso baseada em critrios eficazes de desempenho. Alm disso, de acordo com COSENZA et al. (2002), o valor adicionado importante por traduzir a interveno da empresa no processo econmico seqencial no mbito de um determinado sistema econmico e permitir a obteno de informaes sobre a gerao e a distribuio de renda. Tambm importante, no mbito macroeconmico, como gerador de subsdios para medir a produo nacional, calcular e analisar a produo e a riqueza de uma economia, em qualquer magnitude.

porque est relacionado com os princpios de contabilidade utilizados nas demais demonstraes contbeis tradicionais, mais especificamente na DRE, e, tambm, por permitir a sua reconciliao com essa demonstrao, o que acarreta mais credibilidade para a DVA. Depreciao: Talvez seja um dos pontos mais problemticos para a mensurao do valor adicionado e tornou-se um problema ainda maior com o advento dos denominados produtos da nova tecnologia, que em face de sua forte dependncia tecnolgica podem sofrer uma obsolescncia em curto espao de tempo. Na verdade, so muitos os motivos pelo quais os ativos fixos tangveis e intangveis perdem seu valor, total ou parcial. Em geral, tal perda de valor est associada basicamente a aspectos relativos sua evoluo sistemtica no tempo, podendo ser originada por fatores fsicos, tcnicos ou econmicos. A obsolescncia econmica tem sido um dos pontos mais crticos para a mensurao contbil, uma vez que, com a evoluo cientfica, a tecnologia caminha a passos largos, principalmente nos setores de ponta, e faz com que produtos recentes tenham perda total de valor pelo surgimento de um outro tecnologicamente superior. Assim que, para efeitos de valor adicionado, existe a questo sobre se o mesmo deve ser medido a partir de uma base bruta ou lquida, ou seja, considerando a depreciao como um custo externo ou uma distribuio do valor adicionado. As divergncias surgem a partir da multiplicidade de metodologias e critrios para se tratar na contabilidade as quotas de depreciao. Existem distintas opinies acerca desse problema, cada uma com diferentes linhas de argumentao amparando seus critrios de interpretao. De acordo com o Informe Corporativo do ASSC ( Cor porate Repor t , 1975, apud GRAY & MAUNDERS, 1980), seria mais adequado tratar a depreciao como uma distribuio do valor adicionado, em vez de como um custo externo, dada a necessidade de a mesma ser reinvestida na atividade operacional para a manuteno e expanso dos ativos. Para GALLIZO (1990), quando considerada como um custo externo, o sentido recuperar

8. OUTROS ASPECTOS RELATIVOS AO VALOR ADICIONADO


Embora o clculo do valor adicionado seja uma tarefa relativamente simples, existe certa polmica na literatura quanto ao tratamento contbil de alguns itens que o compem: Base de clculo: Qual dos dois conceitos de valor adicionado deve ser utilizado como base de clculo: vendas ou produo? O valor da produo preferido pelos economistas para clculos de magnitude macroeconmica. Contudo, acredita-se que o valor das vendas apresentaria maiores vantagens

Revista Contabilidade & Finanas - USP, So Paulo, Edio Comemorativa, p. 7 - 29, outubro/2003

18

Revista Contabilidade & Finanas - USP

Jos Paulo Cosenza

por meio da depreciao o investimento adquirido de terceiros e, portanto, no deve fazer parte do valor adicionado. Os pesquisadores que entendem que a depreciao no deve ser deduzida do valor das vendas, como se fosse um elemento de custo externo, MORLEY (1979) por exemplo, argumentam que o clculo da depreciao envolve julgamentos subjetivos a respeito da determinao da vida til do bem e da definio do mtodo a ser utilizado para sua apropriao, diferentemente dos demais elementos que so considerados como custos externos, tais como os materiais e servios adquiridos junto a terceiros. Por outro lado, os pesquisadores que defendem o ponto de vista de que a depreciao deve ser deduzida das vendas como um custo externo, como MEEK & GRAY (1988), consideram que a idia de se fazer o reinvestimento correspondente ao consumo de capacidade fsica produtiva necessria para a continuidade da empresa muito mais consistente conceitualmente como um custo externo. Para GRAY & MAUNDERS (1980), o problema de considerar a depreciao como uma distribuio que os clculos tradicionais de depreciao implicam na distribuio do custo dos ativos de acordo com os benefcios esperados durante sua vida til. Tendo em vista o fato da rpida obsolescncia dos produtos dependentes tecnologicamente, surge o problema da valorao futura de tais bens e da subjetividade do tratamento que os gestores determinaro para o mesmo. No julgando o mrito de uma ou outra abordagem, o melhor seria incluir as quotas de depreciao e amortizao como parte do valor adicionado gerado pela empresa e adotar os conceitos de valor adicionado bruto e lquido, conforme apresentado no modelo utilizado neste trabalho. Ganhos Financeiros: As receitas financeiras e tambm os benefcios obtidos por participao societria do capital de outras empresas constituem, tambm, pontos questionveis no clculo do valor adicionado. Apesar de no terem suas origens nas atividades de produo normal das empresas, a maioria delas tm a tendncia de incluir tais ingressos na determinao da sua riqueza criada. Essas receitas no representam riqueza efetivamente gerada pela

entidade, pois se trata de ganhos obtidos da aplicao, nas atividades de outras companhias, de recursos que essa empresa teria excedentes em seu caixa. Logo, seriam riquezas criadas por esta outra atividade, e o cmputo de tais ingressos gera problema de dupla contagem quando da soma dos valores adicionados por todas as atividades econmicas de determinado perodo de tempo, j que estes benefcios estaro sendo computados ao mesmo tempo na empresa receptora do benefcio e na companhia geradora do mesmo. De LUCA (1998) sugere que tais ingressos sejam apresentados separadamente, como valor adicionado total dos negcios, de forma que se possa avaliar a riqueza gerada atravs da atividade de produo normal da empresa e a criada pelos negcios totais da entidade. Essa soluo, que vlida para os casos de empresas coligadas, no adequada para as sociedades controladas, em virtude da consolidao das demonstraes contbeis. A soluo mais indicada para este problema seria tomar como base a DRE Consolidada do grupo empresarial e detalhar o valor adicionado por unidade produtiva. Provises: Por imposio do princpio do conservadorismo, as contingncias passivas cujos valores sejam passveis de serem estimados, e cuja efetiva possibilidade de perda seja verificada, devem ser registradas contabilmente. Todavia, existem algumas provises para contingncias, como a proviso para garantir produtos vendidos ou servios prestados, cuja estimativa de valor muito subjetiva. Normalmente, os valores utilizados para a cobertura dessas garantias so desconhecidos. Para o clculo do valor adicionado, entretanto, dever-se-ia ajustar as respectivas partidas com as contribuies que seriam consumidas na cobertura da garantia, ou seja, as vendas ou a produo (materiais ou servios adquiridos de terceiros, ou ainda a mo-de-obra), caso seja possvel a identificao com certa preciso. Para De LUCA (1998), ainda que no se conhea antecipadamente tal valor, a proviso deveria ser deduzida do clculo do valor adicionado. Resultados Negativos: Outro problema importante que surge est associado questo da elaborao, ou no, da DVA quando a companhia tenha apurado

Revista Contabilidade & Finanas - USP, So Paulo, Edio Comemorativa, p. 7 - 29, outubro/2003

A EFICCIA INFORMATIVA DA DEMONSTRAO DO VALOR ADICIONADO

19

prejuzo no exerccio. Como a apresentao desta demonstrao contbil facultativa, a deciso de public-la fica ao livre arbtrio da entidade. A respeito desse tema, DEEGAN & HALLAM (1991) desenvolveram uma pesquisa emprica buscando identificar os incentivos que levaram algumas companhias a publicarem voluntariamente informaes sobre o valor adicionado. Esses autores constataram que as empresas que apresentavam esta demonstrao contbil eram as de maior tamanho e que, alm dos benefcios para o usurio, decorrentes desta nova informao, essas companhias sempre consideravam os custos e benefcios advindos ao proporcionarem tais informes ao mercado. Independentemente do fato de o resultado obtido pela entidade ser positivo ou negativo, ela deveria elaborar sua DVA. Nos casos de valor adicionado negativo, quer dizer, naquelas situaes em que a empresa no conseguiu gerar riqueza suficiente para remunerar a todos os seus partcipes, esta demonstrao contbil importante para evitar que os usurios possam tirar concluses inadequadas das demonstraes contbeis tradicionais. Alm disso, como demonstraram SANTOS & PARMEZZANO (1999), pode ocorrer que, muitas vezes, uma companhia obtenha valor adicionado lquido negativo e consiga transferir riqueza para seus empregados, para o governo e os credores. Aos proprietrios ou acionistas, todavia, se poder onerar com o custo dos prejuzos, como comum em qualquer sociedade capitalista.

tais quotas devem ser consideradas como aquisio de imobilizado, evidenciando-se na situao patrimonial da empresa o ativo e a obrigao de pagamento. Dessa forma, o clculo do valor adicionado registrar o leasing financeiro como um emprstimo de capital externo, devendo, ento, os juros de cada exerccio serem tratados como remunerao desse capital. Subvenes: Em geral, as empresas podem receber subvenes do Estado ou outras instituies, sejam de mbito pblico ou privado, como por exemplo as organizaes no-governamentais (ONGs), que podero estar destinadas a financiar a promoo de atividades econmicas de interesse social ou coletivo (subvenes ao capital), ou, por outro lado, compensao de perdas passadas ou financiamento das vendas da companhia (subvenes para a explorao). No primeiro caso, como no esto associados produo trata-se de uma ajuda externa para financiar a estrutura fixa na produo de algo fora das atividades habituais da empresa no devem, portanto, ser includas no clculo do valor adicionado. Para o caso das subvenes para a explorao, todavia, como esto relacionadas com o nvel de produo, deveriam ser contempladas na determinao do valor adicionado. H autores, contudo, que so de opinio de que no se pode considerar uma subveno como parte integrante do valor adicionado e apresentam as mais variadas justificativas. Para tal ponto de vista, vejam-se os questionamentos apresentados por GALLIZO (1990a), que termina por concluir que o critrio adotado pela Central de Balanos do Banco da Espanha evita tal discusso ao considerar as subvenes para a explorao junto com a produo ou a venda de mercadorias e ajustar o valor adicionado empregando os conceitos de valor adicionado bruto e lquido. Essa seria, segundo FLORES (1989), uma forma acertada de se evitar tal polmica, pois simplifica esse problema, introduzindo os conceitos de valor adicionado bruto, que incorpora as subvenes para a explorao, e lquido, que incorpora as dotaes para o exerccio econmico das depreciaes dos gastos amortizveis, assim como das correspondentes aos ativos fixos, e as dotaes para as previses.

Leasing: As quotas de leasing constituem outro ponto de grande divergncia no clculo do valor adicionado, pois, segundo a forma de seu registro contbil, podem ser tratadas como quotas de aluguel ou como pagamentos contratados para a aquisio de um bem, o que ter reflexos distintos para efeito do conceito de riqueza gerada. A primeira soluo seria adequada unicamente para o caso do leasing operacional, no qual as quotas pagas incluem itens considerados como distribuio, no item Aluguis. O segundo caso corresponde a um leasing financeiro, e essas quotas deveriam ser incorporadas ao custo de aquisio do ativo, junto com seu valor residual. Apesar da propriedade do bem somente ser transferida com a finalizao do contrato de leasing,

Revista Contabilidade & Finanas - USP, So Paulo, Edio Comemorativa, p. 7 - 29, outubro/2003

20

Revista Contabilidade & Finanas - USP

Jos Paulo Cosenza

9. MAGNITUDE ECONMICO-SOCIAL DO VALOR ADICIONADO


medida que uma entidade desenvolve suas atividades empresariais, produz fluxos de natureza econmica, apropriados mediante a confrontao das receitas com as despesas para determinar sua magnitude econmica, ou seja, o excedente produzido durante o perodo. Tradicionalmente, o lucro tem sido considerado o melhor indicador para se avaliar a gesto da empresa. Para GONZLEZ (1995), contudo, embora o lucro, juntamente com o valor adicionado, se constituam nos dois tipos bsicos de excedentes econmicos, esse ltimo agrega mais magnitude informativa e mais significncia, pois corresponde ao incremento de valor que experimentam as coisas e os bens no transcurso do processo produtivo. Desse modo, a elaborao de indicadores econmico-financeiros, a partir do valor adicionado, resulta em um instrumento de indubitvel utilidade e relevncia para a avaliao da gesto econmica da empresa em geral e de seu processo produtivo em particular. Apesar de o valor adicionado ser um tema que j se encontra relativamente maduro na literatura contbil-financeira, ainda no se despertou para a utilidade da DVA como fonte de informao para o processo de anlise econmica, financeira e social das entidades. Entretanto, vem crescendo o interesse para a explicao econmica e financeira a partir das informaes contidas nessa demonstrao contbil, tanto por parte dos contadores como dos analistas financeiros e economistas. Para MUOZ (1989), ao tomar o lucro como medida de anlise comparativa entre dois perodos de tempo diferentes, pode aparecer como melhor gesto um perodo em que o lucro tenha sido maior, mas que talvez pode ter sido obtido atravs de aumento dos preos dos produtos, ou da diminuio da remunerao de algum fator econmico, ou mesmo suportando uma grande carga de recursos ociosos na utilizao dos fatores produtivos. Na verdade o lucro, ao ser resultante da diferena entre receitas e despesas, no mede como foi a gesto dos recursos econmicos e sim como se est remunerando a um dos participantes da atividade econmica: os proprietrios ou acionistas. As anlises tradicionais da eficincia empresarial tm sido desenvolvidas ao redor dos conceitos de

liquidez, rentabilidade e endividamento. No obstante, como registram DOMNECH & GARCA (1987), apesar das evidentes vantagens que contemplam a considerao de tais magnitudes, existem determinados tipos de anlises empresariais em que se pe em evidncia a heterogeneidade existente nos componentes do resultado e na agregao dos mesmos, limitando a utilidade informativa desses indicadores. Assim, a anlise do valor adicionado pode servir como uma tima fonte complementar de explicao para os aspectos relacionados com a eficincia e a produtividade alcanada por uma empresa, dada a sua inter-relao com a contribuio proporcionada por cada fator produtivo ao processo de produo. Tambm possvel obter dados relacionados com a rentabilidade dos capitais investidos ou do crescimento da companhia, o que, segundo GALLIZO (1991), a mais significativa magnitude econmico-financeira para a mensurao da atividade empresarial. Por suposto, fica claro que a DVA pode ser utilizada como uma ferramenta bsica na anlise patrimonial, econmica e financeira, constituindo-se em um importante complemento do lucro contbil, ao manifestar diferentes magnitudes econmicas e sociais que esto relacionadas na atividade da empresa (MUOZ, 1989). No quadro 5, so apresentados e comentados alguns indicadores que podem ser abstrados da DVA, os quais foram desenvolvidos com base na literatura existente sobre a anlise econmico-financeira tradicional. Tais indicadores foram estabelecidos segundo sua utilidade e importncia para o usurio externo, no sentido de se efetuar uma anlise econmico-financeirasocial da gesto de uma entidade. Por se estar propondo indicadores elaborados para a anlise do usurio externo, ou seja, daqueles que no participam do processo de gesto da entidade e, portanto, no tm acesso a informaes mais detalhadas dos informes contbeis, tratam-se de indicadores que podem ser extrados das demonstraes contbeis publicadas anualmente pelas empresas. Outra importante contribuio da DVA est associada sua utilizao para clculo do Produto Interno Bruto (PIB) de um pas (IOB, 1995). Para isso, faz-se necessrio o ajuste de alguns itens importantes em sua elaborao, para efeito de uma

Revista Contabilidade & Finanas - USP, So Paulo, Edio Comemorativa, p. 7 - 29, outubro/2003

A EFICCIA INFORMATIVA DA DEMONSTRAO DO VALOR ADICIONADO

21

possvel padronizao para todos os diferentes tipos de atividades econmicas. A principal rea de conflito, neste campo, est relacionada com as atividades das instituies financeiras, por serem
INDICADOR 1 Taxa de Variao do Valor Adicionado FRMULA VA ano X1 - VA ano X0 x 100 VA ano X0

beneficirias da distribuio do valor adicionado das empresas, uma vez que fornecem o capital e recebem juros pela remunerao desse mesmo capital dado em emprstimo quelas companhias.
CONCEITO um indicador que serve para medir a variao anual da riqueza criada pela entidade, ou seja, o crescimento experimentado pela companhia em funo dos meios de produo incorporados sua atividade, pondo em evidncia as variaes conjunturais sofridas pela empresa. um indicador do benefcio final da empresa, em termos de cifra de negcio e da riqueza gerada, ou seja, quanto fica de riqueza gerada depois de apropriados todos os gastos demandados pela atividade empresarial em um perodo. um indicador que revela o esforo de vendas necessrio para cobrir os custos de produo relativos ao volume de vendas, e o que fica para fazer frente aos demais gastos do perodo, ou seja, qual foi a eficcia da explorao, em termos da participao dos gastos de operao no faturamento do negcio da companhia. um indicador que informa a rentabilidade da empresa depois de apropriados todos os gastos operacionais necessrios para sua atividade, ou seja, o resultado adicionado que foi produzido normalmente pela atividade principal da companhia. Atravs deste indicador possvel avaliar como os ativos existentes na companhia esto contribuindo para a gerao de sua riqueza, ou seja, qual foi a eficincia dos ativos utilizados na explorao, para gerar valor para a empresa. Onde: ATmdio = (Ativo Total X0 + Ativo TotalX1)/2 Serve para medir como os gestores da companhia esto criando riqueza para os proprietrios ou acionistas, na administrao dos capitais (prprios e de terceiros) que esto utilizando na atividade empresarial. Onde: PLmdio = (Patrimnio LquidoX0 + Patrimnio LquidoX1)/2

Lucratividade Lquida

Valor Adicionado Lquido Empresarial Vendas Lquidas

Lucratividade Bruta

Valor Adicionado Bruto Produzido Vendas Lquidas

4 Lucratividade Operacional

Valor Adicionado Bruto Empresarial Vendas Lquidas

Rentabilidade do Ativo

Valor Adicionado Lquido Empresarial Ativo Total Lquido med

Rentabilidade do Capital Prprio

Valor Adicionado Lquido Empresarial Patrimnio Lquido med

Fonte: elaborao do autor

Quadro 5 Indicadores para anlise do Valor Adicionado Assim, necessrio um tratamento diferenciado dos juros, no clculo da riqueza criada pelas instituies financeiras (IOB, 1989), alm de ser necessrio definir quais operaes constituem os ganhos especficos da atividade bancria, j que a maior parte dos rendimentos das entidades financeiras produzida em outras sociedades (GALLIZO & BLANCO, 1991). De LUCA (1998) prope uma metodologia alternativa para o clculo do PIB, utilizando a DVA, em que aborda a problemtica do clculo do valor adicionado nos setores financeiro, de comrcio e de servios. Todavia, conforme De LUCA (1996), a utilizao da DVA para fins de anlises macroeconmicas permite, alm de sua utilizao para clculo do PIB do pas, diversas informaes para a avaliao da macroeconomia e a tomada de decises neste mbito:

Revista Contabilidade & Finanas - USP, So Paulo, Edio Comemorativa, p. 7 - 29, outubro/2003

22

Revista Contabilidade & Finanas - USP

Jos Paulo Cosenza

1. anlises de produtos nacionais, regionais e setoriais; 2. anlises de investimentos, financiamentos e subvenes governamentais; 3. avaliao de projetos de instalaes de empresas multinacionais. Para esse fim, a DVA permite retirar dados que serviro como elementos de medio da produo nacional em geral e das economias setoriais em particular, considerando seus principais agentes econmicos que so as empresas. A grande limitao apresentada pela DVA para estudos macroeconmicos no possibilitar a anlise da contribuio individual de cada empresa na formao do PIB, dada a forma como elaborada no Brasil. O ponto de conflito que o conceito econmico de valor adicionado refere-se a toda riqueza produzida pela empresa, independentemente do fato de que a mesma tenha sido vendida ou no (IOB, 1989). Como a DVA parte da DRE, que por sua vez evidencia somente os custos dos produtos vendidos e no toda a produo ocorrida, o valor correspondente a esta parcela no vendida, mas economicamente incorrida, estar refletido nos estoques, em lugar de estar refletido na DVA, onde seria seu lugar mais correto. Assim, para equacionar este problema, sugerese que sejam includas trs linhas na DVA para a variao de estoques: uma para produtos acabados, outra para os produtos em elaborao e outra para mercadorias, matrias primas e materiais de consumo, conforme proposto no modelo apresentado no quadro 8. Todavia, deve-se ter o cuidado para que a parcela relativa s remuneraes dos diversos agentes econmicos, apropriada ao custo dos produtos estocados, tambm seja evidenciada na parte correspondente distribuio do valor adicionado (quadro 7), j que no existe dbito sem correspondente crdito. Por esse cr itr io, caso houvesse a obrigatoriedade legal de que todas as atividades econmicas elaborassem e publicassem sua DVA,

o clculo do PIB seria bem mais simples e exato do que da forma como feito atualmente, que exige inmeros ajustes e estimativas por parte dos economistas.

10. VALOR ADICIONADO COMO INSTRUMENTO DE ANLISE


Neste trabalho utiliza-se como estudo a NATURA EMPREENDIMENTOS S/A, empresa fundada no ano de 1969 e situada na cidade de So Paulo. Essa companhia tem como objetivo fabricar cosmticos e atualmente constitui-se em um grupo empresarial genuinamente brasileiro, composto por um conjunto de empresas que atuam no setor industrial com linhas de produtos cosmticos, de higiene pessoal, perfumaria e de sade, visando a oferecer bens e servios que contribuam para tornar competitivo o conjunto dos negcios. Alm disso, o grupo NATURA tido como referncia, em nosso Pas, na adoo de posturas de responsabilidades sociais e ambientais, principalmente atravs do desenvolvimento de diversos projetos na rea educacional. No sentido de desenvolver iniciativas e polticas voltadas para o comportamento responsvel na gesto dos negcios, a NATURA publicou, no ano de 2000, por primeira vez, seu Relatrio Anual de Responsabilidade Corporativa, sendo pioneira entre as companhias brasileiras em adotar o modelo de relatrio da Global Reporting Iniciative - GRI5. Dessa forma, busca atender ao seu compromisso de compartilhar suas atividades ambientais, econmicas e sociais, bem como suas iniciativas sustentveis e, com isso, manifestar-se diante de questes que interessem sociedade onde atua. A metodologia empregada na pesquisa consistiu em um estudo de caso, a partir dos dados coletados do conjunto de demonstraes contbeis publicado pela NATURA, tendo como base principal a Demonstrao de Valor Adicionado. A anlise contemplou o perodo compreendido entre 31/12/1999 e 31/12/2000.

A misso da GRI, que surgiu em 1997 e rene instituies, corporaes e universidades de todo o mundo, desenvolver e disseminar globalmente orientaes para a preparao de relatrios com informaes sobre iniciativas sustentveis, por parte das organizaes interessadas em tornar pblicas as dimenses ambientais, econmicas e sociais de suas atividades.

Revista Contabilidade & Finanas - USP, So Paulo, Edio Comemorativa, p. 7 - 29, outubro/2003

A EFICCIA INFORMATIVA DA DEMONSTRAO DO VALOR ADICIONADO

23

COMPONENTES

Ano 2000 R$ Mil 1.001.516 1.012.479 (11.871) 908 (653.137) (50.261) (309.920) (292.956) 348.379 (14.068) (14.068) 334.311 15.034 15.034 349.345 (349.345) (131.026) (152.941) (42.669) (17.746) (4.963)

Ano 1999 R$ Mil 800.741 830.112 (11.484) (17.887) (464.416) (16.653) (261.866) (185.897) 336.325 (15.081) (15.081) 321.244 59.073 59.073 380.317 (380.317) (135.969) (144.412) (63.497) (37.437) 998

11.1 1.2 1.3 22.1 2.2 2.3 344.1 566.2 788.1 8.2 8.3 8.4 8.5

INGRESSOS Venda de Mercadorias, Produtos e Servios Proviso para devedores duvidosos No operacionais CONSUMOS ADQUIRIDOS DE TERCEIROS Matrias primas consumidas Custos das Mercadorias e Servios Vendidos Materiais, Energia, Servios de Terceiros e Outros VALOR ADICIONADO BRUTO (1 - 2) RETENES Depreciao, Amortizao e Exausto VALOR ADICIONADO LQUIDO (3 - 4) VALOR ADICIONADO RECEBIDO EM TRANSFERNCIA Receitas Financeiras VALOR ADICIONADO A DISTRIBUIR (5 + 6) DISTRIBUO DO VALOR ADICIONADO Empregados e Contribuies Previdencirias ou Sociais Impostos, Taxas e Contribuies Tributrias Juros e Aluguis Juros sobre o Capital Prprio e Dividendos Lucros Retidos/Prejuzo do Exerccio

100,0 101,1 (1,2) 0,1 (65,2) (5,0) (30,9) (29,3) 34,8 (1,4) (1,4) 33,4 1,5 1,5 34,9 (34,9) (13,1) (15,3) (4,3) (1,8) (0,5)

100,0 82,9 (1,1) (1,8) (46,4) (1,7) (26,1) (18,6) 33,6 (1,5) (1,5) 32,1 5,9 5,9 38,0 (38,0) (13,6) (14,4) (6,3) (3,7) 0,1

Fonte: demonstraes contbeis consolidadas, publicadas segundo a legislao societria.

Quadro 6 Demonstrao do Valor Adicionado Natura Empreendimentos S/A Para efeito deste estudo, os dados originais divulgados pela NATURA (quadro 6) foram adaptados para os modelos propostos neste trabalho (quadros 7 e 8). Objetivando sua comparao, tais valores foram tambm atualizados para uma mesma base monetria (31/12/2000), considerando a variao de inflao medida pelo ndice Geral de Preos de Mercado da Fundao Getlio Vargas (IGP-M). Todavia, cabe registrar que, em funo da impossibilidade de detectar, como usurio externo os valores contbeis de alguns itens necessrios para a metodologia de anlise que se prope neste trabalho, teve-se que assumir algumas premissas para os clculos destes itens: Para estimar o valor das variaes de estoques de produtos acabados a preos de mercado foi adotada a margem bruta apresentada em cada exerccio analisado, 66,6% para 1999 e 68,8% para 2000; Para o clculo do valor das variaes de estoques de produtos em elaborao a valores de realizao, menos os custos ainda por incorrer, foi adotado como critrio a metade da margem de contribuio apresentada em cada exerccio analisado, 33,3% para 1999 e 34,4% para 2000; Para o clculo do valor da remunerao dos agentes econmicos participantes do valor adicionado que est contemplado nos estoques, foi assumido que tais importes manteriam a mesma proporcionalidade observada nos valores distribudos pela NATURA em suas demonstraes contbeis originariamente publicadas6. H de se ressaltar, contudo, que tais procedimentos foram artifcios empregados para a sustentao do estudo de caso apresentado, j que os verdadeiros dados no esto divulgados nas demonstraes contbeis publicadas pela empresa. Assim, provvel que tais valores no sejam os que efetivamente ocorreram na prtica.

Em 2000: 36,1% de gastos com pessoal; 11,7% de gastos financeiros; 42,1% de tributos e impostos sobre os lucros; 3,9% de depreciaes, amortizaes, exaustes e provises; e 6,2% de lucros ou prejuzos do exerccio antes da destinao. Para 1999: 34,4% de gastos com pessoal; 16,1% de gastos financeiros 36,5% de tributos e impostos sobre os lucros; 3,8% de depreciaes, amortizaes, exaustes e provises; e 9,2% de lucros ou prejuzos do exerccio antes da destinao. Nesta mesma proporo foram apropriados aos valores que corresponderiam variao dos estoques de R$ 14.071 mil, para o ano 2000, e de R$ 6.654 mil, para o ano 1999.

Revista Contabilidade & Finanas - USP, So Paulo, Edio Comemorativa, p. 7 - 29, outubro/2003

24

Revista Contabilidade & Finanas - USP

Jos Paulo Cosenza

Pelo clculo do valor adicionado atravs do mtodo aditivo, observa-se que, no ano 2000, os empregados da NATURA foram remunerados com R$ 136,1 milhes do valor adicionado bruto empresarial gerado, algo correspondente a 36,1%. Apesar deste, monetariamente, ter sido inferior ao valor adicionado gerado em 1999, os trabalhadores conseguiram aumentar sua participao percentual em 1,7% na riqueza criada pelas atividades dessa companhia. Os credores financeiros ficaram com

R$ 44,3 milhes (11,7%), reduzindo sua participao em 4,3%, comparativamente a 1999, o que correspondeu a menos R$ 26,6 milhes recebidos por sua contribuio ao valor adicionado. A esse respeito interessante observar que, comparando os valores adicionados nos dois exerccios, possvel visualizar que a NATURA conseguiu manter um nvel prximo de valor adicionado bruto empresarial, no obstante tenha se utilizado de um menor volume de capital de terceiros nas suas atividades.

COMPONENTES Gastos com pessoal Gastos financeiros Tributos e impostos sobre os lucros Depreciaao, Amortizao, Exausto e Provises Lucros ou Prejuzos do Exerccio (saldo DRE antes da destinao de lucros) = VALOR ADICIONADO BRUTO EMPRESARIAL (-) Depreciao, Amortizao, Exausto e Provises realizadas = VALOR ADICIONADO LQUIDO EMPRESARIAL + + + + +

31/12/2000 R$ Mil % 136.099 36,1 44.321 11,7 158.863 42,1 14.613 3,9 23.588 377.484 (14.613) 362.871 6,2 100,0 (3,9) 96,1

31/12/1999 R$ Mil 151.789 70.885 161.214 16.836 40.679 441.401 (16.836) 424.566

% 34,4 16,1 36,5 3,8

9,2 100,0 (3,8) 96,2

Fonte: elaborao do autor

Quadro 7 Determinao do Valor Adicionado pelo Mtodo de Adio No exerccio de 2000, o governo se remunerou com 42,1% do valor adicionado bruto gerado nesse perodo por essa companhia, recebendo R$ 158,9 milhes, e apresentou um acrscimo no seu percentual de participao da ordem de 5,6%. Tal fenmeno chama a ateno j que, considerando que o valor adicionado deste exerccio foi inferior monetariamente ao de 1999, deveria se manter, ao menos, inalterado percentualmente. Uma possvel explicao para esse caso poderia ser associada ao fato de o valor da produo se apresentar maior no ano de 2000. Como, geralmente, os impostos incidem principalmente sobre os custos de produo, esse agente econmico (governo) se viu beneficiado na parcela total distribuda. Em 2000, a NATURA produziu um valor adicionado lquido R$ 61,7 milhes menor do que o de 1999. Ao capital prprio coube uma quota mais reduzida na riqueza criada, pois, no total, restaram R$ 38,2 milhes (lucro mais a depreciao) nesse exerccio, equivalentes a 10,1% do valor adicionado bruto empresarial. Uma vez que o valor relativo aos reinvestimentos, basicamente a depreciao, manteve-se constante percentualmente, esse decrscimo de 2,9% (R$ 19,3 milhes), de 1999 para 2000, incidiu basicamente sobre a parcela dos acionistas. No clculo do valor adicionado pelo mtodo subtrativo, se destaca a reduo de R$ 49,9 milhes dos ganhos financeiros, representando uma diminuio de 76,9% de 1999 para 2000. No se pode afirmar isso categoricamente, j que se est analisando desde uma tica de usurio externo e, portanto, no se dispe dos dados efetivos para uma anlise mais crtica. Todavia, chama a ateno o fato de a reduo da participao dos ingressos financeiros ter sido acompanhada de um aumento dos custos, mais especificamente das matrias primas consumidas e dos materiais, energia, servios de terceiros e outros. Por isso, cabe analisar se essa companhia no poderia estar destinando parte de sua riqueza criada para aplicao no mercado financeiro, ao invs de na sua atividade produtiva. Outra possvel explicao para esse fato poderia ser a desvalorizao cambial do real, ocorrida em 1999, j que segundo comentrios

Revista Contabilidade & Finanas - USP, So Paulo, Edio Comemorativa, p. 7 - 29, outubro/2003

A EFICCIA INFORMATIVA DA DEMONSTRAO DO VALOR ADICIONADO

25

das notas explicativas do ano de 2000 (21 Instrumentos Financeiros) essa empresa explica que adota uma poltica financeira que lhe permita reduzir sua
COMPONENTES + Venda de Produtos e Servios Variaco de estoques de produtos acabados Variaco de estoques de produtos em elaborao (-) Proviso para devedores duvidosos = VALOR DA PRODUO (-) Matrias Primas Consumidas (-) Custo dos Produtos e Servios Vendidos (-) Materiais, Energia, Servios de Terceiros e Outros Variao de estoques de mercadorias, matrias-primas e outros materiais = VALOR ADICIONADO BRUTO PRODUZIDO + Ingressos financeiros + Ingressos no Operacionais = VALOR ADICIONADO BRUTO EMPRESARIAL (-) Depreciao, Amortizao, Exausto e Provises realizadas = VALOR ADICIONADO LQUIDO EMPRESARIAL

exposio a riscos de mercado, de moeda e de taxas de juros, mediante o controle e a determinao do seu nvel de exposio cambial.
31/12/2000 R$ Mil % 1.012.479 100,4 5.702 0,6 1.739 0,2 (11.871) (1,2) 1.008.049 100,0 (50.261) (5,0) (309.920) (30,7) (292.956) (29,1) 6.631 361.542 15.034 908 377.484 (14.613) 362.871 0,7 35,9 1,5 0,1 37,4 (1,4) 36,0 31/12/1999 R$ Mil % 912.723 99,2 19.448 2,1 551 0,1 (12.627) (1,4) 920.095 100,0 (18.310) (2,0) (287.926) (31,3) (204.397) (22,2) (13.345) 396.117 64.952 (19.667) 441.401 (16.836) 424.566 (1,5) 43,1 7,1 (2,1) 48,0 (1,8) 46,1

Fonte: elaborao do autor

Quadro 8 Determinao do Valor Adicionado pelo Mtodo de Subtrao Observa-se, ainda, que o valor adicionado bruto empresarial do exerccio de 1999 foi prejudicado pela reviso de algumas prticas contbeis relativas avaliao de ativos e ao provisionamento de passivos. Os efeitos desse write off7, no montante de R$ 19,7 milhes, foram classificados como despesas extraordinrias, e permitiram refletir as perdas patrimoniais, visando a expurgar itens que prejudicavam a efetiva evidenciao do valor patrimonial dentro da realidade econmica da empresa. Por outro lado, a NATURA teve um aumento da ordem de R$ 142,5 milhes dos consumos adquiridos de terceiros, onde, comparativamente ao exerccio anterior, os itens materiais, energia, servios de terceiros e outros (6,8%) e as matrias-primas (3%) apresentaram um incremento percentual no valor adicionado. Assim, embora essa empresa tenha obtido um valor da produo superior monetariamente ao do exerccio/99, o que pode sinalizar que essa companhia pode ter sido bem sucedida na sua poltica de fixao dos preos de seus produtos, o incremento dos custos foi fundamental para a reduo do valor adicionado bruto produzido, tanto monetaria como
7

percentualmente. A anlise calculada com base no valor da riqueza permite concluir que, a partir dos indicadores econmico-financeiros de valor adicionado propostos neste trabalho, a rentabilidade da NATURA decresceu do ano de 1999 para 2000, exceto no tocante ao quesito rentabilidade patrimonial que apresentou um incremento de 148,9% no perodo. Com a finalidade de exemplificar as diferenas existentes na anlise a par tir dessas duas medidas de valor lucro e valor adicionado ao se calcular os indicadores econmico-financeiros, os mesmos so apresentados, lado a lado, no quadro 9. Comparativamente aos indicadores de rentabilidade tradicionais, os resultados apresentados pelos indicadores de rentabilidade baseados no valor adicionado possibilitam visualizar a distoro causada pelo processo de anlise clssico, por ser uma anlise realizada totalmente fundamentada na tica do proprietrio, ou seja, da rentabilidade da riqueza criada para os scios do negcio e no da rentabilidade da riqueza gerada pela companhia, que seria o mais adequado.

Corresponde a uma reavaliao negativa, se assim pode-se dizer, no sentido de baixar os valores correspondentes aos ativos registrados. Todavia, em face dos princpios e normas de contabilidade vigentes, mais especificamente ao princpio do conservadorismo, a prtica de reavaliar-se negativamente os bens e direitos no deveria ser utilizada contabilmente.

Revista Contabilidade & Finanas - USP, So Paulo, Edio Comemorativa, p. 7 - 29, outubro/2003

26

Revista Contabilidade & Finanas - USP

Jos Paulo Cosenza

INDICADORES Taxa de Variao Margem Lquida Margem Bruta Lucratividade Operacional Rentabilidade do Ativo Rentabilidade do Capital Prprio

2000 VA TD -14,5% 14,6% 52,6% 0,7% 52,4% 68,8% 54,7% 4,8% 72,5% 1,0% 600,7% 8,2%

Dif. (VA - TD) -29,1% 51,8% -16,5% 49,8% 71,5% 592,5%

1999

VA
70,5% 65,8% 73,3% 95,3% 450,6%

TD
-0,2% 66,6% 128,0% -0,2% -1,2%

Dif. (VA - TD) 70,7% -0,8% -54,7% 95,6% 451,8%

Fonte: elaborao do autor

Quadro 9 Comparao Indicadores: Tradicionais (TD)8 versus Valor Adicionado (VA) No exemplo, possvel observar que muito embora, em 1999, a margem lquida calculada sob a tica tradicional (com base nos lucros) tenha sido negativa, foi criada riqueza pelo conceito de valor adicionado, o que demonstra que a empresa contribuiu para a gerao de valor para a sociedade e o pas. A anlise do resultado final da companhia bem distinta atravs dos dois enfoques. Sob a tica do valor adicionado, observa-se que os benefcios so superiores aos evidenciados pelo conceito tradicional de lucro. Cabe comentar, ainda, que o retorno para os acionistas, tomando como base o valor adicionado, foi maior do que o que est registrado na rentabilidade tradicional, evidenciando que a taxa de rendimento dos recursos prprios investidos na empresa superior ao que efetivamente se divulga nas demais demonstraes. Do mesmo modo, a capacidade da empresa de gerar riqueza foi maior que aquela observada com base no lucro, ou seja, o retorno verificado no total do investimento efetuado mostra a capacidade dessa empresa para gerar valor, a partir dos ativos existentes. abordaram os aspectos metodolgicos que abrangem os diferentes critrios de clculo do benefcio distribudo aos grupos envolvidos e os pontos mais polmicos na determinao deste valor. Considerando a entidade como um dos agentes econmicos do pas, foi analisada a importncia do conceito de valor adicionado como fonte de informao sobre a gerao e distribuio da renda da empresa e tambm se abordou sua importncia para aplicao em estudos macroeconmicos, como o clculo da Renda Nacional e do PIB. Por outra parte, foi apresentada uma proposta de indicadores de carter econmico-financeira, os quais permitem ao usurio externo efetuar uma anlise dessa demonstrao financeira e, assim, abstrair informaes complementares para o seu processo decisrio, principalmente relacionado com a riqueza criada pela entidade. No obstante, ainda existem alguns pontos polmicos sobre a DVA, dado seu carter voluntrio e facultativo. Assim, a principal concluso deste trabalho que esta demonstrao contbil, se utilizada, pode vir a converter-se em uma fonte de informao importante e complementar para o processo de anlise econmico-financeira, j que o seu entendimento permite a compreenso dos benefcios gerados e seus efeitos na atividade, por aqueles que, de forma direta ou indireta, participam dele, principalmente os empregados, os credores financeiros e o governo. Por fim, foi realizada uma anlise econmico-financeira fundamentada na informao do valor adicionado. Para isso, foram tomadas como exemplo as informaes divulgadas pela NATURA EMPREENDIMENTOS S/A em suas demonstraes contbeis

11. CONCLUSES
Este trabalho teve como objetivo analisar a utilidade da informao do valor adicionado. Para isso, tratou-se de obter evidncias bibliogrficas que fundamentem a discusso desta problemtica, principalmente no mbito dos usurios externos. Assim, foi realizada uma atualizao dos estudos acadmicos sobre este tema, revisando os conceitos tericos que esto contemplados na apresentao da informao do valor adicionado. Tambm se
8

Taxa de Variao = (Vendas Lquidas2000 - Vendas Lquidas1999)/ Vendas Lquidas1999; Margem Lquida = Lucro Bruto/ Vendas Lquidas; Margem Lquida = Lucro Lquido/ Vendas Lquidas; Lucratividade Operacional = Lucro Operacional/ Vendas Lquidas; Rentabilidade do Ativo = Lucro Lquido/ Ativo Totalmdio; Rentabilidade do Patrimnio Lquido = Lucro Lquido/ Patrimnio Lquidomdio.

Revista Contabilidade & Finanas - USP, So Paulo, Edio Comemorativa, p. 7 - 29, outubro/2003

A EFICCIA INFORMATIVA DA DEMONSTRAO DO VALOR ADICIONADO

27

consolidadas do ano de 2000. A anlise destes dados possibilitou comprovar a eficcia da DVA para produzir informaes que ajudem a compreender melhor o papel dos distintos agentes econmicos na criao de valor para a companhia, como tambm a funo scio-econmica da empresa e o nvel de tenso existente na partilha dessa riqueza econmica. Como futuras pesquisas neste campo, sugeremse estudos no sentido de harmonizao dos conceitos contbil e econmico de valor adicionado, de forma que o disclosure dessa magnitude a riqueza criada seja idntico, tanto na Economia como na Contabilidade, sem a necessidade de ajustes subjetivos e no importando se a base de clculo tenha sido originada a partir da produo ou das vendas. Conseguindo-se a conciliao do critrio contbil de apurao do valor adicionado com os conceitos econmicos, obter-se-ia um grande avano no campo desta matria, j que no h dvida quanto inferioridade do critrio econmico9. Para SANTOS (1999), a superioridade da metodologia contbil se materializa atravs de pr-

ticas contbeis consistentes e da utilizao de valores reais. Mesmo aqueles valores passveis de estimativa contbil so obtidos mediante provisionamentos que sero sempre confrontados e ajustados aos valores reais, em algum momento futuro, alm de estarem, permanentemente, submetidos ao processo de auditoria, tanto externa como interna. Todavia, cabe destacar a importncia da necessidade de concordncia dos conceitos micro e macroeconmico de valor adicionado, j que cada um deles se refere a entidades diferentes. A utilizao de uma linguagem padro para ambas as abordagens permitiria o estabelecimento de uma conexo entre a Contabilidade microeconmica (Contabilidade Financeira) e a Contabilidade macroeconmica (Contabilidade Social). Assim se facilitaria a consolidao da informao contbil das empresas, tanto em nvel setorial como nacional, permitindo, desse modo, analisar a contribuio de cada empresa para o setor econmico a que pertence, como tambm para o conjunto da atividade econmica como um todo.

Em face das dificuldades encontradas no Brasil, em termos de manuteno de servios bsicos que possam ser utilizados nos trabalhos estatsticos, os economistas que realizam estudos voltados para estimativas macroeconmicas ficam muito dependentes de informaes apuradas por meio de dados parciais, que em boa parte so obtidos atravs de estimativas.

Revista Contabilidade & Finanas - USP, So Paulo, Edio Comemorativa, p. 7 - 29, outubro/2003

28

Revista Contabilidade & Finanas - USP

Jos Paulo Cosenza

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
ALFONSO LOPEZ, Jos Luiz; PIZARRO MONTERO, Toms M. El Estado de Valor Aadido. Actualidad Financiera, n. 47, diciembre 1987, p. 2344-2351. ASKREN, B; BANNISTER, J.W.; PAVLIK, E. The Impact of Performance Plan Adoption on Value Added and Earnings. Managerial Finance, v. 20, n. 9, 1994, p.27-43. BANNISTER, James W.; RIAHI-BELKAOUI, Ahmed. Value added and corporate control in the US. Journal of International Financial Management and Accounting, Autumn 1991, p. 241-257. BAO, B.H.; BAO, D.H. An empirical investigation of the association between productivity and firm value. Journal of Business Finance & Accounting, v. 16, n. 5, Winter 1989, p. 699-717. . The time series behavior and predictive-ability results of annual value added data. Journal of Business Finance & Accounting, v. 23, n. 3, April 1996, p. 449-460. . Usefulness of Value Added and Abnormal Economic Earnings: An Empirical Examination. Journal of Business Finance & Accounting, v. 25, n. 1 e 2, January-March 1998, p.251-264. BEATTIE, D.M. Value added and return on capital as measures of managerial efficiency. Journal of Business Finance, 1970, p. 22-28. BENTLEY, Trevor. Added value and contribution. Management Accounting, v.59, n.3, March 1981, p. 7-21 BURCHELL, S.; CLUBB, C.; HOPWOOD, A. Accounting in its context: towards a history of Value Added in the United Kingdom. Accounting, Organizations and Society, v. 10, n. 4, 1985, p. 381-413. CMARA DE LA FUENTE, M.; LVAREZ LPEZ, J.M.; LILLO CRIADO, J.L. Aproximacin al concepto de valor aadido. Revista de Estudios Empresariales, n. 6, 1997, p. 155-199. CARMONA MORENO, Salvador; CARRASCO FENECH, Francisco. El estado del valor aadido. In: Estados contables. Madrid: McGraw-Hill, 1994, p. 217-232. COX, B. Value added: an appreciation for the accountant concerned with industry. Journal of Cost and Management Accountants, 1977 (reprint of the 1979 by Institute of Cost and Management Accountants). COSENZA, J.P.; GALLIZO, J.L.; JIMENEZ, F. A participao dos agentes econmicos no valor adicionado: estudo emprico na indstria siderrgica brasileira no perodo 1996/2000, Contabilidade Vista & Revista, v. 13, n. 2, p. 37-65. DEEGAN, Craig; HALLAM, Anthony. The voluntary presentation of value added statement in Australia: a political cost perspective. Accounting and Finance, v. 31, n. 1, May 1991, p. 1-21. DE LUCA, Mrcia Martins Mendes. A contribuio da demonstrao do valor adicionado no processo de mensurao do PIB e em algumas anlises macroeconmicas. So Paulo: FEA/USP, 1996. . Demonstrao do valor adicionado: do clculo da riqueza criada pela empresa ao valor do PIB. So Paulo: Atlas, 1998. DOMNECH CASANS, David; GARCA BENAU, M. Antonia. Anlisis dinmico del valor aadido. Tcnica Contable, v. 39, n. 459, 1987, p. 117-128. EVRAERT, Serge; RIAHI-BELKAOUI, Ahmed. Usefulness of Value Added Reporting: a review and synthesis of the literature. Managerial Finance, v. 24, n. 11, 1998, p. 1-15. FERNNDEZ CUESTA, Carmen. El estado del valor aadido. Partida Doble, n.496, abril 1990,p.171-178. FLORES CABALLERO, Manuel. El estado del valor aadido. Tecnica Contable, n.492, 1989, p. 515-520 y 531-532. GALLIZO LARRAZ, Jose Luiz. El valor aadido en la informacin contable de la empresa: anlisis y aplicaciones. Madrid: ICAC, 1990a , p. 371-389. . La informacin contable del valor aadido y su reparto social. Tecnica Contable , n. 503, noviembre 1990b, p. 481-494, y 544. . Anlisis de los resultados en la cuenta de prdidas y ganancias analtica. Partida Doble, n. 16, octubre 1991, p. 24-32. GALLIZO LARRAZ, Jose Luiz; Mc LEAY, Stuart. Algunas observaciones sobre la contabilidad del valor aadido en los informes anuales de compaas y bancos. Revista Espaola de Financiacin y Contabilidad , v. 13, n. 59, abril-junio 1989, p. 503-511. GONZLES PASCUAL, Julin. Anlisis de la empresa a travs de su informacin econmico-financiera. Madrid: Pirmide, 1995. GRAY, Sidney; MAUNDERS, Keith. Value Added Reporting: uses and measurement. The Association of Certified Accountants, June 1980. HALLER, A.; STOLOWY, H. Value Added in Financial Accounting: A Comparative Study of Germany and France. Advances in International Accounting, v. 11, 1998, p. 23-51. HOPWOOD, A.; BURCHELL, S. La Contabilidad Social en el Reino Unido. In: El Balance Social de la Empresa y de las Instituciones Financieras, Madrid: Banco de Bilbao, 1982, p. 459-476 (1 as Jornadas de Estudio sobre Economa y Sociedad). HOPWOOD, A.; BURCHELL, S.; CLUBB, C. Value-Added accounting and national economic policy. In: A. Hopwood & P. Miller, Accounting as Social and Institutional Practice, Cambridge University Press, 1994, p. 211-236. INTERNATIONAL ACCOUNTING STANDARDS COMMITTEE. Normas Internacionales de Contabilidad. Mexico: Instituto Mexicano de Contadores Pblicos, 1999. (The Spanish translation is published with the permission of IASC.) IOB. Uma nova demonstrao contbil: a do valor adicionado. IOB Temtica Contbil e Balanos, v. 23, n. 11/89, abril 1989, p. 95-101. (republicada Bol n 14/93, p. 114-118). . Demonstrao do valor adicionado veja o balano do Mappin, do Ita, do Grupo Telebrs, etc. IOB Temtica Contbil e Balanos, n. 18/95, 1995, p. 165-170.

Revista Contabilidade & Finanas - USP, So Paulo, Edio Comemorativa, p. 7 - 29, outubro/2003

A EFICCIA INFORMATIVA DA DEMONSTRAO DO VALOR ADICIONADO

29

KAPLAN, R.S. Measuring manufacturing performance: a new challenge for managerial accounting research. The Accounting Review, October 1983, p. 685-705. . Yesterdays accounting undermines production. Harvard Business Review, July-August 1984. KARPIK, P.; BELKAOUI, A. The relative relationship between systematic risk and value added variables. Journal of International Financial Management and Accounting, Autumn 1989, p. 259-276. KNELL, Anne. Added value for added profits. London: The Institute of Chartered Accountants in England and Wales, 1986. KOWNG, M.F.C; MUNRO, J.W.; PEASNELL, K.V. Commonalities between added value ratios and traditional return on capital employed. Accounting and Business Research . v. 26, n. 1, 1995, p. 51-67. LARRINAGA GONZLEZ, C. Aspectos sociales y polticos del Estado de Valor Aadido. Revista de Contabilidad de Asepuc, v. 4, n. 8, julio-diciembre 2001, p. 35-62. MARTNEZ GARCA, Francisco Javier. Anlisis de estados contables: comentarios y ejercicios. Madrid: Pirmide, 1996. MARTINS, Eliseu. Demonstrao do valor adicionado de bancos. IOB Temtica Contbil e Balanos, n. 15/93, 1993, p. 128-133. MCLEAY, Stuart. Value added: a comparative study. Accounting, Organizations and Society, v.8, n.1, 1983, p.31-56. MEEK, Gary K.; GRAY, Sidney J. The value added statement: an innovation for US companies? Accounting Horizons, v. 2, n. 2, June 1988, p. 73-81. MORLEY, Michael F. The value added statement in Britain. The Accounting Review, v. 54, n. 3, July 1979, p. 618-629. MUOZ COLOMINA, Clara I. El estado contable del valor aadido. Actualidad Financiera, n. 29, julio 1989, p. 1901-1907. RAHMAN, M. Zubaidur. The local value added statement: a reporting requirement for multinationals in developing host countries. The International Journal of Accounting, v. 25, n. 2, 1990, p. 87-98. RIAHI-BELKAOUI, Ahmed. The information content of value added, earnings, and cash flow: US evidence. The International Journal of Accounting, v. 28, n. 2, 1993, p. 140-146. . An empirical case for value added reporting in the United States. Indian Journal of Accounting, n. 3, 1996a, p. 40-47.

. Earnings-return versus net value-added return relation: the case for nonlinear specification. Advances in Quantitative Analysis in Finance and Accounting, n. 4, 1996b, p. 175-185. . Multidivisional structure and productivity: the contingency of diversification strategy. Journal of Business Finance and Accounting, v. 24, n. 5, June 1997a, p. 615-627. . Performance plan adoption and performance: the contingency of ownership structure. Finance Management, v. 23, 1997b, p. 18-27. . Net Value Added and Earnings Determination. Review of Quantitative Finance and Accounting, v. 4, n. 13, December 1999a, p. 393-399. . Productivity, profitability, and firm value. Journal of International Financial Management and Accounting. v. 10, n. 3, 1999b, p. 188-201. RIAHI-BELKAOUI, Ahmed; FREKAT, Ali. The Magic in Value Added: Merits of Derived Accounting. Indicator Numbers. Managerial Finance, v. 20, n. 9, 1994, p. 3-15. RIAHI-BELKAOUI, Ahmed; PAVLIK, Ellen. Asset management performance and reputation building for large US firms. British Journal of Management, n. 2, 1994, p. 231-238. RIAHI-BELKAOUI, Ahmed; PICUR, Ronald D. Explaining market returns: earnings versus value added data. Managerial Finance, v. 20, n. 9, 1994, p. 44-55. RUTHEFORD, B.A. Value Added as a focus of attention for financial reporting: some conceptual problems. Accounting and Business Research, Summer 1977, p. 215-220. . Examining some Value Added Statements. Accountancy, July 1978, p. 48-52. SANTOS, Ariovaldo dos. Demonstrao contbil do valor adicionado DVA: um instrumento para medio da gerao e distribuio de riqueza das empresas. So Paulo: FEA/USP, 1999. (Tese de livre-docncia). SANTOS, Ariovaldo dos; PARMEZZANO, Cludia Meca. Valor adicionado negativo possvel? IOB Temtica Contbil e Balanos, v. 33, n. 49, dezembro 1999, p. 1-7. YOSHICA, Ricardo. Valor adicionado alguns conceitos econmicos que ajudam a entender a demonstrao contbil. IOB Temtica Contbil e Balanos, Bol. 8/98, 1998, p. 1-5.

Revista Contabilidade & Finanas - USP, So Paulo, Edio Comemorativa, p. 7 - 29, outubro/2003

You might also like