You are on page 1of 13

Artrpodes;

Grupo: Vldeme Freire Mirthis Yammilit Samuel Erick Kayque

Introduo: Neste Momento o documento que est em suas mos, ir


ajudar a aprimorar os seus conhecimentos e revisar os mesmos, este documento uma pesquisa de grande importncia. Com ela voc vai aprender um pouco mais sobre um conjunto de ser muito interessantes. Aqui est o trabalho e o esforo de alguns alunos que dedicaram seu tempo em uma pesquisa agradabilssima, em uma leitura intelectualista e homognea, com linguagem formal, popular e cientifica com objetivo de preparar-nos para outros Horizontes.

Muito Obrigado pela ateno! o que deseja Toda equipe

Apresentao:
O filo Arthropoda (do grego Arthros, articulao e podos, ps) constitui o maior de todos os grupos animais. Inclui os insetos, as aranhas, os crustceos e outros subgrupos menores. Mas de 1 milho de espcies de artrpodes j foram descritas, e as estimativas do conta que esse nmero deve representar menos de 10% do total de espcies. Esto largamente distribudas pela terra, em quase todos os ecossistemas. H espcies marinhas, de gua doce e terrestres, nos mais diversos pontos do planeta. Os artrpodes incluem, como dito anteriormente, os insetos, nicos invertebrados dotados da capacidade de voar. Duas caractersticas ressaltam-se, quando os aspectos gerais dos artrpodes so analisados: 1) a presena de um esqueleto externo (ou exoesqueleto) constitudo por quitina, um polissacardeo, e 2) a presena de patas articuladas, apndices de locomoo que funcionam como um sistema de alavancas, potencializando a ao muscular e transformando com mais eficincia a contrao muscular em movimento. Os artrpodes so geralmente animais ativos e energticos. A maioria destes seres vivos herbvora, mas existem tambm artrpodes carnvoros e onvoros. Tendo em conta a sua enorme abundncia, vasta distribuio ecolgica e elevado nmero de espcies, a sua diversidade no ultrapassada por nenhum outro grupo de animais. Apesar dos artrpodes competirem com o Homem por alimento e provocarem doenas, so essenciais para a polinizao de muitas plantas e so tambm utilizados como alimento e para a produo de produtos como a seda, o mel e a cera. Entre as classes de artrpodes, podemos citar: crustceos, aracndeos, quilpodes, diplpodes e insetos.

Classificao:
- Quelceras:

Manipular o alimento; - Pedipalpos: Amassar e manipular o alimento. Tambm possui funo gustativa; - Cefalotrax: Cabea fundida com o torax;

Classes

Diviso do Corpo

Nmero de pernas

Nmero de antenas

Quelceras

Pedipalpos

Mandbulas

Insecta (Abelha)

Cabea Trax Abdmen

3 pares

1 par

--

--

1 par

Crustacea (camaro e lagosta)

Cefalotrax Abdmen

Vrios pares

2 pares

--

--

1 par

Arachnida (aranha)

Cefalotrax Abdmen

4 pares

--

1 par

1 par

--

Chilopoda

Cabea Tronco

1 par para cada diviso do tronco

1 par

--

--

--

Miriapoda Diplopoda Cabea (Piolho-de- Trax Cobra) Abdmen - 1 par para cada diviso do trax - 2 pares para cada diviso do abdmen 1 par ----

a) Classe Insecta: os insetos so os mais numerosos e diversificados de todos os artrpodes, com cerca de 850 000 espcies conhecidas e descritas. Possuem o corpo dividido em trs segmentos: cabea, trax e abdome. Apresenta, na cabea, um par de antenas e, no trax, trs pares de patas. Em muitas das ordens de insetos, h representantes dotados de asas. Exemplos: baratas, besouros, moscas, cigarras, mariposas, etc.

b) Classe Crustacea: so habitualmente aquticos (marinhos ou de gua doce), embora existam espcies terrestres, como o tatuzinho-de-jardim. Seu corpo dividido em duas partes (cefalotrax e abdome), tm dois pares de antenas e um nmero varivel de pares de patas, geralmente superior a quatro. Exemplos: siris, caranguejos, lagostas, camares, etc.

c) Classe Arachnida: so artrpodes dotados de quatro pares de patas, desprovidos de antenas e com o corpo dividido em dois segmentos (cefalotrax e abdome). Na extremidade anterior do cefalotrax, possuem um par de quelceras, que atuam como presas. Exemplos: aranhas, escorpies, caros, carrapatos, etc.

d) Classe Chilopoda: quilpodes so animais com o corpo alongado e dividido em dezenas de segmentos. Em cada segmento, encontram-se um par de patas. Na cabea, apresentam um par de antenas. Exemplos: centopias e lacraias.

e) Classe Diplopoda: assim como os quilpodes, os diplpodes possuem um par de antenas e o corpo alongado, mas com dois pares de patas em cada segmento. Exemplo: centopia.

Respirao
o

Traqueal: Insecta e Miriapoda - No tem participao do sistema circulatrio;

Filotraqueal: Arachnida - Tem participao do sistema circulatrio;

o Respirao Branquial: Crustacea; Crescimento:

- Esqueleto externo: Exoesqueleto formado de quitina; - Exoesqueleto impede o crescimento em alguns momentos, at sofrer mudas; - Nos crustceos o exoesqueleto formado por sais de clcio; - Intermudas: Perodo entre 2 mudas;

Crustceos:
Os crustceos (do latim crusta, crosta) so artrpodos caracterizados principalmente pelo corpo protegido por uma crosta formada pelo espesso exoesqueleto quitinoso (casca de camaro), a qual ainda freqentemente impregnada de sais calcrios (casca de siri). Durante a muda para o crescimento, os crustceos largam a sua crosta e, durante um certo perodo, apresentam-se desprotegidos. o que se observa com o popular "siri mole", encontrado nas praias ou escondido nas pedras. Estes artrpodos apresentam grande diversidade de formas e tamanhos.

. Caractersticas principais

Corpo revestido por uma crosta quitinosa freqentemente impregnada de sais calcrios. Diviso do corpo em dois segmentos: o cefalotrax (cabea e trax) e o abdome. Presena de dois pares de antenas (so tetrceros), sendo um par de antenas e um par de antnulas, ambos com funes sensoriais de tato e olfato. Olhos pedunculados ou ssseis. Nmero de patas varivel de acordo com as espcies, notando-se, contudo, a distino entre patas ambulacrrias ou andadoras (grandes e situadas no cefalotrax) e patas natatrias (pequenas e situadas nos anis do abdome). Respirao braquial realizada por brnquias situadas na base das patas ambulacrrias. Excreo feita por glndulas verdes ou antenais, localizadas na parte anterior do corpo (regio do cabeo), abrindo-se para o exterior na base de uma salincia rgida e pontiaguda chamada rostro. Circulao aberta (lacunosa) e sangue com hemocianina (pigmento respiratrio de cor azul contendo cobre) dissolvida no plasma. Reproduo sexuada e evoluo por etapas com mudas peridicas. Subdiviso em duas subclasses: Entomostraca (microcrustceos ou espcies minsculas) e Malacostraca (crustceos mais desenvolvidos).

Os insetos:
Os insetos so os animais mais bem sucedidos da Natureza. So os mais numerosos e sofreram adaptaes aos mais diversos ambientes e aos mais diferentes meios de vida. Existem espcies aquticas (exceto no mar), terrestres, voadoras, no voadoras, cavadoras de buracos no solo algumas coisas, como cupins, formigas e abelhas, outras vivem sobre plantas ou animais em decomposio, dos quais extraem os alimentos, h espcies predadoras e espcies parasitas (hematfagas, como pulgas, mosquitos e percevejos), existem aquelas que transmitem doenas, e h at as que se desenvolvem nos tecidos de plantas e de animais, causando nestes ltimos o berne ou bicheira (miase).

As principais caractersticas:

Corpo dividida em cabea, trax e abdome. Trs pares de patas os insetos so hexpodos (possuem seis patas). As patas so estruturas especializadas com determinadas funes, como correr (formigas), agarrar e imobilizar vtimas (louva-a-deus), saltar (pulgas), nadar (besouros-de-gua). Corpo revestido por um envoltrio protico contendo quitina que constitui o exoesqueleto desses animais. A cabea tem sempre um par de antenas (animais dceros). O par de antenas, tem funo ttil e olfativa. Olhos prestando-se para a orientao do vo (abelhas), para a localizao de presas (liblulas). Embora existam espcies pteras (sem asas, como as formigas, o piolho, a pulga, a traa) e dpteras (como as moscas e mosquitos, que apresentam apenas um par de asas), a grande maioria, entretanto, possui dois pares de asas (tetrpteros). Asas, contribui para aumentar sua adaptao vida terrestre. A respirao feita por traquias, tubos ramificados que se abrem por orifcios na parede externa do trax e do abdome os estigmas ou espirculos e levam o oxignio diretamente intimidade dos tecidos, de onde trazem o dixido de carbono. O sistema circulatrio compe-se de vasos finos e um grande vaso dorsal com diversas cmaras contrteis, que funcionam como se fossem vrios coraes em srie. A hemolinfa projetada em direo cabea e, depois, se difunde para lacunas nos tecidos (hemocelos), que correspondem cavidade celomtica desses animais. Posteriormente, o sangue retorna ao vaso dorsal. Sangue sem pigmento respiratrio. Apresentam peas bucais preparadas para mastigar (baratas e gafanhotos), para lamber (abelhas), para sugar (borboletas), para picar (pernilongos). Excreo por tubos de Malpighi, canalculos que retiram os produtos finais do metabolismo diretamente de celoma (que nestes animais representado por cavidades no meio dos tecidos hemocelos por onde circula a hemolinfa) e os derramam na poro posterior do intestino. Produzem cido rico como principal excreta nitrogenado.

Os aracndeos:
Esta classe compreende artrpodes corretamente confundidos com os insetos. Mas distinguem-se deles nitidamente pela diviso do corpo, pelo nmero de patas e pela ausncia de antenas, alm de outros detalhes que veremos a seguir. Como aracndeos, so englobados as aranhas, os escorpies, os carrapatos, os pseudo-escorpies e os opiles.

Principais caractersticas:

Corpo dividido em cefalotrax e abdome. Possuem quatro pares de patas (animais octpodes). Ausncia de antenas (so ceros). Presena de palpos (apndices semelhantes a patas, mas sem finalidade de locomoo; servem para prender vtimas e alimentos ou possuem funo sexual). Muitas espcies venenosas e perigosas. Outras so parasitas (sarna, acne, carrapatos), ocorrendo, atravs de algumas, a transmisso de doenas infectocontagiosas. Na maioria, a respirao por filotraquias ou pulmes-livro. So a maioria terrestres, vivendo sob troncos, pedras, buracos no solo, em vrios habitats, desde o nvel do mar at altas montanhas. So animais de sexos separados, com diformismo sexual e fecundao interna. Nas aranhas o macho utiliza o pedipalpo como o rgo copulador. So ovparos e vivparos (escorpies). Possuem desenvolvimento direto. H partenognese em alguns caros.

Quilpodes:

Conhecidos como lacraias ou centopias, os quilpodes so animais terrestres agressivos. Seu veneno muito doloroso. Tm corpo longo, cilndrico, ligeiramente achatado dorsoventralemnte, segmentado em numeroso anis, nos quais se prendem as patas articuladas (um par para cada segmento). A diviso do corpo simples, compreendendo apenas a cabea e o tronco. Alm do par de antenas, a cabea dotada de peas bucais adaptada para a inoculao de peonha e um par de olhos simples. Na extremidade posterior do tronco, observa-se um par de apndices que simulam um aguilho, freqentemente enganando as pessoas, que julgam estar ali o rgo injetor da peonha. So dotados de sistema digestivo completo. A excreo se d por tbulos de Malpighi. Apresentam respirao traqueal. So diicos, com fecundao interna. Carnvoros, alimentam-se de insetos diversos.

Diplpodes:

Conhecidos como gongols, embus ou piolhos-de-cobra, so artrpodes terrestres. O corpo dividido em cabea, um pequeno trax e um abdome longo. Alm de um par de antenas, a cabea dotada de peas bucais e dois ocelos. Possuem dois pares de patas em cada anel. Organismos diicos. So todos inofensivos, j que no possuem glndulas secretoras de peonha. Vivem em buracos no solo. Enroscam-se quando agredidos.

You might also like