You are on page 1of 6

SISTEMA TEGUMENTAR

O tegumento comum constitui o manto contnuo que envolve todo o organismo, protegendo-o e adaptando-o ao meio ambiente. Esse invlucro somente interrompido ao nvel dos orifcios naturais (narinas, boca, olhos, orelha, nus, vagina e pnis) onde se prolonga pela respectiva mucosa. Sob o ponto de vista anatmico o tegumento comum formado por dois planos, o mais superficial denominado ctisou pele e o mais profundo tela subcutnea. Dependentes da ctis encontramos uma srie de estruturas chamadas anexos cutneos, que so os pelos, as unhas e as glndulas (sebceas, sudorferas, ceruminosas, vestibulares nasais, axilares, circumanais e mamas). Funes da pele (resumo): 1. Regulao da temperatura corporal, pelo fluxo sanguneo e pelo suor. 2. Proteo, barreira fsica, infeces, desidratao e radiao UV. 3. Sensibilidade, atravs de terminaes nervosas receptoras de tato, presso, calor e dor. 4. Excreo, de gua e sais minerais, componentes da transpirao. 5. Imunidade, clulas epidrmicas so importantes para a imunidade. 6. Sntese de vitamina D, em funo exposio aos raios UV. 7. Absoro de substncias, principalmente gordurosa, como hormnios, vitaminas e medicamentos. Ctis ou pele, constituda por duas membranas que se justapem e aderem intimamente e que so a epiderme (por fora) e a derme ou crio (por dentro). Epiderme, delgada tnica superficial derivada do ectoderma embrionrio, formada por vrias camadas de clulas achatadas (epitlio pavimentoso estratificado). A camada mais perifrica da epiderme constituda por clulas mais resistentes, queratinizadas, as quais se acham em constante descamao, sendo substitudas pelas subjacentes, do que decorre constante renovao. A epiderme mais espessa ao nvel da palma e da planta e mais delgada nas plpebras, prepcio, pequenos lbios vaginais e escroto. A melanina o principal pigmento epidrmico, controlado pelo hormnio melancito-estimulante (MSH) da adenohipfise (lobo anterior). Derme ou crio, do latim corium = couro, significando a membrana espessa que resulta aps ter sido curtida a pele de certos animais e que subpe-se epiderme. Constituda de tecido conjuntivo (mesodrmico) denso. Na palma e planta a derme percorrida por cristas e sulcos, utilizveis para identificao individual (papiloscopia ou dactiloscopia). na derme que encontramos a raiz dos pelos e a maioria das glndulas anexas a ainda aqui que termina pelo menos uma das extremidades das fibras musculares dos msculos cutneos da cabea, pescoo, palma, dartos escrotal e grandes lbios, msculo arolopapilar da mama e eretores dos pelos.

Tela subcutnea ou tecido celular subcutneo (TCSC), encontrada profundamente derme, formado por tecido conjuntivo frouxo (areolar) e gordura (panculo adiposo). Permite o deslizamento da pele sobre os planos subjacentes, oferece proteo (amortecedor) e constitui-se em verdadeiro sistema de armazenamento de gordura (energia). Em alguns locais o TCSC exguo ou inexistente, como nas plpebras, pavilho da orelha, prepcio, escroto, e pequenos lbios vaginais. Couro cabeludo, um tipo especial de ctis que recobre a calvria caracterizado por duas lminas densas (crio externamente e pericrnio internamente, aderido ao peristeo). Entre essas duas lminas ocorre um tecido frouxo, no gorduroso que o tecido subaponevrtico. Pelos, filamentos flexveis formados por clulas queratinizadas que se implantam na derme. Dividido numa parte externa (haste) e numa raiz. A raiz est contida no folculo piloso, no fundo do qual encontramos uma dilatao chamada bulbo do pelo. Como anexos do pelo temos as glndulas sebceas e os msculos eretores dos pelos. Distribuio dos pelos, chamados lanugem ao nascimento, so substitudos pelos vilos. Denominaes especiais por regio: 1. Cabelos, couro cabeludo. 2. Superclios, rbitas. 3. Clios, nas plpebras. 4. Vibrissas, vestbulo nasal. 5. Tragos, meato acstico externo. 6. Bigode, lbio superior. 7. Barba, face. 8. Hircos, axilas. 9. Pubes, regio pubiana, monte pbico. No h pelos na palma, na planta e no dorso das falanges distais. Os cabelos crescem meio mm por dia. Unhas, lminas queratinizadas que recobrem parcialmente o dorso das falanges distais de mos e ps, com a funo precpua de proteg-las. Duas faces (superficial e profunda) e quatro bordas (laterais, proximal e distal). A face profunda assenta sobre o crio que a esse nvel se chama leito ungueal. A face superficial convexa. A borda proximal constitui a raiz da unha. Glndulas sebceas, vistas com o pelo, situadas junto ao folculo piloso aonde se abre por curto e largo ducto. A contrao do msculo eretor ajuda a expelir o contedo gorduroso. No existem em pele glabra. Nas plpebras encontramos dois tipos de glndulas sebceas modificadas: as glndulas trsicas e as glndulas ciliares sebceas. Na arola mamria tambm encontramos outra modificao dessas estruturas que so as glndulas areolares. Glndulas sudorferas, constitudas por um fino e longo tubo que no incio se enovela, chamado corpo da glndula, profundamente situado no crio, chegando mesmo a ultrapassa-lo atingindo o TCSC. Secretam o suor atravs do poro sudorfero.

Glndulas ceruminosas, situadas no meato acstico externo, secretam o cermen. Glndulas vestibulares nasais, localizadas no vestbulo nasal. Glndulas axilares, regio axilar, cujo produto sofre decomposio exalando cheiro prprio e individual, o qual mais acentuado em certas raas ou por ocasio da puberdade. Glndulas circumanais, localizadas na cutis que circunda o nus. Glndulas mamrias ou mamas, foram tratadas em sistema genital feminino.

O pele dividida em 3 camadas: Epiderme, Derme, Hipoderme. A pele se divide em Fina e Espessa.

Pele Fina

Pele Espessa

A epiderme da pele espessa dividida em: Pele espessa aquela encontrada nas regies de pele glabra A epiderme da pele espessa dividida em: Extrato crneo (superfcie da pele) Extrato Lcido Extrato Granuloso Extrato Espinhoso Extrato Germinativo Pele Fina: Possui 4 extratos celulares na epiderme: A epiderme da pele fina dividida em: Extrato crneo (superfcie da pele) Extrato Granuloso Extrato Espinhoso Extrato Germinativo

A epiderme comea com o extrato germinativo, tendo formatos diferentes, pois se tivessem formatos iguais, elas se juntariam fazendo com que a mesmas no se renovassem.
Com a renovao do extrato germinativo, as clulas iro subir transformando-se no extrato espinhoso, seguindo o mesmo processo, as

clulas iro subir transformando-se no extrato granuloso, seguindo a seqncia transforma-se no extrato crneo (sem ncleo). Por isso que a pele escama ( renovao da pele ), pois a clula no vive muito tempo sem ncleo. As clulas da pele so labeis ( tempo de vida curto, se reproduzem rapidamente ). A Derme dividida em: Vasos Sangneos Glndulas Sudorparas Glndulas Sebceas Folculo Espinhoso Vasos Linfticos Melancitos A derme possui muito colgeno e elastina que suporta a epiderme A pele tem vrias funes como: Permeabilidade seletiva H2O Proteo dos raios UVB e UVA Impacto mecnico Sensorial Sistema imonolgico rgo excretor Sistema Endcrino

PERMEABILIDADE SELETIVA DE H2O = A pele e o rins so responsvel pela regulao do lquido corporal. A queratina que se encontra no extrato crneo impede parcialmente que a gua penetre na pele ( absorvendo normalmente poucas quantidades de gua, ou atravs de produtos qumicos ).
A pele realiza seleo de substncias que so absorvidas por ela, ou podemos induzir a pele a absoro de produtos atravs da Eletroterapia. PROTEO DE RAIOS UVB E UVA = Temos em nosso corpo clulas chamadas de Melancitos que produz melanina. A pele ao receber raios solares UVB e UVA estimulam os Melancitos que produzem a melanina que um protetor natural ( filtro ) da pele, possibilitando a forma seletiva e gradativa da radiao solar. IMPACTO MECNICO = Ajuda a amortecer os impactos externos do corpo. SENSORIAL = Parte sensorial da pele recebe os sinais externos atravs dos sensores corporal que transformam este estmulo em P.A que ir pela medula espinhal at o SNC, que processa e retorna com uma resposta, podendo assim nos moldar conforme o estmulo; Adaptando-se. Os sinais podem ser: Tato, Presso, Vibrao, Sensaes Sexuais, Ccegas, Prurido (coceira), Dor, Frio, Calor, Cinestesia.

SISTEMA IMUNOLGICO = A pele conforme as demais partes do corpo tambm possui seu sistema de defesa, tendo a funo de combater os agentes patognicos (micoses, alergias e etc). Para combater seus agentes patognicos a pele recebe do sistema circulatrio oxignio e nutrientes para as clulas de defesa; podendo no local haver vasodilatao e rubor. Clulas de Langehans: So clulas especiais na defesa que captam o agente patognico na superfcie da pele, enviando-o para a derme, que contm vasos linfticos captando o agente patognico que foi pr-transformado por fagocitose, este ser encaminhado pelos canais linfticos at os linfoncitos que destroem o agressor. Tanto a derme como a epiderme possuem as clulas de langehans. ORGO EXCRETOR Glndulas Sudorparas Suor Termoregulao Excreo de produtos qumicos e de dietas Glndulas Sebceas Sebo Protege contra agentes patognicos Sofre menos agresso Protege de alteraes climticas Hipermeabilidade (gua)

A temperatura do corpo humano geralmente de 36 a 37 graus. Quando a temperatura do ambiente de 40 graus ou superior, e como sempre o processo sempre do mais concentrado para o menos concentrado a pele serve como sensor, que ao aumento da temperatura envia um P.A para o SNC, que por sua vez envia um P.A que estimula as glndulas sudorparas a secretar suor que ir resfriar a pele ( sensorial setorial ) conforme a temperatura normal do corpo. Alm da termoregulao pelo suor, podemos controlar a temperatura atravs do centro vasomotor localizado no hipotlamo (ncleo de controle de temperatura). Ao estmulo do aumento da temperatura a pele manda um P.A para o hipotlamo que envia um sinal para o crtex parietal, que reenvia um outro sinal para o hipotlamo que envia um P.A para as veias que fazem uma vasodilatao nos vasos perifricos da pele, resfriando o sangue, sem aumento do fluxo sangneo. O hipotlamo possui um ncleo composto por neurnios que possuem seus axnios que servem como sensor regulador da temperatura ( fazendo vasodilatao ou vasoconstrio ). Excreo de produtos qumicos: Dependendo de alguns produtos qumicos e da necessidade corporal de absorver as substncias, pode haver quantidade excessiva destes produtos no organismo que

secretado pelas glndulas sebceas dependendo da afinidade com a substncia, que vem pelo sistema venoso capilar; quando estas glndulas fazem a troca de CO2 e resduos metablicos para O2 e nutrientes, estes nutrientes alm de sais minerais, protenas trazem junto os produtos qumicos em excesso que ir entrar em contato com os sebos e o suor, que sero eliminados conforme a secreo das glndulas. SISTEMA ENDCRINO = Ao receber os raios solares a pele forma hormnios (vitamina D3) que ir atuar no intestino grosso atravs da corrente sangnea, que ajuda o intestino na absoro de clcio e fsforo dos alimentos que iro alimentar as clulas do corpo e depositar-se nos ossos. Outra funo do sistema endcrino o estrognio na pele.
RANSENIASE = uma mancha na pele onde se perde a sensibilidade ou a funo sensorial da pele

You might also like