You are on page 1of 15

Manual de Preos e Servios Digitais APADi

Valores de referncia para avaliao do custo bsico das principais aes digitais de Comunicao

Manual de Preos e Servios Digitais APADi


Agncias associadas APADi AG2 | Publicis Modem Agncia Pulso Agncia VM2 Agncia WLD Alafia Digital All Image Cappuccino Digital Casulo CDN Digital Chleba Contedo Online Cricket Design Dainet Digital Industry Digitale Diretta DOC.COM Emporium da Criao Enken Espiral Interativa Estudio23 Foster FSB Full Tecno GerenteWeb Gommo Goomark Grupo Innovar8 Kronedesign Lampejos Comunicao Digital Levitron Web Works Lov MZclick Nuova Parsec Digital PictureWeb Polvora! Princi Agncia Web Provnet Rocket Com Scrip SEO Marketing Timepix Interactive Trendi Tribal Tritone TV1 UltraHaus Urban Summer Valormais Vanguarda Brasil WebBox Webcore Wemake Wezen WX7 XY2 Agncia Digital ZAW Comunicao Digital Colaboradores APADi

Datadrome Dinamize Jet


http://www.apadi.com.br/ * Agncias e colaboradores associados at dezembro de 2010

A expressiva participao dos consumidores brasileiros na Internet, especialmente nas grandes redes sociais, tem impulsionado empresas de todos os setores a investir cada vez mais em diversas aes dirigidas ao universo digital. E este um dos importantes fatores que tem gerado o crescimento local das agncias digitais. Mas o aumento deste setor representa um resultado mais importante: o amadurecimento das companhias em relao ao desenvolvimento de aes dirigidas Internet. claro que ainda h quem acredite que fazer Internet seja uma tarefa simples, mas esta j no mais a opinio da maioria de profissionais que contratam tais servios. Atualmente, So Paulo o estado que mais rene fornecedores especializados em aes digitais. Segundo dados apurados pela ABRADi, no segundo semestre de 2009, a regio representa 36% do mercado nacional de agncias digitais representando 63% da regio sudeste , com cerca de 830 empresas especializadas e mais de seis mil colaboradores empregados. Porm, estes nmeros representam muito mais que uma simples liderana nacional. Pois o atual desafio da APADi fomentar o crescimento deste setor, com base em aes que ajudem a promover o segmento digital no pas. Por isso, convidamos as empresas interessadas nos meios digitais incluindo agncias e companhias de todos setores a compartilhar este novo documento da associao. O objetivo da Tabela de Preos da APADi apoiar o crescimento legal e sustentvel de toda a cadeia que envolve as aes digitais no pas. Dessa forma, certamente, todos os setores envolvidos podero alcanar um retorno cada vez mais satisfatrio em benefcio desta nova era da comunicao. Cludio Coelho Presidente da APADi Diretor da Cappuccino Comunicao Digital

Sobre este documento

Baseada nos valores praticados no maior mercado de agncias digitais do Brasil, a Tabela de Preos da APADi inclui os preos mdios dos principais produtos e servios dirigidos Internet. O objetivo deste documento ser uma referncia de mercado para que agncias e clientes tenham parmetros adequados para avaliar o custo bsico das principais aes digitais. Para a APADi, os valores apresentados neste documento so considerados justos e viveis para que o setor se mantenha sustentvel, obedecendo aos padres de qualidade necessrios. importante esclarecer que, ao contratar trabalhos mais complexos como servios especializados, pacote de aes ou itens adicionais aos contratos com fee mensal , a APADi sugere que os valores desta tabela sejam sempre negociados entre agncias e clientes. Embora o quesito preo no deva ser o principal critrio para a escolha de uma agncia, temos certeza que este novo documento oferece informaes essenciais para as mais frequentes negociaes deste segmento.

Observaes gerais

Como j detalhamos no Documento de Concorrncia e Avaliao da APADi, a questo preo apenas um dos itens que devem ser considerados para a escolha de uma agncia digital. Porm, importante que o mercado entenda que h algumas justificativas operacionais que interferem diretamente na composio dos preos praticados por cada agncia. A seguir, confira alguns itens que devem ser observados com ateno.

Impostos

H diversos tipos de agncias e regimes tributrios em que estas se enquadram de acordo com os servios oferecidos. E os impostos que incidem sobre os oramentos de cada empresa tm um peso considervel na composio de preos dos servios prestados. Seja pela localizao fsica ou pelo enquadramento tributrio do prestador de servios, h muita diferena entre o percentual a ser recolhido por cada agncia para um mesmo projeto. Alguns detalhes que tambm interferem nos oramentos tm base na categoria municipal e federal, no sistema de retirada de lucros e at no faturamento anual da agncia, entre outros fatores.

Tipos de atendimento

Existem diversos tipos de contrato que podem ser estabelecidos para a contratao de projetos digitais. Porm, entre as particularidades que mais fazem diferena na composio de preos, destacam-se dois modelos de contrato: por fee e por job. Entre as vantagens dos contratos de longo prazo, baseados em um fee mensal, est a agilidade com que cada projeto pode ser realizado. Isso porque, ao prestar servios contnuos para a mesma companhia, as agncias eliminam vrias etapas de trabalho para chegar ao entendimento de cada projeto. Outro benefcio que os clientes encontram nesta modalidade de acordo a facilidade de negociao para tarefas que no estavam inclusas na proposta inicial. Mas nem todas empresas tm necessidades e/ou verbas que justifiquem este modelo de contratao. Neste caso, a melhor alternativa contratar uma agncia para cada job, mesmo que o preo unitrio de cada ao seja um pouco superior em relao aos outros modelos de parceria. Porm, alm da possibilidade de pagar por cada tarefa isolada, as empresas bem planejadas, com viso de longo prazo para suas necessidades, ainda tm a opo de negociar pacotes de aes, com preos mais vantajosos.

Regio da agncia

A localizao geogrfica de cada agncia digital um fator que interfere diretamente sobre seus oramentos. Cargas tributrias, salrios e aluguis so alguns pontos que podem incidir na composio de preos. Porm, a regio especfica em que a agncia atua tambm tem um papel importante sobre o custo dos projetos. Isso porque algumas localidades se transformam em polos setoriais que podem onerar ou depreciar determinados projetos, de acordo com a especialidade local e com a respectiva demanda.

Particularidades sazonais

Como em todos os setores, as agncias digitais tambm tm particularidades sazonais. Por isso, as empresas que tm um planejamento de aes mais organizado podem negociar melhores preos no primeiro trimestre de cada ano, quando a demanda de servios digitais menor. Em contrapartida, o ltimo trimestre anual sempre mais conturbado, quando a maioria das empresas necessita de diversos projetos digitais, seja em contratos por fee ou job.

Custos de software

Nem todas agncias digitais tm a quantidade de software necessria para desenvolver projetos simultneos. Por isso, o custo de software por hora acaba aumentando nestas empresas e pode onerar projetos maiores e mais complexos. Dessa forma, a APADi sugere que as empresas fiquem atentas infraestrutura tecnolgica de cada prestador de servio. Mesmo porque nossos associados defendem o uso de ferramentas e sistemas legalizados, que exigem um elevado custo de aquisio e manuteno.
5

Precificao

Os preos apresentados neste documento foram calculados com base no custo mdio de horas dos profissionais contratados pelas agncias associadas APADi. Mas importante esclarecer que os clientes no devem comparar oramentos de agncias aos honorrios de profissionais freelancers. Isso porque as agncias digitais oferecem estrutura de atendimento, metodologias e recursos bem diferenciados. Por isso, ao avaliar os oramentos recebidos, as empresas devem avaliar e pesar diferenciais como equipe profissional, equipamentos, software e sistemas, instalaes e outros itens que possam interferir nos custos envolvidos. Todos estes fatores incidem diretamente no custo de horas trabalhadas. Vale lembrar que, alm de oferecer resultados eficazes aos seus clientes, o objetivo de uma agncia digital obter uma remunerao capaz de gerar rentabilidade e de manter as estruturas fsica, tecnolgica e intelectual.

Como precificar ideias

Entre as diversas etapas dos projetos desenvolvidos pelas agncias digitais, o trabalho de criao um dos itens mais complexos. Isso porque se trata de uma tarefa imensurvel, pois uma boa ideia aquela que melhor atende s necessidades do cliente. Porm, esta criao pode surgir em trs minutos ou em 300 horas. Por isso, o trabalho de criao no pode ser comparado s tarefas de um programador, por exemplo, e no pode ser orado com base no custo de horas cobrado pelas agncias. Dessa forma, no h como estabelecer pisos ou tetos para o trabalho de criao, pois esta tarefa dever ser negociada com base no perfil da agncia, do cliente e do profissional envolvido, nos custos totais das aes que envolvem a campanha e no modelo de contrato estabelecido.

Custo de produo

Nem todas agncias digitais tm a quantidade de software necessria para desenvolver projetos simultneos. Por isso, o custo de software por hora acaba aumentando nestas empresas e pode onerar projetos maiores e mais complexos. Dessa forma, a APADi sugere que as empresas fiquem atentas infraestrutura tecnolgica de cada prestador de servio. Mesmo porque nossos associados defendem o uso de ferramentas e sistemas legalizados, que exigem um elevado custo de aquisio e manuteno.

Periodicidade da tabela

A Tabela de Preos da APADi ter revises anuais, sempre de acordo com o comportamento do mercado e com base nos valores praticados pelas agncias da regio.

Valores de referncia

Os preos das tabelas abaixo sugerem os valores para peas e escopos especficos baseados nas solicitaes mais frequentes dos clientes das agncias digitais associadas APADi. Obviamente, os preos mnimos representam o piso mdio de cada tarefa. Porm, no possvel estipular o valor mximo de todos os itens, em funo de variveis que incluem o volume de tarefas, a complexidade do projeto e a equipe alocada, alm da experincia e capacitao dos profissionais envolvidos. Nesta tabela, no abordamos projetos de Portais Corporativos, E-Commerce e E-Procurament e outros servios que tenham maior complexidade na definio de escopo. No entanto, sugerimos algumas etapas que ajudaro a precificar melhor tais projetos:

PR-PROjeTO
Entrevistas com alta direo Anlise de documentos (documentao estratgica) Gera relatrio de porte estratgico

DIAgnSTICO
Anlise dos processos definidos como prioridade no pr-projeto (pilares) Entrevistas com operacional Observao direta do processo Gera relatrio de diagnstico

PlAnejAMenTO
Diretrizes estratgicas Arquitetura Informao Elaborao do modelo Gesto de contedo Modelo governana (macro estrutura) Definio de papis e responsabilidades dos atores Planejamento evolutivo Definio das mtricas Tambm imprescindvel avaliar a eventual necessidade de integrar tais projetos com outros sistemas e ferramentas j desenvolvidos pela empresa, como folha de pagamento, tabela de preos, controle de estoque, ERP etc. Com essa documentao em mos, as prximas etapas devero incluir desenvolvimento, implementao, validao e homologao do ambiente.

WeBSITe
eSTRuTuRA BSICA SugeRIDA PelA APADI rea institucional
rea esttica: quem somos, o que fazemos, onde estamos etc.

A PARTIR De R$ 20.000,00

rea de contato rea core

E-mail, telefone, formulrio etc. Gerenciador de contedo para cadastro de servios/produtos e cases de clientes.

rea informativa

rea dinmica com notcias, eventos, calendrios etc.

VAlOR SugeRIDO DeVeR InCluIR


Planejamento, arquitetura, criao, implementao e contedo institucional enviado pelo cliente. O oramento para a produo do contedo dever ser solicitado parte para a agncia contratada.

COnSIDeRAR BOAS PRTICAS APADI


SEO, TAGs, CMS (caso haja uma rea de atualizao constante) e acessibilidade.

RePlICAR PARA OuTROS IDIOMAS


Cliente dever enviar os textos traduzidos e finalizados.

30% a 50% do preo inicial do site.

Obs.: ferramentas interativas (enquetes, frum, rea restrita etc) devem ser cotadas parte.

HOTSITe
eSTRuTuRA BSICA SugeRIDA PelA APADI
Tecnicamente idntico ao site, o hotsite recebe esta denominao por ter um perodo de vida definido (prazo para sair do ar). utilizado para divulgar e/ou promover produtos, servios, lanamentos, eventos etc. Pode ter ou no algum tipo de interao com o usurio final, por exemplo, insero de imagens, upload de vdeos, enquetes, cadastro de usurios, personalizao de produto, games etc.

A PARTIR De R$ 15.000,00

VAlOR SugeRIDO DeVeR InCluIR (InDePenDenTeMenTe DO fORMATO)

Planejamento, arquitetura, criao e implementao, com contedo enviado pelo cliente. O oramento para a produo do contedo dever ser solicitado parte para a agncia contratada.

COnSIDeRAR BOAS PRTICAS APADI: SeO e TAgS


Obs.: ferramentas interativas (enquetes, frum, rea restrita etc) devem ser cotadas parte.

lAnDIng PAge
a pgina de destino criada exclusivamente para que o usurio encontre informaes sobre uma ao determinada, com mais facilidade. muito utilizada como resultado de uma busca (orgnica ou link patrocinado) e como pgina de destino originada em peas ou campanhas (banner, e-mail marketing, hot site etc.).

A PARTIR De R$ 5.000,00

lAyOuT, TexTO e PRODuO DO HTMl

MDIA

Todo e qualquer servio que envolva a veiculao publicitria nos meios digitais.

A PARTIR De
Remunerao percentual de at 20% (pelo desconto padro) sobre o valor investido na compra de mdia.

PlAnejAMenTO De MDIA
Definio dos melhores meios e formatos para atingir os objetivos estabelecidos.

CRIAO DAS CAMPAnHAS


Criao do conceito para o meio digital. Adaptao da campanha de outros meios para o meio digital.

MenSuRAO DOS ReSulTADOS


Acompanhamento e anlise para quantificao do desempenho da campanha nos respectivos meios, utilizando mtricas e padres de mercado (page view, tempo de navegao, taxa de clique, converso etc.). Esta avaliao pode ser feita uma nica vez para cada campanha, ou no, dependendo do perodo de veiculao planejado para a campanha.

CRIAO e PRODuO DAS PeAS


Existem diversos formatos (Flash, GIF, JPG etc.), dimenses (medidas) e tamanhos (peso) que variam de acordo com o local de veiculao.

fORMATOS PADRO IAB


Qualquer formato sem animao Qualquer formato com animao Qualquer formato com rich media

R$ 1.000,00 R$ 2.000,00 R$ 4.500,00


50% do valor da pea original.

ADAPTAO e RePlICAO PARA OuTROS fORMATOS (CITADOS ACIMA)


Produziu e comprou um full banner, cobra-se a adaptao para os outros formatos.

ReDeS SOCIAIS
AnlISe De PReSenA (DIAgnSTICO)
Onde e como sua empresa e concorrentes esto posicionados nas redes sociais? Quais os atributos da sua marca segundo blogs, microblogs, comunidades e grupos de discusso? Quais os principais interesses do seu pblico alvo nas redes sociais? Quais so as oportunidades de dilogo para que sua empresa amplie a presena ou se reposicione no mercado?

A PARTIR De R$ 7.000,00

PlAnejAMenTO

Canais, tipos de contedo, dinmicas de relacionamento e aes criativas.

R$ 8.000,00 R$ 5.000,00
(wireframe e layout)

PeRSOnAlIzAO DOS CAnAIS Wireframe layout DeSenVOlVIMenTO:


Algumas ferramentas permitem personalizao em trs nveis. Em um blog, tumblr ou rede Ning, possvel reposicionar os elementos (wireframe), personalizar o visual (layout) e criar objetos personalizados, como widgets, games e mashups (desenvolvimento). Outras ferramentas, como twitter, formspring e youtube, permitem apenas personalizar o layout.

R$ 2.000,00

Curadoria de contedo

Selecionar contedo para publicao em outros canais, como blog, twitter e tumblr. Varia em funo de volume (quantidade de contedo publicado) e expertise do analista.

R$ 1.500,00 mensais R$ 2.500,00 mensais (2 posts por semana) R$ 500,00 por texto
Sob consulta (por volume e qualidade de produo)

Produo de contedo no-especializado


1.500 a 3.000 caracteres.

Produo de contedo especializado Produo de contedo multimdia


vdeos para youtube, fotos, podcasts etc.

Envolve conhecimento tcnico e muitas vezes contratao de especialista.

SeeDIng

Prtica utilizada para divulgar produtos e servios nas redes sociais em ambientes que esto receptivos ao consumo desta informao cobrado por volume de produo.

R$ 3.000,00 mensais R$ 8.000,00 mensais

geSTO De PReSenA Relacionamento nos canais sociais Anlise e mtricas dos canais

Responder comentrios, mensagens em microblogs e e-mails enviados por esses canais. Analisar menes da marca, repercusso das aes e gerar relatrios para o cliente. cotado, principalmente, com base no volume de presena da marca (pequeno, mdio ou grande).

Obs.: para abordagem institucional, recomendamos um prazo mnimo de seis meses. J a abordagem promocional est diretamente vinculada ao perodo da campanha. 10

lInKS PATROCInADOS
PlAnejAMenTO
Anlise e definio de canais (Yahoo, Google, Facebook etc.) Tipo de abordagem (promoo, marca, produto) Definio de 1 campanha com 30 palavras-chave em cada estratgia de investimento.

A PARTIR De R$ 2.000,00

geSTO De CAMPAnHA
Acompanhamento e performance das palavras-chave, cliques e resultados, sugerindo aes de ajustes e correes se necessrias com gerao de relatrios. Obs.: eventuais produes de peas para a campanha, consultar item Mdia.

R$ 2.000,00
mensais ou 15% da verba disponvel.

SeO
PlAnejAMenTO
Anlise ou definio estrutural do site, estratgia de otimizao de palavras-chave. cotado, principalmente, com base na estrutura, no porte e na tecnologia do site.

A PARTIR De R$ 2.000,00

geSTO
Execuo do planejamento, ajustes na estrutura e construo de links externos (relacionamento na Web); acompanhamento de resultados e mtricas. Obs.: recomendado um prazo mnimo de seis meses.

R$ 1.000,00
mensais

neWSleTTeR
PRODuO eDITORIAl

Promover contedo informativo (editorial/jornalstico)

A PARTIR De R$ 3.000,00

Contedo produzido a partir de briefing detalhado do cliente em linguagem especfica para a web (webwritting). Ex.: produo de cinco textos de aproximadamente 1.200 toques cada, com entrevistas por telefone.

ARTe e PRODuO DO HTMl


Produo de layout com contedo produzido pelo cliente. Diagramao e implementao da pea em uma pgina HTML com links e cdigos para mensurao.

R$ 1.500,00

DISPARO
Contratao de ferramenta apenas para o disparo da pea (finalizada pelo cliente) para a base de e-mails fornecida pelo cliente.

R$ 30,00

(1.000 e-mails mensais)

MenSuRAO
Importao, higienizao e segmentao de base; importao do HTML, programao do disparo, acompanhamento de resultados e anlise de relatrios.

R$ 500,00
(por disparo)

11

e-MAIl MARKeTIng
CRIAO DA PeA (TexTO e ARTe) + PRODuO DO HTMl

Promover produto/servio/marca/evento etc. pontualmente (promocional)

A PARTIR De R$ 1.500,00

Produo de layout com contedo produzido a partir de um briefing detalhado do cliente.

SOMenTe PRODuO DO HTMl

Diagramao e implementao da pea em uma pgina HTML com links e cdigos para mensurao (com arte enviada pelo cliente).

R$ 500,00 R$ 30,00

DISPARO (COnTRATAO De feRRAMenTA APenAS PARA O DISPARO) geSTO

(1.000 e-mails mensais)

Envio da pea finalizada para uma base de e-mails fornecida pelo cliente.

Importao, higienizao e segmentao de base, importao do HTML, programao do disparo, acompanhamento de resultados e anlise de relatrios.

R$ 500,00
(por disparo)

ADVeRgAMeS
Utilizao de jogo para promover uma marca, produto ou servio.

A PARTIR De R$ 10.000,00 R$ 8.000,00 R$ 25.000,00

PlAnejAMenTO

Criao de game design document, descrevendo jogabilidade, plataformas, interao com a marca.

gAMe OnlIne STAnDARD

Jogos pr-prontos que so apenas customizados para a marca ou produto (no necessita de planejamento).

MOBIle

Jogos feitos para plataformas mobile, em que o valor do desenvolvimento depende da quantidade de adaptaes para marcas/modelos de aparelhos escolhidos.

gAMe OnlIne ORIgInAl

Jogos feitos sob demanda para uma marca ou produto, contendo jogabilidade exclusiva para determinadas aes.

R$ 30.000,00 R$ 30.000,00 R$ 5.000,00

SOCIAl gAMe (jOgOS PARA ReDeS SOCIAIS)


Jogos feitos sob demanda para uma marca ou produto que contam com recursos e funcionalidades de socializao.

PlAnejAMenTO De ADVeRTISIng In gAMe


Planejamento para compra de mdia ou aes especiais dentro de um jogo j desenvolvido e estabelecido no mercado.

Obs.: a composio de preos depende da plataforma e da tecnologia definidas. 12

Manual de Preos e Servios Digitais APADi


Patrocnio

A APADi uma entidade sem fins lucrativos que tem como misso representar os interesses das Agncias Digitais Paulistas trabalhando pelo desenvolvimento, normatizao, consolidao, aculturamento e profissionalizao do mercado corporativo de solues digitais em So Paulo. Em 2009, a entidade lanou o Documento de Concorrncia e Avaliao, que rene dicas prticas sobre como contratar a melhor agncia digital para suas aes de Comunicao. O material pode ser acessado em www.concorrenciadigital.com.br. A APADi uma associao ligada ABRADi. Copatrocnio

MAnuAl De PReOS e SeRVIOS DIgITAIS APADI Edio 01 - Dezembro 2010 Projeto editorial: Cludio Coelho - Cappuccino Digital

Presidente da APADi

Marcelo Abdo - Pictureweb


Vice-presidente da APADi

Paulo Centenaro - APADi


Diretor executivo

Simone Freire - Espiral Interativa


Diretora APADi

Textos e reviso: Ana Cssia Siqueira Alternativa de Comunicao Projeto grfico: Espiral Interativa
Agracedemos ainda o apoio de diversos associados presentes nas reunies semanais, sem os quais este projeto no teria sido realizado.

13

Agncias apoiadoras

14

apadi@apadi.com.br Tel: +55 11 3871.0108 http://www.apadi.com.br


15

You might also like