You are on page 1of 3

Danas africanas

http://dancas-africanas.blogspot.com/

Compartilhar

Denunciar abuso

Prximo blog

Criar um blog

Login

Danas africanas
Seguidores
Google Friend Connect

Membros (58) Mais

J um membro? Fazer login

sbado, 6 de dezembro de 2008


Desde a pr-histria
A tradio a fora cultural dos povos africanos em plena festa de ritmos, transmisso da cultura dos antepassados e o retrato do dia-a-dia nas aldeias africanas e no sA dana como fora de expresso dos rituais, era chamada em todas as ocasies, como ponto de partida para qualquer cerimnia.

Arquivo do blog
2008 (19) Dezembro (19) Desde a pr-histria A origem e importncia da dana africana As influncias Ritmos

Postado por Danas africanas s 16:55 3 comentrios

A origem e importncia da dana africana


A dana originou-se na frica como parte essncia da vida nas aldeias. ela acentua a unidade entre seus membros, por isso quase sempre uma atividade grupal. Em sua maioria, todos os homens, mulheres e crianas participam da dana, batem palmas ou formam circulos em volta dos bailarinos. Em ocasies importantes, danas de rituais podem ser realizadas por bailarinos profissionais. Todos os acontecimentos da vida africana so comemorados com dana, nascimento, mortem plantio ou colheita; ela a parte mais importante das festas realizadas para agradecer aos deuses uma colheita farta. As danas africanas variam muito de regio para regio, mais a maioria delas tem certas caractersticas em comum. Os participantes geralmente danam em filas ou em crculos, raramente danam a ss ou em par. As danas chegam a apresentar algumas vezes at seis ritmos ao mesmo tempo e seus danarinos podem usar mscaras ou enfeitar o corpo com tinta para tornar seus movimentos mais expressivos. As danas em Marrocos usam normalmente uma repetio e um constante crescimento da msica e de movimentos, criando um efeito hipntico no danarino e no espectador. Entre elas destacam-se a Ahouach, Guedra, Gnawa e Schikatt.

Capoeira Schikatt Gnawa Guedra Ahouach A msica e dana em Angola Kizomba Kuduro Rebita Semba Kazukuta Kabetula RITMOS CRUZADOS : A PRESENA DE ESTRUTURAS E CO... Histrico Elementos musicais

Quem sou eu
Danas africanas Visualizar meu perfil completo

Postado por Danas africanas s 16:40 7 comentrios

As influncias
Sabe-se que desde a invaso dos colonizadores, a partir do sculo XIV e XV em frica, tudo sofreu alteraes desde os nomes usados at prpria civilizao isto devido permanncia dos colonos

1 de 3

9/11/2011 13:38

Danas africanas

http://dancas-africanas.blogspot.com/

desde essa data at aos nossos dias, com a entrada de outras culturas. Agora aqui sublinho no que toca a dana que houve uma fuso entre os nossos ritmos tradicionais com a forma de danar a par importada da sociedade europia, em que este tipo de dana era praticada nas cortes, nos sales nobres e da burguesia como por exemplo na contradana, valsa, mazurca, polca, levadas no s pelos senhores como pelos seus criados e at por alguns escravos.

Postado por Danas africanas s 16:39 0 comentrios

Ritmos
Ao ritmo do Semba, Funan, Kuduro, Sakiss, Puita, Marrabenta , e outros sons da msica folclrica, so danadas em pequenas coreografias, trabalhando assim os movimentos da anca, o rebolar da bunda , e a facilidade de juntar a agilidade dos braos, pernas e cabea, num s movimento culminando num trabalho de ritmo corporal.

Postado por Danas africanas s 16:37 10 comentrios

Capoeira
A Capoeira uma luta disfarada em dana, criada pelos escravos trazidos da frica nos navios negreiros para o Brasil. Dentro das Senzalas aps a mistura das culturas das diversas tribos africanas que aqui se encontraram, foi-se ao poucos somando o Ngolo que era um jogo de luta praticado nas tribos africanas, o qual o vencedor escolheria uma mulher da tribo a qual seria sua esposa; a nsia de liberdade dos escravos que sofriam presos nas senzalas, trabalhando o dia todo ou apanhando e resultando na primeira forma de defesa dos escravos contra as maldades que sofriam o qual comearam a ocorrer as primeiras fugas dos negros e a fundao dos Quilombos. Na poca da escravido toda cultura negra era reprimida, principalmente se tivesse uma conotao de luta, ento para poder ser disfarada a sua prtica entre os negros, foi adicionado os instrumentos musicais que deram uma imagem de dana a Capoeira, com msicas que falam de Deuses africanos, Reis das tribos a qual vieram, fatos acontecidos na roda de Capoeira, acontecimentos e sofrimentos do dia-a-dia dos escravos e etc...! Como ningum tinha interesse sobre a cultura negra, ningum notava que aquela simples dana, brincadeira e ritual era na verdade a luta marcial dos escravos, que se camuflava para poder permanecer ativa.

Postado por Danas africanas s 16:27 2 comentrios

2 de 3

9/11/2011 13:38

Danas africanas

http://dancas-africanas.blogspot.com/

Schikatt
Dana ertica e popular das mulheres marroquinas. Muitos movimentos tm origem nas danas orientais. Foi de uma combinao da influncia rabe com o folclore berbere que nasceu esta dana. As danarinas usam camadas de vus cobrindo o corpo, do pescoo ao tornozelo, e se enfeitam com muitas jias; elas cantam, tocam instrumentos e batem palmas enquanto danam. O schikatt tem um passo caracterstico chamado rakza, quando a danarina bate com os ps como na dana flamenca.

Postado por Danas africanas s 16:26 4 comentrios

Gnawa

A dana Gnawa celebra um ritual da seita de Sufi. Cada ritmo tem muitos significados simblicos que vo de poderes curativos ao exorcismo. Uma cor especfica usada para cada dana, invocando o esprito da cerimnia, Hadra, o qual trazido terra de um outro mundo etreo. Danarinos usam roupas brancas e chapus pretos pesadamente enfeitados com conchas, contas, mgicos talisms e amuletos. Em p em linha ou crculo, os msicos mantm o ritmo com tambores ou batendo palmas enquanto danarinos executam danas acrobticas.

Postado por Danas africanas s 16:18 8 comentrios


Incio Assinar: Postagens (Atom) Postagens mais antigas

3 de 3

9/11/2011 13:38

You might also like