You are on page 1of 4

7 Estudo dirigido de Fisiologia Humana Sistema renal e Endcrino A 7 Avaliao da Disciplina ocorrer no dia 21/10 sexta-feira 13h30 1.

1. Cite as principais funes renais 2. Cite e explique uma funo endcrina do sistema renal. 3. Cite as principais estruturas por onde o filtrado glomerular flui, desde sua formao, at o ureter. 4. Qual a unidade funcional renal e quais sos as suas partes constituintes? 5. Cite as principais funes de cada seguimento do nfron: - Corpsculo renal (Corpsculo de Malpighi). - Tbulo contorcido proximal - Ala de Henle (poro descendente e poro ascendente) - Tbulo contorcido distal 6. Quais so as principais barreiras fsicas que contribuem efetivamente no processo de filtrao glomerular e que definem a sua composio. 7. Baseado nas barreiras de filtrao glomerular, voc consideraria normal encontrar quais dos seguintes componentes na urina (justifique a sua resposta): - Hemcias - Leuccitos -Protenas de alto peso molecular -ons - gua - Glicose - Aminocidos

8. Explique como ocorre o reflexo da mico e como este ativado durante uma mico voluntria. Qual o sistema autnomo responsvel por esse reflexo? 9. Cite as principais etapas da formao da urina. 10. Voc concorda ou discorda da seguinte afirmao? A depurao renal de diferentes substncias seletiva e muda de acordo com as necessidades do organismo. Justifique sua resposta. 11. Explique como a vasoconstrio e a vasodilatao da arterola aferente dos corpsculos renais, respectivamente, efetam a taxa de filtrao glomerular. 12. Explique como a vasoconstrio e vasodilatao da arterola eferente dos corpsculos renais, respectivamente, efetam a taxa de filtrao glomerular. 13. Explique como a ativao do sistema simptico afeta a taxa de filtrao glomerular. 14. O que o mecanismo do balano glomerulotubular. Qual a sua importncia? O que evita? 15. Explique como o feedback tubuloglomerular regula a taxa de filtrao glomerular (TGF) e qual a sua principal importncia fisiolgica. 16. Como a angiotensina II afeta a taxa de filtrao glomerular? 17. Qual o efeito da angiotensina II e da aldosterona, respectivamente, sobre a funo renal? 18. Explique o mecanismo de reabsoro de sdio realizado pelo tbulo contorcido proximal. 7 Estudo dirigido de Fisiologia Humana Sistema renal e Endcrino A 7 Avaliao da Disciplina ocorrer no dia 21/10 sexta-feira 13h30 1. Cite as principais funes renais 2. Cite e explique uma funo endcrina do sistema renal.

3. Cite as principais estruturas por onde o filtrado glomerular flui, desde sua formao, at o ureter. 4. Qual a unidade funcional renal e quais sos as suas partes constituintes? 5. Cite as principais funes de cada seguimento do nfron: - Corpsculo renal (Corpsculo de Malpighi). - Tbulo contorcido proximal - Ala de Henle (poro descendente e poro ascendente) - Tbulo contorcido distal 6. Quais so as principais barreiras fsicas que contribuem efetivamente no processo de filtrao glomerular e que definem a sua composio. 7. Baseado nas barreiras de filtrao glomerular, voc consideraria normal encontrar quais dos seguintes componentes na urina (justifique a sua resposta): - Hemcias - Leuccitos -Protenas de alto peso molecular -ons - gua - Glicose - Aminocidos

8. Explique como ocorre o reflexo da mico e como este ativado durante uma mico voluntria. Qual o sistema autnomo responsvel por esse reflexo? 9. Cite as principais etapas da formao da urina.

10. Voc concorda ou discorda da seguinte afirmao? A depurao renal de diferentes substncias seletiva e muda de acordo com as necessidades do organismo. Justifique sua resposta. 11. Explique como a vasoconstrio e a vasodilatao da arterola aferente dos corpsculos renais, respectivamente, efetam a taxa de filtrao glomerular. 12. Explique como a vasoconstrio e vasodilatao da arterola eferente dos corpsculos renais, respectivamente, efetam a taxa de filtrao glomerular. 13. Explique como a ativao do sistema simptico afeta a taxa de filtrao glomerular. 14. O que o mecanismo do balano glomerulotubular. Qual a sua importncia? O que evita? 15. Explique como o feedback tubuloglomerular regula a taxa de filtrao glomerular (TGF) e qual a sua principal importncia fisiolgica. 16. Como a angiotensina II afeta a taxa de filtrao glomerular? 17. Qual o efeito da angiotensina II e da aldosterona, respectivamente, sobre a funo renal? 18. Explique o mecanismo de reabsoro de sdio realizado pelo tbulo contorcido proximal.

You might also like