You are on page 1of 26

MANUAL DE TRABALHOS ACADMICOS

CURSOS DE GRADUAO E GRADUAO TECNOLGICA

So Paulo, Fevereiro de 2007

Reitor: Prof. Leonardo Placucci Vice-Reitor: Prof. Carlos Alberto da Conceio Lima Pr-Reitor Acadmico: Marco Antnio Placucci Pr-Reitor Administrativo: Leonardo Placucci Filho Secretrio Geral: Raul Virginio da Silva Filho Superviso Tcnica Prof. Julyany Rodrigues Gonalves Elaborao Prof. Juliana Ribeiro Lima

3 NORMAS PARA A REDAO E APRESENTAO DE TRABALHOS Apresentao Grfica A Apresentao de um trabalho deve seguir uma apresentao grfica de excelente qualidade, de forma que o trabalho seja claro e agradvel ao leitor. Para isso, devem ser muito bem organizados: a estrutura, a paginao e os formatos, e empregadas as fontes de letras adequadas. Deve ser digitado em computador. Digitao Recomenda-se utilizar letra tipo Arial, tamanho 12 (o mesmo deste texto) ou menor (10) em caso de notas e citaes. Com espaamento 1,5 entre linhas e dois espaos de 1,5 entre o ttulo do captulo e o pargrafo seqente. O texto deve ser impresso em papel branco A4 (usar apenas um lado da folha) com margem superior =3,0 cm; inferior = 2,0 cm; esquerda = 3 cm; direita = 2,0 cm. Como fazer ? Passo 1 Selecione o Menu Arquivo / Configurar Pgina ...

Passo 2 - Ao abrir a configurao de pginas ajuste-a conforme a tela abaixo :

Passo 3 - Altere a opo PAPEL conforme a tela abaixo : Como ? Passo 4 - Clique na aba PAPEL conforme a tela abaixo:

Passo 5 Clique em OK, o documento est com todas as pginas configuradas.

Estilo Emprega-se negrito ou itlico para palavras e frases em lngua estrangeira, ttulos de livros e peridicos, expresses de referncias, letras ou palavras que requerem destaque, nomes cientficos de plantas e animais (somente em itlico) e ttulos de captulos ou de partes do trabalho. Paginao As pginas dos elementos pr-textuais (folha de rosto, sumrio) no devem ser numeradas. A partir da introduo do trabalho que se deve colocar a numerao. *A numerao dever ser colocada no canto superior direito da folha. Passo 6 - Selecione uma linha logo acima da Introduo e :

Clique no Menu Inserir / Quebra :

7 Passo 7 - Configure a tela de Quebra conforme a tela abaixo :

Passo 8 - Clique em Ok. Deste modo, o seu documento est divido em 2, a formatao do documento para a capa, folha de rosto e sumrio est definida e o resto do documento com outra formatao. Ou seja, se voc configurar pginas partir da introduo, s ir aparecer os nmeros partir da introduo. A capa, folha de rosto e sumrio no tero nmeros de pgina. Como Fazer ? Passo 9 - Clique no menu Inserir / Nmeros de Pginas... Ser apresentada a seguinte tela :

8 Passo 10 - Deixe as configuraes conforme a tela abaixo :

Passo 11 - Clique em formatar :

Surgir a seguinte tela : Passo 12 - Configure conforme a tela abaixo :

Passo 13 Clique em Ok. As pginas sero numeradas partir do nmero 3 na pgina 3 A partir da introduo do trabalho que se deve colocar a numerao. Verifique em qual pgina inicia a sua introduo. Se sua introduo est posicionada na pgina 3, deve-se introduzir ou selecionar a pgina 3 (Trs) na tela de formatao.

Pargrafos Os Pargrafos do texto devem ser de 1,25 cm a partir da margem esquerda. Somente no caso de citaes que h um recuo de 8cm da margem esquerda, com letras Arial, tamanho 10, com espaamento simples. Como fazer ? H duas formas : 1 Voc pode selecionar todo o documento e ajust-lo por inteiro, porm, voc precisar corrigir os ttulos e subttulos. Passo 14 - Aps a digitao do texto selecione todo o texto :

10 O documento ficar desta forma :

Passo 15 - Selecione a Opo Formatar / Pargrafo :

11 Ao abrir a opo de Pargrafo, configure-a conforme a tela abaixo :

Passo 16 Clique em Ok. A 2 Forma seria selecionar blocos de textos e fazer o Passo 2 em diante para cada parte do texto. 1. Capa Capa a cobertura do trabalho, recomenda-se que contenha a logomarca da UniSantAnna, que seja citado o nome da mesma, a disciplina, o ttulo do trabalho, o nome do autor, o ano da apresentao. O ttulo deve ser perfeitamente explcito. Ele deve dizer de uma forma precisa, de que se trata a pesquisa / projeto. Recomenda-se que seja utilizada fonte 16 para o nome da faculdade; 14 para o nome do curso e ttulo do trabalho e 12 para os outros itens citados (VERIFICAR EXEMPLO EM ANEXO).

12 2. Sumrio Linhas que, no incio de uma publicao, indicam o assunto nele trabalhado. O sumrio indica a subordinao das sees com diferentes ttulos dos distintos captulos ou partes do trabalho, e contm a pgina inicial de cada seo. A pgina contendo o sumrio, dever ter o ttulo SUMRIO em caixa alta, centralizado e em negrito. A pgina do sumrio, no deve ser numerada e todos os itens devero estar na mesma margem (utilizar ndice analtico do world). Como fazer ? Passo 17 Voc deve ir em cada um dos Ttulos e configur-los como TTULO, para comear selecione a introduo, conforme a imagem abaixo :

Passo 18 - Selecione a opo FORMATAR / ESTILOS E FORMATAO...

13 Passo 19 Desa com a barra de Rolagem do menu Estilos e Formatao :

Passo 20 No caso de Ttulos, selecione a Opo Ttulo. Esta opo tem a seguinte formatao :

Texto normal com fonte Arial 16, Negrito e Centralizado com o espaamento de 1,5 entre linhas. Caso voc tenha optado por digitar seu trabalho em Arial, est tudo Ok. Voc s precisa formatar todos os outros ttulos com a mesma formatao. H 2 maneiras : Como fazer ? 1 Maneira: Passo 1.1 Voc deve procurar ttulo por ttulo e format-lo da mesma maneira.

14 Passo 1.2 - Selecione o prximo ttulo :

Este processo deve ser refeito para todos os ttulos. 2 Maneira : Passo 2.1 Aps ter formatado o 1 Ttulo, conforme realizado no Passo 3 de formatao do Sumrio, procure a seguinte ferramenta :

Passo 2.2 Clique 2 (duas) vezes sobre o PINCEL Quando voc est com a opo do PINCEL ativa ele ir formatar todo e qualquer texto selecionado conforme o texto que estava selecionado antes, ou seja, como estava selecionado o ttulo que estava com a formatao de Texto normal com fonte Arial 16, Negrito e Centralizado com o espaamento de 1,5 entre linhas, todo e qualquer texto selecionado com o pincel passar a ficar com esta formatao. Observao: cuidado para no selecionar texto errado. Selecione o prximo ttulo, depois deslize com a barra de rolagem at o prximo e assim at terminar todos. Caso voc selecione algum texto errado e mude algum sem querer, basta selecionar novamente o primeiro ttulo e dar 2 (dois) cliques na ferramenta pincel novamente.

15

Passo 2.3 - Aps formatar todos os ttulos, verifique se seu documento ou trabalho no possua subttulos, como por exemplo :

Passo 2.4 - Neste caso, devemos Selecionar o subttulo 4.1 Origem e format-lo com a opo Ttulo 1. Como fazer ? Passo 2.5 Selecione o texto, clique em FORMATAR / ESTILOS E FORMATAO Desa com a barra de Rolagem at o final e selecione TTULO 1 + ARIAL 14 :

16

Passo 2.6 - Refaa este processo para todos os subttulos 1, caso voc tenha subttulos 2, 3 e 4 refaa o processo utilizando os ttulos 2, 3 e 4. Observao: Caso os ttulos 3 e 4 estejam com a fonte Times New Roman, simplesmente mude a fonte para Arial aps a seleo da formatao. Passo 21 - Aps estes passos, fazendo com que todos os ttulos sejam formatados, iremos criar o ndice Analtico. Posicione o cursor na primeira folha aps a folha de rosto : Deixe 2 a 3 linhas aps a mudana de pgina :

17 Passo 22 - Selecione o menu INSERIR / REFERNCIA / NDICES :

18 Passo 23 A seguinte tela ser apresentada :

Passo 24 Clique em ndice Analtico:

19 Passo 25 Clique em Modificar:

Voc ter a opo de formatar o ndice, a formatao do ndice no seu documento, por padro ele insere com a fonte Times New Roman. Passo 26 Formate todos os ndices que seu documento possui para ARIAL, se seu documento s tem Ttulos, formate o Analtico 1, se seu documento possui 2, 3 e 4, formate os Analtico 2, 3 e 4.

20 Passo 27 Clique em Modificar :

Se voc selecionou todos os ttulos e os configurou, ser inserido o sumrio conforme exemplo :

21 Caso esteja faltando algum ttulo ou subttulo, formate-o e refaa tudo partir do Passo 20. Voc pode simplesmente ajustar todas as pginas, as correes dos ttulos e subttulos e aps isto s necessrio clicar com o boto direito sobre o sumrio :

Passo 28 - Selecione a opo Atualizar campo

22 Passo 29 - Selecione a opo Atualiza o ndice Inteiro Deste modo todos os ajustes de pginas, mudanas no ttulo ou subttulo sero atualizados automaticamente. 3. Introduo Trata-se de um texto explicativo onde o autor apresenta o tema, o problema, os objetivos, a justificativa e a metodologia do trabalho, ou seja, os fatos que levaram execuo do mesmo, a finalidade e os tpicos principais. Ao incluir no corpo do trabalho anexos tais como: tabelas, grficos, fotos, ilustraes colocar ttulo, fonte e legenda. Realizar a reviso gramatical para todas as fases de apresentao do trabalho; Evitar o uso de grias, linguagem e opinies pessoais; Entregar 01 cpia em disquete de todas as fases do trabalho, com anexos; A bibliografia deve obedecer as Normas da ABNT / NRB 6063 Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT); Para a apresentao, os grupos devem utilizar todos os recursos udio visuais possveis (seguir estrutura de apresentao de trabalhos orais, estabelecidos pelo corpo docente); O grupo dever estar apto a responder de forma satisfatria e coerente aos questionamentos dos professores, dos colegas e de outros possveis agentes envolvidos no trabalho / projeto, ao final de cada apresentao; As datas para a apresentao dos trabalhos no sero alteradas sob nenhuma hiptese. Os grupos ou componentes do mesmo, que no apresentarem o trabalho na data combinada, no tero nota referente atividade. 4. Desenvolvimento Neste item sero desenvolvidos os itens / captulos do trabalho, devendo conter um texto conciso, com linguagem tcnica, devendo sempre que possvel utilizar citaes de autores correlatos, com as devidas referncias da fonte (conforme regras da ABNT Associao Brasileira de Normas Tcnicas). Evitar o uso de grias, linguagem informal e emisso de opinio.

23 No se tratando de uma pesquisa documental/bibliogrfica, utilizar fontes primrias e/ou secundrias para exposio dos resultados do trabalho (com as devidas referncias, lembrando que s ser permitido o uso de fontes seguras). A apresentao grfica do texto dever conter a letra ARIAL, tamanho 12, com espaamento de 1,5 entre as linhas, o texto justificado e pargrafo 1,25 a partir da margem esquerda. Somente os TTULOS, que devero estar em CAIXA ALTA, centralizados, em negrito e com dois espaos de 1,5 ou um espao DUPLO do pargrafo seguinte (deve ser lembrado que os elementos textuais considerados: TTULO I - so somente - SUMRIO, APRESENTAO, INTRODUO, CONSIDERAES FINAIS, REFERNCIAL BIBLIOGRFICO E ANEXOS); os 1. Subttulos ou TTULO II, devero estar numerados, recuados na margem esquerda, em negrito e com espaamento de 1,5 para o pargrafo seguinte (deve ser lembrado que os elementos textuais considerados: 1. Subttulos so somente 1. Levantamento de Referencial Terico (pesquisa bibliogrfica / documental); 2. Desenvolvimento e 3. Resultados do trabalho. Pode haver o Ttulo II que seria o sub-item do Ttulo II. 5. Consideraes Finais Este um elemento de muita importncia do trabalho, o local em que o autor expressa as suas concluses ou consideraes finais frente ao objeto pesquisado / estudado. importante ressaltar que neste item no so aceitas citaes de autores, pois este j deve ter sido trabalhado durante o desenvolvimento do trabalho. As Consideraes Finais so dedicadas especialmente para fechamento da idia do autor. As mesmas normas de apresentao textual do item desenvolvimento devero ser seguidas neste item. 6. Referencial Bibliogrfico Todo trabalho ou projeto acadmico deve conter obrigatoriamente este item, indicando as principais fontes de pesquisa do trabalho. As informaes deste item devero estar dispostas da seguinte forma: Livros: SOBRENOME, Nome do autor. Ttulo do livro: subttulo. Cidade, Estado: Editora, ano. (espaamento simples, o espaamento 1,5 somente utilizado para a distncia deste item para o prximo).

24 Revistas / Jornais/ Peridicos: Ex. Este espaamento 1,5. SOBRENOME, Nome do autor. Ttulo da reportagem. Nome da revista, jornal ou peridico. Cidade, Estado, ano. (espaamento simples) Sites: NOME DA REPORTAGEM. Disponvel em http//: www.nomedosite. Acesso em 17/07/2006 s 15h30m. 7. Anexos Este item dedicado para colocar as entrevistas na ntegra, dados primrios e secundrios, tabelas, grficos, desenhos, croquis e demais elementos que no foi vivel colocar no corpo do texto no item desenvolvimento. Todos os itens, grficos, figuras e tabelas, devem conter: fonte, data, local autor (utiliza normas da ABNT Associao Brasileira de Normas Tcnicas).

25

CENTRO UNIVERSITRIO SANTANNA (16)

CURSO DE Nome do Professor(a)

(14)

TTULO DO TRABALHO (14)

Nome do Aluno (12) Semestre: R.A. (12) Sala: (12)

So Paulo/SP (12) Fevereiro, 2007 (12)

26 SUMRIO (EXEMPLO) INTRODUO (TTULO I) 1. Desenvolvimento (Ttulo II) 1.1. Levantamento de Referencial Terico (Ttulo III) 2. Captulo I (Ttulo II) 3. Captulo II (Ttulo II) 4. Resultados (Ttulo II) CONSIDERAES FINAIS (TTULO I) REFERENCIAL BIBLIOGRFICO (TTULO I) ANEXOS (TTULO I)

You might also like