You are on page 1of 7

Agrupamento Vertical de Escolas de Ourique BE/CRE

Regulamento da Biblioteca Escolar da EB1/JI de Ourique


Prembulo
Artigo 1 (Nota prvia)
A Biblioteca Escolar da EB1/JI de Ourique, a seguir designada por BE, constituda por um conjunto de recursos fsicos (instalaes, equipamento e mobilirio), humanos (professores, funcionrios e alunos) e documentais, organizados de modo fornecerem comunidade educativa elementos que contribuam para a sua formao, informao e cultura.

Captulo I
Artigo 2 (Finalidades)
A BE da Escola pretende constituir-se como o ncleo pedaggico da organizao educativa, facilitando e promovendo a aprendizagem autnoma, a comunicao curricular e a incorporao de mtodos de aprendizagem mais ativos. Ambiciona ainda proporcionar informao e ideias fundamentais que contribuam para o sucesso na sociedade atual, baseada na informao e no conhecimento. Como parte integrante do processo educativo, pretende tambm desenvolver nos alunos competncias para a aprendizagem ao longo da vida e estimular a imaginao, permitindo-lhes tornarem-se cidados responsveis.

Artigo 3 (Objetivos)
A BE da Escola prossegue os seguintes objetivos gerais: a) Dotar a escola de um fundo documental adequado s necessidades das diferentes reas curriculares e projetos de trabalho; b) Assegurar o livre acesso leitura e s fontes documentais, a fim de permitir a independncia intelectual de cada indivduo; c) Fomentar o gosto pela leitura, como instrumento de trabalho e de ocupao de tempos livres, contribuindo para o desenvolvimento pessoal e cultural dos seus utilizadores; d) Promover situaes que permitam a reflexo, o debate, a crtica e o convvio entre autores e leitores; e) Desenvolver a utilizao das novas tecnologias educativas; f) Desenvolver competncias de informao nos utilizadores; g) Ajudar os professores a planificar as suas atividades de ensino e a diversificarem as situaes de aprendizagem; h) Associar a leitura, os livros, os jogos e a frequncia da BE ocupao dos tempos livres.

Artigo 4 (Organizao funcional do espao)


A BE est organizada em diferentes zonas, a saber: a) Zona de atendimento b) Zona de leitura informal

Agrupamento Vertical de Escolas de Ourique BE/CRE


c) d) e) Zona de audiovisuais Zona de leitura e documentao impressa Zona de utilizao das novas tecnologias de informao e comunicao

Artigo 5 (Organizao documental)


1. Os documentos da BE esto organizados segundo a Classificao Decimal Universal (CDU). 2. Para cada tipo de documento existe um registo em suporte informtico e em suporte manuscrito. 3. O acervo no se encontra, ainda, pesquisvel em catlogo informtico (embora a BE possua j o PORBASE 5 1.6). Est a decorrer o processo de informatizao do fundo documental, um processo longo, demorado e paciente.

Artigo6 (Funes da docente em regime parcial)


a) Fazer a ligao entre a BE e os restantes professores do 1 ciclo, AEC e educadores. b) Fazer cumprir o regulamento da BE. c) Colaborao no cumprimento do PAA das BE. d) Colaborao na aplicao do MAABE BE do 1 ciclo. e) Promover a formao de utilizadores da BE do 1 ciclo.

Artigo 7 (Funes dos docentes destacados exclusivamente na BE)


Compete aos docentes destacados exclusivamente na BE: a) Prestar apoio aos alunos. b) Fazer cumprir o regulamento da BE. c) Preencher as fichas de requisio domiciliria e controlar a devoluo dos livros. d) Dar entrada dos novos documentos da BE no livro de registo de entradas existente para o efeito. e) Colaborar no cumprimento do PAA das BE. f) Colaborar na aplicao do MAABE BE do 1 ciclo. g) Proceder conservao e restauro de materiais. h) Prestar ajuda no tratamento estatstico regular da BE.

Captulo II
Normas Gerais de Funcionamento
Artigo 8 (Acesso)
Durante o Horrio de funcionamento, tm acesso BE os membros da comunidade educativa (alunos, pessoal docente e no docente e Encarregados de Educao), bem como elementos que pertenam ao agrupamento de escolas ou outro desde que devidamente autorizados.

Agrupamento Vertical de Escolas de Ourique BE/CRE


Artigo9 (Utilizao)
1. A BE utilizada de forma autnoma para atividades relacionadas com o desenvolvimento das literacias da informao. 2. A BE destina-se ainda s atividades previstas no seu Plano Anual de Atividades. 3. A utilizao da BE ou do seu espao fsico para qualquer atividade no prevista nos nmeros anteriores carece de planificao articulada com a equipa da BE.

Artigo 10 (Lotao)
A lotao mxima da BE de 21 lugares sentados e a sua distribuio pelas diferentes zonas a seguinte: Zona audiovisual 6 lugares Zona Internet - 2 computadores com dois lugares em cada um Zona leitura informal 5 lugares Zona de consulta documental 8 lugares

Artigo 11 (Horrio de Funcionamento)


1. O horrio de funcionamento da BE definido, anualmente pelo Diretor do Agrupamento e ser afixado nos locais apropriados; 2. Em situaes excecionais poder o Coordenador da Biblioteca suspender ou condicionar o acesso a BE, nomeadamente: 1. Sobrelotao; 2. Realizao de atividades previamente programadas e calendarizadas.

Artigo 12 (Procedimentos Gerais)


1. Ao chegar BE, o aluno dever deixar entrada malas ou mochilas, podendo apenas transportar consigo o material necessrio ao trabalho que pretenda desenvolver. 2. O aluno deve dirigir-se ao balco de atendimento para fazer o registo da sua presena, indicando as aes que ir desenvolver. 3. Ao dirigir-se a cada zona, o aluno cumprir as normas para esse espao.

Leitura na Biblioteca
Artigo 13 (Zona leitura informal)
1. Os utilizadores podem consultar, em regime de livre acesso, todos os jornais e revistas, bem como os lbuns de BD. 2. Depois de consultados, os jornais, revistas e os lbuns de BD devem ser colocados na secretria para que o professor de servio na BE os arrume convenientemente.
3

Agrupamento Vertical de Escolas de Ourique BE/CRE


Artigo 14 (Zona de consulta documental)
1. Os utilizadores podem consultar, em regime de livre acesso, todas as monografias (livros). 2. Depois de consultadas, as monografias devem ser deixadas em cima das mesas para que o professor de servio na BE os possa arrumar convenientemente. 3. Em caso algum, os utilizadores podem tornar a colocar as obras nas prateleiras.

Artigo 15 (Acervo requisitvel leitura domiciliria)


1. Todo o acervo da BE passvel de ser requisitado para leitura domiciliria, exceo de: a) Atlas b) Dicionrios c) Enciclopdias d) Obras em vrios volumes e) Exemplares raros f) Documentos em suporte diferente do papel g) Obras temporariamente consideradas de acesso obrigatrio a uma turma ou vrios alunos.

Artigo 16 (Acervo requisitvel leitura em sala de aula)


1. Todo o acervo da BE passvel de ser requisitado. 1.1. exceo dos seguintes que s podem ser requisitados por professores: 1.1.1.1. Atlas 1.1.1.2. Enciclopdias 1.1.1.3. Obras em vrios volumes 1.1.1.4. Exemplares raros 1.1.1.5. Documentos em suporte diferente do papel.

Artigo 17 (Requisio)
1. As obras para leitura domiciliria ou para sala de aula so requisitadas no balco de atendimento geral, fazendo-se o seu registo em folhas prprias ou no sistema informtico, quando este estiver operacional. 2. As obras para utilizao em sala de aula, no podero ser levadas para fora da escola e devero ser entregues logo no final da aula para que foram requisitadas. 3. Caso os professores necessitem de um documento em material no livro, para consulta domiciliria, devem apresentar a situao ao coordenador da BE, podendo ser concedido o emprstimo por um fim de semana ou de um dia para outro.

Artigo 18 (Devoluo)
1. As obras de requisio na sala de aula devem ser devolvidas no dia da requisio. 2. As obras para leitura domiciliria devem ser devolvidas no prazo de uma semana.
4

Agrupamento Vertical de Escolas de Ourique BE/CRE


3. O prazo definido no nmero anterior pode ser renovado por um perodo de mais uma semana, desde que a obra em questo no esteja a ser solicitada por outro utilizador. 4. Diariamente, ser feito um levantamento dos livros que no foram entregues dentro do devido prazo, sendo os respetivos utilizadores informados. 5. Sempre que se verifique que a obra sofreu qualquer deteriorao, enquanto se encontrava sob a responsabilidade do utilizador, este ter de a substituir por uma nova ou pagar o correspondente valor. 6. Todas as obras requisitadas para leitura domiciliria, devem ser entregues at 9 de junho de cada ano letivo, data a partir da qual no permitido fazer requisies que impliquem a sada de livros da escola.

Artigo 19 (Utilizao do equipamento informtico)


1. A utilizao do equipamento informtico precedida de respetiva requisio no balco de atendimento. 2. No ato de inscrio, o utilizador deve especificar o tipo de utilizao pretendida. 3. Na BE existem 3 computadores e uma impressora. 4. Cada inscrio tem uma durao mxima de 20 minutos. A utilizao pode ser individual ou em grupo, no podendo este ter mais de dois elementos em cada computador. 5. O utilizador poder continuar a utilizar o computador para alm do tempo de inscrio, desde que no haja inscries de outros utilizadores para os tempos seguintes. 6. Os utilizadores que tiverem trabalhos de escola para realizar tero prioridade sobre os que esto em utilizao livre e de lazer. 7. Os utilizadores devem cumprir as instrues do responsvel de servio, nomeadamente no que diz respeito aos stios web a visitar. 8. No permitida a utilizao de jogos para alm dos didticos existentes na BE. 9. A instalao de programas que no pertenam BE carece de autorizao da equipa coordenadora. 10. Tm prioridade na utilizao dos computadores os utilizadores que pretendam realizar atividades solicitadas no mbito curricular. 11. expressamente proibida a instalao de qualquer tipo de Software e qualquer alterao da configurao dos computadores. 12. Os professores devem, sempre que possvel, orientar os seus alunos indicandolhes os stios web a consultar. 13. Para imprimir os trabalhos, os utilizadores devem seguir as orientaes do responsvel de servio. 14. Caso se detete algum problema resultante da m utilizao do equipamento informtico, ser chamado responsabilidade o utilizador que o requisitou, pagando a reparao, se for caso disso. 15. A utilizao de portteis pessoais ou da escola no espao da BE apenas permitido para efeitos de trabalhos e pesquisa. 16. A utilizao de portteis pessoais ou da escola no espao da obedece s mesmas normas que a utilizao dos computadores da BE.

Artigo 20 (Leitura vdeo e udio)

Agrupamento Vertical de Escolas de Ourique BE/CRE


1. A rea s pode ser utilizada pelos alunos, estando disponvel um televisor com vdeo e/ou leitor de DVD. 2. Para visionamento do filme, o utilizador dever requisitar ao responsvel da BE o filme que pretende ver. 3. Durante o visionamento, o utilizador dever manter o mximo de silncio possvel. 4. Cabe ao professor da equipa que se encontra na BE o manuseamento de todo o equipamento (TV, vdeo, leitor de DVD). 5. A utilizao destes equipamentos (udio e vdeo) nunca poder interferir com o silncio necessrio ao bom funcionamento das outras zonas da BE. Caso se verifique perturbao do bom ambiente de trabalho por parte dos utilizadores desta zona, esses sero inibidos de os utilizar e convidados a sair. 6. Os professores podem requisitar videocassetes, DVD e CD udio para as salas de aula. 7. O utilizador ficar sempre responsvel pela preservao de todo o material que requisita.

Artigo 21 (Utilizao da BE em aulas de substituio)


1. Sempre que a BE seja usada para aulas de substituio dever-se- ter em considerao o seguinte: a) Os professores / educadores devero planificar as atividades a realizar na BE pelos seus alunos e por quem os acompanhar, sempre que a falta seja prevista. b) Caso a falta seja imprevista e o professor/ educador no tenha tido possibilidade de planear uma atividade, os alunos podero realizar atividades livres, desde que de acordo com o que prprio fazer-se numa biblioteca. c) So atividades aceitveis na biblioteca as seguintes: a. Leitura individual de um livro ou lbum; b. Leitura em voz alta de um aluno ou adulto para um grupo (de um livro ou lbum); c. Leitura de jornais e revistas; d. Realizao de ilustraes alusivas a uma histria lida ou ouvida; e. Realizao de ilustraes de carter livre; f. Realizao de atividades de escrita criativa (recontar uma histria, criar um final diferente para uma histria lida ou ouvida, reinventar uma histria a partir de um excerto de outra ou de um mote); g. Utilizar os computadores para fins recreativos: jogar (apenas os jogos existentes na BE em CD-ROM), usar o Paint para fazer desenhos; h. Aceder internet para atividades de lazer: ouvir msica, ver vdeos no youtube, realizar pesquisa sobre assuntos de interesse pessoal; i. Ver um filme; j. Ouvir msica; k. Jogar e fazer puzzles (apenas os jogos e puzzles existentes na biblioteca). l.

Artigo 22 (Direitos)
Todos os utilizadores da BE tm direito: a) A frequentar o espao da BE;
6

Agrupamento Vertical de Escolas de Ourique BE/CRE


b) A apresentar sugestes para a dinamizao de atividades1; c) Apresentar sugestes para o fundo documental2; d) A consultar, em sistema de livre acesso, todo o acervo em suporte de papel; e) A consultar o acervo de material no livro mediante solicitao; f) A requisitar o acervo para a consulta domiciliria ou de sala de aula.

Artigo 23 (Deveres)
Todos os utilizadores da BE tm o dever de: a) Cumprir as regras estabelecidas neste regulamento; b) Entrar ordeiramente; c) No consumir bebidas ou alimentos no espao da BE; d) Manter e fazer manter o silncio; e) Fazer corretamente a sua inscrio; f) Contribuir para o bom ambiente nas vrias zonas funcionais da BE; g) Zelar pela conservao do patrimnio da BE; h) Comunicar qualquer anomalia detetada; i) No alterar o posicionamento do equipamento e do fundo documental; j) Ser clere na devoluo das obras solicitadas e j lidas/consultadas; k) Acatar todas as instrues/indicaes emanadas da equipa da BE (coordenador, professores, funcionrios).

Artigo 24 (Disposies finais)


1. Todos os prazos referidos no presente regulamento devero ser contados em dias teis de funcionamento da BE. 2. Qualquer programa de desenvolvimento da escola poder contar com a colaborao da BE. 3. Todas as situaes omissas no presente regulamento so resolvidas pelo Coordenador da BE e pelo Diretor do Agrupamento.

A Coordenadora da BE ___________________________

O Diretor ___________________________

Aprovado em Conselho Pedaggico em: _____/_____/_____

Atravs de uma caixa de sugestes ou da caixa de conversao instantnea do blogue da BE

Idem

You might also like