You are on page 1of 3

Estudo 09 Cartas Paulinas 2 Cor. 10, 8-12; 11.21 1.

. Introduo Nas cartas Paulinas encontramos orientaes pastorais para as comunidades de f, tais como: Princpios fundamentais da f; Circunciso Filipenses 3. 3-6 Orientar a comunidade para desafios concretos do dia a dia. 2. O apostolo Paulo de Tarso Nasceu em Tarso da Cilcia Atos 9.11; (cidado Romano) Profisso Arteso ( fazia tendas) Estado civil incerto Judeu, cresceu na mais perfeita tradio judaica; (Rabino Judeu) Fariseu, rigoroso no cumprimento de toda a lei. At. 22-3. Evangelizador de helenistas (pessoas cultas - com alto nvel de conhecimento) Missionrio itinerante Fundador de comunidades e de discpulos e; Apostolo - escreveu 13 cartas. 3. As Cartas de Paulo: Subdividem-se em 02 grupos: a) Proto-Paulinas escritas pelo apstolo Romanos: Justificao pela f (Rom 1.18) Vida comunitria cap. 12 16 Vida, virtude, uso dos Dons Espirituais, obedincia as autoridades, amor ao prximo, tolerncia para com os fracos, a liberdade e a caridade, a imitao a Cristo. 1 Corintos:

Problemas na comunidade de f dissenses (litgio entre irmo), prostituio, carne sacrificada a dolos, Santa Ceia, e a situao das mulheres, famlia, casamento 2 Corintios: Paulo defende seu apostolado contra falsos profetas que traziam dificuldades ao seu ministrio. 1 Tessalonicenses A carta mais antiga do apstolo Paulo, muitas referencias sobre a volta de Cristo. Glatas: Endereada a regio da Galcia. Motivo infiltrao de Judaizantes, defendendo a circunciso, e Paulo diz que a justificao pela f e que temos a liberdade em Cristo Jesus. Filipenses: Escrita na priso, marcada pela alegria no sofrimento hino Cristolgico. Filipenses 2. 6-11. Filemon: Paulo solicita a Filemon que receba a Onsimo, antes escravo foragido, como irmo amado. Ler Filemon 1. 14-20. b) Cartas Deutro Paulinas Escritas pelos discpulos de Paulo. Colossenses : Paulo condena as heresias e apresenta Cristo como centro de toda a criao. Os colossenses estavam vivendo de superties e Paulo os orienta. Efsios: uma sntese da mensagem Paulina destinadas a cristos gentlicos. 2 Tessalonicenses: Fala da vinda de Cristo e apresenta o anticristo como pr condio da volta. 1 e 2 Timteo e Tito: Endereadas aos pastores, previne os falsos doutores, apresenta as qualificaes necessrias para os lderes e convida a igreja a lutar contra as falsas doutrinas e admoesta sobre os deveres dos fiis.

TEOLOGIA PAULINA. As cartas de Paulo representam uma sntese da f crist:

1. Cruz Gal 2.20 Paulo rejeitou a sabedoria humana e agarrou com fora a revelao do Esprito. A cruz se transformou em motivo de orgulho - Gal 6.14 Como temos nos espelhados na cruz, o que ela tem sido para ns? 2. A pessoa de Cristo Paulo era apaixonado por Cristo: A paixo, morte e ressurreio era o que dava sentido a sua palavra e prtica. Para Paulo Jesus era: 1 da criao, filho de Deus, Messias sofredor e Senhor glorioso. O que Jesus para voc? 3. Salvao O benefcio da cruz a salvao de todos que crem em cristo Jesus. 4. A igreja A conseqncia da salvao a formao de comunidades de f, reunindo gregos e judeus, escravos e livres, homens e mulheres. A igreja o corpo de Cristo e ele a cabea. A igreja um corpo vivo. 5. Ser humano. A realidade trazida por Cristo que o ser humano uma nova criatura, a graa suplantou a lei, as divises foram superadas.

Concluso: As cartas de Paulo so modernssimas e devem ser aplicadas hoje, a igreja deve preocupar-se com a s doutrina, os lderes com a comunidade de f, os fiis com suas prticas e responsabilidades, ainda hoje a igreja tem de enfrentar situaes polmicas, mas no pode descuidar, tem que enfrentar com a cabea erguida e certa que se est cumprindo a vontade de Deus, a vitria certa.

You might also like