You are on page 1of 4

Apresentao

Este blog sobre Turismo foi desenvolvido pela acadmica Slvia Letcia Estraich do Curso de Turismo com nfase em Hotelaria, da Unisc - Universidade de Santa Cruz do Sul, como atividade de pesquisa acadmica. Santa Cruz do Sul, 16 de agosto de 2007. Acadmica Slvia Letcia Estraich.

Postado por Silvia turismo s 10:55 3 comentrios quarta-feira, 22 de agosto de 2007 TURISMO O QUE ?

Turismo, o definem como "as atividades que as pessoas realizam durante suas viagens e permanncia em lugares distintos dos que vivem, por um perodo de tempo inferior a um ano consecutivo, com fins de lazer, negcios e outros." Turista um visitante que desloca-se voluntriamente por perodo de tempo igual ou superior a vinte e quatro horas para local diferente da sua residncia e do seu trabalho sem, este ter por motivao, a obteno de lucro. ( wikipdia) Existem trs modos de classificar o turismo dentro dos limites geogrficos. Turismo receptivo - quando no-residentes so recebidos por um pas de destino, do ponto de vista desse destino. Turismo emissivo - quando residentes viajam a outro pas, do ponto de vista do pas de origem. Turismo domstico - quando residentes de dado pas viajam dentro dos limites do mesmo.

Postado por Silvia turismo s 12:38 1 comentrios

O turismo uma das atividades que mais cresce no mundo atualmente. Existem vrios tipos de turismo, cada qual com sua caracterstica. Os turistas ou at mesmo o recreacionista escolhe o segmento do mercado turstico que mais o agrade. Um tipo de turismo bastante praticado o TURISMO DE AVENTURA que compreende os movimentos tursticos decorrentes da prtica de atividades de aventura de carter recreativo e no competitivo.

Postado por Silvia turismo s 11:02 0 comentrios Turismo de negcios e eventos


Esta uma das modalidades de turismo que mais movimenta os setores, principalmente hotis, restaurantes,aeroportos. O TURISMO DE NEGCIOS/EVENTOS compreende o conjunto de atividades tursticas decorrentes dos encontros de interesse profissional, associativo, institucional, de carter comercial ou promocional.

Postado por Silvia turismo s 10:12 0 comentrios TURISMO CULTURAL


Turismo Cultural designa uma modalidade de turismo cuja motivao do deslocamento se d, segundo Andrade, com o objetivo de encontros artsticos, cientficos, de formao e de informao. O Turismo Cultural se caracteriza por uma permanncia prolongada e um contato mais intimo com a comunidade, ocorrendo viagens menores e suplementares dentro da mesma localidade com o intuito de aprofundar-se na experincia cultural ( www.Wikipdia.com.br).

Postado por Silvia turismo s 09:48 1 comentrios TURISMO RURAL

Segundo a Embratur, o Turismo Rural uma atividade desenvolvida no campo, comprometida com a atividade produtiva, agregando valor a produtos e servios e resgatando o patrimnio natural e cultural da comunidade. Isso significa que, para ser enquadrado como turismo rural, o empreendimento deve ser e no apenas "parecer" um stio ou fazenda.( http://www.desvendar.com/)

Postado por Silvia turismo s 09:38 3 comentrios tera-feira, 21 de agosto de 2007


Turismo Desportivo Os eventos esportivos esto

presentes no cotidiano da sociedade humana desde o perodo do Imprio Grego, quando foram realizados pela primeira vez os Jogos Olmpicos. J naquela poca multides se deslocavam de cidades vizinhas e inclusive de regies muito distantes para participar ou observar a realizao dos jogos. Pode-se dizer ento, que ali nascia o Turismo Desportivo, um segmento da atividade turstica que se caracteriza pelo movimento de pessoas, a partir de seu local de residncia, para outras localidades, com motivao de participao ou observao do evento esportivo. De acordo com Andrade (1995): Todas as atividades especficas de viagens com vista ao acompanhamento, desempenho e participao exercidos em eventos desportivos, no pas e/ou exterior, classificam-se e denominam-se como turismo desportivo.Fonte:ANDRADE, J. de Vicente. Turismo, fundamentos e dimenses - So Paulo, SP: TICA, 1995. ( www.girus.com.br). Assim com aconteceram este ano no Brasil os Jogos Pan- americanos.

Postado por Silvia turismo s 12:20 1 comentrios TURISMO RELIGIOSO

O Turismo religioso, diferente de todos os outros segmentos de mercado do turismo,

tem como motivao fundamental a f. Estando, portanto ligado profundamente ao calendrio religioso da localidade receptora do fluxo turstico. Esta tipologia de turismo est fundamentalmente ligada histria da atividade, sendo o seguimento que mais contribuiu em nmero em perodos que a atividade turstica tornava-se invivel por conta da insegurana.(www.wikipdia.com.br) O Turismo Religioso configura-se pelas atividades tursticas decorrentes da busca espiritual e da prtica religiosa em espaos e eventos relacionados s religies institucionalizadas. (Ministrio do Turismo - Embratur)

Postado por Silvia turismo s 11:56 0 comentrios quinta-feira, 16 de agosto de 2007 TURISMO EM SANTA CRUZ DO SUL A atividade turstica esta se desenvolvendo muito bem em Santa Cruz do Sul, atualmente temos bons atrativos e produtos, tais como: Autodromo Internacional, Ocktoberfest; Enart; Feiap; Festa das Cucas, entre tantos outros. O desenvolvimento do turismo aqui se aplica mais na rea dos eventos tursticos e isso que movimenta a regio. Essa nova adaptao da comunidade e do governo com turismo em Santa Cruz talvez acontea pelo maior conhecimento que essas pessoas esto adquirindo em relao ao turismo. E isso muito bom pois gera empregos e ajuda a cidade economicamente. Postado por Silvia turismo s 08:22 0 comentrios

You might also like