You are on page 1of 2

HIPERTENSO ARTERIAL

A presso arterial a fora que o sangue exerce contra as paredes internas das artrias devido ao trabalho do corao ao bombear o sangue. A hipertenso ocorre quando essa tenso est aumentada nos vasos sanguneos, danificando-os e exercendo, dessa forma, um fator de risco para acidentes cardiovasculares e outras doenas. Observe a tabela abaixo referente classificao dos nveis de hipertenso arterial. Na maioria das vezes a hipertenso arterial no apresenta sintomas, portanto fundamental a sua aferio frequente. A seguir vamos apresentar uma tabela de aferio de presso arterial:

Fonte: V Diretrizes Brasileiras de Hipertenso (2006).

Quais so os fatores de risco podem estar relacionados hipertenso arterial? Histrico familiar Etnia: mulheres afrodescendentes Excesso de peso Idade: a presso arterial aumenta linearmente com a idade Dieta hipersdica (rica em sal) Consumo excessivo de lcool Sedentarismo Tabagismo Estresse O que posso fazer para evitar ou controlar a hipertenso arterial? Manter o peso saudvel Ter bons hbitos alimentares Ser uma pessoa ativa Evitar o estresse Evitar o consumo excessivo de bebida alcolica

Evitar o Tabagismo Como evitar ou controlar a hipertenso arterial pela alimentao? Reduza o consumo de sdio para no mais de 2,4g (6g de sal/dia = 4 colheres de caf rasas de sal + 2g de sal intrnseco dos alimentos). Por isso: Reduza a quantidade de sal na elaborao dos alimentos; Retire o saleiro da mesa; Restrinja o consumo de alimentos industrializados ricos em sdio (sal) tais como: molhos prontos, sopas em p, embutidos, conservas, enlatados, congelados, defumados, salgados de pacote, macarro instantneo, etc. Para saber se o alimento rico em sdio voc pode consultar a tabela de informaes nutricionais do alimento. Prefira o consumo de temperos naturais como limo, ervas, alho, cebola, salsa, cebolinha, em substituio aos similares industrializados; Moderar o consumo de lcool. Limitar o consumo a 30g/dia de etanol para os homens e de 15g/dia Modere o consumo de caf. Reduo do consumo de alimentos de alta densidade calrica, substituindo doces e derivados do acar por carboidratos complexos e frutas; Diminuir o consumo de bebidas aucaradas e dar preferncia a adoantes no calricos; Incluir, pelo menos, cinco pores de frutas/verduras no plano alimentar dirio, com nfase em vegetais ou frutas ctricas e cereais integrais; Aumente o consumo de alimentos ricos em fibras; Preferir o consumo de alimentos com reduzido teor de gordura, eliminando as gorduras hidrogenadas (trans )e preferindo as do tipo mono ou poliinsaturadas,presentes nas fontes de origem vegetal,exceto dend e coco; Preferir o consumo de alimentos assados,crus e grelhados. Evitar fritutas. Aumente o consumo de peixes (atum, salmo, cavala, arenque) e limite o consumo de carnes vermelhas; Consumir diariamente alimentos fonte de Clcio, tais como: leite desnatado, queijos magros e vegetais verdes escuros; Aumente o consumo de alimentos ricos em potssio (K) e magnsio (Mg), tais como, damasco, banana, aipo, vegetais verdes, salsinha e alcachofra; Observao: Essas so apenas orientaes gerias. Para obter um plano alimentar que atenda suas exigncias individuais e preferncias pessoais no deixe de procurar um nutricionista. Fonte: www.acmbrasilia.com.br para mulheres.

You might also like