You are on page 1of 6

SIMBOLISMO

O smbolo imagem, pensamento... Ele nos faz captar, entre o mundo e ns, algumas dessas afinidades secretas e dessas leis obscuras que podem muito bem ir alm do alcance da cincia, mas que nem por isso so menos certas.

Estudo 01

BEM-VINDOS GRANDE LOJA LUZ DO UNIVERSO Ningum ama aquilo que no conhece bem e nem se esquece daquilo que ama. Ningum d o que no tem. a) SIMBOLISMO MANICO O smbolo imagem, pensamento... Ele nos faz captar, entre o mundo e ns, algumas dessas afinidades secretas e dessas leis obscuras que podem muito bem ir alm do alcance da cincia, mas que nem por isso so menos certas. Todo smbolo , nesse sentido, uma espcie de revelao. Na Maonaria, o smbolo constante e latente em todas as suas partes. preciso, portanto, penetrar pacientemente seu significado. Somente pelo estudo dos smbolos que se pode chegar ao esoterismo. (Esoterismo ope-se a Exoterismo; podemos traduzir livremente esses dois termos por ensino secreto e ensino pblico). Hoje, alis, de forma abusiva, a tendncia fazer da palavra esoterismo sinnimo de ocultismo. No podemos nos gabar ou nos vangloriar de sermos um Iniciado, ou, em outras palavras, de ser o nico a estar de posse do Conhecimento e da Verdade. Iniciado (de initium, comeo) quer dizer simplesmente colocado no caminho, e o Maom sincero sabe, mesmo quando se tornou Companheiro e Mestre, que ele continua a ser um Aprendiz. Seu acerto nosso, seu insucesso reparte-se conosco. Abra seu corao, coloque-nos a par das suas dificuldades, transmita-nos suas vivncias, ensine-nos tambm a ser caminho. Voc j sentiu as transformaes que opera. J sentiu seus progressos? O estudo aprofundado dos smbolos e, sobretudo, dos smbolos manicos pode levar muito longe. Nesta terra, tudo smbolo; as prprias palavras, na realidade, no passam de smbolos das ideias. Na vida corrente, so muitos os smbolos de deferncia, de amizade, de alegria, de luto, etc. o homem que sada tirando o chapu ou inclinando a cabea simboliza com isso a deferncia que ele quer manifestar pessoa saudada; o aperto de mo que se transformou numa cortesia banal um smbolo de afetividade, de cordialidade, de devotamento, de lealdade; sua recusa smbolo de inimizade. O brinde um smbolo de amizade e de

esperana em algum ou em alguma coisa. Por que levantar a mo direita por ocasio de um juramento seno para simbolizar a sinceridade?. O anel de casamento no simboliza, acaso, a aliana indefectvel que deve unir os esposos? Etc. Todo mundo compreende esses smbolos simples e banalizados. Mas existem outros smbolos menos frequentes, mais ocultos: filosofais, religiosos, iniciticos. Durante seu tempo de aprendizado, a tarefa exclusiva do Aprendiz consiste na observao e anlise de tudo o que se passa num mundo inteiramente novo para ele, devendo concentrar seus esforos por aprender, assimilar e adotar as posturas e atitudes desconhecidas no mundo profano. s vezes, sua casca dura de ser quebrada, mas a semente, uma vez libertada, mostra-se tanto mais deliciosa! O iniciado deve romper a casca mental, isto , fugir do racionalismo esterilizante, para atingir a transcendncia; somente depois de romper essa casca que se torna possvel o acesso verdadeira iniciao. Todos os smbolos abrem portas, sob a condio de no nos atermos apenas como geralmente acontece s definies morais. A iniciao abre portas at ento proibidas ao recipiendrio.

b) INSTRUMENTOS DE TRABALHO DO APRENDIZ-MAOM

So determinados instrumentos profissionais, a maioria tirada da antiga arte arquitetnica, que a Maonaria simblica usa como emblema de Virtudes e ensinamentos. So os seguintes os principais instrumentos e utenslios do Aprendiz Maons, e seus respectivos significados morais:

a) A RGUA DE 24 POLEGADAS (preciso na execuo durante 24 horas de cada dia);

b) O MAO (deciso na aplicao);

c) O CINZEL (discernimento na investigao).

A Rgua de 24 polegadas figura nas Lojas como instrumento de trabalho e medida do tempo, no sentido de que no se deve mal gastar as horas na ociosidade e egosmo, mas parte delas na meditao e estudo, parte no trabalho, e parte no recreio e repouso, porm todas no servio da humanidade;

O Mao (MALHO) com o cinzel o instrumento de trabalho do Aprendiz, para alegoricamente desbastar a pedra, ou educar a agreste e inculta personalidade para uma vida ou obra superior. O malho simboliza a vontade, energia, deciso, o aspecto ativo da conscincia, necessrio para vencer e superar os obstculos;

O Cinzel corresponde penetrao, discernimento e receptividade intelectuais, ou o aspecto passivo da conscincia, indispensvel para descobrir as protuberncias ou falhas da personalidade.

c) OUTRAS OBSERVAES
- Sois Maom? - MM. II. C. T. M. RR. Isso porque um Aprendiz Maom deve duvidar de si mesmo e da fragilidade de seus conhecimentos manicos. Ele deve, portanto, evitar dar uma opinio sem antes recorrer s luzes da sabedoria de seus Irmos. - De que forma vos fazeis reconhecer como Maom? - Atravs dos Sinais, Palavras e Toque.

Um Maom se reconhece pelo seu modo de agir, sempre equitativo e sincero (sinais); sua linguagem leal e sincera (palavras); enfim, pela atitude fraternal que manifesta com todos aqueles que esto unidos pelos laos de solidariedade.

- A que horas os Maons costumam comear e terminar seus trabalhos? - Os trabalhos comeam ao Meio-dia e terminam meia-noite. Estas horas convencionais indicam que o homem atinge parte de sua maturidade, na metade de sua vida, antes de poder ser til a seus semelhantes; mas que, deste instante, at a sua hora final, deve trabalhar sem descanso para o bem estar comum!

d) AMOR FRATERNAL
O grande mistrio manico esta na simplicidade que se configura na palavra amor. O amor e respeito a tudo e a todos.

Agora como Maom tem por misso eliminar de dentro de si o egosmo, da a necessidade de cultivar seu esprito de coletividade atravs do Amor Fraternal. E no por acaso que em Loja de Aprendiz, o Livro Sagrado aberto sobre o altar no Salmo 133 (A excelncia da Unio Fraternal Cntico de Romagem de Davi):

Oh! Como bom e agradvel viverem unidos os Irmos, - traduz a satisfao e a alegria do Amor Fraternal.

Fontes consultadas: - A Simblica Manica Jules Boucher; - Instrues Complementares Para Maons 1 Grau GOP); - O DESPERTAR PARA A VIDA MANICA Da Primeira Stima Instruo Grau I

A Maonaria nos d a oportunidade do autoconhecimento. a realizao do conhece-te a ti mesmo. O homem precisa conhecer-se para entender-se. Quem nunca repudiou um ato seu, aps analisar sua conduta? H uma inata necessidade de dominar-se o microcosmo. A Maonaria nos d caminhos para esta realizao; cabe-nos aprender a trilh-los.

You might also like