You are on page 1of 5

WEB 2.

0 COMO RECURSO EDUCATIVO NA FORMAO DE PROFESSORES Autora: Marta Maria dos Santos Gonalves UERJ1 Luana Coelho Mendona- UERJ2

Web 2.0 como recurso educativo na Formao de Professores

RESUMO: Este trabalho tem como resultado as reflexes feitas a partir de entrevistas realizadas com professores que atuam da Educao Infantil ao Ensino Mdio em redes privadas e pblicas. As entrevistas foram norteadas pelo roteiro elaborado para a disciplina Informtica na Educao3 ministrada pelo professor Marco Silva, com o objetivo de coletar dados da Web 2.0 no cotidiano escolar. Os tpicos bsicos do roteiro serviram para identificao dos docentes como usurios da Internet; Identificar a viso dos entrevistados em relao aplicao da Web 2.0 na prtica educativa e conhecer as transformaes que as TICs provocam nos processos pedaggicos. Para interpretar os dados dialogamos com os autores: Silva (2010), Santos (2005), Lvy (1999). Os dados apontados mostram as dificuldades dos professores sobre: como e para que usar as redes sociais no cotidiano escolar; reserva sobre o uso da internet como prtica docente; mediao do uso da Web 2.0 com a finalidade especfica que se prope; medo do uso da internet na prtica pedaggica. Tanto professores da rede pblica e privada ressaltaram a necessidade de formao continuada que lhe permitam a integrao da Internet com seu conhecimento em sua prtica pedaggica. Palavras-chave: Web 2.0; Formao de professores; Redes Sociais; Informtica na Educao. Introduo Segundo Silva (2010, pg. 106) o professor est diante do desafio que consiste em conhecer e adotar a modalidade comunicacional interativa. Na prtica consiste justamente na integrao com as novas tecnologias. De acordo com Lvy os meios interativos promovem melhor aprendizado e integrao no mundo contemporneo. A educao vem passando por mudanas, as escolas vm sofrendo presses da sociedade para que insira a informtica na

Graduanda do curso de Pedagogia pela UERJ. Bolsista de Iniciao Cientfica UERJ Graduanda do curso de Pedagogia pela UERJ. Bolsista de Iniciao Cientfica CNPQ 3 Este trabalho parte da pesquisa da disciplina eletiva Informtica na Educao Faculdade de Educao da UERJ- coordenado pelo Professor Doutor Marco Silva.
2

educao, esta a grande preocupao dos autores que estudam a formao de professores com a Web 2.0. Objetivo e justificativa O objetivo desde trabalho foi analisar a relao dos professores com a Internet no cotidiano escolar, proposto pelo professor Marco Silva para disciplina eletiva Informtica na Educao. Esta proposta teve como justificativa principal investigar como est sendo feita a integrao dos professores com os usos das TICs em ambiente educacional. Metodologia da Pesquisa Este trabalho resultado de uma pesquisa previamente elaborada, onde procurou investigar como os Softwares Sociais articulados pela Web 2.0 esto contribuindo nas prticas pedaggicas no cotidiano escolar. Nesse trabalho, foram envolvidos como pesquisadores alunos da disciplina eletiva Informtica na Educao, que procuraram identificar nas falas dos docentes como a Internet est sendo usada para prtica educativa no cotidiano escolar. Sujeitos Vinte professores que atuam na rede estadual e particular do Rio de Janeiro foram os sujeitos da pesquisa. As entrevistas procurou coletar ao mximo os sentimentos e as reaes dos docentes com os novos meios de aprendizagem para alm-sala de aula. E para saber quais as transformaes que a Internet est gerando nos processos pedaggicos. Identificao Os prprios tpicos bsicos do roteiro elaborado serviram para identificar dados como: Falta de formao do professor para uso da tecnologia; Como se daria a capacitao de professores para trabalhar com os alunos; Os computadores foram instalados no laboratrio, mas no momento eles ainda no esto sendo utilizados de forma adequada; Subutilizao do computador conectado entre outros. A subutilizao do computador conectado vai mais alm, os professores no creem na utilizao das redes como ensino/aprendizagem. Muitos dos docentes ainda veem o computador conectado apenas como uma ferramenta de pesquisa. O uso dos computadores na prtica cotidiana escolar O maior desafio para a educao em relao informtica educativa encontra-se na formao do professor, que devido falta de conhecimento subutilizam o computador nas suas prticas pedaggicas, mostrado nas falas de alguns dos professores entrevistados, descrito nos fragmentos abaixo: Utilizamos somente para aulas de informtica ficando fechado nos demais dias da semana.

Os professores desta escola no esto construindo formao especfica para o uso do computador e da internet em suas aulas, embora utilizem os computadores somente de forma individualizada. Tem gente que tem resistncia, por exemplo: h trs anos foi distribudos laptops para todos os professores, eu vi na escola em que trabalho, professores recusando o laptop usando falas como: No sei usar, no quero usar, prefiro no ter em casa. Alguns professores demostraram certo receio no uso do computador interligado a Web 2.0 por achar que a internet ir distanciar os alunos em suas prticas pedaggicas, diante dessas inquietaes, Pierre Lvy tem uma fala bem interessante em seu livro Cibercultura: Para aqueles que no as praticaram, esclarecemos que, longe de serem frias, as relaes on-line no excluem as emoes fortes. Alm disso, nem a responsabilidade individual nem a opinio pblica e seu julgamento desaparecem no ciberespao. Enfim, raro que a comunicao por meio de redes de computadores substitua pura e simplesmente os encontros fsicos: na maior parte do tempo, um complemento ou um adicional. (LVY, 1999: 118) A funo do professor segundo o artigo 13 da LDB O papel do professor, segundo a LDB, est muito alm da simples transmisso de informaes. O professor s conseguir fazer com que o aluno aprenda se ele prprio continuar a aprender. O professor deve procurar sempre estar atualizado com as novas tecnologias. O uso das redes sociais so interfaces que usadas corretamente tornam suas aulas mais interessante e atrativa para seus alunos. O professor uma pea chave na implantao dos processos de mudanas tecnolgicas como recursos pedaggicos em sala de aula. Segundo Lvy a escola uma instituio que h cinco mil anos se baseia no falar/ditar do mestre, na escrita manuscrita do aluno e, h quatro sculos, em uso moderado da impresso (Lvy, 1999: 8-9). As prticas pedaggicas devem sempre estar atualizadas nesses novos processos da transao de conhecimento. Devemos conscientemente acompanhar as mudanas da sociedade que nos questiona os sistemas de ensino e, sobretudo o papel do professor. A respeito das novas tecnologias e o papel do professor fica claro na fala de Santos: As tecnologias digitais de comunicao e informao esto possibilitando muitas mudanas. As redes, no s de mquinas e de informao, mas principalmente de pessoas, tribos e comunidades, esto permitindo configurar novos espaos de interao e de aprendizagem. Tais possibilidades esto pondo em xeque o papel e o poder centralizador dos professores na contemporaneidade. (Santos, 2005, pg. 18).

O professor precisa repensar seu papel em relao Educao, dever do profissional estabelecer estratgias para relao professor/aluno, fazendo com que essa interao seja para alm-sala de aula.

Concluso

Atravs da pesquisa foi possvel identificar e caracterizar algumas prticas existentes nos usos dos Softwares Sociais servindo como referencial terico e estmulo para posteriores estudos e investigaes sobre a utilizao da Web 2.0 na formao do professor. As modificaes na relao desses profissionais com a Internet depender principalmente da epistemologia do professor e da sua concepo de aprendizagem que apoia sua prtica. Os alunos hoje so nativos digitais e no consegue acompanhar os argumentos lineares dos professores, que ainda prezam uma educao onde ele, o professor, o detentor de toda a sabedoria e apenas passa isso aos seus alunos. Os nativos digitais tem aprendizado multilinear, cresceram com um mouse sobre hipertextos, e os professores precisam acompanhar essa evoluo. Os depoimentos sinalizam a necessidade de investimentos na formao continuada dos professores. Manter-se atualizado aberto a novas mudanas e apropriar-se das novas tecnologias educacionais. Marco Silva cita em uns dos seus textos: A disposio interativa permite ao usurio ser ator e autor fazendo da comunicao no apenas o trabalho da emisso, mas co-criao da prpria mensagem e da comunicao. Permite a participao entendida como troca de aes, controle sobre acontecimentos e modificao de contedos. O usurio pode ouvir, ver, ler, gravar, voltar, ir adiante, selecionar, tratar e enviar qualquer tipo de mensagem para qualquer lugar. Em suma, a interatividade permite ultrapassar a condio de espectador passivo para a condio de sujeito operativo. (SILVA, 2001, pg. 2)

REFERNCIAS MACEDO, Roberto Sidnei. Outras Luzes: Um rigor intercrtico para uma etnopesquisa poltica. In: MACEDO, Roberto Sidnei; GALEFFI, Dante; PIMENTEL, lamo. Um rigor outro sobre a qualidade na pesquisa qualitativa: Educao e Cincias Humanas. Salvador: EDUFBA, 2009. LVY, Pierre. Cibercultura/ Pierre Lvy; traduo de Carlos Irineu da Costa. So Paulo: Ed. 34, 1999 (coleo TRANS). SANTOS, Edma Oliveira dos Santos. Educao Online: cibercultura e pesquisaformao na prtica docente. - 2005.351f. Tese de doutorado. SANTOS, Edma. A informtica na educao antes e depois da Web 2.0: relatos de uma docente-pesquisadora. In: RANGEL, Mary; FREIRE, Wendel. Ensino-Aprendizagem e Comunicao. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2010. SILVA, Marco. Sala de aula interativa. A educao presencial e distncia em sintonia com a era digital e com a cidadania. INTERCOM. XXIV Congresso Brasileiro da Comunicao Campo Grande /MS setembro 2001. SILVA, Marco. Sala de aula interativa. 2010.

You might also like