You are on page 1of 7

Engenharia de Materiais. LEGI. Ano lectivo de 2005/06. DIAGRAMAS DE EQUILBRIO DE FASES 1. Considere o diagrama de equilbrio de fases alumnio-nquel (Al-Ni).

a) Enuncie trs transformaes isotrmicas (de tipos diferentes) de entre as que o diagrama apresenta, indicando as temperaturas a que ocorrem, a composio qumica de cada uma das fases intervenientes e a designao por que so conhecidas. b) Estude o arrefecimento suficientemente lento para poder ser seguido o diagrama de equilbrio, da liga Al-Ni 50% Ni (percentagem em peso), a partir do estado lquido. 1. Indique a temperatura de fim de solidificao e a composio qumica do ltimo lquido a solidificar. 2. temperatura de 854 C, indique as fases por que a liga constituda, assim como as respectivas composies qumicas e propores das fases, distinguindo entre fases primrias e secundrias, se fr caso disso. 3. temperatura mais baixa do diagrama, indique as fases por que a liga constituda, assim como as respectivas composies qumicas e propores das fases, distinguindo entre fases primrias e secundrias, se fr caso disso. 4. Faa um esboo da microestrutura da liga temperatura mais baixa indicada no diagrama. c) Idem alnea b), para uma liga com 35% Ni.

Engenharia de Materiais. LEGI. Ano lectivo de 2005/06. DIAGRAMAS DE EQUILBRIO DE FASES 2. Considere o diagrama de equilbrio de fases slica-alumina (SiO2-Al2O3). a) Enuncie todas as transformaes isotrmicas que o diagrama apresenta, indicando as temperaturas a que ocorrem, a composio qumica de cada uma das fases intervenientes e a designao por que so conhecidas. b) Estude o arrefecimento suficientemente lento para poder ser seguido o diagrama de equilbrio, do cermico SiO2-Al2O3 com 40% SiO2 (percentagem em peso), a partir do estado lquido. 1. Indique a temperatura de fim de solidificao e a composio qumica do ltimo lquido a solidificar. 2. temperatura mais baixa do diagrama, indique as fases por que o cermico constitudo, assim como as respectivas composies qumicas e propores das fases, distinguindo entre fases primrias e secundrias, se fr caso disso. 3. Faa um esboo da microestrutura do cermico temperatura mais baixa indicada no diagrama.

Engenharia de Materiais. LEGI. Ano lectivo de 2005/06. DIAGRAMAS DE EQUILBRIO DE FASES 3. Considere o diagrama de equilbrio de fases ferro-cementite (Fe-Fe3C). a) Qual a importncia deste diagrama de equilbrio de fases em Engenharia de Materiais? b) Defina correctamente os seguintes termos: ferrite-, austenite e perlite. c) Enuncie todas as transformaes isotrmicas que o diagrama apresenta, indicando as temperaturas a que ocorrem, as composies qumicas das fases envolvidas e as designaes por que so conhecidas. d) Considere o arrefecimento, suficientemente lento para poder seguir-se o diagrama de equilbrio, da liga Fe-C com 1,2%C (percentagem em peso) desde o estado lquido at temperatura mais baixa indicada no diagrama. 1. Indique as temperaturas de incio e de fim de solidificao, assim como as composies qumicas dos primeiros ncleos slidos e do ltimo lquido a solidificar. 2. Indique as fases por que a liga constituda temperatura mais baixa do diagrama, assim como as respectivas composies qumicas e propores, em relao massa total de liga, distinguindo entre fases primrias e secundrias, se fr caso disso. 3. Faa um esboo da microestrutura previsvel para a liga nas condies da sub-alnea d)2. e) Considere o arrefecimento, suficientemente lento para poder seguir-se o diagrama de equilbrio, da liga Fe-C com 0,4%C (percentagem em peso) desde o estado lquido at temperatura mais baixa indicada no diagrama. 1. Indique as temperaturas de incio e de fim de solidificao, assim como as composies qumicas dos primeiros ncleos slidos e do ltimo lquido a solidificar. 2. Indique as fases por que a liga constituda temperatura mais baixa do diagrama, assim como as respectivas composies qumicas e propores, em relao massa total de liga, distinguindo entre fases primrias e secundrias, se fr caso disso. 3. Faa um esboo da microestrutura previsvel para a liga nas condies da sub-alnea e)2.

Engenharia de Materiais. LEGI. Ano lectivo de 2005/06. DIAGRAMAS DE EQUILBRIO DE FASES

Engenharia de Materiais. LEGI. Ano lectivo de 2005/06. DIAGRAMAS DE EQUILBRIO DE FASES

4. Faa esboos das microestruturas previsveis quer em condies de equilbrio quer num arrefecimento de no-equilbrio, para o caso das seguintes ligas que so arrefecidas desde a fase lquida at temperatura ambiente: a) Cu- 15% Zn; b) Cu- 85% Zn; c) Pb- 15% Sn.

Engenharia de Materiais. LEGI. Ano lectivo de 2005/06. DIAGRAMAS DE EQUILBRIO DE FASES 5. Considere o diagrama de equilbrio de fases Mg-Ni representado na figura.

a) Enuncie trs transformaes isotrmicas de tipos diferentes, indicando as composies das fases envolvidas, as temperaturas a que ocorrem, e as designaes por que so conhecidas. b) Estude o arrefecimento, desde o estado lquido, suficientemente lento para poder ser seguido o diagrama de equilbrio de fases, da liga com 60% Mg (% ponderal), indicando: i) a temperatura de incio de solidificao e a composio dos primeiros ncleos de slido; ii) a temperatura de fim de solidificao e a composio do ltimo lquido a solidificar; iii) a composio e proporo (percentagem) das fases presentes temperatura de 300 C. iv) Faa um esboo da microstrutura de equilbrio a 300 C. Justifique. Legende a figura. v) Faa um esboo da microstrutura previsvel a 300 C, para o caso de um arrefecimento rpido (em condies de no-equilbrio). Justifique. Legende a figura.

Engenharia de Materiais. LEGI. Ano lectivo de 2005/06. DIAGRAMAS DE EQUILBRIO DE FASES

6. Considere o seguinte tringulo de Gibbs. Marque nesse diagrama os pontos representativos das seguintes ligas ternrias A-B-C: a) 20%B, 30%C; b) 35 %A, 40%C; c) 80% A, 5%B. d) identifique a liga representada pelo ponto P.

You might also like