You are on page 1of 8

DETERMINANTES DA PROCURA TURSTICA (5)

Classificao de ADRIAN BULL DETERMINANTES RELATIVAS REGIO DE ORIGEM DO TURISTA

l
Actuam especificamente sobre a procura de todos aqueles que pretendem viajar e/ou consumir produtos tursticos, independentemente do seu destino. Nvel de rendimento disponvel.

Grau de distribuio do rendimento.

Disponibilidade de frias.

Valor da moeda nacional.

Poltica fiscal e de controlo sobre as despesas dos turistas.

DETERMINANTES DA PROCURA TURSTICA (6)


Classificao de ADRIAN BULL DETERMINANTES RELATIVAS AO DESTINO TURSTICO

Definem o grau de atraco econmica de um determinado destino turstico perante os seus potenciais consumidores, independentemente da sua regio de origem.

Nvel geral de preos do destino turstico.

Grau de concorrncia do lado da oferta.

Qualidade dos produtos tursticos.

Regulao econmica dos turistas.

DETERMINANTES DA PROCURA TURSTICA (7)


Classificao de ADRIAN BULL DETERMINANTES DE LIGAO ENTRE ORIGEM E DESTINO TURSTICOS

Estabelecem ligaes especficas entre cada origem e cada destino especfico.

Preos relativos entre zona de origem e destino turstico.

Esforo promocional efectuado pelo destino turstico na zona de origem.

Taxa de cmbio.

Relao tempo/custo de viagem.

FUNO PROCURA TURSTICA (1) O que ?

E uma representao formal de uma das duas principais foras do mercado turstico (a outra a oferta turstica).

^ ;
t ;

Reflecte o comportamento esperado (i.e. terico) dos consumidores de produtos tursticos face a variaes das suas determinantes: o Preo do produto turstico; o Preo dos produtos tursticos substitutos/complementares; o Rendimento; o Taxa de cmbio; o Gostos/preferncias; o Etc.

Para que serve? Para prever a evoluo qualitativa dos mercados tursticos; Para analisar, compreender e prever a evoluo quantitativa da procura turstica.

FUNO PROCURA TURSTICA (2)

Exemplos - anlise qualitativa: Efeito de um aumento do nvel de vida dos portugueses no mercado turstico interno; Efeito da realizao do Euro 2004 no mercado hoteleiro de Viana do Castelo; Efeito do aparecimento das companhias areas low cost no mercado turstico internacional; Efeito do atentado terrorista de 11 de Setembro de 2001 no mercado turstico estadunidense; Efeito da realizao da conferncia da ATLAS em Setembro de 2007 no mercado hoteleiro de Viana do Castelo; Efeito de,um aumento dos preos no sul de Espanha no mercado turstico algarvio; Efeito da depreciao do dlar estadunidense no mercado turstico americano; Efeito da depreciao do dlar estadunidense no mercado turstico europeu.

FUNO PROCURA TURSTICA (3)

Exemplo - anlise quantitativa: Lee, Choog-Ki (1996) "Major determinants of international tourism demand for South Korea: inclusion of marketing variable", Journal of Travei and Tourism Marketing, Vol. 5, No. 1/2, pp. 101-118. Turismo receptor, sete pases, 1971-1990; Varivel explicada: despesas tursticas realizadas pelos turistas do pas i na Coreia do Sul; Resultados:
Pas de origem (0 Rendimento Preos relativos Taxa de cmbio real Despesas de Crise de 1974 promoo turstica Crise de 1980 Jogos olmpicos de Seul de 1988 0

Japo EUA Taiwan Hong Kong Alemanha R. Unido Canad

11,66 8,46 1,18 3,28 6,77 6,59 13,95

-4,50 -1,82 0,54 -1,36 -0,86 -2,45 0,06

0,12 0,91 0,83 1,92 0,61 -0,27 5,34

0,073 0,068 ND 0,048 0,023 ND ND

-0,790 0,287 0,093 0 0 0 -0,597 -0,762 0 -0,699 0 0 0 0

0,197 0 0 0 0 0

Nota: zonas a sombreado representam os coeficientes estatisticamente significativos; ND = no disponvel.

ANLISE ECONMICA DA PROCURA TURSTICA (I)


Funo procura - apresentao

Q = f(pQ,Ps,R,T,A,Z,e\e

Q = quantidade procurada de produto turstico; PO = preo do produto turstico; Ps = preo do produto turstico do(s) destino(s) substitutos; R = nvel de rendimento dos turistas; T = gostos dos turistas; A = gastos em publicidade e promoo turstica; Z= conjunto de variveis especficas susceptveis de influenciar a procura turstica; s = termo de perturbao aleatrio.

ANLISE ECONMICA DA PROCURA TURSTICA (X)


Operacionalizao da funo procura Do ponto de vista prtico, a funo procura terica dada por Q = (pQ,Pt,R,T,A,Z,e) operacionalizada atravs de uma funo procura linear Q = a0+alPQ +cc2Ps +a3R + a J +ce5A + a6Z + e ou de uma funo procura potncia:

Elasticidades da procura Das duas, a funo procura potncia a mais utilizada nas anlises da procura turstica, principalmente porque a maior parte dos coeficientes estimados (os "betas" - fy, fy, 03 e j35) podem ser interpretados como elasticidades da procura. As [elasticidades da procura dizem-nos quanto varia percentualmente a procura turstica de um determinado destino turstico Q - se a varivel X variar 1%. Estimao das elasticidades da procura Ditos coeficientes so estimados atravs do mtodo dos mnimos quadrados, ou de mtodos estatsticos/economtricos mais sofisticados.

You might also like