You are on page 1of 20

CAPA

Tema: A pedagogia e o papel do coordenador pedaggico

FOLHA DE ROSTO

SUMRIO

1 INTRODUO...........................................................................................................3 2 PROBLEMTICA DA PESQUISA..............................................................................4 3 HIPTESES...............................................................................................................5 4 OBJETIVOS...............................................................................................................6 4.1 Objetivo Geral......................................................................................................7 4.2 Objetivos especficos...........................................................................................7 5 JUSTIFICATIVA.........................................................................................................7 6 REVISO LITERRIA................................................................................................8 7 METODOLOGIA.......................................................................................................16 8 CRONOGRAMA.......................................................................................................17 9 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS.........................................................................18

1 INTRODUO

A realidade atual encontra-se marcada por profundas mudanas, Quando falamos sobre um contexto de mudanas, sobretudo quando nos deparamos com o processo de globalizao e dos seus reflexos no campo da educao, gerando a necessidade de adaptaes, sem desconsiderar, contudo os aspectos histricos, sociais, polticos e econmicos que determinam respostas diversas a diferentes situaes. No Brasil, grande parte das reformas e das mudanas que atualmente so vivenciadas pelos atores da educao teve incio nas dcadas finais do sculo XX, especificamente a partir da dcada de 1980, momento que veio suceder um longo perodo de ditadura e de centralizao poltica, dando incio tambm ao processo de redemocratizao do pas. Nesta mesma dcada, a sociedade conheceu um processo de mobilizao popular e uma grande valorizao da educao como forma de superao da dominao poltica. No contexto em que se defendia a autonomia da escola, a importncia do desenvolvimento profissional dos professores, o professor-reflexivo e a escola como lcus da formao, fez-se necessrio a presena dos coordenadores pedaggicos para garantir a implementao e o acompanhamento das reformas educacionais. Essa perspectiva pressupe analisar o coordenador pedaggico dentro de um contexto que envolve um trabalho cotidiano marcado pelas determinaes centralizadoras e burocrticas, mas tambm pela mobilizao de saberes que tm grande importncia no exerccio da funo.

2 PROBLEMTICA DA PESQUISA

A questo que norteou este estudo foi: qual o papel do coordenador pedaggico e sua atuao no fenmeno educativo?

3 HIPTESES

1. O coordenador pedaggico atua no desenvolvimento de aes articuladas e comprometidas com a multidimensionalidade humana. 2. A formao do coordenador pedaggico pressupe conhecimentos pedaggicos como prioritrios tendo em vista que a base da sua atividade a prtica pedaggica. Todavia, as competncias exigidas de um coordenador pedaggico apontam para alm desses saberes, aprofundando outros conhecimentos ligados aos problemas educativos, sejam eles escolares, administrativos e at mesmo polticos, no sentido de que o mesmo possa atua de modo integrado com a comunidade escolar como um todo. 3. O coordenador pedaggico, consciente das transformaes da realidade, o capaz de propor um encaminhamento para suas orientaes pedaggicas, de maneira que, na medida do possvel, realize intervenes no processo de ensino e aprendizado. Essas intervenes devem acontecer de maneira que a realidade conduza suas mudanas no sentido de um aumento das condies de atendimento das demandas coletivas, oriundas das tomadas de deciso de forma democrtica e participativa.

4 OBJETIVOS

4.1 Objetivo Geral Analisar o papel do coordenador pedaggico e sua atuao no fenmeno educativo.

4.2 Objetivos especficos Relacionar a pedagogia coordenao pedaggica. Discorrer sobre o papel do coordenador pedaggico. Analisar o coordenador na construo do projeto poltico-pedaggico. Discorrer sobre o papel do coordenador pedaggico na formao dos professores.

5 JUSTIFICATIVA

O estudo se justifica e se faz relevante pois em tempos de exigncia de responsabilidade, todos esto implicados na construo da escola ideal. Para tanto alm do

preparo do quadro docente, no sentido de melhor ministrar suas aulas, dever a escola esclarecer a todos os seus mtodos e planejamentos. A idia de compromisso com uma escola transformada, viva, coletivizada e participativa implica num coordenador pedaggico capaz de atender s novas demandas sendo a formao continuada de professores um mecanismo importante para tanto, atravs de um processo de acompanhamento, formao, atualizao e at mesmo a avaliao dos mesmos, na busca da superao de dificuldades por parte destes. Novas formas de planejar, ensinar, organizar o conhecimento so exigidas sendo a capacitao e atualizao dos professores algo primordial.

6 REVISO LITERRIA

De acordo com Libneo (1999, p.22) a pedagogia o campo do conhecimento que se ocupa do estudo sistemtico da educao, isto , do ato educativo, da prtica educativa

concreta que se realiza na sociedade como um dos ingredientes bsicos da configurao da atividade humana. A Pedagogia enquanto cincia da educao, aborda os fenmenos educativos, e estuda os contedos cientficos, os quais so explicitados atravs de objetivos de cunho tico, filosficos, poltico e pedaggico. Nesses objetivos est presente uma intencionalidade nas formas de interveno organizativa e metodolgica do ato educativo. Segundo Giroux (1999) a pedagogia est sempre ligada ao poder. Na verdade, as teorias educacionais, como qualquer filosofia, so ideolgicas e tm uma relao ntima com as questes de poder. O autor afirma ainda que:
A pedagogia , em parte, uma tecnologia do poder, da linguagem e da prtica que produz e legitima formas de regulamentao moral e poltica, que constri e oferece aos seres humanos vises particulares de si prprios e do mundo. Essas vises jamais so inocentes e esto sempre implicadas no discurso e nas relaes de tica e poder. Invocar a importncia da pedagogia suscitar questes no apenas sobre a maneira como os alunos aprendem, mas tambm como os educadores (no sentido mais amplo do termo) constroem as posies ideolgicas e polticas a partir das quais eles falam. Est em questo aqui um discurso que ao mesmo tempo situa os seres humanos dentro de uma histria e torna visveis os limites de suas ideologias e valores (GIROUX, 1999, p. 98).

Essa perspectiva aponta para que o Pedagogo seja um profissional especializado em estudos e aes relacionados com a cincia pedaggica, que aborda o fenmeno educativo em sua multidimensionalidade. Ele pode atuar em vrias instncias da prtica educativa, tendo em vista objetivos de formao humana previamente definidos em sua contextualizao histrica. O Pedagogo atenta-se para os fundamentos bsicos das cincias humanas, pois elas podem subsidi-lo na compreenso do fenmeno educativo. A histria, a sociologia, a psicologia e a filosofia da educao so cincias da educao que instrumentalizam o Pedagogo a uma prtica educativa calcada nas relaes histrico-sociais. Nesse sentido, o pedagogo trata das finalidades do processo educativo, implicando em objetivos scio-polticos a partir dos quais se estabelecem formas organizativas e metodolgicas da ao educativa. Ento o fenmeno educativo se expressa atravs dos interesses sociais em conflito na sociedade. Por isso, a Pedagogia uma cincia que atua na atividade transformadora da realidade educativa. A Pedagogia implica no conhecimento de um amplo leque de prticas educativas e a docncia uma forma peculiar do trabalho pedaggico assumido na escola.

10

Freitas (1987) afirma que o projeto histrico enuncia o tipo de organizao social que se pretende para a atual sociedade e os meios a serem colocados em prtica para sua consecuo. Esses meios so concretos e, como os fins, vinculam-se s condies existentes. A educao tem como tarefa estratgica contribuir para a formao humana pelas vias da produo, da apropriao crtica e da socializao do conhecimento cientfico. Essa tarefa exige uma compreenso do homem como ser ativo e criativo, prtico, que se transforma na medida em que transforma o mundo por sua ao material e social. A funo de coordenao pedaggica na escola pblica recebeu vrias designaes no decorrer de sua histria e seus primrdios provavelmente remontam reforma educacional que teve incio na dcada de 1920. De acordo com Mate (1995), nessa ocasio houve a estruturao das polticas pblicas de educao a fim de unificar a escola, fazendo frente assim aos movimentos populares de educao que surgiam na poca. A obrigatoriedade do ensino e, sobretudo, de uma escola nica que condicionasse o hbito das massas, pe em evidncia seu papel de homogeneizadora de propostas que tentam neutralizar oposies, hierarquizar competncias, burocratizar e catalogar prticas pedaggicas (MATE, 1995, p.128). Alm disso, tal estruturao teria representado o incio da dicotomizao do trabalho pedaggico, pois, medida que criava instncias externas ao trabalho docente, restringia este ltimo ao plano da mera execuo e colocava-o sob o jugo dos agentes hierarquicamente superiores, responsveis pelo planejamento e controle. Nesse contexto consolida-se o trabalho do Inspetor Escolar, provvel ancestral de nosso atual coordenador, cuja funo consistia em controlar a presena dos alunos e o trabalho do professor. De acordo com Elias (1983, p.41), a funo supervisora expressa em termos de coordenao, orientao ou assistncia pedaggica aparece na legislao escolar a partir de 1942 quando o Servio de Inspeo passa a englobar tanto os aspectos administrativos como pedaggicos. Com o passar do tempo, as funes externas ao trabalho docente, sejam elas denominadas de controle, apoio tcnico ou planejamento, estando ou no ligadas diretamente ao cotidiano escolar e elegendo cada qual seu espao e objeto especfico de interveno, difundiram-se e definharam continuamente; foram retomadas com outros nomes, ajustadas ao seu contexto scio-poltico e confundiram-se ao longo da histria descontnua de suas atuaes.

11

Refletindo as linhas mestras do movimento de 1964, na formao voltada para o mercado de trabalho, na reproduo a-crtica do conhecimento adquirido, na despolitizao dos membros da comunidade de ensino, no desestmulo reflexo, na fragmentao e na especializao do trabalho (ELIAS, 1983, p. 42), nascia a habilitao em Superviso Escolar, que formava o profissional para trabalhar tanto nos rgos tcnico-administrativos quanto na unidade escolar; trabalhando nesta ltima, o profissional passaria a ser denominado Coordenador Pedaggico. De acordo com Andreucci (1989), a utilizao do nome Coordenador Pedaggico para o profissional que desempenha a funo supervisora na unidade escolar aparece em lei apenas no ano de 1976 (Decreto n 7709). A nova LDB, aprovada em 1996, previu a criao de Institutos Superiores de Educao com responsabilidades, alm das universidades, de promover a formao de docentes para atuao na educao bsica, sobretudo, para a educao infantil e sries iniciais do ensino fundamental. Desta forma, voltou-se a questionar qual seria a funo do pedagogo, sendo que o que vigora, atualmente, para o curso de Pedagogia a formao de profissionais de educao para administrao, planejamento, inspeo, superviso e orientao educacional, previstas pelo artigo 64 da LDB. Gesto educacional uma das competncias da coordenao pedaggica, correspondendo articulao da atividade educacional nas diferentes formas de gesto educacional, na organizao do trabalho pedaggico escolar, no planejamento, execuo e avaliao de propostas pedaggicas da escola. De acordo com Libneo (2001), a gesto consiste em uma atividade pela qual so mobilizados meios e procedimentos para se atingir os objetivos da organizao, envolvendo, basicamente, os aspectos gerenciais e tcnico-administrativos. Segundo Thurler (2001), para se implementar um processo de gesto da instituio de ensino, necessrio pensar em seis dimenses, quais sejam: a organizao do trabalho; as relaes profissionais; a cultura e identidade coletiva; a capacidade de projetar-se no futuro; a liderana e modos de exerccio de poder e o estabelecimento como organizao instrutora. O processo educativo, pela sua natureza, inclui o conceito de coordenao. Sua adequada estruturao e seu timo funcionamento constituem fatores essenciais para se atingir eficazmente os objetivos de formao. Ou seja, o trabalho escolar implica uma coordenao (LIBNEO, 2001, p.115).

12

Outrossim, a organizao e os processos de trabalho de gesto, incluindo a coordenao, assumem diferentes significados conforme a concepo que se tenha dos objetivos da educao em relao sociedade e formao dos alunos. Por exemplo, numa concepo tecnicista de escola, a coordenao centralizada numa pessoa, as decises vm de cima para baixo, bastando cumprir um plano previamente elaborado, sem participao de professores, especialistas e usurios da escola (LIBNEO, 2001, p.79). Segundo Vasconcellos, as escolas ou as instituies educacionais devem ter espaos permanentes de formao de sua equipe, ou seja, deve basear-se num trabalho coletivo e participativo:
Consideramos que o espao de trabalho coletivo constante o mais decisivo na formao permanente, na medida em que a escola passa a ser um lcus privilegiado de formao, tendo como pressupostos o reconhecimento do saber docente como referncia fundamental (dado que o conhecimento novo se d a partir d prvio), bem como o reconhecimento das diferentes etapas do ciclo de vida profissional do professor (com suas respectivas necessidades) (VASCONCELLOS, 2001, p. 182).

Essa viso aponta para que todo profissional da educao adote uma postura de aprender a aprender, sendo um eterno aprendiz que pode aproveitar todos os espaos de trabalho coletivos na escola, como as reunies pedaggicas ou as reunies do colegiado, como espaos formativos e de participao ativa dos integrantes da comunidade escolar. Entende-se que a organizao do trabalho pedaggico refere-se aos princpios e procedimentos adotados pela instituio para a organizao da ao pedaggica. Refere-se, ainda, ao como a instituio se mobiliza para implementar o seu projeto pedaggico, ou seja, a escola em movimento, o currculo em ao. Est relacionado com a forma como a comunidade escolar se coloca para a elaborao do planejamento da ao, do plano de aula e tambm a forma como executa o plano. As instituies educacionais ou as Direes e Coordenaes podem escolher a forma individual ou coletiva para a organizao do trabalho pedaggico. Podem optar por articular as atividades educativas ao projeto poltico pedaggico ou podem deixar livre para que cada educador se organize como quiser. Essas opes dizem respeito escolha que se faz para a organizao do trabalho pedaggico, que por sua vez est vinculada a uma concepo de educao.
As opes relacionadas gesto escolar delineiam as formas mais amplas de organizao do trabalho no interior da escola: as finalidades, a estrutura, as relaes e os procedimentos administrativos, definindo formas de hierarquia, controle e

13

acompanhamento do processo e, principalmente, os mecanismos de participao da totalidade dos envolvidos no processo de deciso (VEIGA, 2001, p.79).

Entende-se que a organizao do trabalho pedaggico deve ser coletiva, tendo como foco o projeto poltico pedaggico da instituio. atravs da linha filosfica e dos eixos estratgicos contemplados no projeto da escola que se organiza o trabalho pedaggico. Portanto, a organizao do trabalho a travessia para se alcanar os objetivos propostos no projeto da instituio. A reflexo sobre esse tema aponta para a criao de mecanismos que permitam a permanncia do trabalho coletivo nas instituies educativas. Nesse sentido, afirma Libneo que a organizao coletiva do trabalho pedaggico:
Proporciona um melhor conhecimento dos objetivos e metas, da estrutura organizacional e de sua dinmica, das relaes da escola com a comunidade, e favorece uma aproximao maior entre os professores, alunos e pais (...) h a um sentido mais forte de prtica da democracia, de experimentar formas noautoritrias de exerccio do poder, de intervir nas decises da organizao e definir coletivamente o rumo dos trabalhos (LIBNEO, 2001, p. 79-80).

Dessa forma, a organizao do trabalho pedaggico aponta para a reflexo dos objetivos da instituio, que pressupe serem construdos coletivamente e compartilhados com a comunidade escolar. Portanto, a Coordenao pode criar uma cultura organizacional que seja coletiva e compartilhada, envolvendo a equipe com o projeto da escola. Essa cultura pode ser projetada em todas as instncias da instituio, sejam nas reunies com pais, alunos ou professores, nas atividades pedaggicas, nas normas e regras da entidade, na opo metodolgica, nas relaes que so estabelecidas no ambiente da instituio. Nas ltimas dcadas, as transformaes sofridas pela sociedade implicaram em uma srie de reformulaes dos processos educacionais, bem como uma mudana na concepo do papel da escola no mundo contemporneo, e, dentro desse contexto, da mesma maneira a profisso docente passou por transformaes, no somente no que diz respeito aos valores sociais e pessoais nos quais a profisso se fundamenta, como tambm na forma de se compreender a significao do ser professor. Na rea educacional, existe um consenso ao afirmar que a formao inicial que os professores recebem no se apresenta como sendo suficiente para propiciar o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos necessrios para uma atuao consciente. Nesse sentido, afirma Franco (2000, p.35) que:
Sem ter com quem compartilhar suas dvidas, seus acertos e seus erros, o professor acaba apoiando sua prtica em aes que vivenciou na poca de estudante, reproduzindo a prtica de seus antigos professores, o que dificulta sua

14

transformao na busca de uma atuao mais significativa e inovadora em sua atividade docente.

Outrossim, o contexto de constante transformao pelo qual passa a escola implica numa situao de constante desequilbrio entre as prticas docentes e as expectativas acerca do papel da escola na atualidade, provocando com isso, um sentimento generalizado de que os professores falham na realizao de sua atividade, gerando com isso um sentimento de malestar vivenciado pelos professores (ESTEVE, 1995, p.97). Esse sentimento ainda agravado quando, em face de tantas exigncias, no so fornecidos aos professores instrumentos que possibilitem um bom desempenho por parte dos mesmos, tendo em vistas as novas funes que lhes so atribudas, quando no se lhes dar o devido valor e, ainda, quando no se reconhece a importncia social do seu trabalho. Diante disso, se tal situao, por si s, j demanda a presena de professores mais experientes para orientarem os menos experientes, a compreenso das dimenses presentes em contextos formais ou informais em que ocorrem relaes de ensino-aprendizagem suficiente para gerar convico acerca da necessidade das atividades docentes serem acompanhadas, de maneira sistemtica, por coordenadores pedaggicos. O papel do coordenador pedaggico implica em dispor e organizar, em conformidade com determinada ordem e mtodo, as polticas, as estratgias e os recursos disponveis para empreender atividades educativas. Segundo Guimares et al (2000, p.16), o coordenador pedaggico necessita conhecer de forma plena e segura as seguintes dimenses:
A dimenso subjetiva que consiste na histria de cada sujeito envolvido no processo educativo, seus valores, sentidos e significados; A dimenso institucional na qual residem as formas de organizao do trabalho pedaggico, as estruturas de poder e deciso, os nveis de participao dos diferentes agentes, bem como os recursos materiais e humanos; A dimenso instrucional ou pedaggica onde ocorrem as situaes de ensino, objetivos, contedos, material didtico, linguagem, comunicao e mtodos e procedimentos de avaliao; Por fim, a dimenso scio-poltica local onde se d a contextualizao social e poltica na qual acontece a prtica educativa, a reflexo sobre o momento histrico, as foras polticas e sociais e as concepes e valores presentes na sociedade.

Ademais, alm de transitar pelas dimenses acima descritas, o coordenador pedaggico tambm deve atuar, de maneira simultnea, em trs frentes: a) a resoluo de problemas instaurados; b) a implementao de aes pro-ativas procurando evitar situaes

15

problemticas previsveis e; c) a promoo de situaes saudveis do ponto de vista educativo e scio-afetivo (GUIMARES et al, 2000). Dentre as principais atribuies do coordenador pedaggico pode-se destacar: a) manter o professor atualizado acerca dos conhecimentos tcnico-cientficos de sua rea, possibilitando com isso o processo de educao continuada entre os docentes; b) possibilitar o trabalho coletivo, partindo da concepo de que a cada dia so mais evidentes as dificuldades e a ineficcia de atuaes isoladas; c) promover a troca de conhecimentos sobre os alunos, os procedimentos didticos, as questes afetivo-emocionais, as metas educacionais, bem como os compromissos que o professor assume como cidado e profissional; d) desenvolver habilidades ligadas coleta e anlise de dados, levantamento de hipteses e encaminhamento de propostas de soluo para problemas educacionais; e) incentivar atividades de natureza crtico-reflexiva, sejam estas individuais ou coletivas, possibilitando com isso a percepo das prprias aes, seguidas de auto-avaliaes e reposicionamentos. Assim sendo, o coordenador pedaggico necessita ter conscincia acerca de que constitui o principal responsvel por tais atribuies, mesmo quando elas so, tambm, de responsabilidade dos professores ou de equipes tcnicas e administrativas. De acordo com Freire (1996, p.14), sobretudo no que diz respeito responsabilidade em garantir o processo de educao continuada, fundamental que compreenda a noo de inconcluso do ser humano. Ademais, a fim de que as referidas atribuies sejam desempenhadas com sucesso, faz-se necessria a presena de um frum desobstrudo de relaes de poder autoritrias e hierrquicas, no qual os professores sejam ouvidos, valorizados e respeitados, prevalecendo uma relao de colaborao e confiana. Segundo Fleury (apud DUTRA, 2001), a competncia significa saber agir de maneira responsvel, implica mobilizar, integrar, transferir conhecimentos, recursos, habilidades, que agreguem valor econmico organizao e valor social ao indivduo. Para Dutra (2001) a noo de competncia encontra-se associada idia de entrega, ou seja, o que o indivduo pode e quer dar organizao. Por outro lado, o fato do indivduo deter um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes no implica que a organizao se beneficie diretamente dele, havendo ento a necessidade da entrega. Segundo Zarifian (2001), as transformaes sofridas pelo mundo do trabalho no mais permitem que ele seja concebido como um conjunto de tarefas associadas descritivamente ao cargo, uma vez que as necessidades tornam a situao profissional cada vez mais mutvel e complexa, na qual o imprevisto cada vez mais cotidiano e rotineiro.

16

Assim sendo, a competncia no pode ser tida como um estado ou um conhecimento que se tem e nem resulta exclusivamente de treinamentos, emergindo no contexto profissional, na ao. Alm da capacidade tcnica, atendendo s necessidades de saber restritas ao campo terico, fatos, conhecimentos, tcnicas, e experincias, o coordenador pedaggico necessita estar capacitado para reconhecer que a escola mantm uma relao dialtica com a sociedade, reproduzindo-a e transformando-a, concomitantemente, em seus aspectos polticos e culturais, incorrendo, muitas vezes, em prticas contraditrias. Dentre as competncias necessrias ao coordenador pedaggico, pode-se destacar: a) comunicador, no sentido de tornar comum o conhecimento que todos os sujeitos envolvidos no processo educativo possuem acerca da instituio, dos profissionais, dos alunos, das prticas e dos princpios e normas que norteiam o fazer, aproximando esses diferentes sujeitos na busca de objetivos pessoais, grupais e institucionais; b) articulador, procurando transitar com facilidade por meio de todos os cenrios e espaos formais e informais da rede na qual est inserido; c) negociador, procurando reconhecer direitos e deveres, aspiraes e angstias, expectativas e conflitos que permeiam as relaes institucionais e pessoais; d) lder, estando sempre aberto, disponvel e capaz de inspirar o crescimento pessoal e profissional e o surgimento de propostas inovadoras, ancoradas no trabalho grupal; e) catalisador, sendo capaz de reunir recursos materiais e humanos adequados para a realizao de suas atribuies; f) organizador, procurando harmonizar e otimizar processos e recursos materiais e humanos; g) dinmico, refletindo o dinamismo da rea em que atua repleta de idias, questionamentos, fracassos e sucessos; h) compromisso social e poltico, coerentes com o papel de educadores; i) mediador, procurando conciliar os interesses institucionais, profissionais e pessoais, favorecendo relaes amistosas e produtivas; j) entusiasta, com a predisposio para afrontar a atividade com curiosidade, energia, capacidade de renovao e lutar contra a rotina (BRUNO, 2003, p.87-88).

7 METODOLOGIA

17

Para o desenvolvimento desta pesquisa, optou-se pela pesquisa bibliogrfica em livros e artigos pertinentes temtica abordada. A pesquisa bibliogrfica procura explicar um problema a partir de referncias tericas publicadas, buscando conhecer e analisar as contribuies culturais ou cientficas do passado existentes sobre um determinado assunto, tema ou problema. O presente estudo ser dividido em 5 etapas, a saber: (a) levantamento do referencial terico; (b) seleo do referencial terico apropriado a presente investigao; (c) leitura crtico-analtica do referencial selecionado; (d) organizao dos dados levantados e (e) elaborao do relatrio final.

8 CRONOGRAMA

Fev. 2009

Mar. 2009

Abr. 2009

Mai. 2009

Jun. 2009

Jul. 2009

Ago. 2009

Set. 2009

Out. 2009

Nov. 2009

Dez. 2009

18

Escolha do tema Pesquisa bibliogrfica Elaborao do ante -projeto Entrega do projeto Desenvolvimento da Monografia Entrega da Monografia

x x

x x x x x x x x x x x x

9 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

AGUILAR, L. E. A gesto da educao: seu significado a partir de propostas pedaggicas institucionais. So Paulo: Unicamp, 1997. ANDREUCCI, S. B. de S. O coordenador pedaggico na rede oficial de ensino em So Paulo: relato de uma experincia de alfabetizao. So Paulo. Dissertao (Mestrado). Faculdade de Psicologia, Pontifcia Universidade Catlica. 1989.

19

BONDIOLI, A. Dos indicadores s condies do projeto educativo. In: BONDIOLI, A. (Org.) O projeto pedaggico da creche e a sua avaliao: a qualidade negociada. Campinas: Autores Associados, 2004. BOUTINET, Jean-Pierre. Antropologia do projeto. Trad. Patrcia Chitonni Ramos. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2002. BRUNO, Eliane Bambini Gorgueira; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de; CHRISTOV, Luiza Helena da Silva (Org.). O coordenador pedaggico e o cotidiano da escola. So Paulo: Edies Loyola, 2003. BRZEZINSKI, Iria. Fundamentos sociolgicos, funes sociais e polticas da escola reflexiva e emancipadora: algumas aproximaes. In: ALARCO Isabel (Org.).Escola reflexiva e nova racionalidade. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001. DUTRA, Joel Souza (org). Gesto de pessoas com base em competncias. So Paulo, Gente, 2001. ELIAS, M. del C. A questo da autoridade no desempenho da funo de coordenao pedaggica. So Paulo. Dissertao (Mestrado). Faculdade de Educao, Pontifcia Universidade Catlica.1983. ESTEVE, Jos M. Mudanas Sociais e Funo Docente. In NVOA, Antnio (Org). Profisso Professor. Coleo Cincias da Educao. 2 ed. Porto, Porto, v. 3, 1995. FERREIRA, L.A.; REALI, A.M.M.R. Aprendendo a ensinar e a ser professor: contribuies e desafios de um programa de iniciao docncia para professores de Educao Fsica. In: ANPED - ASSOCIAO NACIONAL DE PS-GRADUAO E PESQUISA EM EDUCAO, 28, 2005. Caxambu. Disponvel em: www.anped.org.br/28/textos/gt08/gt08183int.rtf. Acesso em 11 de abril de 2007. FRANCO, F. C. O coordenador pedaggico e o professor iniciante. In: BRUNO, E. B. G.; ALMEIDA, L. R.; CHRISTOV, L. H. S. (Orgs.). O coordenador pedaggico e a formao docente. So Paulo: Loyola, 2000. FREITAS, Luiz Carlos de. Projeto histrico: cincia pedaggica e didtica. Educao e Sociedade. Campinas, n. 27, 1987. GADOTTI, Moacir. Projeto Poltico. Educao em Revista, Porto Alegre, ano III, n:3,1998. GIROUX, Henry A. Cruzando as Fronteiras do Discurso Educacional: Novas Polticas em Educao. Porto Alegre: Artes Mdicas Sul, 1999. GUIMARES, Ana Archangelo; MATE, Ceclia Hanna; BRUNO, Eliane Bambini Gorgueira et al. O coordenador pedaggico e a educao continuada. So Paulo: Edies Loyola, 1998. HERNNDEZ, Fernando. Transgresso e Mudana na Educao: Os Projetos de Trabalho. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

20

LEONTIEV, Alexis. O desenvolvimento do psiquismo. Trad. Manuel Dias Duarte. Lisboa: Livros Horizontes LTDA, 1978. LIBNEO, Jos Carlos. Pedagogia e Pedagogos, Para Qu? 2 ed. So Paulo: Cortez, 1999. LIBNEO, Jos Carlos. Organizao e Gesto da Escola: teoria e prtica. Goinia: Editora Alternativa, 2001. MARIN, A. J. Educao continuada: introduo a uma anlise de termos e concepes. Cadernos CEDES, n.36. p.13-20, 1995. MATE, C. H. A instituio escolar como higienizadora da sociedade dos anos 20. In Silva, Z. L. (org). Cultura histrica em debate. So Paulo, UNESP, 1995. NOVOA, A. (coord) Os professores e a sua formao. Lisboa: publicaes Dom Quixote, Instituto de Inovao educacional, 1995. PIMENTA, S. G. (org) Saberes pedaggicos e atividade docente. So Paulo: Cortez, 1999. TARDIF, M. Saberes docentes e formao profissional. Petrpolis, RJ: Vozes, 2002. VASCONCELLOS, Celso dos S. Para onde vai o Professor? Resgate do Professor como Sujeito de Transformao. 8 ed, So Paulo: Libertad, 2001. VEIGA, Ilma Passos Alencastro; RESENDE, Lcia Maria Gonalves de. Escola: Espao do Projeto Poltico-Pedaggico. 6 ed, Campinas, SP: Papirus, 1998. VEIGA, Ilma Passos Alencastro e FONSECA, Marlia (Orgs.). As dimenses do projeto poltico-pedaggico: novos desafios para a escola. Campinas, SP: Papirus, 2001. ZARIFIAN, Philipe. Objetivo Competncia: por uma nova lgica. So Paulo: Atlas, 2001.

You might also like