You are on page 1of 14

UMA POSSVEL RELAO COM A EDUCAO

Vinicius de Faria dos Santos1

CIBERCULTURA EM PIERRE LVY:

RESUMO: Os sculos XX e XXI inauguram um novo momento na sociedade mundial, mais ainda se levarmos em considerao a aplicabilidade das tecnologias, sobretudo as de informao, nos variados ramos do conhecimento humano. Partindo desse pressuposto, o presente trabalho intenta verificar uma possvel relao entre a educao e a cibercultura, lanando mo, para tanto, do pensamento de Pierre Lvy. Tal interao ocorre quando as instituies de ensino, uma vez detendo as referidas ferramentas informticas empregam-nas ao longo do processo formativo. Ademais disso, apontaremos diversos meios eficazes no que tange ao aperfeioamento da educao, contribuindo, assim, para o desenvolvimento e expanso de certas funes do sistema cognitivo do discente, proporcionando sua insero no ciberespao, e contribuio no desenvolvimento e ampliao da inteligncia coletiva, em escala global e em tempo real, fenmeno tpico dos tempos da chamada cibercultura. Palavras-chave: cibercultura, educao, inteligncia coletiva, conhecimento, Pierre Lvy.

RESUMEN: Los siglos XX y XXI inauguran un nuevo momento en la sociedad mundial, mucho ms se llevarmos en consideracin la aplicabilidad de las tecnologas, sobre todo las de informacin, en los variados ramos del conocimiento humano. Partiendo de tal tesis, el presente trabajo intenta verificar un posible relacin entre la educacin y la cibercultura, utilizando, para eso, el pensamiento de Pierre Lvy. Tal integracin ocurre cuando las instituciones de enseanza, una vez deteniendo las referidas herramientas informticas utilizan a lo largo de todo el proceso formativo. Adems de eso, apuntaremos varios medios eficaces en el perfeccionamiento de la educacin, colaborando, as, para el desenvolvimiento y expansin de ciertas funciones del sistema cognitivo del alumno, proporcionando su insercin en el ciberespacio, y contribucin en el desenvolvimiento y ampliacin de la inteligencia colectiva, en escala global y en tiempo real, fenmeno caracterstico de los tiempos de la llamada cibercultura. Palabras llave: cibercultura, educacin, inteligencia colectiva, conocimiento, Pierre Lvy.

Graduando em Licenciatura Plena em Filosofia na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Bolsista PIBID/Capes.

CIBERCULTURA EM PIERRE LVY: UMA POSSVEL RELAO COM A EDUCAO

Incomensurveis so os avanos e benefcios das tecnologias, sobretudo as de informao, na vida e comportamento humanos. Os sculos XX e XXI inauguram um novo momento na sociedade mundial, mais ainda se levarmos em considerao a aplicabilidade das j mencionadas tecnologias nos variegados ramos do conhecimento humano. Nesse sentido, compete a qualquer estudioso que do atual paradigma tornar objeto de estudo intentar estabelecer as diferenas daquilo que outrora era moderno e do que hoje nos contemporneo em se tratando de tecnologias da informao. Para tanto, dentre os principais conceitos a serem ponderados e, logo, definidos, Lvy pensador proeminente nesse esforo de pensar o que nos posto em tecnologias da informao, na interpretao deste estudante aponta o de cibercultura. O que intentamos realizar aqui , mediante tal constatao, analisar a relao entre educao e cibercultura presente no pensamento de Pierre Lvy, buscando, na medida do possvel, estabelecer uma possvel relao entre tais conceitos, haja vista que, segundo o dado pensador, transformar informaes em conhecimentos oriundos do ciberespao faz-se uma das muitas atribuies da escola deste tempo. A fim do proposto realizarmos, fundamentaremos nosso comentrio sobre o pensamento de Pierre Lvy acerca desta questo presente na obra Cibercultura2 e, quando oportuno, em Tecnologias da Inteligncia. Dividiremos nosso comentrio em trs momentos, a saber: Num primeiro momento, passaremos a intentar definir o que Lvy entende como sendo a nova relao com o saber, buscando, na medida do possvel, compreender o que novo neste momento, suas caractersticas, suas rupturas. Na segunda etapa destacaremos algumas ferramentas tecnolgicas que segundo a interpretao deste estudante podem ser utilizadas no processo educativo, atuando, por isso mesmo, no que tange insero do discente no contexto da cibercultura: o computador, o ciberespao e, por fim, os hipertextos. Finalmente, na terceira parte buscaremos, ento, relacionar cibercultura e educao, ressaltando o prstimo atribudo aos avanos tecnolgicos no processo educativo.

1. AS TECNOLOGIAS DE INFORMAO E A NOVA RELAO COM O SABER O ato de comunicar-se inerente ao homem. Desde os mais remotos tempos tempos esses em que a oralidade era, essencialmente, o meio utilizado para tanto os agrupamentos
2

Nesse sentido, os captulos que mais prximo chegam ao cerne da problemtica o de nmero X A Nova Relao com o Saber e XI As Mutaes da Educao e a Economia do Saber (LVY: 1999, p. 157 176).

CIBERCULTURA EM PIERRE LVY: UMA POSSVEL RELAO COM A EDUCAO

humanos desenvolveram veculos de transmisso de conhecimento. Com o advento da inveno da escrita, o homem agora dispunha de um novo estratagema a fim de registrar os acontecimentos de seu cotidiano e vida scio-econmica, todavia um novo momento inaugurado: este agora no somente lana mo de sua oralidade e memorizao se no registra o que lhe parece importante. Para Lvy, a escrita foi fundamental no que concerne constituio da prpria sociedade humana Isso porque a mesma legitimou a palavra efmera por meio dos caracteres ou smbolos que deram sentido as suas expresses lingsticas. Com o registro da escrita obteve-se a conservao e posterior transmisso de conhecimento s geraes futuras. Em tempos de oralidade o homem transmite a informao ao grupo; com a escrita, registra e eterniza.
As tecnologias intelectuais misturam-se inteligncia dos homens por duas vias. A escrita, por exemplo, serviu por um lado para sistematizar, para gradear ou enquadrar a palavra efmera. (LVY, 1993: p. 71).

Em pleno desenrolar da contemporaneidade, sobretudo sculos XX e XXI, as tecnologias exercem capital presena na produo e divulgao de conhecimento uma vez que nos deparamos com uma nova ferramenta comunicativa: a internet 3 ou ciberespao. Pierre Lvy nos induz a pensar justamente a influncia desta/e no intelecto e difuso do conhecimento hoje. Agora, o homem est diante de uma via comunicativa na qual a informao processada em tempo real, de forma interligada, mais ainda, globalizada. O homem agora est conectado, e parte integrante da rede mundial de computadores World Wide Web4, ou WWW. Cabe, pois, ressaltar uma observao do pensador em anlise:
[...] o ciberespao suporta tecnologias intelectuais que ampliam, exteriorizam e alteram muitas funes cognitivas humanas: a memria (bancos de dados, hiperdocumentos, arquivos digitais de todos os tipos), a imaginao (simulaes), a percepo (sensores digitais, telepresena, realidades virtuais), os raciocnios (inteligncia artificial, modelizao de fenmenos complexos) (LVY:1999, p. 157)

Na medida em que o indivduo utiliza os mecanismos disponveis no hipertexto5 documento virtual prprio do ciberespao embasados nas ferramentas ou programas de
3

A internet a espinha dorsal da comunicao global medida por computadores: a rede que liga a maior parte das redes. (CASTELLS, 2002: p. 431). 4 A partir da inveno de uma pequena equipe do CERN, a World Wide Web propagou-se entre os usurios da Internet como um rastilho de plvora para tornar-se em poucos anos, um dos principais eixos do desenvolvimento do ciberespao. (LVY: 1999, p.159). 5 Hipertexto um texto em formato digital, reconfigurvel e fluido. Ele composto por blocos elementares ligados por links que podem ser explorados em tempo real na tela. A noo de hiperdocumento generaliza, para todas as categorias de signos (imagens, animaes, sons, etc.) o princpio da mensagem em rede mvel que caracteriza o hipertexto (LVY: 1999, p. 27 vide nota 10).

CIBERCULTURA EM PIERRE LVY: UMA POSSVEL RELAO COM A EDUCAO

computador, consequentemente manipula uma srie de programas que esto intrinsecamente ligados racionalidade, estabelecendo, assim, certa interao entre tecnologia e intelecto. A flexibilidade na manipulao dos programas e suas respectivas informaes contribuem para um aprimoramento de certas partes do sistema cognitivo do ser humano. A mente humana lanando mo dos sistemas existentes nos computadores consegue estabelecer a criao de esquemas de vrias idias, graas s janelas multimdia, contribuindo para a elaborao e posterior viso de mundo exclusiva. Quanto a este aspecto, compete-nos atentar para uma nova relao com o saber6: este por sua vez no mais totalizado porque, sendo global, no totalizvel. Agora, se fala em uma nova forma de conhecimento:
O saber-fluxo, o saber-transao de conhecimento, as novas tecnologias da inteligncia individual e coletiva mudam profundamente os dados do problema da educao e formao (LVY: 1999, p.158).

Tal o paradigma no qual nos encontramos: em tempos de saber-fluxo7 urge que a pedagogia e a educao como um todo se faam representar na discusso de novos parmetros de educao e formao.
Na Web tudo est no mesmo plano. No obstante, tudo est diferenciado. [...] Longe de ser uma massa amorfa, a Web articula uma multido de pontos de vista; porm, essa articulao opera-se transversalmente, em rizoma, sem ponto de vista de Deus, sem uma unificao sobrejacente (LVY: 1999, p. 160).

No h, via de regra, aquilo que Lvy est denominando fechamento semntico ou estrutural8. Nesse sentido, a humanidade agora se v diante de uma via de saber ilimitado, indominvel. Eis a nova relao com o saber: um saber profuso, do qual todos tomam parte na integrao, todavia no h uma unificao superior, i.e., no h uma nica unidade fundamental do qual todo o conhecimento advm. Todo indivduo est na rede e se faz rede ao participar da produo desse conhecimento. O homem contemporneo agora se integra no processo de criao e sistematizao da chamada inteligncia coletiva. O termo Inteligncia Coletiva pe diante de quem o observa a unio de duas significativas palavras: inteligncia e coletiva. Segundo Pierre Lvy (1999), a palavra inteligncia, ao ser ouvida pode, sem muito esforo, levar o indivduo a pensar a respeito de

Qualquer reflexo sobre o futuro dos sistemas de educao e formao na cibercultura deve ser fundada numa anlise prvia da mutao contempornea da relao com o saber (LVY: 1999, p. 157). 7 A World Wide Web est fluindo, escoando. Suas inumerveis fontes, suas turbulncias, sua irresistvel, ascenso oferecem uma fantstica imagem da cheia contempornea de informao. (LVY: 1999, p. 160). 8 Idem.

CIBERCULTURA EM PIERRE LVY: UMA POSSVEL RELAO COM A EDUCAO

tudo o que se encontra armazenado em sua cabea desde o dia de seu nascimento at quele exato momento; conseqentemente, tambm o leva a se questionar se ou no inteligente. Mas Lvy no se apropria dessa concepo de inteligncia. Para Lvy, a inteligncia o conjunto cannico das aptides cognitivas, a saber, as capacidades de perceber, de lembrar, de aprender, de imaginar, de raciocinar (1996, p. 97). Podemos entender cannico como um arcabouo de aptides cognitivas construdo ao longo da vida humana com todas as suas vivncias e peculiaridades. Na composio do termo, a segunda palavra coletiva que, da mesma forma que a primeira, est envolta em importantes significados. No obstante, ao se falar de coletividade, de imediato pode-se recordar um grupo de pessoas, composto de vrios membros que se ajudam mutuamente. Se o referido termo tomarmos em sentido amplo, chegar-se- enfim, ao gigantesco grupo da humanidade, no qual todos os seres humanos esto tentando se organizar para viver. Como foi exposto at este momento, a unio das duas palavras, inteligncia e coletiva, criando uma nova locuo, vai abraar em si os significados normalmente associados a cada uma das palavras tomadas individualmente. a que reside a originalidade e perspiccia do eminente pensador que foi Pierre Lvy. No pensamento de Pierre Lvy, se v com clareza que inteligncia coletiva uma inteligncia distribuda por toda parte, incessantemente valorizada, coordenada em tempo real, que resulta uma mobilizao efetiva das competncias (1999, p. 28)9. nesse meio, i.e., o da inteligncia coletiva que est estruturada toda a noo de cibercultura. Tal emergncia no significa em absoluto que tudo esteja enfim acessvel, mas que tudo est definitivamente fora de alcance (1999, p. 161). A metfora utilizada para retratar tal cheia de informao a do dilvio:
Durante uma entrevista nos anos 50, Albert Einstein declarou que trs grandes bombas haviam explodido durante o sculo XX: a bomba demogrfica, a bomba atmica e a bomba das telecomunicaes. Aquilo que Einstein chamou de bomba das telecomunicaes foi chamado, por meu amigo Roy Scott [...], de segundo dilvio, o das informaes [grifo nosso]. As telecomunicaes geram esse novo dilvio por conta da natureza exponencial, explosiva e catica de seu crescimento. A quantidade bruta de dados disponveis se multiplica e acelera. A densidade dos links entre as informaes aumenta vertiginosamente nos bancos de dados, nos hipertextos e nas redes. [...] o transbordamento catico das informaes, a inundao de dados, as guas tumultuosas e os turbilhes da comunicao, a cacofonia e o psitacismo ensurdecedor das mdias, a guerra das imagens, as propagandas e contrapropagandas, a confuso dos espritos. (LVY: 1999, p. 13).
9

Convm ressaltar aqui que no nos ateremos a examinar tal definio haja vista que o foco de nosso trabalho relacionar o conceito de cibercultura com a educao.

CIBERCULTURA EM PIERRE LVY: UMA POSSVEL RELAO COM A EDUCAO

Tudo est ao alcance do indivduo em se tratando de informao, todavia, concomitantemente, o todo no dominvel. Em que momento, porm, tem-se a ruptura com o moderno possibilitando o contemporneo? Pierre Lvy nos diz:
O ponto da virada histrica da relao com o saber situa-se provavelmente no fim do sculo XVIII, naquele momento de frgil equilbrio em que o mundo antigo brilhava com suas melhores luzes, enquanto as fumaas da revoluo industrial comeavam a mudar a cor do cu. Quando Diderot e dAlembert publicavam sua grande Enciclopdia. At aquele momento, ento, um pequeno grupo de homens podia ter a esperana de dominar a totalidade dos saberes (ou ao menos os principais) e propor aos outros o ideal desse domnio. O conhecimento ainda podia ser totalizado, somado. A partir do sculo XIX, com a ampliao do mundo, com a progressiva descoberta de sua diversidade, com o crescimento cada vez mais rpido dos conhecimentos cientficos e tcnicos, o projeto de domnio do saber por um indivduo ou um pequeno grupo tornou-se cada vez mais ilusrio. Tornou-se hoje evidente, tangvel para todos, que o conhecimento passou definitivamente para o lado do no-totalizvel, do indominvel. No podemos seno desistir (LVY: 1999, p. 161).

Posta est a virada histrica da relao com o conhecimento, mais ainda, a ruptura do Moderno com o Contemporneo. Vivemos em tempos de saber destotalizado, de inteligncia coletiva, de interao homemmquina. Eis, portanto, a nova relao com o saber: como lidar com este uma vez que indominvel, no-totalizvel? Quem, indubitavelmente pode, se no responder, ao menos propor pontos de reflexo a Educao e, logo, a escola. Convm, mediante o exposto, intentar compreender em que sentido se pode relacionar a cibercultura como possvel ferramenta de aperfeioamento desta. 2. A CIBERCULTURA EDUCAO COMO MEIO DE APERFEIOAMENTO DA

dito que a escola, em se tratando de uma instituio propiciadora do processo educativo, tem como atribuio capacitar o indivduo para o exerccio pleno da vida em sociedade, fazendo uso para isso mesmo dos conhecimentos oriundos de sua grade curricular. Pierre Lvy nos fornece uma precisa definio da funo da escola:
A escola como instituio, define a priori (em funo de suas tradies e da percepo da demanda social) os conhecimentos indispensveis, corretos, vlidos quer sejam para a cultura geral ou para saberes especializados. (LVY, 1995: p. 106).

Eis, portanto, a funo da escola, ademais de estar situada na cibercultura: dispensar os conhecimentos corretos, i.e., de utilidade para a insero plena dos indivduos na sociedade. 6

CIBERCULTURA EM PIERRE LVY: UMA POSSVEL RELAO COM A EDUCAO

Nesse sentido, o desenvolvimento da capacidade de escrever, ler e interpretar, adquiridos na escola,


possibilita ao aluno uma interao com as tecnologias da informtica, posto que oferece subsdios para desenvolver algumas partes do sistema cognitivo. A interao entre escola e tecnologias da informtica deve ter um objetivo em comum: o desenvolvimento pleno das habilidades e capacidades do sujeito.

A contribuio das tecnologias intelectuais se torna pertinente no que tange formao do indivduo includo no processo educativo, quando auxiliam, em parte, seu desenvolvimento intelectual, pois, ademais de seu avano, as tecnologias da informtica no conseguem abarcar a plenitude da capacidade da mente humana. Assim, as tecnologias intelectuais no se conectam sobre a mente ou o pensamento em geral, mas sobre certos segmentos do sistema cognitivo humano. (1993: p. 173). Dentre as funes cognitivas ampliadas pelas tecnologias da inteligncia destacamos, sobretudo, a aprendizagem e a imaginao. Quando a escola tem acesso ao sistema informatizado, dispe o educador de um meio para proporcionar ao educando uma alternativa instrumental para ampliar seus conhecimentos tanto na informtica como no currculo escolar. Os computadores so instrumentos essenciais no processo educativo, assim como na atuao na sociedade como um todo, dado que so aparelhos que visam simplificar a vida do ser humano. Esses demonstram as tcnicas10 que a sociedade possui na transformao dos recursos materiais, pois a aplicabilidade desta ferramenta legitima-se quando o ser humano atribui-lhe sentimento. Temos, assim, uma primeira ferramenta importante no aprimoramento da educao contempornea. Hoje, a comunicao altamente eficiente se deve certamente ao intenso aprimoramento dos programas e sistemas de computao11. Partindo desse pressuposto, fcil verificar que o uso dos dispositivos de informtica amplia o potencial de comunicao entre os homens, contribuindo, por isso mesmo, para o aperfeioamento e expanso do desenvolvimento da inteligncia coletiva. A escola, uma vez dispondo dessas ferramentas, deve contribuir em tal processo de esclarecimento ou de acessibilidade do individuo s novas tecnologias instrumentais, integrando os educandos na difuso da inteligncia coletiva que, na tica de Pierre Lvy, um dos motores da cibercultura12.

10

Uma tcnica produzida dentro de uma cultura, uma sociedade encontra-se condicionada por suas tcnicas. (LVY, 1999: p. 25). 11 Aquilo que identificamos, de forma grosseira, como novas tecnologias recobrem na verdade a atividade multiforme de grupos humanos, um dever coletivo complexo que se cristaliza sobretudo em volta de objetos materiais, de programas de computador e de dispositivos de comunicao (LVY,1999: p. 28). 12 aqui que intervm o papel principal da inteligncia coletiva, que um dos principais motores da cibercultura. (Ibidem).

CIBERCULTURA EM PIERRE LVY: UMA POSSVEL RELAO COM A EDUCAO

Convm, mediante o exposto, elucidar uma vez mais, o meio de comunicao e ampliao da inteligncia coletiva: o ciberespao. Eis o segundo meio de aperfeioamento da educao no contexto da cibercultura:
O ciberespao, dispositivo de comunicao interativo e comunicativo, apresenta-se justamente como um dos instrumentos privilegiados da inteligncia coletiva. (LVY, 1999: p. 29).

A inteligncia coletiva tem acesso ao ciberespao graas s interfaces13, que estabelecem as condies elementares para que o sujeito possa conectar-se ao mundo virtual. Um dos elementos da interface citamos o computador, que se torna uma ferramenta fundamental, devido a sua aplicabilidade em vrias instncias de nossa sociedade. A transformao da informao em conhecimento, alm da aprendizagem dos sistemas de informtica, incondicionalmente capacita o indivduo para inserir-se na sociedade de forma eqitativa. Um computador uma montagem particular de unidades de processamento, transmisso, de memria e de interfaces para entrada e sada de informaes (1999: p. 44). A escola, uma vez detendo essa tecnologia, pode ir ao encontro da insero do aluno ao mundo da informtica, atravs da instrumentalizao do educando no domnio das tcnicas encontradas nas mquinas computadorizadas, promovendo uma interconexo dos mltiplos saberes em escala mundial14. A infinidade de informaes disponveis no ciberespao nos leva a pensar que a cibercultura pode abranger a totalidade de conhecimentos. Segundo Pierre Lvy, o mximo que a cibercultura provoca, seria uma modesta interpretao do universal15, que, nesse sentido, se afasta da totalidade. Lvy afirma que a cibercultura, com suas tendncias que abrangem mais a universidade do que a totalidade, somente se efetiva quando h a conexo entre computador e ciberespao simbolicamente representado pela internet16. A conexo entre os mesmos viabiliza cibercultura maior abrangncia na propagao de informao, i.e., a internet se torna uma ferramenta eficaz que possibilita ao seu usurio interagir com uma infinidade de indivduos ao redor do globo terrestre.
13

Usamos aqui o termo interfaces para todos os aparatos materiais que permitem a interao entre o universo da informao digital e o mundo ordinrio (LVY, 1999: p. 37). 14 Eu defino ciberespao como o espao de comunicao aberto pela interconexo mundial dos computadores e das memrias dos computadores. (LVY, 1999: p. 92). 15 Resumindo, a cibercultura d forma a um novo tipo de universal: o universal sem totalidade. (LVY, 1999: p. 119). 16 Smbolo e principal floro do ciberespao, a internet um dos mais fantsticos exemplos de construo cooperativa intervencional,a expresso tcnica de um movimento que comeou por baixo, constantemente alimentado por uma multiplicidade de iniciativas locais. (LVY, 1999: p.126).

CIBERCULTURA EM PIERRE LVY: UMA POSSVEL RELAO COM A EDUCAO

Frente aos avanos tecnolgicos da informtica, sobretudo a internet, a escola tem que se adequar a essa evoluo, capacitando os estudantes para esse novo mundo que os espera. Um ltimo possvel meio de aperfeioamento da educao so os hipertextos. Tal ferramenta educativa pode ser utilizada tanto pelo discente quanto pelo docente. Nesse sentido, direcionada uma linha de pesquisa, tem-se uma alternativa eficaz em um estudo dirigido, onde o objetivo pode servir a fim de aprofundar o conhecimento do educando acerca de determinado assunto. Assim, o hipertexto ou multimdia interativa adequam-se particularmente aos usos educativos. bem conhecido o papel fundamental do envolvimento pessoal do aluno no processo de aprendizagem. (1993: p. 40). bem verdade que ademais das ferramentas aqui mencionadas seja o computador, ciberespao ou hipertexto muitas outras podem servir de meios de aprimoramento da educao. Todavia como escreve Castells: As novas tecnologias de informao no so simplesmente ferramentas a serem aplicadas, mas processos a serem desenvolvidos. Usurios e criadores podem tornar-se a mesma coisa. (CASTELLS, 2002: p. 69)17.

3. A RELAO ENTRE EDUCAO E CIBERCULTURA Posto o novo paradigma que Pierre Lvy nos induz a pensar, qual seja o da cibercultura, convm, agora, portanto, intentar entender em que momento deve-se enxergar uma possvel relao desta com a educao, sobretudo com a escola, instituio que a priori responsvel por proporcionar o desenvolvimento pleno do educando no que concerne aos conhecimentos indispensveis para sua formao acadmica e integrao igualitria na sociedade, em se tratando de cidadania. dito que a cibercultura, os computadores e o ciberespao18, contribuem de forma significativa no desenvolvimento, exteriorizao e ampliao de algumas funes cognitivas do ser humano, tais como memria, imaginao, percepo e raciocnio. Uma das instituies que tem plena condio de realizar tal funo, i.e., auxiliar no desenvolvimento cognitivo do educando , indubitavelmente, a escola. Na contemporaneidade interar escola e cibercultura faz-se indispensvel a todo educador que almeja melhor preparar seus discentes para o mundo dito globalizado. No ciberespao o saber, a informao, o conhecimento flutua, escoa. Tudo est em freqente mudana. O saber
17

CASTELLS, M. A sociedade em rede. 6 ed. So Paulo: Paz e Terra, 2002. Citado em: ANJOS, M. U. dos. & ANDRADE, C. C. de. A Relao entre Educao e Cibercultura na Perspectiva de Pierre Lvy. Revista Eletrnica Latu Sensu UNICENTRO, So Paulo, v. 5, p.1-12, 2008. 18 Lano, contudo, a hiptese de que o irrefrevel crescimento do ciberespao nos indica alguns traos essenciais de uma cultura que deseja nascer. (LVY, 1999: p. 160).

CIBERCULTURA EM PIERRE LVY: UMA POSSVEL RELAO COM A EDUCAO

destotalizado. Na escola, por outro lado, as informaes pautam-se na rigorosidade das fontes. H congruncia entre a escola e a cibercultura quando aquela lana mo dos recursos tecnolgicos desta de forma a adequar o ensino/pesquisa a esta nova realidade na qual a sociedade e, logo, a escola, est inserida. Estamos testemunhando o avano exponencial em escala global do potencial da fora comunicativa no mbito do ciberespao. Nesse sentido, a propagao do ciberespao no globo e, portanto, nas instituies de ensino, certamente expande o potencial da inteligncia coletiva dos grupos humanos, haja vista que se obtm um choque oriundo de mltiplas interpretaes acerca de um mesmo tema19. O aumento do potencial de inteligncia coletiva se d alicerado aos atributos das tecnologias da inteligncia sejam os bancos de dados, hiperdocumentos, simulaes, dentre outras e da cibercultura, uma vez que um meio profcuo de busca de informao em curto prazo e em escala global. Frente ao avano da internet e sua ampla aplicabilidade, algumas instituies de ensino esto se adequando a essa nova realidade, por meio do ensino distncia: Os sistemas educativos encontram-se hoje submetidos a novas restries no que diz respeito quantidade, diversidade e velocidade de evoluo dos saberes (1999, p. 169). Eis agora uma nova problemtica dos tempos da cibercultura: a crescente demanda por formao20. A questo que surge , portanto, como atender tal demanda. Lvy nos alude ainda questo de que
A demanda de formao no apenas conhece um enorme crescimento quantitativo, ela sofre tambm uma profunda mutao qualitativa no sentido de uma necessidade crescente de diversificao e de personalizao (LVY: 1999, p. 169).

Os indivduos que requerem a dita formao cada vez menos se dispem a seguir os cursos uniformes ou rgidos, que no correspondem a suas necessidades reais e especificidades. O filsofo em anlise nos escreve que uma resposta ao crescimento da demanda com uma simples massificao da oferta seria uma resposta industrialista ao modo antigo, inadaptada flexibilidade e diversidade necessrias de agora em diante (1999, p. 170). A referida resposta seria o Ensino Aberto e Distncia ou Aprendizagem Aberta e Distncia (AAD)21.

19

Como essas tecnologias intelectuais, sobretudo as memrias dinmicas, so objetivadas em documentos digitais ou programas disponveis na rede (ou facilmente reproduzveis e transferveis, podem ser compartilhadas entre numerosos indivduos, e aumentam, portanto, o potencial de inteligncia coletiva dos grupos humanos (LVY, 1999: p. 157). 20 Em um plano puramente quantitativo, a demanda de formao maior do que nunca. Agora, em diversos pases, a maioria de uma faixa etria que cursa algum tipo de ensino secundrio. As universidades transbordam. Os dispositivos de formao profissional e contnua esto saturados. Quase metade da sociedade est, ou gostaria de estar, na escola (LVY: 1999, p. 169). 21 A aprendizagem distncia foi durante muito tempo o estepe do ensino; em breve ir tornar-se, se no a norma, ao menos a ponta de lana (LVY, 1999: p. 170).

10

CIBERCULTURA EM PIERRE LVY: UMA POSSVEL RELAO COM A EDUCAO

Pierre Lvy observa que a aprendizagem distncia viabiliza o acesso a educao a todos que esto conectados ao ciberespao, ademais da distncia geogrfico-fsica, j que essa contribuio tecnolgica trouxe maior autonomia na aprendizagem e formao do aluno.
Mas o essencial se encontra em um novo estilo de pedagogia, que favorece ao mesmo tempo as aprendizagens personalizadas e a aprendizagem coletiva em rede. Neste contexto, o professor incentivado a tornar-se um animador da inteligncia coletiva de seus grupos de alunos em vez de um fornecedor direto de conhecimentos. (LVY: 1999, p. 158).

A maneira de o professor ensinar, no cerne da cibercultura, deve estar pautada numa perspectiva coletiva, onde a prioridade seja a aprendizagem cooperativa. Segundo Lvy, na aprendizagem cooperativa tanto professores como alunos compartilham as informaes que dispem. No ato da troca de informaes, a funo do educador de incentivo inteligncia coletiva, orientao e acompanhamento do desenvolvimento do educando durante o processo educativo. O dado processo somente concretiza-se quando o educando apreende a informao transmitida, ou seja, memoriza-a de forma esquemtica e ordenada em sua mente, empregando-a quando necessrio.
O professor torna-se um animador da inteligncia coletiva dos grupos que esto a seu encargo. Sua atividade ser centrada no acompanhamento e na gesto das aprendizagens: o incitamento troca dos valores dos saberes, a meditao relacional e simblica, a pilotagem personalizada dos percursos de aprendizagem etc. (LVY, 1999: p. 171).

O prprio educando, uma vez usurio do ciberespao, pode ser chamado de navegador da rede atravs da pgina web22. Tal designao metaforicamente faz aluso ao ato em que o usurio busca construir o saber coletivo mesmo em meio ao turbilho, as ondas e furaces de informao que lhe chegam constantemente.
As metforas centrais da relao com o saber hoje, portanto, a navegao e o surfe, que implicam uma capacidade de enfrentar as ondas, redemoinhos, as correntes e os eventos contraditrios em uma extenso plana, sem fronteiras e em constante mudana. (LVY, 1999: p. 161).

Ainda no tocante metfora da navegao, Lvy a contrape ao curso, i.e., ao modo pedaggico tradicional e linear de aprendizagem, propondo, por isso mesmo, um processo que se
22

A pgina da web um elemento, uma parte do corpus intangvel composto pelo conjunto dos documentos da world wide web. Mas pelos links que lana em direo ao restante da rede, pelos cruzamentos ou bifurcaes que prope, constitui tambm uma seleo organizadora um agente estruturador, uma filtragem desse corpus (LVY, 1999: p. 160).

11

CIBERCULTURA EM PIERRE LVY: UMA POSSVEL RELAO COM A EDUCAO

desenvolve nas prticas de levantamento de informaes e de aprendizagem cooperativa no centro do ciberespao (1999: p. 170). A evoluo na relao com o conhecimento exige do sujeito uma constante reformulao de sua formao profissional, haja vista que diversas reas do conhecimento acompanham a evoluo dos saberes. Os sistemas educativos encontram-se hoje submetidos a novas restries no que diz respeito quantidade, diversidade e velocidade de evoluo dos saberes. (1999: p. 169). No processo da evoluo dos saberes, a cibercultura, segundo Lvy, no se limita em encurtar distncias, se no promover mudana na formao do indivduo, de forma institucionalizada para a generalizada. Em escala generalizada, o ciberespao canaliza e torna acessvel o conhecimento elaborado pela prpria sociedade23. Por outro lado, para alm dessa possibilidade de formao educacional pensada no contexto da cibercultura, a escola no perde sua relevncia, uma vez que uma das instituies que seguem alguns padres educacionais que fornecem a capacitao bsica ao sujeito. Cabe salientar nesse momento que, como muito bem nos esclarece Pierre Lvy, no se trata aqui de usar as tecnologias a qualquer custo, mas sim de acompanhar consciente e deliberadamente uma mudana de civilizao que questiona profundamente as formas institucionais, as mentalidades e a cultura dos sistemas educacionais tradicionais e sobretudo os papis de professor e aluno (1999: p.172). Em suma, as tecnologias da informao vm aperfeioar e remodelar os sistemas de educao tradicionais adequando-os ao novo paradigma. claro, portanto, que tal mudana pressupe, em diversos aspectos, uma ruptura do tradicional em prol do contemporneo. A utilizao da navegao na internet torna-se uma eficaz alternativa educacional tendo em vista que amplia o acesso informao. O dinamismo propiciado pelos sistemas tecnolgicos em informtica, em seu fluxo contnuo de informaes na web conecta o educando a uma aprendizagem diferente da tradicional, pois a atividade coletiva no ciberespao est presente neste processo.
Aprendizagens permanentes e personalizadas atravs de navegao, orientao dos estudantes em um espao do saber flutuante e destotalizado, aprendizagens cooperativas, inteligncia coletiva no centro de comunidades virtuais, desregulamentao parcial dos modos de reconhecimento dos saberes, gerenciamento dinmico
23

a transio de uma educao e uma formao estritamente institucionalizadas (a escola, a universidade) para uma situao de troca generalizada dos saberes, o ensino da sociedade por ela mesma, de reconhecimento auto-gerenciado, mvel e contextual das competncias (LVY, 1999: p. 172).

12

CIBERCULTURA EM PIERRE LVY: UMA POSSVEL RELAO COM A EDUCAO

das competncias em tempo real [...] esses processos sociais atualizam a nova relao com o saber (LVY, 1999: p. 177).

Lvy observa ainda que atualmente que o ideal mobilizador da informtica no mais a inteligncia artificial (tornar a mquina to inteligente quanto, talvez mais inteligente que um homem), mas sim a inteligncia coletiva, a saber, a valorizao, a utilizao otimizada e a criao de sinergia entre as competncias, as imaginaes e as energias intelectuais, qualquer que seja sua diversidade qualitativa e onde quer que esta se situe (1999: p.167). Mediante todo o exposto convm ressaltar, por fim, que a relao entre educao e cibercultura se d quando os profissionais da educao lanam mo dos recursos tecnolgicos oferecidos pelo ciberespao de forma a ampliar, no aluno, as informaes recebidas e coletadas nas mltiplas vivncias sociais, familiares ou educacionais, ampliando, assim algumas funes de seu sistema cognitivo e, logo, seu potencial de participao no processo de formao e expanso das inteligncias coletivas.

4. CONSIDERAES FINAIS Ao intentarmos analisar e interpretar uma possvel relao entre cibercultura e educao no pensamento de Pierre Lvy, evidenciamos que para que haja xito no desenvolvimento de qualquer pedagogia em nosso tempo, deve-se observar o carter daquilo que o autor em estudo denomina como sendo a Nova Relao com o Saber, tempo de saber destotalizado e saberfluxo, onde a informao nos chega em tempo real assim como em escala global. Em suma, ocorre um verdadeiro dilvio de informaes. Nesse sentido, percebemos que ampla a aplicabilidade das tecnologias disponveis nos mltiplos ramos do conhecimento humano. No concernente educao, evidenciamos como o uso dos recursos disponveis hoje dentre esses e, sobretudo, os computadores, o ciberespao e os hipertextos atuam no processo formativo, contribuindo, incondicionalmente, para o desenvolvimento e expanso de certas partes do sistema cognitivo humano, como a percepo e o raciocnio, dentre outros, estimulando a autonomia da aprendizagem desse ltimo e, quando bem empregada, inserindo-o na formao e expanso do processamento das inteligncias coletivas. Por fim, a relao entre cibercultura e educao se processa quando a escola utiliza os recursos tecnolgicos na formao dos alunos, ou seja, quando esse mesmo educando, uma vez

13

CIBERCULTURA EM PIERRE LVY: UMA POSSVEL RELAO COM A EDUCAO

de posse dos conhecimentos adquiridos em experincias de vida e na instituio educativa, pode fazer parte da cibercultura, atravs da internet. Conclumos nosso breve trabalho aqui, fazendo uso das palavras do estudioso Mateus dos Anjos24:
Enfim, a interao entre cibercultura e educao expressa tambm a interao entre homem e mquina. No mundo globalizado e capitalista as mquinas proporcionam ao indivduo um certo status quo. A utilizao do ciberespao, assim como outros instrumentos tecnolgicos, deve ser norteado por uma tica que preconiza o bem comum da coletividade, em contrapartida da ideologia, ora transmitida pelo sistema vigente. (ANJOS:2008).

5. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ABBAGNANO, Nicola. Dicionrio de Filosofia. So Paulo: Martins Fontes, 2007. Trad. Alfredo Bosi. ANJOS, Ideylson da Silva Vieira dos. Introduo ao Pensamento de Inteligncia Coletiva de Pierre Lvy. 2006. 96 f. Monografia (Licenciatura em Filosofia) Universidade Catlica Dom Bosco, Campo Grande-MS. ANJOS, Mateus Ubiratan dos; ANDRADE, Cludio Cesr de. A Relao entre Educao e Cibercultura na Perspectiva de Pierre Lvy. Revista Eletrnica Latu Sensu UNICENTRO, So Paulo, v. 5, p.1-12, 2008. CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. 3 ed. So Paulo: Paz e Terra, 2000. JAPIASS, Hilton; MARCONDES, Danilo. Dicionrio Bsico de Filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 2006. JOHNSON, Steven. Emergncia: a dinmica de rede em formigas, crebros, cidades e softwares. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2003. LVY, Pierre. As tecnologias da inteligncia: o futuro do pensamento na era da informtica. Rio de Janeiro: 34, 1993. ______. Cibercultura. So Paulo: 34, 1999.

24

: ANJOS, M. U. dos. & ANDRADE, C. C. de. A Relao entre Educao e Cibercultura na Perspectiva de Pierre Lvy. Revista Eletrnica Latu Sensu UNICENTRO, So Paulo, v. 5, p.1-12, 2008.

14

You might also like